A Copa do Mundo de 2026 terá uma baixa importante entre os países africanos. Presente em seis edições do Mundial, a Nigéria viu as suas chances de ir à edição co-sediada por Canadá, Estados Unidos e México irem por água abaixo depois de perderem nos pênaltis para a República Democrática do Congo, neste domingo (16), no Marrocos, em campo neutro, na repescagem africana.
Com bola rolando, os nigerianos abriram o placar logo aos 3 minutos, com gol do meia Frank Onyeka, do Brentford, mas cederam o empate no fim da primeira etapa, após Meschack Elia estufar as redes.
A definição então foi para os pênaltis, e o Congo contou com o brilho do goleiro Fayulu, que entrou no fim do jogo e pegou dos pênaltis, definindo a classificação a favor dos congoleses.
Agora, o Congo volta a campo em março de 2026 para a repescagem mundial, entre os dias 23 e 31 de março, quando seis seleções disputarão duas vagas para a Copa. Bolívia, Nova Caledônia também já estão classificadas, restando ainda um representante da Ásia e dois das Américas do Norte e Central – ainda a serem definidos.
Já a Nigéria, ficou de fora do Mundial pela segunda edição consecutiva. E mesmo com um dos times mais estrelados – e valiosos – do continente africano.
Para se ter noção, só o trio formado por Lookman, Chukwueze e Osimhen, que foi titular contra o Congo, vale junto 125 milhões de euros, segundo o site especializado em mercado do futebol Transfermarkt, cerca de R$ 769,6 milhões, nas cifras atuais.
Os nigerianos haviam goleado o Gabão por 4 a 1 na semifinal da repescagem africana, enquanto o Congo fez 1 a 0 em Camarões, outra seleção tradicional do continente que não estará na próxima Copa.
Administração pública destaca que, até o momento, já são mais de 120 novos abrigos instalados em diferentes regiões da cidade
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Prefeitura de Pouso Alegre (MG), por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, continua realizando a instalação de novos abrigos em pontos de ônibus do município. A iniciativa tem como objetivo proporcionar mais conforto, segurança e proteção aos usuários do transporte público.
Até o momento, já são mais de 120 novos abrigos instalados em diferentes regiões da cidade, beneficiando quem utiliza o transporte coletivo diariamente.
“É um investimento que busca melhorar a experiência dos usuários do sistema de transporte coletivo, oferecendo-lhes mais conforto, além de garantir mais segurança aos passageiros, motoristas e pedestres.” destacou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Márcio Eli Barbosa
A ação faz parte do trabalho contínuo da Prefeitura de Pouso Alegre para aprimorar a infraestrutura do transporte público, tornando o serviço mais acessível e eficiente para a população.
diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz, Luiz Carlos de Moraes; E presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, faam com Adamo Bazani, repórter especial e editor-chefe do Diário do Transporte
Especialistas e fabricantes de diferentes alternativas ao diesel conversaram com o Diário do Transporte, em Belém (PA), e disseram que não adianta rivalizar soluções, todas devem ser vistas como oportunidades
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
Deixando os entusiasmos e discursos ideológicos de lado, a chamada “agenda ambiental” em busca da redução de emissões por veículos, ainda mais os pesados como ônibus e caminhões, pode ser estratégia econômica para o Brasil, que tem potencial desde o aprimoramento e expansão do biodiesel e biocombustíveis, o incentivo à distribuição do biometano (combustível obtido da decomposição de resíduos) e o fortalecimento da indústria nacional de ônibus elétricos.
Foi um dos aspectos possíveis de perceber na cobertura presencial da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que o Diário do Transporte faz em Belém (PA), a convite da Eletra Industrial, empresa 100% brasileira que produz ônibus elétricos em São Bernardo do Campo (SP) e realiza consultorias para implantação de sistemas de transportes eletrificados para gestores públicos e empresas de ônibus, por meio do serviço Eletra Consult.
Especialistas e fabricantes de diferentes alternativas ao diesel conversaram com o Diário do Transporte, em Belém (PA), e disseram que não adianta rivalizar soluções, todas devem ser vistas como oportunidades, inclusive para as exportações.
Ao repórter Adamo Bazani, a presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, disse que o País tem um parque fabril preparado e com modelos flexíveis de ônibus elétricos para diferentes configurações que, além de atenderem o mercado local, podem ser trunfos para exportação, principalmente para países da América Latina, onde os coletivos brasileiros lideraram na era do diesel, mas agora, o Brasil perdeu mercado para os chineses
“Foi citado no painel, perdeu muito, a indústria do Brasil praticamente acabou, perdeu competitividade, perdeu timing, perdeu o mercado, né, e a China acabou engolindo Brasil, Europa. Então eu acho que agora com essa mudança de tecnologia é a grande chance do Brasil, principalmente no setor de ônibus, porque ônibus também, Adamo, você sabe, há 25, 30 anos atrás o Brasil liderava as vendas de ônibus na América Latina. Hoje nós perdemos o mercado para o chinês, então hoje se você for para o Chile, para o México, para a Colômbia, todos os ônibus são chineses”, disse Milena Romano
Veja a entrevista na íntegra aqui:
Na área de biocombustíveis, o Brasil desenvolve o BeVant, de origem 100% vegetal que passa por um processo que elimina o risco de deixar borra no motor, como as versões mais antigas da mistura de biodiesel ao diesel. O diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz, Luiz Carlos de Moraes, conta que uma viagem teste com ônibus e caminhões da marca, feita em parceria com a produtora deste combustível, a empresa Be8, localizada no Brasil, mostrou que este problema foi eliminado. Foi feita uma rota de 4 mil km de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, sede da Be8, passando por São Bernardo do Campo, onde fica a Mercedes-Benz, em São Paulo, até Belém, na COP30. Houve 99% de redução de emissões e os veículos mantiveram o desempenho igual do diesel.
“Então, essa nova tecnologia da Be8, através da produção do BeVant, promete entregar um processo industrial adicional, como é que aqueles patentearam, e promete não resultar nestes danos de formação de borra. Não percebemos neste teste de 4 km nenhuma formação de borra e nenhuma uma mudança de comportamento, performance de torque, que foi muito adequada e indicando que isso pode ser um meio de solução para muitas economias e rotas em longas distâncias” – disse Luiz Carlos.
Veja a entrevista na íntegra:
O biometano pode ser outro trunfo importante para o Brasil que já tem experiência neste segmento.
O que falta agora é a criação de políticas públicas com vistas ao mercado internacional para gerar emprego e renda no Brasil.
Serviço terá novo itinerário e mais viagens diretas na capital mineira, garantindo mais rapidez até o Centro/Área Hospitalar e no retorno para casa
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A partir desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, a linha 33 (Estação Barreiro/Centro – Hospitais) terá novo itinerário e mais viagens diretas em Belo Horizonte (MG).
A mudança atende solicitação dos usuários, garantindo mais rapidez até o Centro/Área Hospitalar e no retorno para casa.
Novo trajeto
Rua Boaventura Costa (ponto final na Estação Barreiro), Viaduto Sebastião Guilherme de Oliveira, Avenida Teresa Cristina (parada apenas nos pontos na altura dos números 10.105, 10.003, 9.931 e 21), Rua Cinco Mil Duzentos e Noventa e Três, Rua Campos Sales, Rua José de Alencar, Avenida Amazonas (começa o trecho da linha Paradora a partir da Avenida do Contorno), Praça Raul Soares, Avenida Augusto de Lima, Rua Goiás, Rua Sergipe, Rua dos Timbiras, Rua Pernambuco, Avenida Professor Alfredo Balena, Praça Hugo Werneck, Rua Ceará, Alfredo Balena, Avenida Carandaí, Rua dos Guajajaras, Avenida Álvares Cabral, Rua Gonçalves Dias, Avenida Amazonas (começa o trecho da linha Direta a partir da Avenida do Contorno), Trevo, Avenida Teresa Cristina (parada apenas nos pontos na altura dos números 9.908, 10.020 e 10.152), Viaduto Sebastião Guilherme de Oliveira, Rua José Gonçalves, Rua Boaventura Costa (ponto final na Estação Barreiro).
Novos pontos
– Avenida Teresa Cristina, 10.105, 10.003, 9.931 e 21
– Avenida Teresa Cristina, 9.908, 10.020 e 10.152
Pontos desativados
Como o atendimento direto vai passar pela Avenida Teresa Cristina, os pontos das avenidas Tito Fulgêncio e General David Sarnoff serão atendidos apenas pelo serviço da linha Paradora.
A 37ª rodada da Série B marcou mais um capítulo repleto de emoção na atual edição da disputa. A começar pelo líder do campeonato Coritiba, que além de garantir antecipadamente o acesso à Série A em 2026, viu o seu arquirrival Athletico-PR deixar a briga pelo título em aberto após virada épica.
O “penúltimo ato” da segunda divisão também deixou para a rodada final a definição das três vagas restantes para a elite nacional, assim como a última no Z-4, com Amazonas, Volta Redonda e Paysandu já rebaixados à Série C.
(Conteúdo oferecido por VERSUSbet)
A equipe amazonense, inclusive, teve o seu rebaixamento decretado nesta rodada, já que o empate fora de casa contra o Paysandu, na Curuzu, tirou qualquer chance de chega à última rodada ainda sonhando com a permanência.
Já no G-4, cinco times terminaram a rodada com chances matemáticas e ainda na disputa pelas últimas vagas restantes na Série A: Criciúma, Athletico-PR, Chapecoense, Goiás e Remo.
Agora o ESPN.com.br faz um resumo desta 37ª rodada com os principais destaques do que rolou dentro das quatro linhas.
Coritiba garante acesso, mas vê Athletico-PR acirrar briga pelo título
Após garantir o acesso antecipado com um 0 a 0 com o Athletic, em pleno Couto Pereira, em jogo que terminou até com vaias da torcida, o Coxa levou um duro golpe neste domingo, após virada épica do Athletico-PR sobre a Ferroviária.
Em Araraquara, o Furacão venceu de virada por 2 a 1, com gol no último lance. E tudo isso após falha bisonha do goleiro Santos, que fez o time paranaense largar atrás no placar. O time rubro-negro, que permanece na vice-liderança com o triunfo, ainda não confirmou o acesso, mas chega à rodada final, em casa contra o América-MG, precisando apenas de um empate para subir.
play
4:05
Coritiba pressiona, mas fica no empate com o Athletic e não consegue confirmar o título em casa; VEJA
Coritiba e Athletic se enfrentaram pela 37ª rodada da Série B do Brasileirão
Criciúma dá ‘pulo do gato’ e fica perto do acesso
O Tigrão começou a penúltima rodada fora do G-4, mas “pegou o elevador” e foi ao 3° lugar após vencer o Botafogo-SP por 2 a 0, no Heriberto Hülse. O clube catarinense ainda contou com os tropeços dos seus adversários diretos e agora chega ao seu último compromisso, contra o Cuiabá, só dependendo de si para voltar à Série A.
Goiás vence Novorizontino em confronto direto e volta ao G-4
Até então em baixa nesta reta final de Série B, o Esmeraldino conquistou uma vitória importantíssima neste último sprint. Em casa, a equipe goiana derrotou o Novorizontino por 1 a 0, com gol de Anselmo Ramon, e voltou ao G-4, passando a depender apenas de si mesmo para retornar à elite. O Goiás havia passado 30 das 36 rodadas dentro da zona de classificação, enquanto a o time do interior paulista 16.
Remo perde invencibilidade de quase 2 meses e deixa volta à Série A ameaçada
Até então embalado por uma sequência de oito jogos sem derrota – com seis vitórias seguidas -, o Remo levou um duro golpe na Ressacada. Em jogo que teve seis expulsões, os paraenses foram derrotados por 3 a 1 pelo Avaí, que já não tinha mais aspirações no campeonato, e deixaram o G-4 da Série B. Agora, o time comandado por Guto Ferreira terá que vencer na última rodada e ainda torcer por outros resultados.
play
5:53
Com confusão dentro e fora de campo, Avaí derrota o Remo pela Série B; VEJA
Avaí e Remo se enfrentaram pela 37ª rodada da Série B do Brasileirão
Novorizontino e CRB deixam a briga pelo acesso
A rodada não foi positiva para os dois times, que ainda tinham esperanças de brigar pelo acesso. Enquanto o Novorizontino perdeu do Goiás, em confronto direto na parte de cima da tabela, o CRB deixou a disputa pela volta à elite mesmo vencendo o Vila Nova em casa por 2 a 0. No caso dos alagoanos, o empate do Athletico em Araraquara que culminou com o cenário.
Amazonas cede empate no fim e se junta a Volta Redonda e Paysandu
O Onça-Pintada chegou à penúltima rodada ainda com chances de seguir sonhando com a permanência na Série B, mas não fez a sua parte contra o já rebaixado Paysandu. O clube amazonense foi até a Curuzu, em Belém, mas cedeu empate por 2 a 2 já nos acréscimos, depois de conseguir uma virada “relâmpago” no segundo tempo, e teve a sua queda sacramentada. O Amazonas jogou praticamente toda a partida com uma a menos, já que teve Erick Varão expulso ainda na etapa inicial.
Na última rodada, Ferroviária, Athletic e Botafogo-SP disputarão a permanência na segunda divisão, com o clube de Ribeirão Preto abrindo o Z-4 da tabela neste momento.
play
7:04
Paysandu busca empate e rebaixa o Amazonas em jogo maluco com virada, expulsão e pênalti perdido na Série B; VEJA os melhores momentos
Já rebaixado para a Série C, o Papão lutou e conseguiu empate que também derruba o Amazonas
Primeiro ponto com novo abrigo está localizado atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Prefeitura de Capão Bonito (SP) iniciou nesta semana a instalação de novos abrigos de ônibus em pontos estratégicos da cidade.
A ação é coordenada pelas Secretarias Municipais de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente e de Planejamento, e tem como objetivo oferecer mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo gratuito — o Tarifa Zero, considerado um marco na mobilidade urbana do município.
O primeiro ponto a receber o novo abrigo foi o localizado atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, uma das paradas com maior fluxo de passageiros no centro da cidade.
O modelo adotado foi escolhido por sua durabilidade, praticidade e design funcional, garantindo conforto durante a espera e proteção contra sol e chuva.
De acordo com o secretário de Obras, Agropecuária e Meio Ambiente, Felipe Marques, a instalação será gradualmente estendida para outras localidades, beneficiando bairros e regiões com grande movimentação de usuários. “A proposta é criar uma rede de abrigos que ofereça mais dignidade aos cidadãos que utilizam o transporte público diariamente”, destacou.
Desde a implantação do Tarifa Zero, o transporte coletivo gratuito tem sido elogiado pela população, que reconhece o impacto positivo na rotina de trabalho e no orçamento familiar.
Além do motorista, cada ônibus conta com um cobrador substituto, responsável por assumir a função do operador da estação-tubo durante o período de utilização do sanitário; cada trabalhador tem direito a 15 minutos de intervalo
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) colocou em circulação, desde o fim de outubro, cinco ônibus adaptados com sanitários individuais para atender os profissionais que trabalham nas catracas das estações-tubo do sistema de transporte coletivo da capital.
Ao todo, as cinco linhas atendem 229 estações-tubo, oferecendo suporte aos operadores que atuam nesses pontos de embarque e desembarque de passageiros. O objetivo é proporcionar mais conforto e dignidade aos trabalhadores que permanecem longos períodos em seus postos. Além dos sanitários feminino e masculino, os ônibus são equipados com assentos e filtro de água refrigerada.
Os roteiros dos ônibus de apoio foram definidos pela Urbs, cobrem toda a cidade e são monitorados em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), por meio de sistema de GPS embarcado. Cada um dos cinco ônibus percorre sua rota três vezes ao dia.
Além do motorista, cada ônibus conta com um cobrador substituto, responsável por assumir a função do operador da estação-tubo durante o período de utilização do sanitário. Cada trabalhador tem direito a 15 minutos de intervalo.
Os ônibus operam das 7h às 11h; das 13h às 17h e das 19h às 23h.
A disponibilidade de sanitários era uma demanda dos cobradores que ficam nas estações-tubo, principalmente naquelas em que não há opções de banheiros fixos nas proximidades em equipamentos da Prefeitura.
Atualmente, 101 estações-tubo (cerca de 31% do total) já dispõem de sanitários fixos próximos oferecidos pelas instalações da Prefeitura de Curitiba e da Urbs. Esses banheiros estão localizados em terminais de transporte urbano e em pontos estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, o Passeio Público, o Paço Municipal, a Rodoviária, e as praças Osório, Oswaldo Cruz e Carlos Gomes, entre outros espaços públicos.
“Com a nova frota de ônibus adaptados, a Urbs amplia o atendimento aos demais pontos da cidade, garantindo que todos os operadores do sistema de transporte coletivo tenham acesso a condições adequadas de higiene e descanso durante o trabalho”, diz Alex Debortoli, gestor da área de operação da Urbs. Os operadores podem conferir pelo aplicativo Itibus a rota do ônibus e verificar se o veículo está próximo.
Os banheiros são similares aos dos ônibus rodoviários, com uma plataforma para os dejetos que são recolhidos por uma empresa especializada e que dá a eles a destinação adequada.
Entre clássicos que marcaram gerações e veículos elétricos com mais recente tecnologia voltada ao transporte, evento reúne amantes dos ônibus e empresas do setor
ARTHUR FERRARI
Colaboração e fotos: João Vitor Santos
Neste domingo, 16 de novembro de 2025, Barueri (SP) tornou-se palco da 22ª edição da BusBrasil Fest (BBF), em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, onde diversos ônibus, entre atuais elétricos e à diese e clássicos que marcaram gerações foram expostos em um encontro que mistura tecnologia, memória e paixão pelo transporte coletivo.
O evento tradicionalmente traz veículos urbanos e rodoviários, reunindo colecionadores, empresas do setor e entusiastas.
Ônibus atuais
A presença da Nova Itapemirim na BBF 2025 marcou uma participação ativa e estratégica da empresa, que levou ao evento seu Marcopolo Paradiso G8 1200 sobre chassi Mercedes-Benz O-500RSD e reforçou seu movimento de reestruturação e reposicionamento no mercado rodoviário. A exibição oficial do veículo na mostra evidenciou o interesse da companhia em retomar protagonismo no setor, aproximar-se do público entusiasta e demonstrar ao mercado os avanços na renovação de sua frota e na consolidação de sua nova fase operacional.
Nova Itapemirim – Marcopolo Paradiso G8 1200 (Mercedes-Benz O-500RSD) Um dos destaques mais modernos da exposição, o Paradiso G8 1200 montado sobre chassi Mercedes-Benz O-500RSD representa a aposta da Nova Itapemirim na renovação de frota. Esse modelo rodoviário de alto padrão enfatiza conforto e tecnologia para viagens intermunicipais, reforçando a presença oficial da empresa no evento.
VIPE – Viação Padre Eustáquio, Caio Foz (OF-1418) no número 1573 A Viação Padre Eustáquio trouxe para o evento o ônibus 1573, com carroceria Caio Foz sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418. Esse modelo expressa parte da história recente do transporte na região do ABC Paulista, mostrando como as operadoras evoluíram para servir áreas densamente urbanizadas.
VIPE – Viação Padre Eustáquio, Caio Apache Vip (Volkswagen 17.230/S) no número 2468 Outro exemplar da VIPE presente na mostra é o 2468, com carroceria Caio Apache Vip e chassi Volkswagen 17.230/S. Essa combinação mecânica já foi bastante utilizada em operações intermunicipais, especialmente no transporte executivo e de fretamento na Grande São Paulo.
Ônibus elétricos
Scania elétrico com carroceria Caio Millennium – chassi K-230E B4X2 (ano modelo 2025) Um dos carros mais futuristas da BBF 2025: o elétrico Scania K-230E com carroceria Caio Millennium, ano-modelo 2025. Esse veículo representa a vanguarda da mobilidade limpa no Brasil, com zero emissão de poluentes e tecnologia de recarga compatível com os novos padrões de infraestrutura de ônibus elétricos.
Alpha Rodobus – Marcopolo Attivi integral (ano modelo 2024) A Alpha Rodobus exibiu seu ônibus elétrico integral Marcopolo Attivi, ano 2024. Por ser integral, a carroceria e chassi formam um único corpo, o que reduz peso e melhora a eficiência energética. Trata-se de uma solução verde que já começa a conquistar operadores voltados para a sustentabilidade.
Clássicos do “Museu do Transporte”
Busscar Urbanuss Pluss (chassi O500MA) No espaço dedicado ao museu, um clássico Busscar Urbanuss Pluss sobre chassi Mercedes O500MA chamou a atenção. Um veículo emblemático dos anos de ouro do transporte coletivo, restaurado por colecionadores para manter viva a memória desse modelo que marcou época nas estradas brasileiras.
Vip Bus Comércio de Ônibus – Marcopolo Viaggio 1100 (Scania K-113 CL) Outro expoente da nostalgia é o Marcopolo Viaggio 1100 da Vip Bus, montado sobre chassi Scania K-113 CL. Esse rodoviário foi símbolo de conforto e robustez em rotas interurbanas durante décadas, e hoje é preservado como peça de museu para celebrar o passado rodoviário nacional.
Itapemirim (conservado por motorista próprio) – Ciferal Líder (Mercedes-Benz O-326 PL) Uma raridade restaurada por um motorista colecionador: a Itapemirim, em versão preservada, trouxe um ônibus Ciferal Líder sobre chassi Mercedes-Benz O-326 PL. Este modelo era bastante difundido em linhas rodoviárias entre cidades, e sua preservação individual mostra a dedicação de entusiastas na manutenção da herança do transporte coletivo.
Museu do Transporte – Ciferal Padron Rio (Volvo B-58E 4×2) Também no museu, o Ciferal Padron Rio sobre chassi Volvo B-58E 4×2 destaca-se como uma peça histórica de design e engenharia. Era utilizado em operações urbanas, e seu porte compacto, aliado a espaço interno adequado, o tornou popular em ocasiões em que linhas mais estreitas eram necessárias.
Thamco ODA “Fofão” (chassi Scania), preservado pela Viação Jundiaíense Um ícone que não pode faltar: o Thamco ODA, carinhosamente chamado de “Fofão”, sobre chassi Scania, preservado pela Viação Jundiaíense. Presente em várias edições da BBF, esse modelo arranca suspiros por onde passa, evocando memórias nostálgicas entre os entusiastas e colecionadores.
Patrimônio sobre rodas e os desafios da preservação
Preservar ônibus históricos não é uma tarefa simples. Colecionadores e entusiastas enfrentam custos elevados com restaurações, manutenção e abrigo para veículos antigos. A 22ª BusBrasil Fest não só celebra a beleza desses clássicos, mas também destaca a importância dos esforços para conservar a memória do transporte coletivo no Brasil. Em um momento em que a tecnologia avança rapidamente, manter vivas as histórias sobre rodas ajuda a conectar gerações e reforça o valor cultural do patrimônio rodoviário.
As partidas do último sábado (15) agitaram a briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com a goleada por 5 a 1 diante do Sport e a derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Santos na Vila Belmiro, o Flamengo disparou nas chances de terminar a edição 2025 com a taça.
Segundo dados estatísticos do portal Opta, Rubro-Negro tem agora 73% de probabilidade de ser campeão brasileiro, elevando (e muito!) as chances após a vitória por 3 a 2 sobre o Peixe, no último domingo, quando encerrou a rodada com 43,8% de chance de ficar com o troféu.
O Verdão, que ainda liderava a matemática na corrida pelo título, viu o jogo virar após o gol marcado por Benjamín Rollheiser na Vila Belmiro, fazendo a probabilidade de ser campeão cair de 55,7% para os atuais 26,5%.
O Cruzeiro tem agora 0,5% de chance de ser campeão brasileiro em 2025.
Com os 20 times da Série A com 33 jogos disputados, o Flamengo tem 71 pontos na liderança isolada do Brasileirão. O Palmeiras, 2º colocado, ficou estacionado nos 68 pontos.
Como a ESPN informou, contando a era dos pontos corridos com 20 times, no caso desde 2006, apenas três campeonatos trocaram de líder faltando apenas cinco jogos para o término da edição.
Nas outras 16 edições, a liderança não trocou de mão a cinco jogos do fim e quem esteve na ponta permaneceu nela ao fim das 38 rodadas.
Na 22ª Bus Brasil Fest, que acontece neste domingo (16), a Auto Bless montou um altar sobre pneus, escalou o motorista Patrick como cerimonialista e celebrou o “sim” de Rodrigo e Ana Paula — com bebê já confirmado no itinerário
ALEXANDRE PELEGI
A Bus Brasil Fest deste domingo, 16 de novembro de 2025, em Barueri (SP), já tinha motivos de sobra para lotar o Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Em sua 22ª edição, o evento reúne mais de 150 ônibus históricos e tecnológicos das 10h às 17h, transformando o espaço em uma verdadeira celebração do transporte coletivo brasileiro.
Mas nem os veteranos de exposição estavam preparados para o momento mais inusitado do dia: um casamento dentro de um ônibus. E mais — com direito a cerimonial conduzido por Patrick, motorista da Auto Bless, que assumiu o posto de mestre de cerimônia com a tranquilidade de quem está acostumado a conduzir muita gente… mas talvez nunca dois noivos rumo ao altar.
Auto Bless assume a missão de fazer o amor circular
Toda a história começou com uma ideia aparentemente despretensiosa da equipe da Auto Bless. Eduardo Henrique da Conceição Leite, o Dudu, líder do plantão, e a instrutora Juscelia da Silva Garcia, a Juju, contam que era daquelas conversas que costumam terminar em risada — mas, desta vez, terminou em buquê, tapete e aliança.
“Pensamos que seria algo totalmente inédito. Jogamos a ideia no ar e, quando vimos, a diretoria já estava dizendo: ‘Vai, gente! Se é pra inovar, a gente ajuda a empurrar o ônibus’”, conta Dudu, rindo.
A empresa organizou toda a ambientação: decoração no ônibus, acolhimento dos noivos, clima festivo e — a cereja do bolo — a escolha do motorista Patrick para conduzir a cerimônia.
Juju explica o raciocínio: “Eles amam ônibus, nós amamos ônibus, o evento é de ônibus… então casar dentro de um ônibus era praticamente uma exigência do destino. E o Patrick topou fazer o papel de cerimonialista como se estivesse conduzindo uma linha especial do amor.”
Do Facebook ao altar rodante
Se o cenário já era único, a história dos noivos combinava com perfeição.
Rodrigo, apaixonado por ônibus desde criança, sempre publicou fotos da sua coleção nas redes sociais. Ana Paula, igualmente encantada pelo mundo dos busólogos, curtia cada postagem — até que Rodrigo começou a desconfiar que havia algo mais por trás de tantos likes.
“Ela curtia TODAS as minhas fotos. TODAS. Aí eu pensei: ou ela gosta muito de ônibus… ou gosta muito de mim”, brinca o noivo.
As conversas se intensificaram, marcaram um encontro e, naquela primeira noite, Rodrigo a acompanhou até a porta de casa, já imaginando que talvez estivesse iniciando a melhor viagem da sua vida.
O namoro seguiu embalado por viagens, eventos, fotografias e aquela sintonia rara de quem consegue conversar sobre carroceria, motorização e… sentimentos.
E hoje, além do casamento sobre rodas, vem aí um novo passageiro: Ana Paula está grávida.
“Estamos casando e com um bebezinho vindo a bordo. A família já nasce ampliando a frota”, diz Rodrigo, com humor.
Os noivos ao centro com a equipe da Auto Bless: Dudu e Rose (à esquerda da foto), e Juscélia, à direita
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes