15 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 04:38
Publicidade
Home Blog Page 393

Motiva instala “Carbonômetro” para mostrar impacto ambiental positivo dos trilhos em São Paulo

[ad_1]

Ferramenta calcula em tempo real quanto CO₂ deixou de ser emitido por quem usa trens e metrôs em vez do carro, reforçando o papel do transporte público na descarbonização das cidades

ALEXANDRE PELEGI

A estação Paulista-Pernambucanas, da Linha 4-Amarela de metrô, ganhou um novo elemento que une tecnologia, mobilidade e sustentabilidade: o Carbonômetro da Motiva. A instalação digital mostra em tempo real a quantidade de dióxido de carbono (CO₂) que deixou de ser emitida na capital paulista graças aos passageiros que optam pelos trens e metrôs operados pela companhia — Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda — em vez do carro.

A iniciativa, criada pelo Instituto Motiva em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade, reforça a mensagem “Sinal verde para o metrô”, conectando mobilidade urbana à pauta da descarbonização. O lançamento ocorre no mês em que o Brasil se prepara para a COP30, em Belém (PA), reforçando o papel do transporte público na redução das emissões e na construção de cidades mais sustentáveis.

O Carbonômetro é mais do que uma instalação digital: é uma ferramenta de educação ambiental que transforma dados em consciência”, afirma Juliana Maria, diretora de Sustentabilidade da Motiva.

Como funciona o Carbonômetro

O painel digital exibe o volume acumulado de CO₂ evitado pelos usuários do sistema. Ao escanear o QR Code presente na instalação, o passageiro pode calcular sua própria “pegada de carbono evitada”, informando as estações de origem e destino. O sistema mostra a economia individual em emissões e traduz o resultado em métricas fáceis de compreender — como o número equivalente de árvores que precisariam ser plantadas para neutralizar a mesma quantidade de CO₂.

Cidades sustentáveis não são apenas sobre metas globais, mas sobre as pequenas escolhas diárias. O Carbonômetro é um convite à reflexão”, diz Renata Ruggiero, presidente do Instituto Motiva.

Trens e metrôs: vetor de mobilidade limpa

A Motiva transporta anualmente cerca de 750 milhões de passageiros nas linhas 4, 5, 8 e 9 de São Paulo, além do VLT Carioca (RJ) e do Metrô Bahia (BA). Entre 2023 e setembro de 2025, essas operações evitaram a emissão de 937,2 mil toneladas de CO₂, o equivalente a 5,2 milhões de árvores plantadas ou à retirada de 586 mil carros das ruas por um ano.

Cada viagem sobre trilhos é uma escolha que ajuda a construir uma cidade mais limpa, eficiente e humana”, afirma André Salcedo, presidente da plataforma de Trilhos da Motiva.

O Carbonômetro integra as ações da Task Force Motiva COP30, grupo que articula iniciativas ligadas à descarbonização e à preservação ambiental. A companhia é co-líder da Coalizão para Descarbonização dos Transportes, ao lado do CEBDS, CNT e Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável (Insper).

Recentemente, executivos da empresa participaram de eventos como a Brazil Climate Investment Week, a Rio Climate Week, o World Climate Investment Summit (em Londres) e a Climate Week NYC. Nesta semana, a Motiva também esteve presente no Summit Agenda SP + Verde 2025, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo — um dos principais encontros preparatórios para a COP30.

A Motiva foi a primeira empresa de infraestrutura de mobilidade a ter metas de descarbonização validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi). O plano prevê reduzir 59% das emissões diretas (escopos 1 e 2) e 27% das indiretas (escopo 3) até 2033, com base em 2019.

Em 2024, a companhia alcançou 100% de uso de energia elétrica renovável em suas operações de rodovias, trilhos e aeroportos — um ano antes do previsto. Também ampliou o uso de biocombustíveis na frota operacional, atingindo 92% e com meta de chegar a 100% até o fim deste ano.

Para compensar emissões remanescentes, adquiriu 94 mil créditos de carbono da Reserva Votorantim – Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País.

O transporte sobre trilhos é parte essencial da solução climática. Queremos inspirar as pessoas a enxergarem a mobilidade como uma escolha que muda o futuro”, conclui Miguel Setas, CEO da Motiva.

Com o Carbonômetro, a empresa traduz em números um conceito que o setor de transporte defende há décadas: cada passageiro que troca o carro pelo trilho ajuda a frear o aquecimento global — um gesto simples, mas com impacto coletivo de longa duração.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Sunderland faz gol nos acréscimos e arranca empate heroico contra o Arsenal na Premier League

0

[ad_1]

Mais um jogo emocionante na Premier League! Neste sábado (8), o Sunderland, jogando em casa, foi valente até o fim e arrancou um empate heroico por 2 a 2 contra o líder Arsenal, que se encaminhava para a 11ª vitória seguida na temporada.

Os mandantes abriram o placar aos 36 minutos. O zagueiro Ballard deu uma de atacante e, aproveitando assistência dentro da área, acertou um forte chute, sem chance para o goleiro.

Os Gunners voltaram melhores no segundo tempo e conseguiram empatar em um erro do adversário aos oito minutos. O francês Enzo Le Fée se atrapalhou na saída de bola e perdeu. Quem gostou foi Saka, que recebeu de Merino e marcou, deixando tudo igual.

A virada aconteceu aos 28. O belga Trossard balançou na frente da marcação, puxou para a perna direita e, de fora da área, acertou um lindo chute, marcando com um golaço.

Quando a vitória por virada já parecia certa, o improvável aconteceu. Depois de pressionar, o Sunderland chegou ao gol de empate já nos acréscimos, aos 48.

O atacante Brian Brobbey, que saiu do banco de reservas, recebeu de Ballard, dividiu com o brasileiro Gabriel Magalhães e o goleiro Raya, e mandou para o fundo do gol, em um lance em que precisou se atirar na bola no alto.

Ballard, o nome da partida, ainda ajudou a salvar a equipe de tomar o terceiro, em uma dividida dentro da área, garantindo um ponto.

Classificação na Premier League

  • Sunderland: 3º colocado, com 19 pontos

  • Arsenal: 1º colocado, com 26 pontos

Próximos jogos do Sunderland

Próximos jogos do Arsenal

[ad_2]

Fonte

Troca de dormentes bloqueia plataforma na estação Santo André da CPTM. Assista máquina em operação

[ad_1]

Para a Barra Funda, embarques só ocorrem na plataforma 3

ADAMO BAZANI 

Colaborou Yuri Sena 

Passageiros que utilizam a Linha 10-Turquesa na tarde deste sábado, 8 de novembro de 2025, devem estar atentos na estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André, no ABC Paulista. A obra de troca de dormentes está interditando as plataformas 1 e 2.

O Diário do Transporte acompanhou parte desses trabalhos. A máquina, junto com as escavações feitas por operários, está retirando os dormentes antigos de madeira e substituindo-os por modelos de concreto.

Os passageiros que entram na estação pela Rua Itambé, desembarcando de ônibus municipais e metropolitanos da Next Mobilidade, além dos trólebus e ônibus do Corredor ABD — também operados pela Next —, devem acessar as escadas subterrâneas para, só depois, subirem até a plataforma 3.

Não há impactos na operação. Entretanto, dependendo do fluxo de demanda de pessoas que chegam dos trólebus, há aglomeração nas entradas das escadas, que são mais estreitas.

Adamo Bazani,  jornalista especializado em transportes

Yuri Sena para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Sistema Transporte se une à Childhood Brasil e Governo do Pará em projeto de atendimento a crianças e adolescentes no Marajó

[ad_1]

Iniciativa Barco Infância Segura contará com apoio financeiro e institucional do setor transportador e deve iniciar operação em 2026

ALEXANDRE PELEGI

O Sistema Transporte — que reúne a CNT (Confederação Nacional do Transporte), o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística) — firmou nesta sexta-feira, 07 de novembro de 2025, parceria com a Childhood Brasil, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), o Governo do Pará e o Ministério Público Estadual para implantação do projeto Barco Infância Segura.

A embarcação vai garantir atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência no Arquipélago do Marajó, região marcada por graves desafios sociais e de acesso a serviços públicos. O ato de assinatura foi realizado no Palácio do Governo do Pará, em Belém, com a presença do rei Carl XVI Gustaf e da rainha Sílvia, da Suécia, e do governador Helder Barbalho.

Representaram o Sistema Transporte o presidente Vander Costa, a diretora executiva nacional do SEST SENAT Nicole Goulart, o diretor adjunto nacional Vinicius Ladeira e a diretora adjunta do ITL Eliana Costa.

Investimento e compromissos

A participação do Sistema Transporte inclui uma cota de patrocínio de R$ 500 mil e a assinatura de um protocolo de intenções com a Childhood Brasil, presidida por Carlos Jereissati, que prevê o engajamento de empresas e entidades do setor no apoio ao projeto.

A ação está alinhada à Lei nº 13.431/2017, que estabelece diretrizes para um atendimento humanizado a vítimas de violência, integrando rede de proteção, sistema de justiça e políticas públicas.

Como será a atuação

A coordenação técnica e a formação das equipes ficarão sob responsabilidade da Childhood Brasil, organização criada em 1999 pela rainha Sílvia da Suécia, dedicada à proteção de crianças e adolescentes contra a exploração e o abuso sexual. O CNMP atuará na integração das políticas públicas, enquanto o Governo do Pará garantirá a manutenção da embarcação e o fornecimento das equipes multiprofissionais. O Ministério Público Estadual fará a articulação local.

A previsão é que o barco entre em operação em novembro de 2026.

Histórico de cooperação

O Sistema Transporte mantém parceria com a Childhood desde 2017, por meio do Projeto Proteção, desenvolvido pelo SEST SENAT em 106 unidades no país. O programa combate a exploração sexual de crianças e adolescentes com ações educativas, capacitações e articulações locais, tendo registrado mais de 1 milhão de atendimentos entre janeiro e outubro de 2025.

Durante a cerimônia, os representantes do Sistema Transporte ressaltaram a importância da mobilização social do setor, especialmente em regiões de difícil acesso, como o Marajó, reafirmando o compromisso da categoria com o desenvolvimento humano e social.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Desabamento no Brás, em São Paulo, deixa mortos e um ferido grave após muro ser atingido por ônibus

[ad_1]

Acidente ocorreu na manhã deste sábado (8) na Rua Vieira Martins; bombeiros ainda buscam possível quarta vítima sob os escombros

ALEXANDRE PELEGI

Um grave acidente foi registrado na manhã deste sábado (9) na Rua Vieira Martins, número 100, no bairro do Brás, região central da capital paulista. Segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o muro de uma viela anexa a um estacionamento particular desabou após ser atingido por um ônibus durante uma manobra.

O desabamento atingiu três pessoas que estavam no local. Duas delas — um homem e uma mulher, ambos com cerca de 40 anos — morreram no local, vítimas de esmagamento. Uma terceira vítima, um homem de aproximadamente 35 anos, foi socorrida em estado grave com múltiplas fraturas e levada para a Santa Casa de São Paulo, mas também não rsistiu e morreu.

Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local com o apoio do GAED (Grupo de Ações de Emergência e Desencarceramento), utilizando equipamentos pesados para a retirada dos escombros. Há a suspeita de uma quarta vítima ainda soterrada.

A ocorrência segue em andamento. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes, segundo informações do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Ex-Palmeiras fala em ‘três finais’ pela Série B e quer acesso do Novorizontino após fracasso em 2024

0

[ad_1]

Depois de bater na trave na busca pelo acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2024, o Novorizontino não quer vacilar de novo e corre atrás de uma vaga entre os quatro primeiros para subir à primeira divisão para o próximo ano.

Hoje 5° colocado com 56 pontos, a equipe paulista enfrentará o Remo, 3° colocado com 58 pontos, neste sábado (8), às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+.

Um dos reforços da equipe para esta Série B, o meia-atacante Rômulo, negociado com o Palmeiras em 2024 e de volta ao time paulista neste ano, não quer um novo vacilo e encara esta reta final de segundona com seriedade para conseguir o acesso à Série A.

“Esses últimos três jogos serão verdadeiras finais. Só depende da gente para conquistar esse acesso. São confrontos diretos, e sabemos que cada ponto pode fazer a diferença. Vamos pensar passo a passo, começando pelo Remo”.

O jogador valorizou a evolução da equipe e a experiência adquirida desde então. “Nosso grupo está muito focado. O Novorizontino tem chegado perto nas últimas temporadas e, no ano passado, o acesso ficou por pouco”.

“Aprendemos com isso e hoje estamos ainda mais preparados. A confiança é grande, e vamos lutar até o fim para colocar o clube na Série A”, finalizou.

[ad_2]

Fonte

Fumaça em rodas de ônibus em São Paulo assusta passageiros na zona Oeste

[ad_1]

Caso ocorreu na avenida Francisco Morato e é apurado se peça que encostou em um dos pneus ocasionou a situação

ADAMO BAZANI

 

Passageiros de um ônibus passaram momentos de susto na manhã deste sábado, 08 de novembro de 2025.

Um veículo da empresa Transppass, que trafegava pela Avenida Professor Francisco Morato, na zona Oeste da cidade de São Paulo, registrou um problema nas rodas esquerdas traseiras (o veículo é de 15 metros com dois eixos traseiros), provocando uma intensa fumaça.

O coletivo, que fazia a linha 8700-10 (Terminal Campo Limpo/Praça Ramos de Azevedo) teve de ser esvaziado e os funcionários da empresa precisaram acionar os extintores.

Parte do corredor foi paralisada e os ônibus na região tiveram de sair da faixa exclusiva até a remoção do coletivo com o defeito.

Ninguém se feriu e o veículo foi recolhido à garagem.

É apurado um defeito mecânico já que numa análise preliminar, foi verificado que uma peça estava tocando em um dos pneus, o que pode ter gerado esta fumaça.

Com menos de um ano de uso, veículo saiu da garagem revisado e em condições de operação. Uma das suspeitas é de que o dano ocorreu durante o tráfego.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Princesa dos Campos apresenta nova identidade visual e reposiciona sua marca após quase um século de história

[ad_1]

Projeto de rebranding conduzido pela Porto Bureau conecta tradição e futuro, reforçando o papel da empresa como referência em mobilidade e logística integrada

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Princesa dos Campos, uma das marcas mais tradicionais do transporte rodoviário no Sul do Brasil, apresentou nesta sexta-feira (8), em Curitiba, durante a Exponi 50 – Exposição de Ônibus Novos e Antigos, sua nova identidade visual e posicionamento de marca. O projeto, conduzido pela Porto Bureau, representa uma das maiores transformações estratégicas da empresa em seus mais de 90 anos de história.

O termo rebranding significa reposicionar uma marca — atualizar sua linguagem, propósito e identidade visual para torná-la mais coerente com os novos tempos e desafios do mercado. No caso da Princesa dos Campos, o processo buscou preservar o legado histórico da empresa, ao mesmo tempo em que moderniza sua imagem e amplia suas possibilidades de atuação nos segmentos de mobilidade e logística integrada.

O trabalho foi iniciado em novembro de 2024 e envolveu entrevistas, pesquisas e análise de mercado com todos os públicos da companhia, em um esforço conjunto entre as equipes da transportadora e da agência. Segundo a diretora de Inteligência de Negócios da Porto Bureau, Flavia Barros, o projeto exigiu uma imersão profunda na história e nos valores da empresa, para construir uma identidade “capaz de traduzir a força e a trajetória de uma marca sólida, sem abrir mão da inovação”.

Rafael Zem, diretor de Criação da Porto Bureau, e Flavia Barros, diretora de Inteligência de Negócios – Porto Burreau

Tradição e modernidade sobre rodas

A nova marca foi concebida com base na metodologia INDEX, desenvolvida pela Porto Bureau, que combina inteligência, design e expressão. O objetivo, segundo o diretor de Criação Rafael Zem, foi “traduzir toda a essência da Princesa dos Campos em uma identidade que conecta passado e futuro, tradição e inovação”.

O resultado é uma identidade visual mais robusta e contemporânea, alinhada ao momento de transformação da mobilidade no Brasil, e que reforça a confiança e o compromisso que sempre marcaram a relação da empresa com seus passageiros e parceiros.

Com o novo posicionamento, a Princesa dos Campos passa a adotar uma visão de marca que vai além do transporte de passageiros e cargas — uma plataforma de expansão e inovação, preparada para os desafios da mobilidade do amanhã.

Para a Porto Bureau, o projeto consolida a empresa paranaense como uma das grandes referências em branding estratégico no setor de transporte. “Construir o novo posicionamento de uma marca com o legado da Princesa dos Campos foi um desafio e, ao mesmo tempo, um privilégio”, resume Zem

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Teste com ônibus elétrico da ANKAI começou neste sábado em Nilópolis, pelo Detro-RJ

[ad_1]

Veículo de 12 m e 350 km de autonomia iniciou operação experimental na linha 420T – Nilópolis × Barra da Tijuca, marcando nova etapa da mobilidade limpa no Estado do Rio

ALEXANDRE PELEGI

O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) iniciou neste sábado, 8 de novembro de 2025, o teste operacional de um ônibus elétrico da fabricante chinesa ANKAI, modelo de 12 metros equipado com tecnologia limpa e autonomia de até 350 quilômetros.

A viagem inaugural ocorreu às 8 h, saindo do Terminal Rodoviário de Nilópolis, na linha 420T – Nilópolis × Barra da Tijuca (via Mesquita). O veículo é operado pela Linave, empresa responsável pelo transporte metropolitano na região, em parceria com a ANKAI e o Detro-RJ.

Características do veículo

O ônibus possui baterias de íon-lítio ferro-fosfato (LFP) de 350 kWh, motor elétrico de 250 kW, capacidade para 74 passageiros, piso baixo integral e rampa para cadeirantes, garantindo conforto e acessibilidade.

Entre os sistemas embarcados, estão o ADAS (assistência avançada ao motorista, com alerta de colisão e monitoramento de ponto cego), suspensão pneumática inteligente e ar-condicionado elétrico da SongZ, projetado para minimizar o impacto sobre a autonomia.

A recarga será feita por carregador rápido Livoltek de 120 kW, capaz de repor a energia em cerca de duas horas e meia.

O presidente do Detro-RJ, RaFael Salgado, afirmou que “a mudança energética não é mais um projeto para o futuro; ela já é uma realidade no nosso estado”.

Na segunda-feira (10), o órgão também iniciará o teste de um ônibus a gás natural na linha Paulo de Frontin × Paracambi, ampliando o programa de avaliação de tecnologias limpas no transporte público fluminense.

Significado para a mobilidade fluminense

O teste reforça o compromisso do governo estadual com a redução de emissões e a modernização do transporte coletivo.
Além do ganho ambiental — emissões locais praticamente nulas —, os testes avaliam o desempenho operacional e o custo por quilômetro, que pode ser até 70% menor em relação a modelos a diesel.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Motoristas de ônibus de Uberlândia (MG) iniciam paralisação por atraso salarial; parte das empresas já regularizou pagamentos

[ad_1]

Movimento começou na sexta-feira (07) e afetou linhas no Terminal Central; Settran afirma que repasses às concessionárias estão em dia

ALEXANDRE PELEGI

Motoristas do transporte público de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, paralisaram parcialmente as atividades na tarde desta  sexta-feira, 07 de novembro de 2025, em protesto contra o atraso no pagamento de parte dos salários.

De acordo com os trabalhadores, apenas cerca de 50% dos vencimentos haviam sido depositados até o início da paralisação, que bloqueou a saída de ônibus do Terminal Central e gerou aglomeração de passageiros.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), os repasses financeiros devidos às três concessionárias do sistema — Sorriso de Minas, Autotrans e São Miguel de Resende — foram feitos normalmente pela Prefeitura.

Após o início da mobilização, as empresas Sorriso de Minas e Autotrans efetuaram o pagamento integral dos salários, o que permitiu a retomada gradual das operações. Já os motoristas vinculados à São Miguel de Resende Ltda. mantiveram a paralisação enquanto aguardavam a regularização.

Durante o protesto, o serviço chegou a ser interrompido por algumas horas, com impacto em linhas que operam a partir do Terminal Central e nos principais corredores da cidade.

Com o pagamento por parte de duas das empresas, a situação começou a se normalizar no fim da sexta-feira. No entanto, persistem atrasos em uma das concessionárias, o que pode provocar novos transtornos caso o impasse não seja resolvido.

A Settran informou que continua acompanhando o caso e reforçou que “todos os repasses previstos foram realizados” às operadoras do sistema, cabendo às empresas o cumprimento das obrigações trabalhistas junto aos funcionários.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte