33.1 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 12:59
Publicidade
Home Blog Page 371

Câmara Municipal de Porto Alegre aprova projeto da Prefeitura para a compra de 100 ônibus elétricos

[ad_1]

Ônibus superarticulado de tecnologia 100% nacional da Eletra para o sistema de transportes de Porto Alegre

Financiamento pelo BNDES é de quase R$ 450 milhões

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Porto Alegre foi autorizada pela Câmara Municipal a comprar 100 ônibus elétricos por meio de um financiamento pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) de quase R$ 450 milhões (R$ 447.797.487,00). Os recursos virão pelo Programa de Renovação de Frota cadastrado no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Seleções, do Governo Federal.

A autorização ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, em votação que aprovou o Projeto de Lei 057/2025, de autoria do Executivo.

Segundo a prefeitura, os 100 ônibus elétricos, de diferentes modelos, serão adquiridos por meio de linha de crédito do BNDES/Finame.

Ainda de acordo com o poder público municipal, o investimento contempla não apenas a compra dos veículos, mas também a implantação de estações de recarga de alta capacidade, necessárias para operação da nova frota.

“Esses veículos, além de garantirem mais conforto aos passageiros, estão totalmente conectados com a necessidade das cidades serem menos poluentes e mais sustentáveis. Essa ampliação vai proporcionar mais atratividade ao transporte coletivo e uma economia a longo prazo, já que a operação é mais barata do que nos veículos a diesel” – disse, em nota, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

A regra será o seguinte:

– A prefeitura adquire os veículos e se responsabiliza pelo financiamento;

– As empresas de ônibus recebem estes coletivos e pagam para a prefeitura pelo modelo de subvenção econômica adotado para a aquisição de ônibus elétricos, que tem como objetivo principal retirar o custo da desvalorização dos veículos (depreciação do capital) do cálculo da tarifa de transporte público, beneficiando diretamente os clientes do sistema de transporte.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, o anúncio do projeto de 100 ônibus elétricos com a infraestrutura de carregamento foi feito em setembro de 2025, quando a prefeitura apresentou o primeiro veículo de um lote inicial de quatro ônibus superaticulados de tecnologia 100% nacional produzida pela Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), que atendeu aos critérios do chamamento público lançado em 2023 pela SMMU, dentro do Programa Mais Transporte, para “modernizar a mobilidade urbana e aprimorar o serviço aos passageiros do transporte coletivo de Porto Alegre”.

Na ocasião, a prefeitura estimou a inclusão de mais 100 ônibus elétricos em Porto Alegre, dos quais 70 articulados de 30 padrons (dois eixos e comprimento entre 12,1 metros e 13,5 metros).

Relembre:

Para a aquisição da frota de 100 unidades e dos equipamentos de recarga, a prefeitura deve realizar licitações.

Os veículos não emitem poluição nas operações e têm um nível de ruído muito reduzido, considerados mais confortáveis e com vida útil maior que os modelos de mesmas dimensões a diesel ou biometano/GNV (Gás Natural Veicular).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Carro perde controle e colide contra ônibus elétrico da Viação Campo Belo na Estrada Itapecerica, na Zona Sul de São Paulo (SP)

[ad_1]

Coletivo atende a linha 7060/10 Valo Velho – Terminal Campo Limpo; não há informações de feridos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã do último domingo, 16 de novembro de 2025, por volta das 6h45, um carro colidiu contra um ônibus elétrico da Viação Campo Belo na Estrada Itapecerica, no bairro Valo Velho, Zona Sul de São Paulo (SP).

Imagens registradas por uma câmera de segurança nas proximidades mostram o veículo de passeio perdendo o controle e atingindo a parte dianteira do coletivo.

O ônibus elétrico atende a linha 7060/10 Valo Velho – Terminal Campo Limpo. Não há informações de feridos.

Em nota ao Diário do Transporte, a SPTrans (São Paulo Transporte) informou que uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura a ocorrência.

“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que uma equipe do Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura a ocorrência deste domingo (16), por volta das 6h, na Estr. Itapecerica, Valo Velho, na zona sul. O caso envolveu um ônibus da Viação Campo Belo que operava pela linha 7060/10 Valo Velho – Term. Campo Limpo.”

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ecovias Noroeste Paulista estima fluxo de mais de 600 mil veículos em rodovias que administra no estado de São Paulo

[ad_1]

Tráfego intenso deve ocorrer na quinta-feira (20) e no domingo (23); pedágios Free Flow devem receber mais de 143 mil veículos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Ecovias Noroeste Paulista estima que 672.478 veículos trafegarão pelos 600 quilômetros de rodovias administrados pela concessionária no feriado prolongado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Entre 19 e 24 deste mês, haverá uma operação especial, com reforço de equipes e monitoramento 24 horas, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), para garantir segurança e fluidez no trânsito.

A concessionária administra trechos das rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333), além das rodovias Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).

Movimento nas rodovias

Como o feriado cai em uma quinta-feira, muitas pessoas devem prolongar o descanso até o fim da semana. O tráfego será mais intenso na SP-310, com 349.073 veículos previstos, principalmente na quinta-feira, entre 7 e 16 horas, no sentido capital-interior, e no domingo (23/11), das 9 às 20 horas, no sentido oposto. Na SP-326 são esperados 197.913 veículos, enquanto toda SP-333 deve receber 88.309 veículos. As rodovias SP-351 e SP-323 terão fluxo estimado, respectivamente, de 18.492 e 18.691 veículos.

Pedágios Free Flow

O Pedágio Eletrônico Free Flow permite o pagamento automático sem necessidade de parada. Hoje, no trecho da Ecovias Noroeste Paulista, eles estão localizados no quilômetro 179 da Rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis, no quilômetro 110 da Rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal, e no quilômetro 307 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, em Dobrada.

Durante o feriado, a previsão é que 143.766 veículos passem pelos três pórticos do Free Flow: 55.457 em Dobrada, 54.704 em Jaboticabal e 33.605 em Itápolis. Usuários com TAG ativa têm o débito feito automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar em até 30 dias pelos canais oficiais: site freeflow.eco.br, aplicativo da Ecovias Noroeste Paulista, WhatsApp (0800 326 3663) ou totens nas bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) em Barrinha, Taquaritinga, Itápolis, Matão, Jaboticabal, Taquaral, Colina, Bebedouro e Santa Ernestina.

Viagem segura: atenção e planejamento

Durante os feriados, o maior número de ocorrências nas rodovias está ligado a pane mecânica, pneus furados e falta de combustível, que somam 38,6% dos atendimentos. Antes de viajar, é essencial revisar o veículo, especialmente pneus, limpadores de para-brisa e sistema de iluminação. O uso do cinto de segurança por todos os ocupantes e as pausas para descanso também são indispensáveis.

A Ecovias Noroeste Paulista dispõe de 20 bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) equipadas com banheiro, água, espaço pet e carregadores para veículos elétricos e híbridos, tudo gratuito. Obras e intervenções nas pistas estarão suspensas durante o feriado, exceto em casos emergenciais.

Atendimento rápido

Em caso de necessidade, o motorista pode acionar a concessionária pelo 0800- 326-3663 ou pelo SOS.ECO.BR , que permite solicitar ajuda por mensagem, ligação ou chamada de vídeo. O serviço deve ser acessado em local seguro, como postos de serviço, bases da PMRv ou do SAU.

A operação especial contará com 57 veículos operacionais, incluindo 18 ambulâncias, 14 guinchos leves, seis pesados e nove viaturas de inspeção de tráfego. O sistema de monitoramento da Ecovias Noroeste Paulista conta com 465 câmeras e 58 sistemas automáticos de detecção de incidentes.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Sucesso de Estêvão faz Chelsea crer em brasileiro como ‘top 10 do mundo’ em três anos e causa incômodo no Real Madrid

0

[ad_1]

O brilho de Estêvão com a camisa do Chelsea e também da seleção brasileira, coroado com um gol na vitória por 2 a 0 sobre Senegal, no último sábado (15), já repercute em todo o mundo. E, segundo apuração da ESPN, seu impacto começa a redesenhar percepções nos bastidores.

No clube inglês, onde chegou cercado de enorme expectativa, vindo do Palmeiras, Estêvão não só confirma o entusiasmo inicial como ultrapassa as projeções internas. Dirigentes e membros da comissão técnica acreditam que, no prazo de três temporadas, o atacante brasileiro pode atingir o status de “um dos dez melhores jogadores do mundo”. A avaliação é tratada com naturalidade em Stamford Bridge, principalmente pela forma como o jovem de 18 anos adaptou-se à Premier League.

De acordo com pessoas ligadas ao dia a dia do clube, a maturidade de Estêvão impressiona, mas não surpreende. O Chelsea já esperava encontrar um jogador focado e disciplinado, porém o nível de comprometimento excedeu a própria expectativa dos londrinos. Ele teria “mergulhado” no estilo de jogo inglês, absorvendo orientações táticas e ajustando-se rapidamente ao ritmo físico da liga nacional mais competitiva do mundo.

A ascensão meteórica também gerou reflexos na Espanha. Nos bastidores do Real Madrid, há um incômodo crescente pelo fato de o clube não ter entrado na disputa por Estêvão quando ele ainda estava no Palmeiras. A joia brasileira foi analisada, mas o clube merengue decidiu não avançar — decisão que, hoje, é vista com certo arrependimento diante do impacto imediato do jogador no Chelsea e na seleção.

Contratado pelo time azul antes mesmo de completar 18 anos por 45 milhões de euros, Estêvão, há poucos meses na Europa, já teve uma valorização considerável e, segundo o Transfermarkt, hoje em dia está avaliado em 60 milhões de euros (R$ 369,6 milhões na comversão atual).

Próximo jogo do Brasil:

[ad_2]

Fonte

Motiva anuncia Juliana Romão para assumir comando do Metrô Bahia

[ad_1]

Com mais de 20 anos de experiência em sistemas metroviários, Juliana é a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria na concessionária

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Motiva, empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, anuncia que a executiva Juliana Romão assume o comando da operação do Metrô Bahia. Com 24 anos de experiência no setor metroviário, Juliana é a primeira mulher a ocupar um cargo de diretoria na concessionária em Salvador.

Engenheira civil com MBA em Gestão Empresarial, especialização e certificação internacional em sistemas ferroviários, Juliana tem uma trajetória sólida na Motiva. A executiva faz parte do time do Metrô Bahia desde o início da concessão, em 2014, e, desde 2021, atuava como gerente-executiva de Manutenção.

“Assumir o comando do Metrô Bahia é uma grande honra e responsabilidade. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a operação, com foco em eficiência, segurança e qualidade para quem utiliza o metrô”, afirma a nova diretora do Metrô Bahia.

Nos últimos dois anos, a presença feminina em cargos de liderança na concessionária passou de 36,3% para 47,9%.

Reconhecida por suas políticas de valorização das pessoas, a Motiva foi eleita, em 2024 e 2025, uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW). Também figura, pelo segundo ano consecutivo, entre as Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem.

Em 2025, a Motiva passou a integrar os índices acionários IDIVERSA B3 e IGPTW B3, que destacam as empresas listadas na bolsa de valores comprometidas com a equidade e o bem-estar corporativo. Na Bahia, a Companhia ainda foi reconhecida com o Selo Lilás, concedido pelo governo baiano por suas ações em prol da igualdade de gênero e da construção de ambientes de trabalho mais inclusivos.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus da Transpass atinge múltiplos veículos e colisões na Rodovia Raposo Tavares deixam diversos feridos nesta segunda-feira (17)

[ad_1]

Dentre as vítimas, duas sofreram ferimentos graves; coletivo atende linha 809-A Jardim D’Abril/Pinheiros

ARTHUR FERRARI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, às 7h30, uma sequência de colisões envolvendo um ônibus municipal de São Paulo (SP), operado pela empresa Transpass, dez carros e uma motocicleta deixou ao menos 12 pessoas feridas na altura do quilômetro 17 da Rodovia Raposo Tavares, no sentido capital paulista.

O coletivo, que atende a linha 809-A Jardim D’Abril/Pinheiros, também atingiu o portão de um condomínio localizado em uma alça de acesso.

Dentre as vítimas, duas se encontram em estado grave, duas moderadas, e oito apenas com ferimentos leves.

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, SAMU e agentes da concessionária Ecovias, que administra o trecho da rodovia.

Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

SuperVia divulga esquema especial de trens para jogos do Brasileirão no Nilton Santos (RJ) e no Maracanã (RJ) nesta segunda (17)

[ad_1]

Operação inclui viagens extras, reforço em ramais e fechamento temporário de estações após as partidas

ARTHUR FERRARI

Torcedores que irão acompanhar Botafogo x Sport, nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025 no estádio Nilton Santos (RJ), contarão com reforço operacional da SuperVia antes e depois da partida. Entre 17h30 e 20h, ramais Santa Cruz e Japeri receberão trens adicionais, mantendo intervalos médios de 15 minutos.

Viagens diretas da Central do Brasil para a estação Olímpica do Engenho de Dentro (RJ) estão programadas para 19h24 e 19h44. A operação de retorno ocorrerá a partir da mesma estação, que terá encerramento para embarque às 23h25. As partidas previstas são:

Ramal Japeri (expresso): 22h52; 23h07; 23h23; 23h40
Santa Cruz (parador): 22h54; 23h09; 23h24; 23h39
Sentido Central do Brasil (parador): 23h; 23h22; 23h32
Sentido Central do Brasil (direto): 23h10; 23h40

Dois dias depois, na quarta-feira (19/11), o clássico Fluminense x Flamengo, no Maracanã (RJ), também contará com reforço operacional. Entre 18h15 e 20h30, ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna terão intervalos médios de 15 minutos.

Após o jogo, a estação Maracanã (RJ) ficará aberta para embarque até 0h25. Os horários programados são:

Ramal Japeri (expresso): 23h57; 0h12; 0h27; 0h40
Santa Cruz (parador): 23h55; 0h10; 0h25; 0h39
Saracuruna (parador): 0h; 0h20; 0h40

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Grupo JCA estima comprar em 2026 mais 300 ônibus 0 km, além do ciclo de 650 já em finalização

[ad_1]

Ainda faltam 45 unidades de pacote iniciado em 2024. Na manhã desta segunda-feira (17) foi anunciada na Scania a conclusão do ciclo de 382 unidades rodoviárias

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

O Grupo JCA, que reúne gigantes como Viação Cometa, 1001 e Catarinense, anunciou na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, um novo ciclo de investimentos para comprar em 2026 mais 300 ônibus zero-quilômetro aproximadamente entre urbanos e rodoviários.

O CEO do Grupo, Gustavo Rodrigues, conversou com o repórter do Diário do Transporte, Adamo Bazani, e revelou que com esta nova aquisição, o remanescente de frota ainda mais antiga com emissões de poluição no padrão Euro 3 vai ser eliminada das empresas.

Além disso, dos cerca de 2,5 mil ônibus de todo o Grupo, mais da metade será com a atual tecnologia de restrição a poluentes Euro 6, que reduz em 75% a emissão de gases nocivos ao meio ambiente (em média, entre todos os tipos de materiais poluidores). Haverá ainda uma parte de frota Euro 5, mas com unidades mais novas e que já reduzem a poluição.

A novidade foi divulgada durante o anúncio da conclusão do clico iniciado em 2024 de renovação.

Este ciclo contemplou a compra de 382 ônibus com chassis Scania e carrocerias Marcopolo da Geração 8.

Os veículos estão distribuídos entre 229 unidades do chassi K320 de dois eixos e 153 veículos K450 de quatro eixos.

Estes ônibus são de modelos rodoviários.

Ao todo, o Grupo comprou 650 ônibus, considerando as operações urbanas, que são de outras marcas de fabricantes.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, a sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), com cobertura presencial do Diário do Transporte.

De acordo com os executivos das fabricantes e do Grupo JCA, os ônibus rodoviários já contam com equipamentos e tecnologia de segurança e controle, como detector de pessoas e veículos em pontos cegos e à frente dos veículos, alerta de troca de faixa sem sinalização e telemetria para acompanhamento das operações.

As entregas estão no final e se direcionam em especial às empresas Cometa, 1001 e Catarinense.

Todos os veículos são das atuais normas de restrição à emissões Euro 6 e segundo a apresentação, acompanhada pelo Diário do Transporte, as operações desta nova frota vão significar redução de 78 mil toneladas de CO2 lançadas na atmosfera nos próximos anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari

[ad_2]

Fonte

Barcelona recebe licença e voltará a jogar no Camp Nou após dois anos

0

[ad_1]

O Barcelona fará seu tão aguardado retorno ao Camp Nou neste sábado (23), após confirmar que o jogo contra o Athletic Bilbao válido por LALIGA será disputado no estádio. A partida acontece às 12h15 (de Brasília) e terá transmissão no Disney+.

Os trabalhos de renovação continuam na arena, mas o Barça recebeu nesta segunda-feira uma licença do conselho local que lhes permite realizar jogos com uma capacidade limitada a 45.401.

O Camp Nou está fechado para reformas desde 2023 — o Barça tem jogado em casa no Estádio Olímpico da cidade enquanto isso — e o plano original era que a equipe retornasse até o final de 2024.

No entanto, após uma série de atrasos, os campeões espanhóis finalmente têm permissão para sediar partidas diante do público em seu estádio novamente.

O Barcelona recebeu inicialmente uma autorização para reabrir o estádio em outubro, mas o limite imposto à capacidade na época era de 25.991, o que o clube não considerou suficiente para justificar um retorno imediato financeiramente.

Subsequentemente, realizaram um evento de teste no Camp Nou no início de novembro, com pouco menos de 23.000 fãs assistindo a uma sessão de treino aberta, que o presidente Joan Laporta classificou como um sucesso.

O Barça apresentou a documentação na semana passada solicitando a permissão para aumentar a capacidade e finalmente recebeu a boa notícia na segunda-feira.

A visita do Athletic no sábado marca o início de um período agitado para o clube catalão, com uma visita ao Chelsea na Liga dos Campeões, seguida por jogos consecutivos em casa contra o Alavés e o Atlético de Madrid, que agora podem ser jogados no Camp Nou.

Ainda não está claro, no entanto, se o jogo da Liga dos Campeões contra o Eintracht Frankfurt no dia 9 de dezembro será no Camp Nou ou no Estádio Olímpico.

As regras da UEFA são ligeiramente diferentes das da LaLiga quando se trata de mudar de estádio durante a temporada, mas Laporta expressou confiança de que será possível, dizendo que há planos em vigor para atender a todos os requisitos do órgão governamental, incluindo áreas cobertas para a tribuna dos diretores.

O estádio atualmente tem os dois níveis inferiores completos, mas o trabalho no terceiro nível está em andamento e o telhado ainda precisa ser adicionado.

Espera-se que o trabalho esteja completamente terminado até 2027, momento em que a capacidade terá aumentado para 105.000.

[ad_2]

Fonte

Viação Rio Doce tem pedido indeferido pela ANTT para operar linha Vitória da Conquista/BA – São Paulo

[ad_1]

Agência reforça que mercados solicitados não se enquadram nas autorizações previstas para a empresa

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) indeferiu o pedido da Viação Rio Doce para emissão do Termo de Autorização destinado à operação da linha interestadual Vitória da Conquista (BA) – São Paulo (SP) e suas seções. A decisão é da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) e foi publicada nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025.

Fundada em 07 de julho de 1978, a Viação Rio Doce, sediada em Caratinga (MG), atua no transporte rodoviário regional e interestadual há mais de quatro décadas. Mesmo assim, segundo a Decisão SUPAS nº 1.611/2025, o pleito foi rejeitado porque os mercados incluídos na solicitação não estão autorizados à empresa, conforme determina a Resolução ANTT nº 6.033, de dezembro de 2023, que reorganizou e definiu novas regras para o regime de autorização no transporte interestadual regular de passageiros.

Com isso, fica mantido o atual cenário operacional da linha, sem alterações de empresas autorizadas. A decisão entrou em vigor na data de sua publicação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte