Protagonista do Corinthians, Hugo Souza sonha em conquistar o título da CONMEBOL Libertadores com a camisa alvinegra. O goleiro falou sobre o tema em entrevista à TV Gazeta e disse que o Timão iria “parar o Brasil” se levantasse o principal troféu do continente sul-americano.
“Depois do título da Supercopa eu estava conversando com o Yuri [Alberto] no avião e disse: ‘Imagina se a gente ganhar uma Libertadores aqui, a loucura que iria ser’. Nós iríamos parar São Paulo, o Brasil inteiro”, afirmou o jogador.
Hugo chegou ao Corinthians em um momento conturbado. Na época, em julho de 2024, a equipe brigava contra o rebaixamento à Série B do Brasileirão.
Desde então, o clube não só escapou da queda como ganhou três títulos em cerca de um ano e meio: o Paulistão e a Copa do Brasil de 2025 e a Supercopa do Brasil deste ano.
O arqueiro comentou o bom momento e disse que deseja fazer história pelo Timão.
“Cheguei em um momento que o clube estava desacreditado, todo mundo achava que iríamos cair. Um ano e meio depois, temos três títulos que mostram o peso dessa camisa e o quanto esse elenco se fechou para fazer as coisas darem certo”, afirmou Hugo.
“Quando cheguei, falei que minha vontade era fazer história. Foi um clube que me abraçou logo quando cheguei. A única forma que tenho de devolver isso é dando o meu melhor em campo”, acrescentou.
Na mira da Europa
As boas atuações de Hugo Souza com a camisa do Corinthians colocaram o goleiro na mira do futebol europeu. No fim do ano passado, a diretoria alvinegra recusou uma proposta do Milan, da Itália, pelo jogador.
No entanto, o arqueiro deixa o assédio de lado e diz que pretende continuar no time junto a outros atletas monitorados pelo exterior, como Yuri Alberto e Breno Bidon, para conquistar mais títulos.
“A gente tem contrato aqui, queremos muito continuar vencendo para colocar o Corinthians no patamar que merece. Esse clube merece demais vivenciar títulos”, disse.
“Maior sonho da vida”
Hugo Souza enxerga a Copa do Mundo de 2026 como o “maior sonho de sua vida”. Peça frequente nas convocações do italiano Carlo Ancelotti, que assistiu à final contra o Flamengo no domingo, o arqueiro faz de tudo para estar presente na lista do próximo Mundial.
“Vou trabalhar muito todos os dias para que eu esteja lá. É o maior sonho da minha vida, meu grande objetivo. Minha rotina é pensando nisso, uma coisa que era muito distante há um ano e meio atrás, agora está tão perto de mim. Espero que ele [Ancelotti] tenha gostado do que viu no último domingo”, concluiu.
Corpo de Bombeiros foi acionado para extinguir as chamas; não houve vítimas
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na manhã desta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, um ônibus do sistema Move, em Belo Horizonte (MG), pegou fogo na Avenida Paraná, localizada no Centro da capital.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas; não houve registro de pessoas feridas na via.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que motoristas de outros coletivos no entorno tentaram apagar o incêndio com extintores, mas não tiveram sucesso.
Um caminhão-pipa que transitava pela avenida no momento do incidente auxiliou na extinção das chamas.
Os Bombeiros chegaram ao local na sequência e tiveram apenas de finalizar o atendimento.
Alteração no fluxo de veículos deve se estender por 45 dias e ocorrerá de forma programada, com sinalização provisória e medidas operacionais
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O tráfego no viaduto do Jardim Embaré (quilômetro 240+310m), sob a Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos (SP), terá alteração a partir de amanhã (quarta-feira, 04/02). A faixa no sentido Embaré-Parque Fehr ficará totalmente interditada e, na faixa oposta, será implantada operação em mão dupla, com circulação nos dois sentidos (ida e volta). Será proibida a circulação, sob o viaduto, de veículos de grande porte e/ou pesados. Esses deverão utilizar retornos alternativos. O viaduto dá acesso às avenidas Miguel Petroni, no Parque Fehr, e João Orlando Ruggiero, no Jardim Embaré.
A alteração tem previsão de duração de 45 dias e ocorrerá de forma programada, com sinalização provisória e medidas operacionais, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e reduzir os impactos no tráfego local. A ação é necessária para que a Ecovias Noroeste Paulista dê sequência às obras de implantação das terceiras faixas na rodovia, previstas no contrato de concessão.
Outros viadutos com alterações de tráfego
O tráfego nos viadutos do bairro Maria Stella Fagá (quilômetro 231+800m) e da Vila Brasília/Country Club (quilômetro 234) está com interdições e alterações temporárias desde segunda-feira (02/02).
No viaduto do Maria Stella Fagá, a mudança deve durar cerca de 30 dias, com o sentido centro-bairro mantido por meio de desvio em “mão inglesa”, pela pista adjacente sob o viaduto. Já no da Vila Brasília/Country Club há fechamento total até sexta-feira (06/02), apenas no período diurno. Como rota alternativa, os motoristas devem utilizar o dispositivo do quilômetro 235 (UFSCar), que está operando em mão dupla sob o viaduto, com uma faixa por sentido.
Tecnologia NFC no sistema metroviário cresce 10% em um ano, facilitando o embarque de moradores e turistas
YURI SENA
O uso do pagamento por aproximação no MetrôRio alcançou mais de 20 milhões de transações ao longo de 2025, reforçando a consolidação da tecnologia NFC como um dos principais meios de acesso ao transporte metroviário no Rio de Janeiro. O número representa um avanço de 10% em relação a 2024, quando foram contabilizados 18,7 milhões de pagamentos. Desde a adoção do sistema, em 2019, o total já supera 71 milhões de operações.
O MetrôRio foi o primeiro sistema metroviário da América Latina a implantar o pagamento por aproximação em todas as suas estações. Atualmente, as 41 estações contam com validadores habilitados para a tecnologia. No último ano, 55% das transações foram realizadas com cartões de crédito e débito, enquanto 45% ocorreram por meio de dispositivos eletrônicos, como celulares, relógios inteligentes e pulseiras.
Entre as estações com maior volume de embarques utilizando o recurso estão Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, responsável por 8,4% das transações, seguida por Botafogo (8,1%) e Carioca/Centro (8,0%). A média de utilização é de duas viagens por dia por usuário.
A ferramenta tem papel relevante em períodos de grande fluxo, como eventos culturais, partidas de futebol no Maracanã e deslocamentos para áreas turísticas da cidade. Ao eliminar a necessidade de bilhetes físicos, o pagamento digital contribui para a redução de filas e maior fluidez no acesso às plataformas.
O serviço aceita cartões das bandeiras Visa, Elo e Mastercard, além de carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. A cobrança é realizada diretamente na fatura ou na conta do usuário, sem taxas adicionais. Para utilizar, basta aproximar o cartão ou dispositivo compatível com NFC dos validadores sinalizados nas catracas.
Durante madrugadas de operação especial, Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta 24 horas para embarque e desembarque
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que efetuará mudanças no transporte de passageiros durante as celebrações de Carnaval na capital paulista e Região Metropolitana; o esquema elaborado pela empresa irá abranger o pré-carnaval, os dias oficiais de folia e o pós-carnaval.
Durante as madrugadas de operação especial, a Estação Palmeiras-Barra Funda permanecerá aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações de todas as linhas da companhia continuarão funcionando na madrugada exclusivamente para desembarque e transferências.
Confira o cronograma da Operação 24 Horas:
Pré-Carnaval: Da madrugada de sábado (07/02) para domingo (08/02).
Carnaval: Nas madrugadas de sexta (13/02) para sábado (14/02); de sábado (14/02) para domingo (15/02); e de domingo (15/02) para segunda-feira (16/02).
Pós-Carnaval: Da madrugada de sábado (21/02) para domingo (22/02).
Garanta seu bilhete
Os passageiros poderão adquirir seus bilhetes por meios digitais e eletrônicos, de forma simples e rápida, com autonomia e sem filas, pelos seguintes canais: WhatsApp TOP: (11) 3888-2200 (Bilhete QR Code direto no celular), aplicativo TOP disponível para sistemas iOS e Android, autoatendimento (ATMs) com máquinas presentes em 100% das estações e interface intuitiva, Carteira Google e pela rede credenciada com mais de 8 mil pontos de venda físicos que aceitam dinheiro. A lista completa de onde comprar e como utilizar os canais digitais está disponível no portal www.boradetop.com.br.
Projeto também incentiva a abertura de serviços e comércios em locais de grande movimento e a ocupação urbana ordenada ao longo das linhas ferroviárias
ADAMO BAZANI
O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, a criação de um programa que visa estimular moradias, programas de capacitação e assistência social, e comércios e serviços ao longo de eixos de transportes coletivos de média e alta capacidade, como ferrovias metropolitanas, ferrovias regionais e corredores de ônibus de maior demanda como os BRTs (Bus Rapid Transit).
A verba será, neste momento, de R$ 4,3 bilhões, inicialmente voltada para o eixo contemplado pela rota do TIC (Trem Intercidades), entre os municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
O sistema de transportes, que promete ligar os dois polos em pouco mais de uma hora, está em construção.
A fase direcionada à rota do TIC São Paulo-Campinas, de acordo com o Governo do Estado, prevê 23 mil moradias em 14 localidades de 10 municípios nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.
Ainda de acordo com a gestão estadual ao Diário do Transporte, por meio de nota, outras fases do programa de moradias, empregos e geração de renda e capacitação, contemplando mais eixos já estão em desenvolvimento e os estudos já foram iniciados.
Entre estas rotas estão em Santos, para atender a demanda nas imediações do túnel Santos-Guarujá, que vai contemplar um corredor de ônibus e um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e na capital, no entorno das futuras estações Lajeado, da linha 11-Coral de trens metropolitanos e Gabriela Mistral, do prolongamento da linha 2-Verde.
O eixo do Corredor Metropolitano ABD e do futuro BRT-ABC, entre o ABC Paulista e a capital, já tem alto adensamento de moradias, mas deve receber estudos para estimular serviços, comércios e manufaturas, em especial, se forem empreendimentos das comunidades locais.
No caso do eixo do TIC São Paulo x Campinas, o que já está mais avançado e que tem a verba de R$ 4,3 bilhões, as 14 centralidades estão distribuídas por Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Franco da Rocha, Barueri, Carapicuíba e Mauá, além da capital.
Veja a nota ao Diário do Transporte:
O projeto estruturante integra políticas habitacionais em cidades da Grande São Paulo e região de Campinas a áreas de interesse do SuperAção SP – programa estadual para apoio a 105 mil famílias em situação de vulnerabilidade com atendimento individualizado e capacitação profissional – e de linhas ferroviárias já existentes ou em desenvolvimento, como o Trem Intercidades Eixo Norte. O objetivo do Novas Centralidades é integrar a construção de novas moradias ao desenvolvimento econômico e social em regiões com grandes populações. O projeto também incentiva a abertura de serviços e comércios em locais de grande movimento e a ocupação urbana ordenada ao longo das linhas ferroviárias. As ações incluem urbanização, recuperação ambiental, implantação de infraestrutura, construção de equipamentos públicos, requalificação de imóveis e novos empreendimentos habitacionais e comerciais. As 14 novas centralidades estão distribuídas por Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí, Franco da Rocha, Barueri, Carapicuíba e Mauá, além da capital. Projetos similares já estão em desenvolvimento em Santos, para atender a demanda nas imediações do túnel Santos-Guarujá, e na capital, no entorno das futuras estações Lajeado de trens e Gabriela Mistral de metrô.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Linha 2 irá circular entre Pavuna e Botafogo, e a transferência com a linha 1 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O MetrôRio funcionará normalmente, das 5h à meia-noite, nesta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, quando acontece a 2ª rodada do Campeonato Brasileiro entre Flamengo e Internacional, a partir das 19h, no estádio do Maracanã. A concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
A linha 2 vai circular entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
O término dessa partida ocorre dentro do horário de funcionamento do sistema metroviário e com tempo hábil para a saída dos torcedores do estádio até o metrô. Por isso, não haverá extensão de horário do serviço. O modal funcionará no horário regular de dia útil, das 5h à meia-noite.
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
A concessionária orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas. Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária neste link.
Serviço
Horários de funcionamento do metrô nesta quarta-feira (4/02)
Metrô – Linhas 1, 2 e 4
Quarta-feira (4/02): das 5h à meia-noite.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Quarta-feira (4/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo
Coalização foi criada nesta quarta-feira (04) Foco serão fontes como etanol, biodiesel, combustível sustentável de aviação (SAF), biogás e biometano. Eletromobilidade pode perder vez no centro dos debates políticos
ADAMO BAZANI
As frentes parlamentares produtivas, de biocombustíveis e bioenergia, incluindo o biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos) lançaram nesta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, uma coalização pela consolidação do Brasil como referência global em transição energética.
Com isso, setores voltados à produção destes combustíveis e de veículos, sejam particulares, comerciais leves e pesados (ônibus e caminhões) querem estar à frente dos debates para a redução da poluição gerada pelas atividades relacionadas aos transportes.
A eletromobilidade, considerada por especialistas outra alternativa (não a única) no processo chamado de “descarbonização” pode perder espaço e representatividade nos debates.
Como mostrou o Diário do Transporte, muito mais que o nível técnico, a transição energética vai fazer parte do debate eleitoral para 2026, com o risco de um verdadeiro “Fla x Flu” entre eletrificação e biocombustíveis/biometano, com cada setor defendendo seu interesse econômico.
Não que seja uma via de regra, mas por estar mais compatível com os interesses do agro, segmento majoritariamente com integrantes da “direita”, os biocombustíveis devem ser mais defendidos por esta vertente política.
Já a eletrificação reúne simpatia de segmentos menos conservadores, mais identificados com a “esquerda”.
Mas isso não significa uma tendência fechada.
Caberá a cada setor “vender seu peixe” e a sociedade e os gestores entenderem que todas as visões e alternativas são válidas, desde que aplicadas nos locais, nas doses e com os investimentos corretos.
Relembre reportagem de bastidor neste link:
Os focos da coalização criada nesta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, serão fontes como etanol, biodiesel, combustível sustentável de aviação (SAF), biogás e biometano.
A intenção da coalização e destes setores não é somente estar a frente dos debates nacionalmente, mas colocando a imagem do Brasil em plano internacional como o “País dos Biocombustíveis”.
Tanto é que, segundo o deputado federal, Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP), que é presidente da Comissão de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, em entrevista coletiva, a coalização deve apresentar até 09 de março de 2026, ao presidente da COP 30, (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), o diplomata André Corrêa do Lago, um documento para compor as diretrizes do chamado “Mapa do Caminho” para a redução do uso dos combustíveis fósseis.
Em entrevista ao Painel Eletrônico nesta quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, programa oficial de Rádio da Câmara, o deputado Arnaldo Jardim, que é presidente também desta coalizão saiu em defesa dos biocombustíveis não somente como alternativas de redução de poluição, mas de estratégica econômica como posicionamento global e na geração de empregos.
“Além de ter esse benefício ambiental extraordinário, os biocombustíveis produzem uma cadeia muito grande de emprego e renda, porque a extração do petróleo, ela é limitada, é uma atividade quase que solitária de alguns especialistas. E plantar aquilo que é o milho ou a cana para produzir etanol, plantar a soja, plantar a mamona, extrair o biodiesel a partir do sebo bovino, fazer com que aterros, que antes emitiam só poluentes, mas isso possa produzir o biometano, o biogás, como todos os dejetos também do agro ser utilizados, aquilo que vem de confinamentos, de granjas, tudo isso cria uma virtuosidade muito grande,” defendeu.
Na mesma entrevista, segundo a Rádio Câmara, Arnaldo Jardim lembrou que a 30ª edição Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, COP30, realizada no país em novembro, permitiu ao Brasil mostrar com dados e estudos que a produção dos biocombustíveis não compete com a de alimentos; pelo contrário, elas se complementam.
“Então aqui cada um dos setores é tratado. O etanol, o biodiesel, o biogás, o combustível sustentável de aviação, mas acima de tudo é tratado também uma diretiva que o Brasil já participa internacionalmente, há uma aliança global pelos biocombustíveis, reunindo governos. E agora nós, no Parlamento, também avançamos”, destacou.
Segundo o deputado, a Lei do Combustível do Futuro permitiu a expansão da porcentagem de biocombustíveis no combustível usado no país. Arnaldo Jardim enfatizou, por exemplo, que a mistura do etanol na gasolina subiu de 27% para 30%. Do biodiesel de 14% para 15% do diesel. Há também conversas para ampliação do percentual de biometano no gás natural. E ainda para o combustível sustentável de aviação e no transporte marítimo.
O “Mapa do Caminho” ficou de fora da carta oficial da COP-30, da ONU (Organização das Nações Unidas), que foi realizada em Belém no mês de novembro de 2025, mas o Brasil lançou o debate em nível global para que o mundo reduza a dependência do Petróleo.
As regras da COP são as seguintes: O país que sediou a edição de um determinado ano, preside a COP até “entregar” a presidência para o País que será a nova sede.
O país sede-atual realiza a abertura da COP no país que sedia a edição seguinte. O número logo depois da sigla COP é a quantidade de edições. Ou seja, foram feitas até agora, 30 COPs.
A COP-31 será na Turquia, com a Austrália liderando o processo. São dois países à frente do evento porque houve um impasse entre Austrália e Turquia.
André Corrêa do Lago vai ler na abertura o documento brasileiro e o setor de biocombustíveis e biometano que se mostrar como a principal solução para o “Mapa do Caminho”.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A semana mais agitada da temporada regular da NBA já começou! A trade deadline, data limite para as 30 franquias da maior liga de basquete do mundo fazerem mudanças no elenco é na quinta-feira (03), mas as negociações já estão pegando fogo.
Desde segunda-feira (02), muitas notícias e trocas de jogadores estão agitando a liga e mudando o patamar de forças das equipes.
Acompanhe abaixo as principais movimentações e rumores que esquentam a NBA nessa semana: