20.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 06:07
Publicidade
Home Blog Page 111

Assembleia Legislativa do Pará discute isenção de IPVA para o transporte alternativo

0

[ad_1]

Encontro com parlamentar trata de negociação com o Executivo estadual e apresenta outras reivindicações do segmento

ARTHUR FERRARI

Representantes de associações, cooperativas e sindicatos do transporte alternativo e complementar no Pará participaram, na quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026, de uma reunião com o deputado estadual Chamonzinho (MDB). O encontro ocorreu no auditório João Batista e teve como principal pauta a articulação junto ao Governo do Estado para viabilizar a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) às entidades que estejam devidamente regularizadas.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa busca reduzir os custos operacionais enfrentados pelos trabalhadores do setor. Segundo ele, a proposta vem sendo discutida há meses e depende do envio de mensagem oficial do Executivo estadual à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para que possa tramitar formalmente.

Durante a reunião, lideranças do segmento destacaram a atuação do transporte alternativo no estado ao longo de quase 25 anos. Conforme dados apresentados, o setor reúne atualmente cerca de 460 operadores ativos e é responsável por aproximadamente dois mil empregos diretos, além de vagas indiretas.

Além da desoneração do IPVA, os representantes defenderam outras mudanças regulatórias. Entre elas, a ampliação da vida útil dos veículos, passando de sete para 12 anos, e a criação de incentivo fiscal para aquisição de novos automóveis, nos moldes do benefício concedido a taxistas. Também foram citadas propostas para permitir que motoristas auxiliares possam atuar vinculados a mais de uma autorização e a possibilidade de contratação por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou contrato intermitente.

Outro ponto levantado foi o impacto econômico provocado pela implantação do sistema BRT até Castanhal (PA), que, segundo os participantes, reduziu o fluxo de passageiros em determinados trechos operados pelo transporte complementar.

Ao final do encontro, a expectativa manifestada pelas lideranças é de que as demandas avancem junto ao Governo do Estado e resultem em medidas que aliviem a estrutura de custos do segmento.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Transporte Santo Antônio busca novos motoristas de ônibus para atuação no Rio de Janeiro (RJ)

0

[ad_1]

Foto: Gustavo Bonfate/Ônibus Brasil

Empresa também está contratando eletricista industrial, mecânico de manutenção de ar condicionado veicular, ajudante de borracheiro e lanterneiro de ônibus

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A empresa Transporte Santo Antônio, que atua no sistema de mobilidade do Rio de Janeiro (RJ), está em busca de novos motoristas de ônibus.

Há outras posições em aberto também, como eletricista industrial, mecânico de manutenção de ar condicionado veicular, ajudante de borracheiro e lanterneiro de ônibus.

Os interessados podem se candidatar, basta enviar o currículo para o e-mail [email protected] ou WhatsApp (21) 99705-9703.

Serviço

Vagas – Transporte Santo Antônio

– 18 vagas para motoristas de ônibus;
– 1 vaga para eletricista industrial (necessário ter experiência, curso técnico em eletromecânica ou eletroeletrônica);
– 1 vaga para mecânico de manutenção de ar condicionado veicular;
– 1 vaga para ajudante de borracheiro (necessário ter conhecimento na área);
– 1 vaga de lanterneiro de ônibus.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Neymar marca primeiro gol no ano, faz sinal de ‘silêncio’ e comemora à la Vinicius Jr. em Santos x Vasco

0

[ad_1]

Na Vila Belmiro, Neymar enfim desencantou pelo Santos em 2026. E abriu o placar no duelo contra o Vasco, válido pela 4ª rodada do Brasileirão.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, o camisa 10 recebeu na entrada da área e bateu colocado para vencer Léo Jardim e fazer 1 a 0 para o Peixe.

Na comemoração, Neymar fez sinal de silêncio com a mão em direção à arquibancada e ainda emendou uma homenagem a Vinicius Jr., reproduzindo a mesma celebração do astro do Real Madrid na Champions League contra o Benfica, dançando em volta da bandeirinha de escanteio.

Logo em seguida, o camisa 10 ainda levou cartão amarelo após se envolver em discussão com Thiago Mendes, do Vasco, qie também foi advertido pelo árbitro.

Neymar precisou de três jogos para desencantar na temporada. O astro não estufava as redes pelo Santos desde dezembro de 2025, quando fez dois em vitória sobre o Juventude, em Caxias do Sul.

Próximos jogos do Santos:

[ad_2]

Fonte

Mascarello revela modelo Horizon, o primeiro ônibus 100% elétrico da marca, com chassi BC12 e bateria BYD Blade

0

[ad_1]

Veículo é destinado a operações de transporte coletivo em sistemas urbanos

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

placeholder://

Nesta quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026, a Mascarello revelou seu primeiro ônibus 100% elétrico para transporte coletivo urbano, desenvolvido sobre o chassi BC12 e equipado com a bateria Blade, tecnologia proprietária da BYD. 

O chassi da fabricante chinesa é desenvolvido especificamente para aplicações urbanas intensivas. Dessa forma, o público que utiliza o sistema de mobilidade é beneficiado com a diminuição dos ruídos nas vias e a melhora do conforto aos passageiros e motoristas. Além disso, a plataforma BC12 facilita a rotina das empresas operadoras com a manutenção simplificada.

“Unir forças com uma empresa tão sólida e respeitada quanto a Mascarello é motivo de grande satisfação para a BYD. A chegada de um parceiro estratégico ao mercado de ônibus elétricos reforça nossa confiança na tecnologia que desenvolvemos e  no potencial de transformar a mobilidade no país”, afirma Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD Brasil. “Estamos avançando com consistência para acelerar a eletrificação, com inovação, eficiência operacional e soluções cada vez mais sustentáveis para o transporte público brasileiro”.

Conforme informado pela Mascarello, as primeiras unidades do ônibus elétrico da marca logo estarão disponíveis nas vias urbanas.

A fabricante ainda disse que, nos próximos dias, novos detalhes técnicos e conceituais serão divulgados nos canais oficiais da empresa.

Bateria Blade BYD – diferenciais

  • Composição de lítio-ferro-fosfato (LFP)
  • Alta estabilidade térmica
  • Integração estrutural ao chassi
  • Vida útil superior a 3 mil ciclos
  • Melhor aproveitamento de espaço interno
  • Recarga rápida e maior eficiência energética

Ficha técnica – carroceria Mascarello com chassi BC12 da BYD

  • Aplicação: ônibus urbano
  • Propulsão: 100% a bateria
  • Bateria: Blade BYD (LFP)
  • Capacidade energética: 425 à 499 kWh
  • Autonomia: até 270km 
  • Tempo de recarga: de 1 a 2 horas
  • Comprimento: 13 m

Capacidade de passageiros: 76

Confira mais imagens da apresentação do novo Mascarello Horizon 100% elétrico:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Pagamento por aproximação chega a 100% dos bloqueios em 12 estações de trens metropolitanos em São Paulo

0

[ad_1]

Autopass amplia tecnologia EMV a partir de 1º de março e integra cartões, celular, TOP, QR Code e Bilhete Único no mesmo sistema de acesso

YURI SENA

A Autopass inicia, a partir de 1º de março, uma nova fase de expansão do pagamento por aproximação (tecnologia EMV) em estações de trens metropolitanos operados pela CPTM. A iniciativa consolida um modelo unificado de acesso, que permite ao passageiro utilizar diferentes meios de pagamento nos mesmos bloqueios.

Com a ampliação, o pagamento por aproximação passa a funcionar em 100% dos bloqueios de 12 estações. Em quatro delas, a tecnologia é implantada pela primeira vez:

Francisco Morato

Mauá

Guaianases

Corinthians-Itaquera

Outras oito estações, que já contavam com a funcionalidade de forma parcial, passam a ter cobertura total:

Aeroporto-Guarulhos

Palmeiras-Barra Funda

Ipiranga

Tatuapé

Granja Julieta

João Dias

Osasco

Brás

Ao todo, 146 bloqueios recebem a habilitação do sistema EMV.

O modelo adotado permite que cartões de crédito e débito por aproximação, celulares com carteira digital, cartão TOP, QR Code e Bilhete Único sejam utilizados na mesma infraestrutura, sem necessidade de equipamentos separados.

A solução é compatível com as principais bandeiras do mercado, como Elo, Mastercard e Visa, e não altera as formas de acesso já existentes, dando ao usuário liberdade de escolha no momento da viagem.

Para facilitar a adaptação dos passageiros, serão instalados totens de apoio e mais de 580 adesivos informativos nas estações. Além disso, a CPTM irá reforçar a comunicação com vídeos explicativos nas TVs e mensagens sonoras ao longo do sistema.

Segundo a Autopass, a infraestrutura já está preparada para expansão do modelo, que depende agora de diretrizes institucionais para avançar em maior escala. A proposta é tornar o acesso ao transporte público mais ágil, digital e integrado ao sistema financeiro.

A iniciativa também contribui para reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência do sistema, ao eliminar a necessidade de estruturas separadas para cada tipo de pagamento, além de melhorar a experiência do passageiro com embarques mais rápidos e simples.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Comissão da Câmara aprova isenção da taxa de fiscalização da ANTT para empresas de ônibus referente à pandemia

0

[ad_1]

Proposta contempla os anos de 2020 e 2021 e permite compensação para transportadoras que já efetuaram o pagamento

YURI SENA

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que desobriga empresas de transporte rodoviário interestadual e internacional do pagamento da taxa de fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) referente aos anos de 2020 e 2021.

A iniciativa busca reduzir os impactos econômicos causados ao setor durante a pandemia de Covid-19.

Durante o período mais crítico da crise sanitária, empresas do setor enfrentaram forte retração na demanda, com redução significativa no número de passageiros. O cenário comprometeu o equilíbrio financeiro das operadoras, diante da queda de receitas e da manutenção de custos operacionais.

O texto aprovado é um substitutivo relatado pelo deputado Diego Andrade (PSD-MG), com base no Projeto de Lei 4311/23, apresentado pela deputada Nely Aquino (Pode-MG). A versão final restringe o benefício aos anos de 2020 e 2021, considerados os mais afetados pela pandemia.

Além da isenção, a proposta prevê que empresas que já quitaram a taxa nesse período poderão utilizar os valores pagos para compensação em cobranças futuras, conforme regras que ainda serão definidas.

Documento segue agora para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Política federal estabelece diretrizes inéditas e prevê R$ 140 bilhões para ferrovias em 2026

0

[ad_1]

Agenda apresentada no P3C em São Paulo detalha leilões, repactuações rodoviárias e metas ambientais para infraestrutura

ARTHUR FERRARI

O Ministério dos Transportes apresentou, durante o P3C 2026 – PPPs e Concessões: Investimentos em Infraestrutura no Brasil, um novo modelo de outorgas para o setor ferroviário, com previsão de oito leilões ao longo de 2026 e estimativa de R$ 140 bilhões em investimentos. O evento foi realizado nos dias 23 e 24, em São Paulo (SP), reunindo representantes do poder público, investidores e especialistas.

A proposta está estruturada na Política Nacional de Outorgas Ferroviárias, lançada em dezembro de 2025. O instrumento define diretrizes de planejamento, governança e sustentabilidade, além de instituir um modelo de financiamento que combina recursos públicos e privados.

Durante o encontro, o secretário Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, declarou: “O novo modelo de concessões de ferrovias vai transformar o modal ferroviário do Brasil porque vai unir poder público e setor privado. Com a inovação, o país vai poder se inserir no mercado internacional com eficiência e produtividade”, afirmou Leonardo Ribeiro.

RODOVIAS

No segmento rodoviário, a pasta projeta 13 leilões em 2026. Até o término da atual gestão, a previsão é de que sejam realizadas 35 concessões, totalizando R$ 396 bilhões em investimentos na malha viária federal.

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, afirmou durante o evento: “Temos uma agenda construída de concessões de rodovias federais para 2026, mas já contamos com parceiros e projetos em desenvolvimento para os anos seguintes. É uma carteira contínua, que garante a realização de uma sequência de leilões também nas próximas gestões. Esse planejamento mostra que as concessões não são uma política de governo, mas sim uma política de Estado”, destacou George Santoro.

Outra iniciativa destacada foi o Programa de Otimização de Contratos, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). A medida busca reequilibrar contratos considerados “estressados”, com dificuldades financeiras e técnicas que impactam a execução de obras e serviços.

Segundo a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, “Em 2023, cerca de 70% das obras mais relevantes estavam paralisadas. Tivemos a oportunidade de firmar nove acordos e destravar a sua execução. A renegociação permite a reativação imediata dos trabalhos, sem a necessidade de outro leilão ou de um processo de devolução amigável, que pode levar até três anos entre elaboração de projetos e licenciamento ambiental. O diálogo rompe essas barreiras e viabiliza a retomada dos investimentos”, pontuou Viviane Esse.

SUSTENTABILIDADE

O debate também incluiu mecanismos para incorporar critérios ambientais às concessões e parcerias público-privadas. O subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, abordou a importância do setor no processo de descarbonização, destacando a relação entre os contratos de infraestrutura e as metas assumidas pelo Brasil nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e no Plano Clima.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Lingard: Corinthians ajusta detalhes e fica perto de contratar ex-Manchester United

0

[ad_1]

O Corinthians tem negociações avançadas para contratar o meia-atacante Jesse Lingard, segundo apurou a ESPN.

Recentemente desvinculado do FC Seoul, da Coreia do Sul, o jogador inglês surgiu como oportunidade de mercado, sendo valorizado internamente pela vasta experiência na Europa, sobretudo na Premier League.

O Timão trabalha para fechar nas próximas horas todo o processo burocrático do acordo, uma vez que as questões financeiras já foram resolvidas.

Lingard foi revelado pelo Manchester United, onde teve bastante impacto entre 2015 e 2020 – atuou ao lado do holandês Memphis Depay em 2015/16.

Na Inglaterra, também defendeu o Derby County, o West Ham e o Nottingham Forest.

Aos 33 anos, Lingard estava no futebol sul-coreano há duas temporadas. Recentemente, ainda foi alvo do Remo no Brasil.

Próximos jogos do Corinthians:

[ad_2]

Fonte

Via Norte, de Linhares (ES), adquire quatro ônibus novos Marcopolo Torino para reforçar frota do transporte coletivo

0

[ad_1]

Empresa investiu mais de R$ 3 milhões na renovação dos veículos, que possuem sistema de ar-condicionado

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Via Norte anunciou a aquisição, através de financiamento bancário, de quatro ônibus novos Marcopolo Torino para reforçar a frota de Linhares (ES).

O investimento ultrapassa R$ 3 milhões, sendo que cada coletivo teve um custo de cerca de R$ 800 mil.

Com isso, a empresa soma 50 coletivos municipais climatizados e a cidade atinge 90% da frota titular com o equipamento.

Na Grande Vitória, cerca de 50% dos ônibus do sistema Transcol têm ar condicionado.

Já no sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim, apenas 25% da frota possui refrigeração.

Apesar do significativo investimento, segundo a direção da empresa, a atual equação financeira do sistema não se sustenta. “A combinação entre a queda expressiva de passageiros pagantes, em torno de 41% desde a pandemia, e o aumento das gratuidades, que chegou a 1 milhão de giros de catraca em 2025, sem a devida compensação, gera um déficit crescente, que ameaça a capacidade de investimento, a manutenção da frota, a regularidade das linhas e a qualidade do serviço prestado à população”, explica a companhia.

A Via Norte também declarou que, para oferecer um serviço de qualidade, precisa ser devidamente remunerada, o que não ocorre em virtude da tarifa atual estar muito defasada e, portanto, não cobrir os custos da operação.

A empresa pontua ainda que os veículos climatizados aumentam as despesas da empresa, já que exigem maior quantidade de diesel por viagem tendo em vista que para manter a cabine resfriada, o motor precisa realizar um esforço extra, o que resulta em um aumento no consumo de diesel que pode variar de 20% a 25% em comparação aos modelos que utilizam apenas ventilação natural.

“O transporte público é um serviço público essencial e constitucional, e sua deterioração impacta diretamente trabalhadores, estudantes, idosos, pessoas com deficiência e toda a cadeia produtiva local. É fundamental que haja diálogo entre o poder público, operadores, órgãos de controle e a sociedade civil para a construção de soluções sustentáveis, que garantam o direito à mobilidade urbana e a continuidade do serviço de forma eficiente, segura e financeiramente viável”, afirma a viação.

Confira mais imagens dos ônibus novos:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Terminal Princesa Isabel, no Centro de São Paulo (SP), será substituído por Terminal Luz em planos do Governo do Estado no Novo Centro Administrativo

0

[ad_1]

Consórcio MEZ-RZK foi o vencedor do leilão realizado nesta quinta-feira (26); construções na região dos Campos Elíseos preveem também sete edifícios e dez torres que abrigarão o gabinete do governador, secretarias e órgãos estaduais

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026, o Governo do Estado de São Paulo anunciou que o consórcio MEZ-RZK venceu o leilão da parceria público-privada do Novo Centro Administrativo da capital paulista, que contará com sete edifícios e dez torres na região dos Campos Elíseos.

O grupo apresentou uma proposta de 9,62% de desconto sobre a contraprestação pública mensal máxima, fixada em R$ 76,6 milhões.

Já o Consórcio Acciona-Construcap, que também marcou presença no leilão realizado na sede da Bolsa de Valores (B3), propôs um desconto de 5%.

Conforme informado pela administração pública, o complexo terá investimentos de cerca de R$ 6 bilhões e deverá abrigar o gabinete do governador, além das secretarias e órgãos estaduais.

Os usuários do transporte público também serão beneficiados com as melhorias no Centro da cidade.

Dentre as mudanças previstas no plano do governo está a desativação do Terminal Princesa Isabel, atualmente localizado na Alameda Glete, nº433, na região dos Campos Elíseos.

O local passará por obras e terá a inauguração do novo Terminal Luz de ônibus, que contará com túnel de acesso para a Estação da Luz, construído pela CPTM.

Ainda segundo o Governo de São Paulo, o consórcio MEZ-RZK terá a “obrigação de realizar estudos focados na melhoria da mobilidade e tráfego do entorno, conforme previsto no contrato”.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte