Veículos Scania K370 Euro 6 encarroçados pela fabricante gaúcha no modelo Paradiso 1200 G8, de 13,2 metros, chegam com itens de acessibilidade, segurança e conectividade
ALEXANDRE PELEGI
A Viação Ouro e Prata anunciou a entrada de quatro novos ônibus na frota, todos do modelo Scania K370 Euro 6 com carroceria Marcopolo Paradiso 1200 G8, de 13,2 metros. Os veículos passam a operar inicialmente rotas no Rio Grande do Sul.
Segundo a empresa, os novos ônibus vêm equipados com 42 poltronas semileito com descanso para pernas, entradas USB individuais, banheiro com descarga automática e sistemas de segurança e monitoramento embarcado. A operação também contará com o OPConecta, serviço de internet via satélite da própria operadora, que garante conexão durante todo o trajeto.
A companhia afirma que a renovação integra sua política de modernização contínua da frota, com foco em eficiência operacional, conforto e regularidade dos serviços.
“Buscamos constantemente aprimorar a experiência de quem viaja conosco. Cada nova unidade representa um passo no compromisso de oferecer viagens seguras, confortáveis e sustentáveis”, declarou Carlos Bernaud, dirigente da empresa.
Com 86 anos de atuação, a Ouro e Prata opera linhas interestaduais em diferentes regiões do país e mantém investimentos regulares em frota e tecnologia.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
O Grupo JCA, que reúne gigantes como as empresas Cometa, Catarinense, Expresso do Sul, 1001 e Rápido Ribeirão Preto, anunciou nesta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, a compra de 382 ônibus com chassis Scania e carrocerias Marcopolo da Geração 8.
Os veículos estão distribuídos entre 229 unidades do chassi K320 de dois eixos e 153 veículos K450 de quatro eixos. Estes ônibus são de modelos rodoviários.
Ao todo, o Grupo comprou 650 ônibus, considerando as operações urbanas, que são de outras marcas de fabricantes. O anúncio foi feito na manhã desta segunda (17) na sede da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), com cobertura presencial do Diário do Transporte.
De acordo com os executivos das fabricantes e do Grupo JCA, os ônibus rodoviários já contam com equipamentos e tecnologia de segurança e controle, como detector de pessoas e veículos em pontos cegos e à frente dos veículos, alerta de troca de faixa sem sinalização e telemetria para acompanhamento das operações.
As entregas estão sendo feitas e se direcionam em especial às empresas Cometa, 1001 e Catarinense.
Todos os veículos seguem as atuais normas de restrição às emissões Euro 6 e, segundo a apresentação, as operações desta nova frota vão significar redução de 78 mil toneladas de CO2 lançadas na atmosfera nos próximos anos.
Segundo o Grupo JCA, grande parte dos ônibus já foi entregue, restando apenas 45 unidades de veículos de dois andares a serem entregues no início de 2026.
Os investimentos que começaram em 2024 somam R$ 1 bilhão.
Já para 2026, serão comprados mais cerca de 300 ônibus pelo Grupo JCA, além dos 650 deste pacote.
LOGO MAIS INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Matematicamente favorito ao título do Campeonato Brasileiro de 2025 após abrir vantagem na liderança, o Flamengo só depende das próprias forças para terminar a 38ª rodada com a tão sonhada taça.
Com a goleada por 5 a 1 diante do Sport e a derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, o time da Gávea disparou nas chances de ser campeão.
Segundo dados estatísticos do portal Opta, Rubro-Negro tem agora 73% de probabilidade de ser campeão brasileiro, elevando (e muito!) as chances após a vitória por 3 a 2 sobre o Peixe, no último domingo, quando encerrou a rodada com 43,8% de chance de ficar com o troféu.
O Verdão, que ainda liderava a matemática na corrida pelo título, viu o jogo virar após o gol marcado por Benjamín Rollheiser na Vila Belmiro, fazendo a probabilidade de ser campeão cair de 55,7% para os atuais 26,5%.
O Cruzeiro tem agora 0,5% de chance de ser campeão brasileiro em 2025.
Com os 20 times da Série A com 33 jogos disputados, o Flamengo tem 71 pontos na liderança isolada do Brasileirão. O Palmeiras, 2º colocado, ficou estacionado nos 68 pontos.
Restam agora cinco partidas para Flamengo e Palmeiras na reta final do Brasileirão.
Ambos enfrentarão dois rivais repetidos nas últimas partidas: Fluminense e Ceará. O FlaFlu, por outro lado, será o único clássico ainda a ser disputado pelos postulantes à taça em 2025.
Reta final do Flamengo no Brasileirão:
Fluminense (fora) – 19/11
Red Bull Bragantino (casa) – 22/11
Atlético-MG (fora) – 29/11
Ceará (casa) – 03/12
Mirassol (fora) – 07/12
Reta final do Palmeiras no Brasileirão:
Atlético-MG (fora) – 19/11
Fluminense (casa) – 22/11
Grêmio (fora) – 29/11
Vitória (casa) – 03/12
Ceará (fora) – 07/12
Como a ESPN informou, contando a era dos pontos corridos com 20 times, no caso desde 2006, apenas três campeonatos trocaram de líder faltando apenas cinco jogos para o término da edição.
Nas outras 16 edições, a liderança não trocou de mão a cinco jogos do fim e quem esteve na ponta permaneceu nela ao fim das 38 rodadas.
Corpo de Bombeiros e SAMU atuam no atendimento às vítimas na altura do Km 17 sentido capital paulista
ARTHUR FERRARI
Uma batida entre um ônibus municipal de São Paulo da concessionária Transpass, cinco carros e uma moto deixou pelo menos dez pessoas feridas na Rodovia Raposo Tavares na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025.
As colisões aconteceram na altura do Km 17, sentido a capital paulista. O ônibus atingiu o portão de um condomínio localizada em uma alça de acesso.
O Corpo de Bombeiros e o SAMU atuam mo atendimento às vítimas.
O Diário do Transporte procurou a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento das linhas de ônibus da capital, e aguarda.
Medellín foi a primeira cidade do mundo a implementar teleféricos como um meio de transporte público diário e não apenas turístico.
Diretor da Transdata e membro do Comitê Executivo da UITP relata ao Diário do Transporte como a “Cultura Metro” transformou mobilidade e relações sociais na cidade colombiana
ALEXANDRE PELEGI
A reunião anual da UITP América Latina, realizada agora em novembro, levou delegações de toda a região para Medellín, cidade colombiana que comemora 30 anos do seu Metro — hoje o eixo de um sistema multimodal que reúne metrô, VLT, teleféricos, BRT e ônibus sob a mesma operação. Após a visita técnica, o Diário do Transporte conversou com Rafael Teles, diretor de Produto da Transdata e integrante do Comitê Executivo da UITP, que compartilhou suas percepções de forma direta e observacional.
Ele lembra que esse encontro anual “já se tornou tradição dentro da UITP”, sempre sediado por uma cidade-membro com experiências concretas a apresentar. Depois de Curitiba, no aniversário dos 50 anos do BRT, Medellín surgiu como destino natural. Ao comentar o motivo, Rafael destaca que a capital antioquenha oferece um exemplo claro de como a mobilidade contribuiu para reorganizar um território. “O metrô de Medellín ainda é o único da Colômbia, mas se tornou o centro de um sistema integrado muito amplo. Isso ajudou a redefinir a dinâmica urbana do Vale do Aburrá”, afirma.
A conversa avança para o conceito de Cultura Metro, frequentemente citado, mas nem sempre compreendido fora da Colômbia. Ao ser questionado sobre o que efetivamente dá forma a essa cultura, Rafael diz que ela aparece no cotidiano, não em discursos. “A população cuida do sistema. A evasão é muito baixa e há pouquíssimos casos de vandalismo. As pessoas tratam o metrô como patrimônio coletivo.” Ele observa que isso não surgiu de maneira espontânea, mas resulta de um trabalho contínuo de anos envolvendo ações comunitárias e aproximação entre o sistema e os usuários.
Uma dessas ações chamou a atenção das delegações: a presença de psicólogos em algumas estações. Quando o Diário do Transporte pediu que explicasse melhor, Rafael descreveu a chamada “rede de escutadores”, criada para oferecer um espaço imediato de acolhimento. “A pessoa pode procurar o atendimento ali mesmo, sem burocracia. São até três sessões gratuitas. Se houver necessidade de continuidade, o caso é encaminhado para a rede pública.” Para ele, essa iniciativa revela uma ampliação clara do papel do transporte.
Também foram mencionadas as bibliotecas instaladas dentro das estações — algo que o Diário do Transporte pediu que ele detalhasse. Rafael explica que são espaços pequenos, adaptados aos ambientes possíveis, mas bastante utilizados. “Essas bibliotecas também funcionam como lan houses. Jovens estudam, leem, usam internet. A estação deixa de ser apenas local de passagem e se transforma em ponto de convivência.”
Ao final, ao ser provocado a sintetizar o que Medellín oferece como aprendizado para a região, Rafael afirma que a lição principal está no entendimento de que mobilidade não é apenas operação e infraestrutura.
“A integração física é importante, mas a integração cultural sustenta o sistema. Quando o transporte passa a fazer parte da identidade da cidade, tudo melhora: comportamento, convivência, manutenção, segurança. Medellín mostra que transporte público é também vínculo. E vínculo tem força para transformar cidades.”
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
A semana começa com a influência de uma frente fria sobre o Sul do Brasil, mantendo chuva, vento e oito alertas ativos, incluindo um de perigo intenso, do Instituto Natural de Meteorologia (Inmet) em diferentes regiões do país.
O sistema entrou no Rio Grande do Sul neste domingo (16/11), após causar temporais fortes na Argentina e no Uruguai, e segue nesta segunda-feira (17/11) em direção a Santa Catarina e Paraná.
A frente perdeu organização ao cruzar o território gaúcho, o que reduziu a possibilidade de temporais amplos, mas ainda favoreceu episódios isolados de vento forte e granizo. No Rio Grande do Sul, a madrugada desta segunda ainda terá chuva entre o Norte e o Leste do Estado, com chance de chuva forte em pontos localizados, segundo informações do portal MetSul. Em Santa Catarina, a passagem da frente manterá chuva generalizada e risco de temporais isolados, condição que também alcança áreas do Paraná.
O Inmet mantém oito alertas em vigor. Há aviso de perigo por tempestades em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e no sul e centro-oeste de São Paulo, com previsão de chuva de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, ventos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de granizo.
Um segundo aviso, de perigo intenso, abrange o centro-oeste gaúcho, Santa Catarina, Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, válido até as 3h desta segunda-feira, e prevê chuva superior a 60 mm/h ou acumulados acima de 100 mm/dia, além de ventos que podem ultrapassar 100 km/h.
No Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul, há alerta de perigo potencial para queda de temperatura, com declínio previsto entre 3°C e 5°C.
No litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segue ativo o aviso de perigo para ventos costeiros até as 18h desta segunda, com intensificação do vento e possibilidade de movimentação de dunas.
No Amazonas, a porção oeste do Estado permanece sob alerta de perigo por chuva intensa, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia e ventos de 60 a 100 km/h.
Outras áreas apresentam condição de instabilidade moderada. Os alertas de perigo potencial abrangem o norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-sul de Minas e Triângulo Mineiro, centro-sul de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre, parte central do Amazonas e Roraima. Nessas regiões, a previsão indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e chance isolada de granizo, com risco baixo de danos.
Motoristas têm como alternativa a R. Eng. José Valter Seng e Av. Francisco Morato sentido centro; sentido bairro tem trânsito livre
ARTHUR FERRARI
Um tiroteio entre policiais e criminosos que ocorreu no início da manhã desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, e deixou pelo menos uma pessoa morta na Avenida Eliseu de Almeida, na Vila Sônia, Zona Oeste de São Paulo, bloqueia totalmente a via por volta das 7h. Todo o trânsito é desviado enquanto a perícia não chega ao local.
Por conta da interdição na altura do número 3307, diversas linhas municipais e intermunicipais de ônibus que passam pela via são desviadas. Os veículos enfrentam um intenso congestionamento.
O desvio acontece somente no sentido centro, pela Rua Eng. José Valter Seng, seguindo para a Av. Francisco Morato.
O acesso à Estação Vila Sônia da linha 4-Amarela de metrô é normal.
Agência aponta que mercados pretendidos não estão autorizados à empresa, conforme Resolução 6.033/2023
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou o pedido da BusX, do Grupo Catedral, para obter Termo de Autorização e operar a linha interestadual Brasília (DF) – Goiânia (GO), incluindo suas seções. A decisão consta na Decisão SUPAS nº 1.612, de 11 de novembro de 2025 e publicada nesta segunda-feira (17).
Segundo o documento, a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros concluiu que os mercados solicitados não são autorizados à requerente, o que viola o disposto na Resolução ANTT nº 6.033/2023, norma que rege a abertura e exploração de mercados interestaduais sob regime de autorização.
A medida entrou em vigor na data de sua publicação.
Ações judiciais
A negativa ao novo pedido da BusX para operar Brasília–Goiânia não ocorre isoladamente. Ela se insere em um cenário mais amplo de questionamentos regulatórios e judiciais que vêm impactando a atuação da empresa ao longo de 2024 e 2025 — especialmente após ações movidas por concorrentes e revisões da ANTT sobre o cumprimento das regras da Resolução 6.033/2023.
Um dos elementos centrais desse contexto é a Ação Ordinária movida por empresas do Grupo JCA (Auto Viação 1001 Ltda., Viação Cometa S.A. e Auto Viação Catarinense Ltda). Na ação, o grupo contesta o uso de seccionamentos e mercados integrados que, segundo argumenta, vinham sendo explorados de forma irregular por empresas vinculadas ao Grupo Catedral, incluindo a BusX.
A Justiça Federal da 1ª Região concedeu decisões liminares que suspenderam milhares de seccionamentos e mercados operados pela BusX e empresas relacionadas, obrigando a ANTT a rever autorizações, revogar trechos e interromper operações até julgamento final da ação.
Essas decisões impactaram diretamente linhas estratégicas, como a própria Brasília–Goiânia, que teve sua autorização revogada em março de 2025.
A ANTT, para cumprir a decisão judicial, passou a abrir processos de apuração e revisão das autorizações concedidas, resultando em várias medidas de paralisação e indeferimentos subsequentes — incluindo a Decisão SUPAS nº 1.612 agora publicada.
Revisão de autorizações e paralisação de mercados
Em maio de 2025, conforme noticiado pelo Diário do Transporte, a BusX já acumulava uma série de revogações, entre elas:
Linhas e mercados completos foram paralisados;
Autorização para operar Brasília–Goiânia foi anulada anteriormente;
Seccionamentos e mercados agregados foram suspensos por determinação judicial.
Na prática, esse conjunto de medidas resultou em uma redução drástica da malha operada pela empresa, e qualquer novo pedido — como o agora recusado — passou a ser analisado sob rigor reforçado pelo órgão regulador.
A disputa envolvendo BusX, ANTT e Grupo JCA vai além de um caso isolado: ela toca diretamente na interpretação da Resolução 6.033/2023, no equilíbrio competitivo entre empresas tradicionais e novos entrantes, e na consolidação do modelo de autorização regulada no transporte interestadual. Relembre:
BusX, do Grupo Catedral, tem linhas revogadas e mercados paralisados
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Após ‘bater na trave’ em 2023 e 2024, terminando a Série B do Brasileirão no quinto lugar, o Novorizontino, mais uma vez, não conseguirá o acesso para a elite do futebol brasileiro. Derrotado pelo Goiás por 1 a 0 em confronto direto neste domingo (16), o Tigre deu adeus à possibilidade de subir nesta temporada.
Sétimo colocado, com 57 pontos, o Novorizontino não consegue mais chegar no Goiás, 4º com 61. A briga pelo G-4 vai até o Remo, que ocupa a sexta posição, com o Novorizontino mais uma vez sendo o primeiro de fora. Na última rodada, o time apenas cumprirá tabela contra o CRB, e, se vencer, tem chance de voltar a terminar uma Série B no quinto lugar.
Neste ano, a campanha da equipe do interior paulista foi pior do que as de 2023 e 2024. Com os 63 e 64 pontos, respectivamente, o Tigre já teria o acesso garantido antes mesmo da última rodada na atual edição. O único time com pontuação superior é o líder Coritiba, que precisa apenas de um empate na 38ª rodada para ser campeão.
Com requintes de crueldade e mais uma vez tendo o Goiás como algoz, o Novorizontino deu adeus à chance de subir ao perder confronto direto em Goiânia em partida com direito a gol anulado no segundo tempo por impedimento milimétrico e reclamação de pênalti não assinalado. O Esmeraldino venceu pelo placar mínimo com gol de Anselmo Ramon e agora depende somente de si para subir.
O desafio para o Goiás, porém, ainda é grande. Na última rodada, o time de Fábio Carille tem novo confronto direto, agora contra o Remo, no Mangueirão, com o Leão desesperado pela vitória.
“Lamentamos profundamente, porque o Novorizontino é um clube muito organizado e oferece uma estrutura muito boa. Chegamos com o objetivo claro de buscar essa vaga (para a Série A), mas não foi desta vez. Temos que ser resilientes e continuar. Temos trazido muito incômodo para muitos clubes e muita gente. Temos que persistir para disputar a Série A em um futuro bem próximo”, afirmou o técnico Enderson Moreira, na Serrinha, após a derrota do Tigre.
“Está faltando alguma coisa e temos que atacar isso que está faltando e não foi suficiente. É um trabalho nosso, de desempenhar, de refazer e fazer uma avaliação muito sincera e correta do que é necessário. Se ainda não fomos capazes, é porque alguma coisa falta. Estivemos muito perto. Criamos muito, mas infelizmente não conseguimos transformar essas chances em gols”, lamentou o comandante do Novorizontino.
A briga ‘insana’ pelo G-4
O único time já garantido na Série A de 2026 é o campeão Coritiba. As outras três vagas seguem em disputa e podem ser ocupadas por cinco times: Athletico, Criciúma, Goiás, Chapecoense e Remo. Além do Novorizontino, quem saiu da briga com a combinação de resultados da 37ª rodada foi o CRB.
Os competidores que dependem de si são os três primeiros, atualmente completando o G-4, encabeçado pelo Coxa.
No Mangueirão, em Belém, será disputado o principal jogo da rodada decisiva, colocando frente a frente Remo x Goiás, em confronto direto por uma vaga na elite do futebol brasileiro. A bola rola no domingo (23), às 16h30. O empate não é suficiente para o Esmeraldino, ainda que tire o Remo da briga. Se empatar e a Chapecoense vencer, os catarinenses ultrapassariam o Goiás no número de vitórias.
Quem tem a situação mais complicada na luta pelo acesso é o Remo, sexto colocado. Além de vencer o Goiás no confronto direto, o Leão precisa ‘secar’ a Chape, que recebe o Atlético-GO na última rodada, com o Dragão já sem ambição na Série B.
Por outro lado, a situação mais confortável é a do Athletico-PR, único que conquistou o direito de subir com um empate na rodada final. Mas se não vencer, claro, o time sai da briga pelo título, que depende de uma combinação improvável de vitória do Furacão e derrota do Coxa.
Se vencer e o Coritiba perder na última rodada, o Athletico teria uma vitória a mais (19 a 18) e seria o campeão da Série B. Basta um empate, portanto, para o Coxa garantir a taça.
Os jogos que vão movimentar a parte de cima da tabela na 38ª rodada*:
*Todos disputados no domingo (23), às 16h30 (de Brasília)
Um dos pilares de Ronald Koeman pela seleção da Holanda e muito perto de garantir vaga para a Copa do Mundo de 2026, Memphis Depay voltará a campo nesta segunda-feira (17). A missão será encarar a Lituânia, na Johan Cruyff Arena, na última partida do grupo G das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. O confronto, que terá bola rolando às 16h45 (de Brasília), é atração com transmissão ao vivo do Disney+.
Encerrado o compromisso pela equipe nacional, o camisa 10 iniciará uma verdadeira “missão” para estar em campo no clássico entre Corinthians e São Paulo pouco mais de 72 horas após o apito final em Amsterdã.
Deste período, o meia-atacante passará ao menos em voo de volta para se reapresentar no Brasil na terça (18). O Majestoso na Neo Química Arena acontece na quinta-feira (20), 19h30 (de Brasília).
Um cenário parecido com aquele que gerou desconforto nos bastidores do clube em meados de setembro.
Como a ESPN revelou à época, Memphis ficou irritado com o planejamento feito para que ele estivesse em campo contra o Athletico-PR, pelas quartas da Copa do Brasil, logo após dois jogos defendendo a seleção da Holanda.
Retornando da Lituânia, o camisa 10 passou por uma longa viagem de mais de 11 horas até o Brasil e admitiu a pessoas próximas um sofrimento com o fuso-horário.
Após uma semana na Europa onde o fuso está seis horas à frente em relação a Brasília, Depay entrou em campo pelo Corinthians com a sensação biológica de estar jogando às 3h30 da manhã.
Ainda de acordo com a apuração, Memphis queria ter um processo mais gradual de retorno, sendo, inclusive, preservado contra o Athletico-PR.
O camisa 10 deixou o campo de jogo no fim da primeira etapa após sofrer um edema muscular na coxa direita.
Futebol internacional, NHL, NFL e mais!
Além de Holanda x Lituânia, o dia de eventos com transmissão pelo Disney+ ainda conta com República Tcheca x Gibraltar e Irlanda do Norte x Luxemburgo pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026, além de Defensa y Justicia x Independiente Rivadavia pelo Campeonato Argentino.
O dia com esportes americanos também esquenta com nada menos do que seis partidas como Vancouver Canucks x Florida Panthers e Los Angeles Kings x Washington Capitals, além da NBA com Milwaukee Bucks x Cleveland Cavaliers e a NFL com Dallas Cowboys x Las Vegas Raiders.