25.2 C
Rondonópolis
domingo, 21 junho - 20:59
Publicidade
Home Blog Page 104

CPTM amplia pagamento por aproximação em quatro estações a partir de março

[ad_1]

Sistema será expandido para todos os bloqueios em pontos de grande fluxo e bilheterias terão horários ajustados para otimizar atendimento

YURI SENA

A CPTM ampliará, a partir de 1º de março, o sistema de pagamento por aproximação em quatro novas estações: Francisco Morato, Mauá, Guaianases e Corinthians-Itaquera. A tecnologia permitirá o uso de cartões de crédito e débito com NFC diretamente nos bloqueios.

A medida busca dar mais agilidade à entrada dos passageiros e acompanha o crescimento do uso de meios digitais no transporte público. O sistema também aceita celulares e relógios inteligentes, além das bandeiras Elo, Mastercard e Visa.

O pagamento por aproximação já está disponível em estações como Aeroporto-Guarulhos, Brás, Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Granja Julieta, João Dias e Osasco, que também passarão a contar com a tecnologia em todos os acessos.

A CPTM informou ainda que a integração gratuita segue válida apenas entre linhas do sistema ferroviário, conforme as regras vigentes. A expansão para novas estações está prevista para o segundo semestre de 2026.

Bilheterias terão novos horários

Com a modernização, a companhia também atualizará o funcionamento das bilheterias. A partir de março, a maior parte das unidades passará a operar das 5h às 21h.

Já 17 estações com maior fluxo manterão atendimento integral, das 4h à meia-noite, incluindo pontos estratégicos como Luz, Brás, Mauá e Tatuapé.

A CPTM também anunciou a reabertura da bilheteria da estação Capuava, na Linha 10-Turquesa, como forma de atender demandas locais.

Compra digital disponível 24 horas

Os passageiros poderão adquirir passagens por canais digitais a qualquer momento, utilizando QR Code por meio do WhatsApp TOP, aplicativo TOP, máquinas de autoatendimento e Carteira Google.

Além disso, há mais de 8 mil pontos de venda credenciados que aceitam pagamento em dinheiro.

A CPTM informou que as estações contarão com reforço na sinalização e avisos sonoros para orientar os usuários sobre as mudanças.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha Aeroporto/Terminal Boqueirão (via Terminal Central), de Curitiba (PR), terá viagens a cada 20 minutos a partir desta segunda-feira (02)

[ad_1]

Foto: Daniel Castellano/SECOM (Imagem meramente ilustrativa)

Moradores passam a contar com um total de 54 viagens diárias, o dobro do atendimento atual

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir de segunda-feira, 02 de março de 2026, os moradores de Curitiba (PR) passam a contar com viagens do transporte público para o Aeroporto Internacional Afonso Pena a cada 20 minutos.

A mudança será efetuada pela Amep (Agência de Assuntos Metropolitanos) no cronograma de partidas da linha linha Aeroporto/Terminal Boqueirão (via Terminal Central).

Os ajustes na operação serão válidos para os dias úteis, sábados, domingos e feriados, tanto para as saídas do Terminal Boqueirão quanto do aeroporto.

Após a alteração na programação, a linha irá somar um total de 54 viagens diárias, o dobro do atendimento atual.

Além das mudanças nos horários, o itinerário também contará com mais um ônibus adicionado a frota em circulação.

De acordo com a Amep, as primeiras partidas ficarão programadas para às 5h30 e as últimas da operação comercial às 23h20.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus do transporte público de Juiz de Fora (MG) retomam gradualmente atendimento nesta segunda-feira (02)

[ad_1]

Cidade foi atingida por fortes chuvas na última semana, que provocoram graves deslizamentos de terra

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta segunda-feira, 02 de março de 2026, os ônibus do transporte público de Juiz de Fora (MG) retomam gradualmente o atendimento, cumprindo os horários habituais.

A prefeitura informou que o serviço segue sob operação de segurança, já que ainda há vias com o trânsito impedido por conta das chuvas e deslizamentos de terra.

Equipes do Departamento de Limpeza Urbana (Demlurb) e da Secretaria de Obras (SO) continuam atuando na limpeza e desobstrução de ruas e avenidas.

As forças de segurança também seguem mobilizadas na cidade.

O quadro de horários de referência é o de dias úteis, podendo ocorrer atrasos em função dos serviços ainda em andamento.

Estão sendo praticados itinerários alternativos em algumas linhas, quando necessário, para garantir o atendimento à população.

No momento, as linhas 300 – Campo Alegre / Via Granjas Primavera e 304 – Caeté ainda não estão operando. Já as linhas 525 e 535 – UFJF circulam com número reduzido de veículos, considerando que as aulas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) seguem suspensas até sexta-feira, 6.

As atualizações em tempo real estão disponíveis no aplicativo Cittamobi. Por lá, é possível acompanhar a previsão de chegada dos ônibus, as linhas em operação e seus itinerários. Alertas também são enviados ao longo do dia, caso haja novas alterações.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Organizada dá ‘ultimato’ a jogadores e manda recado forte a Filipe Luís: ‘Não tente fazer do Flamengo um clube europeu’

[ad_1]

Organizada do Flamengo, a Torcida Jovem publicou uma nota oficial em forte tom de cobrança. E não só aos jogadores, como também ao técnico Filipe Luís e o diretor José Boto.

A nota ataca a “falta de compromisso” dos jogadores, muitos campeões da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão em 2025.

Filipe Luís também foi alvo das críticas, uma delas insinuando que o treinador está tentando fazer do Flamengo um “clube europeu”. Confira abaixo a nota completa.

“A Torcida Jovem do Flamengo, em nome de todos os que amam e respeitam o clube, vem por meio desta expressar sua insatisfação e descontentamento com a atual situação do time.

A mesma torcida que apoia é a mesma torcida que cobra. 2025 já passou e não vamos tolerar jogador se escorando no passado, não vamos tolerar jogador sem compromisso com o clube. É inadmissível um “profissional” que ganha por mês o que muitos torcedores não vão ganhar durante toda a sua vida, não ter consciência do momento do clube e continuar achando que está na Disney.

Quem ama o clube somos nós. Vocês são movidos a dinheiro. Somos nós que arriscamos nossas vidas atrás do Flamengo, somos nós que passamos dias na estrada com fome e frio! Fazemos isso pelo nosso amor ao clube, não ache que nós devemos algo a vocês.

Resultados bons ou ruins fazem parte do futebol. O que a gente nunca vai tolerar é um time frouxo, é um monte de milionário que não divide uma bola. O mínimo que vocês devem ter é respeito ao torcedor que às vezes deixa de pagar uma conta para acompanhar o seu clube do coração.

Ao técnico Felipe Luís, um recado: não tente mudar a essência do clube, não tente fazer do Flamengo um clube europeu. Não é possível que todos esses anos de clube não foram suficientes para você aprender o que é o Flamengo, aprender que o torcedor é soberano e que, independente de ser de organizada ou não, independente se vai ao estádio ou não, ele deve ser respeitado.

Você desmerece o torcedor que, no seu direito, faz críticas pela rede social, só prova sua arrogância e prepotência. O torcedor não é burro como você deve imaginar, ele consegue enxergar que você hoje trata o clube como um laboratório, que existem jogadores que, mesmo não performando, seguem sendo seus preferidos.

À diretoria, um aviso: Se o senhor José Boto pensa tanto na Europa, que ele arrume as malas e pegue o primeiro voo para fora do Rio de Janeiro.

O recado está dado.”

Após o ano mágico em 2025, o Rubro-Negro começou a nova temporada com dois vices, na Supercopa Rei e CONMEBOL Recopa, além de um início ruim no Campeonato Carioca com o time sub-20. No Estadual, porém, o Fla está próximo de ir à final após vencer o Madureira por 3 a 0 na ida da semifinal.

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

SPTrans altera local do Posto de Atendimento Santana a partir desta segunda-feira (02)

[ad_1]

Nova estrutura ficará localizada no número 274 da mesma via que se encontra atualmente, a Rua Doutor Olavo Egídio

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta segunda-feira, 02 de março de 2026, a Zona Norte de São Paulo contará com novas instalações do Posto de Atendimento Santana, da SPTrans (São Paulo Transporte).

O novo espaço foi planejado para oferecer mais agilidade aos passageiros, contando com uma ampliação na estrutura: o número de guichês saltará de seis para 10 posições de atendimento.

A nova unidade permanece na Rua Doutor Olavo Egídio, mas muda do número 157 para o nº 274. Com o aumento na capacidade de atendimento, a SPTrans visa reduzir o tempo de espera e facilitar a busca por serviços relacionados ao Bilhete Único, como emissão de cartões, segunda via e gratuidades. O horário de atendimento é das 7h às 20h.

Cronograma de mudança

Para viabilizar a transferência de equipamentos, móveis e sistemas para o novo endereço, o atual posto será fechado ao público nos dias 26 e 27 de fevereiro (quinta e sexta-feira), garantindo o início da operação no novo prédio já na manhã de segunda-feira.

Alternativas

Durante os dois dias de fechamento temporário da unidade Santana, os usuários que necessitarem de atendimento presencial poderão se dirigir aos postos mais próximos:

– Posto do Terminal Casa Verde: Rua Baía Formosa, 80
– Posto do Terminal Cachoeirinha: Avenida Inajar de Souza

Mais opções de postos de atendimento estão disponíveis em: sptrans.com.br/postos

Recarga e emissão do Bilhete Único


Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site https://sptrans.com.br/recarga. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.Pela internet, o Site de Atendimento da SPTrans (http://sptrans.com.br/atendimento) oferece vários serviços direcionados ao Bilhete Único de forma on-line, como cancelamento de cartão, consulta de saldo e emissão de extrato de utilização. Além disso, é possível solicitar e receber seu Bilhete Único Comum em casa. Acesse o site, faça o login e clique nas opções “Comum/VT” e, em seguida, em “Comum – Bilhete Único – Receba seu cartão em casa”. Depois, é só seguir os passos para receber seu bilhete no endereço solicitado.
A solicitação ou revalidação do Bilhete Único de Estudante 2026 também pode ser feita toda pela internet, por meio do site: sptrans.dne.com.br.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Quatro novas linhas de ônibus começam a operar em Indaiatuba (SP), que terá tarifa zero aos domingos

[ad_1]

Gratuidade começa em abril. Novos itinerários já entram em operação nesta segunda-feira, 02 de março de 2026

ADAMO BAZANI

A cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo, vai ter sua versão de “Domingão Tarifa Zero”, com gratuidade aos domingos nos ônibus municipais.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, pela prefeitura.

As gratuidades começam em abril e as regras estão sendo finalizadas pela administração municipal e pela empresa prestadora dos serviços SOU (Sancetur) Indaiatuba.

Também foram anunciadas quatro linhas novas de ônibus e a ampliação do número de viagens em linhas já em operação.

Os novos trajetos e a ampliação da oferta começam nesta segunda-feira, 02 de março de 2026.

Ao todo, serão 46 viagens a mais nos dias úteis, entre 29 das novas linhas e 17 nas já existentes.

NOVAS LINHAS:

333 – Sabiás x Centro – 4 viagens

334 – Campo Bonito x Praça Dom Pedro – 5 viagens

335 – Campo Bonito x Distrito Industrial – 11 viagens

336 – EuroPark x Distrito Industrial via Sabiás/Colibris – 9 viagens

VEJA ABAIXO OS DETALHES, DE ACORDO COM A PREFEITURA:

Novas linhas

Linhas diretas para o Centro – dias úteis e horários de pico:

Linha 333 – Sabiás x Centro – Itinerário terá início no Residencial dos Sabiás e seguirá o mesmo traçado da atual Linha 316 até a Rua João Martini. A partir desse ponto, seguirá até o Terminal do Jardim Morada do Sol e, depois, utilizará a orla do Parque Ecológico (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé) como acesso viário para chegar ao Centro, onde atenderá o Terminal Central e o Terminal da Praça Dom Pedro II. O embarque e desembarque será no Terminal Central, na plataforma 5.

Linha 334 – Campo Bonito x Praça Dom Pedro – Itinerário terá início no Campo Bonito, seguindo o mesmo traçado da atual Linha 320 até o início da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé. A partir desse ponto, utilizará a orla do Parque Ecológico como acesso viário para chegar ao Centro, onde atenderá o Terminal Central e o Terminal da Praça Dom Pedro. O embarque e desembarque será no Terminal Central, na plataforma 4.

 Linhas diretas para o Distrito Industrial – dias úteis e horários de pico:

Linha 335 – Campo Bonito x Distrito Industrial – O itinerário começará no Campo Bonito, seguirá até o Terminal João Pioli, de onde percorrerá a Rua Sílvio Candello até o Terminal do Jardim Morada do Sol, atendendo também a faixa de alta e média densidade existente na região, seguindo em direção ao Distrito Industrial, com ponto final na empresa Toyota.

Linha 336 – Europark x Distrito Industrial via Sabiás/Colibris – Itinerário com ponto inicial próximo ao Europark Comercial, passará pelo Residencial dos Sabiás e Jardim dos Colibris, seguirá para o Jardim Paulista e Jardim Paulistano, e acessará as proximidades da Toyota pela Marginal Sul, de onde seguirá pelo viaduto até o Distrito Industrial. A partir desse ponto cumprirá o mesmo itinerário da Linha 326, para não prejudicar os usuários desses bairros.

Linhas existentes com alterações

Linha 302 – Castelo Branco x Caminho da Luz x Rumo (dias úteis, sábados e domingos) – O itinerário que atualmente segue pela Avenida Presidente Vargas e cruza a rodovia SP-075 pelo viaduto, agora passará a acessar a rodovia no sentido Salto, fará o retorno próximo à Avenida Visconde de Indaiatuba e retornará pela Marginal Norte, de modo a atender a região onde estão localizadas a Kaefer Rip e a instalação da Rumo, implantada no complexo de condomínios GH Corporate.

Linha 326 – Distrito Industrial x João Pioli – (somente dias úteis e horários de pico) – A linha terá o traçado otimizado com o objetivo de reduzir o tempo das viagens realizadas do Terminal João Pioli e do Jardim Morada do Sol em direção ao Distrito Industrial. Com as mudanças, o itinerário deixará de atender os bairros Jardim dos Colibris, Jardim Paulista e arredores, priorizando o atendimento à região do Jardim Morada do Sol, onde se observa uma demanda maior. Os bairros que deixaram de ser atendidos pela Linha 326 passarão a ser atendidos pela nova linha 336.

Linha 319 – Fogueteiro/Pouso Alegre x Terminal Central (dias úteis e horários de pico) – Itinerário da linha denominada anteriormente Fogueteiro/Fanger x Terminal Central foi estendido até o bairro Pouso Alegre, na divisa com Campinas, em decorrência de demanda apresentada pelos moradores do bairro que trabalham em Indaiatuba. A mudança foi autorizada pela EMTU/SP por se caracterizar serviço metropolitano.

Linha 318 – Smart City/The Palms x Terminal Central via Distrito Europark – Inclusão de viagem às 06h30, sentido centro-bairro, atendendo demanda de trabalhadores do Distrito Europark, que residem na área central e bairros do entorno.

Linha 301A – Distrito Industrial/Tancredo Neves x Terminal Central. Alteração ocorrerá somente na viagem das 5h20, saindo do Mercado Cidade Nova, nos dias úteis. Neste horário, a viagem passará a ter ponto inicial no Terminal João Pioli e seguirá pelo Parque Ecológico, atendendo a faixa contínua de média densidade localizada na região dos bairros Jardim Juscelino Kubitschek, Jardim Tancredo Neves e Jardim Morada do Sol, pela Rua José Carlos Wolf. Itinerário: Parte do Terminal João Pioli– Avenida Manoel Ruz Peres; segue pela Rua Humberto Batisti; Rua José Carlos Wolf; Rua Antônio Cavalli; Rua Dr. Renato Riggio; Rua Jerônymo Perucci; Rua Jacob Lyra; Rua Eduardo Borsari (viaduto); Rua Antônio Barnabé; Rua Arthur Barbarini; Alameda Comendador Dr. Santoro Mirone; Rua Jânio Jefferson dos Santos; Rua Antônia Martins Luiz; Rua Antônio Barnabé; Rua Ettore Soliani/Alameda Júpiter; Alameda Vênus/Rodovia SP-73, e Ponto Barison Bus (Ponto Final).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Transporte Santo Antônio abre vagas para atuação no sistema de mobilidade do Rio de Janeiro (RJ); confira

[ad_1]

Foto: Jonathan Silva/Ônibus Brasil

Empresa profissionais qualificados para posições de motorista de ônibus, eletricista industrial, mecânico de manutenção de ar condicionado veicular, ajudante de borracheiro e lanterneiro de ônibus

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A empresa Transporte Santo Antônio, que atua no sistema de mobilidade do Rio de Janeiro (RJ), está em busca de novos motoristas de ônibus.

Há outras posições em aberto também, como eletricista industrial, mecânico de manutenção de ar condicionado veicular, ajudante de borracheiro e lanterneiro de ônibus.

Os interessados podem se candidatar, basta enviar o currículo para o e-mail [email protected] ou WhatsApp (21) 99705-9703.

Serviço

Vagas – Transporte Santo Antônio

– 18 vagas para motoristas de ônibus;
– 1 vaga para eletricista industrial (necessário ter experiência, curso técnico em eletromecânica ou eletroeletrônica);
– 1 vaga para mecânico de manutenção de ar condicionado veicular;
– 1 vaga para ajudante de borracheiro (necessário ter conhecimento na área);
– 1 vaga de lanterneiro de ônibus.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

No aniversário do Rio de Janeiro, Jaé atinge marca de 4,5 milhões de usuários

[ad_1]

Sistema de bilhetagem foi implementado na capital em 2023

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Desde que chegou ao Rio, em 2023, a adesão ao Jaé, sistema de bilhetagem do município do Rio de Janeiro, não para de crescer.

O número de usuários, que começou com 166.265 passageiros chega a 4,5 milhões, neste domingo (1/3), aniversário do Rio.

Só de 2024 até agora o número de passageiros que aderiu ao Jaé mais do que quadruplicou, passando de 941 mil para 4,5 milhões este ano.

Consequentemente, o número de transações também deu um salto histórico. Em 2023, era um pouco mais de cem mil. Este ano, já chega a 567 milhões.

O aplicativo Jaé também acompanha esse movimento, superando a marca de 4,2 milhões de downloads, com forte adesão aos pagamentos via app.

O desempenho reforça a maturidade operacional do sistema e o avanço da digitalização da mobilidade urbana no Rio de Janeiro.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Arsenal x Chelsea AO VIVO: assista à narração de Rogério Vaughan para o clássico londrino

[ad_1]

É dia de clássico londrino pela Premier League. Neste domingo (1º), às 13h30 (de Brasília), o Arsenal recebe o Chelsea, no Emirates Stadium, pela 28ª rodada da competição.

A partida tem transmissão ao vivo no plano premium do Disney+. Você pode acompanhar o jogo com narração de Rogério Vaughan:

O Arsenal é o líder do Campeonato Inglês, com 61 pontos. O time defende uma invencibilidade de 11 partidas. A vantagem para o Manchester City, vice-líder, é de apenas dois pontos.

O Chelsea é o sexto colocado, com 45 pontos. A equipe segue sonhando com uma vaga na próxima edição da Champions League.

Escalações de Arsenal x Chelsea:

ARSENAL: Raya; Timber, Saliba, Gabriel Magalhães e Hincapié; Zubimendi, Rice e Eze; Saka, Gyökeres e Trossard.

CHELSEA: Sánchez; Reece James, Hato, Sarr e Chalobah; Caicedo, Andrey Santos e Enzo Fernández; Palmer, Pedro Neto e João Pedro.

[ad_2]

Fonte

Vale-transporte em Manaus (AM) passa a custar R$ 5 a partir deste domingo (1º)

[ad_1]

Foto: João Viana/Semcom

Medida anunciada pela prefeitura iguala tarifa ao valor pago em dinheiro e no cartão PassaFácil e busca recuperar demanda do sistema

YURI SENA

A Prefeitura de Manaus informou que o valor do vale-transporte será reduzido para R$ 5 a partir de 1º de março. A decisão, segundo o prefeito David Almeida, alinha o custo do benefício ao valor já pago por usuários que utilizam dinheiro ou o cartão PassaFácil no sistema.

Com a alteração, trabalhadores que utilizam vale-transporte — inclusive aqueles cujo benefício é custeado pelas empresas — passarão a pagar o mesmo valor praticado nas demais formas de pagamento. Atualmente, a tarifa cheia é de R$ 6, mas já há desconto de R$ 1 para pagamentos diretos no sistema.

A administração municipal afirma que a iniciativa busca aumentar a atratividade do transporte coletivo e reduzir os impactos financeiros causados pela diminuição de passageiros nos últimos anos.

Os estudantes sem gratuidade continuam pagando R$ 2,50 por viagem. Já os usuários inscritos no Cadastro Único terão direito a uma tarifa reduzida de R$ 4,50.

Esse valor social, no entanto, será implementado em até 60 dias, período necessário para a criação e distribuição do cartão PassaFácil Social, que permitirá o controle do benefício. Até a efetivação do sistema, esses passageiros seguirão pagando R$ 5.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte