23.8 C
Rondonópolis
segunda-feira, 22 junho - 01:44
Publicidade
Home Blog Page 432

Araras (SP) terá ônibus natalino nos próximos dias. Rio Grande da Serra (SP) também deve receber

[ad_1]

Primeiro ônibus já está em fase final de preparo pela Expresso Autobus, do Grupo da Viação Talismã

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O Natal de 2025 nos transportes coletivos de Araras, no interior de São Paulo, e em Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, será mais iluminado.

É o que garantem as empresas que operam os sistemas de linhas nestas duas cidades, Expresso Autobus e Viação Talismã, respectivamente, que pertencem ao mesmo grupo empresarial.

Faltam dois meses para a grande data, mas já é hora de colocar mão na massa.

E já está quase pronto o primeiro ônibus, só faltando um ou outro ajuste.

Trata-se de um Marcopolo Viale, de motor traseiro, para o transporte de Araras.

O Diário do Transporte recebeu as primeiras imagens nesta sexta-feira, 24 de outubro de 2025.

A cidade terá ao menos dois natalinos garantidos, mas sendo possível, a Expresso Autobus estuda colocar mais.

A circulação deve começar na segunda quinzena de novembro de 2025.

Com uma iluminação colorida e alegre, o ônibus passa a mensagem que Natal é época de celebrar o melhor da vida. As luzes contornam o design requintado do ônibus, que é todo acessível, com piso baixo.

Rio Grande da Serra também deverá contar com ao menos duas unidades a partir do fim de novembro de 2025.

AEROPORTO TAMBÉM PODE BRILHAR:

O grupo empresarial da Expresso Autobus e Viação Talismã também opera parte dos transportes de passageiros entre os portões e as aeronaves no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves (CNF).

E a empresa estuda decorar um dos ônibus que fazem este atendimento, o que seria inovador, já que são poucos os coletivos de aeroportos a receberem este tipo de ação.

Entretanto, por se tratar de área de circulação diferenciada e de segurança, são verificadas as possibilidades de tipos de luzes e impactos operacionais.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, inicia atendimento integral neste sábado (25)

[ad_1]

Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Usuários do transporte sobre trilhos poderão utilizar o modal das 4h à meia-noite

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir deste sábado, 25 de outubro de 2025, a Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, inicia o atendimento integral, das 4h à meia-noite, durante todos os dias da semana, com viagens diretas entre Osasco e Varginha e cobrança de tarifa.

Até então, a estação seguia o cronograma de funcionamento assistido, aberta apenas das 10h às 14h. O local possui um fluxo de cerca de 200 pessoas.

Desde a inauguração dessa extensão da Linha 9, passaram-se 270 dias.

A operação em horário reduzido no período ocorreu por conta de uma falha na instalação do sistema de energia, o que impossibilitou o atendimento integral.

Também com o intuito de reforçar o transporte público na região, está prevista para o primeiro semestre de 2026 a entrega do Terminal Varginha de ônibus.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Maratona de Aracaju (SE) altera temporariamente linhas de ônibus neste domingo (26)

[ad_1]

Mudanças começam na madrugada, a partir das 2h, e seguem até as 10h; itinerários completos estão disponíveis no site da SMTT

YURI SENA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), informa que diversas linhas do transporte público terão alterações temporárias neste domingo (26), em razão da realização da Maratona de Aracaju.

Os bloqueios viários terão início às 2h da madrugada e seguem até as 10h, período em que os ônibus circularão com rotas alternativas. Após o encerramento do evento, os veículos retomam seus itinerários regulares.

Durante a prova, a ponte Godofredo Diniz, que conecta os bairros Coroa do Meio e Treze de Julho, terá interdição total no sentido Centro/Praias e bloqueio parcial no sentido Praias/Centro. As linhas que trafegam pela região deverão seguir pela Avenida Beira Mar.

Passageiros com destino ao Shopping Riomar poderão realizar integração no Terminal da Atalaia e embarcar em linhas que seguem para o Centro ou D.I.A., que passam pelo shopping. Já na Rua da Frente, os ônibus não poderão acessar a canaleta exclusiva, fazendo embarque e desembarque na via lateral.

As mudanças atingem linhas como 001 (Augusto Franco/Bugio), 002 (Fernando Collor/D.I.A.), 003 (João Alves/Orlando Dantas), 004 (Santa Maria/Mercado), 007 (Fernando Collor/Atalaia), 008 (Porto Sul/Bairro Industrial), 022 (Barra dos Coqueiros/D.I.A.), 031 (Eduardo Gomes/Des. Maynard), 051 (Atalaia/Centro), entre outras.

Linhas circulares e regionais — como 100-1, 200-1, 300-1, e as que atendem o Terminal do Mercado — também terão ajustes temporários em seus trajetos.

Os itinerários completos das linhas modificadas podem ser consultados no site oficial da SMTT de Aracaju, onde estão detalhadas todas as rotas e desvios válidos durante o evento.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

O trauma na seleção que une Paquetá e Perri antes de embate na Premier League e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Lucas Perri e Lucas Paquetá se enfrentam nesta sexta-feira (24), quando Leeds United e West Ham entram em campo a partir das 16h (de Brasília), no Elland Road, pela nona rodada da Premier League, com transmissão ao vivo do Disney+.

Hoje adversários, o goleiro e o meia-atacante já estiveram do mesmo lado quando o assunto é seleção brasileira. As lembranças, porém, não são boas.

Em 2017, Perri e Paquetá foram titulares na campanha vexatória da seleção brasileira no Sul-Americano Sub-20, que não conseguiu a classificação para o Mundial da categoria. O meia, inclusive, usou a camisa 10.

Sob o comando de Rogério Micale, que um ano antes havia sido medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a seleção tinha também peças como Lyanco e Guilherme Arana (hoje no Atlético-MG), Douglas Luiz (Nottingham Forest), Felipe Vizeu (ex-Flamengo e hoje no Sporting Cristal), David Neres (Napoli) e Richarlison (Tottenham).

Na fase classificatória, o Brasil passou em terceiro no Grupo A, com os mesmos sete pontos de Equador e Colômbia. Já no Hexagonal Final, a seleção somou seis pontos e terminou em quinto lugar, não conseguindo vaga para o Mundial.

Para se ter uma ideia, a seleção foi escalada assim para enfrentar a Colômbia no último jogo do Sul-Americano: Lucas Perri; Dodô, Léo Santos, Lyanco e Guilherme Arana; Maycon, Caio Henrique, Lucas Paquetá e Matheus Sávio; Richarlison e Felipe Vizeu.

Oito anos depois, Lucas Perri e Lucas Paquetá se encontram com o mesmo objetivo: recuperarem seus times na Premier League. O Leeds está na 16ª colocação, com oito pontos, e o West Ham é o penúltimo colocado, com quatro pontos.

CLIQUE E ASSISTA AO VIVO LEEDS X WEST HAM!


Muito futebol e tênis no Disney+!

A programação começa na madrugada, com as quartas de final do WTA 250 de Guangzhou a partir das 2h (de Brasília). O tênis ainda tem o ATP 500 de Basileia e de Viena.

No futebol, destaque para as duas semifinais da Nations League feminina: Alemanha e França se enfrentam às 12h45 (de Brasília), e Espanha e Suécia medem forças a partir das 15h (de Brasília).

A Série B do Brasileirão também será agitada com rodada dupla: Novorizontino x Botafogo-SP às 19h (de Brasília) e Cuiabá x Remo às 21h35 (de Brasília).

O dia ainda reserva emoções no basquete com a NBB e a NHL.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

[ad_2]

Fonte

Paraná anuncia 40 municípios que receberão ônibus adaptados para ações voltadas à população idosa

[ad_1]

Veículos integram o programa Cuida Mais Paraná e serão usados em atividades sociais, culturais e turísticas; medida busca ampliar o acesso da pessoa idosa a serviços públicos e promover inclusão

YURI SENA

O Governo do Paraná divulgou a lista dos 40 municípios que serão contemplados com ônibus adaptados para apoiar políticas públicas voltadas à população idosa. A iniciativa integra a estratégia Cuida Mais Paraná, coordenada pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e tem como foco ampliar o acesso das pessoas com 60 anos ou mais a serviços públicos, atividades de integração e ações de promoção social.

A relação oficial dos municípios foi publicada na Resolução nº 169/2025, no Diário Oficial do Estado de 22 de outubro. Os veículos, com capacidade para 38 passageiros e equipados com itens de acessibilidade, poderão ser utilizados em atividades culturais, esportivas e turísticas, além de ações dos programas Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Viaja +60, de turismo social voltado a esse público.

De acordo com a secretária Leandre Dal Ponte, a entrega dos ônibus reforça o compromisso do Estado com a inclusão e o bem-estar das pessoas idosas.

“Com o Ônibus Cuida Mais Paraná garantimos que os municípios tenham condições de oferecer transporte adequado, acessível e seguro, permitindo que a população idosa participe plenamente das atividades sociais e de lazer”, afirmou.

Os municípios contemplados foram selecionados com base nos critérios previstos na Resolução nº 152/2025, que priorizam cidades com maior percentual de idosos, conforme o Censo do IBGE 2022, e aquelas que aderiram à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Paraná foi recentemente reconhecido pela OMS como o primeiro Estado da América do Sul a integrar oficialmente essa rede, com validade entre 2025 e 2028.

Municípios contemplados:

Pérola do Oeste, Corumbataí do Sul, Sulina, Bom Sucesso do Sul, Planalto, Verê, Pérola, Enéas Marques, Ivaiporã, Capanema, Renascença, Capitão Leônidas Marques, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Londrina, Maringá, Curitiba, Itapejara do Oeste, Realeza, Barracão, Chopinzinho, Santo Antônio do Sudoeste, Nova Esperança do Sudoeste, Prudentópolis, Irati, União da Vitória, Palmeira, Francisco Beltrão, Vitorino, Pato Branco, Dois Vizinhos, Toledo, Guarapuava, Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Colombo, Araucária, Florai, Godoy Moreira e Rancho Alegre.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ouro e Prata realiza em Marabá (PA) mais uma edição do Agente Show, com reconhecimento e capacitação de equipes de vendas

[ad_1]

Evento destacou desempenho de agências e agentes em categorias como faturamento, técnica de vendas e resultado geral

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Ouro e Prata promoveu nesta quarta-feira (23) mais uma edição do Agente Show, programa de premiação e capacitação voltado às equipes de vendas do transporte interestadual da empresa. O encontro, realizado em Marabá (PA), reuniu agentes de várias regiões do estado e teve como objetivo principal estimular a qualificação, o alinhamento de metas e o reconhecimento de resultados.

Durante o evento, os participantes discutiram estratégias de atendimento, compartilharam experiências e receberam treinamentos voltados à melhoria dos serviços prestados nas agências. O clima foi de integração e aprendizado, com foco no fortalecimento da parceria entre a empresa e os agentes.

O gerente comercial Luciano Lunardi destacou a importância do programa:

“É um momento de reconhecer o esforço de quem está na linha de frente, levando a marca Ouro e Prata a cada cliente, todos os dias. Mais do que celebrar resultados, o evento reforça nossa parceria com os agentes e nosso compromisso em seguir crescendo juntos.”

A programação incluiu o sorteio de prêmios e o anúncio dos vencedores em três categorias principais — Bronze, Prata e Ouro —, que reconheceram os agentes com as maiores pontuações nos critérios de desempenho ao longo do ano.

Também foram premiadas as agências com destaque em áreas específicas:

•Maior Faturamento: Santarém

•Técnica de Vendas: Ananindeua

•Agência Show em Vendas: Belém

Com uma combinação de aprendizado e celebração, o Agente Show vem se consolidando como um dos principais momentos de integração entre a empresa e seus representantes comerciais, reforçando a cultura de reconhecimento e a busca constante por excelência no atendimento.

Gerente comercial Luciano Lunardi; Diretor Carlos Bernaud e o Gerente de operações Angelo Franco

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Marcopolo recebe R$ 80,8 milhões da Finep, do MCTI, para modelos de ônibus híbrido etanol

[ad_1]

Projeto total soma de R$ 115,4 milhões. Diário do Transporte acompanhou lançamento em 2024 e, na Busworld, projeto de conversão de ônibus a diesel usados para a tecnologia foi uma das vitrines pela marca Volare

ADAMO BAZANI

A fabricante gaúcha de ônibus Marcopolo vai receber R$ 80,8 milhões em recursos federais para financiar o desenvolvimento de dois modelos de ônibus híbridos a etanol. O projeto total é estimado em R$ 115,4 milhões.

O valor de R$ 80,8 milhões será proveniente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A assinatura do contrato de financiamento ocorreu na última quarta-feira, 22 de outubro de 2025.

Entre as vantagens relacionadas pelo MCTI para financiar o projeto é que a tecnologia contribui para a redução das emissões de gases nocivos ao meio ambiente pelo transporte de passageiros; o etanol é proveniente de uma fonte de produção local, o que estimularia a economia e a geração de emprego; e que a solução tecnológica dispensa infraestrutura de recarga de baterias, um dos grandes entraves para a eletrificação plena de frotas.

Como tem mostrado o Diário do Transporte, além do modelo elétrico urbano Attivi (que pode ser integral da marca ou sobre outros chassis elétricos como encarroçamento) e o biometano/GNV, a Marcopolo apostou as fichas no elétrico híbrido a etanol.

Trata-se de ônibus que possuem um motor a etanol de porte e potência menores que não movimentam os veículos, mas que geram energia para as baterias alimentarem os motores elétricos. A tecnologia é a híbrida paralela.

O lançamento oficial do primeiro modelo nacional de micro-ônibus da Volare, marca de ônibus menores da Marcopolo, ocorreu em agosto de 2024, com a apresentação do Attack 9 Híbrido, que teve cobertura do Diário do Transporte.

Relembre:

A convite da Mercedes-Benz, o Diário do Transporte esteve no início deste mês de outubro de 2025, na Busworld 2025, maior feira de ônibus do mundo, que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica.

Para o mercado internacional, em parceria com a empresa Horse, a Marcopolo, por meio da Volare, também exibiu no evento a solução híbrido etanol, mas com a possibilidade de converter modelos usados a diesel em veículos com esta forma de tração menos poluente.

Relembre:

Em nota, o diretor de inovação da Finep, Elias de Ramos Souza, diz que o investimento no projeto reflete o compromisso da agência com a inovação sustentável e o fortalecimento da capacidade tecnológica nacional para enfrentar os desafios da transição energética.

 “O Brasil, que se destacou com o Proálcool e o motor flex, avança agora com protagonismo em tecnologias híbrido-elétricas. Com este projeto, a Marcopolo desenvolve uma solução que torna o transporte mais limpo, sustentável e econômico, beneficiando assim toda a sociedade. Para a Finep, investir em soluções que apostam no enfrentamento das urgências ambientais é investir no futuro do país e do planeta. Projetos como este reforçam nosso compromisso com a inovação sustentável e com o fortalecimento da indústria nacional de baixo carbono”, afirmou.

 “A Marcopolo dá mais um passo em direção à mobilidade sustentável com o lançamento de um projeto inovador de propulsão híbrida etanol-elétrico. A iniciativa tem como objetivo acelerar a descarbonização do transporte coletivo, especialmente em regiões com infraestrutura limitada para recarga de veículos elétricos. Por utilizar etanol proveniente da cana-de-açúcar — uma fonte renovável que absorve CO₂ da atmosfera durante o cultivo — o projeto contribui para um ciclo de carbono neutro, reduzindo de forma significativa o impacto ambiental em comparação aos combustíveis fósseis. A iniciativa reforça o protagonismo da Marcopolo em soluções de mobilidade, promovendo sustentabilidade, geração de empregos, capacitação técnica e fortalecendo a competitividade do Brasil no cenário global”, destacou diretor de negócios da Marcopolo, Pablo Freitas Motta, no mesmo comunicado.

De acordo com a Finep, ao longo do prazo de 24 meses para execução do projeto, serão desenvolvidos protótipos e veículos-piloto de quatro modelos de micro-ônibus e um modelo de ônibus urbano, além dos sistemas produtivos necessários para sua fabricação inicial.

 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linha 10-Turquesa da CPTM terá atendimento interrompido entre estações Mauá e Rio Grande da Serra neste domingo (26)

[ad_1]

Foto: Adamo Bazani/Diário do Transporte

Ônibus do sistema Paese irão reforçar o transporte dos passageiros no trecho em questão, das 4h à meia-noite

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste final de semana, 25 e 26 de outubro de 2025, a CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) efetua mudanças nas operações durante obras ao longo da via férrea.

No sábado, os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pelas plataformas 1 e 2 da estação Estudantes, pela plataforma 3 da estação Mogi das Cruzes e pela plataforma 1 na estação Braz Cubas, entre 23h e o fim da operação comercial, para manutenção preventiva nas máquinas de chaves dos aparelhos de mudanças de via presentes no trecho.

Já no domingo (26), das 8h às 17h, os trens da Linha 7-Rubi que seguem no sentido Jundiaí não prestam serviço na estação Água Branca, devido à obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Lapa e retornar no sentido Palmeiras-Barra Funda. No mesmo dia, durante toda a operação comercial da CPTM, em ambos os sentidos, os trens utilizam somente a plataforma 1 das estações Perus e Caieiras para realização de revisão geral da rede aérea e poda de árvore.

Na Linha 10-Turquesa, das 4h às 24h de domingo, o trecho entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra estará interrompido. A estratégia está sendo adotada para montagem de novo travessão e máquinas de chave, correção geométrica de via, soldas, limpeza de faixa e descarga de materiais.

O sistema Paese estará em operação para atender os passageiros no trecho interditado. Na estação Mauá, o ponto de embarque nos coletivos que saem com destino a Rio Grande da Serra acontece na Av. Capitão João, s/n (ao lado da Estação, embaixo da passarela); em Guapituba, o ponto de parada para ambos os sentidos fica na Av. Capitão João, s/n (em frente à estação, próximo à Rua Cícero de Campos Povoa); na estação Ribeirão Pires, o embarque acontece na Av. Ernesto Menato (lado oposto ao nº 252). Já o passageiro que utiliza a estação Rio Grande da Serra, sentido a estação Mauá, deve embarcar na Av. Pastor Aquilino Sartori (ao lado da estação, oposto ao nº 92).

A previsão é que o trajeto entre essas estações leve, em média, cerca de 40 minutos.

Ainda, entre 4h e 8h, os trens da Linha 10-Turquesa que seguem no sentido Palmeiras-Barra Funda não prestam serviço na estação Ipiranga, devido a obra de melhoria no trecho. Os passageiros que desembarcam nesta estação devem seguir viagem até a estação Mooca e retornar no sentido Rio Grande da Serra. No mesmo período, os trens com sentido Palmeiras-Barra Funda utilizam apenas a plataforma 2 da estação Tamanduateí.

Das 8h às 17h, os passageiros da Linha 10-Turquesa, que seguem até Palmeiras-Barra Funda, devem ficar atentos, pois os trens terão como destino terminal a estação Luz. Para seguir viagem até a estação Palmeiras-Barra Funda, o passageiro tem como opção utilizar a Linha 11-Coral. Já das 9h às 17h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 4 na estação Mooca e plataforma 2 no Brás.

Durante toda a operação comercial de domingo (26), os trens da Linha 11-Coral irão circular, em ambos os sentidos, pela plataforma 3 da estação Suzano e pela plataforma 1 de Calmon Viana. Já entre 21h e 24h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 da estação Tatuapé para embarcar em ambos os sentidos. As mudanças acontecem para realização de manutenção na rede aérea e desmontagem de andaime suspenso sob o Viaduto Carlos de Campos.

Na Linha 12, das 4h às 7h, os trens em ambos os sentidos circulam pela plataforma 3 na estação Engenheiro Manoel Feio e pelas plataformas 2 nas estações Itaquaquecetuba e Aracaré. E, das 8h às 20h, os passageiros devem utilizar a plataforma 1 das estações Aracaré e Itaquaquecetuba para embarcar em ambos os sentidos. Já das 23h30 às 24h, os trens circulam pela plataforma 2 na estação Aracaré, devido a obras de via permanente e retirada de piso de madeira nas plataformas da estação Aracaré.

Na linha 13-Jade, durante toda a operação comercial, os trens circulam pela plataforma 1 na estação Engenheiro Goulart, em ambos os sentidos, para manutenção na rede aérea.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

João Fonseca reage, busca virada e avança à semifinal do ATP 500 da Basileia com desistência de Shapovalov

0

[ad_1]

João Fonseca está na semifinal do ATP 500 da Basileia! O brasileiro reagiu, buscou virada e vencia o canadense Denis Shapovalov por 2 sets a 1 nesta sexta-feira (24), com parciais de 3/6, 6/3 e 4/1, até que o adversário desistiu da partida. Com a classificação, o brasileiro segue vivo na luta pelo título da competição, que tem transmissão ao vivo do Disney+.

Número 46 do mundo, Fonseca sabia que teria um adversário difícil e experiente pela frente na Suíça. Atual número 23, Shapovalov já foi top-10 do ranking da ATP e tem sete anos a mais do que o carioca, promessa de apenas 19 anos. O brasileiro demorou a entrar no jogo e sofreu no primeiro set, mas reagiu na partida.

Após sofrer no início, João fez ótimos segundo e terceiro sets e vivia seu melhor momento no jogo até Shapovalov desistir, quando perdia por 4 a 1 e caminhava para uma derrota por 2 sets a 1. Não houve nenhum motivo aparente para o abandono do adversário do brasileiro.

A Federação de Tênis do Canadá emitiu nota dizendo que Shapovalov abandonou “por lesão”.

Foi o primeiro confronto do tenista carioca contra Shapovalov no circuito profissional. Agora, João soma 33 vitórias e 23 derrotas em sua carreira, enquanto o canadense tem 231 vitórias e 193 derrotas.

Fonseca demorou a conseguir fazer seu saque entrar no primeiro set e sofreu contra um adversário consistente, mas reagiu com duas quebras no segundo set, entrando definitivamente no jogo para crescer e controlar o duelo

No terceiro set, João conseguiu forçar erros e irritar o canadense, que chegou a reclamar do brasileiro por supostamente não conseguir ter a agilidade que gostaria entre primeiro e segundo saques.

Fonseca disputará pela primeira vez na carreira uma semifinal de ATP 500. A classificação já garante uma posição melhor no ranking mundial.

Agora, na semifinal do ATP 500 da Basileia, João Fonseca vai encarar o espanhol Jaume Munar, que avançou nas quartas de final após outro abandono, de Feliz Auger-Aliassime.

[ad_2]

Fonte

Justiça do Distrito Federal mantém condenação da Viação Piracicabana S.A. em caso de motorista de ônibus que agrediu passageiro em 2024

[ad_1]

Vítima receberá indenização no valor de R$ 10 mil, por danos morais

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na última quinta-feira, 23 de outubro de 2025, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios) informou que foi mantida, pela 3ª Turma Cível, a sentença referente a indenização por danos morais, no valor de R$ 10 mil, que a Viação Piracicabana S.A. terá de repassar a um passageiro que foi agredido fisicamente por um motorista da empresa de transporte.

De acordo com o órgão judicial, o caso ocorreu em junho de 2024. Na ocasião, a vítima aguardava o ônibus na Praça do Relógio, em Taguatinga.

Segundo o rapaz agredido, mesmo após sinalizar para motoristas de dois coletivos, nenhum deles parou para que ele embarcasse.

Quando chegou à Estação do Cruzeiro Novo, depois de utilizar transporte por aplicativo, encontrou com um dos condutores que não havia parado e questionou o motivo.

Quando abordado, o motorista reagiu de forma agressiva, dando empurrões e até mesmo enforcando o passageiro, além de destruir o celular do mesmo; testemunhas no local registraram o confronto em vídeo.

Na 1ª Vara Cível de Brasília, já havia sido fixada a indenização por danos morais em R$ 10 mil, porém a Viação Piracicabana recorreu, alegando que o condutor teria agido em legítima defesa. A defesa da ré ainda argumentou que o valor arbitrado seria desproporcional, por conta de não haver comprovação de abalo moral efetivo, e que caso o processo seguisse adiante, o valor da indenização deveria ser reduzido.

Conforme definido pelo magistrado, “a atuação do preposto da apelante configurou abuso de poder e desrespeito à dignidade do apelado, violando os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, essenciais ao atendimento respeitoso ao consumidor”.

O relator ressaltou que a prova documental e audiovisual comprovou a conduta ilícita do motorista.

Quanto ao valor da indenização, o colegiado considerou que o valor de R$ 10 mil observa os princípios da proporcionalidade e razoabilidade, levando em conta a extensão do dano, sua repercussão, a gravidade da conduta e a função pedagógica da condenação.

A decisão foi unânime.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte