Capital paulista conta com programa Domingão Tarifa Zero, que permite viajar gratuitamente em qualquer linha de ônibus da cidade, da 0h às 23h59
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 23 de novembro de 2025, o atendimento das linhas de ônibus municipais 8012-10 e 8022-10 será reforçado em São Paulo (SP).
As mudanças no transporte coletivo ocorrem para melhor atender os vestibulandos que irão prestar a primeira fase da Fuvest.
Ao longo do dia de prova, a linha 8012-10 contará com 15 partidas a mais, enquanto a linha 8022-10 terá o reforço de 24 partidas, sendo que ambas operam entre a Estação Butantã e a USP (Universidade de São Paulo).
Vale lembrar que, aos domingos, os passageiros contam com o programa Domingão Tarifa Zero, que permite viajar gratuitamente em qualquer linha de ônibus da cidade, da 0h às 23h59.
O britânico Lando Norris está muito perto de vencer a Fórmula 1 pela primeira vez na carreira. Apesar de cometer um erro logo na largada e perder a liderança do GP de Las Vegas para Max Verstappen, o piloto da McLaren mantém uma boa distância para seus principais rivais.
Restando apenas duas corridas na temporada (Qatar, com sprint, e Abu Dhabi), a diferença de Norris é de mais de 40 pontos.
Lando Norris (McLaren) – 408 pontos
Oscar Piastri (McLaren) – 378 (30 atrás de Norris)
Max Verstappen (Red Bull) – 366 (42 atrás de Norris)
A pontuação na F1 é distribuída da seguinte maneira:
25 pontos (8 na sprint)
18 (7 na sprint)
15 (6)
12 (5)
10 (4)
8 (3)
6 (2)
4 (1)
2 (0)
1 (0)
Por isso, a conta de Lando é simples: ele precisa de ‘apenas’ 29 pontos para garantir matematicamente o título do Mundial de Pilotos em 2025.
Ou seja, mesmo que Oscar Piastri vença todas as próximas corridas, somando 58 pontos, bastaria Norris ficar em duas vezes em terceiro lugar, conquistar 30 pontos e erguer a taça, desconsiderando a sprint. Se terminar a sprint em na vice-liderança, precisaria terminar em quarto nas duas corridas principais para ser campeão.
Para conquistar o título já na próxima semana, porém, precisa apenas terminar à frente de Piastri, independente da posição, e que Max Verstappen não some mais que 16 pontos.
Em relação ao rival de Red Bull, a situação é ainda mais confortável. Norris precisa apenas de 17 pontos (equivalente a um segundo lugar na corrida principal de Catar ou Abu Dhabi) para tirar o neerlandês da disputa.
Para Max vencer o pentacampeonato, precisa ganhar todas as corridas, sprint e principais, além de torcer para Norris não ter mais que uma terceira colocação (e não pontuar em outra prova) ou, no máximo, dois sextos lugares, desconsiderando a sprint da próxima semana.
É claro, uma batida ou desqualificação no Qatar pode deixar o campeonato bem aberto para Abu Dhabi. Mas em circunstâncias, corridas seguras, sem correr grandes riscos devem valer o título para Norris.
Infraestrutura, oportunidades para o Brasil no mundo, a esperança e a realidade de uma população, além de uma certeza: transportes pulsam, têm vida e são agentes transformadores, tudo isso foi possível conferir de perto. É fazer parte da história. A energia realmente é diferente
ADAMO BAZANI
A COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) terminou neste sábado, 22 de novembro de 2025, com atraso de um dia, por causa do incêndio na área de autoridades na Blue Zone e dos impasses sobre a busca de um acordo, e, mesmo não alcançando todos os objetivos esperados por diversas correntes da sociedade, entre os quais, o “mapa do caminho” que preveria o fim do uso dos combustíveis fósseis, significou avanços e compromissos em prol de um presente e de um futuro melhores. Se as metas e acordos serão cumpridos pelos governos, aí é outra história e cabe à sociedade, no mundo todo, cobrar.
Entre os dias 12 e 16 de novembro, este repórter do Diário do Transporte teve a oportunidade de estar em Belém (PA), a convite da fabricante brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria para implantação de serviços eletrificados, Eletra Industrial.
Foi possível acompanhar diversos painéis e debates relacionados à mobilidade urbana e transportes em geral, conversar com autoridades locais e nacionais, com fabricantes e, acima de tudo, ver de perto a realidade de um povo e as transformações econômicas e sociais, e, logicamente ambientais, que a modernização de sistemas de transportes pode proporcionar.
Acima de tudo, entretanto, o evento internacional serviu para derrubar mitos, acabar com preconceitos e constatar que nem tudo é 100% bom ou 100% ruim, mas que o bom senso e o olhar humano devem prevalecer sempre.
Como tem ocorrido em quase tudo neste Brasil, as visões se dão pelo lado da preferência política, partidária e ideológica. De um lado, uma corrente querendo desmerecer o evento, até com apelidinhos do tipo Flop30, se referindo a “Flopar”, uma gíria proveniente do inglês “flop”, que significa fracassar, falhar ou não ter sucesso. De outro lado, uma corrente exaltando o evento como se fosse a salvação do mundo e querendo se propagar.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Estivemos lá, vimos de perto, sentimos o clima. É uma energia diferente. Realmente, é algo fora do comum. Mexe até com os músculos, arrepia, renova o espírito, esclarece, em vários sentidos.
Da mesma forma que sim houve muita hipocrisia, oportunismo, discursos vazios e gente até aproveitadora e má intencionada; deu para ver, conhecer e aprender com muita gente de valor, trabalhos sérios, compromisso com o bem comum.
Quanto ao chamado legado, na melhoria da vida da população local, a mesma coisa. Muitas intervenções foram de fachada, passageira, só para turista ver. Mas também foi possível perceber que obras e ações foram para ficar. A mentalidade e a consciência da população também tiveram mudanças e tudo começa por aí.
Um exemplo é o BRT Metropolitano de Belém. O sistema foi planejado há quase 30 anos e atribuir sua concretização à COP30, é um entusiasmo mentiroso. Porém, a aceleração da implantação, o financiamento e a adoção de tecnologias mais modernas e sustentáveis, como parte da frota de ônibus elétricos, se deu sim, graças a COP30.
Muito mais que transportes, o BRT permitiu acesso à vida digna. De sete cidades que servem, em três delas, a população vivia quase em um isolamento dos maiores recursos de acesso ao básico como saúde, educação, lazer, emprego e renda presentes na capital. Os deslocamentos eram demorados e caros, algo de até R$ 30 por sentido de viagem. Ou seja, proibitivo para as pessoas de menor renda. Com o BRT, ficaram bem menores os tempos de deslocamentos e por R$ 4,60 a população destas áreas menos providas de recursos passou a ter acesso ao que a capital oferece.
Além disso, o trecho da BR-316, por onde passa o corredor de ônibus, que foi considerado o mais letal do Brasil, recebeu obras como passagens subterrâneas e passarelas que, praticamente, zeraram os acidentes.
Sim, os transportes têm uma força transformadora.
Destaque também para os debates de altíssimo nível e dados relevantes que na Estação do Desenvolvimento, na Green Zone, área oficial de livre acesso, o Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte) promoveu. Serviu para mostrar ao mundo, à sociedade em geral, realidades que o setor de transportes sabe, como a que o ônibus não é o vilão da poluição e que, enquanto o País continuar a privilegiar os deslocamentos individuais motorizados, qualquer discurso em prol do meio ambiente é vazio e mentiroso. Oferecer eficiência aos ônibus, mesmo os movidos a diesel, já reduz e muito os impactos ambientais. O importante foi falar “fora da bolha” dos especialistas, mas para o público em geral. Aliás, quando o Diário do Transporte nasceu, ainda em 2006 como Blog Ponto de Ônibus, o objetivo foi e continuará sendo este. Falar fora do mundinho, do cercadinho “transporteiro”, mas para todos…..A identificação foi imediata com o que a CNT propôs na COP30.
Foi possível ver a força, a flexibilidade, a resistência e a capacitação da indústria nacional, dos técnicos, da academia, dos profissionais brasileiros.
Tecnologias passando pelos biocombustíveis, biometano (gás obtido da decomposição de resíduos) aos ônibus elétricos, podem fazer com que a agenda ambiental reflita em desenvolvimento econômico e social para o Brasil. Exemplo foi nossa própria anfitriã Eletra, que nasceu de um grupo operador de transportes e já, há 30 anos, quando parecia ser loucura falar de ônibus elétricos no Brasil, acreditava e investia e hoje, pode se tornar uma das grandes exportadoras com o orgulho da bandeira brasileira.
Eventos como estes são mudanças, transformações, muito mais que no Planeta, mas no Universo que é cada um de nós. Muitas vezes, uma mudança, mesmo que pontual e transitória, pode representar a tábua de salvação para muitos.
Dentre todas as falas, a que chamou mais a atenção deste repórter, nem ocorreu em painéis técnicos e entrevistas, mas no bate-papo que tive com um dos garçons de um dos hotéis onde nos hospedamos e que servia o café da manhã.
“Meu emprego aqui é temporário. Sei que depois disso tudo, posso perder o trabalho e tudo na cidade pode voltar ao normal. Mas sabe, minha família e eu, estávamos para ser despejados de casa. Graças a COP, paguei todas as dívidas e agora, estou com cabeça para seguir em frente. Também aprendi um ofício, conheci pessoas. Isso acho que tudo é uma semente.”
O Planeta foi salvo, pelo menos para a realidade deste jovem, que com pouca idade, revelava até que parecia mais velho, mas que viu naquele momento, o resgate que precisava.
É efêmero, é passageiro, mas foi emocionante.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Trens da Linha 7-Rubi, entre 14h e 20h, utilizarão a plataforma 1 nas estações Perus e Caieiras em ambos os sentidos para manutenção preventiva de via permanente
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste domingo, 23 de novembro de 2025, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) altera as operações nos trilhos para obras na via férrea.
Os trens da Linha 7-Rubi, entre 14h e 20h, utilizarão a plataforma 1 nas estações Perus e Caieiras em ambos os sentidos para manutenção preventiva de via permanente.
Na Linha 11-Coral, das 4h às 8h, os trens em ambos os sentidos circularão pela plataforma 2 na Estação Calmon Viana para instalações de placas fotovoltaicas no telhado da estação e manutenção preventiva de via permanente. Já das 14h às 22h, os trens chegam e partem da Estação da Luz. O passageiro poderá utilizar a Linha 10-Turquesa como alternativa para seguir viagem até a Estação Palmeiras-Barra Funda. E, das 14h até o fim da operação de domingo, o embarque e o desembarque na Estação Tatuapé acontecerão na plataforma 1, devido à manutenção preventiva na via permanente.
Neste dia, das 4h às 8h e das 14h às 24h, os trens da Linha 12-Safira em ambos os sentidos utilizarão a plataforma 1 nas estações Itaim Paulista e Jardim Romano para manutenção preventiva de rede aérea.
Durante toda a operação comercial deste domingo, o Expresso Aeroporto terá intervalo de 1h. E, das 14h às 22h, os trens chegam e partem da Estação da Luz. O passageiro poderá utilizar a Linha 10-Turquesa como alternativa para seguir viagem até a Estação Palmeiras-Barra Funda. As alterações são necessárias para a realização de manutenção preventiva de equipamento de via.
O neerlandês Max Verstappen foi o vencedor do GP de Las Vegas da Fórmula 1. O astro da Red Bull largou em segundo, mas tomou a liderança já na primeira curva e não saiu mais do primeiro lugar, mantendo as chances de título na temporada.
O britânico George Russell, da Mercedes, foi o segundo colocado, também conquistando a posição já na primeira curva. Lando Norris, que teve a pole position mas cometeu um erro na largada, fechou o pódio.
Todas as primeiras posições foram modificadas logo na curva 1. Norris fez uma manobra arriscada para impedir a ultrapassagem de Verstappen, mas perdeu o ponto ideal da curva e foi ultrapassado por Max e Russell. Na parte final do grid, Bortoleto tentou ganhar posições logo de cara, mas acabou batendo nos adversários e precisou abandonar, junto de Lance Stroll.
A direção acionou a bandeira amarela por quatro voltas, e a corrida seguiu sem grandes mudanças por quase toda a prova. Nem mesmo o toque de Albon na asa traseira de Hamilton, na volta 15, que jogou pedaços do carro do inglês na pista e forçou um novo safety car virtual adiantou.
Na volta 34, Lando Norris recuperou a posição de George Russell e manteve a vice-liderança até o final. Já a mais de cinco segundos de Verstappen, não forçou para ultrapassar o neerlandês, mantendo a estratégia para chegar mais perto do título em 2025
A vitória levou Verstappen para 366 pontos na temporada, mantendo as remotas chances de título. Ele está a 42 pontos de Norris, que foi a 408. Entre eles, Oscar Piastri, com 378, 30 atrás do companheiro de equipe. Com dois finais de semana restantes na temporada, a Fórmula 1 ainda tem 58 pontos em disputa.
Veja como ficou a classificação do GP de Las Vegas
O Flamengo está mentalmente preparado para a reta final da temporada. Ao menos foi o que garantiu o técnico Filipe Luís após a vitória por 3 a 0 sobre o Bragantino, neste sábado, no Maracanã, pela 35ª rodada do Brasileirão.
Com o resultado, o Rubro-Negro, pode ser campeão já na próxima rodada, contra o Atlético-MG, dias antes antes de disputar uma final de CONMEBOL Libertadores contra o Palmeiras.
”O grupo a nível mental está muito forte. Os jogadores que voltaram da seleção voltaram de cabeça limpa e hoje conseguiram ter mais minutos. A gente está muito focado no presente e no que é o nosso objetivo que é ganhar o próximo jogo. Sabemos que fazendo a nossa parte, estamos mais perto do nosso grande objetivo”, afirmou o treinador em entrevista coletiva.
Questionado sobre como controlar a euforia da torcida, Filipe Luís manteve os pés no chão e pediu equilíbrio, usando a derrota por 2 a 1 para o Fluminense na última rodada como exemplo.
”Algumas horas atrás estávamos em uma crise mundial, sabemos que precisamos ser equilibrados nesse ponto, saber porque perdemos, empatamos ou ganhamos. Esse é o meu trabalho, eu passei para eles e eles entenderam a forma que foi o jogo contra o Fluminense. Hoje, o time entrou de uma maneira mais leve em campo e conseguimos a vitória”, completou.
Para conquistar o título brasileiro de forma antecipada, o Flamengo precisa derrotar o Atlético-MG em Belo Horizonte e torcer por uma vitória do Grêmio sobre o Palmeiras em Porto Alegre. Dessa forma, os cariocas iriam a 77 pontos contra 70 dos paulistas- restando apenas seis em disputa.
Mesmo próximo de uma final de Libertadores, Filipe pontuou que o foco total do time está na partida contra o Galo.
”Só penso unicamente no jogo contra o Atlético-MG. Eu sou muito racional, no dia a dia, e penso que estou no controle. Está longe ainda, não é o próximo jogo. Só penso em vencer o Atlético-MG ou fazer de tudo para poder ajudar o time a vencer o Atlético-MG”, declarou.
Serviço da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes implementa mudanças em dez itinerários para aprimorar acessibilidade e atender demandas da comunidade
ALEXANDRE PELEGI
A partir da próxima segunda-feira (24), dez linhas do transporte coletivo em Blumenau (SC) terão alterações em horários, itinerários e inclusão de novas viagens, conforme anúncio da Prefeitura via a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Outras linhas seguirão com ajustes a partir de sábado (29).
Confira as mudanças:
Alterações de horários Troncal 10 (T. Garcia/T. Fonte) – 3h59 para 3h58 em dias úteis Troncal 32 (T. Água Verde/T. Proeb) – 10h50 para 10h55 em dias úteis Troncal 81 (T. Itoupava/Gustavo Zimmermann/T. Aterro) – 13h para 13h03 em dias úteis Linha 124 (T. Aterro/Mafisa/Itoupavazinha/F. Bauler/Badenfurt/U. Deeke/T. Aterro) – 5h25 para 5h21 em dias úteis Linha 405 (T. Garcia/F. Benigno/Rua Jordão/T. Garcia) – 7h para 6h55 em dias úteis Linha 507 (Sai da Pedro Krauss/T. Fonte) – 14h43 para 14h48 em dias úteis Linha 903 (T. Proeb/A. Branca/R. Bahia/E. Queiroz/T. Proeb) – 16h45 para 16h48 em dias úteis Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke até Divisa Indaial) – 13h07 para 13h10 em dias úteis Linha 154 (Sai Breitkopf Caminhões/U. Deeke/T. Aterro) – 22h05 para 22h em dias úteis Troncal 80 (T. Aterro/Pedro Zimmermann/T. Itoupava) – 20h10 para 20h13 aos sábados Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke até Divisa Indaial) – 8h35 para 8h40 aos sábados Linha 509 (Sai Carlos Splitter/O. Bürger/Zendron/T. Fonte) – 3h35 para 3h30 aos sábados Linha 802 (T. Itoupava/M. Esquerda/Salão Carolina/T. Itoupava) – 20h30 para 20h35 aos sábados
Inclusão de horários Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke/Candelária/Lois Lucas até ponto próximo a BR-470) – recebe duas novas viagens às 13h07 e às 21h45 em dias úteis Linha 154 (Sai Altenburg/BR-470/U. Deeke/T. Aterro) – nova viagem às 14h15 em dias úteis Linha 154 (Sai Altenburg/BR-470/U. Deeke/T. Aterro) – nova viagem às 8h08 aos sábados Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke/Candelária/Lois Lucas até ponto próximo a BR-470) – nova viagem às 8h35 aos sábados
Exclusão de horário Linha 154 (Sai Divisa de Indaial/U. Deeke/T. Aterro) – exclusão da viagem das 22h20 em dias úteis
Alteração de itinerário Linha 308 (T. Velha/M. Bornhofen/P. Manso/Lot. Pamplona/Lot. Primavera/T. A. Verde) altera para (T. Velha/M. Bornhofen/P. Manso/Lot. Pamplona/T. A. Verde) no horário das 17h17 em dias úteis Linha 603 (T. Fortaleza./H. Tribess/M. do Sol/S. Morse/H. Tribess/T. Fortaleza) altera para (T. Fortaleza./H. Tribess/M. do Sol/Hospital Universitário/S. Morse/H. Tribess/T. Fortaleza) nos horários das 9h20, 10h40, 16h20 e 19h20 em dias úteis Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke/Candelária/Lois Lucas até Divisa Indaial) altera para (T. Aterro/U. Deeke até Divisa Indaial) no horário das 8h40 aos sábados Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke/Candelária/Lois Lucas até Divisa Indaial) altera para (T. Aterro/U. Deeke até Divisa Indaial) no horário das 13h10 em dias úteis Linha 154 (T. Aterro/U. Deeke/Candelária/Lois Lucas até Divisa Indaial) altera para (T. Aterro/U. Deeke/Divisa Indaial/U. Deeke/T. Aterro) no horário das 21h55 em dias úteis Linha 154 (Sai ponto Santa Clara/BR-470/U. Deeke/T. Aterro) altera para (Sai Breitkopf Caminhões/U. Deeke/T. Aterro) no horário das 22h em dias úteis
As mudanças são realizadas semanalmente pela equipe da SMTT em resposta a demandas da comunidade. (Prefeitura de Blumenau) Segundo a prefeitura, o objetivo é “facilitar o acesso” — no caso da linha 603, o atendimento ao Hospital Universitário, por exemplo — e “melhorar o atendimento” em horários e percursos considerados críticos.
O que o usuário do serviço precisa saber:
As alterações entram em vigor já na próxima segunda-feira (24) para as dez linhas listadas.
A partir de sábado (29) outras linhas — 154, 509, 802 e Troncal 80 — também receberão ajustes. (Prefeitura de Blumenau)
Recomenda-se ao usuário verificar o novo quadro de horários completo junto à SMTT ou aos pontos de ônibus, para evitar surpresas.
Mudanças de itinerário e novos horários podem afetar a familiaridade com trajetos habituais — atenção especial para passageiros que utilizam a linha 603 ou a 308.
Para a cidade de Blumenau, as adaptações tendem a trazer benefícios como:
Melhor conectividade em horários de menor cobertura ou de maior demanda.
Otimização das rotas, potencialmente aumentando a confiabilidade do serviço.
Melhor alinhamento entre transporte coletivo e instituições-chave (como o Hospital Universitário). Do ponto de vista do usuário, significa maior previsibilidade e mais opções de embarque/desembarque, o que pode contribuir para uma melhor percepção de qualidade do serviço.
Serviço: Para mais informações e conferir os horários detalhados das linhas, acesse o site da Prefeitura de Blumenau ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) no telefone (47) 3381-6000.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Neste sábado, mais dois times garantiram vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores.
Ao conquistar o título inédito da CONMEBOL Sul-Americana ao vencer o Atlético-MG por 5 a 4 nos pênaltis, neste sábado, em Assunção, no Paraguai, o Lanús carimbou o passaporte para a próxima edição do principal torneio sul-americano. Agora, já são seis argentinos classificados.
Do Brasil, temos cinco representantes até o momento: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Botafogo são os times garantidos. Atual campeão, o Alvinegro confirmou matematicamente, no mínimo, vaga na fase prévia do torneio, com vitória por 3 a 2 sobre o Grêmio, pela 35ª rodada do Brasileirão.
O Glorioso chegou aos 58 pontos na 5ª colocação. Dessa forma, a distância para o 8º colocado subiu para 13 pontos, restando apenas 12 em disputa. Com isso, o Botafogo já está garantido no G-7.
Caso Cruzeiro ou Fluminense ganhe a Copa do Brasil e acabe entre os sete primeiros, o oitavo colocado também se garante na competição sul-americana.
Evento, em Belém (PA), mostrou ainda a força da indústria do Petróleo, porém, houve avanços: nunca uma COP havia discutido claramente a questão e edição brasileira foi uma das que mais abordou mobilidade na história. Diário do Transporte acompanhou presencialmente na capital paraense
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
Foi concluído neste sábado, 22 de novembro de 2025, com atraso de um dia, por causa do incêndio na área de autoridades na Blue Zone e dos impasses sobre a busca de um acordo, o texto final do da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), em Belém (PA).
O Diário do Transporte, a convite da fabricante brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria para eletrificação, Eletra Industrial, esteve na capital paraense, de forma presencial, realizando a cobertura.
O principal impasse entre as nações, a previsão do fim do uso dos combustíveis fósseis, não foi incluída no texto.
O “mapa do caminho”, que era a proposta do Brasil para criar metas de acordo com as realidades de cada grupo de Países, ficou de fora.
Entretanto, foi a primeira edição de uma COP na história que discutiu claramente a questão e o debate agora foi lançado para o mundo.
A criação de um “mapa do caminho” teve apoio de 80 países, aproximadamente.
Por outro lado, nações que produtoras de Petróleo, como a Arábia Saudita, se opuseram e articularam para que não houvesse nenhum compromisso formal na carta final da COP30 sob o argumento de que especificar nominalmente a exclusão de uma fonte de energia poderia causar prejuízos econômicos e sociais em nações que dependem deste tipo de combustível.
A exclusão da previsibilidade do fim dos combustíveis mostra a força política e econômica da indústria petrolífera no mundo o que explica, em parte, o não avanço mais rápido do uso de fontes alternativas em setores que tradicionalmente utilizam derivados de petróleo, como transportes de cargas e passageiros e fabricação de bens manufaturados.
Entretanto, mesmo com a decepção, a COP30 brasileira foi inédita e considerada inovadora em diversos aspectos.
Além de ter sido a primeira a debater nominalmente o tema fim dos combustíveis fósseis, como queria o Brasil, também discutiu temas sociais e assuntos mais presentes no dia a dia das pessoas comuns, como exclusão social, discriminação racial, de gênero e regional, povos indígenas e transportes públicos.
Conversando com jornalistas de outros países e com delegados e especialistas, todos que acompanharam edições anteriores, o repórter Adamo Bazani, ouviu que nunca uma COP teve tanto espaço aberto para mobilidade. Entre estes contatos, o que foi mais possível ouvir é que nunca uma COP foi tão pés no chão.
O Sistema Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte) tinha um dos maiores espaços na Green Zone (área de livre acesso ao público em geral) e trouxe debates que não se limitaram ao óbvio. Por ouvir diversos atores da mobilidade, desde especialistas, academia, líderes de classes, a gestores públicos, fabricantes de veículos de transporte coletivo e de carga e operadores de serviços de passageiros e transportes de mercadorias, foi possível entender realidades sob diferentes pontos de vistas.
Entre as conclusões está de que os transportes estão entre os maiores responsáveis pela poluição no Planeta e lideram nas áreas urbanas. Mas quando se fala em transportes, os grandes vilões, de acordo com os estudos divulgados nos painéis, são os deslocamentos individuais e os de carga leves. Somados, os carros, motos e comerciais leves passam de 50% das emissões dos transportes, seguidos de caminhões, com 34%. Os ônibus respondem apenas por 11% das emissões e é nos deslocamentos coletivos, que está uma das saídas para combater a poluição nas cidades, além de reorganizar a distribuição de emprego e renda, diminuindo as distâncias e necessidades de deslocamentos.
Assim, incentivar os transportes públicos de média e alta capacidade, melhorando a infraestrutura e eficiência dos serviços, com mais corredores de ônibus e linhas metroferroviárias, e deixando as tarifas mais em conta, convenceria as pessoas a deixarem o carro e as motos em casa, e por si, só já seria uma medida em prol do meio ambiente, sem, no entanto, excluir os modelos de ônibus elétricos, a biometano (gás obtido na decomposição de resíduos), GNV (Gás Natural Veicular) e híbridos dos planos, uma vez que, além de benefícios nas reduções de emissões, a agenda ambiental pode ser estrategicamente econômica para o Brasil e América Latina.
“Pelo conhecimento ao longo de anos e anos de desenvolvimento em operações severas e com grandes variações regionais, climáticas, de infraestrutura, geográficas e até climáticas, pelo fato de o Brasil ser imenso, com dimensões continentais, sua indústria de ônibus elétricos é flexível, não vende modelos de prateleira e pode atender às necessidades de quaisquer outros países. Assim, podemos nos tornar grandes exportadores de ônibus elétricos para o mundo. E quando falo de ônibus, não é o veículo em si apenas. Mas o veículo, toda a cadeia de carregadores, baterias, inversores, capacitores, motores, infraestrutura em geral, e, acima de tudo, de expertise e conhecimento. Isso geraria emprego, renda, arrecadação, capacitação de mão de obra. E seriam exportações de produtos e serviços de alto valor agregado” – disse a presidente da Eletra, Milena Romano, em diferentes painéis oficiais no evento. A fabricante brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria em eletrificação, lançou na COP30 a “Carta de Belém pela Eletromobilidade como estratégia ambiental, econômica e social para a América Latina”.
Relembre:
Os produtores de biocombustíveis e biometano, como os associados a ÚNICA, e de fabricantes de veículos, como a própria Anfavea, que reúne a indústria automotiva brasileira, também lançaram uma Carta ressaltando que será possível quadruplicar o uso destas fontes de energia até 2035 e que há potencial de o biometano substituir 60% do consumo de diesel em ônibus e caminhões.
Relembre:
Na Blue Zone (área restrita, de autoridades), também foram ouvidos especialistas, gestores e operadores de transportes.
Ministérios brasileiros também estiveram ativos em painéis, debates e exposições de exemplos e troca de experiências. Entre as pastas com maior quantidade de atividades foi o Ministério das Cidades, justamente a quem institucionalmente cabe viabilizar projetos de transportes públicos no Brasil, em auxílio a municípios e Estados.
Os BRTs (Bus Rapid Transit), sistemas de ônibus rápidos e de maior capacidade, em especial os metropolitanos, que ligam cidades diferentes numa mesma região, estiveram entre os destaques nos debates para soluções rápidas de infraestrutura, com exemplos de casos e visitas em delegações.
No próprio “quintal da COP30”, está um destes exemplos que atraiu as atenções de especialistas, autoridades brasileiras e delegações internacionais, recebendo visitas e vistorias: o BRT Metropolitano de Belém. O Diário do Transporte também conheceu o sistema.
Sendo inaugurado em 1° de novembro de 2025, e com as operações ainda em ampliação, o corredor possui, ao longo de cerca de 11 quilômetros, o atendimento a sete cidades: a capital Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel, Santa Bárbara do Pará e Castanhal.
Em cobertura à COP30, em Belém, o Diário do Transporte visitou o sistema de ônibus e conversou com o diretor-geral da Arcon (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Governo do Pará), Eduardo de Castro Ribeiro, que disse que a inclusão social com o BRT Metropolitano da região se deu porque das cidades de Santa Isabel, Santa Bárbara do Pará e Castanhal não havia ligação metropolitana alguma com a capital. As pessoas gastavam quase R$ 40 para se deslocar em vans inseguras para terem acessos a emprego, renda, lazer, educação e serviços de saúde mais aprimorados, disponíveis apenas em Belém.
Além disso, segundo Ribeiro, as obras do BRT Metropolitano de Belém permitiram uma readequação da BR-316, por onde passa, eliminando cruzamentos perigosos com passagens subterrâneas e passarelas. O trecho chegou a ser considerado um dos mais letais em rodovias do Brasil.
Relembre:
Ainda na cobertura do Diário do Transporte à COP30, o Ministro das Cidades, Jader Filho, disse que justamente pela carência de mobilidade com mais qualidade em ligações entre diferentes cidades numa mesma região e pelo caráter de integração e inclusão que estes sistemas podem ter, os BRTs Metropolitanos estão entre os focos de financiamento, estudos e planejamentos da pasta e que modelo de Belém deve ser replicado pelo país.
Relembre:
Assim, segundo especialistas, apesar das decepções, ainda mais com a exclusão de um plano para acabar com o uso dos combustíveis fósseis, a COP30 não pode ser considerada um fracasso. Nem um sucesso, logicamente, mas não deixou de ser pioneira, emblemática e que vai gerar frutos, porque houve a coragem de lançar sementes que antes nunca haviam sido plantadas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Oito veículos irregulares foram apreendidos entre janeiro e outubro; fiscalização mira segurança das crianças
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, reforçou em 2025 a fiscalização contra o transporte escolar clandestino, com oito apreensões registradas entre janeiro e outubro. A ação, permanente, ganhou novo capítulo em 19 de novembro, quando um carro de passeio foi retido em frente à Emeief Miguel Sanches Ruiz, no bairro Cidade São Jorge, após ser flagrado transportando sete crianças sem qualquer documentação ou habilitação adequada. O veículo também apresentava pendências administrativas, como falta de licenciamento.
As operações acontecem diariamente na entrada e saída de escolas municipais, estaduais e particulares, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET). O objetivo é aumentar a segurança e coibir práticas que colocam em risco a integridade dos estudantes.
Segundo o diretor da SATrans, Ageu Padoveze, as ações também buscam fortalecer o diálogo com os transportadores escolares regulares e valorizar o serviço prestado de forma segura. Veículos particulares, projetados para cinco passageiros, foram encontrados transportando até dez alunos, sem cinto de segurança e sem dispositivos obrigatórios, como cadeirinhas e assentos de elevação. Todos foram recolhidos ao pátio do Detran.
A SATrans orienta pais e responsáveis a verificarem as condições do transporte contratado e a denunciarem práticas irregulares pelos canais oficiais: e-mail [email protected], aplicativo Colab, telefones 0800 019 1944 e 4433-7533, ou presencialmente na Rua Ilhéus, 61, Jardim Bela Vista, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
O secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote, afirma que a prioridade é proteger as crianças e oferecer tranquilidade às famílias. A fiscalização rigorosa, diz ele, é acompanhada de diálogo com a categoria para garantir responsabilidade e qualidade no serviço de transporte escolar do município.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes