15 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 04:21
Publicidade
Home Blog Page 146

Entorno do DF e Goiás terão mais linhas de ônibus com novas autorizações, algumas aguardadas há anos pela população

0

[ad_1]

Entre as empresas que farão os trajetos estão UTB, Bruno Tur, Ouro Preto e José Carlos Oliveira Transportes

ADAMO BAZANI

A AGR (Agência Goiana de Regulação) aprovou a criação de novas linhas de ônibus entre Goiás e o Distrito Federal.

Além disso, foi aprovada a regularização de serviços que estavam sendo operados em caráter precário.

As deliberações foram publicadas nesta semana e, logo após a emissão de ordens de serviço às companhias de transportes, as operações começam.

Algumas linhas são aguardas há anos pela população e as decisões se referem a chamamentos públicos realizados entre

– Novo Gama x Cidade Ocidental, via BR-040, DF-290 e ABC (UTB – União Transporte Brasília Ltda);

– Novo Gama a Valparaíso de Goiás I, via BR-040 e DF-290 (UTB – União Transporte Brasília Ltda);

Valparaíso de Goiás II à Cidade Ocidental, via BR-040, GO-521 e ABC (UTB – União Transporte Brasília Ltda);

–  Goiânia x Aragarças, via Iporá e Piranhas (Bruno Tur Transporte e Turismo Ltda);

– Aragarças x Baliza, via Bom Jardim de Goiás (Bruno Tur Transporte e Turismo Ltda.);

– Corumbá x Cocalzinho (Viação Ouro Preto);

– Rio Verde x Aragarças, via Montividiu e Iporá (José Carlos Oliveira Transportes Brasil Ltda);

– Goiânia a Aragarças, via Iporá e Piranhas José Carlos Oliveira Transportes Brasil Ltda)

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Os laços familiarem que unem técnico do Chelsea a rival na Copa da Inglaterra e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

A partida desta sexta-feira (13) entre Hull City e Chelsea, pela Copa da Inglaterra, será especial para o atual comandante dos Blues. O MKM Stadium será um cenário familiar para Liam Rosenior, que passou cinco anos no clube como jogador antes de retornar como treinador principal em 2022.

Ao assumir o comando no meio da temporada, estabilizou o desempenho e conduziu o Hull ao 7º lugar na Championship. Apesar do progresso, foi demitido após ficar por pouco fora dos playoffs.

Agora, ele retorna ao mesmo local, que tem muita ligação emocional não apenas com ele, como para toda sua família.

“O Hull City é muito especial para mim. Minha avó era sócia-torcedora com cadeira cativa. Minha família estará lá, porque o clube significa muito para mim por várias razões. Espero que possamos fazer um grande jogo, vai ser incrível voltar”, iniciou, em entrevista na véspera do confronto.

“Sem o Hull, sem a experiência de estar lá como jogador e como treinador, eu não estaria sentado aqui hoje. Tenho muito a agradecer ao clube e vivi momentos incríveis lá, tanto como jogador quanto como técnico. É muito bom ver que eles estão indo tão bem na liga. É um grande clube, com grandes pessoas, grandes torcedores, uma grande cidade. Vai ser emocionante para mim voltar”.

Mas apesar das emoções envolvidas, não haverá lealdade dividida por parte do novo técnico do Chelsea. Ele espera um confronto difícil em Hull e não pretende tratar a partida de forma diferente por se tratar da FA Cup, por ser contra um adversário da Championship ou por suas conexões pessoais com o clube.

“Vai ser um jogo difícil e eu quero ir bem nessa competição. Não vejo de forma diferente de um jogo da Premier League ou da Champions League“.


Tênis, futebol e muito mais!

O Disney+ Premium tem outros eventos nesta sexta-feira (13).

Destaque para o tênis, que começa às 9h (de Brasília) com o ATP 500 de Roterdã e continua com o WTA 1000 de Doha, o ATP 500 de Dallas e o ATP 250 de Buenos Aires.

O futebol será movimentado e, além do jogo entre Hull City e Chelsea, com o Benfica no Campeonato Português, e o Milan no Campeonato Italiano.

O basquete começa às 20h (de Brasília) com o jogo entre Flamengo x São José na NBB e às 21h (de Brasíleira) com o primeiro dia do All Star Weekend da NBA.

[ad_2]

Fonte

Tombamento de micro-ônibus paraguaio várias vítimas na BR-277, em Irati (PR)

0

[ad_1]

Veículo levava cerca de 23 ocupantes; ocorrência provocou interdição e registrou óbito e feridos em estado grave

ARTHUR FERRARI

Um micro-ônibus com placas do Paraguai tombou na noite desta quinta-feira (12) no km 254 da BR-277, em Irati (PR), causando a morte de ao menos uma pessoa e deixando vários feridos. O acidente ocorreu por volta das 20h15, em trecho da rodovia localizado na região central do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso chegou ao conhecimento da corporação após um usuário da estrada relatar que presenciou o momento em que o veículo tombou sobre a pista. O coletivo transportava aproximadamente 23 ocupantes.

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da concessionária responsável pelo trecho foram deslocadas para prestar socorro às vítimas. Pelo menos cinco pessoas foram resgatadas em estado grave, segundo informações iniciais de atendimento.

Durante os trabalhos de resgate e remoção, a rodovia precisou ser totalmente interditada nos dois sentidos. Houve registro de congestionamento de cerca de três quilômetros, sem previsão imediata de liberação naquele momento. Posteriormente, o tráfego passou a operar em sistema pare e siga para viabilizar o atendimento da ocorrência e a realização de procedimentos periciais.

As circunstâncias que levaram ao tombamento ainda não foram esclarecidas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Probabilidade de El Niño supera 60% entre setembro e novembro deste ano, mostra NOAA

0

[ad_1]

A probabilidade de formação de um El Niño supera 60% no trimestre setembro–outubro–novembro de 2026, segundo a mais recente atualização da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta quinta-feira (12). Os modelos climáticos indicam que, após a transição da La Niña para a fase neutra nos próximos meses, as chances de aquecimento do Pacífico equatorial aumentam no segundo semestre.

Atualmente, o Pacífico equatorial ainda apresenta características de La Niña. Em janeiro, o índice Niño-3.4 — que mede a temperatura da superfície do mar em uma área-chave do oceano — registrou -0,9°C, indicando águas mais frias que o normal. No entanto, o fenômeno vem perdendo intensidade.

A previsão oficial aponta que a La Niña deve dar lugar a uma fase neutra entre fevereiro e abril de 2026, com 60% de probabilidade. Essa neutralidade tende a predominar durante o verão do Hemisfério Norte (entre junho e agosto), quando a chance de permanência dessa condição é de 56%.

É justamente após esse período que cresce o sinal para o possível retorno do El Niño. O gráfico divulgado pela NOAA mostra aumento gradual das probabilidades do fenômeno ao longo do segundo semestre, superando tanto a La Niña quanto a neutralidade nos cenários mais avançados do ano.

Apesar da tendência, a agência destaca que as previsões feitas nesta época do ano costumam ter maior margem de erro. Ainda assim, os modelos indicam aquecimento das águas abaixo da superfície do Pacífico, um dos sinais que podem anteceder a instalação do El Niño.

O El Niño é caracterizado pelo aquecimento de pelo menos 0,5°C acima da média na região central do Pacífico equatorial, acompanhado por mudanças na circulação dos ventos e no padrão de chuvas. Quando se estabelece, o fenômeno pode influenciar o clima em várias partes do mundo, alterando regimes de precipitação e temperatura. Assim, embora a transição imediata seja para a fase neutra, o cenário mais observado pelos meteorologistas agora é a possível formação de um El Niño até o fim de 2026.

[ad_2]

Fonte

Piracicabana recebe 15 ônibus off-road BUSSCAR EL BUSS FT

0

[ad_1]

Coletivos são destinados a operações em zonas rurais e estradas sem pavimentação

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A BUSSCAR realizou a entrega de uma frota composta por 15 ônibus off-road EL BUSS FT, desenvolvidos especialmente para atender às demandas operacionais da Piracicabana. Os veículos foram projetados para aplicação rural e operação em estradas sem pavimentação.

A carroceria mais alta, combinada com a suspensão de molas metálicas, proporciona robustez estrutural, maior altura livre do solo e capacidade de transpor irregularidades como buracos, valetas, trilhas de terra e terrenos acidentados.

Como complemento estrutural, o modelo recebeu um amplo conjunto de proteções e reforços, incluindo protetor de cárter com proteção do radiador, rebocadores dianteiro e traseiro, suporte frontal para guincho e escorregadores de balsa posicionados na dianteira e traseira, nas laterais, no entre eixos e sob o bagageiro traseiro, assegurando maior proteção dos componentes em situações de contato com o solo. O projeto incorpora ainda proteções inferiores sob os para-choques dianteiro e traseiro, além de para-choques tripartidos e elevados, que ampliam os ângulos de ataque e saída. Complementando o conjunto, o modelo conta com puxador de cabo de aço em formato “J”, com capacidade de 20 toneladas, instalado abaixo do bagageiro traseiro.

O interior foi configurado para 47 lugares, com poltronas Class Soft revestidas em vinil, material que oferece maior resistência ao desgaste, facilidade de limpeza e proteção contra poeira e umidade, contribuindo para a durabilidade dos componentes internos e as poltronas contam com apoio de braço lateral escamoteável, apoio de pés com balancim, tomada USB individual e cinto de segurança abdominal retrátil em todos os assentos do salão.

O salão dispõe ainda de porta-pacotes numerados, painéis de serviço individuais e iluminação em LED na cor cristal instalada no corredor, abaixo das poltronas, proporcionando melhor visibilidade e segurança no deslocamento interno, inclusive em operações noturnas.

Atendendo aos critérios de acessibilidade, o veículo possui dois lugares reservados para pessoas com deficiência, devidamente sinalizados com identificação tátil nos assentos reservados e equipados com cintos de segurança retráteis de três pontos. O conjunto é complementado por elevador para cadeirantes.

Como diferencial para operações de longa duração, o modelo conta com móvel com sistema de refrigeração, bebedouro elétrico com capacidade de 100 litros, armário dedicado para equipamentos eletrônicos e preparação para instalação de marmibox, permitindo a instalação futura de um equipamento destinado ao transporte e/ou aquecimento de refeições (marmitas), sem necessidade de grandes adaptações na carroceria.

O El Buss FT off-road foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721, com classe de emissão Euro 6. A tecnologia representa um avanço importante em eficiência e sustentabilidade, promovendo a redução significativa das emissões de poluentes, como óxidos de nitrogênio e material particulado, e contribuindo para uma operação mais limpa e alinhada às práticas de responsabilidade ambiental, sem comprometer a robustez exigida em aplicações off-road.

Atendendo às necessidades específicas da Piracicabana, a frota recebeu ainda ar-condicionado de teto Frio, com sistema de renovação de ar, dois tetos solares e isolamento reforçado, garantindo maior vedação contra poeira ao longo de toda a extensão da carroceria.

Confira mais imagens do EL BUSS FT:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Assinatura de renovação, aumento para comissão e imersão no Carnaval: os próximos passos de Ancelotti na seleção brasileira

0

[ad_1]

Carlo Ancelotti terá uma vida agitada nos próximos dias, em uma agenda que inclui desde curtir o Carnaval em três cidades diferentes e a também assinar a renovação de contrato com a CBF.

Conforme antecipado pela ESPN em dezembro, o técnico italiano tem um acordo para continuar no comando da seleção brasileira por no mínimo mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2030.

O acerto costurado entre direção da CBF e Ancelotti não prevê aumento salarial a ele, já dono do maior valor pago a um treinador da história da seleção: 10 milhões de euros anuais, pouco mais de R$ 5 milhões mensais.

Pelo novo contrato, porém, haverá reajuste aos quatro integrantes da sua comissão técnica (os auxiliares Paul Clement e Francisco Mauri, o preparador físico Mino Fulco e o analista de desempenho Simone Montanaro).

Mas, antes de colocar a assinatura no papel, o que deve acontecer antes de 16 de março, dia da convocação para os amistosos de março, contra França e Croácia nos Estados Unidos, Ancelotti fará uma imersão no Carnaval brasileiro.

A primeira parada é nesta sexta-feira (13), em Salvador. No dia seguinte, o italiano conhecerá o Anhembi, onde assistirá os desfiles das escolas de samba de São Paulo. No domingo (15), a experiência será na Sapucaí do Rio de Janeiro, dentro do camarote da CBF.

Ancelotti, vale lembrar, é o principal garoto-propaganda da Brahma, tradicional parceira da CBF, para o ano da Copa do Mundo. É comum ver a imagem do técnico em comerciais da cervejaria, ao lado de Ronaldo Fenômeno, que foi seu jogador no Milan.

Após a “folia controlada”, Ancelotti e CBF devem firmar o acordo para a renovação, como combinado há semanas. A intenção é que o italiano anuncie os convocados para os últimos amistosos antes da Copa já de contrato novo.

[ad_2]

Fonte

Prefeitura de Uberlândia (MG) notifica viações e cobra regularização de benefícios a motoristas

0

[ad_1]

Foto: Marcel Fagundes/Ônibus Brasil (Meramente ilustrativa)

Órgão municipal exige cumprimento imediato de obrigações trabalhistas para evitar interrupção no atendimento à população

ARTHUR FERRARI

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) notificou, na quarta-feira (11), as concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo municipal — Autotrans, São Miguel e Sorriso de Minas — para que regularizem de forma imediata o pagamento do ticket-alimentação dos motoristas.

A medida foi adotada após a circulação de informações sobre possível paralisação das atividades. Além da quitação do benefício, a pasta determinou que as empresas adotem providências imediatas e definitivas para normalizar todas as obrigações trabalhistas e assegurar a continuidade do serviço, sem qualquer interrupção.

Segundo os contratos de concessão, cabe exclusivamente às operadoras o pagamento de salários, encargos e demais compromissos vinculados à execução do transporte público. O eventual descumprimento poderá resultar na aplicação de penalidades previstas contratualmente e na legislação, incluindo multas e abertura de processos sancionatórios.

A secretaria informou ainda que os repasses financeiros da Prefeitura às empresas, referentes ao mês em curso, já foram efetuados. Dessa forma, o poder público considera inadmissível que eventuais falhas contratuais sejam transferidas aos passageiros ou aos trabalhadores do sistema.

De acordo com a Settran, serão adotadas todas as medidas necessárias para garantir a prestação adequada do serviço à população.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Altamira (PA) terá ônibus circulando exclusivamente para atender público do Altafolia 2026

0

[ad_1]

Evento no Anel Viário deve reunir 45 mil pessoas entre 14 e 17 de fevereiro e contará com seis veículos atendendo bairros da cidade

ARTHUR FERRARI

A Prefeitura de Altamira (PA) vai disponibilizar transporte coletivo durante os quatro dias do Altafolia 2026, programado para ocorrer entre 14 e 17 de fevereiro no Anel Viário do município. A expectativa é de que 45 mil foliões participem da 20ª edição do carnaval, considerado o maior da região do Xingu.

A operação será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc) e pelo Departamento Municipal de Transporte Público (DMTP). Ao todo, seis ônibus circularão por diferentes regiões da cidade, com atendimento direto aos bairros Água Azul, Buriti, Bonanza, Cidade Nova, Mexicano e São Domingos.

As saídas do Anel Viário em direção aos bairros ocorrerão diariamente às 20h, 21h, 22h e 23h. A tarifa será de R$ 3 para passagem inteira e R$ 1,50 para meia. O pagamento poderá ser feito em dinheiro, Pix, cartão de débito ou crédito.

Segundo a administração municipal, a medida busca organizar o fluxo urbano, reduzir o número de veículos no entorno da festa e minimizar riscos de sinistros de trânsito.

Estrutura e programação

O Altafolia 2026 será realizado no Anel Viário de Altamira (PA) e contará com cinco blocos carnavalescos: “Endoida”, “Extravassa”, “Inclusão”, “Me Beija” e “Os Caça Cachaça”.

A estrutura inclui arquibancadas com capacidade aproximada para 1.345 pessoas, 60 camarotes e uma praça de alimentação com 60 estandes destinados à venda de alimentos, bebidas e acessórios. O trio elétrico terá 6,20 metros de altura e mais de 20 metros de comprimento.

A programação musical prevê atrações nacionais e regionais. No dia 14 de fevereiro se apresenta a banda Forró Di Luxo, criada em 2021 em Santarém (PA). Em 15 de fevereiro sobe ao palco o grupo Ara Ketu, fundado em 1989 em Salvador (BA). No dia 16 será a vez da banda Banana com Cevada, criada em 2002 em Goiânia (GO) e retomada em novembro de 2024. Encerrando a programação, em 17 de fevereiro, se apresenta Viviane Batidão, artista natural de Santa Izabel do Pará (PA).

O carnaval de Altamira havia deixado de ser realizado diretamente pelo poder público após 2016. Em 2017, ocorreu por meio de empresa terceirizada em parceria com a Liga dos Blocos. Entre 2018 e 2024, não houve realização do evento. A retomada aconteceu em 2025.

O Altafolia 2026 é promovido pela Prefeitura de Altamira e pelo Instituto de Ciências da Arte, Cultura e Esporte da Amazônia (Icacea), com apoio do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Secretaria de Turismo do Pará (Setur) e do Governo do Pará.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linhas 11-Coral, 12-Safira e Expresso Aeroporto têm mudanças nas operações neste final de semana (14 e 15)

0

[ad_1]

CPTM terá nova etapa de manutenções programadas ao longo da via férrea

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste final de semana, 14 e 15 de fevereiro de 2026, as linhas da CPTM sofrem mudanças na operação durante uma nova etapa de manutenções programadas ao longo da via férrea.

Confira:

Sábado (14)

Linha 12-Safira:

– Das 21h até o fim da operação, os trens circularão em via única entre as estações Calmon Viana (plataforma 4) e Aracaré (plataforma 2) para a equipe de manutenção realizar pintura da passarela da região.

– Das 23h30 até o fim da operação, a circulação de trens também ficará em via única entre as estações Jardim Romano (plataforma 2) e Eng. Manoel Feio (plataforma 2) para a continuação da pintura da passarela e manutenção de equipamento de via (AMV).

Domingo (15)

Linha 11-Coral:

– Das 21h até o fim da operação, os trens irão circular em via única na Estação da Luz (plataforma 3) para a realização de serviço de restauração entre as estações Luz e Brás.

Serviço Expresso Aeroporto:

– O intervalo do Expresso Aeroporto será de 1h durante toda a operação. Além disso, das 21h às 24h, os trens chegam e partem da plataforma 8 da estação do Brás, devido à restauração da torre da Estação da Luz.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Hugo Souza pega pênalti e salva contra o Bragantino, Corinthians vence a primeira no Brasileirão e deixa o Z4

0

[ad_1]

O Corinthians enfim somou os primeiros pontos no Brasileirão. Nesta quinta-feira (12), pela 3ª rodada, o Timão recebeu o Red Bull Bragantino e venceu por 2 a 0.

Gabriel Paulista voltou a estufar as redes pelo Alvinegro após o título da Supercopa Rei e abriu o placar, enquanto Matheus Bidu ampliou. Mas o goleiro Hugo Souza também teve a sua parcela no resultado e pegou um pênalti no segundo tempo.

Com o resultado, o Timão venceu a primeira nesta Série A e também deixou o Z4. Mas vale lembrar que o Corinthians ainda tem um jogo a menos, uma vez que o duelo com o Athletico-PR foi atrasado por conta da Supercopa.

Já o Massa Bruta, que tinha 100% de aproveitamento com duas vitórias seguidas, perdeu a invencibilidade no Brasileirão, mas segue nas primeiras posições da tabela.

O jogo

O primeiro tempo começou com domínio do Massa Bruta, que pressionou o Corinthians na Neo Química Arena nos 20 minutos iniciais.

Aos poucos, o Timão foi crescendo em campo e criando oportunidades. Mas o volume ofensivo só deu resultado no segundo tempo.

Logo aos 2 minutos, Garro cobrou escanteio e Gabriel Paulista testou firme para o fundo das redes. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

O Bragantino ainda teve a chance de deixar tudo igual em Itaquera, após Pitta finalizar, e a bola bater no braço de Gustavo Henrique dentro da área, e o árbitro assinalar pênalti.

O camisa 9 do Massa Bruta foi para a cobrança, mas a estrela de Hugo Souza brilhou, e o arqueiro do Timão defendeu.

E para afastar qualquer chance de ser surpreendido em casa, o Corinthians ampliou o placar e confirmou vitória por 2 a 0.

Aos 29, Yuri Alberto finalizou na área, Cleiton fez a defesa, e no rebote Bidu mandou para o fundo das redes e fechou o placar.

A partida também marcou a estreia do volante Allan, recentemente contratado junto ao Flamengo.

Classificação no Brasileirão:

  • Corinthians: 12° colocado, com 3 pontos

  • Red Bull Bragantino: 5° colocado, com 6 pontos

Próximos jogos do Corinthians:

Próximos jogos do Red Bull Bragantino:

[ad_2]

Fonte