Ônibus reserva poderão ser acionados nos terminais Central e Barão Geraldo; linhas do Corujão garantem atendimento na madrugada
YURI SENA
A Prefeitura de Campinas reforça a operação do transporte coletivo neste domingo, 8 de fevereiro de 2026, para atender ao aumento da demanda provocado pelas atividades de pré-Carnaval na cidade. A medida, coordenada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), prevê a disponibilização de ônibus reserva em terminais estratégicos, que serão acionados conforme a necessidade.
No Terminal Central, oito ônibus extras ficarão de prontidão entre 12h e 0h, podendo ser incorporados à operação em caso de maior fluxo de passageiros. Já no Terminal Barão Geraldo, até 14 veículos de reserva poderão ser utilizados no período das 19h às 23h, faixa horária que historicamente concentra o retorno dos foliões. A demanda será acompanhada em tempo real por agentes da mobilidade urbana.
Durante a madrugada, os usuários contarão com o atendimento das linhas do Corujão, que operam das 0h às 5h, ligando o Terminal Mercado a diversas regiões da cidade, garantindo deslocamento após os eventos noturnos.
A Emdec reforça ainda a orientação para que a população utilize o transporte público como alternativa segura, especialmente para evitar a combinação de álcool e direção. Segundo o órgão, o consumo de bebida alcoólica esteve relacionado a 35% dos sinistros fatais registrados no trânsito urbano em 2025.
Além das ações específicas para o fim de semana, o sistema passa por ajustes operacionais: a linha 246 deixa de circular aos fins de semana a partir deste domingo (8), enquanto as linhas 351 e 357 terão reforço de frota em dias úteis a partir da próxima segunda-feira (9).
Também é possível transformar veículos a combustão em modelos somente com baterias, sem dependência da rede aérea de energia. Além de sobrevida, ônibus ficaram mais confortáveis
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
No lugar da fumaça, ar mais limpo. Em vez de barulhão de motor, um ruído tão baixo que às vezes fica desapercebido. Nas subidas nada de esforço ou ronco, mas uma aceleração continua.
Isso seria natural numa renovação de frota de ônibus, trocando modelos diesel por elétricos. Mas e se disser que esse ganho é possível sem precisar trocar os atuais ônibus, mas converter estes coletivos em trólebus ou elétricos somente à bateria.
Isso já é possível, há algum tempo, e tem mostrado vantagens operacionais e econômicos. Os veículos convertidos não perdem nada em desempenho, os custos de manutenção e para operação são entre 25% e 30% menores que o diesel e converter um modelo a combustão em elétrico a bateria ou trólebus pode ser 30% mais barato que comprar um eletrificado zero km.
O Diário do Transporte andou em São Bernardo do Campo, num dos 10 ônibus a diesel convertidos em trólebus da nova geração. Há outras seis unidades em operação de uma geração anterior.
Entrando no veículo, dá impressão que é 0 km de fábrica e não veículo de conversão.
Além de receber toda a parte elétrica, o ônibus teve aa carroceria revitalizada. Foram feitos reforços para os equipamentos elétricos aéreos e todas as vedações trocadas.
O silêncio impressionou, apenas se destacando o barulho do ar-condicionado e dos impactos de solos nos embuchamentos.
Os passageiros também não imaginavam que era um ônibus diesel convertido, pensando se tratar de um zero.
O processo se chama Retrofit Ecológico e consiste em dar sobrevida a veículos a combustão, transformando em modelos não poluentes na operação.
Também é possível transformar ônibus e caminhões a diesel em modelos com baterias somente com a promessa de, já com a homologação do InMetro e do Denatran, ampliar em ao menos 10 anos a vida útil de um veículo que já estaria perto de ir para o ferro-velho ou ser transferido para outro lugar poluindo mais.
Outra promessa também é de que a conversão pode ser feita em menos de um mês, custando em torno de 30% menos se comparado com um modelo de igual porte elétrico 0 km.
O lote atual terá dez ônibus articulados a diesel, ano 2008, cujo padrão de motor era o Euro 3, que é até 20 vezes mais poluente que os atuais ônibus a diesel Euro 6, dependendo do material a ser analisado.
Trata-se de uma nova geração de ônibus convertidos. Entre 2011 e 2012, outros seis ônibus articulados a diesel, fabricados em 2001, também foram transformados em trólebus e rodam até hoje no corredor.
A diferença é que a tecnologia ficou mais aprimorada e os veículos da conversão atual têm novos controladores eletrônicos que permitem um maior desempenho, mais rendimento energético e estabilidade maior por ter equipamentos mais leves que a primeira geração de convertidos.
Pelo menos é a promessa da empresa Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), que também produz ônibus a bateria, trólebus e híbridos 0 km, além do E-Trol, um modelo que num único só veículo pode funcionar como trólebus ou baterias ou ainda híbrido, carregando as baterias enquanto circula conectado à fiação.
Segundo a fabricante, o ônibus convertido tem mostrado resultados satisfatórios e pode haver mais veículos transformados, além dos dez.
Os veículos transformados eram originalmente Mercedes-Benz O-500 UA (Euro III) – ano 2008, carroceria Caio Millennium II, que recebem na carroceria frentes e traseira do modelo Caio Millennium V.
Não é a primeira vez que o Corredor ABD tem veículos retrofits. Na verdade, já rodam trólebus deste tipo, mas de uma geração anterior.
Entre 2011 e 2012, a Eletra transformou seis ônibus Busscar Urbanuss Pluss Volvo B 10M a diesel, ano 2001, em trólebus, que receberam os prefixos de 8150 a 8155.
Estes coletivos ainda estão em plena operação (ver abaixo o histórico).
O Diário do Transporte conversou com a diretora-executiva da Eletra Industrial, Ieda de Oliveira, que falou das vantagens que um “retrofit” pode trazer. Assista:
Quanto tempo leva para a mudança de diesel para elétrico? Após o desenvolvimento do projeto, o primeiro veículo (chamado cabeça de série) fica pronto em duas semanas e os demais, em uma semana
Qual o custo? Transformar um ônibus ou um caminhão a diesel em tração elétrica é, em média, 30% mais barato que comprar um zero km elétrico
Ganhos Ambientais Reais: Evita transferir a poluição de um lugar para o outro (afinal, este caminhão ou ônibus a diesel, se fosse vendido como usado, operaria em outro lugar). Anula os impactos ambientais de produção de novos motores, chassis e carrocerias. Evita o descarte irregular de peças usadas, caso o ônibus ou caminhão fosse sucateado completamente (nem todas as peças e componentes acabam passando por reciclagem). Estimula a venda de usados a diesel mais novos, principalmente em caminhões, que no Brasil rodam até a chamada quarta vida, com até 30 anos de fabricação. Se os mais velhos forem convertidos em elétricos, restam os seminovos no mercado apenas.
Entre 2011 e 2012, a Eletra transformou seis ônibus Busscar Urbanuss Pluss Volvo B 10M a diesel, ano 2001, em trólebus, que receberam os prefixos de 8150 a 8155.
O trabalho demonstrou a viabilidade da conversão, dando sobrevida a um veículo que prestes a ser baixado, trazendo vantagens ambientais.
Metra juntamente com a Eletra consegue transformar seis ônibus diesel em trólebus. Nas imagens, um dos exemplos: 8037 diesel virou 8151 trólebus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Vinicius LokDog teve uma atuação bastante apática e acabou derrotado por finalização por Mario Bautista, ainda no segundo round da luta principal do UFC Vegas 113, disputado na noite deste sábado (7).
A luta ruim do brasileiro, que vinha de seis vitórias seguidas, e que estava invicto no maior evento de MMA do mundo, chamou atenção, mas os motivos foram explicados logo que o embate terminou.
O gaúcho revelou que sofreu uma grave lesão no finalzinho de 2025 e que mesmo não tendo as melhores condições de lutar, optou por mantê-la.
“No dia 19 de dezembro quebrei o braço e tinha opção de não lutar, mas decidi seguir em frente. No meio da luta eu comecei a bater, achando que estava 100%, mas começou a doer o braço de uma forma que eu não conseguia movimentar o braço”, iniciou.
“Além disso, cansei demais, no segundo round o meu treinador pedindo para dar o jab, mas o braço não ia, começou a doer demais o braço e deu no que deu.”
Porém, apesar da derrota, LokDog optou por não utilizar isso como desculpa, e já prospecta um retorno ao UFC: “Fiquei dias treinando com o braço enfaixado, não conseguia bater, treinei bem na manha. Mas sem história triste, estamos prontos para a próxima.”
A derrota para Bautista foi a primeira de Vinicius no UFC. Anteriormente, ele havia acumulado quatro triunfos seguidos.
Alterações envolvem troca de plataformas, interrupção de trecho e ajustes no Expresso Aeroporto
YURI SENA
Os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ficar atentos às mudanças operacionais programadas exclusivamente para este domingo, 8 de fevereiro de 2026, quando serão realizadas obras de manutenção, modernização e melhoria ao longo da via férrea em diferentes linhas.
Na Linha 10-Turquesa, das 9h às 17h, os trens com destino a Palmeiras-Barra Funda utilizarão a plataforma 3 da estação Tamanduateí, em razão da substituição de dormentes e da movimentação de materiais na via.
A Linha 11-Coral concentra as principais alterações do dia. Durante toda a operação, os trens circularão pela plataforma 2 nas estações Brás Cubas e Jundiapeba para serviços de manutenção e troca de cabos. Já no período das 8h às 17h, a circulação ficará interrompida entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, com orientação aos passageiros para utilizarem a Linha 10-Turquesa como alternativa. Além disso, das 8h à meia-noite, os trens utilizarão a plataforma 1 da estação Tatuapé, devido a intervenções na plataforma 3.
Na Linha 12-Safira, entre 4h e 20h, os trens passarão a operar pela plataforma 2 nas estações Tatuapé e Jardim Romano, em função de atividades de carga e apoio às obras.
O Expresso Aeroporto também terá operação diferenciada. No domingo, o serviço funcionará com intervalos de uma hora, das 5h às 24h. Entre 8h e 17h, as viagens terão partidas e chegadas exclusivamente pela estação Luz.
A CPTM reforça que equipes estarão mobilizadas nas estações para orientar os usuários e que as alterações serão comunicadas por avisos sonoros, painéis eletrônicos e canais oficiais da companhia. A recomendação é que os passageiros programem seus deslocamentos com antecedência para evitar transtornos.
Passageiros devem fazer cadastro em site para obterem avisos dos descontos
ADAMO BAZANI
A BusCo criou um “serviço VIP de Informações” para passageiros receberem antecipadamente informações e notificações sobre descontos nos valores das viagens e promoções.
É o VIP BusCo.
Para conseguirem os avisos, os usuários devem fazer um cadastro no site oficial plataforma.
Esse cadastramento é gratuito.
A BusCo é uma joint venture do setor de ônibus rodoviários formada por dois grandes grupos empresariais: Viação Águia Branca e JCA, este que reúne companhias como Viação Cometa, Expresso do Sul, Rápido Ribeirão Preto, Catarinense, 1001.
Em nota, a BusCo diz que as notificações podem ser mandadas por e-mail ou WhatsApp
Ao entrar para o nosso grupo de clientes VIP, você passa a ter acesso antecipado a ofertas especiais, cupons de desconto e oportunidades únicas para viajar mais pagando menos.
Cadastre-se para receber primeiro as promoções das melhores rotas e escolher sua poltrona preferida antes que acabe!
Viajar barato ficou ainda mais simples: preencha o formulário com seus dados e fique de olho no seu e-mail e WhatsApp para não perder nenhuma novidade VIP da BusCo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Como mostrou o Diário do Transporte, Grupo Comporte ofereceu proposta para dois lotes. Já o lote atualmente operado pela Sancetur ficou deserto
ADAMO BAZANI
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse que o processo de licitação dos ônibus da cidade é lento mesmo e mexe com muito jogo de interesses.
Paes comentou, em suas redes sociais, a primeira etapa da licitação e classificou como bem sucedida, apesar de não haver despertado interesse pleno.
Como mostrou o Diário do Transporte, o Grupo Comporte ofereceu proposta para dois lotes. Já o lote atualmente operado pela Sancetur ficou deserto (VEJA ABAIXO DO VÍDEO OS DETALHES)
Para o prefeito, será difícil tirar as atuais concessionárias, mas como alega ter feito com o sistema de corredores de ônibus BRT, que é operado pelo poder público municipal, não será impossível.
A licitação é por etapas e vai escalonada por lotes até 2028. O novo modelo divide a cidade em 34 lotes — 22 estruturais e 12 locais.
O Grupo Comporte ofereceu como tarifa de remuneração por quilômetro na licitação para a operação de dois lotes de ônibus municipais na capital do Rio de Janeiro R$ 11,53 para a área B2, que tem no edital como teto R$ 11,74 e R$ 9,94 para o lote A2, cujo teto é de R$ 10,11. Não se trata da tarifa que será paga pelo passageiro, que continua a do sistema, hoje em R$ 5,00, mas é o que a empresa vai receber por quilômetro operado.
Tratam-se dos lotes de linhas locais das regiões de Campo Grande e Santa Cruz (A2 e B2). A sessão de abertura ocorreu nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026 e o Diário do Transporte foi um dos primeiros veículos de comunicação a noticiar.
O Grupo Comporte é liderado pela família do empresário Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas e que tem mais de sete mil ônibus em todo o País, espalhados por diversas empresas, como a Viação Piracicabana, União, Itamarati, Reunidas Paulista, Nossa Senhora da Penha, entre outras.
Foi o único interessado a apresentar uma oferta.
Como ANTECIPOU O DIÁRIO DO TRANSPORTE, o Grupo de Constantino planeja para 2026 expansão.
Já para o lote B1, estrutural nestas regiões, atualmente operado de forma provisória pela Sancetur, da família Chedid, não houve propostas e a prefeitura deve relançar a concorrência.
Os contratos destes três lotes somam R$ 577 milhões.
No dia 10 de fevereiro de 2026, após os exames dos documentos, devem ser assinados os contratos.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, para ambos os lotes que tiveram o Grupo Comporte como interessado, a frota passará de 104 para 366 veículos.
Isso representa a entrada de 262 novos ônibus.
Em Campo Grande, o número de veículos que atendem ligações locais aumentará de 37 para aproximadamente 160. Em Santa Cruz, a frota local crescerá de 67 para cerca de 216 ônibus.
A frota zero quilômetro, prevista para começar a operar em setembro deste ano, será totalmente acessível, com ar-condicionado, piso baixo nos veículos básicos, rampa de acessibilidade, três portas e tecnologia sustentável padrão Euro VI, que reduz a emissão de poluentes. O pagamento em dinheiro a bordo será extinto, com uso exclusivo do sistema eletrônico de bilhetagem.
Segundo a prefeitura, em nota, as etapas seguintes da licitação serão organizadas por regiões e vão priorizar as áreas com pior desempenho operacional. O novo modelo divide a cidade em 34 lotes — 22 estruturais e 12 locais —, com o objetivo de ampliar a cobertura e reorganizar a gestão das linhas.
Ainda de acordo com a gestão do prefeito Eduardo Paes, o cronograma prevê a implantação escalonada das demais fases até 2028, incluindo regiões da Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Zona Sul e outras áreas da cidade.
A qualidade da operação continuará sendo medida trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que considera critérios como regularidade das viagens, satisfação dos passageiros, idade média da frota, climatização e penalidades contratuais. Linhas com pontuação inferior a 0,8 poderão perder a exclusividade e ser transferidas
Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura reviu os valores dos lotes no final ano passado.
Lote A2:
ANTES: contrato de R$ 221,28 milhões, tarifa de referência R$ 10,53/km e mínima R$ 8,04/km.
REVISADO: R$220.098.824,87 (duzentos e vinte milhões, noventa e oito mil, oitocentos e vinte e quatro reais e oitenta e sete centavos).TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 10,55 por Km TARIFA MÍNIMA: R$ 8,05 por Km
Lote B1:
ANTES: contrato de R$ 223,03 milhões, tarifa de referência R$ 11,64/km e mínima R$ 8,57/km.
REVISADO: R$221.956.023,87 (duzentos e vinte e um milhões, novecentos e cinquenta e seis mil, vinte e três reais e oitenta e sete centavos).TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 11,65 por Km TARIFA MÍNIMA: R$ 8,58 por Km
Lote B2:
ANTES: contrato de R$ 132,39 milhões, tarifa de referência R$ 11,91/km e mínima R$ 9,32/km.
REVISADO: VALOR DO CONTRATO: R$131.154.647,59 (cento e trinta e um milhões, cento e cinquenta e quatro mil, seiscentos e quarenta e sete reais e cinquenta e nove centavos). TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 11,91 por KM TARIFA MÍNIMA: R$ 9,32 por Km
Segundo o novo edital, a concessão compreenderá 3 LOTES (A2; B1 e B2), incluindo a implantação de garagem e fornecimento de frota.
Os lotes se referem às linhas de Campo Grande e Santa Cruz.
Na primeira etapa da concessão são previstos investimentos de R$577 milhões.
Atualmente, opera, nestas áreas199 ônibus. A estimativa é que com a conclusão de todas as etapas previstas na licitação, estejam em operação 528 coletivos.
APRESENTAÇÃO DO NOVO SISTEMA:
(Relembre reportagem) Licitação dos transportes do Rio de Janeiro: Pintura padronizada retorna, todos os ônibus padrons vão ter piso baixo e motor traseiro. Serão comprados cinco mil novos veículos Sistema será dividido em 31 lotes e não mais quatro como agora. Concorrência será gradativa
ADAMO BAZANI E ARTHUR FERRARI
Os ônibus da cidade do Rio de Janeiro voltarão a ter pintura padronizada em todo o sistema, mas não será uma padronização com “layout” apagado, mas haverá uma “cafonice de leve” para o passageiro, principalmente o que tem dificuldade na visão identificar melhor.
Os termos foram usados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao apresentar a licitação que vai remodelar o sistema de transportes municipais, na manhã desta quarta-feira, 28 de maio de 2025.
Além disso, todos os veículos serão gradativamente trocados, alcançando a marca de cerca de cinco mil ônibus zero km. Todos os veículos deverão ter piso baixo com motor traseiro, no caso dos padrons. Micros e mídis continuam com piso alto e motor dianteiro, mas todos, independentemente do porte terão de contar com ar-condicionado e mostrador de velocidade para os passageiros verem, entre outros itens.
Ao longo da concessão devem ser comprados cinco mil ônibus zero quilômetro e não foi falado de exigência para serem elétricos. A frota deve ser ampliada em 25%.
A bilhetagem não volta para as empresas.
A divisão do sistema vai passar dos atuais quatro lotes para 31, sendo 22 estruturais e nove locais.
Serão na verdade diversas licitações separadas por lotes, segundo a secretária de transportes e mobilidade, Maína Celidonio de Campos, começando pelas áreas mais problemáticas.
O projeto estabelece a substituição do atual sistema, hoje operado por quatro grandes consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), por 31 áreas com diferentes operadores, em um modelo que pretende aumentar a concorrência, padronizar o serviço e melhorar o atendimento à população.
Campo Grande e Santa Cruz serão as primeiras áreas contempladas. A previsão é de que o lote estrutural de Campo Grande Norte aumente de 95 para 150 ônibus, enquanto o lote local salte de 37 para 200 veículos. Já Santa Cruz terá a frota ampliada de 67 para 330 ônibus. No total, a Zona Oeste receberá um reforço de 481 veículos.
De acordo com Maína, a seleção das regiões segue critérios técnicos. “A gente vai avançando na cidade, sempre indo para as áreas onde temos a pior qualidade de serviço e deixando para o final as que têm qualidade maior”, explicou. O prefeito Eduardo Paes classificou o cronograma como “ousado”, ressaltando que os impactos não serão imediatos.
A frota nova deverá contar com responsabilidade de investimento atribuída às empresas vencedoras das licitações. A prefeitura também determinou que os últimos 200 ônibus sem climatização sejam retirados de circulação até 1º de novembro de 2025.
A segunda fase do processo deve atingir a Ilha do Governador no início de 2026. Segundo a prefeitura, a Paranapuan, operadora local, tem a pior avaliação no IQT (Índice de Qualidade de Transportes). As demais fases seguirão até 2028, acompanhando o encerramento dos contratos atuais.
Além de melhorias na frota, a proposta prevê maior transparência na operação e fiscalização mais rigorosa. Uma das metas é o combate às chamadas linhas fantasmas e o cumprimento rigoroso de horários, garantindo maior confiabilidade ao sistema.
*SOBRE O GRUPO COMPORTE E HISTÓRIA DE CONSTANTINO DE OLIVEIRA EM RESUMO* *(Adamo Bazani)* Resumo: O Grupo Comporte é liderado pela família do fundador da GOL, Constantino de Oliveira, detém mais de 7 mil ônibus em todo o País, com empresas como Viação Piracicabana, Penha e Expresso União; venceu os leilões do TIC (Trem Intercidades), incluindo a linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em São Paulo, das linhas 11,12 e 13 também da CPTM, e detém, concessões de trilhos, como o Metrô da Grande Belo Horizonte e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Santos e São Vicente, no Litoral Paulista. O Grupo Comporte, liderado pela família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas, é gigante em ônibus. Tem mais de sete mil coletivos, entre urbanos e rodoviários em todo o País.
Na área de trilhos, o Grupo de Constantino cresceu em mercados importantes com concessões.
O Grupo Comporte foi também declarado vencedor do leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizado em 28 de março de 2025, na B3, na capital paulista.
O Grupo Comporte obteve a concessão da malha do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista, região de Franco da Rocha, Francisco Morato, passando por Jundiaí, no interior paulista, até Americana e Campinas, também no interior.
A concessão, que envolve também a operação e modernização da linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi obtida por meio de leilão n 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), na região central da capital paulista, pelo Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (liderado pelo Grupo Comporte com participação da chinesa CRRC Hong Kong).
Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.
Ainda pela BR Mobilidade opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, e em 22 de dezembro de 2022, arrematou a concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte, também sendo a única a participar.
Entre as empresas de ônibus do Grupo Comporte e com participação estão Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; e urbanos, suburbanos e metropolitanos como Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Intermunicipais e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF; Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG, entre outras em sociedade ou de controle único.
Em primeira mão no jornalismo profissional, o Diário do Transporte noticiou na última semana de janeiro de 2026 mais duas aquisições/incorporações anunciadas pela Viação Piracicabana, integrante do Grupo Comporte, fundado por Constantino de Oliveira, pendentes de aprovação final do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do Ministério da Justiça: Da Reunidas Paulista, tradicional companhia de ônibus da região de Araçatuba, no interior de São Paulo, que já tinha parte da família Constantino no comando, mas não a ligada diretamente ao núcleo de negócios dos futuros herdeiros do fundador, e também do braço rodoviário da Expresso Fênix com atuação em cerca de 50 cidades do interior e litoral de São Paulo e Sul de Minas Gerais, de um braço da família Chedid.
Relembre:
Fundada formalmente em 10 de junho de 2002, a Comporte Participações S. A., teve origem nos negócios de transportes rodoviários fundados por Constantino de Oliveira, conhecido como Nenê Constantino, natural da cidade mineira de Patrocínio, nascido em 08 de agosto de 1931.
Os braços do Grupo Comporte estão indo além dos transportes e focam setores estratégicos, como de energia.
O próprio pedido ao CADE sobre a Reunidas e Fênix cita esta estratégia.
A Comporte Participações S.A, com a Illian Energias Renováveis adquiriu o controle indireto das companhias pré-operacionais das cinco empresas que formam a Usina Eólica Vitória S.A. do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, um empreendimento de geração de energia renovável localizado em Santa Vitória do Palmar (RS) com capacidade para abastecer cerca de 400 mil residências. Atuando desde 2015, o complexo utiliza aerogeradores de grande porte (120m de altura) e torres de concreto produzidas localmente.
Tudo tem sido fruto de uma estratégia que, no mundo dos negócios, é considerada um risco: a mescla entre o caráter familiar do núcleo e controle dos negócios com a profissionalização dos processos e a ampliação de sociedades, parceiros e alianças.
A diversificação da atuação em diferentes ramos na família não é de hoje. Um dos maiores marcos foi o início das operações em 2001 da Gol Linhas Aéreas, que “revolucionou” a aviação no Brasil, trazendo o conceito de “low cost” (baixo custo) para o mercado nacional, hoje não tão mais baixo como ocorre em outros países.
O Diário do Transporte tem mostrado no seu noticiário factual essa diversificação: na área de mobilidade, a operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista, da concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte e, mais recentemente, da concessão da construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Campinas, no interior de São Paulo, que engloba a linha 7-Rubi de trens metropolitanos, em parceria com a fornecedora de trens CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation). O Grupo Comporte é o sócio majoritário.
Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.
Na área de tecnologia, mas ainda com vistas para os transportes de passageiros, a Mobifácil, do ponto de vista de negócios, é uma empresa de vendas de passagens (marketplace) com vida própria, ofertando até mesmo bilhetes de empresas que não são do grupo empresarial.
No relatório de administração (2024) obtido pelo Diário do Transporte, a Mobifácil é destaque. Foram quase 1,5 milhão de clientes e associações com buscadores como “Quero Passagens” e “De Ônibus”.
A área de tecnologia para fretamento, por meio da plataforma Mobiuse, também foi outro destaque do relatório:
A plataforma Mobiuse dedicada ao fretamento corporativo alcançou novos patamares, dobrando sua base de passageiros ativos de 18.578 em 2023 para 35.106 em 2024. Com 2.158 novas linhas otimizadas via roteirização inteligente e o uso de calculadoras de emissões de carbono, a plataforma reduziu emissões e otimizou custos operacionais, consolidando-se como referência em fretamento corporativo sustentável.
No segmento rodoviário, a Viação Piracicabana tem se tornado a marca maior dos novos negócios, entre aquisições externas e incorporações dentro do próprio Grupo Comporte, como tem ocorrido.
É o que tem mostrado o Diário do Transporte nos últimos anos.
Marcas tradicionais que já pertenciam ao Grupo foram incorporadas por outras do mesmo conglomerado, como ocorreu com a incorporação da Breda pela Piracicabana e da Manoel Rodrigues pela Princesa do Norte.
– Piracicabana assumirá Reunidas Paulista e a Fênix – CADE torna público ato: VEJA A PETIÇÃO – relembre reportagem de 28 de janeiro de 2026
– A Empresa Cruz foi incorporada à Viação Piracicabana. As duas empresas já pertenciam ao Grupo Comporte e o ato foi oficializado em março de 2024 – relembre matéria de 1° de abril de 2024
O Grupo também já vinha adquirindo empresas e operações, como na área de fretamento e rodoviários.
– Em 22 de dezembro de 2020, o Diário do Transporte noticiou que a diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT concedeu anuência prévia para a operação de transferência de controle societário da VCB Transportes Ltda (Viação Campo Belo) para a Expresso União Ltda, do Grupo Comporte.
– A tradicional Firenze, de fretamento de Santo André, no ABC Paulista, comprada pela Piracicabana, como noticiou o Diário do Transporte em 22 de novembro de 2021
– Em 29 de junho de 2020, o Diário do Transporte noticiava que a Suzantur de fretamento era adquirida pelo Grupo Comporte, que ainda mantinha a marca Breda, na ocasião. A Suzantur passou a se dedicar apenas ao transporte urbano, com operações em Santo André (SP), Mauá (SP), Diadema (SP), Ribeirão Pires (SP) e São Carlos (SP).
– Também em fevereiro de 2020, o Grupo anunciou a incorporação da Viação São Paulo-São Pedro pela Viação Piracicabana Breve História de Constantino de Oliveira (Nenê Constantino):
Constantino de Oliveira nasceu na cidade de Patrocínio (MG), em 08 de agosto de 1931.
Sem ter concluído o primário e sendo obrigado a trabalhar desde muito novo, começou no ramo dos transportes efetivamente aos 18 anos, quando foi levar uma carga de manteiga da cidade de Paracatu (MG) para Recife (PE) e recebeu a sugestão de, na viagem de volta, trazer passageiros. Na época, longas viagens de pessoas em carrocerias de caminhão eram comuns num Brasil que se desenvolvia de forma desigual, com crescimento econômico e mais oportunidades de emprego e renda no Sul e Sudeste.
Do caminhão “pau de arara” a um império de transportes, hoje denominado Grupo Comporte, que reúne em torno de sete mil ônibus em todo País, entre urbanos e rodoviários, Constantino tem a trajetória marcada por conquistas e também polêmicas.
O Grupo Comporte reúne empresas de ônibus como Viação Piracicabana, Expresso de Prata, Empresa Nossa Senhora da Penha, Expresso União, entre tantas outras.
A família de “Nenê Constantino”, como é conhecido o empresário, não se limitou aos transportes por ônibus.
Em 2001, traz uma inovação ao setor aéreo brasileiro com a consolidação do conceito de preços menores para viagens de avião ao fundar a GOL Linhas Aéreas. O primeiro voo ocorreu no dia 15 de janeiro, às 6h56, quando um Boeing 737-700 decolou do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Dos pneus, para o ar até entrar para os trilhos.
Atualmente, o Grupo Comporte opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Santos e São Vicente, no litoral paulista. Em 22 de dezembro de 2022, o Grupo Comporte arrematou a concessão do Metrô da Grande BH, na região metropolitana de Belo Horizonte. Já no dia 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), na região central da capital paulista, o Grupo Comporte, juntamente com a chinesa CRRC Hong Kong, venceu o leilão para a construção e operação do TIC (Trem Intercidades), entre a capital paulista, e a região de Campinas, no interior.
Em 28 de março de 2025, o Grupo Comporte foi declarado vencedor do leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Condenação por homicídios e julgamentos anulados:
Em 2017, o Tribunal do Júri do DF (Distrito Federal) Nenê Constantino a 28 anos de prisão pela morte de um líder comunitário e de um motorista de ônibus que trabalhava na antiga Viação Planeta, que também pertencia ao empresário.
Mas, em 22 de março de 2022, a 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou os dois julgamentos.
Três ministros acolheram o recurso da defesa, que alegou falta de isenção do juiz do Tribunal do Júri na elaboração das perguntas para o Conselho de Sentença, “o que implicaria em nulidade absoluta dos julgamentos”.
O primeiro julgamento ocorreu no mês de maio de 2017. Constantino de Oliveira foi condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato do líder comunitário Márcio Brito, em 2001, durante a invasão de uma área da empresa de ônibus Viação Planeta.
Em novembro de 2017 foi realizado o segundo julgamento sobre a morte do motorista Tarcísio Gomes Ferreira. Segundo o Ministério Público, Ferreira foi vítima de uma emboscada dentro de um trailer estacionado no terreno onde funcionava a garagem da Pioneira, no Setor Industrial de Taguatinga.
HOMENAGEM E APARIÇÃO EM PÚBLICO AOS 93 ANOS:
Em novembro de 2024, o patriarca do Grupo, Constantino de Oliveira, aos 93 anos, fez uma aparição em público na BBF (BusBrasil Fest), exposição de ônibus antigos e novos. Na oportunidade, recebeu uma homenagem dos organizadores
Cecílio Souza (com microfone na mão); funcionário há mais de 70 anos; ao meio, Joaquim Constantino (filho de Constantino de Oliveira) e o empresário de 93 anos, Constantino de Oliveira (Nenê Constantino), homenageado desta edição. Recentemente, a BBF tem homenageado empresários de ônibus que formaram conglomerados do setor de transportes e se tornaram fortes e influentes na economia e até na política.
No ano de 2024, a homenagem foi a Constantino de Oliveira, o Nenê Constantino, fundador da GOL Linhas Aéreas e do Grupo Comporte, que hoje reúne mais de sete mil ônibus distribuídos em diferentes empresas como Viação Piracicabana, Nossa Senhora da Penha, Expresso União, Expresso de Prata, Itamarati, entre tantas outras e que marca presença no segmento de trilhos, com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Metrô da Grande Belo Horizonte e na concessão para construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e as cidades de Jundiaí e Campinas, no interior, englobando a linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e, em março de 2025, o Grupo Comporte venceu o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.
O empresário recebeu um troféu e uma placa. Nenê Constantino de 93 anos, nascido em 08 de agosto de 1931, em Patrocínio (MG), agradeceu e, ao final, brincou com um funcionário Cecílio Souza, que atua no grupo há mais de 70 anos e é responsável pelo Museu dos Transportes da família, que possui ônibus e trólebus de várias décadas.
“Só tenho de agradecer, agradecer e agradecer. Desejo a todos, muita saúde. Um abração” – agradeceu no meio da homenagem.
Ao final da apresentação, Nenê brincou.
“Aos colegas motoristas, muito obrigado pela boa vontade de todos. Aguentar os motoristas é fácil, o duro é aguentar o Cecílio … 70 anos já” – se divertiu com o funcionário e amigo.
Familiares e amigos também discursaram.
OUÇA:
[/audio]
Mesmo com a diversificação de negócios, o Grupo Comporte continua querendo crescer no segmento de ônibus e o fretamento também é um dos focos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Protagonista de sua primeira luta principal na carreira dentro do UFC, Vinicius LokDog foi derrotado neste sábado (7), no UFC Vegas 113, por Mario Bautista, em embate válido pelo peso-galo.
O norte-americano conseguiu uma bela finalização no finalzinho do segundo round e não deu chances para o brasileiro.
LokDog, que vinha de seis vitórias seguidas e tem um cartel de dar inveja de 16 nocautes, em nenhum momento conseguiu impor seu ritmo e esteve irreconhecível durante toda a luta.
O resultado também marcou o fim da invencibilidade do peso-galo (61 kg) gaúcho na companhia. Anteriormente, LokDog havia acumulado quatro triunfos na principal liga de MMA do mundo. Com o tropeço, seus planos de se aproximar de uma eventual disputa de título foram frustrados.
Melhor para Bautista, agora com nove vitórias nas últimas dez lutas, cada vez mais estabilizado como um dos melhores atletas do peso-galo.
A luta
Os atletas começaram o duelo trocando chutes nas pernas. Na curta distância, Vinícius grampeou e levou Bautista para a grade. No clinch, o americano conseguiu desequilibrar LokDog com um movimento de judô, mas o brasileiro rapidamente se reergueu. Insistente, Mario derrubou novamente e caiu por cima no centro do octógono. Perigoso mesmo por baixo, Oliveira tentou atacar uma chave de calcanhar, mas sem sucesso. Bautista encerrou a disputa chutando as pernas de Vinícius, que estava deitado no solo.
Após tentar pressionar com sequências de boxe, LokDog foi facilmente derrubado por Bautista no início do segundo assalto. Sentindo o braço direito, o brasileiro se mostrou também casado, tornando-se um alvo fácil para Mario. Atento, o americano aproveitou para, novamente, colocar a luta para baixo e cair por cima, pontuando no ‘ground and pound’. Após as transições, Bautista encaixou um justo mata-leão, fazendo LokDog dar os três tapinhas em sinal de desistência.
O domingo (8) é dia de Super Bowl. O evento, o maior dos esportes americanos, marca a final da NFL, e nesse ano será disputada entre New England Patriots e Seattle Seahawks. A transissão ao vivo no plano premium do DIsney+ começa às 20h30 (de Brasília).
Mais do que decidir o título, o jogo é sempre marcado pela extravagância, com muitos milhões envolvidos, desde muito dinheiro, até os números de espectadores, e também os que envolvem Bad Bunny, astro porto-riquenho que se apresenta no intervalo.
Ingressos de até R$ 1 milhão
Na plataforma de venda oficial da NFL, ainda com antecedência, os ingressos mais baratos giram em torno de US$ 7,5 mil (equivalente a quase R$ 40 mil), com direito a hospitalidade pré-jogo, evento com comida e bebida à vontade.
Em plataformas de revendas, as entradas disponíveis são para os mais variados setores do estádio. E vão desde cerca de US$ 4,7 mil, aproximadamente R$ 24,7 mil, nos locais mais distantes, para até – pasmem – US$ 267 mil, o correspondente a R$ 1,4 milhão. Essa entrada, porém, é em um dos camarotes mais bem localizados no Levi’s Stadium.
Troféu produzido pela Tiffany & Co.
Objeto de desejo das duas equipes, o Troféu Vince Lombardi é um espetáculo à parte. Ele tem 55 centímetros de altura, aproximadamente 4 quilos e é feito com prata esterlina, produzido pela famosa joalheria.
Todos os anos a Tiffany produz um novo, ou seja, a equipe campeã tem o direito de ficar com o troféu. A produção dura em média quatro meses e é avaliada em 50 mil dólares. O nome do troféu é em homenagem a Vince Lombardi, treinador lendário do Green Bay Packers que conquistou os dois primeiros Super Bowls.
30 segundos por R$ 41 milhões
O Super Bowl tradicionalmente é o evento mais assistido na TV dos Estados Unidos. Por isso, o preço de um comercial é sempre bastante alto. Nesse ano, apenas 30 segundos custam 8 milhões de dólares (R$ 41,5 milhões), o valor mais alto da história do evento.
Audiência da TV nos EUA
Segundo o instituto Nielsen, especialista em análise de audiência, a média de espectadores nos Estados Unidos ligados no evento no ano passado foi de 127,7 milhões. O número superou o antigo recorde, que era da transmissão da final da temporada de 2024/25, com média de 123,7 milhões de pessoas conectadas, um aumento de 3%. O pico de audiência foi de 137,7 milhões de pessoas. O show do intervalo, liderado pelo rapper Kendrick Lamar, teve 133,5 milhões de telespectadores em média.
Um show de milhões
E se o show do último Super Bowl foi um sucesso, o desse ano promete repetir, ou até mesmo superar. Isso porque Bad Bunny, principal astro do intervalo, é um dos artistas mais ouvidos em todo o mundo. Em 2025, suas músicas foram ouvidas 19,8 bilhões de vezes no Spotify. Seu álbum ‘Debí Tirar Más Fotos’ foi o álbum mais ouvido do mundo.
Real Madrid, clássico na Premier League, NBA e mais!
O Super Bowl não é a única grande atração de domingo na tela do Disney+.
Logo pela manhã, tem Premier League, com o confronto entre Brighton e Crystal Palace às 11h. Na sequência, a Inglaterra “vai parar”, com o clássico entre Liverpool e Manchester City a partir das 13h30.
Às 14h30, começa a rodada dupla da NBA, primeiro com Boston Celtics x New York Knicks, e depois com Minnesota Timberwolves x LA Clippers.
17h, a bola rola para Valencia x Real Madrid por LALIGA, enquanto meia hora depois começa Benfica x Alverca pelo Campeonato Português.
E para fechar a noite, às 22h15, tem clássico na Argentina, entre Vélez Sarsfield e Boca.
Restrições a fretados, em faixas de ônibus e a caminhões permanecem normalmente
ADAMO BAZANI
O rodízio municipal de veículos na capital paulista fica suspenso entre segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, e quarta-feira (18), por causa do Carnaval.
Assim, nestes dias poderão circular pelo centro expandido da cidade, carros de qualquer placa-final. Na quinta-feira (19), o rodízio volta ao normal.
Já a proibição de Circulação nas faixas e corredores de ônibus e restrições a fretados e caminhões continuam normalmente. Assim, as multas, se aplicadas, estão valendo.
O Rodízio Municipal de Veículos chamado oficialmente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da Prefeitura de São Paulo, de Operação Horário de Pico restringe a circulação no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.
Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.
De acordo com a CET, transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração média, resultando em multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.
Confira, abaixo, a tabela com os dias da semana e finais das placas:
Segunda-feira: Placas finais 1 e 2
Terça-feira: Placas finais 3 e 4
Quarta-feira: Placas finais 5 e 6
Quinta-feira: Placas finais 7 e 8
Sexta-feira: Placas finais 9 e 0
Horários:
Manhã: 7h às 10h
Tarde/Noite: 17h às 20h
Área de Abrangência:
Funciona no Centro Expandido da cidade
Finais de Semana e Feriados:
Não há rodízio, circulação livre de todos os veículos
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Trens não estão circulando entre as estações Campo Limpo e Francisco Morato; ônibus do Paese foram acionados
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Linha 7-Rubi de trens metropolitanos encontra-se com a circulação paralisada entre as estações Campo Limpo e Francisco Morato neste sábado (07).
A operação é parcialmente afetada em razão de alagamento na via férrea.
Em nota ao Diário do Transporte, a concessionária TIC Trens informou que ônibus do Paese foram acionados para reforçar o transporte de passageiros.
“São Paulo, 07 de fevereiro de 2026 – Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na tarde deste sábado, a circulação de trens da Linha 7-Rubi está interrompida no trecho entre as estações Campo Limpo e Francisco Morato, em decorrência de pontos de alagamento na via. O Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado, com a disponibilização de ônibus gratuitos aos passageiros até que a circulação esteja normalizada.
A operação ocorre normalmente nos trechos entre Jundiaí e Campo Limpo Paulista e entre Francisco Morato e Palmeiras-Barra Funda. A interrupção será mantida até que o nível da água baixe e a circulação dos trens possa ser retomada com segurança. A TIC Trens lamenta os transtornos causados aos passageiros.”