21.5 C
Rondonópolis
terça-feira, 23 junho - 10:33
Publicidade
Home Blog Page 134

Viação Santa Cruz é autorizada a suprimir trechos da linha São Paulo (SP) – São Thomé das Letras (MG)

0

[ad_1]

Empresa já havia renunciado a outro termo de autorização da mesma ligação no dia 13 de fevereiro deste ano

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, a Decisão SUPAS nº 262/2026, que altera o Termo de Autorização (TAR) da Viação Santa Cruz para a linha São Paulo (SP) – São Thomé das Letras (MG).

A medida defere pedido da empresa para modificar o TAR nº SPMG0002036, com a supressão de duas seções intermediárias no eixo entre Minas Gerais e a capital paulista.

A decisão ocorre poucos dias após a própria Viação Santa Cruz ter renunciado ao outro TAR da mesma linha (TAR nº SPMG0002035), conforme noticiado pelo Diário do Transporte em 13 de fevereiro deste ano. Na ocasião, a ANTT homologou a renúncia do termo, também no âmbito do regime autorizatário do transporte interestadual. Relembre:

Viação Santa Cruz renuncia à linha São Paulo (SP) – São Thomé das Letras (MG) junto à ANTT

Com isso, a ligação São Paulo–São Thomé das Letras passa por um novo rearranjo regulatório dentro do sistema da Agência.

Seções suprimidas:

Esses trechos deixam de ser operados pela empresa no âmbito do TAR nº SPMG0002036.

Seções mantidas/ajustadas no novo anexo

A decisão também altera o anexo da Decisão SUPAS nº 1031/2024, que passa a vigorar com as seguintes seções:

  • Pouso Alegre (MG) – São Paulo (SP)

  • São Thomé das Letras (MG) – São Paulo (SP)

  • Três Corações (MG) – São Paulo (SP)

Garantias aos passageiros

A SUPAS determina que a autorizatária deverá cumprir as garantias relacionadas ao cancelamento de bilhetes para viagens programadas após o encerramento das atividades nas seções suprimidas, conforme previsto na Resolução ANTT nº 6.033/2023.

Na prática, isso significa que eventuais passageiros com bilhetes emitidos para os trechos retirados deverão ter assegurados direitos como reembolso ou reacomodação, nos termos da regulamentação vigente.

A decisão foi assinada pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, Juliano de Barros Samôr, e entrou em vigor na data de sua publicação.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

BNDES liberou R$ 7,5 bi em créditos a produtores atingidos por crises climáticas

0

[ad_1]

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 7,5 bilhões em recursos do programa BNDES Liquidação de Dívidas Rurais, voltado ao financiamento de agricultores que tiveram perdas de safra significativas em função de eventos climáticos. O programa, que se encerrou no dia 10 de fevereiro, tinha orçamento de R$ 12 bilhões do governo federal.

Segundo o banco, os produtores atendidos passaram a enfrentar dificuldades para honrar seus compromissos financeiros após os prejuízos causados às lavouras. O prazo do financiamento é de até nove anos, incluindo até um ano de carência.

“Com esse programa, o governo do presidente Lula permitiu a produtores rurais, pequenos e grandes, reorganizar suas contas, quitar débitos e ter as condições para voltar a produzir”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, no comunicado.

“Ao contribuir para a retomada da produção, o programa também ajudou o país a registrar uma queda no valor da cesta básica no segundo semestre de 2025, com impactos positivos na inflação e na mesa das famílias brasileiras”, acrescentou.

Durante a vigência do programa, iniciado em 16 de outubro de 2025, foram contratadas 27.796 operações por produtores localizados em 754 municípios, de 22 Estados, com um tíquete médio de R$ 270 mil, segundo o BNDES.

Um total de R$ 4,8 bilhões foi contratado por beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional de Apoio aos Médio Produtores (Pronamp), segmentos mais vulneráveis aos efeitos das perdas de safra e que representaram 25.041 operações.

O restante, de R$ 2,7 bilhões, atendeu a produtores rurais enquadrados em diferentes linhas de crédito agrícola, que somaram 2.755 operações.

Os recursos do programa puderam ser utilizados para a liquidação ou amortização de operações de crédito rural de custeio e investimento, bem como de Cédulas de Produto Rural (CPR), inclusive contratos mais recentes, desde que os produtores tenham sido impactados por eventos climáticos e tenham atendido aos critérios estabelecidos.

O acesso foi concedido a produtores rurais, associações, condomínios rurais e cooperativas agrícolas, por meio da rede de instituições financeiras parceiras credenciadas ao BNDES. A localização seguiu as listas de elegibilidade publicadas pelo Ministério da Agricultura, que mostravam onde os problemas climáticos eram mais recorrentes.

[ad_2]

Fonte

Catedral é autorizada a operar São Paulo – Belo Horizonte em caráter sub judice

0

[ad_1]

ANTT atendeu a uma decisão judicial, e no mesmo ato negou impugnação da Cometa

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Catedral (Kandango Transportes e Turismo Ltda) a operar a linha São Paulo (SP) – Belo Horizonte (MG), em caráter sub judice. A medida está na Decisão SUPAS nº 259, de 9 de fevereiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).

O ato foi assinado pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Juliano de Barros Samôr, em cumprimento à decisão judicial proferida no âmbito do Procedimento Comum Cível nº 1130346-65.2025.4.01.3400.

A decisão também analisou impugnação apresentada pela Viação Cometa S/A, mas o pedido foi conhecido e, no mérito, negado.

Uma linha sub judice é aquela cuja autorização de operação foi concedida por força de decisão judicial, e não por conclusão definitiva do processo administrativo no órgão regulador — no caso do transporte interestadual, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Na prática, isso significa que:

  • A empresa pode operar a linha porque obteve uma decisão favorável na Justiça;
  • O tema ainda está em discussão judicial;
  • A autorização tem caráter provisório ou condicionado;
  • O serviço pode ser mantido, alterado ou até cancelado, caso haja mudança no entendimento judicial.

Ou seja, trata-se de uma operação válida, mas dependente do desfecho final do processo na Justiça.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Vinicius Jr. chama Prestianni de ‘racista covarde’: ‘Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos’

0

[ad_1]

Após acusar Gianluca Prestianni de chamá-lo de macaco durante Benfica x Real Madrid, nesta terça-feira (17), pela Champions League, Vinicius Jr. se manifestou sobre o ocorrido.

Nas redes sociais, o camisa 7 do Real Madrid escreveu um texto em forma de desabafo contra o argentino do Benfica, a quem chamou de covarde.

Além disso, Vini ainda detonou o fato de ter tomado um cartão amarelo por dançar após o golaço anotado em campo que garantiu a vitória merengue por 1 a 0. Na ocasião, o brasileiro comemorou na bandeirinha de escanteio dançando após a pintura anotada, levou amarelo e viu uma confusão se iniciar, terminando com a acusação feita a Gianluca Prestianni.

“Racistas são, acima de tudo, covardes. Precisam colocar a camisa na boca para demonstrar como são fracos. Mas eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm a obrigação de punir. Nada do que aconteceu hoje é novidade na minha vida e da minha família”, disse Vini, para completar.

“Eu recebi cartão amarelo por comemorar um gol. Ainda sem entender o porquê disso. Do outro lado, apenas um protocolo mal executado e que de nada serviu. Não gosto de aparecer em situações como essa, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm que ser sobre o Real Madrid, mas é necessário”, finalizou.

Entenda a acusação racista de Vinicius Jr.

A cena lamentável da partida que envolveu Gianluca Prestianni e Vinicius Jr. aconteceu logo após o gol do brasileiro, aos 50 minutos de jogo.

Durante a comemoração, o brasileiro se envolveu em uma confusão com Prestianni. Depois de um bate-boca, o camisa 7 do Real correu em direção ao árbitro acusando uma fala racista do jogador do Benfica, que chegou a cobrir a boca durante a discussão.

O jogo ficou paralisado por 10 minutos por conta do protocolo antirracista.

Vini Jr. e Mbappé conversaram com o técnico José Mourinho logo após o ocorrido, enquanto atletas merengues ameaçaram deixar o campo de jogo.

Otamendi e Valverde, capitães de Benfica e Real, respectivamente, foram acionados pelo árbitro, que explicou o protocolo antirracismo.

Próximos jogos do Real Madrid:

[ad_2]

Fonte

Ônibus municipal e coletivo do sistema BRT do Rio de Janeiro colidem em Madureira e deixam feridos na tarde desta terça-feira (17)

0

[ad_1]

Ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros na Avenida Edgard Romero

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

No início da tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, um ônibus do transporte público do Rio de Janeiro colidiu contra um ônibus do sistema BRT na Avenida Edgard Romero, em Madureira, na Zona Norte da cidade.

Ao menos quatro pessoas ficaram feridas, sendo que uma mulher apresentou ferimentos moderados.

Todos foram socorridos aos hospitais Salgado Filho, no Méier, e Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.

O acidente contou com atendimento do Corpo de Bombeiros.

Um dos ônibus envolvidos atende a linha 298 (Acari x Centro).

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Muito mais que altitude: a saga que Botafogo vai percorrer em estreia na Libertadores e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

O Botafogo percorreu uma verdadeira ”saga” para chegar à cidade de Potosí, palco da partida contra o Nacional Potosí, nesta quarta-feira (18), pela 2ª fase da CONMEBOL Libertadores, que terá transmissão do plano premium do Disney+ a partir de 21h30 (de Brasília).

A ”batalha” para chegar no estádio Víctor Agustín Ugarte, localizado na cidade de Potosí, envolveu uma logística para lá de especial que vai muito além dos cuidados com os 4 mil metros de altitude.

Depois do clássico contra o Flamengo, no último domingo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca, a delegação principal embarcou rumo à Bolívia e chegou na segunda-feira na cidade de Sucre, que fica a 2.800 metros do nível do mar e a cerca de 150 km de Potosí.

Somente nesta quarta, data do jogo, o Botafogo subiu para Potosí em um trajeto de cerca de três horas em uma estrada repleta de buracos e curvas. Tudo isso para tentar evitar ao máximo que os atletas sintam o peso da altitude.

Para se ter uma ideia, o planejamento especial do Glorioso envolveu comissão técnica, os departamentos médico e de futebol, além de John Textor, dono da SAF, e começou há quase uma semana, na última quinta-feira.

Após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, pelo Brasileirão, parte do grupo já viajou para a Bolívia com o objetivo de facilitar melhor a adaptação e, assim, minimizar os efeitos da altitude.

O Botafogo não foi o único clube brasileiro a enfrentar tal saga. Em 2024, o Fortaleza adotou a mesma estratégia para enfrentar time boliviano pela fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana. Na época, o Leão planejou gastar 180 mil dólares (cerca de R$ 930 mil na ocasião) com tal logística, que envolvia voos fretados, além dos veículos 4×4. No fim, mesmo com todo o esforço, o Leão perdeu por 4 a 1 para o Nacional Potosí.

Agora, o time de Martín Anselmi terá a missão de resistir ao percalço chamado altitude para tentar voltar ”vivo” para o duelo de volta, marcado para a próxima quarta-feira (25), também às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos.


Premier League, decisões na Champions feminina e mais!

A quarta-feira promete grandes emoções no plano premium do Disney+

A partir das 17h (de Brasília), o líder Arsenal visita o Wolverhampton pela Premier League.

Já na Champions League feminina, os Gunners encaram o OH Leuven em busca de uma vaga nas quartas de final. Será que as inglesas farão valer a vantagem de 4 a 0 construída no jogo de ida?

Quem também largou na frente na competição foi o Real Madrid, que precisa de um empate diante do Paris FC para se classificar. A bola rola às 14h45 (de Brasília) e o fã de esporte não perde nada!

[ad_2]

Fonte

Com retorno das aulas, Porto Alegre (RS) retoma linhas do transporte coletivo que atendem instituições de ensino

0

[ad_1]

Foto: kdu 1980/Ônibus Brasil

Mudanças operacionais também ampliam oferta nos horários de pico a partir desta quarta-feira (18)

ARTHUR FERRARI

Com a volta às aulas nas redes municipal, estadual e privada prevista para esta quarta-feira (18), o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre (RS) terá reforço na operação voltada aos estudantes. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coordenou a retomada de linhas específicas para atender à comunidade escolar, especialmente nos horários de maior movimento, como manhã e fim de tarde.

Segundo a EPTC, as equipes técnicas realizam acompanhamento contínuo da circulação para avaliar a necessidade de novos ajustes conforme o comportamento da demanda ao longo dos próximos dias.

As tabelas horárias oficiais de dias úteis das linhas escolares serão reativadas nas seguintes bacias operacionais privadas:

Bacia Norte/Nordeste

  • A931 – Alimentadora Escolar Ana Iris

Bacia Leste/Sudeste

  • A14 – Alimentadora Lomba/Restinga/5ª Unidade
  • A143 – Alimentadora Pitinga/Escolar
  • A932 – Alimentadora Escolar Ana Iris
  • A971 – Alimentadora Jardim Protásio Alves/Escolar
  • A974 – Alimentadora Jardim Protásio Alves/Alzira Rosa

Bacia Sul

  • A1 – Alimentadora Escolar A1
  • A28 – Escolar
  • A67 – Escolar Lami
  • A671 – Escolar Lami II
  • A69 – Alimentadora Canta Galo Lami Belém Novo
  • A70 – Alimentadora Extrema
  • A876 – Escolar Gedeon Leite
  • 171.3 – Linha Ponta Grossa até Otto

Para acompanhar a operação em tempo real, os usuários podem consultar a localização dos veículos, que contam com GPS em toda a frota, por meio dos aplicativos TRI GPS, Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI (Cartão TRI). As tabelas e itinerários também estão disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

General Glicério, em Santo André (SP), deve continuar interditada ainda nesta quarta-feira (18) por causa de incêndio no Armarinhos Fernando, diz prefeitura

0

[ad_1]

Itinerários de ônibus permanecem com desvios e riscos de atraso. Defesa Civil diz que medida é precaução pelo risco de queda de estruturas metálicas atingidas pelo incêndio no local

ADAMO BAZANI

A Defesa Civil de Santo André, no ABC Paulista, informou que o trecho da Rua General Glicério, no centro, onde fica a loja Armarinhos Fernando, que foi atingida por um incêndio, vai permanecer bloqueado na maior parte desta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.

Além do impacto no trânsito, os itinerários dos ônibus municipais do Consórcio União Santo André e Suzantur, e dos metropolitanos, da NEXT Mobilidade, continuam sendo desviados. Há possiblidades de atrasos e os passageiros precisam se programar.

Pelo aplicativo da cidade, CittaMobi, é possível por meio do celular saber da localização dos ônibus e a previsão de quando vão passar pelos pontos em tempo real. O acesso é gratuito e o aplicativo pode ser baixado também sem custo em lojas virtuais de celulares.

Como mostrou o Diário do Transporte, o estabelecimento comercial teve o terceiro andar tomado pelo incêndio na noite desta segunda-feira (17). O teto desabou.

Não houve feridos e as causas são apuradas.

Em nota, a Defesa Civil informou que a decisão pela continuidade da interdição nesta quarta-feira (18) é uma medida preventiva pelo risco de queda de estruturas metálicas atingidas pelo incêndio no local.

A Prefeitura de Santo André informa que o trecho da Rua General Glicério, em frente ao Armarinhos Fernando, permanecerá interditado nesta quarta-feira (18), durante todo o dia.

A medida é preventiva e foi adotada por conta do risco de queda de estruturas metálicas atingidas pelo incêndio no local.

⚠️ O alerta é direcionado tanto aos comerciantes da região quanto aos pedestres, que devem evitar a circulação na área até a conclusão dos trabalhos.

As equipes responsáveis já estão providenciando a retirada do material para garantir a segurança de todos.

Contamos com a compreensão e reforçamos: não ultrapasse a área isolada. Segurança vem em primeiro lugar.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Estação da Luz terá ação de saúde para prevenção ao HIV e outras ISTs na quinta-feira (19)

0

[ad_1]

Estação da Luz/Foto: Adamo Bazani

Atendimento ocorrerá das 14h às 18h

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Quem passar pela Estação da Luz na quinta-feira (19) terá a oportunidade de cuidar da saúde. Em parceria com o Programa Estadual IST/Aids (Secretaria de Saúde), agentes de saúde disponibilizarão testagem rápida de HIV e sífilis.

A ação ocorrerá das 14h às 18h, com o objetivo de auxiliar a população a ter mais acesso a este tipo de serviço e a diagnosticar precocemente pessoas que não saibam seu status sorológico.

Serão feitos também testes de hepatite B e C, autoteste de HIV e oferta das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP), respectivamente, para pessoas que possam ter se exposto por meio de relações sexuais. Na distribuição de autotestes de HIV, haverá a oferta de cabine, onde a pessoa poderá fazer seu exame com ou sem supervisão e com privacidade. Já a oferta de PrEP e PEP será realizada apenas para as pessoas que tiveram contato com o vírus por meio de relações sexuais.

Serviço

Ação de saúde

Local: Estação da Luz (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e Expresso Aeroporto)
Data: quinta-feira (19/02)

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

BRT do Rio de Janeiro terá ônibus elétrico brasileiro com tecnologia Eletra

0

[ad_1]

Veículo já está preparado no ABC e vai operar em forma de testes, inicialmente. Prefeitura analisa outros modelos

ADAMO BAZANI

Após iniciar avaliações ônibus elétricos chineses das marcas Higer e Ankai, o sistema de corredores de alta capacidade do Rio de Janeiro, BRT (Bus Rapid Transit) com os serviços alimentadores, vai contar nos próximos dias com ao menos um ônibus elétrico de tecnologia 100% nacional produzida pela Eletra, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Uma unidade para rodar como testes já está preparada na unidade da fabricante de tecnologia brasileira, em São Bernardo do Campo (SP).

Com piso baixo para acessibilidade, o modelo oferece aos passageiros ar-condicionado, entrada USB para carregadores de celulares, vidros colados com proteção contra raios ultravioletas do sol, câmera de ré, rodas de alumínio, entre outros itens de conforto e segurança.

O ônibus não emite poluição local (zero emissões) e o nível de ruído é quase nulo.

Veículos de tecnologia Eletra já são amplamente aplicados em diversos sistemas de transportes pelo Brasil, em especial da capital paulista, região metropolitana de Belém (PA), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), entre outros.

A empresa é líder no mercado de ônibus elétricos do Brasil, com cerca de 70% de participação.

Todo o conjunto é feito no Brasil: tecnologia Eletra (São Bernardo do Campo-SP), chassi Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo-SP), carroceria Caio (Botucatu-SP) e baterias, motores e inversores WEG (Jaraguá do Sul-SC).

A vantagem deste tipo de modelo é que conta com mais linhas de financiamento previstas por órgãos públicos, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por ser de produção nacional. Além disso, segundo a Eletra, também pelo fato de serem produzidos no Brasil, estes veículos podem mais facilmente ser personalizados de acordo com cada sistema operacional.

Por exemplo, uma vez aplicado definitivamente no sistema de transportes do Rio de Janeiro, o ônibus Eletra pode receber quantidades de baterias, posicionamento de portas, altura de embarque, distribuição e potência do ar-condicionado, segundo as necessidades específicas da população carioca.

As baterias possuem autonomia entre 250 km e 300 km, dependendo do tipo de trajeto e exigência de operação; a carga completa (desde 0% a 100%) pode ser obtida entre três horas e quatro horas de carregamento, e estas baterias já possuem uma tecnologia que permite maior durabilidade, mais autonomia e rendimento energético ampliado.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o ciclo de testes com veículos elétricos, estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes, segue até o dia 30 de abril de 2026. Até essa data, outras empresas interessadas poderão participar da fase de avaliações.

As operações em campo ocorrem pela Mobi-Rio, que é a empresa pública da cidade CMTC-Rio (Companhia Municipal de Transportes do Rio de Janeiro).

Nas próximas compras, a prefeitura já considera a aquisição, por meio de concorrência pública, de ônibus com zero emissões.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte