15.6 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 05:37
Publicidade
Home Blog Page 147

Nova linha liga o Distrito do Aguaçu ao Centro de Cuiabá (PR)

0

[ad_1]

Operação da linha R03 amplia mobilidade da zona rural, com três horários diários e ônibus equipados com ar-condicionado e wi-fi

YURI SENA

Entrou em operação na segunda-feira (9) a nova linha de transporte coletivo que conecta o Distrito do Aguaçu ao Centro de Cuiabá. Identificada como R03, a linha passa a oferecer uma opção direta de deslocamento para moradores da zona rural, com impacto na mobilidade e redução de custos para quem depende do transporte público.

A implantação do serviço contou com articulação da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, que atuou junto à gestão municipal para viabilizar a criação da linha. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, a iniciativa integra o compromisso da administração do prefeito Abilio Brunini com a ampliação do acesso ao transporte coletivo em regiões mais afastadas da capital.

De acordo com a secretária da pasta, coronel Francyanne Lacerda, a operação da nova linha representa um esforço do poder público para atender comunidades que enfrentam maiores dificuldades de deslocamento. Ela ressaltou que a expansão do sistema exige investimentos e subsídios, e que a equipe técnica segue avaliando alternativas para garantir a sustentabilidade do serviço.

O subprefeito do Distrito do Aguaçu, Vanderlei Alves, destacou que a linha direta ao Centro era uma reivindicação antiga dos moradores e reconheceu o apoio da primeira-dama Samantha Iris e do vereador Sargento Joelson na concretização do projeto. Segundo ele, a medida beneficia diretamente trabalhadores que dependem do deslocamento diário até Cuiabá, além de atender cerca de 27 comunidades da região.

A linha R03 opera com três viagens por dia. As saídas do Campo Aguaçu ocorrem às 5h, 11h e 18h, enquanto os retornos do Centro de Cuiabá estão programados para 6h25, 12h25 e 19h25, a partir do ponto localizado atrás da Igreja Matriz. Ao longo do trajeto, foram implantados 11 abrigos de ônibus para oferecer mais conforto aos usuários.

Os veículos são operados pela empresa VPar Transportes e contam com ar-condicionado, acesso à internet wi-fi, câmeras de segurança e sistema de monitoramento por GPS. O itinerário inclui vias e comunidades estratégicas, garantindo ligação direta entre o distrito e a capital.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Guerino Seiscento pede que CADE reprove a compra da Reunidas Paulista pela Piracicabana, do Grupo Comporte

0

[ad_1]

Petição foi protocolada nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, e o DIÁRIO DO TRANSPORTE NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO. Conselho do MJ vai analisar

ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira

A empresa de ônibus rodoviários Guerino Seiscento, de Tupã, no interior paulista, pediu ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão do MJ (Ministério da Justiça), que reprove a compra da Reunidas Paulista pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, liderado pela família do fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira.

A petição foi protocolada nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, e o DIÁRIO DO TRANSPORTE NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO.

Caso o CADE atenda integralmente ou parcialmente o pedido, o negócio corre o risco de não ser concretizado.

Como mostrou o Diário do Transporte, o órgão do Ministério da Justiça tornou público nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, o ato de concentração formado pela aquisição da Empresa Reunidas Paulista de Transportes Ltda pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte. A Piracicabana pede também para assumir a Expresso Fênix, outra empresa rodoviária da família Chedid, do interior de São Paulo.

Já pertencente a um braço da família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL e líder do Grupo Comporte, com o ato de concentração, a Reunidas Paulista passará ao controle majoritário da maior empresa do grupo atualmente, no segmento rodoviário.

Relembre:

A Guerino Seiscento argumenta ao CADE que o Grupo Comporte tem este perfil de incorporações e concentração de mercado. A ações do conglomerado da família de Constantino de Oliveira resultam em operações que representam domínio de 70% a até 100% em alguns itinerários.

Importante mencionar ainda o histórico de consolidação por parte do grupo econômico, ao qual se concentrará a empresa Reunidas Paulista, notadamente o Grupo Comporte, que ao longo dos anos vem promovendo atos de concentração das empresas do segmento de transporte de passageiros, especialmente as que tem atuação maciça no estado de São Paulo, promovendo a falta de concorrência e reserva de mercado nesse segmento. A análise do Ato de Concentração deverá analisar, considerando os demais que foram realizados ao longo do tempo, que evidenciam a concentração e reserva de mercado em grande parte do estado de São Paulo, inclusive com mercados que passarão a deter em grande parte 100% de atuação, e em tanto outros passará a dominar 70% da fatia de mercado.

No pedido, a Guerino Seiscento diz que a operação da Piracicabana nas linhas que eram de responsabilidade da Reunidas Paulista vai prejudicar a concorrência nos transportes rodoviários

O ato de concentração requerido pelas empresas Viação Piracicabana (Grupo CONSTANTINO -Comporte) e Reunidas Paulista revela-se altamente preocupante sob a ótica concorrencial, na medida em que tende a suprimir a concorrência em diversos mercados relevantes no Estado de São Paulo e, em muitos outros, reduzi-la de forma drástica. A operação, tal como estruturada, promove uma significativa alteração na dinâmica competitiva do setor de transporte rodoviário de passageiros, com potencial de gerar efeitos anticompetitivos duradouros.

Ainda de acordo com a argumentação da Guerino Seiscento, em muitas destas linhas da Reunidas, a Piracicabana já tem domínio de mercado. Isso poderia, ainda de acordo com a empresa de Tupã, resultar até mesmo no encarecimento das passagens para quem precisa viajar.

Em especial, observa-se que a Viação Piracicabana, ao assumir os mercados atualmente explorados pela Reunidas Paulista, passará a dominar parcela substancial do mercado, inclusive em rotas e regiões nas quais já detém posição relevante ou atua de forma consolidada. Essa sobreposição de operações resulta em elevação expressiva de participação de mercado, redução do número de competidores efetivos e enfraquecimento das pressões competitivas que hoje disciplinam preços, qualidade do serviço e incentivos à inovação. A concentração pretendida tende, portanto, a criar ou reforçar posição dominante em diversos mercados relevantes, aumentando o risco de práticas anticoncorrenciais, tais como aumento de tarifas, redução da qualidade dos serviços ofertados e limitação das opções disponíveis aos consumidores.

Ainda segundo pedido da Guerino Seiscento, a concentração não só prejudicaria uma concorrência já existente como desestimularia a entrada de novos operadores interessados em ampliar a oferta nas rotas cobertas pela Piracicabana e Reunidas.

Ademais, a elevada participação de mercado decorrente da operação pode  representar óbice à entrada ou expansão de novos concorrentes, agravando ainda mais o quadro de restrição concorrencial.

Explicitamente, o a empresa pede que o CADE impeça a assunção da Reunidas Paulista pela Piracicabana.

  1. a) o deferimento da habilitação da Guerino Seiscento Transportes S.A. como

terceira interessada;

  1. b) a rejeição do enquadramento pelo rito sumário;
  2. c) a reclassificação do Ato de Concentração para o rito não sumário;
  3. d) a realização de análise concorrencial aprofundada, considerando os efeitos

cumulativos das aquisições do Grupo Comporte;

  1. e) ao final, a reprovação do Ato de Concentração nº 08700.000725/2026-60.

ARGUMENTAÇÕES DA VIAÇÃO PIRACICABANA JUNTO AO CADE:

O Diário do Transporte teve acesso de forma exclusiva à petição, que foi protocolada nas última sexta-feira, 23 de janeiro de 2026.

De acordo com o documento, “A Operação consiste na proposta de aquisição, pela Piracicabana, da totalidade das quotas da Reunidas, de titularidade da Srª Aurivânia Constantino. Desta forma, a Operação se enquadra como um Ato de Concentração, de acordo com o Art. 90, II, da Lei 12.529/2011”.

Ainda de acordo com o documento, assinado pelo advogado Daniel Elias do Nascimento, ao qual o Diário do Transporte teve acesso, “A Operação, portanto, resulta da decisão da Vendedora de sair do mercado e da decisão da Compradora de investir na Empresa-Alvo, promovendo uma simples substituição do agente econômico titular do controle da Empresa-Alvo”

A defesa das duas empresas no negócio, tenta, no documento, obtido pelo Diário do Transporte, convencer o CADE que a compra não vai prejudicar concorrência no mercado.

“Embora relevante, não configura concentração capaz de prejudicar a concorrência, nem mesmo potencial, ainda mais considerando a estrutura regulatória de delegação, de operação e de precificação vigente no mercado, uma vez que a oferta e as tarifas são definidas e fixadas pelo próprio Poder Concedente, razão pela qual, a Operação não gera maiores preocupações concorrenciais, e, com a devida vênia, e no entender das Requerentes, a Operação deve ser analisada pelo Rito Sumário, e aprovada sem restrições”. – diz, de acordo com o documento obtido pelo Diário do Transporte.

No pedido, ao qual o Diário do Transporte tece acesso, a defesa apresenta um resumo das partes vendedora e compradora.

DAS PARTES DO ATO DE CONCENTRAÇÃO 2.

A Compradora é controlada pela Comporte Participações S.A., holding do grupo Comporte, conglomerado que reúne sociedades atuantes no segmento de transporte coletivo rodoviário de passageiros, urbano e intermunicipal, além de transporte metroferroviário e serviços correlatos (“Grupo Comporte”).

A Reunidas é uma empresa com sede em São Paulo, Brasil, fundada em 1948 e tem como principal atividade o transporte coletivo rodoviário de passageiros, principalmente no interior paulista como nas cidades de Araçatuba, Lins, Birigui, Penápolis e Campinas. – diz o documento ao qual o Diário do Transporte revela

No pedido, a defesa também cita a comunicação de solicitação ao CADE sobre a Expresso Fênix

De acordo com os parâmetros do Guia do CADE, mercados com HHI entre 1.500 e 2.500 são classificados como moderadamente concentrados. Em tais mercados, preocupações concorrenciais tendem a surgir quando a variação do HHI é superior a 100 pontos. No caso concreto, a variação estimada é significativamente inferior a esse patamar, o que reforça a inexistência de preocupações concorrenciais relevantes decorrentes da Operação. Para fins de completude e transparência, a Compradora informa que recentemente notificou a este CADE outra operação neste mesmo mercado. Trata-se da operação de compra, pela Compradora, da Rápido Fênix Viação Ltda. (“Fênix”). A Compradoradestaca que muito embora aquela operação e esta tratam do mesmo mercado, elas são completamente independentes. Além disso, é importante destacar que a Fênix opera somente no mercado da ARTESP e não há qualquer sobreposição entre linhas operadas pela Fênix, com a Compradora ou com a Vendedora. Adicionalmente, em termos de volume de vendas, a Fênix faturou no sistema ARTESP, em 2024, [Acesso Restrito à Compradora]. Desta forma, ainda que a operação com a Fênix seja aprovada por este CADE, sob o ponto de vista concorrencial, ela não gerará impactos na análise da presente Operação

PEDIDO DA GUERINO SESICENTO OBTIDO PELO DIÁRIO DO TRANSPORTE EM 12 DE FEVEREIRO DE 2026:

PEDIDO DA VIAÇÃO PIRACICABANA OBTIDO PELO DIÁRIO DO TRANSPORTE EM 28 DE JANEIRO DE 2026:

 

 

Principais Marcos da História da Reunidas Paulista:

  • Fundação (1948): Iniciou operações em Lins, SP, atendendo cidades da região Noroeste com uma frota inicial de 10 a 15 veículos.
  • Sede em Bauru (1952): A sede da empresa foi transferida de Lins para Bauru, consolidando sua operação no centro do estado.
  • Inovação Pioneira (1969): Em 25 de março de 1969, lançou o primeiro ônibus-leito, marcando a história do transporte rodoviário com tecnologia de ponta para a época.
  • Expansão e Transferência (1980): A empresa transferiu sua sede administrativa para Araçatuba para otimizar a gestão das rotas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Vereador solicita à Câmara Municipal de Piracicaba (SP) informações sobre possível infração da Lei do Silêncio por garagem de ônibus

0

[ad_1]

Moradores de condomínio relataram situações de incômodo com barulho no período entre 2h e 5h da manhã

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na última segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, o vereador Ary Pedroso Jr. solicitou ao poder executivo de Piracicaba (SP) informações sobre o barulho intenso e perturbação do sossego por movimentações na garagem de ônibus da operadora do transporte público, no bairro Sertãozinho.

De acordo com o parlamentar, moradores de um condomínio próximo da garagem relataram situações de incômodo com barulho, principalmente após o horário de silêncio.

O público registrou vídeos que mostram a atuação dos profissionais da empresa entre 2h e 5h da manhã, o que teria ocasionado barulho excessivo.

De acordo com a Câmara Municipal de Piracicaba, o vereador questionou quais medidas vêm sendo adotadas pelo Poder Público em relação ao problema no local, quantas fiscalizações com medições e avaliações sonoras foram realizadas na empresa.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Atlético de Madrid é ‘letal’ em goleada contra o Barcelona e abre vantagem na semifinal da Copa do Rei

0

[ad_1]

O Atlético de Madrid venceu o Barcelona por 4 a 0, nesta quinta-feira (12), no Estádio Metropolitano, no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei.

Os gols da partida foram marcados Eric García (contra), Antoine Griezmann, Ademola Lookman e Julián Álvarez.

O Barça recebe o Atléti na próxima terça-feira (3), às 17h (de Brasília), no Camp Nou, pelo segundo jogo da semifinal. Na outra perna, a Real Sociedad enfrenta o Athletic Bilbao, em casa, após vencer o primeiro jogo por 1 a 0.

Como foi o jogo?

O Atlético de Madrid goleou o Barcelona no primeiro tempo da semifinal, mesmo com 30% de posse de bola e sete finalizações para cada lado. Aos 6 minutos, Eric García recuou a bola para Joan García, mas o goleiro furou o domínio, deixando a bola entrar em sua própria meta. Já aos 14 , após rápido contra-ataque, Nahuel Molina recebeu na direita e ajeitou na medida para Antoine Griezmann, que dominou e bateu com categoria.

O Atleti teve novas chances para ampliar, mas parou em Koundé e no goleiro rival. Aos 32, em nova trama bem feita, Ademola Lookman recebeu o cruzamento rasteiro na área e marcou o terceiro. Julián Álvarez marcou um golaço aos 46, em belo chute de fora da área, abrindo quatro de vantagem antes do intervalo.

O segundo tempo poderia ter começado com uma reação do Barcelona. Aos 6 minutos, Cubarsí aproveitou a bola desviada em Lewandowski e chutou colocado para diminuir. Após sete minutos de revisão, porém, o gol do time catalão foi anulado.

A partida seguiu com menos intensidade, com poucas chances realmente perigosas para ambos os lados. A partida voltou a ficar animada na reta final. Eric García foi expulso por falta dura no campo de defesa, e, em seguida, uma pequena confusão se instaurou em campo. Cartões foram distribuídas, e os ânimos foram controlados. O Atléti se defendeu bem nos minutos finais, e o confronto terminou em goleada.

Próximos jogos do Atlético de Madrid:

Próximos jogos do Barcelona:

[ad_2]

Fonte

ANTT aprova reajuste de tarifas de ônibus semiurbanos do DF e entorno, mas valores não sobem agora para os passageiros

0

[ad_1]

Decisão se refere a contrato da Taguatur e aumento só vai ser aplicado depois de viação cumprir acordo com agência

ADAMO BAZANI

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, aumento de tarifas de linhas de ônibus semiurbanos do DF (Distrito Federal) e do entorno.

Mas atenção, os reajustes não serão de imediato para os passageiros e vão ser aplicados apenas sobre o contrato da Taguatur – Taguatinga Transporte e Turismo, de acordo com a agência.

Os valores maiores só vão ser aplicados depois da finalização de um acordo entre a ANTT e a companhia de ônibus, que prevê, entre outros pontos, melhorias no atendimento.

A decisão foi tomada em reunião da diretoria colegiada (1026ª  Redir – Reunião da Diretoria Colegiada, sob relatoria do diretor Severino Medeiros, e refere-se ao Contrato de Permissão nº 001/2015, operado pela empresa Taguatur).

Ainda de acordo com a ANTT, “caso todas as condicionantes sejam cumpridas, o coeficiente tarifário passará de R$ 0,147607 para R$ 0,164450 por passageiro-quilômetro, o que representa um aumento final de 11,411% em relação ao valor atualmente vigente. Esse percentual resulta da combinação de uma proposta de solução consensual em análise e do reajuste anual referente ao ano de 2025”.

A agência federal disse que chegou aos valores com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do preço do óleo diesel.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Tarifa dos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Curitiba (PR) é congelada em R$ 6,00

0

[ad_1]

Foto: Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba

Preço da passagem segue sem alterações no pagamento em dinheiro; para quem utiliza cartão Metrocard, valor sobe para R$ 5,90

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, a Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná) autorizou o congelamento do preço da tarifa de ônibus na Região Metropolitana de Curitiba.

O valor de R$ 6,00 permanece fixado para as passagens do transporte coletivo pagas em dinheiro.

Já as tarifas pagas com cartão Metrocard sofrem reajuste e os usuários passam a desembolsar R$ 5,90.

A Amep informou que a tarifa não era alterada desde 2024 e que as mudanças anunciadas consideram um cálculo anual que abrange despesas com funcionários, renovação da frota de ônibus, aumento no preço dos combustíveis e projeção de receita das empresas de transporte.

Os ônibus da Região Metropolitana de Curitiba circulam por 23 cidades e transportam aproximadamente 380 mil pessoas.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Carnaval tem metrô 24h e esquema ampliado para deslocamento ao Anhembi em São Paulo (SP)

0

[ad_1]

Estrutura inclui ônibus gratuitos, monitoramento por drones e reforço operacional entre 13 e 16 de fevereiro

ARTHUR FERRARI

O Metrô de São Paulo (SP) adotará um esquema especial de funcionamento durante o Carnaval, entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16), com operação ininterrupta em períodos estratégicos da madrugada, reforço de equipes e apoio ao deslocamento de passageiros para o Sambódromo do Anhembi.

Na virada de sexta-feira (13) para sábado (14), o sistema operará 24 horas. Durante a madrugada, as estações Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha, permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata funcionarão apenas para desembarque, com possibilidade de transferências entre todas as linhas metroviárias.

Já na madrugada de sábado (14) para domingo (15), todas as estações estarão abertas tanto para embarque quanto para desembarque. Também haverá integração com as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, operadas por concessionárias.

Na virada de domingo (15) para segunda-feira (16), o modelo será semelhante ao adotado na sexta-feira: embarque liberado apenas nas estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda durante toda a madrugada, enquanto as demais funcionarão exclusivamente para desembarque, mantendo-se as transferências entre as linhas.

Para facilitar o acesso ao Sambódromo do Anhembi, ônibus gratuitos do serviço Atende, da Prefeitura, partirão das estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda a partir das 18h e circularão durante todo o período dos desfiles, com frequência ajustada à demanda.

O plano operacional prevê ampliação do efetivo nas estações, reforço de segurança e de equipes de tráfego, além de aumento no número de funcionários nas bilheterias e nos equipamentos de autoatendimento. Haverá plantão técnico permanente e acompanhamento em tempo real pelo Centro de Controle de Segurança, com apoio de drones para monitoramento do fluxo de pessoas.

A companhia também informou que serão instaladas lixeiras extras, disponibilizados kits de primeiros socorros e posicionadas viaturas em pontos estratégicos próximos às áreas de maior concentração de público. Estão previstos bolsões de segurança, direcionamento de fluxo e acessos específicos para entrada e saída nas estações situadas na região central e nas imediações dos desfiles e blocos.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Diniz se irrita com pergunta de repórter sobre derrota do Vasco: ‘Você está ganhando hoje, comemora…’

0

[ad_1]

Técnico do Vasco, Fernando Diniz ficou na bronca com uma das perguntas dos jornalistas durante coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Bahia, nesta quarta-feira (11), em São Januário, pelo Brasileirão.

Diniz, que chegou à 20ª derrota nesta segunda passagem pelo Cruzmaltino, foi questionado sobre como se sente em meio à pressão por conta dos resultados e como o seu trabalho é avaliado internamente. E o comandante do clube carioca ficou visivelmente incomodado com a pergunta e subiu o tom nas resposta.

“Contra o Botafogo (no Carioca), a gente ganhou, quando a gente quer trazer os números, e é conveniente para colocar mais pressão como você (repórter) está fazendo, aí você traz, né? Não é a primeira vez que você faz isso. Eu estou aqui para ser pressionado mesmo. Os números são esses, mas você sabe que o rendimento, não era para ter esses números desde o ano passado”, começou por dizer.

“Eu vou sustentar, e eu acredito que o trabalho, os números vão mudar, o placar final do jogo vai mudar, é isso que eu espero. Da diretoria, eu não conversei nada, mas eu sou seguro daquilo que eu faço, quando tiver uma outra oportunidade, você vai trazer os números de novo, está sendo uma prática sua, tudo bem, estou aqui para responder e está tudo certo, está tudo bem”, prosseguiu.

“Já é a terceira ou quarta vez que você traz. Eu não vou discutir, eu estou respondendo, está tudo certo, tá? Você está ganhando hoje, comemora”, finalizou.

Em relação às vaias e xingamentos da torcida pelo resultado negativo, Diniz assumiu a responsabilidade e deu razão ao sentimento do torcedor.

“Sentimento de frustração total. O torcedor tem que estar bravo, chateado, tem que ter alguém para xingar, e o treinador é o maior responsável quando a equipe não ganha. Agora, a equipe produziu para ganhar, o Bahia chutou sete vezes, nós 20. A gente entrou no último terço do campo 51 vezes, a gente teve oportunidade suficiente para virar o jogo e não virou. Agora, se tem alguém para vaiar, eu que sou o cara para vaiar mesmo. Estou aqui para sustentar isso, dar a resposta mais positiva e o time começar a ganhar, senão a gente vai ser hostilizado mesmo, e eu vou ser o mais hostilizado e estou preparado para isso”, disse.

“O time tem que conseguir converter e não é de hoje, o Campeonato Brasileiro desse ano, converter as oportunidades em gol. O Bahia não teve nenhuma grande chance, a gente falhou na marcação no escanteio, eles fizeram uma jogada ensaiada e a gente tomou na hora, de maneira improvisada, não era uma jogada que estava mapeada pela gente, pelo Bahia, não fez essa jogada nos últimos 10 jogos. Pelo que a gente ficou sabendo, o Everton (Ribeiro) que combinou na hora, botou a bola e o cara (Juba) teve a felicidade de fazer o gol”, concluiu.

Em São Januário, o Vasco dominou as ações ofensivas contra o Bahia, mas os visitantes que levaram a melhor, com gol de Luciano Juba ainda no primeiro tempo. A derrota não foi nada boa para os cariocas, que entraram no Z4 do Brasileirão.

Próximos jogos do Vasco:

[ad_2]

Fonte

BUSSCAR entrega novo ônibus Panorâmico DD NB1 para PLATABUS, da Argentina

0

[ad_1]

Coletivo é montado sobre chassi Scania K450C B6x2 e transporta até 60 passageiros

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A BUSSCAR realizou a entrega de um novo ônibus Panorâmico DD NB1 para a PLATABUS, de Buenos Aires, Argentina.

A empresa presente no país vizinho atua no transporte para turismo, miniturismo, reuniões corporativas e viagens em grupo.

O Panorâmico DD NB1, montado sobre chassi Scania K450C B6x2, foi personalizado de acordo com as especificações do cliente, contando com 60 lugares, distribuídos em 48 poltronas Leito Turismo no salão superior e 12 poltronas Leito no salão inferior. O modelo conta com poltronas equipadas com viscoelástico, apoios de cabeça, braços, pernas e pés, múltiplas posições de ajuste, cintos de segurança de três pontos, além de porta-copos, porta-revista, gancho para lixo e numeração padrão com identificação em Braille.

A poltrona do motorista é equipada com sistema vibratório Isringhausen, amortecimento pneumático, cinto integrado e apoios de braço escamoteáveis. O veículo também possui ar-condicionado traseiro com filtro antipólen, além de dois tetos solares no salão superior, sendo um com exaustor e outro com ventilador.

Atendendo às normas do mercado argentino, o ônibus possui iluminação externa padrão Argentina, com lanternas delimitadoras frontais brancas e traseiras vermelhas, farol DRL e faróis auxiliares de neblina no para-choque dianteiro. Internamente, o projeto luminotécnico se destaca pela cromoterapia nos salões superior e inferior, iluminação de penumbra, lateral e indireta em LED, com predominância das cores Branco Quente, Branco Frio e Azul, abrangendo corredores, porta-pacotes, área do motorista e pedais. Todo o sistema é gerenciado pelo Multiplex Thoreb.

O veículo conta com móveis e bares nos dois salões, armários com espaço para primeiros socorros, sistemas de refrigeração, bebedouros elétricos de 20 litros com porta-copos e conservadora de 50 litros, além de lixeira embutida, suporte para documentos na cabine e ventilador na cama do segundo motorista.

O sistema de comunicação e entretenimento inclui displays informativos nos dois salões com relógio, indicação de sanitário, alarme de velocidade e mensagens de segurança, central multimídia touchscreen, rádio adicional, monitores distribuídos, alto-falantes, interfone em três pontos, plugs para microfone e câmera de ré integrada, além de sensor de estacionamento com alertas sonoros e visuais. O veículo dispõe ainda de ampla infraestrutura elétrica, com tomadas USB-A, USB-C e conector 12V para motorista, tripulação e todas as poltronas, acompanhadas de suporte articulado para celular.

Confira mais imagens do Panorâmico DD NB1:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Detro-RJ notifica novamente nesta quinta (12) secretária municipal da capital, Maína Celidônio, por suposta invasão no sistema de ônibus intermunicipais (COM DOCUMENTO OFICIAL E VÍDEO)

0

[ad_1]

Após “rodar e treinar linhas com veículos descaracterizados da Mobi.Rio”, departamento estadual recebeu denúncia de que prefeitura já estaria convocando empresas para integrando, “passando por cima” da competência do Estado

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O Detro-RJ, departamento que cuida dos transportes intermunicipais no Estado do Rio de Janeiro, notificou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, mais uma vez a secretária dos transportes municipais da capital, Maína Celidônio, por suposta invasão de competência.

Após “rodar e treinar linhas com veículos descaracterizados da Mobi.Rio”, o departamento estadual recebeu denúncia de que prefeitura já estaria convocando empresas das cidades vizinhas para integração com o BRT Municipal “passando por cima” da competência do Estado

Segundo o documento oficial, ao qual o Diário do Transporte teve acesso, o presidente do Detro, Raphael Salgado, cobra da secretária da gestão do prefeito Eduardo Paes, explicações sobre denúncias de empresas de ônibus de Nova Iguaçu, na região metropolitana, de que veículos da empresa da prefeitura da capital, Mobi.Rio, com funcionários públicos, estariam fazendo treinamento e reconhecimento de linha na cidade vizinha à capital.

O ofício do Detro-RJ, desta quinta-feira (12) ainda cobra providências para a “observância das competências legalmente estabelecidas e à preservação da regularidade do serviço público intermunicipal”. – diz o documento ao qual o Diário do Transporte teve acesso.

Ainda de acordo com o documento desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, um ofício já tinha sido mandado pela autarquia estadual no dia 27 de janeiro de 2026.

Cumprimentando-a cordialmente, vimos, por meio do presente, reiterar integralmente os termos do Of.DETRO/PRES Nº096 de 27 de janeiro de 2026, enviado para o email XXXXXXXXXX, no qual esta Autarquia comunicou a realização de operação na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, no Município de Nova Iguaçu, especificamente nos eixos de Cabuçu e Vila de Cava, por meio da Mobi-Rio, com utilização de ônibus descaracterizado e prática de “correr linha”, conforme noticiado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Nova Iguaçu – TransÔnibus. – prossegue o ofício ao qual o Diário do Transporte teve acesso.

Amenizando o tom, o presidente do Detro finaliza o ofício dizendo que quer um diálogo institucional para que haja uma solução em conjunto entre o departamento estadual e os órgãos municipais.

“Por fim, reafirmamos a plena disposição deste Departamento para o diálogo institucional e a construção de soluções integradas, sempre em benefício dos usuários do transporte público”. – finaliza a notificação à qual o Diário do Transporte teve acesso.

Sobre o ofício passado, a prefeitura do Rio de Janeiro, em resposta à imprensa, disse que os testes se trataram de estudos para a operacionalização do BRT Metropolitano do Rio de Janeiro e que não houve invasão de competências.

Ainda de acordo com a gestão Paes, na ocasião, houve os mesmos estudos em outras cidades que serão atendidas no sistema e não se trata de tentativa de operações da Mobi.Rio em outros municípios.

Os veículos não estavam transportando passageiros e, por isso, não foram apreendidos.

Os ônibus estavam descaracterizados e fazem parte de uma frota de 25 coletivos alugados para apoio das operações do BRT (sistema de corredores de alta demanda) da capital.

O Diário do Transporte procura a prefeitura do Rio de Janeiro para saber do posicionamento sobre este ofício de 12 de fevereiro de 2026, o segundo.

BRT METOPOLITANO DO RIO DE JANEIRO:

A promessa é de início da operação da primeira fase do BRT Metropolitano do Rio de Janeiro neste primeiro semestre de 2026. Mas, todo o sistema deve estar em pleno funcionamento somente entre 2028 e 2029.

O sistema integrado deve servir a capital e os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João do Meriti, na Baixada Fluminense.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, mais de 1 milhão de pessoas se deslocam entre diversos meios de transporte da Baixada Fluminense para a capital todos os dias. Somente de ônibus, são cerca de 200 mil pessoas que vêm para o Centro da cidade do Rio, provenientes da Rodovia Presidente Dutra, em 34 linhas intermunicipais, com cerca de 299 ônibus, pagando tarifas que variam de R$11,15 até R$ 17,95. Muitos gastam até quatro horas do dia no percurso de ida e volta para o trabalho. A promessa é a criação do BUM (Bilhete Único Metropolitano) que vai permitir que o passageiro pague uma só tarifa em diferentes meios de transportes, integrando com um mesmo valor, menor que os atuais, os ônibus que saem das cidades vizinhas da capital e o sistema municipal fluminense, incluindo os outros corredores BRTs locais, os ônibus comuns e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

 A criação do BRT Metropolitano dará mais agilidade para o cidadão, com redução de tempo de viagem vai diminuir em cerca de 300 ônibus intermunicipais paradores, que trafegam diariamente na Avenida Brasil, pela proposta. Ou seja, todas as linhas intermunicipais que chegam até o centro do Rio de Janeiro vão ser cortadas no Terminal Margaridas, onde os passageiros terão de descer e seguir nos ônibus de responsabilidade da capital.

O Terminal Margaridas fará a ligação com redução de até 50% no tempo de viagem – entre a Baixada Fluminense e o sistema de BRT, promete a gestão Paes.

Além disso, o Terminal Margaridas terá em sua infraestrutura uma garagem para inspeção e abastecimento dos ônibus, com 1,2 mil metros quadrados, e um galpão de lavagem de 750 metros quadrados.

 O planejamento inclui a construção de terminal para desembarque dos ônibus alimentadores e uma plataforma de embarque de 3,2 mil metros quadrados, com acesso exclusivo para o BRT com 478 metros quadrados. Haverá sanitários, passarela de pedestres, estrutura acessível e pátio planejado para organização e eficiência da operação.

BRTs METROPOLITANOS NO RIO DE JANEIRO, PROMESSAS ANTIGAS:

Já em 2015, o Diário do Transporte mostrava que o estado do Rio de Janeiro já tinha planos de estruturas os transportes metropolitanos com eixos para ônibus de maior capacidade e velocidade (BRT – Bus Rapid Transit).

Na ocasião, foram anunciadas perspectivas de nove ligações.

Destes nove BRTs, quatro seriam nas regiões de Niterói e São Gonçalo, com ligações, por exemplo, entre a BR 101 e terminal Manilha, terminal Araribóia e terminal Alcântara, Tiboró e Maricá. Além destes espaços, foi apresentado um BRT cujo percurso compreende a ponte Rio – Niterói.

Para a Baixada Fluminense, foram apresentadas quatro propostas que incluem ligações até Petrópolis, entre Belford Roxo e Duque de Caxias, pela Via Light e rodovia Presidente Dutra.

Relembre:

BRTs METROPOLITANOS: CAMINHOS PARA MOBILIDADE E PARA GOVERNADORES CONSEGUIREM VERBAS FEDERAIS:

Ao Diário do Transporte, em novembro de 2025, o ministro das Cidades, Jader Filho, disse que uma das prioridades do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para 2026 serão os BRTs Metropolitanos em diversas partes do País e usou exemplo do sistema recém-implantado em Belém e cidades vizinhas.

Organismos de financiamento internacionais como a JICA, Agência de Cooperação Internacional do Governo Japonês, que coordena Assistência Oficial ao Desenvolvimento, inclusive em outros Países.

O então embaixador japonês, Teiji Hayashi, que esteve em Belém (PA), no dia 19 de novembro de 2025, disse que a JICA deve financiar mais sistemas de corredores de ônibus rápidos que ligam diferentes cidades no Brasil, os chamados BRTs (Bus Rapid Transit) Metropolitanos, devido a inclusão econômica e social que este tipo de infraestrutura de transportes pode proporcionar, além de melhorar os deslocamentos em si.

Relembre:

Em cobertura à COP30, em Belém, o Diário do Transporte visitou o sistema de ônibus e conversou com o diretor-geral da Arcon (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Governo do Pará), Eduardo de Castro Ribeiro, que disse que a inclusão social com o BRT Metropolitano da região se deu porque das cidades de Santa Isabel, Santa Bárbara do Pará e Castanhal não havia ligação metropolitana alguma com a capital. As pessoas gastavam quase R$ 40 para se deslocar em vans inseguras para terem acessos a emprego, renda, lazer, educação e serviços de saúde mais aprimorados, disponíveis apenas em Belém.

Além disso, segundo Ribeiro, as obras do BRT Metropolitano de Belém permitiram uma readequação da BR-316, por onde passa, eliminando cruzamentos perigosos com passagens subterrâneas e passarelas. O trecho chegou a ser considerado um dos mais letais em rodovias do Brasil.

Relembre:

Ainda na cobertura do Diário do Transporte à COP30, o Ministro das Cidades, Jader Filho, disse que justamente pela carência de mobilidade com mais qualidade em ligações entre diferentes cidades numa mesma região e pelo caráter de integração e inclusão que estes sistemas podem ter, os BRTs Metropolitanos estão entre os focos de financiamento, estudos e planejamentos da pasta e que modelo de Belém deve ser replicado pelo país.

Relembre:

A presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, que forneceu os veículos elétricos do sistema, os mesmos que foram usados para os transportes oficiais de delegações na COP30, afirmou que a empresa não somente vendeu os ônibus, mas auxiliou em todo o projeto de eletrificação dos transportes metropolitanos do Pará, que começou do zero.

Por ter origem em um grupo operador de transportes de 115 anos, com forte atuação em corredores metropolitanos, inclusive no Corredor ABD, que foi ‘case’ também na COP30, a Eletra tem todo o conhecimento, não apenas dos veículos, mas técnico de implantação e como melhor operar os BRTs elétricos Brasil afora” – disse

A empresária completou também que o fato de os ônibus serem elétricos contribuem ainda mais para o cidadão se sentir incluído.

“A ligação por ônibus rápidos, por si só, já traz vantagens enormes e dá acesso ao cidadão a serviços básicos. Os modelos elétricos ampliam o bem-estar do cidadão. São veículos não poluentes, que trepidam bem menos, quase não geram ruídos, têm ar-condicionado. O cidadão precisa se sentir valorizado nos transportes públicos. Quando os ônibus elétricos são feitos no Brasil, como os da Eletra, há outros ganhos essenciais: é emprego, renda, oportunidade e arrecadação gerados aqui no Brasil” – complementa Milena Romano.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes 

[ad_2]

Fonte