27.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 19:15
Publicidade
Home Blog Page 121

Princesa Turismo, da Argentina, adquire dois ônibus Busscar Panorâmico DD NB1

0

[ad_1]

Veículos montado sobre chassis Volvo B450R 6×2 são voltados a viagens rodoviárias de longa distância

ARTHUR FERRARI

A fabricante brasileira Busscar realizou a entrega de uma unidade do modelo Panorâmico DD NB1 à empresa Princesa Turismo, que passa a operar o veículo no mercado argentino em serviços de turismo e trajetos rodoviários de longa distância.

O ônibus foi desenvolvido para atender às regulamentações vigentes na Argentina e tem capacidade para 60 passageiros. No piso superior, são 48 poltronas do tipo Leito Turismo; no inferior, 12 assentos Leito. Todas as poltronas possuem quatro níveis de reclinação, espuma viscoelástica, apoios para pernas e pés, além de braços escamoteáveis voltados ao corredor. O conjunto inclui ainda tomadas USB-A e USB-C com tecnologia Smart Inverter EasyFix.

Em relação à acessibilidade, o veículo dispõe de identificação em Braile nas poltronas e elevador para cadeirante com colete torácico e anteparo de segurança conforme padrão exigido no país.

Os salões superior e inferior contam com displays eletrônicos que exibem relógio, indicação de sanitário ocupado, alarme de velocidade com sinalização sonora e visual e aviso obrigatório de uso do cinto de segurança.

O sistema de climatização inclui ar-condicionado traseiro frio com filtro antipólen, calefação e dois tetos solares no salão superior, com renovação de ar automática ou manual. No posto do motorista, há ar-condicionado acoplado, calefação e sistema automático de desembaçamento do para-brisa.

No campo da segurança, o modelo incorpora limitador de velocidade ajustado para 100 km/h e dispositivo do chassi que impede o deslocamento com portas abertas, além de bloquear sua abertura quando o veículo ultrapassa 5 km/h. O bagageiro possui portas pantográficas com sistema de chave.

Os espaços internos incluem bares refrigerados, torre funcional, lixeira embutida, conservadora de 50 litros no salão superior e unidade térmica de 6,5 litros em ambos os pisos. O sistema de áudio utiliza alto-falantes triaxiais distribuídos pelo veículo, que também conta com cinco monitores em LED, sendo dois de 21 polegadas e três de 15 polegadas.

O Panorâmico DD NB1 está montado sobre o chassi Volvo B450R 6×2.

“O Panorâmico DD NB1 representa um novo patamar em nosso portfólio para operações de turismo premium, oferecendo conforto, segurança e tecnologia em padrão internacional, totalmente alinhado às exigências do mercado argentino.”, afirmou Paulo Corso, Diretor Comercial da Busscar.

“A Argentina é um mercado estratégico para a BUSSCAR, e essa entrega demonstra nossa capacidade de desenvolver soluções sob medida, respeitando as regulamentações locais e as necessidades específicas de cada operador, mantendo o padrão de qualidade e engenharia que caracterizam a marca.”, declarou Fabien Accariès, Gerente de Exportação da Busscar.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Volta às aulas também é garantir o caminho até a escola

0

[ad_1]

João Valle, Diretor Comercial da Empresa 1, defende que políticas de mobilidade urbana com gratuidade ou tarifa reduzida para estudantes são também políticas educacionais e instrumento de combate à evasão escolar

A cada fevereiro, as escolas abrem novamente suas portas para receber crianças e adolescentes. Mas para muitas famílias brasileiras, a travessia diária entre casa e escola é um drama que busca responder: “como meu filho vai chegar à escola todos os dias?”. De acordo com um relatório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a falta de dinheiro para pagar o transporte é um dos principais motivos apresentados para a evasão escolar. Por isso, políticas públicas de mobilidade urbana que garantam acesso ao transporte público coletivo são também, em minha visão, políticas educacionais.

Com uma revisão orçamentária e a busca por programas como o próprio Caminho da Escola, do FNDE, todo município pode descobrir uma brecha para ajudar os estudantes em maior vulnerabilidade, dando gratuidade ou pelo menos redução da tarifa para o transporte. Algumas capitais brasileiras trazem experiências que podem ser usadas para estudo e como modelo; falo de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e o Distrito Federal.

Os municípios têm como calibrar o benefício por meio de instrumentos como a definição de uma cota fixa mensal, o estabelecimento de um número máximo de passagens diárias, a exigência de residência a determinada distância da escola ou a adoção de cadastros anuais vinculados à matrícula escolar, de forma a compatibilizá-lo com sua capacidade financeira e com suas prioridades orçamentárias.

Fortaleza, por exemplo, garante duas passagens diárias universais; Manaus adota o modelo de 44 viagens mensais; São Paulo opera com o Bilhete Único Escolar, que concede viagens gratuitas ou com desconto conforme renda, distância e frequência escolar; em Florianópolis, estudantes têm tarifa reduzida nas linhas convencionais; enquanto Distrito Federal e Belo Horizonte operam com créditos condicionados à matrícula e ao trajeto entre casa e escola.

Em Uberlândia, os estudantes têm gratuidade para ida e volta da escola, além de dois bilhetes por dia para uso em lazer, cultura e esporte.

A dificuldade de controle do uso do benefício não é mais uma justificativa, e os modelos testados nessas cidades mostram que a política funciona. Os cadastros dos usuários podem ser realizados pelas instituições de ensino, assim como a conferência periódica das matrículas. Além disso, o uso de sistemas de bilhetagem eletrônica permite evitar fraudes, ajustar a quantidade de créditos ao calendário escolar e oferecer recargas ou revisões no número de passagens concedidas quando necessário.

O desenho da política importa muito para a equidade. Um benefício de caráter universal, como o adotado em Fortaleza, reduz barreiras burocráticas que tendem a excluir justamente os estudantes em situação mais vulnerável. Já outros modelos podem otimizar o uso dos recursos públicos, mas exigem atenção permanente para que não criem lacunas capazes de ampliar a evasão escolar. A cota mensal, por exemplo, é calculada para o trajeto ideal casa – escola, fazendo qualquer desvio virar custo extra. Para um aluno que precise buscar irmãos em outro colégio ou até trabalhar meio período, essa medida pode ser insuficiente.

Quando o poder público reconhece que a educação começa no caminho para a escola, ele assume a responsabilidade direta pelas condições materiais que permitem a permanência dos alunos. Em um país marcado por desigualdades territoriais, garantir esse trajeto é uma escolha política que define quem, de fato, consegue estudar.

João Valle é Diretor Comercial da Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana pioneiro da bilhetagem eletrônica no Brasil.


Sobre a Empresa 1Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor. A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo – que oferece soluções confiáveis que atendem às necessidades dos clientes na vida real, nas comunidades em que são estabelecidos e nas quais servem. Trabalhando em prol da inovação no transporte de pessoas, a Empresa1 atende mais de 150 cidades, gerencia 90 datacenters, mantém 18 milhões de cartões inteligentes em uso, realiza 20 milhões de certificações de crédito diariamente e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa1 também está entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade do ranking do Mobilidade Estadão em parceria com o Connected Smart Cities. Saiba mais no site da Empresa1.

[ad_2]

Fonte

Trem de carga atinge automóvel em passagem de nível no Guarujá (SP)

0

[ad_1]

Motorista avançou sobre trilhos diante de composição da Rumo; acidente não deixou vítimas

ARTHUR FERRARI

Um carro foi atingido por uma composição ferroviária da empresa de logística Rumo no distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá (SP).

De acordo com as informações apuradas, o condutor do automóvel cruzou a linha férrea sem perceber a aproximação do trem. O maquinista acionou a buzina e utilizou o sistema de frenagem de emergência, mas não conseguiu impedir o impacto.

Segundo os dados divulgados, trens de carga possuem grande massa e necessitam de uma distância maior para parar completamente, o que dificulta manobras bruscas para evitar ocorrências desse tipo.

Apesar da colisão, ninguém ficou ferido.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Filipe Luís faz pronunciamento e esclarece fala sobre racismo contra Vinicius Jr.: ‘Flamengo e eu estamos com ele’

0

[ad_1]

Treinador do Flamengo, Filipe Luís esclareceu na noite deste domingo (22) as falas sobre o racismo sofrido por Vinicius Jr. durante Benfica x Real Madrid pela Champions League.

Na última quinta-feira (19), depois do jogo de ida da final da CONMEBOL Recopa, entre Lanúss e Flamengo, na Argentina, o treinador rubro-negro foi questionado por um repórter argentino e gerou polêmica em sua resposta.

O comandante elogiou a Argentina e disse que a situação envolvendo Vinicius Jr. e o argentino Prestianni, do Benfica, foi um “caso isolado”.

A repercussão não foi boa e Filipe Luís foi bastante criticado nos últimos dias, tanto que emitiu uma nota oficial para esclarecer sua posição.

Mas não parou por aí. Na noite deste domingo (22), depois da vitória do Flamengo sobre o Madureira, pela semifinal do Campeonato Carioca, o treinador abriu a coletiva com um pronunciamento sobre o assunto e afirmou ter sido mal interpretado.

“Gostaria de esclarecer as minhas palavras, que foram amplamente mal interpretadas na última coletiva que eu fiz. Em nenhum momento a minha intenção foi minimizar o ato racista, nem de desrespeitar a vítima nesse caso, muito pelo contrário. Eu estou com o Vinicius (Jr.), eu e o Flamengo estamos com o Vinicius. Tenho um carinho e admiração gigante por ele e estou com ele, não tenho nenhuma dúvida do que estou falando. Sei que como treinador a minha postura pública gera muita expectativa, e realmente pode ser que eu não me expliquei com clareza suficiente sobre o assunto. Eu repudio o racismo, eu condeno o ato racismo, racismo é crime. Como eu falei um dia antes para um meio de comunicação, se o menino (Prestianni) fez isso, não cabe a mim julgá-lo, mas se ele fez, que pague, que pague com força. Eu chegar aqui e falar é fácil, fazer camiseta ‘não ao racismo’ é fácil, usar a pulseira antirracista é fácil. Difícil é punir. Se ele fez, que pague”, afirmou.

“Outra coisa que quero deixar bem claro é sobre a palavra que eu usei ‘caso isolado’, do companheiro de vocês, ele perguntou ‘como o Flamengo foi tratado nas visitas na Argentina’. E eu quis dizer caso isolado é aquele caso isolado que aconteceu naquele campo, naquele jogo (Benfica x Real Madrid). Existem muitos mais casos, na Argentina, Paraguai, Espanha, Inglaterra, no Brasil existem muitos casos. Existem muitos casos no Brasil e eu amo o meu país, existem casos de racismo, homofobia, machismo, corrupção, e todos esses problemas não quer dizer que não tenha que amar o meu país, que eu não possa gostar da Argentina. Eu gosto, amo o Brasil e que fique bem claro que talvez eu quis me expressar de um caso específico”, continuou o treinador.

“Estou triste e decepcionado com tudo o que aconteceu porque não foi fácil para mim chegar, depois de perder o jogo, e o meu time, com a minha responsabilidade de jogar do jeito que jogou e perder, não é fácil chegar em uma coletiva e responder uma pergunta e que tudo seja perfeito. Portanto, queria deixar isso bem claro para vocês. Dizer mais uma vez: estamos com o Vini. O Flamengo apoia todas as causas do Vini, sempre. Queria esclarecer porque fiquei bem triste com toda a repercussão e vocês me conhecem bem. Tudo bem, espero que isso tenha esclarecido o meu pensamento sobre esse caso e bola para frente, vamos lá”, finalizou.

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

Rio Novo tem linhas interestaduais paralisadas após decisão judicial; ANTT revoga ato anterior da SUPAS

0

[ad_1]

Decisão da agência determina interrupção dos serviços Cuiabá (MT) –Marabá (PA) e Guarantã do Norte (MT) –Teresina (PI), que operavam em caráter sub judice

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou a paralisação de duas linhas interestaduais operadas pela empresa Rio Novo Transportes e Turismo em cumprimento a decisão judicial. A medida consta na Decisão SUPAS nº 292, de 12 de fevereiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23).

De acordo com o ato, a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) revogou a Decisão SUPAS nº 594/2024, que havia autorizado, em caráter sub judice, a operação das linhas:

  • Cuiabá (MT) – Marabá (PA)

  • Guarantã do Norte (MT) – Teresina (PI)

  • respectivas seções intermediárias

A paralisação passa a valer a partir de 10 de fevereiro de 2026.

A decisão da ANTT cumpre determinação proferida na Apelação Cível nº 1005633-52.2024.4.01.3400.

A expressão sub judice indica que a autorização estava condicionada ao resultado de processo judicial. Ou seja, a empresa operava as linhas por força de decisão provisória, enquanto o mérito da ação ainda era analisado pela Justiça. A ANTT apelou da decisão e conseguiu derrubar a autorização concedida pela justiça. Com o novo desdobramento judicial, a agência reguladora revogou o ato que sustentava a operação.

A empresa Rio Novo Transportes e Turismo, fundada em 1992, está localizada em Cuiabá (MT).

A decisão é assinada pelo superintendente da SUPAS, Juliano de Barros Samôr, e entra em vigor na data de sua publicação.

Veja a seguir a relação dos mercados que estavam autorizadoe pela Decisão 594/2024:

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

E-Trol do BRT-ABC já circula conectado à rede em testes. Novo corredor será inaugurado até outubro de 2026

0

[ad_1]

Veículo é considerado inovador no Brasil e conceito já é amplamente utilizado na Europa, funcionando tanto conectando à rede de fios como só com baterias com carregamento enquanto se movimenta

ADAMO BAZANI / YURI SENA

O E-Trol, novo tipo de ônibus no Brasil, que vai circular comercialmente de forma inédita pelo corredor do BRT-ABC, já está realizando testes oficiais de campo conectado à rede de fiação. Neste último sábado, 21 de fevereiro de 2026, o Diário do Transporte acompanhou parte dessas avaliações na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Enquanto o BRT-ABC ainda está em construção, o veículo realiza operações experimentais em trechos do Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus, tradicional na região, inaugurado em 1986.

A circulação do E-Trol indica que deve ser cumprido o prazo prometido de inauguração do novo sistema de corredor entre o ABC Paulista e a capital até outubro de 2026. Entretanto, vale lembrar que esta data representa um atraso de mais de três anos em relação às previsões iniciais de abertura do sistema, que eram entre o fim de 2022 e o início de 2023. O Diário do Transporte visitou uma das estações em construção, no limite entre as cidades de São Bernardo do Campo e Santo André.

Relembre:

VÍDEO EXCLUSIVO: Veja como é uma das estações do BRT-ABC, em obras, no sistema de corredores de ônibus elétricos

O E-Trol apresenta um conceito inovador no Brasil, mas já amplamente utilizado em outros países, especialmente na Europa, onde essa tecnologia é chamada de IMC (In-Motion Charging), que significa carregamento enquanto o veículo se movimenta. O modelo funciona tanto conectado à rede aérea de fiação, como um trólebus tradicional, quanto pode percorrer longos trechos utilizando apenas baterias de armazenamento de energia. Entre as vantagens, está o fato de que, por possuir menos baterias, esses veículos custam em média 30% menos do que ônibus totalmente elétricos a bateria.

Isso ocorre porque a bateria é um dos componentes mais caros de um veículo elétrico. Como o E-Trol recarrega enquanto está conectado à fiação, necessita de um banco menor, já que sua demanda de armazenamento também é reduzida. Além disso, o veículo é mais leve, pois o peso dos pantógrafos — hastes que fazem a conexão com a rede elétrica —, embora relevante, é inferior ao de um conjunto completo de baterias de um ônibus 100% elétrico.

Esse conjunto também proporciona maior eficiência energética e custos operacionais mais baixos. Inicialmente, o BRT ABC teria toda a frota de 92 ônibus superarticulados de 21,5 metros operando exclusivamente com o E-Trol. No entanto, para garantir maior segurança operacional, a Next Mobilidade optou por uma composição com 72 veículos desse tipo e 20 ônibus totalmente elétricos a bateria.

Todos os veículos terão 21,5 metros de comprimento e capacidade para mais de 160 passageiros cada. O modelo pode ser adotado em outros sistemas do Brasil, desde que haja interesse de operadores e gestores públicos. Outra vantagem é que, como o carregamento ocorre durante a operação, as garagens não precisam de grandes estruturas de recarga, podendo até dispensar completamente equipamentos como carregadores, subestações e conversores.

A potência também é melhor distribuída, já que não há necessidade de concentrar o carregamento em um único ponto, permitindo que a energia seja fornecida ao longo de todo o trajeto. O BRT ABC deve ter 17,5 km de extensão e ligar as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul à capital paulista, por meio dos terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona sudeste.

BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)

  • Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
  • Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
  • Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
  • Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
  • Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
  • Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
  • Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
  • Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
  • Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Expresso Guanabara é autorizada pela ANTT a realizar operação simultânea entre Teresina e Natal

0

[ad_1]

Medida da SUPAS permite integração operacional de duas linhas interestaduais no trecho entre Piauí e Rio Grande do Norte

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Expresso Guanabara a realizar operação simultânea de duas linhas interestaduais no trecho entre Teresina (PI) e Natal (RN). A decisão consta na Decisão SUPAS nº 305, de 13 de fevereiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União.

O ato foi assinado pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, Juliano de Barros Samôr, com base na Resolução nº 5.818/2018 e na Resolução nº 5.976/2022, e no processo administrativo nº 50505.010028/2026-90.

A autorização permite a operação simultânea das seguintes linhas:

A simultaneidade será aplicada especificamente no trecho Teresina (PI) – Natal (RN).

Na prática, a medida possibilita que os serviços compartilhem a operação nesse segmento, o que pode representar racionalização de frota e melhor aproveitamento operacional, desde que mantidas as condições regulatórias estabelecidas pela ANTT.

De acordo com o parágrafo único do Art. 1º da decisão, cabe à autorizatária manter os quadros de horários das linhas envolvidas sempre atualizados e compatíveis entre si. O descumprimento pode resultar em sanções e medidas administrativas previstas em resolução.

A decisão entrou em vigor na data de sua publicação.

Alexandre Pelegi – jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Arrascaeta faz 100° gol, Flamengo vence Madureira e abre boa vantagem na semi do Carioca

0

[ad_1]

Passada a “ressaca” pela derrota para o Lanús na ida da CONMEBOL Recopa, o Flamengo abriu vantagem importante na semifinal do Campeonato Carioca. Neste domingo (22), no Maracanã, o Rubro-Negro recebeu o Madureira e venceu por 3 a 0 no jogo de ida.

E um dos gols foi especial. Ídolo da torcida, Arrascaeta balançou as redes pela centésima vez com o manto rubro-negro. E quem abriu o placar foi outro uruguaio: De La Cruz, enquanto Luiz Araújo fechou a conta no Maraca.

Com o resultado, o Flamengo pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta que avança à final do Estadual. Já o Tricolor Suburbano, precisará de no mínimo quatro bolas na rede se quiser eliminar o Rubro-Negro.

O jogo de volta entre os times está marcada para o dia 2 de março, novamente no Maracanã, às 21h (de Brasília). Quem avançar, terá pela frente na final o vencedor de Fluminense x Vasco.

Também neste domingo, o Flu largou na frente e, no Nilton Santos, venceu o Cruzmaltino por 1 a 0, com gol de Serna.

O jogo

Em meio às decisões já neste início da temporada, o técnico Filipe Luís escalou um time alternativo para o duelo. Mas ainda assim com muitas estrelas, como Pedro, que liderou o ataque.

E a superioridade técnica naturalmente levou o Rubro-Negro ao domínio em campo, mas o placar continuou zerado no primeiro tempo.

Somente após a volta do intervalo o Flamengo conseguiu enfim estufar as redes. E o primeiro gol saiu dos pés de De La Cruz, que aos 7 minutos aproveitou sobra na entrada da área e acertou um chute certeiro para fazer 1 a 0.

O placar foi ampliado aos 18, após Samuel Lino ser derrubado na área e o árbitro marcar pênalti depois de ir ao monitor do VAR. Arrascaeta assumiu a responsabilidade da cobrança e fez o seu 100° gol pelo Flamengo.

Já nos minutos finais, Luiz Araújo também deixou o seu e desencantou na temporada pelo Flamengo, definindo a vitória no Maracanã.

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Madureira:

[ad_2]

Fonte

Barcelona decide no primeiro tempo, derrota Levante e reassume liderança de LALIGA

0

[ad_1]

O Barcelona reassumiu a liderança de LALIGA ao vencer o Levante por 3 a 0 neste domingo, no Camp Nou, pela 25ª rodada.

O resultado foi favorecido pela derrota do Real Madrid para o Osasuna, no sábado, e colocou o time comandado por Hansi Flick na ponta da tabela, com 61 pontos, um a mais que o rival.

Já o Levante acumulou a terceira derrota seguida e permanece na vice-lanterna, com 18.

O jogo

Com novidades entre os relacionados, como os retornos de Rashford e Pedri após período afastados por lesão, o Barcelona dominou desde os primeiros minutos e abriu o placar aos quatro.

Eric García avançou pela direita e cruzou rasteiro, encontrando Bernal, que se antecipou à marcação e desviou na primeira trave para balançar a rede.

O Levante tentou responder em transição rápida e levou perigo aos 14, quando Iván Romero acionou Olasagasti em profundidade, mas Joan García evitou o empate com boa defesa.

O controle catalão se transformou em vantagem maior aos 31, quando João Cancelo levantou na área e Frenkie de Jong apareceu livre para finalizar e ampliar.

Na etapa final, o Barcelona manteve a posse de bola e administrou o resultado com tranquilidade. Dani Olmo e Raphinha participaram das principais ações ofensivas, enquanto o Levante recuou suas linhas e concentrou esforços na defesa para tentar evitar um placar mais elástico.

O time catalão, no entanto, conseguiu fechar o placar aos 35. Fermín Lopez recebeu na entrada da área, puxou para o pé esquerdo e fez um bonito gol para selar o triunfo, não antes de Nacho Perez, de 17 anos, fazer sua estreia no profissional do Levante no Camp Nou.

Próximos jogos do Barcelona:

Próximos jogos do Levante:

[ad_2]

Fonte

MetrôRio registra cerca de 3,6 milhões de embarques durante os seis dias de operação especial

0

[ad_1]

Foto: Divulgação/MetrôRio

Estação mais movimentada foi Central do Brasil, com mais de 280 mil entradas; número de pagamento por aproximação foi de mais de 875 mil embarques em todo o sistema metroviário

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O MetrôRio registrou cerca de 3,6 milhões de embarques de passageiros durante os seis dias de operação especial de carnaval, com funcionamento 24 horas do sistema metroviário. Entre sexta (13/02) e Quarta-feira de Cinzas (18/02), as estações de maior movimento durante a folia foram a Central do Brasil/Centro (280 mil embarques), Botafogo (220 mil embarques), Carioca (210 mil embarques), Jardim Oceânico (205 mil embarques) e Pavuna (177 mil embarques). Já o dia de maior movimentação de passageiros foi o sábado (14/02), com mais de 675 mil embarques em todo o sistema.

O pagamento por método NFC (Near Field Communication), por sua vez, teve registro de mais de 875 mil embarques durante todo o período de folia. O número de uso da tecnologia por aproximação, representa 26,3% dos passageiros pagantes, superando o registro de pagamento com cartão unitário (8,4%). O recorde de pagamento por aproximação este ano foi no domingo (15/02), com 210 mil embarques realizados.

Neste sábado (21/02), a partir das 5h da manhã, o MetrôRio volta a funcionar 24h para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs na Sapucaí. A concessionária orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.

Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária neste link.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte