18.2 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 21:30
Publicidade
Home Blog Page 160

Zona Leste de São Paulo já tem linha definida para estreia de ônibus elétricos superarticulados inéditos com tecnologia da F1 – Conheça os veículos

[ad_1]

Lote comprado pela Viação Metrópole Paulista é de 27 unidades do modelo, de um total de 40 ônibus elétricos que chegarão gradativamente entre março e abril

ADAMO BAZANI

A linha 3459/10, que faz o trajeto entre o Itaim Paulista, na zona Leste da cidade de São Paulo, e o Terminal Parque Dom Pedro II, na região central, será a primeira a receber um modelo inédito de alta demanda de ônibus elétrico superarticulado no sistema gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte). A previsão de estreia é de até 20 de fevereiro de 2026, mas a data pode mudar, de acordo com ajustes operacionais que eventualmente possam ser determinados pela prefeitura.

A linha é uma das de maior demanda da cidade. Transportando quase 30 mil pessoas por dia, tem uma frota escalada de 40 ônibus articulados e superarticulados (até então, a diesel). Nos horários de pico, chega a ter intervalos entre sete e 10 minutos e trafega em vias de alta densidade como Avenida Imperador, Avenida Marechal Tito, Avenida São Miguel, Avenida Amador Bueno da Veiga, Radial Leste e Avenida do Estado, dando acesso a estações de trens e metrô.

A informação foi confirmada ao Diário do Transporte pela Viação Metrópole Paulista, que comprou incialmente 27 unidades do modelo, com tecnologia brasileira da empresa Eletra, fabricante instalada em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

Os “gigantes” têm 21,5 metros de comprimento, capacidade para 146 passageiros cada um, sendo 50 sentados, 94 em pé e duas cadeiras de rodas ou espaços para cão-guia.

Até então, os superarticulados da Eletra rodavam como testes na capital. Agora, o inédito veículo chega para ficar, inclusive, com mais unidades em negociações para outras empresas.

Ao todo, são 40 ônibus elétricos que chegarão gradativamente à unidade da Itaim Paulista, da Viação Metrópole Paulista, entre março e abril de 2026.

Além dos 27 superarticulados de 21,5 m com tecnologia Eletra, foram comprados mais 13 ônibus elétricos padrons, de 13,2 m, com capacidade para 82 pessoas cada, modelo eO500U, com tecnologia Mercedes-Benz. A empresa já possui este modelo na frota.

Os ônibus deste tipo são considerados high tech (alta tecnologia) e têm até um sistema de aproveitamento de energia desenvolvido na Fórmula 1.

Trata-se do KERS (Kinetic Energy Recovery System), que é uma funcionalidade de regeneração de energia que gera eletricidade nas frenagens e desacelerações carregando uma parte das baterias em movimento.

A diferença é que nos carros da Fórmula 1, o KERS é eletromecânico, guardando a energia num “volante” de inércia que é capaz de maneira rápida “jogar” essa energia de volta ao motor, o que proporciona aumento de potência adicional. Já num ônibus ou o carro elétrico ou híbrido que roda nas ruas, o KERS é eletrônico e armazena a bateria das frenagens em baterias.

Os modelos de ônibus da Eletra possuem ar-condicionado com saídas individuais; piso baixo com rampa para acessibilidade de pessoas com restrições de locomoção, tomada USB para recarga de celulares e outros dispositivos móveis; vidros colados com tratamento de proteção contra raios ultravioleta do sol; letreiros eletrônicos e luzes de led em faróis, lanternas e na iluminação interna.

Ainda integram a tecnologia brasileira funcionalidades e itens como controle de tração; controle dos sistemas auxiliares e do ar-condicionado; sistema de regeneração de energia que gera eletricidade nas frenagens e desacelerações carregando uma parte das baterias em movimento; programa computadorizado que regula, gerencia e monitora todos os sistemas elétricos; e módulo de refrigeração geral de água.

Os veículos possuem tecnologia Eletra, plataformas Mercedes-Benz, baterias WEG e carrocerias Caio, todos estes itens feitos no Brasil.

Planilhas oficiais da SPTrans mostram que a operação de ônibus elétricos pode ser 65% mais barata por quilômetro que o óleo diesel. Como os elétricos duram mais que os modelos a combustão, ao longo de toda a vida útil, estes modelos são financeiramente mais vantajosos, mostram as planilhas.

Relembre:

Este tipo de modelo de grande porte pode ser mais vantajoso ainda. Isso porque, mesmo sendo mais caro, o preço é compensado pelo maior rendimento das baterias e maior capacidade de transportes de cada veículo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linha de ônibus de São Paulo será alterada para atender a Av. Presidente Wilson

[ad_1]

Passageiros que utilizam a linha no trecho da Av. do Estado entre o Terminal Pq. D. Pedro II e o Viaduto São Carlos vão precisar usar outra linha

ADAMO BAZANI

A partir de sábado, 23 de fevereiro de 2026, o itinerário da linha 4288/10 Pq. Sta. Madalena – Term. Pq. D. Pedro II, no sentido bairro, será alterado com o objetivo de atender a Av. Pres. Wilson, entre a Rua da Mooca e o Viaduto São Carlos.

A SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de linhas da cidade, informou que a mudança também vai tornar o percurso da linha na volta mais próximo ao realizado na ida.

Os passageiros que utilizam a linha no trecho da Av. do Estado entre o Terminal Pq. D. Pedro II e o Viaduto São Carlos contam como alternativa a linha 4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II.

Confira o novo itinerário:

4288/10 Pq. Sta. Madalena – Term. Pq. D. Pedro II

Ida: sem alteração.

Volta: Term. Pq. D. Pedro II, Av. do Estado, acesso ao Viad. Trinta e um de Março, Viad. Therezinha Zerbini, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Rua Palmorino Mônaco, Av. Pres. Wilson, Rua Pres. Almeida Couto, Rua Pres. Costa Pereira, Rua Pres. Soares Brandão, prosseguindo normal.

Confira as opções aos pontos desatendidos:

Os passageiros que utilizam a linha nos pontos da Av. do Estado, entre o Term. Pq. D. Pedro II e o Viaduto São Carlos terão como opções a linha 4221/10 Jd. Planalto – Term. Pq. D. Pedro II.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Jogador sofre convulsão em Flamengo x Sampaio Corrêa, comove colegas de time e sai do Maracanã de ambulância

0

[ad_1]

O jogo entre Flamengo e Sampaio Corrêa-RJ, na noite deste sábado (7), no Maracanã, pela última rodada do Campeonato Carioca, foi paralisado no início do primeiro tempo depois do volante Alexandre passar mal.

Logo aos oito minutos, o jogador do Sampaio Corrêa caiu no gramado e começou a ter uma crise convulsiva.

A cena comoveu os companheiros de Alexandre, que se ajoelharam no gramado e começaram a rezar enquanto o volante era atendido pelos médicos.

De acordo com o repórter do Sportv, Ricardo Lay, Alexandre estava recuperando a consciência quando foi colocado na ambulância. O jogador seria levado ao hospital Quinta D’or.

A partida recomeçou depois de cinco minutos paralisada com a entrada de Gabriel Agu no lugar de Alexandre.

[ad_2]

Fonte

Estação de trem de Campos Elíseos, em Duque de Caxias (RJ), é revitalizada por acordo entre Governo do Estado e SuperVia

[ad_1]

Pacto prevê investimentos que somam R$ 160 milhões em diversas obras

ADAMO BAZANI

Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, foi entregue a reforma da estação de trem de Campos Elíseos, em Duque de Caxias (RJ).

Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, a obra integra um acordo entre o governo estadual e a operadora SuperVia, que soma R$ 160 milhões em diferentes obras.

De acordo com a pasta, a estação ganhou nova pintura e cobertura do mezanino e das plataformas, além da instalação de dutos de captações de água pluvial. O piso tátil foi recuperado e houve ainda a troca da iluminação e do sistema de sonorização. A atualização da comunicação visual agora facilita a vida do passageiro, readequado ao fluxo diário de usuários.

“Essa entrega concretiza o compromisso do Governo do Estado com a melhoria do transporte público e com o cuidado diário com quem depende dos trens. O aporte feito pela Setram tem sido fundamental para viabilizar intervenções estruturais como essa, que impactam diretamente a qualidade do serviço. Nosso foco é garantir que esses recursos públicos se traduzam em estações mais bem conservadas, ambientes mais acessíveis e uma experiência mais digna para a população”, destacou, em nota, a secretária estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem.

Segundo o presidente da SuperVia, Everton Trindade, que participou da entrega com representantes da Agência Reguladora de Transportes Públicos Concedidos do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), a revitalização da estação reforça o compromisso com a recuperação da infraestrutura ferroviária.

“As obras em Campos Elíseos fazem parte de um esforço contínuo para garantir condições mais seguras e adequadas nas estações, com foco no atendimento aos passageiros, na conservação dos espaços e na operação do sistema ferroviário“, afirmou Trindade.

“A revitalização da Estação Campos Elíseos integra o plano contínuo de manutenção da atual concessionária, priorizando a segurança operacional e a melhoria das condições do ambiente ferroviário para os passageiros. Desde o acordo para a transição do operador do sistema – resultado do pleito da concessionária referente ao período da pandemia -, os recursos do Governo do Estado têm sido destinados a intervenções estruturais e operacionais em diferentes pontos da malha ferroviária” continuou a nota da secretaria

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linhas de ônibus do “Paulistar” são suspensas e só voltam em 1º de março de 2026

[ad_1]

Motivo é a passagem de mega blocos de rua em diversas partes da capital paulista

ADAMO BAZANI

Todas as linhas de ônibus elétricos do serviço Paulistar, que gratuitamente ligam aos domingos os principais pontos de atrações turísticas, de lazer e culturais da cidade de São Paulo serão paralisadas nos próximos dias 08, 15 e 22 de fevereiro de 2026.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), a suspensão ocorre por causa da passagem de blocos de carnaval e o atendimento só vai voltar em 01º de março de 2026.

Aos domingos, dia 08, 15 e 22/02/2026 as linhas Paulistar não prestarão serviço. 

Paulistar 1 – Term. Pq. Pedro II – Pinacoteca
Paulistar 2 – Museu do Ipiranga – Pq. Ibirapuera
Paulistar 3 – Paraíso – Pacaembu
A partir de domingo,  01/03/2026 as linhas retornarão ao atendimento normal.

As gratuidades nas demais linhas de ônibus permanecem, mas os passageiros devem estar atentos porque haverá uma série de desvios na cidade em decorrência destes blocos carnavalescos.

Linha Paulistar 1 – Circuito Cultura: parte do Terminal Parque D. Pedro II em direção ao Parque da Luz, passando por pontos centrais como Museu da Língua Portuguesa, Theatro Municipal, Pinacoteca, Pateo do Collegio, Mercadão, Praça da República e bairros da Liberdade e Bixiga.

Linha Paulistar 2 – Circuito Parques: liga o Parque da Independência, onde se encontra o Museu do Ipiranga, ao Parque Ibirapuera, com passagem pelo Parque da Aclimação. O trajeto inclui ainda referências como o Museu de Zoologia da USP e o Sesc Vila Mariana.

Linha Paulistar 3 – Circuito Lazer: tem ponto de partida no Pacaembu e destino no Paraíso, atendendo também o Parque Ibirapuera. A rota conecta a região da Avenida Paulista, com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House, integrando áreas de esporte, cultura e lazer da cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Volvo começa 2026 liderando emplacamentos de ônibus elétricos e mercado cai 93%, diz Fenabrave

[ad_1]

Resultado da montadora se explica pelas entregas ao sistema de Goiânia. Sobre o mercado, estimativas são de crescimento ao longo do ano

ADAMO BAZANI

A Volvo começou 2026 liderando os emplacamentos de ônibus elétricos no Brasil, mas janeiro deste ano em comparação com janeiro de 2025 registou queda de 93,16%

Os dados foram divulgados pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que reúne as revendedoras, e não indica tendência.

Segundo a entidade, em janeiro de 2025, foram emplacados 117 ônibus elétricos e, neste ano de 2026, foram apenas oito.

Mas com eleições, recursos liberados pelo Governo Federal e por bancos internacionais, a tendência é de crescimento em 2026.

Assim como, a marca sueca não deve permanecer líder no mercado em 2026, levando em conta o alto volume encomendado de fabricantes como Eletra/Caio Induscar, Mercedes-Benz, BYD e Volkswagen.

Em janeiro de 2025, coincidiu o volume ser alto por causa de uma grande entrega realizada pelas empresas da cidade de São Paulo, a maior frota deste tipo de veículo do País.

Além disso, influenciou positivamente o cenário do início do ano de 2026 para a Volvo, os emplacamentos remanescentes da entrega de 21 unidades para o sistema de transportes da Região Metropolitana de Goiânia, das quais, 16 articulados de 21 metros de comprimento cada e cinco biarticulados de 28 metros.

O Diário do Transporte acompanhou a apresentação dos veículos presencialmente no local.

Relembre:

O fato de as outras fabricantes terem grandes encomendas e poderem ultrapassar a Volvo também não significa que a marca não terá crescimento neste ano.

Segundo a Fenabrave, o ranking de janeiro de 2026 ficou com Volvo como líder (3 unidades), Eletra-Caio (Induscar) e Marcopolo (modelo Attivi) em seguida (2 unidades cada) e a CRRC em seguida.

Trata-se do ônibus elétrico chinês da fabricante CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation), licenciado pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, da família do fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira.

O Grupo Comporte é sócio majoritário na concessão da construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Campinas, no interior de São Paulo, que engloba a linha 7-Rubi de trens metropolitanos, em parceria com a fornecedora de trens CRRC.

Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.

Relembre:

Ainda de acordo com a Fenabrave, em dezembro de 2025, foram emplacados 183 ônibus elétricos, número 95,63% superior a janeiro de 2026.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Rayan marca em estreia como titular na Premier League e salva Bournemouth contra Aston Villa

0

[ad_1]

Rayan foi o nome do empate do Bournemouth contra o Aston Villa, por 1 a 1, neste sábado (7), na 25ª rodada da Premier League. Em sua estreia como titular na Inglaterra, o ex-jogador do Vasco fez brilhar sua estrela e marcou o gol que garantiu a igualdade no placar.

Foi a primeira vez que o jovem de 19 anos balançou as redes na Europa, apenas em sua segunda aparição em campo, a primeira entre os 11 iniciais. Na última semana, em vitória sobre o Wolverhampton, ele já havia contribuído com uma assistência, saindo do banco.

O gol de Rayan foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo. O canhoto arrancou pela direita, não tomou sequer conhecimento da marcação de Lucas Digne, ex-Barcelona, e bateu com a “perna ruim” no canto do goleiro argentino Emiliano “Dibu” Martínez.

O placar, contudo, havia sido aberto pelo Villa, ainda no primeiro tempo, aos 22 minutos de jogo, por Morgan Rogers, que aproveitou assistência de Jadon Sancho, ex-Manchester United e Chelsea, e simplesmente “fuzilou” o goleiro Petrovic.

O resultado na casa do Bournemouth muda pouco a situação dos dois times na classificação da Premier League. O time de Rayan segue na 11ª colocação, com 34 pontos, enquanto o Villa segue na zona de classificação à Champions League, no 3º lugar, com 47.

Aos 41 minutos, Rayan foi substituído e saiu muito aplaudido por todos os presentes no Vitality Stadium.

Classificação da Premier League:

  • Aston Villa: 3º lugar, com 47 pontos

  • Bournemouth: 11º lugar, com 34 pontos

Próximos jogos do Bournemouth

Próximos jogos do Aston Villa

[ad_2]

Fonte

Ônibus BRT de Campinas (SP) derruba muro de imóvel no Jardim Shangai na tarde deste sábado (07)

[ad_1]

Moradora da residência não apresentou ferimentos, mas por conta do susto, sofreu uma crise de pressão alta e foi socorrida pelos vizinhos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde deste sábado, 07 de fevereiro de 2026, o motorista de um ônibus do sistema BRT de Campinas (SP) errou uma manobra e derrubou o muro de um imóvel na Rua Francisco Rosa da Silva, localizada no Jardim Shangai.

De acordo com o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas), a colisão ocorreu enquanto o condutor do coletivo do transporte público manobrava no pátio da garagem.

Segundo o sindicato, a empresa que opera o serviço no sistema de mobilidade fará a reconstrução do muro da residência.

A residente do endereço não conseguiu sair até o ônibus desbloquear a entrada.

A moradora teve de ser socorrida pelos vizinhos por conta de uma crise de pressão alta.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Câmara dos Deputados votará projeto que deixa mais alta pena em caso de crime cometido por motorista de aplicativo ou taxista

[ad_1]

PL será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário

ADAMO BAZANI

Ser taxista ou motorista de carro de aplicativo pode ser condição para agravar penas em caso se cometimento de crimes como sexuais e contra a vida.

É o que propõe o Projeto de Lei 709/25, de autoria do deputado Nelson Ned Previdente, o (PL-MT) que altera o Código Penal.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com a Agência Câmara, o projeto constitui uma resposta principalmente aos casos de estupros de passageiros cometidos por motoristas de aplicativo noticiados pela imprensa.

Na avaliação do parlamentar, a relação entre passageiros e motoristas, que deveria ser de confiança, reveste-se de vulnerabilidade, especialmente no caso de mulheres e pessoas idosas.

“A legislação atual não prevê como agravante a condição de o agressor ser motorista de transporte privado, o que reduz a efetividade das punições e não leva em conta a vulnerabilidade da vítima no contexto do crime”, afirma o parlamentar.

O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Chuva atinge São Paulo (SP) e provoca transbordamento de córrego na região do Itaim Paulista neste sábado (07)

[ad_1]

CGE também aponta potencial para rajadas de vento, quedas de árvores e formação de alagamentos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde deste sábado, 07 de fevereiro de 2026, a cidade de São Paulo se encontra em estado de atenção para alagamentos, de acordo com o Centro de Gerenciamento Climático da prefeitura.

O subdistrito do Itaim Paulista se vê diante de uma situação mais grave com o alerta para transbordamento do Córrego Três Pontes, localizado na Avenida Marechal Tito.

“Imagens recentes de radar e satélite meteorológico registram áreas de instabilidade na forma de pancadas de chuva com até intensidade atuando na capital paulista. Há potencial para ocorrência de rajadas de vento, quedas de árvores, formação de alagamentos e transbordamento de rios e córregos”, informa a última atualização do CGE.

O transporte coletivo por ônibus e o atendimento dos trens metropolitanos, assim como do Metrô, seguem operando normalmente apesar da chuva.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte