20.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 07:24
Publicidade
Home Blog Page 112

BUSSCAR lança no Peru a linha NB1 em parceria com a SCANIA DEL PERU

0

[ad_1]

Coletivos modelo Double Decker são destinados a operações de longas distâncias em serviços de turismo de linha

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Foram entregues duas unidades do moderno Panorâmico DD NB1 à SCANIA DEL PERU, na cidade de Lima. Os veículos foram customizados para atender operações de longas distâncias em serviços de turismo de linha, integrando tecnologia, eficiência e elevado padrão de acabamento. Os modelos apresentam alto nível de qualidade e contam com soluções de segurança em conformidade com padrões internacionais.

O Panorâmico DD NB1 oferece um ambiente interno amplo e cuidadosamente planejado, com capacidade total para 43 passageiros, sendo 31 no salão superior e 12 no salão inferior. Ambos os salões são equipados com poltronas Class Leito, com revestimentos selecionados pelo cliente, quatro posições de reclinação e espuma viscoelástica, assegurando elevado nível de conforto em viagens de longa duração. As poltronas contam ainda com apoios de braço escamoteáveis voltados para o corredor, ampliando o espaço individual, além de plataforma para pés e pernas, favorecendo uma postura mais ergonômica e uma experiência de viagem ainda mais confortável.

O conjunto é complementado por bandejas tipo ruspa instaladas atrás dos encostos das poltronas em ambos os salões, oferecendo maior praticidade ao passageiro para acomodação de objetos pessoais, alimentos e dispositivos eletrônicos durante a viagem. As poltronas também são equipadas com cintos de segurança retráteis de três pontos, reforçando o cuidado com funcionalidade, conforto e segurança a bordo.

Reforçando o padrão de atendimento no turismo premium, o modelo conta com poltrona exclusiva para rodomoça, evidenciando a valorização do serviço de bordo como diferencial competitivo. A presença da rodomoça contribui para uma experiência mais personalizada, com apoio direto aos passageiros, organização do ambiente interno e suporte durante toda a viagem, agregando conforto, segurança e hospitalidade ao trajeto.

O posto da rodomoça, posicionado estrategicamente no túnel, dispõe de chamada eletrônica integrada, permitindo comunicação ágil com os passageiros. O conjunto inclui ainda comando do ar-condicionado, gerenciador de áudio e vídeo, controle da iluminação dos salões e tomada dupla USB-A e USB-C Smart Inverter EasyFix individual, proporcionando autonomia operacional e praticidade no atendimento a bordo.

A climatização do veículo é garantida por um sistema completo de calefação e ar-condicionado frio com filtro antipólen, complementado por dois tetos solares no salão superior, equipados com exaustor e ventilador, promovendo a renovação constante do ar. O ambiente interno conta ainda com purificador e esterilizador fotoelétrico UV de ar, tecnologia que atua na eliminação de microrganismos como vírus, bactérias e fungos, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, redução de odores e um ambiente mais saudável e seguro para passageiros e tripulação, especialmente em viagens de longa duração.

Além dos atributos de conforto e climatização, o modelo também se destaca pelos recursos voltados à segurança operacional e à condução. O Panorâmico DD NB1 conta com faróis auxiliares de longo alcance, estrategicamente posicionados entre os para-brisas superior e inferior, ampliando a visibilidade noturna e reforçando a segurança em viagens de longa distância. O veículo é equipado com dois espelhos retrovisores externos avançados, bipartidos, com sistema de desembaçamento e ajuste elétrico, assegurando melhor campo de visão ao motorista. Complementando o pacote de segurança, o bloqueador original do chassi impede o deslocamento do veículo com as portas abertas, enquanto um sistema adicional bloqueia a abertura das portas de serviço quando o ônibus está em movimento acima de 5 km/h.

Entre os principais diferenciais de personalização solicitados, destacam-se os salões superior e inferior, que receberam um projeto exclusivo de iluminação com cromoterapia. A solução valoriza a ambientação interna por meio da variação de cores e transições suaves, criando um clima mais envolvente e agradável ao longo da viagem.

Os corredores contam com iluminação em LED na cor cristal, reforçando a sensação de sofisticação e modernidade. Complementando a experiência a bordo, o sistema de isolamento acústico contribui para um ambiente mais silencioso, confortável e acolhedor.

Alinhados ao turismo premium, os salões contam com móveis e bares integrados, reforçando o padrão de conforto e sofisticação do modelo. O salão superior é equipado com conservadora de 47 litros, com porta-copos embutidos, enquanto o salão inferior dispõe de conservadora de 6,4 litros com torre dupla e lixeira. O conjunto é complementado por recursos tecnológicos que ampliam a funcionalidade e a comunicação com os passageiros, como display de mensagens no salão superior e, no salão inferior, relógio digital, indicador de sanitário ocupado, indicador de temperatura e indicador de velocidade.

Todas as poltronas, incluindo as posições do auxiliar, contam com tomadas USB-A e USB-C Smart Inverter EasyFix, reforçando a comodidade e a conectividade dos passageiros. O sistema de entretenimento inclui monitores de teto, sendo um de 21” em LED fixado no centro do painel do salão superior, três monitores de 15” em LED fixados no teto do salão superior e um monitor de 21” em LED fixado no salão inferior.

A sonorização é garantida por oito alto-falantes triaxiais no salão superior e quatro no salão inferior, proporcionando qualidade acústica uniforme em todo o veículo.

O veículo é montado sobre o chassi Scania K450C B6x2, com classe de emissão Euro 5, configuração homologada para o mercado peruano, atendendo às exigências regulatórias vigentes no país. Todos os sistemas, dispositivos de emergência e padrões de sinalização foram desenvolvidos conforme as normas do mercado peruano, assegurando desempenho confiável, conformidade técnica e total adequação às operações locais.

Com essa operação, a BUSSCAR reafirma sua presença no mercado internacional, oferecendo soluções personalizadas que combinam inovação, qualidade e alto padrão para o segmento de turismo premium.

“Desenvolvemos esse projeto em parceria com a SCANIA DEL PERU, focados em entregar um produto que agrega valor à operação, eleva a experiência do passageiro e fortalece a competitividade do cliente no segmento de turismo premium”, ressalta Paulo Corso, Diretor Comercial da BUSSCAR.

Para Fabien Accariès, Gerente de Exportação da BUSSCAR, o fornecimento reforça a estratégia de expansão internacional da marca. “A América Latina é uma região de forte atuação para a BUSSCAR. Este fornecimento à SCANIA DEL PERU fortalece nosso relacionamento na região e evidencia nosso compromisso de longo prazo com parceiros, por meio de soluções personalizadas e alinhadas às demandas de cada mercado.”

Confira mais imagens:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linhas intermunicipais entre São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, têm grade alterada

0

[ad_1]

Mudanças entraram em vigor na quarta-feira (25) e incluem ajuste no período da tarde em dias úteis

ARTHUR FERRARI

Passam a vigorar nesta quarta-feira (25/03) os novos horários dos ônibus intermunicipais que conectam São Francisco de Itabapoana (RJ) a Campos dos Goytacazes (RJ). A atualização contempla viagens em dias úteis, finais de semana e feriados.

No trajeto com saída de Campos em direção a São Francisco, o horário das 17h substitui a partida que anteriormente ocorria às 16h, válida de segunda a sexta-feira. Durante a semana, permanecem também as saídas das 8h e das 13h. Há ainda viagem diária às 20h no mesmo sentido.

Aos sábados, domingos e feriados, o deslocamento ocorre às 15h30, com itinerário passando por Santa Clara.

No percurso inverso, partindo de São Francisco rumo a Campos, os ônibus operam às 9h30 e às 14h30 nos dias úteis, além da viagem diária das 18h30. A primeira saída do dia acontece às 5h30, com embarque em Gargaú e destino a Campos.

Nos finais de semana e feriados, a partida no sentido Campos ocorre às 17h30, com início do trajeto em Santa Clara.

Com a readequação, ficam estabelecidos os seguintes horários:

Campos x São Francisco (via Gargaú)
– Diariamente: 20h
– Segunda a sexta-feira: 8h, 13h e 17h
– Sábados, domingos e feriados: 15h30 (via Santa Clara)

São Francisco x Campos
– Diariamente: 5h30 (via Gargaú)
– Segunda a sexta-feira: 9h30, 14h30 e 18h30
– Sábados, domingos e feriados: 17h30 (saída de Santa Clara)

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Súmula de Palmeiras x Fluminense relata ‘ataque de fúria’ de Abel com palavrões e ignora polêmica da saída de jogo

0

[ad_1]

O árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) registrou em súmula um “ataque de fúria” do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, logo após a vitória do Verdão por 2 a 1, diante do Fluminense, na noite da última quarta-feira (25), na Arena Crefisa Barueri, pelo Campeonato Brasileiro.

O português ficou na bronca com a auxiliar Fernanda Nandrea Gomes Antunes (FIFA/MG) por conta de um possível erro da profissional na marcação de um lateral a favor do Fluminense, nos minutos finais da partida em Barueri. Abel recebeu o cartão vermelho após o ocorrido.

Outro motivo (detalhar no campo expulsões) – Após o término da partida expulsei de forma direta o treinador da equipe se palmeiras por se dirigir a assistente de número 1 Fernanda Gomes Antunes e o 4° árbitro Luis Tiene de forma ríspida, grosseira e gesticulando com os braços e batendo palmas de forma irônica e debochada, proferindo as seguintes palavras de forma acintosa: ‘Você é cega não viu que o lateral era para nosso time c******, vocês nunca veem nada p****, c******, f******’”, escreveu.

Informo ainda que após a expulsão o mesmo teve que ser contido por integrantes da sua equipe para deixar o campo de jogo”. Por outro lado, o árbitro não relatou em súmula o fato do Palmeiras ter dado a saída de bola nas duas vezes, no início da partida e na volta do intervalo.

Porém, de acordo com Renata Ruel, especialista de arbitragem dos canais ESPN, Felipe Fernandes de Lima fez uma retificação da súmula e informou a respeito do erro no documento oficial da partida.

Segundo Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e comentarista da ESPN, a situação pode parar nos tribunais, mas que isso “dificilmente” mudaria o resultado do confronto.

“O Palmeiras deu o início e o reinício após o intervalo. Isso não tinha visto. É um erro de procedimento. Se o Fluminense protestar, a partida pode parar no tribunal, mas dificilmente vai mudar o resultado do jogo”, disse Simon.

“O árbitro precisa ficar mais concentrado. Até isso acontece com a arbitragem brasileira”, completou.

Com a vitória, o Palmeiras lidera o Brasileirão com dez pontos. Já o Fluminense é o 5° colocado, com sete pontos.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Fluminense:

[ad_2]

Fonte

Mascarello apresenta novo modelo de ônibus para o mercado. Diário do Transporte estará no lançamento

0

[ad_1]

Segundo fabricante paranaense, modelo representa nova fase na marca

ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI

A encarroçadora de ônibus Mascarello, de Cascavel, no Paraná, apresenta nesta quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026, um novo modelo de ônibus ao mercado.

O Diário do Transporte fará a cobertura presencialmente durante o lançamento na capital paulista. Os detalhes serão divulgados durante a apresentação.

Segundo a fabricante, o novo veículo representará uma nova fase na história da marca. Com apelo sobre a não emissão de barulho, o ônibus deve atender às estimativas de atuais modelos de concessões e exigências quanto ao meio ambiente.

Ainda de acordo com a Mascarello, o movimento sinaliza mudança de posicionamento estratégico e foco ampliado em inovação aplicada ao transporte coletivo. O desenvolvimento do projeto foi estruturado sob uma diretriz de longo prazo, combinando recursos tecnológicos com soluções adaptadas à realidade do sistema de transporte no Brasil. O conceito inclui design autoral e integração de ferramentas voltadas à melhoria de desempenho e racionalização de custos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha intermunicipal E32, entre Curitiba (PR) e Aeroporto Internacional Afonso Pena, passa a ter ônibus a cada 20 minutos a partir de segunda-feira (02)

0

[ad_1]

Operação terá 54 viagens diárias entre a capital e São José dos Pinhais das 5h40 às 23h20

ARTHUR FERRARI

A partir de 2 de março, a linha metropolitana E32 – Aeroporto/Terminal Boqueirão (via Terminal Central) terá reforço na operação e passará a cumprir intervalos regulares de 20 minutos durante todo o dia. A medida amplia a oferta de transporte coletivo entre Curitiba (PR) e São José dos Pinhais (PR), fortalecendo o atendimento ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Com a mudança, o total de viagens diárias, considerando ida e volta, sobe de 22 para 54. Para atender à nova programação, será incorporado mais um veículo à frota, com o objetivo de garantir o cumprimento dos horários estabelecidos.

Segundo a tabela divulgada pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), as partidas terão início às 5h40 e seguirão até as 23h20, tanto no Terminal Boqueirão quanto no aeroporto. A frequência de 20 minutos será válida em dias úteis, sábados, domingos e feriados.

O trajeto entre a capital paranaense e o terminal aéreo é realizado majoritariamente por canaletas exclusivas do transporte coletivo, que correspondem a cerca de 80% do percurso. Esse formato permite maior fluidez na viagem em comparação com outras ligações viárias, como a Avenida das Torres e a BR-277.

Além do acesso direto ao aeroporto, a linha possibilita conexões com diversos bairros de Curitiba e integração com outras rotas metropolitanas, ampliando as alternativas de deslocamento para trabalhadores, estudantes e passageiros em viagem.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, declarou: “Isso consolida o compromisso da Amep em ampliar o acesso ao aeroporto por meio do transporte coletivo, garantindo mais frequência, previsibilidade e qualidade no atendimento. Estamos oferecendo uma alternativa mais econômica, sustentável e eficiente tanto para os passageiros quanto para os trabalhadores que dependem diariamente desse deslocamento.”, afirmou Gilson Santos.

Confira os horários

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Governo do RJ cancela aumento na tarifa do metrô e mantém valor em R$ 7,90 até dezembro

0

[ad_1]

Foto: Divulgação/MetrôRio

Decisão revoga homologação da Agetransp e evita reajuste anunciado para R$ 8,20 antes prevista para abril

ARTHUR FERRARI

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decidiu barrar o reajuste que elevaria a tarifa do sistema metroviário do Rio de Janeiro (RJ) para R$ 8,20 a partir de 12 de abril. A determinação foi anunciada por Castro em vídeo publicado nas redes sociais, onde informa a manutenção do preço atual, de R$ 7,90, até o encerramento dezembro de 2026.

Como mostrou o Diário do Transporte, a correção de R$ 0,30 havia sido autorizada nesta semana pela Agetransp, responsável por regular os serviços concedidos de transporte no estado. A decisão homologava o pedido da concessionária MetrôRio e previa a oficialização por meio de publicação no Diário Oficial.

Dois dias após o aval da agência, o chefe do Executivo estadual comunicou que a alta não será aplicada. O anúncio ocorreu em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado da secretária de Transporte, Priscila Sakalem.

De acordo com o governo estadual, a preservação do valor vigente exigirá aporte estimado em R$ 37 milhões para compensar a não aplicação da atualização contratual.

O contrato de concessão estabelece revisão anual com base na variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em manifestação anterior sobre o tema, a empresa declarou: “A tarifa metroviária é reajustada anualmente com base na variação de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como previsto no contrato de concessão”, diz a nota.

Em abril de 2025, a cobrança já havia passado de R$ 7,50 para R$ 7,90. Caso entrasse em vigor, o novo patamar colocaria novamente o sistema do Rio de Janeiro (RJ) entre os de maior custo ao usuário no país.

Com a decisão política, o reajuste fica sem efeito e a tarifa permanece congelada até o fim do período anunciado pelo governador.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

CBF adverte árbitro de Palmeiras x Fluminense após erro em saída de bola, mas não vê ‘prejuízo ao jogo’; veja nota

0

[ad_1]

A CBF emitiu um comunicado oficial e informou que advertiu o árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) pelo fato do Palmeiras ter realizado a saída de bola no início e após o intervalo da partida contra o Fluminense, algo que havia passado despercebido pela arbitragem, tanto que o ocorrido sequer foi relatado em súmula.

Apesar da advertência ao árbitro, a CBF disse ainda em nota que o erro de procedimento “não trouxe prejuízo ao jogo, pois assim que a partida foi reiniciada, o Fluminense adquiriu a posse de bola e não houve sanção disciplinar, gol ou fato relevante imediatamente subsequente”.

Segundo Carlos Eugênio Simon, ex-árbitro e comentarista da ESPN, a situação pode parar nos tribunais, mas que isso “dificilmente” mudaria o resultado do confronto.

“O Palmeiras deu o início e o reinício após o intervalo. Isso não tinha visto. É um erro de procedimento. Se o Fluminense protestar, a partida pode parar no tribunal, mas dificilmente vai mudar o resultado do jogo”, disse Simon.

“O árbitro precisa ficar mais concentrado. Até isso acontece com a arbitragem brasileira”, completou.

Após a partida, o zagueiro Freytes, do Fluminense, explicou que percebeu o Verdão dando início ao confronto nas duas etapas da partida, tentou alertar o árbitro, mas sem sucesso.

“Sim, eu percebi que o Palmeiras deu a saída duas vezes, mas o juiz me falou que eu não podia falar com ele, pois ia tomar cartão de novo… Eu até gritei com ele, mas ele não escutou nem nada, aí o jogo já tinha recomeçado”, disse.

“Acho que são coisas que também temos que estar um pouco mais atentos também. Agora já foi… Tampouco alguém morreu… Mas, na próxima vez, temos que estar mais espertos com isso”, completou o zagueiro do Fluminense.

Carlos Miguel, goleiro do Palmeiras, afirmou que não percebeu a situação na hora. “Mas isso é coisa do juiz. Se ele decidiu que o Palmeiras saísse duas vezes… (risos)”, disse.

O que diz a regra?

O livro de regras da IFAB (International Football Association Board), disponibilizado no site da CBF, trata o início e reinicio do jogo na “Regra 8”, mas não aponta a saída dupla como infração.

“Se o jogador que executar o tiro de saída voltar a tocar na bola antes de ela ser tocada por qualquer outro jogador, um tiro livre indireto será concedido à equipe adversária; no caso de uma infração por toque de mão na bola, será concedido um tiro livre direto à equipe adversária. Se houver qualquer outra infração no procedimento, o tiro de saída deverá ser”, diz o livro.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Fluminense:

[ad_2]

Fonte

Ônibus tomba na Marginal Pinheiros bloqueando via na madrugada desta quinta-feira (26)

0

[ad_1]

Pistas foram liberadas nas primeiras horas da manhã; ninguém se feriu

ARTHUR FERRARI

Um ônibus do sistema municipal de São Paulo tombou na madrugada desta quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026, na pista central da Marginal Pinheiros, no sentido da Rodovia Presidente Castello Branco, próximo à Ponte Estaiada. No momento do ocorrido, chovia na capital.

As causas do acidente ainda não foram oficialmente confirmadas. Segundo agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que atenderam a ocorrência, o coletivo, da concessionária Gatusa que pertence a linha que liga os terminais Santo Amaro e Pinheiros, estava reservado quando teria sido fechado por outro veículo e não conseguiu parar a tempo.

Nenhum outro automóvel foi atingido. Apenas o motorista estava no ônibus no momento do tombamento. Ele não sofreu ferimentos.

Equipes da CET e da SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento do sistema de coletivos na capital, atuaram no destombamento e na remoção do veículo. Por volta das 6h, o fluxo de veículos na via estava completamente normalizado.

O Diário do Transporte procurou a SPTrans.

Confira nota

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que a ocorrência envolveu um ônibus da Gatusa que trafegava em modo reservado pela pista expressa da Marginal Pinheiros, às 2h desta quinta-feira (26). Não há registro de vítimas. O veículo foi recolhido do local às 5h20.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Zona Norte de São Paulo ganha nova linha de ônibus até o Metrô Tucuruvi

0

[ad_1]

Serviço será em sistema circular a partir de 02 de março de 2026

ADAMO BAZANI

A zona Norte da capital paulista passa a contar a partir da próxima segunda-feira, 02 de março de 2026, com uma nova linha de ônibus municipais.

De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da prefeitura, trata-se da 2023-42 (Jd. Nova Paris – Metrô Tucuruvi).

A operação será somente em dias úteis em sistema circular e nos horários de pico das 5h às 7h55 e das 16h às 18h55.

Os serviços devem reforçar atendimentos em trechos de linhas já existentes como 2023-10 (Cachoeira/Metrô Tucuruvi) e 2023-41 (Jd. Labitary/Metrô Tucvuruvi).

Ainda segundo a SPTrans, o itinerário da 2023-42 (Jd. Nova Paris – Metrô Tucuruvi) foi planejado para as seguintes vias:

Nos dias úteis, a partir de 02/03/2026 , irá operar a nova linha 2023-42 Jd. Nova Paris – Metrô Tucuruvi (Circular).

Ponto inicial (Bairro Nova Paris): Rua Paraná x Rua da Torre.
Ponto final:  Metrô Tucuruvi.

Horário de atendimento (dias úteis nos horários de pico) :
Manhã: das 5h às 7h55.
Tarde: das 16h às 18h55.

Linha e Itinerário:

2023-42 Jd. Nova Paris – Metrô Tucuruvi

Sentido Único: Rua Paraná, Rua Carlota Norberg, Rua Fortaleza, Rua Alagoas, Rua Carlota Norberg, Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, Rua Ushikishi Kamiya, Av. Antonelo da Messina, Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, Rua das Embiras, Rua Dr. Antônio Maria de Laet, Rua Dr. Moacyr Vaz de Andrade, Rua Paulo de Faria, Term. Metrô Tucuruvi 2. Retorno: Rua Paulo de Faria, Ac. Retorno junto à Av. Moacyr Vaz de Andrade, Avenida Antônio Maria de Laet, Rua Pero Vidal, Praça José Nelson Anastassi, Rua Manoel Gaya, Rua das Embiras, Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, Rua Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Cel. Sezefredo Fagundes, Rua Carlota Norbert, Rua Fortaleza, Rua Alagoas, Rua Carlota Norberg, Rua Paraná.

Obs.: A LINHA DEVERÁ OPERAR EM SITEMA CIRCULAR.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Trecho do BRT-ABC começa a receber estruturas para fiação do E-Trol e recarga de oportunidade

0

[ad_1]

De acordo com NEXT Mobilidade, em um sentido veículos irão conectados à rede aérea e na volta seguirão com energia de baterias

ADAMO BAZANI

O  trecho do BRT-ABC, na Avenida Lauro Gomes, em São Bernardo do Campo (SP), a partir do bolsão de estacionamento dos ônibus municipais, começou a receber as estruturas para a fiação de recarga de oportunidade para os ônibus do tipo E-Trol.

Com 17,5 km de extensão, o BRT-ABC deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, à capital paulista, com 92 coletivos superarticulados elétricos, de 21,5 metros cada e capacidade para 160 pessoas.

Desta frota, 20 vão se movimentar apenas com baterias e outros 72 serão E-Trol, que é um modelo que funciona tanto conectado a fiação (como trólebus), mas pode rodar longos trechos somente com o banco de baterias.

O colaborador e leitor do Diário do Transporte, Marcos Galesi, passou pelo local e fez o registro das imagens das hastes e postes instalados no sentido São Paulo do corredor.

A reportagem entrou em contato com a NEXT Mobilidade, responsável pela construção e futura operação do sistema, que confirmou a informação e acrescentou que as estruturas são mesmo para fiação do E-Trol e recarga de oportunidade.

De acordo com NEXT Mobilidade, em um sentido do BRT-ABC, os veículos irão conectados à rede aérea e na volta seguirão com energia de baterias

Trata-se de Sistema de Recarga de Oportunidade para as baterias do ônibus elétrico. Em um único sentido, haverá esse sistema de recarga, de modo a garantir o carregamento dos ônibus pela falta de energia da rede primária ( rede pública da Enel), bem como otimizar o tempo de carregamento no período noturno, em razão do pouco tempo que temos para carregar (intervalo entre a recolha do ônibus na garagem à noite e sua saída na madrugada para a próxima jornada), informou a empresa, em nota ao Diário do Transporte.

Como mostrou o Diário do Transporte, desde a última semana, uma unidade do E-Trol realiza testes oficiais de campo conectado à rede de fiação. Neste último sábado, 21 de fevereiro de 2026, a reportagem acompanhou acompanhou parte dessas avaliações na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Enquanto o BRT-ABC ainda está em construção, o veículo realiza operações experimentais em trechos do Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus, tradicional na região, inaugurado em 1986.

Veja o vídeo em neste link:

BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte