O Grêmio sofreu, mas garantiu vaga na final do Campeonato Gaúcho ao eliminar o Juventude nos pênaltis, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Assim como na Arena do Grêmio, a partida terminou 1 a 1 no tempo normal. Nos pênaltis, o Imortal levou a melhor ao ganhar por 4 a 1.
A final do Gauchão será entre Grêmio e Internacional. No último sábado (21), o Colorado confirmou a classificação ao golear mais uma vez o Ypiranga.
Como foi o jogo
O primeiro tempo no Alfredo Jaconi foi equilibrado e terminou com a vitória parcial do Juventude.
Aos 21 minutos, Manuel Castro cabeceou e a bola acertou o braço de Viery. O árbitro assinalou pênalti, causando reclamação dos jogadores tricolores. Na cobrança, Gabriel Taliari colocou o Juventude na frente.
Em busca do empate, o Grêmio esboçou uma pressão na reta final do primeiro tempo. Na melhor oportunidade, Pavon invadiu a área e parou em grande defesa de Jandrei.
A etapa final foi bastante movimentada. Depois de quase levar o segundo na cabeçada de Alisson Safira, o Grêmio foi para cima e empatou aos 25 minutos, em chute rasteiro de Viery.
Antes disso, Jandrei havia salvado o Juventude com uma defesa espetacular no recuo de Rodrigo Sam.
Depois dos 30 minutos, os times diminuíram o ritmo e evitaram se expor. Assim, a decisão foi para os pênaltis.
Melhor para o Grêmio, que viu o Juventude errar as duas primeiras – Rodrigo Sam parou em Weverton e Juan Christian cavou no travessão – e converteu todas para ganhar por 4 a 1.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Presidente Prudente (SP)
Mudança prevê a inclusão do Terminal do HR nos itinerários, atendendo a solicitações de usuários que utilizam o serviço para deslocamento até a unidade hospitalar
ARTHUR FERRARI
As linhas expressas X01 e X02 do transporte coletivo de Presidente Prudente (SP) terão o trajeto ampliado a partir do dia 23 de fevereiro. A mudança prevê a inclusão do Terminal do HR no itinerário, atendendo a solicitações de usuários que utilizam o serviço para deslocamento até a unidade hospitalar.
Com a alteração, o itinerário da X01, no sentido ida, terá saída do Terminal Ana Jacinta, passando pela Praça do Wi-Fi, Terminal Zona Sul, Terminal do HR, Praça 9 de Julho, Terminal Central e Terminal Zona Leste. Já a X02, no sentido volta, partirá do Terminal da Zona Leste, seguindo pelo Terminal Central, Praça 9 de Julho, Terminal do HR, Terminal Zona Sul e Terminal Ana Jacinta.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), as adequações fazem parte do processo de implementação do novo sistema de transporte coletivo do município. A pasta tem realizado reuniões com lideranças de bairros para apresentar o funcionamento do modelo e receber sugestões. Também são promovidas transmissões semanais no canal oficial da Prefeitura de Presidente Prudente (SP) no Instagram, com o objetivo de discutir ajustes e orientar a população.
A primeira etapa do novo sistema entrou em operação em 1º de janeiro. A segunda fase está programada para começar em 15 de março, quando serão implantadas as linhas locais.
Antes disso, na quinta-feira (19/02), a Prefeitura realizará uma live para esclarecer dúvidas sobre a próxima etapa. Durante a transmissão, engenheiros da Semob irão detalhar os trajetos e orientar os passageiros a informarem endereço de origem e destino para simulação dos percursos.
Segundo a administração municipal, a proposta do novo modelo é ampliar o atendimento em todas as regiões da cidade e reorganizar os deslocamentos urbanos.
Balanço da Ager-MT aponta 21 autuações durante ações intensificadas em Cuiabá e região
YURI SENA
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) divulgou o balanço da Operação Embarque Seguro, realizada entre os dias 13 e 20 de fevereiro, durante o período de Carnaval. Ao todo, 168 veículos do transporte intermunicipal foram fiscalizados em diferentes regiões do estado.
A ação resultou em 21 autuações e na apreensão de sete veículos por irregularidades relacionadas à segurança e à prestação do serviço.
Coordenada pela Superintendência Reguladora de Transporte Rodoviário, a operação teve como principal foco o combate ao transporte clandestino e a redução de riscos aos passageiros em um período de maior demanda por viagens.
As fiscalizações ocorreram no Terminal Rodoviário Engenheiro Cássio Veiga de Sá, em Cuiabá, além de pontos estratégicos em municípios como Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Acorizal e Barão de Melgaço.
Durante a operação, as equipes atuaram em terminais, rodovias e pontos de grande circulação de passageiros, onde foram identificados diversos problemas estruturais e operacionais.
Entre as principais irregularidades registradas estão:
Veículos com falhas em itens de segurança, como para-brisas trincados;
Ausência de informações obrigatórias aos usuários, incluindo canais de ouvidoria;
Autorizações vencidas para o transporte de passageiros.
Dos sete veículos apreendidos:
Dois estavam com a vistoria técnica obrigatória vencida;
Um táxi realizava transporte coletivo sem autorização;
Quatro operavam serviços de fretamento sem registro cadastral junto à Ager-MT.
Segundo a agência reguladora, as ações devem continuar ao longo do ano, com foco na segurança dos passageiros e na regularização do transporte intermunicipal em Mato Grosso.
Sistema contabiliza mais de 3 mil coletivos com idade média de 3,6 anos e projeta operação ampliada de veículos elétricos em 2026
ARTHUR FERRARI
O sistema de transporte coletivo do Distrito Federal opera atualmente com mais de 3 mil ônibus e idade média de 3,6 anos, após processo de substituição que alcançou cerca de 90% da frota. De acordo com balanço divulgado em novembro de 2025 pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), 2.831 veículos já foram renovados.
Somente no último ano, 343 coletivos foram incorporados à operação: 254 destinados à substituição de unidades antigas, 87 para ampliação da oferta e dois para reposição. No mesmo período, foram criadas 37 novas linhas.
A modernização inclui a introdução de ônibus elétricos. Atualmente, seis veículos desse tipo circulam na área central de Brasília (DF). Para 2026, está prevista a chegada de 90 novos ônibus elétricos que devem operar no Plano Piloto sob responsabilidade da empresa Piracicabana. Para atender à nova frota, está em construção um ponto rodoviário específico para carga e recarga nas proximidades do Terminal da Asa Sul.
Além dos ônibus convencionais, o serviço de micro-ônibus, conhecidos como zebrinhas, foi ampliado. O modal conta com 27 linhas distribuídas em 15 regiões administrativas e 65 veículos em operação, incluindo o primeiro modelo elétrico dessa categoria no Distrito Federal.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a renovação integral está próxima de ser concluída. Com a previsão de chegada de mais 120 veículos até março, a substituição total da frota deve atingir 100%. No início de fevereiro, 23 novos ônibus da Viação Marechal começaram a circular a partir de Taguatinga Sul, atendendo cerca de seis regiões administrativas e integrando a etapa final da troca da chamada “linha baixa”, com itinerários que passam por Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga.
Os veículos recém-entregues seguem o padrão Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de gases poluentes. Também são equipados com ar-condicionado, elevador de acessibilidade, câmeras de monitoramento, GPS e portas em ambos os lados, permitindo circulação no Boulevard do Túnel Rei Pelé e nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig, no Eixo Oeste. O sistema de segurança “Anjo da Guarda” impede a movimentação do ônibus com portas abertas.
Com as últimas entregas, o Distrito Federal passa a ter idade média da frota inferior a três anos e concentra o maior número de veículos com tecnologia Euro 6 no país. A Viação Marechal já substituiu mais de 71% dos 510 coletivos sob sua responsabilidade, e outros 147 devem ser incorporados até abril.
“Estamos recuperando a qualidade com essa frota nova, ampliando o número de acessos e isso tudo gera inclusão social, desenvolvimento econômico, combate à desigualdade, uma Brasília com mais mobilidade e um Distrito Federal todo integrado”, ressaltou o secretário Zeno Gonçalves.
O crescimento da oferta acompanha o aumento da demanda. Em 2019, o sistema registrou cerca de 350 milhões de viagens anuais. Em 2025, o volume chegou a aproximadamente 390 milhões. Para atender ao avanço, quase 300 veículos foram acrescidos além do quantitativo previsto inicialmente em licitação.
Atualmente, aproximadamente 37% dos acessos são realizados por usuários contemplados por algum tipo de gratuidade, como o Passe Livre Estudantil e o programa Vai de Graça, definido por Zeno como “o programa de gratuidade mais robusto do Brasil”.
“Em São Paulo, por exemplo, eles têm o Domingo de Graça, mas é só para a rede municipal, e o metrô não é gratuito. Aqui, nós temos a universalidade do sistema de transporte, além do Passe Livre Estudantil mais abrangente de todo o Brasil. Transporte é uma política prioridade e demonstramos isso nos números”, afirmou o secretário.
Segundo ele, mesmo com reajustes em outras capitais e no Entorno do DF, o valor médio da passagem permanece em R$ 3,93, considerado o mais baixo do país. “Quando você congela a tarifa, você está tirando um gasto extra do bolso das famílias. Essa decisão mantém o transporte acessível e funciona como um programa de transferência de renda, sem onerar o trabalhador”, declarou.
O Santos está eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista!
Neste domingo (22), o Peixe, que teve Neymar em jornada muito apagada, foi derrotado por 2 a 1 pelo Novorizontino, no estádio Jorge Ismael de Biasi, e se despediu do Estadual.
O Tigre, por sua vez, avança à semifinal e agora aguarda a definição de Portuguesa x Corinthians para saber quem irá enfrentar.
Palmeiras e São Paulo são os outros clubes já classificados para a fase decisiva do torneio.
O jogo
Em campo, o Novorizontino foi superior durante quase todo o primeiro tempo em sua casa.
Com uma marcação muito bem encaixada e travando a saída de bola de Willian Arão, o Tigre controlou o adversário e praticamente não sofreu.
No entanto, os aurinegros também não produziram tanto no ataque, assustando Gabriel Brazão apenas em algumas bolas aéreas.
Nos minutos finais, porém, o Santos acabou criando duas oportunidades incríveis.
Após Gabigol ser travado pelo goleiro Jordi, a bola sobrou para Rony finalizar na área. O atacante bateu rasteiro e viu o zagueiro Dantas salvar em cima da linha.
Praticamente no último lance da etapa inicial, a defesa alvinegra “cochilou”, e o Tigre aproveitou para abrir o placar.
Depois de erro absurdo de Neymar na saída de bola, Tavinho roubou e cruzou rasteiro para Rômulo, totalmente desmarcado, só escorar para dentro.
Na volta dos vestiários, o Peixe mexeu logo de cara, com Gabriel Bontempo entrando na vaga de Gabriel Menino para melhorar a saída de bola.
O Novorizontino respondeu colocando Matheus Bianqui no lugar de Titi Ortíz para aumentar ainda mais a pressão na saída de bola santista.
A estratégia dos mandantes seguiu funcionando, e o clube do interior por pouco não ampliou o placar aos 9.
Artilheiro do Estadual, Robson recebeu ótima enfiada de bola e, cara-a-cara com Brazão, chutou no peito do arqueiro.
Mesmo sem muita inspiração, o Santos seguia se lançando ao ataque de várias formas, e, na base da insistência, encontrou o empate aos 19.
Após cruzamento de Igor Vinícius da direita, Gabigol furou, mas a bola sobrou perfeita para Gabriel Bontempo soltar uma bomba no cantinho.
O gol animou o Peixe, que tentou manter a pressão. No entanto, o Alvinegro errava muitos passes e seguia tentando ameaçar mais na bola aérea.
O Tigre, por sua vez, chegava de forma esporádica, mas era sempre perigoso. Aos 38, Luís Oyama arriscou da entrada da área e quase mandou na gaveta.
Em mais uma chegada do Santos, Neymar cruzou na área e achou o zagueiro Frías, que finalizou por cima do gol, desperdiçando um lance de ouro.
Quando os pênaltis pareciam certos, o Novorizontino encontrou o gol da classificação de forma agônica.
Aos 50 minutos do segundo tempo, Vinícius Paiva fez jogadaça pela esquerda e cruzou com açúcar para Léo Naldi cabecear e colocar o Tigre na semifnial.
Órgão da prefeitura realiza vistorias periódicas nos veículos escolares e orienta as famílias a optarem por serviços autorizados e regulamentados
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Com o retorno às aulas, a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) reforça que a segurança no transporte escolar deve ser uma prioridade para pais e responsáveis. Para garantir que os alunos sejam transportados de maneira segura e dentro das normas exigidas, o órgão realiza vistorias periódicas nos veículos escolares e orienta as famílias a optarem por serviços autorizados e regulamentados.
Atualmente, estão cadastrados em Porto Alegre 504 prefixos de vans escolares que prestam serviço para 851 instituições de ensino. Todos os veículos autorizados passam por vistorias periódicas realizadas pela EPTC, em média duas vezes por ano, para assegurar que estejam em conformidade com as normas de segurança.
“É muito importante que os responsáveis se informem e busquem alternativas de transporte regulamentado, que estejam em dia com todas as normas estabelecidas. Além de analisar se o transporte tem o padrão regulamentar com o selo de vistoria dentro da validade, é fundamental verificar se o motorista tem autorização para dirigir veículo escolar”, destaca o gerente de Fiscalização de Transportes da EPTC, Adailton Maia.
Os condutores autorizados passam por capacitação oferecida pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat), garantindo preparo adequado para o transporte de crianças e adolescentes.
Para verificar se os transportadores são regulamentados nas instituições de ensino e se os prefixos estão em dia com as determinações, as famílias podem consultar o site da EPTC através das opções de consulta por escola ou consulta por prefixo.
Transporte clandestino – O transporte escolar não regulamentado representa riscos significativos para os estudantes e suas famílias. Estes veículos clandestinos frequentemente apresentam problemas de conservação, documentação irregular e não oferecem os cuidados obrigatórios, como uso adequado de cintos de segurança e controle de lotação.
Em caso de flagrante da irregularidade, o condutor, autuado no artigo 230, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares, é penalizado com multa de infração gravíssima agravada em cinco vezes, totalizando R$ 1.467,35, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e da remoção do veículo. Nessa situação, os alunos podem ter que permanecer no local da apreensão até serem resgatados por suas famílias.
Os veículos regulamentados para o transporte escolar possuem características específicas que facilitam sua identificação.
Como identificar um veículo autorizado:
Selo de vistoria afixado no para-brisa, azul (aprovado para operar até a próxima vistoria), amarelo (aprovação provisória com data limite) ou vermelho (reprovado, não pode operar)
Cor bege na pintura do veículo
Faixa amarela na altura da porta com a inscrição “ESCOLAR”
Placa vermelha
Nome das escolas atendidas e número do prefixo identificados na lateral
Para sugestões, reclamações ou denúncias referentes ao transporte escolar, as famílias podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou através das plataformas da Central de Atendimento ao Cidadão 156 (opção 1) ou do número 118.
Veículo transportava fiéis que retornavam de culto; colisão envolveu também carro e motocicleta
YURI SENA
Uma pessoa morreu e outras 28 ficaram feridas após um acidente envolvendo um micro-ônibus, uma motocicleta e um carro na noite de sábado (21), na BR-364, entre os municípios de Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste, em Rondônia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu por volta das 23h. O micro-ônibus transportava fiéis que retornavam de um culto em Ouro Preto do Oeste com destino a Presidente Médici.
Com o impacto, o veículo saiu da pista e capotou em um barranco às margens da rodovia. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que passageiros deixam o micro-ônibus após o tombamento.
Ainda segundo a PRF, 28 ocupantes sofreram ferimentos leves e foram socorridos. Já o motociclista, que estava sozinho, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A identidade da vítima não foi divulgada.
As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas, e o caso segue sob investigação das autoridades competentes.
Serviços na região abrangem 1.815 m² das ruas Castro Alves e General Osório
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O programa Rua Nova, que promove a modernização do asfalto em Santo André, segue evoluindo. Depois de contemplar vias por onde passam veículos de transporte público, as atividades ingressam pelas demais ruas de bairros como a Vila Gilda, que desde a semana passada tem recebido obras de recapeamento.
A Vila Gilda tem uma característica mista – composta por dezenas de casas e edifícios, mas que também conta com corredores comerciais e oferece serviços, inclusive gastronômicos – e está inicialmente recebendo o novo asfalto em 1.815 m² das ruas Castro Alves e General Osório. Primeiramente foi efetuado o processo de fresagem para, depois, ser aplicada a camada de asfalto.
“O programa Rua Nova vai acelerar a partir de agora e vai chegar a todas as regiões da cidade”, projeta o prefeito Gilvan Ferreira, que acompanhou as obras de recapeamento no bairro.
“Toda semana, teremos trabalhos durante o dia e também no período da noite”, complementa o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.
Recentemente, o programa Rua Nova passou pelo bairro Jardim e realizou intervenções na Alameda Gaspar Nogueira, localizada entre as avenidas Dom Pedro II e Industrial.
Segundo subdistrito – O progresso do Rua Nova vai se estender também ao segundo subdistrito andreense. No total, serão contempladas 46 vias, totalizando 23,41 km recapeados em seis bairros: Jardim Ana Maria, Parque Novo Oratório, Parque Oratório, Jardim Santo Alberto, Capuava e Jardim Itapoan.
Esta etapa será possível em razão de um convênio com o Governo do Estado, com investimento previsto de R$ 21,37 milhões, sendo R$ 20 milhões de recursos estaduais e R$ 1,37 milhão do município.
Oportunidades são destinadas a estudantes dos ensinos técnico e superior; prazo para se candidatar vai até 1º de março
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O primeiro trimestre do ano é um momento estratégico para quem deseja conquistar uma vaga de estágio, e o MetrôRio aproveita esse cenário para oferecer oportunidades e selecionar novos talentos. A concessionária abriu as inscrições para o Programa de Estágio 2026, que disponibiliza 15 vagas para estudantes a partir de 18 anos. As oportunidades estão distribuídas entre diversas áreas dos ensinos técnico e superior, e os interessados podem se inscrever até o dia 1º de março pelo link:
As vagas para o ensino técnico são destinadas a alunos a partir do 1º período dos cursos de Automação, Eletrônica e Eletrotécnica.
Para o ensino superior, as oportunidades são direcionadas a estudantes a partir do 4º período dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação, Design, Design Gráfico, Direito, Economia, Engenharia (Civil, Controle e Automação, Produção, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, entre outras), Estatística, Gestão de Processos, Jornalismo, Marketing e Publicidade e Propaganda.
Para concorrer às vagas do ensino técnico, é necessário estar matriculado em curso técnico profissionalizante com previsão de conclusão até 2028 ou possuir carga horária de estágio obrigatória ainda pendente. No caso do ensino superior, as vagas são destinadas a estudantes matriculados a partir do 4º período da graduação.
Os selecionados atuarão no Centro Administrativo e no Centro de Manutenção do MetrôRio. O estágio possui carga horária de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, e oferece benefícios como bolsa-auxílio, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, sala de jogos, Wellhub e serviços de saúde e bem-estar.