24.6 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 21:37
Publicidade
Home Blog Page 123

Ônibus pega fogo na Rodovia dos Bandeirantes na manhã deste domingo (22)

0

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

Veículo transportava atletas de karatê de Santa Bárbara d’Oeste; incêndio ocorreu em Sumaré e não houve feridos

YURI SENA

Um ônibus que transportava atletas de karatê de Santa Bárbara d’Oeste foi atingido por um incêndio na manhã deste domingo, 22 de fevereiro de 2026, na altura do km 118 da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), no município de Sumaré.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o veículo seguia em direção à capital paulista, onde os passageiros participariam de uma competição esportiva. Ao todo, estavam a bordo 18 pessoas, além do motorista.

Segundo as informações, o condutor percebeu um princípio de incêndio e estacionou o ônibus no acostamento, permitindo que todos deixassem o veículo com segurança antes que as chamas se intensificassem. Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e atuou no combate ao fogo. Durante o atendimento da ocorrência, as faixas da direita e do meio da rodovia precisaram ser interditadas temporariamente.

Após a atuação das equipes, as pistas foram liberadas e o tráfego voltou a fluir normalmente. A ocorrência ainda estava em andamento no momento do registro.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Quem Palmeiras vai enfrentar na semifinal do Paulistão? Entenda todos os cenários

0

[ad_1]

O Palmeiras garantiu neste sábado (21) a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista com goleada sobre o Capivariano, na Arena Barueri. Agora, vai passar o domingo (22) à espera da definição do adversário que enfrentará na próxima fase.

O regulamento da Federação Paulista de Futebol (FPF) impõe que as semifinais serão disputadas em partida única, em que o dono da melhor campanha enfrenta o quarto colocado, enquanto segundo e terceiro duelam. A soma de pontuação leva em consideração a primeira fase e as quartas.

O ESPN.com.br levantou os 16 cenários possíveis dependendo do que acontecerá em Portuguesa x Corinthians e Novorizontino x Santos, que se enfrentam neste domingo (22). De todas as possibilidades, o Palmeiras tem mais chances de encarar o Santos.

O clássico entre alviverdes e alvinegros aconteceria em sete dos cenários possíveis, enquanto o São Paulo aparece em quatro, seguido de Corinthians, em três, e também Portuguesa, em dois. Dos times possíveis, o Novorizontino é o único que não pode cair no caminho do Palmeiras.

Veja como ficariam as semifinais do Paulistão:

  • VITÓRIA DO CORINTHIANS + VITÓRIA DO SANTOS = Palmeiras x Santos e Corinthians x São Paulo

  • VITÓRIA DO CORINTHIANS + SANTOS NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Santos Corinthians x São Paulo

  • VITÓRIA DO CORINTHIANS + VITÓRIA DO NOVORIZONTINO = Palmeiras x São Paulo e Novorizontino x Corinthians

  • VITÓRIA DO CORINTHIANS + NOVORIZONTINO NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Corinthians e Novorizontino x São Paulo

  • VITÓRIA DA PORTUGUESA + VITÓRIA DO SANTOS = Palmeiras x Santos e Portuguesa x São Paulo

  • VITÓRIA DA PORTUGUESA + SANTOS NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Santos e Portuguesa x São Paulo

  • VITÓRIA DA PORTUGUESA + VITÓRIA DO NOVORIZONTINO = Palmeiras x Portuguesa e Novorizontino x São Paulo

  • VITÓRIA DA PORTUGUESA + NOVORIZONTINO NOS PÊNALTIS = Palmeiras x São Paulo e Portuguesa x Novorizontino

  • CORINTHIANS NOS PÊNALTIS + VITÓRIA DO SANTOS = Palmeiras x Corinthians e São Paulo x Santos

  • CORINTHIANS NOS PÊNALTIS + SANTOS NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Santos e São Paulo x Corinthians

  • CORINTHIANS NOS PÊNALTIS + VITÓRIA DO NOVORIZONTINO = Palmeiras x São Paulo e Novorizontino x Corinthians

  • CORINTHIANS NOS PÊNALTIS + NOVORIZONTINO NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Corinthians e Novorizontino x São Paulo

  • PORTUGUESA NOS PÊNALTIS + VITÓRIA DO SANTOS = Palmeiras x Santos e Portuguesa x São Paulo

  • PORTUGUESA NOS PÊNALTIS + SANTOS NOS PÊNALTIS = Palmeiras x Santos e Portuguesa x São Paulo

  • PORTUGUESA NOS PÊNALTIS + VITÓRIA DO NOVORIZONTINO = Palmeiras x Portuguesa e Novorizontino x São Paulo

  • PORTUGUESA NOS PÊNALTIS + NOVORIZONTINO NOS PÊNALTIS = Palmeiras x São Paulo e Novorizontino x Portuguesa

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte

Ônibus da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) aceitam pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito a partir desta segunda-feira (23)

0

[ad_1]

Foto: Reprodução/Amep

Passageiros poderão realizar o pagamento diretamente no validador do coletivo, sem necessidade de senha para transações dentro dos limites estabelecidos pelas operadoras

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), passa a oferecer aos usuários do transporte coletivo metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) uma nova modalidade de pagamento da tarifa: cartões de crédito e débito com tecnologia por aproximação (contactless). A funcionalidade passa a valer a partir desta segunda-feira (23) em todas as linhas metropolitanas que atendem os municípios integrados ao sistema com a Capital.

Com a novidade, o passageiro pode realizar o pagamento diretamente no validador do ônibus, aproximando o seu cartão de débito ou crédito, sem necessidade de senha para transações dentro dos limites estabelecidos pelas operadoras. A medida amplia as alternativas de acesso ao sistema e acompanha uma tendência já consolidada em grandes centros urbanos no Brasil e no Exterior.

A Amep explica que a implantação do pagamento por aproximação contribui para reduzir o tempo de embarque, minimizar filas e tornar a experiência do usuário mais simples e intuitiva. A tecnologia também reforça a segurança nas transações e fortalece a integração do transporte metropolitano ao ambiente digital.

Além de beneficiar quem utiliza o transporte diariamente para trabalho, estudo e serviços, a medida também facilita o deslocamento de visitantes e turistas que circulam entre os municípios da RMC, dispensando a necessidade de aquisição prévia de cartão específico para o pagamento da tarifa.

TARIFAS – Para quem utiliza o cartão Metrocard, a tarifa é de R$ 5,90, garantindo o menor valor ao passageiro frequente. O pagamento em dinheiro permanece em R$ 6,00. Já para usuários que optarem pelo pagamento com cartões de débito ou crédito por aproximação, o valor é de R$ 6,13, refletindo os custos operacionais e financeiros da transação eletrônica. A política tarifária amplia as opções ao usuário, ao mesmo tempo em que estimula soluções digitais mais ágeis e seguras no embarque.

CARTEIRA DO GOOGLE – Além de aceitar cartões com tecnologia por aproximação, os passageiros da Região Metropolitana de Curitiba já podem comprar e utilizar passagens diretamente pelo celular por meio da Google Wallet, a carteira digital do Google.

Essa funcionalidade, autorizada pela Amep e implementada em parceria com a operadora de bilhetagem, permite que o usuário adquira a passagem no Google Maps, armazene o bilhete em formato de QR Code na Google Wallet e use o código para embarcar sem necessidade de cartão físico ou bilhete impresso — uma solução pioneira no transporte coletivo por ônibus no Brasil e disponível em todas as linhas metropolitanas que conectam a Capital aos municípios vizinhos.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Eletromobilidade agita semana com Eletra para o BRT-Rio e mais para Metrópole; BYD crescendo na Express e sanção de Tarcísio lei que facilita recarga em condomínios

0

[ad_1]

Apesar do declínio de emplacamentos nos dois primeiros meses por causa do período típico de Festas Natalinas e de Carnaval, com eleições, 2026 deve ser promissor para setor

ADAMO BAZANI

A chamada semana de Carnaval e de Quarta-Feira de Cinzas foi um indicador de que o ano de 2026 deve ser promissor para a eletromobilidade, muito embora, produtores ligados a outras alternativas aos combustíveis derivados de Petróleo estimam também mais espaço, como os biocombustíveis e o biometano (obtido na decomposição de resíduos).

Diário do Transporte noticiou em primeira-mão diversas novidades, tanto para veículos comerciais de grande porte como para os leves de uso individual e familiar.

Apesar do declínio de emplacamentos de comerciais elétricos pesados nos dois primeiros meses por causa do período típico de Festas Natalinas e de Carnaval, com as eleições, o ano de 2026 deve ser promissor para setor.

Além disso, o Governo Federal já sinalizou para a possibilidade de liberação de mais recursos no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para ônibus, e incentivos para veículos leves em outras modalidades.

Um dos destaques na semana, noticiado em primeira-mão pelo Diário do Transporte, veio da Eletra Industrial, que vai testar no sistema de corredores de ônibus de alta capacidade da cidade do Rio de Janeiro, um coletivo elétrico de tecnologia 100% nacional. O veículo foi montado na planta da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e conta com parcerias que fabricam no Brasil.

Todo o conjunto é de produção nacional: tecnologia Eletra (São Bernardo do Campo-SP), chassi Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo-SP), carroceria Caio (Botucatu-SP) e baterias, motores e inversores WEG (Jaraguá do Sul-SC).

Relembre:

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o ciclo de testes com veículos elétricos, estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes, segue até o dia 30 de abril de 2026. Até essa data, outras empresas interessadas poderão participar da fase de avaliações.

As operações em campo ocorrem pela Mobi-Rio, que é a empresa pública da cidade CMTC-Rio (Companhia Municipal de Transportes do Rio de Janeiro).

Nas próximas compras, a prefeitura já considera a aquisição, por meio de concorrência pública, de ônibus com zero emissões.

Ainda na área de transportes coletivos, também foi destaque do Diário do Transporte a entrega de mais 10 ônibus elétricos do tipo padron da fabricante chinesa BYD para a Express Transportes Urbanos, que opera na zona Leste da cidade de São Paulo.

Ao todo, a Express comprou cerca de 30 unidades do modelo BYD- D9W, que recebeu carrocerias Caio eMillennium e segue as especificações determinadas pela gerenciadora de transportes da cidade SPTrans (São Paulo Transporte), como piso baixo e rampa, tomadas USB para recargas de celulares, vidros colados com tratamento contra raios ultravioleta, wi-fi e iluminação em LED.

O modelo BYD – D9W 20.410 é para carrocerias entre 12,1 metros e 13,5 metros.

Relembre:

Outra operadora de ônibus da zona Leste de São Paulo, a Viação Metrópole Paulista, recebeu mais unidades de um modelo “superarticulado”, de alta capacidade, para cerca de 150 pessoas, com 21,5 metros de comprimento também com tecnologia Eletra.

A Metrópole Paulista, que é a maior frota da cidade de São Paulo, intensificou nesta semana o treinamento dos condutores e equipes de manutenção com o modelo inédito.

Como noticiou o Diário do Transporte, a Metrópole Paulista comprou, neste lote, 27 unidades do modelo que recebeu carrocerias e-Millennium.

Relembre:

Já em relação a veículos comerciais, mas principalmente aos leves de uso individual e familiar, o destaque também noticiado pelo Diário do Transporte em primeira-mão foi a sanção pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de lei que proíbe que condomínios e edifícios comerciais impeçam instalações para recarga de veículos elétricos no Estado de São Paulo.

A medida deve facilitar as recargas tanto de veículos particulares, para moradores de prédios residenciais, como de vans, caminhões e ônibus que poderão encontrar mais pontos de reabastecimento de baterias em edifícios comerciais, pátios, estacionamentos, bolsões e eletropostos ao longo de seus percursos.

Os condomínios só poderão impedir as instalações caso comprovem riscos à segurança e os imóveis que aprovarem os projetos devem também prever a possibilidade de ampliação do número de equipamentos e veículos elétricos no local, já informando os limites de capacidade energética.

O governador, entretanto, vetou o artigo 3º, que possibilitava isenções fiscais aos equipamentos e serviços, bem como outros incentivos públicos, com linhas de crédito específicas e parcerias com concessionárias de energia elétrica para desenvolvimento de soluções técnicas compartilhadas.

Relembre:

Por meio de nota, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que representa os fabricantes do setor, considerou que a sanção do projeto dos deputados estaduais Marcelo Aguiar (Podemos) e Antonio Donato (PT) traz mais segurança jurídica para quem deseja ter um automóvel não poluente.

“A nova legislação dará segurança jurídica a todos os setores envolvidos no debate sobre eletromobilidade e proteção contra incêndios em edifícios comerciais e residenciais de São Paulo. É um grande avanço”, disse, de acordo com o comunicado, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Veja como é uma das estações do BRT-ABC, em obras, no sistema de corredores de ônibus elétricos

0

[ad_1]

Corredor deveria ter sido entregue em 2023 e foi escolhido para substituir monotrilho que nunca saiu do papel. Com atrasos. Next. Mobilidade é advertida pelo Estado de São Paulo

ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI

O Diário do Transporte esteve nesta semana em uma das estações do BRT ABC, Futuro corredor de ônibus elétricos de 17,5 km que deve ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, até os terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona sudeste da cidade de São Paulo.

A reportagem visitou por dentro a estação localizada nas proximidades do encontro das avenidas Lauro Gomes, Winston Churchill, em São Bernardo do Campo, e Atlântica, em Santo André. O espaço está localizado no limite entre os dois municípios do ABC paulista. Pelo que a reportagem constatou, as obras estão andando, como prometeu a concessionária Next Mobilidade, entretanto, o espaço tinha ainda muitas intervenções para serem feitas. Não havia fechamento da estação, o piso não estava completamente colocado, havia necessidade de intervenções no pavimento junto ao córrego, além de ligação elétrica e iluminação não concluídas.

A promessa da concessionária Next Mobilidade e do governo do estado de São Paulo é entregar o sistema até outubro de 2026, o que significa um atraso de mais de três anos, uma vez que a promessa inicial era de que o sistema estivesse em operação entre o final de 2022 e início de 2023.

Como mostrou o Diário do Transporte, o governador Tarcísio de Freitas ameaçou até mesmo romper contratos com a Next Mobilidade por causa desses atrasos. A ARTESP, agência que regula os transportes do estado de São Paulo, notificou a concessionária.

Relembre

Artesp determina que NEXT Mobilidade tome medidas para recuperar atrasos na implantação do BRT-ABC

A empresa, por sua vez, atribuiu os atrasos às demoras pelos órgãos competentes na liberação de licenças ambientais. Também impactou o cronograma uma contestação feita pelo partido político Solidariedade, que questionava a legalidade do contrato feito sem licitação. O modelo se baseou na chamada lei de relicitação, que permite a prorrogação antecipada de contratos públicos em troca de investimentos. Por maioria de votos, 8 a 3, o Supremo Tribunal Federal entendeu que o modelo é legal e que o BRT ABC segue a legalidade.

No local visitado, tivemos noção do tamanho da estação, bastante comprida, porém a largura é suficiente apenas para embarque, desembarque e que o passageiro aguarde apenas por alguns minutos.

A Artesp, agência que regula os transportes no Estado de São Paulo, determinou uma série de medidas que devem ser tomadas pela ABC Sistema (razão social da NEXT Mobilidade) para recuperar os atrasos nas obras de implantação do BRT-ABC, sistema de ônibus rápidos elétricos de alta capacidade que deveria ter sido entregue em 2023 e foi escolhido em 2020 pela gestão do então governador João Doria para substituir um monotrilho (linha 18-Bronze).

O monotrilho não saiu do papel e, de acordo com estudos do Governo, na época, se mostrou tecnicamente inviável e até sete vez mais caro.

A previsão agora do BRT-ABC é de entrega em outubro de 2026.

De acordo com a deliberação ARTESP Nº 81, de 03 de fevereiro de 2026, publicada em 05 de fevereiro de 2026, a NEXT Mobilidade deverá cumprir compromissos como retomar ou ampliar a quantidade de trabalhadores nos canteiros de obras.

Já a Superintendência de Transporte Coletivo da Artesp terá de apresentar novo cronograma físico e financeiro das obras, além de informar nova previsão de conclusão das obras com base na evolução física consolidada do empreendimento até o momento, de todo o trecho e do trecho avaliado em vistoria técnica como estando em estágio mais avançado, compreendido entre o Terminal São Bernardo do Campo e a Parada Vila Império.

Todas estas repostas devem ser dadas até dez dias úteis a partir da publicação.

Com capacidade inicial de 173 mil passageiros por dia, podendo ser ampliada para até 600 mil, o BRT-ABC em 17,5 km vai ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul até os terminais Tamanduateí e Sacomã, na capital paulista. Serão 92 ônibus elétricos de grande porte, com 21,5 e capacidade para 180 pessoas cada (72 E-Trol e 20 somente com baterias), e três tipos de linhas: expressas, semiexpressas e paradoras. Em vez de pontos, serão implantadas estações em nível, com plataforma na altura do assoalho dos ônibus.

O governador Tarcísio de Freitas havia ameaçado romper o contrato com a NEXT Mobilidade pelos atrasos.

A NEXT Mobilidade diz que já tomou as medidas necessárias, que as obras estão avançando, que vai cumprir os cronogramas e que os atrasos ocorreram em decorrência da demora na liberação das licenças ambientais.

A companhia diz garantir a entrega dentro do novo prazo previsto.

BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Cruzeiro sofre no fim, mas vence Pouso Alegre e abre vantagem na semifinal do Mineiro

0

[ad_1]

O Cruzeiro largou na frente na disputa por uma vaga na final do Campeonato Mineiro ao vencer o Pouso Alegre por 2 a 1 neste sábado, no Manduzão, pelo jogo de ida da semifinal.

A equipe celeste construiu a vantagem no segundo tempo, soube sofrer no fim e agora depende apenas de um empate para confirmar a classificação no Mineirão.

A partida de volta está marcada para o próximo sábado (28), às 18h30, no Mineirão. Na outra semifinal, Atlético-MG e América-MG iniciam o confronto neste domingo (22), na Arena MRV.

O jogo

O Cruzeiro teve amplo controle das ações no primeiro tempo e criou as melhores oportunidades da partida.

A primeira grande chance veio aos dez minutos, quando Matheus Pereira cobrou escanteio na área e a bola ficou viva. Villalba subiu bem e cabeceou com perigo, acertando o travessão e assustando a defesa adversária.

Pouco depois, aos 14, Matheus Pereira voltou a aparecer ao encontrar Christian pela direita. O jogador invadiu a área e cruzou para Gerson, que balançou as redes, mas o lance foi anulado por impedimento.

Apesar do volume ofensivo e da pressão constante, o Cruzeiro também parou em uma boa defesa do goleiro Thiago Braga, que evitou o gol em uma das finalizações perigosas.

Já o Pouso Alegre teve dificuldades para construir jogadas e pouco ameaçou, focando em se defender e tentar conter o ritmo imposto pelo adversário.

O primeiro gol saiu aos 18 minutos da etapa final. Após pressão na saída de bola adversária, Lucas Silva aproveitou a sobra pelo meio, ajeitou e arriscou de fora da área. A bola desviou na marcação e enganou o goleiro, abrindo o placar para o Cruzeiro.

A equipe ampliou aos 29, em jogada individual de William pela direita. O lateral avançou com habilidade, passou pela marcação e cruzou na medida para Bruno Rodrigues, que apareceu livre no segundo pau e cabeceou para o fundo das redes, aumentando a vantagem celeste.

O Pouso Alegre diminuiu aos 43 minutos, quando Romário converteu cobrança de pênalti. O goleiro Cássio acertou o canto, mas não conseguiu alcançar a bola. Apesar do gol sofrido na reta final, o Cruzeiro conseguiu segurar o resultado até o apito final.

Próximos jogos do Pouso Alegre:

Próximos jogos do Cruzeiro:

[ad_2]

Fonte

Linha 15-Prata de monotrilho permanece fechada até às 10h deste domingo (22)

0

[ad_1]

Foto: Divulgação

Interdição temporária ocorre em razão de testes programados com os trens da nova frota

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Até às 10h deste domingo, 22 de fevereiro de 2026, a Linha 15-Prata de monotrilho segue com todas as estações fechadas.

A interdição temporária ocorre em razão de testes programados com os trens da nova frota.

Para assegurar o atendimento aos passageiros, será implantada operação especial com ônibus gratuitos do sistema Paese.

Os coletivos circularão em toda a extensão da linha, entre Vila Prudente e Jardim Colonial.

A medida visa garantir a continuidade do serviço, mesmo durante a realização dos testes técnicos, mantendo a integração com as demais linhas do Metrô.

Estratégias operacionais para o Pós-Carnaval

A operação contará com reforço no efetivo de funcionários nas estações, nas áreas de segurança e tráfego, além da ampliação do atendimento em bilheterias e máquinas de autoatendimento. Haverá plantão técnico permanente, monitoramento em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança e utilização de drones para acompanhamento do fluxo de passageiros.

Também serão instaladas lixeiras extras, disponibilizados kits de primeiros socorros e posicionadas viaturas em pontos estratégicos, especialmente em estações próximas às áreas com maior concentração de público. Bolsões de segurança, direcionadores de fluxo e acessos específicos para entrada e saída serão implantados nas estações com maior demanda e no entorno dos desfiles e blocos carnavalescos.

As ações foram planejadas em conjunto com organizadores do Carnaval e órgãos de segurança pública, garantindo integração operacional e resposta rápida a eventuais ocorrências.

Acesso ao Sambódromo do Anhembi

Para facilitar o deslocamento até o Sambódromo do Anhembi, ônibus gratuitos do serviço Atende, da Prefeitura, partirão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h e durante todo o período dos desfiles, com saídas frequentes conforme a demanda.

Os passageiros contarão com ampla comunicação operacional por meio de banners, sistema de som, TV Minuto, painéis digitais, site, redes sociais e Central de Informações.
Em caso de comportamento inadequado, o passageiro pode acionar um funcionário ou registrar denúncia pelo SMS-SEGURANÇA (9 7333-2252) ou pelo aplicativo MetrôConecta (Android e iOS). Para esclarecimento de dúvidas, a Central de Informações atende diariamente, das 5h à meia-noite, pelo telefone 0800-770-7722.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Os bastidores que fizeram Arsenal bater Tottenham em negócio de mais de R$ 400 milhões e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Líder da Premier League com 53 pontos, o Arsenal, que vem de dois empates seguidos e vê o Manchester City crescer na briga pelo título, tem clássico contra o Tottenham neste domingo (22), a partir das 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.

Sem perder para o rival desde 2022, o time de Mikel Arteta obteve também uma grande vitória fora dos gramados sobre o oponente. Em agosto de de 2025, os Gunners acertaram com Eberechi Eze, que na época estava no Crystal Palace, por 58 milhões de euros (R$ 433 milhões).

Mas como o Arsenal conseguiu contratar Eze em menos de 48 horas depois de o jogador e o Crystal Palace terem chegado a um acordo justamente para a sua transferência para o Tottenham?

Nenhum dos clubes se mostrou disposto a pagar o total da cláusula de rescisão, equivalente a 68 milhões de libras, mas a abordagem nos bastidores era diferente. No Arsenal, Arteta tinha o receio de perder Ethan Nwaneri, jovem de 18 anos que ainda não havia renovado, e sabia que era preciso adicionar novos jogadores ao elenco para aumentar a chance de brigar pelo título inglês.

O Tottenham, por sua vez, fez todo o trabalho árduo nos bastidores e recebeu a sinalização de que Eze estava disposto a se transferir. O Palace, porém, não finalizou o negócio pois queria o camisa 10 disponível para o jogo de ida dos playoffs da Conference League, contra o Fredrikstad.

Por respeito à situação — principalmente pelo status icônico de Eze no Palace e pela chance de jogar em casa na Europa em sua última partida —, o Tottenham concordou em esperar. Mas as circunstâncias começaram a conspirar contra eles.

Apesar de ter renovado o contrato de Nwaneri por cinco anos, o Arsenal se viu novamente no mercado por causa da lesão de Kai Havertz. Sem saber ao certo quanto tempo ficaria sem o alemão, o clube decidiu sondar a situação do camisa 10 do Palace. Assim, certos de que Eze era torcedor do Arsenal desde criança, os Gunners agiram, liderados pelo diretor esportivo Andrea Berta e pelo vice-presidente Tim Lewis.

O Arsenal pôde usar a oferta do Tottenham como referência para o Crystal Palace, e o negócio avançou rapidamente em poucas horas. Assim que o jogador manifestou sua preferência pelo Arsenal, o Tottenham desistiu da negociação, e um novo capítulo na história da rivalidade entre os clubes do norte de Londres foi criado.


Barcelona, muita Premier League e jogão pelo Italiano:

O domingo no Disney+ vai muito além do clássico de Londres entre Arsenal e Tottenham. As emoções começam cedo. A partir das 8h30 (de Brasília) acontece o duelo entre Genoa x Torino pelo Campeonato Italiano. Às 10h, é a vez de LALIGA com Getafe x Sevilla.

A partir das 11h começam três partidas da Premier League. São elas: Crystal Palace x Wolverhampton, Nottingham Forest x Liverpool e Sunderland x Fulham. Ainda às 11h é hora de jogão pelo Italiano entre Atalanta x Napoli. Às 12h15, LALIGA volta para ação com o Barcelona, que recebe o Levante.

Às 14h é a vez de mais um gigante italiano, o Milan, ir a campo contra o Parma. Para os fãs de basquete, às 15h, acontece o confronto entre Cleveland Cavaliers x Oklahoma City Thunder e, às 17h30, tem Denver Nuggets x Golden State Warriors.

Para fechar o dia, a partir das 19h15, Vélez Sarsfield e River Plate se encaram em jogão pelo Argentino.

[ad_2]

Fonte

Jundiaí (SP) abre propostas de licitação de transportes na quarta (25) com previsão de ônibus elétricos e a gás natural

0

[ad_1]

Período de concessão será por 15 anos que podem ser renovados por mais 15

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, abre as propostas para a licitação do sistema de transportes públicos na próxima quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026.

A informação foi confirmada pela gestão municipal nesta sexta-feira (20).

O sistema será operado em lote único e a concessão serão por 15 anos podendo ser prorrogada por mais 15.

Ainda de acordo com a administração municipal, nos primeiros anos de concessão, terão de ser colocados 100 ônibus 0 km, o que corresponde a 60% da frota, entre padrons, básicos e articulados, todos com ar-condicionado movidos a diesel. Ao todo, pelo menos 75% da frota deve ser refrigerada.

O edital abre possibilidade para inclusão de modelos menos poluentes, como elétricos e GNV (Gás Natural Veicular) e biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos), além de biodiesel.

Dois modelos elétricos e dois GNV/biometano ou biodiesel devem ser testados nos primeiros meses de concessão para escolha de alternativas ao diesel no sistema.

A idade máxima dos ônibus deve ser de 10 anos ao longo da concessão, com média de cinco anos.

“A licitação é fundamentada em estudos técnicos que indicam a necessidade de investimentos privados para a renovação da frota e a melhoria da qualidade do serviço, evitando assim que o orçamento municipal seja pressionado pela compra de novos veículos” – disse, por meio de nota, o prefeito Gustavo Martinelli.

A rede de linhas deve passar por alterações, com a criação de itinerários e retirada de outros. Um transporte coletivo sob demanda também é possível, com solicitações por aplicativo ou por meio de linhas fixas.

Como mostrou o Diário do Transporte, a cidade de Santo André, no ABC Paulista, criou uma linha de ônibus fixa regular com o conceito de transporte sob demanda. Roteirizada a partir de dados da bilhetagem eletrônica (embarque e reembarque/desembarque), de aplicativos de transporte individual e solicitações diretas de passageiros, a linha B45 (Bairro Paraíso – Hospital Mário Covas/Vila Luzita – Jardim Represa) liga mais de 10 unidades de saúde no município.

Chamada de “Circular da Saúde”, a linha B45 foi o serviço de ônibus urbanos com melhor avaliação do País, de acordo com levantamento do Instituto Paraná Pesquisas.

Relembre:

O edital prevê ainda a remuneração por tarifa, com a possibilidade de subsídios.

A companhia que for declarada vencedora deverá oferecer aplicativo de previsão de horários para os passageiros, sistema de monitoramento e vai cuidar da bilhetagem eletrônica.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Aeromóvel de Guarulhos passa a transportar público em geral, mas em horário reduzido

0

[ad_1]

Operações experimentais são entre 17h30 e 00h. Início é marcado por sucessivos atrasos e promessas não cumpridas

ADAMO BAZANI

O Aeromóvel que liga os terminais 1,2 e 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, na cidade de Guarulhos, na região metropolitana, finalmente começou a operar com o público em geral nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, mas em horário reduzido.

As operações experimentais são entre 17h30 e 00h, segundo a concessionária do aeroporto GRU Airport.

Até então, o transporte era somente feito para funcionários.

Este início de operação é marcado por sucessivos atrasos e chegou a ser anunciado para 2023 e 2024, o que não ocorreu.

Os trens de pequeno porte circulam em vigas a 11 metros do solo e têm capacidade para 200 pessoas cada, mas agora, ainda não é plena, com previsão de transporte de 500 pessoas neste período. Quando estiver totalmente viável, o sistema deve atender dois mil passageiros por hora.

O trajeto tem 2,7 km e deve ser cumprido em seis horas.

Os horários serão ampliados gradativamente, mas sem previsão ainda. As operações com ônibus seguem normalmente entre os três terminais até a consolidação total do sistema.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 15 de janeiro de 2026, passageiros, que eram funcionários do aeroporto, foram obrigados a desembarcar de uma das composições e a caminhar, debaixo de chuva, sobre as vias elevadas.

Na ocasião, a companhia operadora informou que houve uma parada de emergência por causa do volume de chuva, mas negou descarrilamento.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte