24.3 C
Rondonópolis
terça-feira, 23 junho - 11:30
Publicidade
Home Blog Page 135

Vinicius Jr. acusa Prestianni, do Benfica, de fala racista; árbitro ativa protocolo e paralisa partida do Real Madrid na Champions

0

[ad_1]

Benfica x Real Madrid, que duelaram nesta terça-feira (17) pelos playoffs da Champions League, com vitória do time espanhol, acabou paralisado após Vinicius Jr. acusar uma ofensa racista.

O árbitro da partida, Benoît Bastien, ativou o protocolo antirracismo. Tudo começou após o golaço feito por Vinicius Jr. no início da segunda etapa. Durante a comemoração, o brasileiro se envolveu em uma confusão com Prestianni.

Depois de um bate-boca, o camisa 7 do Real correu em direção ao árbitro acusando uma fala racista do jogador do Benfica, que chegou a cobrir a boca durante a discussão. O jogo ficou paralisado por 10 minutos por conta do protocolo antirracista.

Vini Jr. e Mbappé conversaram com o técnico José Mourinho logo após o ocorrido, enquanto atletas merengues ameaçaram deixar o campo de jogo.

Otamendi e Valverde, capitães de Benfica e Real, respectivamente, foram acionados pelo árbitro, que explicou o protocolo antirracismo.

[ad_2]

Fonte

saiba como recuperar objetos esquecidos no MetrôRio durante o carnaval

0

[ad_1]

Para recuperar os pertences, clientes devem acessar o formulário online disponível no site da concessionária

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O MetrôRio transporta diariamente mais de 660 mil passageiros e, durante o período de carnaval, a demanda aumenta por conta do funcionamento 24h. Entre embarques para curtir um bloco e outro, muitos foliões acabam perdendo seus objetos no sistema metroviário. Mas, calma, que nem tudo está perdido. Isso porque a concessionária cataloga, em geral, todos os objetos que são encontrados em suas dependências. Então, quem perdeu algum item pessoal nos trens ou nas estações do metrô do Rio tem a chance de recuperá-lo. Neste período de folia, os objetos mais encontrados no sistema são cartões de crédito e passagens, documentos, carteiras e até óculos de sol.

Para recuperar seus pertences, os clientes devem acessar o formulário online, no site da concessionária (https://www.metrorio.com.br/fale-conosco/atendimento-ao-usuario), no Fale Conosco, e preencher os dados e meios de contato (telefone, celular, e-mail). Depois, marcar a opção “Achados e Perdidos” e selecionar a estação onde acha que perdeu o objeto, a data e o horário. Em seguida, no campo mensagem, descrever o objeto com o máximo de detalhes possível (cor, marca, material, entre outras características). Anote o número de registro ou protocolo do atendimento e aguarde o retorno do time de atendimento do MetrôRio. Também é possível abrir o protocolo por meio do chat, no site da concessionária, ou pelo 0800 595 1111.

Caso o objeto seja localizado, o agendamento é feito para a retirada do pertence no Espaço do Cliente na estação Carioca/Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 17h, exceto feriados. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais. Também é possível recuperar objetos caídos na via.

Além do serviço de Achados e Perdidos, a concessionária reforça que, em caso do cliente deixar cair algum objeto na via, a orientação é acionar um funcionário da concessionária para informar sobre o ocorrido e recuperar o item com segurança e sem atrapalhar a circulação dos trens. Somente a equipe de operações pode acessar a via, usando equipamentos de proteção e seguindo protocolos rigorosos. Além disso, por questões de segurança, já que os trilhos são energizados e a circulação no trecho precisa ser interrompida, a recuperação do objeto será realizada fora do horário de pico.

Quem precisar recuperar algo jamais deve acessar a via sozinho. Em caso de dúvidas, o cliente pode ligar para a central de atendimento do MetrôRio: 0800 595 1111.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Morre borracheiro Nadir Oliveira Lima, em Goiânia (GO), dias depois de ônibus da Metrobus esmagá-lo durante troca de pneus

0

[ad_1]

Macaco utilizado no serviço de manutenção estava quebrado e coletivo caiu sobre a vítima de 59 anos, que sofreu fraturas em três locais da bacia, além da região da bexiga ter sido esmagada

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Funcionário da empresa Metrobus em Goiânia (GO), o borracheiro Nadir Oliveira Lima, de 59 anos, morreu na madrugada desta segunda-feira (16), dias após um ônibus cair sobre ele enquanto trocava pneus entre dois coletivos.

O acidente ocorreu em 09 de fevereiro e até então o funcionário estava internado no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

No último sábado, dia 14, havia recebido alta e voltou para casa, porém retornou ao hospital e teve o óbito confirmado.

O Corpo de Bombeiros relatou em boletim de ocorrência que o macaco que Nadir utilizava estava estragado, o que provocou a queda do ônibus.

O borracheiro sofreu fraturas em três locais da bacia, além da região da bexiga ter sido esmagada.

A operadora Metrobus comunicou que lamenta o ocorrido e que adota todas as medidas necessárias para a apuração rigorosa das circunstâncias do acidente.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Chuva atinge São Paulo (SP) na tarde desta terça-feira (17) e CGE emite estado de atenção para alagamentos

0

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Órgão da prefeitura destaca chuva forte no centro e no eixo entre Santana, Luz, Ibirapuera, Vila Mariana e aeroporto de Congonhas

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, a cidade de São Paulo se encontra em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas. Até a última atualização da nossa equipe de reportagem, o transporte coletivo por ônibus e sistemas sobre trilhos não são afetados pela chuva.

Confira o comunicado do CGE sobre a situação do clima:

“A combinação do calor com a entrada da brisa marítima está favorecendo a formação de áreas de instabilidade que estão provocando chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade no eixo sul para norte no centro expandido da Capital paulista. Nesse momento chove forte no centro e no eixo entre Santana, Luz, Ibirapuera, Vila Mariana e aeroporto de Congonhas. Há potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento. O tempo permanece instável durante a noite.”

O órgão da prefeitura aponta as seguintes recomendações para amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas;

– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

AO VIVO: Real Madrid desafia o Benfica nos playoffs da Champions; SIGA

0

[ad_1]

Duelo começa a decidir classificado às oitavas de final

[ad_2]

Fonte

Gestão Tarcísio vê como positivo beneficiar motos com isenção de IPVA cuja frota cresceu 33% em 10 anos

0

[ad_1]

No mesmo período, transportes coletivos têm perdido demanda; mais acidentes, trânsito e poluição estão na conta, se tornando uma dupla taxação para a sociedade, segundo especialistas

ADAMO BAZANI

Enquanto foi criada uma grande polêmica quando, de forma distorcida, parlamentares apontaram que o novo marco regulatório dos transportes coletivos criaria uma “taxa do Uber”, o que não era verdade, mas para evitar interpretações que gerassem passivos jurídicos foi tirada a possibilidade dos aplicativos contribuírem para o transporte coletivo; gestões públicas analisam como positivos os benefícios dados ao transporte individual, em especial, motos.

Uma delas é do Governador Tarcísio de Freitas.

Como mostrou o Diário do Transporte, o pré-candidato, orbitando entre a reeleição ou até mesmo à presidência da República, Tarcísio de Freitas conseguiu na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) de motos de até 180 cilindradas.

Neste terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, a gestão soltou um balanço no qual aponta que a isenção beneficia donos de motos cuja frota cresceu 33% nos últimos 10 anos.

Segundo o balanço, a medida tem um caráter econômico e social porque hoje muitas pessoas trabalham com aplicativos de transportes por motos.

No mesmo período, os transportes coletivos perderam significavente a demanda de passageiros.

Especialistas veem o quadro como preocupante. Mais acidentes, trânsito e poluição estão na conta do crescimento da frota de motos que passam a ter este incentivo, podendo aumentar ainda mais.

É como se fosse uma dupla taxação: uma pela isenção em si do IPVA e outra pelos aumentos dos custos com saúde pública (acidentes e poluição) e na operação do trânsito, este último quesito que, na maior parte das vezes, vai para a conta dos prefeitos pagarem.

Veja a nota do Governo do Estado de São Paulo sobre o assunto:

A isenção de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motos de até 180 cilindradas implementada pelo Governo de São Paulo beneficia a frota de veículos que mais cresceu nos últimos 10 anos no estado. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), os modelos mais populares de até 180 cilindradas de motos registrados passaram de 3,3 milhões em 2015 para 4,4 milhões em 2025, alta de 33%.

Na última década, houve também aumento da frota considerando todos os tipos de veículos, além de motos e carros. A alta foi de 20% (22,3 milhões em 2005 para 27 milhões em 2025). Já o número de carros cresceu 9% no mesmo período (14 milhões em 2015 para 15,3 milhões em 2025).

“A isenção do IPVA nas motos está beneficiando principalmente os entregadores que trabalham diariamente para fazer que encomendas, refeições e documentos cheguem a todos nós. É um benefício direto e um dinheiro a mais para quem faz a economia de São Paulo girar sobre duas rodas. E também para as famílias que usam a moto como principal meio de transporte, especialmente nas pequenas e médias cidades. Isso faz a diferença para que a gente continue avançando na direção certa”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Entre as motos, 4,4 milhões (77% do total) têm até 180 cilindradas. Para estar apta à isenção, a moto ainda precisa estar em situação regular de registro e licenciamento e ser de propriedade de pessoas físicas.

A isenção de IPVA foi proposta pelo Governo de São Paulo em projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e sancionado em 24 de dezembro.

A mudança considerou o papel social e econômico das motocicletas no estado e foi planejada com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O benefício, válido para pessoas físicas, é automático para todos os veículos que se encontram na categoria. A moto precisa estar registrada no Estado de São Paulo, com documentação em situação regular de registro e de licenciamento, e ter no máximo 180 cilindradas.

Todas as informações sobre o IPVA 2026 estão disponíveis na página da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP). Pelo site, é possível tirar dúvidas, consultar valores e efetuar o pagamento do imposto, de acordo com o calendário de vencimento e as opções de pagamento disponíveis. A isenção vale apenas para o IPVA, e não elimina a obrigação do pagamento da taxa de licenciamento anual, feita de acordo com calendário do Detran-SP.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

MetrôRio funciona até meia-noite nesta Quarta-feira de Cinzas (18); confira

0

[ad_1]

Foto: Divulgação/MetrôRio

Empresa informa que Linha 2 irá operar entre Pavuna e Botafogo

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta Quarta-feira de Cinzas (18/02), o MetrôRio funciona até meia-noite, quando encerra a primeira etapa do esquema de operação 24 horas durante o carnaval, somando 139 horas ininterruptas de circulação dos trens no sistema metroviária. A Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. Já as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

A última etapa da operação 24 horas do MetrôRio para o carnaval será retomada às 5h de sábado (21/02), quando o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (22/02), para o Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí, somando mais 42 horas sem interrupção do serviço.

A concessionária orienta ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas. Outra dica importante é usar o aplicativo do MetrôRio, disponível para Android e iOS, para planejar os trajetos e acompanhar, em tempo real, a operação do sistema metroviário. Os clientes podem consultar a ferramenta “Planeje sua viagem” no site da concessionária neste link.

Serviço

Funcionamento do metrô nesta Quarta-feira de Cinzas (18/02)

Metrô – Linhas 1, 2 e 4 

Quarta-feira de Cinzas (18/02): até meia-noite

Transferência entre as linhas 1 e 2

Quarta-feira de Cinzas (18/02): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal aponta que frota do transporte público na capital será 100% renovada até março

0

[ad_1]

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Atualmente, sistema de mobilidade soma mais de 3 mil coletivos com idade média de 3,6 anos em circulação

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

No início deste mês de fevereiro, o Governo do Distrito Federal anunciou a chegada de 23 novos ônibus Caio Apache Vip V, com chassis Mercedes-Benz, para a Auto Viação Marechal, que integram a renovação da frota do transporte público.

Os coletivos já atendem os moradores das regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga desde a semana passada.

Segundo dados da Semob-DF (Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal) de novembro de 2025, o sistema de mobilidade por ônibus já atingiu 90% da renovação de frota prevista, com 2.831 veículos adquiridos recentemente pelas diferentes operadoras da capital. No total, são mais de 3 mil coletivos com idade média de 3,6 anos em circulação.

Ainda de acordo com o órgão, somente em 2025 foram incorporados ao sistema do DF 343 novos veículos: 254 para renovação da frota, 87 para ampliação e dois para substituição. Também foram criadas 37 novas linhas.

Atualmente, seis ônibus elétricos operam em linhas do centro de Brasília, e a previsão é de ampliação significativa desse modelo em 2026, com a chegada de 90 veículos elétricos que devem circular no Plano Piloto, sob responsabilidade da empresa Piracicabana. O sistema de transporte público se prepara para atender a essa frota com a construção já em andamento de um ponto rodoviário específico de carga e recarga próximo ao Terminal da Asa Sul.

Além da frota convencional, o serviço dos tradicionais micro-ônibus, popularmente conhecidos como zebrinhas, também foi ampliado e conta hoje com 27 linhas em 15 regiões administrativas e com 65 veículos em operação, incluindo o primeiro zebrinha elétrico do Distrito Federal.

Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, com a chegada de mais 120 veículos até março, 100% dos ônibus do sistema serão substituídos.

Apenas a Viação Marechal já renovou mais de 71% dos 510 ônibus em operação na própria frota. Outros 147 veículos estão previstos para chegar até abril de 2026, completando a troca integral dos coletivos.

Fabricados com tecnologia Euro 6 — Proconve 8, os ônibus reduzem até 80% da emissão de gases poluentes, segundo o padrão ambiental mais recente adotado no país. Além disso, todos contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS. Os veículos também possuem portas dos dois lados, o que permite a operação tanto no Boulevard do Túnel Rei Pelé quanto nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig, facilitando o embarque e desembarque ao longo do Eixo Oeste.

Confira mais imagens dos novos ônibus:

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

outras grandes vendas de rodoviários marcarão 2026

0

[ad_1]

Em entrevista no dia 11 de fevereiro ao repórter Adamo Bazani, presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques, diz também que 8 x 2 está entre os destaques da marca para este ano

ADAMO BAZANI

“Ônibus de grande porte para configurações de alto nível para o cliente, 8×2” este é um dos focos da Volvo para 2026 que estima crescer no mercado, sem deixar as outras aplicações rodoviárias, como os veículos de dois andares ou LD (Low Driver – posto do motorista abaixo do nível do salão de passageiros) 6×2.

Quem revelou ao repórter e editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani, foi o presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques.

Segundo o executivo, o ano de 2026 deve registrar um crescimento de 10% no volume geral da marca, com ampliação mais acelerada em urbanos, aproveitando o clima de eleições que impactam este segmento.

Mas os rodoviários, cujo a Volvo tem 21% de participação em todo o mercado nacional, ainda serão os principais produtos e para 2026, segundo o executivo, o trabalho será para outras grandes vendas, muitas em lotes únicos.

No dia 11 de fevereiro de 2026, em primeira-mão, o Diário do Transporte revelou, em entrevista no local, durante evento da Volvo na capital paulista, vendas expressivas já realizadas: cerca de 140 rodoviários para grupos empresariais de relevância, como 30 unidades para a Guerino Seiscento de São Paulo, 30 para a Saritur de Minas Gerais, 40 para a Real Maia (azul), de Tocantins, e mais 40 para o Grupo Brasileiro, com forte atuação no nordeste.

Relembre a informação em primeira-mão:

O 6×2 (três eixos de dois andares) voltou a ganhar espaço com o aumento de serviços de transportes de encomendas pelas empresas de ônibus que necessitam de mais espaço em bagageiros.

Mas, entre as grandes vendas prospectadas, as viações devem mesclar as versões.

O 8×2 de 15 metros de comprimento e quatro eixos ganhou o gosto do passageiro e a estimativa é de que alguns grupos, que não usavam ônibus da marca nesta configuração, apareçam surpreendendo em rotas entre o Nordeste e Sudeste. Ligações do Sul do país também devem surpreender

Após a divulgação do Diário do Transporte, empresas entraram em contato com a reportagem interessadas neste tipo de veículo para inovar em climas concorrenciais.

Uma das estratégias será colocar ônibus 8×2 em alguns horários estratégicos onde concorrentes possuem 6×2.

Neste segmento, a Volvo tem conseguido destaque maior e até mesmo frotistas menores já consideram também realizar compras relevantes.

As configurações de motores mais comuns para o 8×2 são os modelos B 460R ou B 510R, respectivamente, com aproximados 460 cavalos e 510 cavalos, sendo o B 510R o mais potente entre todas as marcas na categoria.

O motor é Volvo D13K de 6 cilindros em linha com PBT (Peso Bruto Total) Permitido de 29,25 toneladas na versão 8 x2.

A transmissão é I-Shift, caixa de câmbio eletrônica automatizada – Transmissão eletrônica automatizada modelo AT2612 com 12 marchas à frente e 2 marchas à ré. – Caixa Pro (Tipo alavanca).

O Sistema de Segurança Ativa (SSA) apresenta recursos e tecnologias de segurança: • Alerta de colisão frontal com frenagem automática • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) • Direção Dinâmica Volvo (VDS) • Alerta de sonolência (DAS) • Monitoramento das faixas de rodagem.

O computador de bordo oferece itens como: • Velocidade média, distância e tempo de condução • Diagnóstico de falhas • Limitador de velocidade • Limitador de RPM do motor • Voltímetro, relógio e alarme • Medidor de consumo de combustível • Registro de dados • Temperatura do óleo do motor.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Superluta de boxe entre Mike Tyson e Floyd Mayweather em 2026 tem data e local definidos; veja

0

[ad_1]

A superluta de boxe entre as lendas Mike Tyson e Floyd Mayweather ganhou atualizações nesta segunda-feira (16). Segundo informações publicadas pela The Ring Magazine, o combate acontecerá no dia 25 de abril deste ano no Congo, em solo africano.

O desejo de realizar a luta de exibição na África partiu dos próprios organizadores do evento, que agora encaminham para oficializar os últimos detalhes do combate.

Em 1974, o Congo, à época ainda Zaire, também foi palco de uma das maiores lutas de boxe da história, entre Muhammad Ali e George Foreman. Ali foi o vencedor, nocauteando o compatriota no oitavo round.

Tyson tem 59 anos, enquanto Mayweather é mais jovem, com 48. Se Floyd nunca foi derrotado, Iron Mike é quem venceu mais vezes por nocaute: 44 a 27.

Profissionalmente, a última luta de Mayweather foi em 2017, contra Conor McGregor, em uma das lutas mais assistidas da história. Já Tyson, fez seu último combate profissional em novembro de 2024, contra o youtuber Jake Paul, quando recebeu US$ 20 milhões (R$ 104 milhões nas cifras atuais). Antes disso, ele havia pendurado as luvas em 2005.



[ad_2]

Fonte