Carreta transportava areia e atingiu um coletivo que prestava serviços pela Prefeitura de Limeira (SP); motoristas de ambos os veículos sofreram ferimentos leves
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta terça-feira, 17 de fevereiro de 2026, um caminhão de carga tombou na Rodovia Anhanguera (SP-330), em Araras (SP), após o motorista perder o controle e atingir um ônibus que presta serviços pela Prefeitura de Limeira (SP).
O acidente envolvendo uma carreta que transportava areia ocorreu na altura do quilômetro 169,5.
O indivíduo foi submetido ao teste do bafômetro e o resultado foi negativo; apresentou apenas ferimentos leves.
O motorista do ônibus também ficou ferido, mas nada grave. Ele foi então socorrido ao Pronto Socorro de Araras.
A faixa 2 da Rodovia Anhanguera se encontra bloqueada para a remoção do caminhão, segundo informações da Artesp.
Veículo encarroçado sobre chassi Volvo B450R B6X2 amplia frota da empresa destinada a viagens rodoviárias de longa distância
ARTHUR FERRARI
A Busscar realizou a entrega de um novo veículo à empresa Silvia, que atua no segmento de turismo rodoviário em Buenos Aires, na Argentina. O modelo fornecido é o Panorâmico DD NB1, montado sobre chassi Volvo B450R B6X2.
O ônibus possui 60 lugares, distribuídos em dois pavimentos. No salão superior, são 48 poltronas do tipo Leito Turismo. Já no piso inferior, há 12 assentos Leito. As poltronas contam com espuma Hipersoft e tecnologia viscoelástica, além de quatro posições de inclinação, apoios de cabeça, braços, pernas e pés e cintos de segurança de três pontos.
O veículo também dispõe de elevador para cadeirante com colete torácico integrado, identificação em Braille na numeração das poltronas, porta-copos, porta-revista e gancho para resíduos.
Para climatização, o modelo é equipado com ar-condicionado traseiro com filtro antipólen e sistema de calefação. No salão superior, há dois tetos solares, sendo um com exaustor e outro com ventilador.
Atendendo às exigências do mercado argentino, o ônibus recebeu iluminação externa com seis lanternas delimitadoras frontais brancas e três traseiras vermelhas, além de faróis auxiliares de neblina. Internamente, há iluminação em LED nos salões, luz de penumbra no porta-pacotes e iluminação azul nos corredores.
O conjunto inclui ainda estrutura de apoio com móveis e bares em ambos os pisos, armários para primeiros socorros, conservadora de 50 litros e duas unidades adicionais de 6,5 litros por salão, aquecedor elétrico e lixeiras embutidas.
No sistema de comunicação e entretenimento, o veículo conta com displays informativos com relógio, indicação de sanitário, alarme de velocidade de 100 km/h e mensagens de segurança. Há também central multimídia touchscreen, rádio adicional, cinco monitores — dois de 21 polegadas e três de 15 polegadas —, sistema de áudio, câmera de ré e sensor de estacionamento com alertas sonoros e visuais. Para alimentação de dispositivos, estão disponíveis entradas USB-A, USB-C, sistema EasyFix, suporte para celulares e conector 12V para o motorista.
“A entrega do Panorâmico DD NB1 à Silvia demonstra a força da BUSSCAR no mercado internacional, com soluções personalizadas que elevam o padrão de conforto, tecnologia e desempenho para o transporte rodoviário na Argentina”, afirma Paulo Corso, Diretor Comercial da BUSSCAR.
Benfica e Real Madrid iniciam a disputa por uma vaga nas oitavas de final da Champions League nesta terça-feira (17), no Estádio da Luz. Essa não é a primeira que o clube merengue entra no caminho de Rui Costa, presidente dos Encarnados.
Antes de assumir a presidência em 2021, Rui Costa brilhou como jogador e chegou a disputar a Copa do Mundo de 2002 pela seleção de Portugal. Um ano antes, o então meio-campista quase trocou Fiorentina pelo Real Madrid.
Revelado no Benfica, Rui Costa ganhou projeção com a camisa da Fiorentina antes de ser colocado à venda diante da situação financeira atravessada pelo clube viola. E não faltaram interessados: Milan, Parma, Lazio e Real Madrid.
A Fiorentina bem que tentou vendê-lo para o Parma, mas estava longe de ser a primeira opção para Rui Costa. O português nunca escondeu que tinha um carinho especial pelo Milan por conta dos seus ídolos de infância.
“Não sou um pedaço de carne. Tenho o direito de escolher a melhor opção para mim e para a minha família. A proposta do Parma é uma das mais sólidas, mas não é a única”, disse Rui Costa na época.
“O Milan de Sacchi foi a melhor equipe que eu vi jogar quando criança e talvez em toda a minha vida, enquanto Van Basten foi o meu grande ídolo, ao lado de Gullit e Rijkaard. Por isso, tenho laços muito grandes com o clube, que era o meu favorito em termos internacionais”, explicou.
O interesse do Real Madrid, porém, balançou Rui Costa. Diante da dificuldade em tirar Zinedine Zidane da Juventus, o clube merengue colocou o meio-campista português como alvo principal.
Durante o casamento de Luís Figo, seu amigo pessoal e ídolo do Real Madrid, Rui Costa foi abordado pelo presidente Florentino Pérez e pelo diretor-geral Jorge Valdano.
“Ao longo do dia foi feito um contato pessoal para manifestar o interesse do clube na minha contratação. Falei muito com Valdano, que me colocou com clareza as intenções do Real”, revelou Rui Costa.
“O que me levou a não ir para a Espanha foi o fato do clube que eu dei prioridade atender todas as condições exigidas e me permitir continuar na Itália para continuar a carreira no mais alto nível, além da estabilidade familiar”, continuou.
“Se eu pudesse, jogava em todos os clubes que estavam interessados em mim. Mas tive de escolher e escolhi o Milan, porque era o melhor para mim e para a minha família. Em relação ao Real Madrid, só tenho pena de não poder jogar nas duas equipas ao mesmo tempo”, encerrou.
Apesar do respeito que sente pelo Real Madrid, Rui Costa espera que o Benfica leve a melhor nos playoffs da Champions League e conquiste uma vaga nas oitavas de final. A partida de ida está marcada para as 17h (de Brasília) desta terça-feira (17).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, nesta quinta-feira (12), reajuste de 2,546% nas tarifas do transporte semiurbano que liga o Distrito Federal a municípios do Entorno de Goiás. Os novos valores passam a vigorar à 0h do dia 22 de fevereiro de 2026.
A atualização segue previsão contratual de recomposição anual, aplicada sempre na segunda quinzena de fevereiro. O cálculo considera a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o preço do óleo diesel. Como o sistema não conta com subsídio público, o percentual é integralmente repassado ao usuário.
Com a aplicação do índice, algumas tarifas passam a superar R$ 12. No trajeto entre Novo Gama (GO) e o Distrito Federal, o valor sobe de R$ 12,05 para R$ 12,35, um dos mais altos da região.
Entre Luziânia (GO) e o Distrito Federal, a passagem passa de R$ 10,70 para R$ 10,97. No trecho até Taguatinga, o valor pode chegar a R$ 12,35. Em Águas Lindas de Goiás (GO), o preço sai de R$ 11,15 e chega a R$ 11,43.
Em Santo Antônio do Descoberto (GO), a tarifa aumenta de R$ 10,45 para R$ 10,71. Para quem utiliza as linhas de Cidade Ocidental (GO), os valores passam de uma faixa entre R$ 5,95 e R$ 10 para R$ 6,10 e R$ 10,25. Já em Valparaíso (GO), as passagens variam de R$ 5,05 e R$ 9,15 para R$ 5,18 e R$ 9,39, dependendo da linha.
No caso de Planaltina (GO), o preço sobe de R$ 11,35 para R$ 11,63.
Segundo a ANTT, a medida decorre de processo técnico previsto em norma e tem como objetivo assegurar a continuidade e a adequada prestação do serviço.
Viação Cidade das Artes, que pertence às viações Miracatiba e Pirajuçara, deve começar a operar em 1º de março de 2026
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
A encarroçadora de ônibus Caio, sediada em Botucatu, no interior paulista, destacou em suas redes sociais um dos veículos 0 km que vão integrar a frota de ônibus municipais da nova empresa que vai iniciar as operações em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. De modelo Apache Vip V e chassis Mercedes-Benz Euro 6, o ônibus possui ar-condicionado, câmeras de monitoramento e de ré, acessibilidade por elevadores e motor dianteiro que polui 75% menos que a tecnologia anterior Euro 5.
Mas se a população pensar que esta nova companhia, Viação Cidade das Artes, que pertence às viações Miracatiba e Pirajuçara, vai disponibilizar logo de início toda a frota 0 km, estará enganada.
Com previsão de início de operações em 1º de março de 2026, como já havia mostrado o Diário do Transporte, a Viação Cidade das Artes vai utilizar, ao menos neste primeiro momento de transição, veículos que já rodam no sistema municipal pela JTP (COM Embu das Artes), atual companhia prestadora dos serviços da cidade.
Os coletivos estão recebendo a pintura nova, mas são usados.
Muitos deste ônibus, entretanto, já são de “terceira mão”. Isso porque, já foram comprados uados pela JTP.
Algumas unidades vieram, antes de passar pela JTP e que serão agora empregadas pela “Cidade das Artes”, de empresas do Estado do Rio de Janeiro, como “Rodoviária Âncora Matias”, Viação Pendotiba e mesmo pela JTP, mas em outras cidades onde a companhia opera, como Porto Velho (RO).
Funcionários da própria Pirajuçara, uma das empesas proprietárias, estão postando fotos destes usados em redes sociais e sites de “busólogos” – grupos de admiradores de ônibus.
Têm sido selecionados os veículos melhores, com ar-condicionado.
A razão disso é que a produção de ônibus é relativamente demorada. Diferentemente de carros, não há ônibus 0 km a pronta entrega para a venda. A grande maioria é feita sob encomenda e a fabricação demora entre três meses e seis meses.
Os chassis são produzidos em uma fábrica e levados para receber carroceria em outra fábrica.
Neste caso, saem da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, na região do ABC, e vão para a Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo.
VEJA TAMBÉM NO DIÁRIO DO TRANSPORTE
BRT Rio de Janeiro terá ônibus elétrico brasileiro com tecnologia Eletra
A estimativa é que a companhia Viação Cidade das Artes, pertencente às empresas Pirajuçara e Miracatiba, assuma em 1º de março de 2026, o lugar, no município, cujas operações, desde 2019, são de responsabilidade da JTP Transportes, de outro grupo empresarial que também atua fora do estado de São Paulo, como em Porto Velho (RO).
A companhia foi formalizada no dia 3 de setembro de 2025 com este propósito, nas operações municipais, e constituída no endereço correspondente a onde funciona a Viação Miracatiba. Não há autorização, por parte da Artesp e do Governo do Estado de São Paulo, para que a Cidade das Artes opere linhas metropolitanas intermunicipais, que devem continuar, habitualmente, com Pirajussara e Miracatiba, cada uma de forma independente, ao menos neste momento.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Veículo já está preparado no ABC e vai operar em forma de testes, inicialmente. Prefeitura analisa outros modelos
ADAMO BAZANI
Após iniciar avaliações ônibus elétricos chineses das marcas Higer e Ankai, o sistema de corredores de alta capacidade do Rio de Janeiro, BRT (Bus Rapid Transit) com os serviços alimentadores, vai contar nos próximos dias com ao menos um ônibus elétrico de tecnologia 100% nacional produzida pela Eletra, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Uma unidade para rodar como testes já está preparada na unidade da fabricante de tecnologia brasileira, em São Bernardo do Campo (SP).
Do tipo padron e com piso baixo para acessibilidade, o modelo oferece aos passageiros ar-condicionado, entrada USB para carregadores de celulares, vidros colados com proteção contra raios ultravioletas do sol, câmeras de ré e de controle de embarque e desembarque, rodas de alumínio, entre outros itens de conforto e segurança.
O ônibus não emite poluição local (zero emissões) e o nível de ruído é quase nulo.
Veículos de tecnologia Eletra já são amplamente aplicados em diversos sistemas de transportes pelo Brasil, em especial da capital paulista, região metropolitana de Belém (PA), São José dos Campos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), entre outros.
A empresa é líder no mercado de ônibus elétricos do Brasil, com cerca de 70% de participação.
Todo o conjunto é feito no Brasil: tecnologia Eletra (São Bernardo do Campo-SP), chassi Mercedes-Benz (São Bernardo do Campo-SP), carroceria Caio (Botucatu-SP) e baterias, motores e inversores WEG (Jaraguá do Sul-SC).
A vantagem deste tipo de modelo é que conta com mais linhas de financiamento previstas por órgãos públicos, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por ser de produção nacional. Além disso, segundo a Eletra, também pelo fato de serem produzidos no Brasil, estes veículos podem mais facilmente ser personalizados de acordo com cada sistema operacional.
Por exemplo, uma vez aplicado definitivamente no sistema de transportes do Rio de Janeiro, o ônibus Eletra pode receber quantidades de baterias, posicionamento de portas, altura de embarque, distribuição e potência do ar-condicionado, segundo as necessidades específicas da população carioca.
As baterias possuem autonomia entre 250 km e 300 km, dependendo do tipo de trajeto e exigência de operação; a carga completa (desde 0% a 100%) pode ser obtida entre três horas e quatro horas de carregamento, e estas baterias já possuem uma tecnologia que permite maior durabilidade, mais autonomia e rendimento energético ampliado.
Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o ciclo de testes com veículos elétricos, estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes, segue até o dia 30 de abril de 2026. Até essa data, outras empresas interessadas poderão participar da fase de avaliações.
As operações em campo ocorrem pela Mobi-Rio, que é a empresa pública da cidade CMTC-Rio (Companhia Municipal de Transportes do Rio de Janeiro).
Nas próximas compras, a prefeitura já considera a aquisição, por meio de concorrência pública, de ônibus com zero emissões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
A goleada do Santos contra o Velo Clube, na última rodada do Paulistão, não ficou marcada apenas pelo 6 x 0 no placar ou pela classificação ao mata-mata, como também pelo retorno de Neymar.
De volta após se recuperar de uma cirurgia no joelho, no fim do ano passado, o camisa dez jogou o segundo tempo da partida, deu a assistência do gol de Gabriel Barbosa e sofreu duas faltas.
As faltas sofridas por Neymar geraram revolta no craque. No contexto da partida estava um vídeo, viralizado nas redes sociais na última semana, onde torcedores do Velo Clube pedem raça ao time e citam o craque santista: “Se for para tirar o Neymar da Copa do Mundo, tira aquele filho da p*** da Copa”.
Gustavo Machado, dublador que cria conteúdo em cima de lances e discussões no futebol brasileiro, apontou o que teria sido dito por Neymar apósduas entradas fortes de Islan.
“Tá louco? No meio do campo? Foi fazer o que ali? Seu b****. Tu vai me quebrar, seu b****. Tu vai me quebrar”, gritou Neymar após ser derrubado pelo defensor do Velo no meio do campo.
“Você viu o que ele fez? Pô, que idiota. Desculpa, desculpa”, disse o atacante santista, em seguida, para Raphael Claus, árbitro da partida.
“Você é um m****! Por que você quer me quebrar?”, questionou Neymar após nova entrada de Islan. “Irmão, eu cheguei na bola para tirar”, respondeu o adversário do camisa dez do Santos.
A CONMEBOL Libertadores de 2026 entra na segunda fase após as classificações de Deportivo Táchira (VEN), 2 de Mayo (PAR) e Juventud (URU). A partir de agora quem passar estará, finalmente, na última fase antes dos grupos.
Os compromissos começam no dia 17 de fevereiro, e o plano premium do Disney+ transmite ao vivo o duelo entre 2 de Mayo x Sporting Cristal (PER), a partir das 21h30 (de Brasília). Os peruanos, aliás, contam com três figuras bastante conhecidas do torcedor brasileiro, especialmente do Flamengo, para chegarem à fase de grupos.
No comando técnico do Sporting Cristal está Paulo Autuori. Com 69 anos, o treinador acumula cerca de 50 anos de carreira à beira dos gramados e trabalhou por diversos times, dentre eles, o Flamengo, equipe que dirigiu entre 1997 e 1998. Além disso, outros dois ex-nomes do time carioca compõem o elenco do Sporting Cristal.
Um deles é Gabriel. Com grandes atuações pelo Mirassol em 2025, o meio-campista vestiu a camisa do Flamengo entre 2013 e 2017, tendo conquistado no período duas edições de Campeonato Carioca e uma de Copa do Brasil. O atleta defende o Sporting Cristal apenas desde o início do ano e soma dois jogos no clube.
O outro é Felipe Vizeu. Revelado pelo Mengão, o centroavante passou pelo Remo na última temporada antes de acertar sua ida ao futebol peruano, em agosto de 2025. Por lá, o atacante soma 11 partidas, com três gols marcados no período.
Tênis, Champions Asiática e futebol inglês:
A terça-feira conta com outras atrações no Disney+. A partir da madrugada, às 4h (de Brasília), começa a segunda rodada do WTA 1000 de Dubai. Já às 13h, tem importante partida pela Champions Asiática entre Al Sadd e Al Ittihad. E há ainda duas partidas pela Championship.
Às 16h45, Bristol City e Wrexham entram em campo e, a partir das 17h, é a vez de Blackpool e Mansfield Town.
A segunda-feira de Carnaval (16) definiu as semifinais do Campeonato Carioca. Após vencer o Bangu por 3 a 1 no Maracanã, o Fluminense se garantiu na próxima fase do mata-mata do Estadual e se juntou a Flamengo, Vasco e Madureira.
Até o momento, a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) não confirmou a data e o local das semifinais, mas os confrontos já estão definidos, assim como os mandos de campo.
Enquanto o Flamengo encara o Madureira, Fluminense e Vasco fazem clássico na semifinal. As duas equipes tricolores é que decidem os jogos como mandantes por conta da melhor campanha na primeira fase.
Não haverá a vantagem do empate para os times de melhor campanha. Ou seja, em caso de igualdade no placar agregado, a definição da vaga para a final será nos pênaltis.
Diferentemente das quartas, a semifinal terá jogos de ida e de volta. E mesmo que ainda não confirmado, a tendência é que os jogos sejam disputados no Maracanã.
Os dois times que avançarem vão à final, que será em jogo único e terá o mando de campo sorteado pela FERJ.
Terminal registra fluxo diário de 140 mil pessoas que utilizam os trens das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e do Expresso Aeroporto
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Símbolo da história e cultura paulistana, a personagem mais centenária da cidade, a Estação da Luz da CPTM, completa 159 anos nesta segunda-feira (16/02) e continua mantendo a importância para a movimentação diária de 140 mil de pessoas que circulam pelos trens das Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e utilizam serviço Expresso Aeroporto. São 13,2 mil metros quadrados de área, além das integrações com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô.
Erguida em um dos pontos centrais da capital paulista, a estação ultrapassou mais de um século e meio como ícone arquitetônico, patrimônio histórico e cultural e contribui para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil. Por sua importância, ao longo do tempo o local também se tornou um dos principais pontos turísticos do País.
Desde sua construção em 1867, inicialmente chamada de Estação São Paulo, a aniversariante sempre exerceu papel estratégico na expansão urbana e no progresso econômico por meio do crescimento da ferrovia. Sua inauguração ocorreu juntamente com a primeira estrada férrea do Estado de São Paulo, a São Paulo Railway – SPR. A Estação São Paulo, atual Luz, completava o trecho ferroviário que ligava Santos a Jundiaí, com extensão de 159 quilômetros, com ligação nas estações Santos, Cubatão, Raiz da Serra, Alto da Serra (Paranapiacaba), Santo André, Rio Grande, Brás, Água Branca, Perus, Francisco Morato e Jundiaí.
História do prédio icônico Preservada e tombada pelos Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), o prédio da estação passou por três grandes construções: 1866 (primeira construção, inaugurada em 16/02/1867), 1880 (segunda construção) e 1895/1901 (prédio atual).
A arquitetura inicial foi projetada pelo arquiteto britânico Charles Driver e pela empresa inglesa Fox and Mayo com semelhança à arquitetura inglesa dominante no século de XIX e início do XX, com elementos góticos das torres paralelas em referência às da Abadia londrina de Westminster e o Relógio inspirado no Big Ben. O projeto e a maior parte dos materiais, incluindo a estrutura metálica da gare, das plataformas e os equipamentos para a iluminação da estação, foram importados da Grã-Bretanha, inclusive, alguns itens vieram de Glasgow, na Escócia.
A edificação original funcionou até meados de 1888. Com o rápido crescimento de passageiros e a necessidade de escoamento de produção, houve uma ampliação de espaço e estrutura. Por isso, em 1° de março de 1901, finalmente, é colocada em operação a instalação o edifício atualmente em operação. Em 1946, a estação sofreu um incêndio, pouco antes do fim da concessão de 90 anos da São Paulo Railway. O prédio foi reformado, ganhou um andar adicional e foi reaberto em 1951. No final de 1996, começou a circular com os trens metropolitanos da CPTM.
Umas das mais importantes intervenções foi a obra para anexar o Museu da Língua Portuguesa, hoje todo restaurado após o incêndio de grandes proporções ocorrido em 2015.
Em 2020, a CPTM em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e Órgãos de preservação do Patrimônio, fez o restauro e pintura das fachadas e torreões da Estação da Luz.
Para o presidente da CPTM, Michael Cerqueira, valorizar o patrimônio cultural é manter a identidade e a memória da nossa história para futuras gerações. “A Estação da Luz é uma referência do legado da cidade e somos guardiões desse importante acervo”, afirma.