Ação envolveu 84 empresas, impulsionou a venda de mais de 700 micro-ônibus
ARTHUR FERRARI
Resultados da campanha “Volare Me Leva”, realizada entre janeiro e agosto de 2025, confirmaram avanços comerciais relevantes para a fabricante de micro-ônibus Volare. Ao todo, 84 empresas de diferentes regiões do Brasil participaram da iniciativa, que contabilizou mais de 700 veículos comercializados no período e 117 unidades vendidas durante o evento dedicado ao programa.
Segundo Sidnei Vargas, gerente executivo da marca, “Um dos principais diferenciais da Volare é estar sempre próxima dos clientes e dos nossos concessionários, estreitando e fortalecendo o relacionamento. Assim conseguimos entender as dores, desejos e necessidades de quem faz parte do universo da marca. É por isso que, a cada ano, a campanha ‘Volare Me Leva’ supera as nossas expectativas e contribui para consolidar nossa liderança no setor.”
A ação incluiu uma etapa de premiação aos participantes com melhor desempenho, que receberam como recompensa uma viagem para Porto de Galinhas (PE). O encontro ocorreu entre 6 e 9 de novembro de 2025 e reuniu mais de 230 convidados em atividades de integração e relacionamento.
A Volare atua nos segmentos escolar, fretamento, turismo, urbano, rural e mineração, com linhas de veículos entre 6 e 12 toneladas e unidades fabris em Caxias do Sul (RS) e São Mateus (ES). A empresa mantém mais de 40 pontos de atendimento no Brasil e 20 no exterior.
Portarias do Ministério das Cidades beneficiam operadores de Porto Alegre, Belo Horizonte, Contagem, Brasília e região metropolitana de Fortaleza
ALEXANDRE PELEGI
O Ministério das Cidades divulgou, por meio de diversas portarias, todas de 19 de novembro de 2025, a seleção de propostas de empresas privadas de transporte coletivo no âmbito do Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana / Sub-eixo Renovação de Frota. Os financiamentos serão contratados com recursos do FGTS, por meio do Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A e da Caixa Econômica Federal, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (21).
O Sub-eixo de Renovação de Frota do Novo PAC integra a estratégia federal de modernização do transporte público e de incentivo à transição para sistemas mais eficientes e ambientalmente sustentáveis. O mecanismo permite que empresas privadas acessem crédito para substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, menos emissores e com maior acessibilidade. Embora não imponha uma tecnologia específica, a linha de financiamento se alinha às políticas nacionais de descarbonização, ao promover a redução de poluentes locais e de gases de efeito estufa — metas assumidas pelo Brasil em compromissos climáticos internacionais.
A renovação de frota tem efeito direto na qualidade do serviço prestado à população e na redução de custos operacionais das empresas, além de contribuir para a diminuição da idade média dos veículos, um dos indicadores mais relevantes para a eficiência e confiabilidade do sistema.
As cinco portarias assinadas pelo ministro Jader Fontenelle Barbalho Filho selecionaram operadores de diferentes regiões do país, com financiamentos que variam de R$ 3,8 milhões a R$ 139,4 milhões, este último destinado à Viação Marechal, de Brasília.
Veja a seguir as portarias publicadas:
Portaria MCID nº 1.328/2025 – Auto Viação Presidente Vargas (Porto Alegre – RS)
A Auto Viação Presidente Vargas, empresa fundada em 1967, opera linhas de transporte urbano em Porto Alegre e mantém sua sede no bairro Glória. A empresa foi selecionada para financiamento de R$ 22.184.400,00, destinado à aquisição de novos ônibus urbanos, com o Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A.
A Viação Getúlio Vargas, criada em 1970, atua em linhas de transporte urbano em Belo Horizonte. Sua garagem fica no bairro Santa Efigênia, e seus serviços atendem diversas áreas da capital, incluindo a região Centro-Sul. A empresa foi contemplada com R$ 9.500.000,00, via Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A.
Portaria MCID nº 1.332/2025 – Auto Viação Metropolitana / Via Metro (Região Metropolitana de Fortaleza – CE)
A Auto Viação Metropolitana (Via Metro) opera linhas em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maracanaú, Maranguape, Pacatuba e Redenção. Sua garagem em Maracanaú funciona como ponto central de operações. A empresa foi selecionada para financiamento de R$ 9.025.000,00, com o Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A.
A Viação Marechal, fundada em 2013/2014, atua no transporte coletivo do Distrito Federal, atendendo a Bacia 4, que abrange Guará, Águas Claras, Park Way (Arniqueiras), Taguatinga (região sul) e Ceilândia. A empresa foi contemplada com o maior financiamento entre as selecionadas: R$ 139.400.000,00, por meio da Caixa Econômica Federal.
A Eldorado Transportes, fundada em 2000, opera linhas de transporte coletivo intermunicipal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, especialmente na ligação entre Contagem e a capital. A empresa foi selecionada para financiamento de R$ 3.800.000,00, contratado com o Banco Mercedes-Benz do Brasil S/A.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
CEO da Eletra, Milena Romano, em um dos painíes oficiais que participou na COP30
Empresa 100% brasileira ressalta, no documento oficial para a COP30, que a América Latina precisa se unir para ser uma das maiores protagonistas na transição energética: “A oportunidade é agora, é hora de virar o jogo” – diz CEO da fabricante
ADAMO BAZANI
A Eletra Industrial, empresa 100% brasileira fabricante de ônibus elétricos e de consultoria especializada em eletrificação de sistemas de transportes urbanos e metropolitanos, lançou na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025) a “Carta de Belém pela Eletromobilidade como estratégia ambiental, econômica e social para a América Latina”
A fabricante participa diferentes painéis da programação oficial sobre descarbonização dos transportes e é responsável, junto com a empresa BRT Amazônia, pela logística de transportes das delegações oficiais com ônibus elétricos.
No documento oficial para o evento internacional da ONU (Organização das Nações Unidas”, a empresa com sede em São Bernardo do Campo (SP) ressalta que a América Latina em toda a história nunca teve uma oportunidade tão relevante como agora de prosperar e se inserir no mercado internacional de bens de alto valor agregado e de conhecimento tecnológico como agora no contexto da transição enérgica. Segundo a carta, a “eletromobilidade na América Latina deve estar no mapa do caminho”.
“Temos recursos naturais, mas tecnologia e parque fabril de toda a cadeia de transportes não poluentes. São ônibus, carros e caminhões elétricos montados, chassis, carrocerias, baterias, eixos, capacitores, inversores, motores, carregadores e geração limpa de energia. Apesar disso, estamos vendo uma invasão de produtos de outras regiões do Planeta nos Países Latino-Americanos” – disse a CEO da Eletra Industrial, Milena Braga Romano.
“É hora de se unir, de virar o jogo, a oportunidade agora. Os governos latino-americanos precisam criar políticas e acordos em blocos para estimular as compras dos veículos elétricos feitos aqui na região. Isso é recuso para a América Latina, geração de emprego, renda e arrecadação. Meio Ambiente é preservado é prosperidade e uma vida melhor, uma chance” – completou.
A Carta de Belém, entregue a autoridades nacionais e internacionais, formadores de opinião e membros da academia, ressalta que a eletromobilidade é estratégica em vários aspectos e que atende aos três pilares básicos da sociedade: ambiental, econômico e social.
Veja na íntegra:
CARTA DE BELÉM PELA ELETROMOBILIDADE COMO ESTRATÉGIA AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL PARA A AMÉRICA LATINA
A eletrificação dos transportes nas cidades é a verdadeira escolha que deve ser tomada pelas nações latino-americanas para atender aos três pilares básicos do que é sustentabilidade de fato: o social, econômico e ambiental. A eletromobilidade na América Latina deve estar no “mapa do caminho”.
Os biocombustíveis têm sua aplicação que pode ser interessante, na área de transportes de médias e longas distâncias, como em caminhões pesados e ônibus rodoviários, neste momento; mas jamais podem ser pretextos para não investir na expansão da Eletromobilidade, em especial para os deslocamentos urbanos e metropolitanos.
Num País como o Brasil, parceiro no Mercosul e em outros acordos e tratados internacionais, onde a geração de energia elétrica é limpa em mais de 90% dos casos, deixar de aplicar esforços em ampliar a infraestrutura de distribuição, carregamento e frotas de ônibus, carros e caminhões de entrega elétricos é, no mínimo, uma decisão pouco inteligente, para não dizer, que poderia estar atendendo a lobbys escusos e pressões suspeitas.
O Brasil e demais nações parceiras na América Latina podem se tornar expoentes e tomarem posição de destaque no mundo, sendo grandes exportadores de tecnologias, veículos, equipamentos e conhecimento.
Sustentabilidade é atender a três pilares básicos.
O Meio Ambiente: Os ônibus, caminhões e carros elétricos não poluem em suas operações e em nações com fontes renováveis e limpas de geração de energia, deixam o ciclo ainda mais vantajoso.
O Econômico: Operar ônibus, caminhões e carros elétricos se mostrou vantajoso e vai ser ainda mais, com o barateamento dos veículos e baterias. A manutenção é mais simples, mais barata e gera menos impactos, com menos óleos, lubrificantes e fluidos que deixam de ser descartados no meio ambiente.
O Social: Nesse aspecto, a indústria brasileira e dos demais parceiros na América Latina ganha de lavada. Afinal, com a produção local de ônibus, caminhões e carros elétricos, bem como de toda sua cadeia de equipamentos, suprimentos, conhecimento e serviços, geramos empregos e rendas aqui. Apoiamos o desenvolvimento social das famílias, que por sua vez, se tornam mais economicamente relevantes, consumindo mais, passeando mais. Geramos arrecadação para o poder público investir no Social…Sim, social não é custo, é investimento. E exportamos, gerando para o Brasil e demais parceiros receitas globais, embarcando não apenas produtos latinos, mas produtos da América Latina de ponta e de alto valor agregado. Atendemos o que as cidades precisam…um transporte mais confortável, eficiente e que não só desloque as pessoas, mas faça o cidadão se sentir bem, prestigiado. Onde há ônibus elétricos, por exemplo, sempre que podem, os passageiros fazem questão de deixar os modelos tradicionais a diesel passarem para esperarem os elétricos. Afinal, ônibus modernos, sem poluição, com quase nada de trepidação e barulho, não só conquistam demanda para os transportes, mas conquistam corações.
Veículo elétrico vai além de não poluir.
Atende à saúde, a preservação da Vida Humana.
Mais um exemplo que vem do ônibus:
Em média, pelo menos três pessoas têm as vidas poupadas e deixam de morrer por problemas de saúde ligados à poluição, quando mil ônibus movidos a óleo diesel saem de circulação e são substituídos por modelos verdadeiramente não poluentes, como elétricos a bateria, trólebus e ETrol (rede aérea e bateria).
A conclusão é de um estudo do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima (C40), divulgado pelo Ministério das Cidades na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025).
Entre as principais conclusões dos estudos da C40 e dos debates nos painéis da CNT estão:
– A CADA MIL ÔNIBUS A DIESEL TROCADOS POR ELÉTRICOS (BATERIA, TRÓLEBUS E ETROL), TRÊS PESSOAS NÃO MORREM POR PROBLEMAS DE SAÚDE ASSOCIADOS À POLUIÇÃO;
– O CICLO DE VIDA DE UM ÔNIBUS ELÉTRICO NO BRASIL E PAÍSES VIZINHOS GERA 77% MENOS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO QUE UM MODELO A DIESEL EQUIVALENTE;
– OS ÔNIBUS ELÉTRICOS SÃO MAIS CAROS NA AQUISIÇÃO, MAS AO LONGO DO TEMPO SÃO MAIS BARATOS PORQUE DURAM DE 50% A 100% MAIS, TÊM CUSTOS DE MANUTENÇÃO 25% MENORES EM MÉDIA; O CUSTO ENERGÉTICO POR KM (PREÇO DO DIESEL x CUSTO DA ELETRICIDADE);
– ÔNIBUS ELÉTRICOS PODEM ATRAIR OU FIDELIZAR DEMANDA DE PASSAGEIROS, JÁ QUE COM MENOS RUÍDOS E TREPIDAÇÕES SÃO MAIS CONFORTÁVEIS, O QUE PODE MANTER OU AMPLIAS AS RECEITAS DA OPERAÇÃO;
– PODEM SER OPORTUNIDADES DE INDÚSTRIAS E REPRESENTANTES DA AMÉRICA LATINA SE REPOSICIONAREM NO CONTEXTO DA CHAMADA “NEOINDUSTRIALIZAÇÃO”, SE TRANSFORMANDO EM PRODUTORAS E EXPORTADORAS DE VEÍCULOS MAIS MODERNOS E DE MAIOR VALOR AGREGADO;
– SÃO OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE EMPREGOS MAIS QUALIFICADOS, COM MAIORES SALÁRIOS, RENDAS E BENEFÍCIOS, ESTIMULANDO TAMBÉM, PARA PREPARAR MÃO DE OBRA MAIS ESPECIALIZADA, UM APERFEIÇOAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR;
– OS GRANDES ENTRAVES HOJE DA INFRAESTRUTURA PARA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA E CARREGAMENTO DAS BATERIAS PODEM SER OPORTUNIDADES PARA MELHORIA DE SERVIÇOS DAS DISTRIBUIDORAS, JÁ QUE AO AJUSTAR AS REDES DE TENSÃO DOS BAIRROS E CIDADES PARA OS ÔNIBUS, OUTROS CONSUMIDORES, COMO RESIDÊNCIAS, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, COMÉRCIOS, HOSPITAIS E IGREJAS SÃO BENEFICIADOS;
Contra fatos não há argumentos.
A Eletromobilidade é estratégia em vários aspectos.
A América Latina tem sido invadida por produtos elétricos não adequados às realidades das cidades dos Países da Região porque tais veículos e equipamentos ganham em preços, frutos de políticas agressivas de subvenções de seus países de origem. Estamos perdendo a oportunidade, ficaremos para trás se nada fizermos.
Mas dá tempo, a hora é agora, senão, o custo será alto demais: o custo do atraso.
ELETRA INDUSTRIAL
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
O Flamengo saiu na bronca com a arbitragem de Davi De Oliveira Lacerda na derrota por 2 a 1 para o Fluminense, nesta quarta-feira (19), em partida da rodada 34 do Campeonato Brasileiro. Tudo por conta do lance envolvendo Bruno Henrique.
Na ocasião, o camisa 27 levou um chute de Thiago Silva na panturrilha. O árbitro estava próximo à jogada e interpretou o lance como normal.
Veja a nota oficial do Flamengo:
O Flamengo manifesta indignação com mais um erro absurdo e grave do VAR, sob responsabilidade do senhor Wagner Reway, no clássico contra o Fluminense. O lance envolvendo Bruno Henrique e Thiago Silva, ignorado pelo árbitro de vídeo, configura quebra evidente de protocolo e foi notícia no Brasil e no exterior, arranhando mais uma vez a imagem do futebol brasileiro.
Não é a primeira vez que erros como este acontecem contra o Flamengo quando Reway está na cabine, o que agrava ainda mais a situação. Os áudios divulgados pela CBF deixam claro que Davi de Oliveira Lacerda, árbitro de campo que conduziu bem a partida, foi prejudicado pelo seu colega.
O Flamengo reconhece os esforços recentes da CBF para elevar a qualidade da arbitragem brasileira e acredita que, com alguns ajustes, os resultados serão cada vez mais visíveis.
Comentarista da ESPN, Carlos Simon enxergou o lance como faltoso e disse que deveria ser marcado o pênalti.
Davi, inclusive, não foi sequer ao monitor do VAR, algo que aumenta a insatisfação rubro-negra.
O resultado evitou que o Flamengo aumentasse a sua liderança depois do Palmeirasempatar sem gols com o Vitória, no Allianz Parque. Com 71 pontos, o time dirigido por Abel Ferreira tem 69. Faltam quatro rodadas para o fim do campeonato.
Recurso da empresa é conhecido, mas negado; decisão original da SUPAS segue válida
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) decidiu manter o indeferimento do pedido de habilitação da Marte Transportes Ltda. para solicitar o Termo de Autorização (TAR), necessário para operar linhas interestaduais sob o regime de autorização.
A Deliberação ANTT nº 446, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 21 de novembro de 2025, confirma o entendimento já firmado pela Decisão SUPAS nº 879, de 6 de junho de 2025. O recurso interposto pela empresa foi conhecido, mas não teve provimento, preservando integralmente a decisão anterior.
A Decisão SUPAS nº 879, assinada pelo superintendente Juliano de Barros Samôr, indeferiu o requerimento da Marte Transportes Ltda. por descumprimento às exigências da Resolução ANTT nº 6.033/2023, que rege o regime de autorização no transporte rodoviário interestadual de passageiros.
Segundo o texto da decisão:
“Indeferir o requerimento de habilitação da MARTE TRANSPORTES LTDA., CNPJ nº 08.374.919/0001-57, para solicitar Termo de Autorização – TAR (…), por descumprimento ao disposto na Resolução nº 6.033, de 21 de dezembro de 2023.”
Com isso, a empresa permanece impedida de avançar para a etapa de solicitação do TAR, requisito necessário para pleitear mercados interestaduais.
Deliberação da Diretoria confirma entendimento técnico
A Deliberação nº 446, assinada pelo diretor-geral Guilherme Theo Sampaio, mantém o indeferimento ao analisar o recurso apresentado pela empresa no processo administrativo nº 50500.016676/2025-19. Fundamentada no Voto DLA-173, de 19 de novembro de 2025, a decisão reafirma que não houve atendimento às exigências normativas.
A deliberação entra em vigor na data de sua publicação.0
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Suspensão da Decisão SUPAS 1333/2025 e retorno da autorização de 2024 ocorrem por força de liminar da 17ª Vara Federal da SJDF
ALEXANDRE PELEGI
A EliteBus (Elite Vitória 7000 Transportadora Turística Ltda) teve restabelecida pela ANTT a autorização para operar a linha Nova Serrana (MG) – Santa Cruz Cabrália (BA), incluindo todas as suas seções, na condição sub judice. A medida consta na Decisão SUPAS nº 1.641, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 21 de novembro de 2025.
A decisão administrativa cumpre liminar concedida pela 17ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, no âmbito do Mandado de Segurança nº 1112967-14.2025.4.01.3400.
Liminar suspendeu a revogação de 2025 e ordenou retomada da linha
De acordo com a decisão judicial obtida pela empresa, o juiz Diego Câmara Alves determinou a suspensão imediata da Decisão SUPAS nº 1333, de 10 de setembro de 2025 — ato que havia revogado a única linha então operada pela EliteBus.
A decisão judicial cita expressamente que a revogação ocorreu antes da conclusão do processo administrativo de adequação que havia sido instaurado a partir da Decisão SUPAS nº 965/2024. Segundo o magistrado:
“Independentemente de ulterior análise quanto à precedência da homologação judicial da renúncia em relação ao trânsito em julgado do acórdão (…), resta caracterizado, ao menos neste exame prefacial, comportamento contraditório por parte da Administração Pública.”
O juiz destacou ainda que a própria ANTT, após solicitar documentos e indicar providências obrigatórias — como a renúncia à demanda judicial anterior — posteriormente negou a possibilidade de adequação, o que configuraria quebra da legítima confiança:
“Não se pode chancelar atitudes surpreendentes ou contraditórias da Administração Pública (…). A pronta revogação da licença outrora deferida, com paralisação da única linha operada pela acionante, impõe grave risco à continuidade de suas atividades econômicas.”
Com isso, a liminar determinou:
“Suspender os efeitos da Decisão SUPAS 1.333/2025, de modo a assegurar a retomada das operações autorizadas por meio da Decisão SUPAS 965/2024, até ulterior julgamento de mérito.”
O que havia decidido a ANTT nas decisões anteriores
A matéria do Diário do Transporte já havia detalhado que a Decisão SUPAS nº 965/2024, publicada em 9 de outubro de 2024, concedeu à EliteBus novos mercados interestaduais, incluindo o trecho entre Nova Serrana e Santa Cruz Cabrália. Relembre:
ANTT: Elitebus obtém novos mercados em cidades de Minas e Bahia
Recentemente, a ANTT publicou a Decisão SUPAS nº 1333/2025 revogando a autorização anterior e paralisando a linha, decisão noticiada aqui:
Elitebus, de BH, perde autorização para linha entre Nova Serrana (MG) e Santa Cruz Cabrália (BA)
Essa revogação foi agora suspensa pela liminar, o que obrigou a ANTT a publicar a nova decisão desta sexta-feira.
Decisão publicada hoje restabelece a autorização de 2024
Com a Decisão SUPAS nº 1.641, a ANTT:
suspende os efeitos da Decisão SUPAS nº 1333/2025;
restabelece a eficácia da Decisão SUPAS nº 965/2024;
autoriza o retorno imediato da operação da linha Nova Serrana – Santa Cruz Cabrália, “a partir de 12 de novembro de 2025”, sob a condição sub judice.
A decisão é assinada por Anderson Lousan do Nascimento Poubel, superintendente substituto da SUPAS.
O caso da EliteBus é mais um episódio envolvendo judicialização de processos de autorização para mercados interestaduais, especialmente após a adoção da Resolução ANTT nº 6.033/2023, que modificou critérios de entrada e análise de mercados.
No caso específico, a decisão judicial enfatizou que a empresa teria atendido às exigências previstas na norma — incluindo documentação operacional, habilitação de motoristas e veículos, e estruturas mínimas — antes da revogação súbita da LOP.
O mérito do mandado de segurança ainda será julgado.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Decisão judicial permite o direito de operação da empresa pernambucana em uma das ligações interestaduais mais tradicionais do Nordeste; agência negou pedido de impugnação da Gontijo
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, em caráter sub judice, a operação da linha Crato (CE) – Recife (PE) pela Rodoviária Gravataense Ltda., conhecida comercialmente como Viação Soares, tradicional empresa do estado de Pernambuco.
A autorização foi formalizada por meio da Decisão SUPAS nº 1.639, de 13 de novembro de 2025, publicada na edição de 21 de novembro do Diário Oficial da União . A medida cumpre determinação judicial proferida no processo nº 1061639-21.2020.4.01.3400, que garantiu à empresa o direito de explorar o serviço.
Além de reconhecer o pedido da operadora, a ANTT negou provimento à impugnação apresentada pela Empresa Gontijo de Transportes, que contestava a autorização.
A linha Crato/CE – Recife/PE constitui ligação de grande relevância entre o Cariri cearense, sertão e agreste paraibanos e a Região Metropolitana do Recife. O anexo da Decisão lista 107 seções, abrangendo destinos estratégicos em três estados, formando uma malha capilarizada para atendimento das populações locais.
Entre os principais atendimentos previstos estão:
Crato/CE – Recife/PE
Juazeiro do Norte/CE – Recife/PE
Cajazeiras/PB – Caruaru/PE
Campina Grande/PB – Santa Cruz do Capibaribe/PE
Patos/PB – Recife/PE
Sousa/PB – Vitória de Santo Antão/PE
As seções são distribuídas por cidades de forte demanda regional, como Barbalha, Milagres, Missão Velha, Pombal, Soledade, Santa Luzia e diversas outras — configurando uma rede que reforça a integração entre Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A lista completa, conforme publicada no Diário Oficial, totaliza 107 seções autorizadas e inclui ligações diretas e intermediárias, estruturando um corredor interestadual de grande importância social e econômica.
A autorização tem validade condicionada ao resultado definitivo da ação judicial que determinou sua concessão. A ANTT ressalta que a operação está permitida enquanto vigorar a decisão judicial, cabendo revisão caso o mérito seja modificado em instâncias superiores.
Veja a lista completa de seções:
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Juventude e Cruzeiro fizeram um jogo recheado de emoções nesta quinta-feira (20), no Alfredo Jaconi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate em 3 a 3 acaba não sendo tão positivo para ambas as equipes.
Com o resultado, o Juventude permanece na 18º posição, agora com 33 pontos. A equipe gaúcha está quatro pontos atrás do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Do outro lado, o Cruzeiro segue na 3ª colocação, somando agora 65 pontos. A Raposa tem quatro pontos a menos que o Palmeiras, vice-líder, seis a menos que o Flamengo, líder, e 10 a mais que o Fluminense, quinto colocado. Restam 15 pontos em disputa.
Como foi o jogo
O duelo no Alfredo Jaconi começou de maneira equilibrada. A primeira chance de perigo foi do Cruzeiro, em chute de Gabigol que passou raspando a trave. Depois disso, porém, só deu Juventude. Os mandantes abriram o placar aos oito minutos.
Marcelo Hermes avançou pela esquerda, cruzou e acabou marcando um golaço, encobrindo Cássio. Aos 15, Gabriel Taliari foi lançado na área, dominou de peito, de costas, e girou chutando por cima do goleiro cruzeirense.
O Cruzeiro conseguiu diminuir antes do intervalo, com Sinisterra, que desviou de cabeça a bola cruzada por William. Na volta para o segundo tempo, Kaio Jorge precisou de sete minutos para empatar o marcador após cruzamento de Kaiki.
O jogo seguiu intenso, e o Juventude voltou a ficar na frente do placar aos 13 minutos da segunda etapa. Em nova jogada aérea, Taliari subiu mais que todos para cabecear e marcar o 3 a 2.
O goleador do campeonato apareceu novamente aos 40 minutos do segundo tempo. Após falha de Abner, Kaio Jorge finalizou firme, na entrada da pequena área, e empatou tudo.
O centroavante chega a 19 gols no Brasileirão, se distanciando de Arrascaeta, do Flamengo, que soma 17.
Aos 47 minutos, Gabriel Barbosa recebeu bom passe na grande área, ajeitou para a perna esquerda, mas chutou por cima do gol de Jandrei. Aos 50, Gabigol perdeu nova chance de garantir a vitória cruzeirense, agora de cabeça, na entrada da pequena área.
Valencia e Levante se enfrenta nesta sexta-feira (21), às 17h (de Brasília), no Estádio Mestalla, em jogo válido pela 13ª rodada de LALIGA. Um ponto separa as duas equipes na tabela. A partida terá transmissão do Disney+.
Mandante, o Valencia quer sair da zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol. O time comandado por Carlos Corberán tem duas vitórias, quatro empates e seis derrotas até aqui, somando 10 pontos.
Já o Levante chega logo abaixo do Valencia, na 19ª posição. A equipe do técnico Julián Calero somou nove pontos até aqui. Em campo, Etta Eyong é a grande esperança de gols.
Aos 22 anos, Etta Eyong vem chamando atenção de grandes times da Europa, como o Barcelona. O atacante de Camarões pertence ao Villarreal, mas está emprestado ao Levante.
Pelo Levante, são cinco gols e uma assistência, em nove jogos. Já pelo Villarreal, também na atual temporada, foram duas assistências e um gol, em três jogos. Ao todo, em 2025/26, Eyong soma 6 gols e 3 assistências, em 12 partidas.
Etta Eyong foi contratado pelo Villarreal, na última temporada, por 3 milhões de euros. Se destacando desde então, o camaronês já tem valor estimado de 30 milhões de euros, para times espanhóis, e 40 milhões de euros, para equipes de outros países.
O Barcelona desponta como um dos interessados em sua contratação, visto que o clube catalão já planeja uma reposição para Robert Lewandoswki. O contrato do polonês é válido até 30 de junho de 2026.
Segundo o jornal Mundo Deportivo, da Espanha, o estafe de Etta Eyong planeja definir o futuro do jogador já na próxima janela de transferências, que se entre janeiro e fevereiro de 2026.
A ideia seria permanecer no Levante até junho, por empréstimo, mas com destino traçado, fora do Villarreal, após o fim do contrato.
Em entrevista ao SportyTV, Etta Eyong animou o torcedor do Barcelona ao citar um ídolo do clube. O atacante camaronês conta que tem Samuel Eto’o, lenda de Camarões, como referência.
“Em dois anos, me vejo conquistando a Champions League e Copa das Nações da África. É uma meta minha para os próximos meses. O mais importante na vida é o mental. Se você não tiver foco, perderá tudo”, disse Eyong, mostrando ambição para a sua carreira.
Se alcançar um terço do Eto’o conquistou em sua carreira, Eyong tem tudo para se tornar um dos grandes do futebol mundial. Só pelo Barcelona, por exemplo, o ex-atacante camaronês ganhou duas Champions League, três LALIGA e uma Copa do Rei. Por Camarões, Samuel foi campeão olímpico, em 2000, e duas vezes campeão africano.
NBB, NHL e futebol americano no Disney+!
Além de Valencia x Levante, o fã de futebol tem mais dois jogos para acompanhar no Disney+ nesta sexta-feira (21): Las Palmas x Albacate, às 16h30 (de Brasília), pela segunda divisão espanhola, e Preston North End x Blackburn Rivers, pela segunda divisão inglesa.
Às 19h (de Brasília), o fã de basquete tem um jogão da NBB para assistir: o segundo colocado Minas encara o Pinheiros, que ocupa a quarta posição.
Dois jogos da NHL agitam a noite dessa sexta: Minnesota Wild x Pittsburgh Penguins e Carolina Hurricanes x Winnipeg Jets. Ás 22h (de Brasília), é a vez de Florida State enfrenta NC State pela NCAA, a liga universitária de futebol americano.
Câmeras foram colocadas em mais de 50 veículos que atendem estudantes da rede pública
ARTHUR FERRARI
O transporte escolar de Itupeva (SP) passa a operar com videomonitoramento em todos os veículos da Viação Itupeva utilizados no deslocamento de alunos das redes municipal e estadual. A instalação dos equipamentos foi concluída em mais de 50 ônibus.
A medida foi apresentada pela secretária de Educação, Mônica Oliveira, ao lado do prefeito Rogério Cavalin. “Com isso estamos garantindo mais segurança para nossos alunos e para nossos servidores. É a Educação avançando!”, declarou Mônica Oliveira.
Segundo a administração municipal, o recurso permite acompanhar o início do trajeto dos estudantes, além de coibir danos ao patrimônio público e facilitar a fiscalização da rotina entre motoristas e passageiros.
O sistema já está ativo e o acompanhamento das imagens fica a cargo da Secretaria de Educação e da própria operadora responsável pelo serviço.