20.7 C
Rondonópolis
terça-feira, 23 junho - 06:56
Publicidade
Home Blog Page 131

Tarcísio sanciona lei que proíbe que condomínios e edifícios comerciais impeçam instalações para recarga de veículos elétricos no Estado de São Paulo

0

[ad_1]

A medida deve facilitar as recargas tanto de veículos particulares, para moradores de prédios residenciais, como de vans, caminhões e ônibus que poderão encontrar mais pontos de reabastecimento de baterias em edifícios comerciais, pátios, estacionamentos, bolsões e eletropostos ao longo de seus percursos

Governador, entretanto, vetou artigo que possibilitava isenções fiscais aos equipamentos e serviços

ADAMO BAZANI

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou projeto de lei que proíbe que condomínios e edifícios comerciais impeçam instalações para recarga de veículos elétricos no Estado de São Paulo.

A medida deve facilitar as recargas tanto de veículos particulares, para moradores de prédios residenciais, como de vans, caminhões e ônibus que poderão encontrar mais pontos de reabastecimento de baterias em edifícios comerciais, pátios, estacionamentos, bolsões e eletropostos ao longo de seus percursos.

A lei estadual18.403, de 18 de fevereiro de 2026, foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta-feira (19) e é fruto do projeto de lei nº 425/2025, dos deputados Marcelo Aguiar– PODE e Donato – PT.

A aprovação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) ocorreu no dia 16 de dezembro de 2025.

De acordo com a lei, os custos podem ser arcados pelo próprio dono do veículo ou por todos no condomínio e será necessário seguir regras como compatibilidade dos equipamentos com a carga elétrica do veículo e com a capacidade do imóvel e da rede de distribuição pública do bairro.

Os condomínios só poderão impedir as instalações caso comprovem riscos à segurança e os imóveis que aprovarem os projetos devem também prever a possibilidade de ampliação do número de equipamentos e veículos elétricos no local, já informando os limites de capacidade energética.

O governador, entretanto, vetou o artigo 3º, que possibilitava isenções fiscais aos equipamentos e serviços, bem como outros incentivos públicos, com linhas de crédito específicas e parcerias com concessionárias de energia elétrica para desenvolvimento de soluções técnicas compartilhadas.

O artigo vetado dizia:

Artigo 3º – O Estado poderá instituir programas de incentivo à instalação de infraestrutura de recarga para
veículos elétricos em edificações residenciais e comerciais, por meio de:
I – isenções ou reduções fiscais vinculadas à instalação;
II – linhas de crédito específicas por meio de instituições financeiras públicas;
III – parcerias com concessionárias de energia elétrica para desenvolvimento de soluções técnicas
compartilhadas.

Veja na íntegra:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Rodízio Municipal de Veículos volta a vigorar em São Paulo nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

0
[ad_1]
Suspensão ocorreu por causa do Carnaval. Demais restrições, como circulação de carros em faixas e corredores de ônibus, a fretados e a caminhões continuaram e multas aplicadas no período estão valendo normalmente ADAMO BAZANI O rodízio municipal de veículos na capital paulista volta a vigorar normalmente a partir desta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026. A suspensão ocorreu entre segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, e quarta-feira (18), por causa do Carnaval. As demais restrições, como circulação de carros em faixas e corredores de ônibus, a fretados e a caminhões, continuaram e multas aplicadas no período estão valendo normalmente. O Rodízio Municipal de Veículos chamado oficialmente pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), da Prefeitura de São Paulo, de Operação Horário de Pico restringe a circulação no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. De acordo com a CET, transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração média, resultando em multa de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista. Confira, abaixo, a tabela com os dias da semana e finais das placas:
  • Segunda-feira: Placas finais 1 e 2
  • Terça-feira: Placas finais 3 e 4
  • Quarta-feira: Placas finais 5 e 6
  • Quinta-feira: Placas finais 7 e 8
  • Sexta-feira: Placas finais 9 e 0
Horários:
  • Manhã: 7h às 10h
  • Tarde/Noite: 17h às 20h
Área de Abrangência:
  • Funciona no Centro Expandido da cidade
Finais de Semana e Feriados:
  • Não há rodízio, circulação livre de todos os veículos
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]
Fonte

Quem é Ignacio Buse, rival de João Fonseca nas oitavas de final do Rio Open que até já saiu em defesa do brasileiro

0

[ad_1]

O caminho de João Fonseca rumo ao título inédito do Rio Open 2026 passa por um rosto conhecido e, curiosamente, um aliado fora das quadras. Após superar Thiago Monteiro na estreia, o carioca de 19 anos terá pela frente o peruano Ignacio Buse nesta quinta-feira (19).

Mas, para além da disputa por uma vaga nas quartas de final, o confronto coloca frente a frente dois expoentes da nova geração sul-americana que compartilham respeito mútuo.

A ascensão do “Nacho” Ignacio Buse, de 21 anos, é tratado como a grande promessa do tênis peruano. O jovem de Lima chegou às oitavas de final do Rio Open após uma batalha de quase 3 horas contra o brasileiro Igor Marcondes na primeira rodada. Ele possui 10 vitórias e 7 derrotas em torneios de primeira linha

Buse não é um estranho para Fonseca. Os dois se enfrentaram algumas vezes no circuito juvenil, com destaque para confrontos em Grand Slams da categoria, onde o equilíbrio sempre deu o tom das partidas.

O que torna o duelo ainda mais especial é o histórico recente de companheirismo. Em julho de 2025, quando Fonseca enfrentava uma sequência de derrotas e começava a lidar com as primeiras críticas sobre a oscilação de desempenho, foi justamente Ignacio Buse quem usou as redes sociais e entrevistas para pedir paciência ao público.

“Deixem o João em paz. Ele é um talento incrível, mas ainda é muito jovem. As pessoas esquecem que o processo de maturação no tênis não é uma linha reta. O garoto joga muito, demais. E acho que vai estar entre os melhores, mas como todos, ele vai passar pelo seu processo”, declarou o peruano na época.

João Fonseca, atual número 38 do mundo e cabeça de chave 3 do torneio, entra como favorito, impulsionado pelo apoio da torcida na Quadra Guga Kuerten.

No entanto, o próprio brasileiro alertou para o perigo do rival: “O Nacho é um jogador que luta por cada bola. Ele virá sem pressão, o que o torna ainda mais perigoso”, analisou Fonseca após sua estreia.

Para Buse, o Rio Open 2026 pode ser a chance de subir no ranking da ATP, ainda mais diante de um postulante a ídolo brasileiro. Ele é o número 91, atualmente, e disputou apenas três partidas na temporada, com duas vitórias e uma derrota.

[ad_2]

Fonte

ANTT autoriza reajuste de 2,546% em tarifa do semiurbano entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA)

0

[ad_1]

Medida vale para serviços interestaduais operados sob autorização especial e passa a vigorar à 0h do dia 22 de fevereiro

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou reajuste de 2,546% no coeficiente tarifário dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual de passageiros operados entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

A decisão consta na Deliberação nº 45, de 18 de fevereiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19).

Com o reajuste, o coeficiente tarifário passa a ser fixado em R$ 0,158520 por passageiro x quilômetro (Tipo Único). O novo valor entra em vigor à 0h do dia 22 de fevereiro de 2026.

O serviço é operado sob regime de autorização especial e atende a ligação interestadual de característica semiurbana entre os dois municípios, que formam um importante eixo econômico no Vale do São Francisco.

A atualização do coeficiente tarifário segue os critérios estabelecidos pela Resolução ANTT nº 2.130/2007, que disciplina a estrutura de formação de preços nesse tipo de operação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Biocombustíveis entram em acordo Brasil-México

0

[ad_1]

As duas maiores economias da América Latina, Brasil e México, estão expandindo seus acordos comerciais com um olhar especial para a sustentabilidade. Em 2024, o comércio bilateral entre os países alcançou US$ 13,6 bilhões, e há um potencial significativo para crescimento.

Em 2025, ambos os países formalizaram a intenção de ampliar o comércio por meio de acordos setoriais, aproveitando o acesso do México ao espaço de livre comércio com os Estados Unidos e Canadá.

Um dos principais focos desses acordos é o setor de biocombustíveis e a eletrificação de veículos, áreas vitais para a transição para uma economia de baixo carbono. O Brasil, líder mundial na produção de etanol e com destaque na indústria de biodiesel, oferece um modelo robusto de cadeia produtiva e tecnologia avançada, essenciais para o aprendizado e desenvolvimento mexicano.

A matriz elétrica do México, que depende predominantemente de combustíveis fósseis — com cerca de 60% da eletricidade gerada a partir de gás natural e 75% proveniente de fontes fósseis em 2024, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA) —, contrasta com as fontes de baixo carbono, que forneceram quase um quarto da eletricidade do país, incluindo hidrelétrica, solar, eólica e nuclear.

Inovação e cooperação tecnológica

Especialistas apontam que a base dos acordos deve ser de longo prazo, visando fortalecer a transição energética e a resiliência climática. As trocas comerciais e tecnológicas entre Brasil e México têm o potencial de impactar positivamente outros países da América Latina. A inovação tecnológica surge como um campo promissor na relação bilateral, especialmente em segmentos como distribuição e transmissão de energia, com a aplicação de redes inteligentes e sistemas de armazenamento de energia. 

Além disso, a cooperação entre Brasil e México fortalece a atuação conjunta em fóruns internacionais, onde a pauta climática e energética é central.

Especialistas apontam que a base dos acordos deve ser de longo prazo, visando fortalecer a transição energética e a resiliência climática. As trocas comerciais e tecnológicas entre Brasil e México têm o potencial de impactar positivamente outros países da América Latina.

[ad_2]

Fonte

Botafogo sucumbe na altitude e perde para o Nacional Potosí na segunda fase da Libertadores

0

[ad_1]

O Botafogo sofreu com os mais de 4 mil metros de altitude na Bolívia e perdeu por 1 a 0 o Nacional Potosí, nesta quarta-feira (18), no Estádio Víctor Agustín Ugart, pelo jogo de ida da segunda fase da CONMEBOL Libertadores.

Com gol de Baldomar, o time boliviano impôs a sexta derrota seguida aos cariocas na temporada e agora joga por um empate no Rio de Janeiro para se classificar.

O Alvinegro, por sua vez, terá que vencer por dois gols de diferença para avançar direto. Caso vença por um, a decisão irá para os pênaltis.

A partida de volta será na próxima quarta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos.

Quem passar desta fase encara ou Barcelona-EQU ou Argentinos Juniors na briga para ver quem chega na fase de grupos.

O jogo

Sem vencer há cinco jogos e sofrendo com uma altitude de quase de 4 mil metros, o Botafogo fez um primeiro tempo melhor do que o esperado.

O Nacional Potosí, porém, começou muito melhor. Otormín colocou o goleiro Léo Linck para trabalhar, e na chegada mais perigosa, Baldomar carimbou a trave, com 14 minutos da partida.

O Alvinegro só acordou mesmo a partir dos 30, quando conseguiu, enfim, encaixar os contra-ataques, e levou perigo em chutes de Barrera e Newton.

Na melhor oportunidade do time carioca, Matheus Martins foi lançado nas costas da defesa, saiu cara a cara com o goleiro Galindo e chutou para fora, aos 44.

Só que logo no início do 2º tempo, os bolivianos largaram na frente. Após cruzamento pela esquerda, Baldomar, livre, desviou de cabeça para fazer 1 a 0 para o Potosí.

O Botafogo reagiu na sequência, mas Montoro, sem marcação e praticamente sem goleiro, acertou a trave, aos 9.

A equipe da casa até ampliou aos 16 com Álvarez. O gol, no entanto, foi anulado pelo VAR por impedimento.

Depois disso, a partida ficou completamente aberta, com os dois times buscando o ataque.

Aos 34, Alex Telles poderia ter empatado em cobrança de falta, mas Galindo espalmou para evitar.

Mesmo sofrendo com a altitude, o Botafogo se lançou ao ataque e foi para o ”tudo ou nada” na reta final. Porém, não conseguiu marcar e amargou a sexta derrota seguida na temporada

Próximos jogos do Botafogo:

[ad_2]

Fonte

Bandidos colocam fogo e apedrejam ônibus na zona Sul de São Paulo (VÍDEO)

0

[ad_1]

Marginais fugiram em seguida. Vídeo mostra momento de ataque

ADAMO BAZANI

Um bando de criminosos atacou mais ônibus na zona Sul da capital paulista na noite desta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.



A ação dos criminosos ocorreu, segundo os Bombeiros,  na Avenida Yervant Kissajikian, 3123, onde dois ônibus foram incendiados,  na Rua Delfino Facchina, onde um foi apedrejado, na região do bairro Cidade Ademar.

Uma imagem obtida pelo Diário do Transporte mostra o momento de um dos ataques.

No vídeo é possível ver um dos marginais jogando objetos em um ônibus já em chamas.

As causas dos ataques não foram divulgadas.

Já na noite de terça-feira (17), o ataque ocorreu na Avenida Guarapiranga,  também na zona Sul.

O ônibus vandalizado desceu de ré em chamas desgovernado e só parou após bater em imóveis

Relembre

Nos dois casos,  não há informações de feridos.

Adamo Bazani,  jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linhas de ônibus escolares serão reativadas em Porto Alegre (RS) com início do ano letivo nas redes municipal, estadual e privada de ensino

0

[ad_1]

Sistema de mobilidade recebe mudanças nas operações a partir desta quarta-feira (18) para atender os estudantes

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) informou que, devido ao início do ano letivo das redes municipal, estadual e privada de ensino nesta quarta-feira (18), o sistema de mobilidade por ônibus terá mudanças nas operações para a reativação de linhas escolares.

As adequações, coordenadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), têm como objetivo garantir o atendimento aos estudantes e à comunidade escolar, ampliando a oferta principalmente nos períodos da manhã e do fim da tarde.

As equipes técnicas da EPTC realizam monitoramento permanente da operação para avaliar a necessidade de novos ajustes, conforme o comportamento da demanda.

As reativações das tabelas horárias oficiais (dias úteis) das linhas do transporte coletivo escolar ocorrem conforme as bacias operacionais privadas:

Bacia Norte/Nordeste:

A931 – Alimentadora Escolar Ana Iris

Bacia Leste/Sudeste:

A14 – Alimentadora Lomba/Restinga/5ª Unidade
A143 – Alimentadora Pitinga/Escolar
A932 – Alimentadora Escolar Ana Iris
A971 – Alimentadora Jardim Protásio Alves/Escolar
A974 – Alimentadora Jardim Protásio Alves/Alzira Rosa

Bacia Sul:

A1 – Alimentadora Escolar A1
A28 – Escolar
A67 – Escolar Lami
A671 – Escolar Lami II
A69 – Alimentadora Canta Galo Lami Belém Novo
A70 – Alimentadora Extrema
A876 – Escolar Gedeon Leite
171.3 – Linha Ponta Grossa até Otto

Localização – Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos TRI GPSCittamobiMoovitLá Vem o Ônibus, e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Projeto Linha da Moda da CPTM faz doação de mochilas a crianças em entidade beneficente

0

[ad_1]

Entrega das mochilas, feitas com material reciclado, ocorre nesta quinta-feira (19)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Um grupo de 30 crianças em tratamento oncológico na instituição Casa de Apoio Vida Divina, localizada em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, recebe, nesta quinta-feira (19/02), às 10h30, a doação de mochilas do projeto Linha da Moda da CPTM, iniciativa do Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã da companhia.

A ação faz parte do propósito de estimular essas crianças, que já estão em idade escolar, a iniciarem ou darem continuidade ao processo de alfabetização. As mochilas doadas à Casa de Apoio Vida Divina vão chegar às pequenas mãos de meninas e meninos entre 4 e 7 anos, que estão em diferentes fases na luta do tratamento contra o câncer.

A ideia é ajudar na alfabetização dos pequenos enquanto estão abrigados nas entidades em período de atendimento hospitalar, recebendo as mediações quimioterápicas ou sendo submetidos à radioterapia. “As crianças têm origem de diferentes localidades do país e, por estarem em tratamento oncológico longo, ficam impedidas de frequentar o ambiente escolar regularmente.  Por isso, estamos apoiando com a doação das mochilas como parte do material escolar”, explica Natália Prado, coordenadora do Comitê da CPTM.

Até a segunda quinzena de março, outras quatro entidades que acolhem essas crianças de diversas partes do Brasil serão beneficiadas com a doação de 250 mochilas estilizadas e bordadas.

Linha da Moda

Idealizado em 2023, Linha da Moda é uma iniciativa inovadora da CPTM, que une os pilares da sustentabilidade, da inclusão social e da educação ambiental, ao transformar uniformes antigos e descartados da companhia em novas peças, como mochilas, bolsas e acessórios. O projeto promove a economia circular, capacita mulheres de comunidades próximas às estações ferroviárias e gera renda.

Desde sua criação, o projeto já doou turbantes para mulheres em tratamento oncológico, roupinhas e acessórios na linha pet, além de mochilas e estojos para atender os pequenos. Desde o lançamento até 2025, os resultados sociais e ambientais foram:

Reutilização e redução de resíduos:

  • 14.376 quilos evitados de descarte de material
  • 10.301 peças reutilizadas
  • 876.207 Kwh de energia economizada
  • 140,67 m³ de água poupados
  • 194 CO2 equivalente não emitidos
  • 108,1 m³ de aterro não utilizado

Doações

  • 750 mochilas
  • 500 bolsas
  • 606 peças pets (roupas e acessórios)
  • 374 turbantes às mulheres em tratamento oncológico
  • 418 peças para o Fundo Social

Serviço

Doação Linha da Moda

Local: Casa de Apoio Vida Divina (Rua Martinho de Sousa, 294 – Vila Paranaguá)

Data: quinta-feira (19/02)

Horário: 10h30

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Botafogo estreia na Libertadores na altitude de Potosí; SIGA AO VIVO

0

[ad_1]

Acompanhe a partida contra o Nacional de Potosí

[ad_2]

Fonte