Linhas noturnas terão partidas extras após os desfiles e sistema adota operação diferenciada em cinco dias de festa
ARTHUR FERRARI
O transporte público de São José dos Campos (SP) terá reforço na operação noturna durante os desfiles do Carnaval tradicional, marcados para o dia 16 de fevereiro. A ampliação do serviço busca atender o aumento da demanda após o encerramento das apresentações, com foco no retorno dos passageiros para diferentes regiões da cidade.
Cinco linhas do serviço Corujão contarão com viagens adicionais, todas com saída do Terminal Central. Além dos horários já praticados, serão incluídas partidas extras às 1h e às 1h30, período considerado crítico pelo maior fluxo de usuários após o fim dos desfiles.
As linhas contempladas pelo reforço são:
A linha 150 – Vila Paiva terá partidas às 0h30, 1h, 1h30, 2h25 e 4h. A linha 250 – Parque Novo Horizonte sairá às 0h30, 1h, 1h30, 2h15 e 4h. A linha 251 – Eugênio de Melo contará com horários às 0h30, 1h, 1h30, 2h15 e 3h50. A linha 252 – Jardim Uirá operará às 0h30, 1h, 1h30, 2h15 e 4h. A linha 350 – Jardim Colonial terá partidas às 0h30, 1h, 1h30, 2h15 e 4h.
As viagens extras seguirão os itinerários regulares das linhas Corujão, atendendo os sentidos bairro e centro. A operação será mantida enquanto houver passageiros embarcando.
Além do dia do desfile, o sistema municipal de transporte coletivo funcionará com horários diferenciados nos dias 14, 15, 16, 17 e 19 de fevereiro, em razão da programação carnavalesca. A grade completa de horários poderá ser consultada nos canais oficiais da Prefeitura.
Paralelamente ao reforço nos ônibus, a Secretaria de Mobilidade Urbana estruturou uma operação viária específica para o período, com organização do tráfego, monitoramento e presença de agentes nas principais vias e áreas de concentração do evento.
Decisão reconhece prescrição e afasta indenização de quase R$ 50 milhões relacionada a contrato encerrado em 2018
ARTHUR FERRARI
Uma ação judicial que discutia o contrato de concessão do transporte coletivo urbano de Chapecó (SC) teve desfecho favorável ao município. Sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó julgou improcedente o pedido apresentado pela empresa Transporte e Turismo Tiquin LTDA, que buscava indenização de R$ 49.512.057,62 por alegado desequilíbrio econômico-financeiro.
O entendimento do Judiciário foi baseado na prescrição do direito de pleitear a reparação. Conforme a decisão, em contratos de trato sucessivo, como concessões de transporte público, eventuais pedidos de reequilíbrio devem respeitar o prazo prescricional de cinco anos, contado a partir de cada período em que o suposto desequilíbrio teria ocorrido.
No processo, ficou consignado que a concessionária tinha ciência mensal dos resultados da operação durante a execução do contrato. Como a empresa encerrou suas atividades no sistema municipal em dezembro de 2018, eventuais questionamentos relativos a esse período deveriam ter sido apresentados dentro do prazo legal, o que não ocorreu.
A sentença afasta, portanto, qualquer obrigação de indenização por parte do município, ao considerar que as pretensões estavam fora do lapso temporal permitido pela legislação. O caso envolve exclusivamente a análise jurídica do contrato e dos prazos legais, sem reconhecimento de mérito quanto à existência ou não de prejuízos operacionais alegados pela empresa.
O Los Angeles Lakers recebeu o atual campeão da NBA, Oklahoma City Thunder, na noite desta segunda (9), na Crypto Arena, em Las Vegas, e não teve vida fácil. Em um jogo marcado por desfalques de grandes estrelas, a franquia de LeBron James levou a pior e foi derrotada por 119 a 110.
Do lado dos donos da casa, os Lakers não puderam contar com Luka Doncic, atual cestinha da liga, que ficou fora por seu segundo jogo consecutivo, se recuperando de uma lesão muscular.
Do outro lado, a franquia de Oklahoma teve como seu principal desfalque o atual MVP da liga, Shai Gilgeous-Alexander, que se recupera de uma lesão no abdômen.
Como foi o jogo?
A partida começou bastante intensa, com 12 trocas de liderança já no primeiro quarto de jogo. E quem ajudou os Lakers a fazer frente contra o OKC foi Austin Reaves, que saiu do banco para dar uma enterrada absurda.
Mas, os erros individuais puniram os donos da casa, que chegaram a 10 turnovers no primeiro período e viram Jalen Williams, Isaiah Joe e Alex Caruso tomarem conta do jogo.
No segundo período, a franquia de Los Angeles voltou melhor, pressionando a defesa do Thunder e forçando alguns erros individuais. E foi aí que LeBron James cresceu. O camisa 23 dos Lakers anotou um duplo-duplo, chegando a 22 pontos e 10 assistências, que não foram suficientes para evitar a derrota.
Sob seu comando, parecia que os Lakers iam virar o placar, mas o jogo estava muito equilibrado e vieram mais seis trocas de liderança
O Thunder foi para o quarto período vencendo por apenas um ponto, indicando um possível clutch time. Mas nos últimos três minutos, os visitantes conseguiram abrir uma diferença de oito pontos e sacramentou a vitória.
O resultado fez a equipe de JJ Redick perder a sequência de três vitórias consecutivas. Já do outro lado, buscando o bicampeonato da liga, o Thunder voltou a vencer após tropeço contra os Rockets na rodada passada.
Deliberação da Diretoria Colegiada também rejeita impugnação apresentada pela Gontijo e libera operação com 57 seções interestaduais
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, em caráter sub judice, a operação da linha interestadual Fortaleza (CE) – Santa Cruz do Capibaribe (PE) pela Viação Soares (Rodoviária Gravataense Ltda), com ampla malha de seções envolvendo cidades do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A decisão consta da Deliberação ANTT nº 33/2026, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10 de fevereiro de 2026, e foi tomada pela Diretoria Colegiada da Agência em cumprimento a decisão judicial, com base no Voto DFQ-007/2026.
A Viação Soares opera sob a razão social Rodoviária Gravataense Ltda., inscrita no CNPJ 07.803.353/0001-79. A operadora foi fundada em 20 de janeiro de 2006 e tem sede no município de Gravatá, no estado de Pernambuco, base a partir da qual passou a pleitear a ampliação de sua atuação no transporte rodoviário interestadual de passageiros.
Além de deferir o pedido da Viação Soares, a ANTT também conheceu e rejeitou, no mérito, a impugnação apresentada pela Empresa Gontijo de Transportes S/A, mantendo a autorização da nova operadora.
A autorização foi concedida na condição sub judice, ou seja, está vinculada ao cumprimento de decisão judicial proferida no processo nº 1021794-06.2025.4.01.3400, e segue o regime previsto na Resolução ANTT nº 4.770/2015, norma do período anterior ao atual Marco Regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros.
Linha e seções autorizadas
A Deliberação autoriza a operação da linha Fortaleza/CE – Santa Cruz do Capibaribe/PE, com 57 seções, permitindo ligações diretas entre importantes polos regionais do Nordeste.
Lista completa das seções autorizadas:
Fortaleza/CE – Santa Cruz do Capibaribe/PE
João Pessoa/PB – Caruaru/PE
Caruaru/PE – Natal/RN
Fortaleza/CE – Abreu e Lima/PE
Fortaleza/CE – Caruaru/PE
Fortaleza/CE – Lajes/RN
Fortaleza/CE – Mossoró/RN
Fortaleza/CE – Natal/RN
Fortaleza/CE – Recife/PE
Fortaleza/CE – Goiana/PE
Goiana/PE – Natal/RN
Abreu e Lima/PE – Goianinha/RN
Caruaru/PE – Goianinha/RN
Fortaleza/CE – Goianinha/RN
Goiana/PE – Goianinha/RN
João Pessoa/PB – Goianinha/RN
Recife/PE – Goianinha/RN
Santa Cruz do Capibaribe/PE – Goianinha/RN
Vitória de Santo Antão/PE – Goianinha/RN
Fortaleza/CE – Gravatá/PE
Gravatá/PE – Goianinha/RN
João Pessoa/PB – Gravatá/PE
Gravatá/PE – Lajes/RN
Gravatá/PE – Mossoró/RN
Gravatá/PE – Natal/RN
João Pessoa/PB – Abreu e Lima/PE
Fortaleza/CE – João Pessoa/PB
João Pessoa/PB – Goiana/PE
João Pessoa/PB – Mossoró/RN
João Pessoa/PB – Recife/PE
João Pessoa/PB – Santa Cruz do Capibaribe/PE
João Pessoa/PB – Toritama/PE
João Pessoa/PB – Vitória de Santo Antão/PE
Abreu e Lima/PE – Lajes/RN
Caruaru/PE – Lajes/RN
Goiana/PE – Lajes/RN
João Pessoa/PB – Lajes/RN
Recife/PE – Lajes/RN
Abreu e Lima/PE – Mossoró/RN
Caruaru/PE – Mossoró/RN
Goiana/PE – Mossoró/RN
Recife/PE – Mossoró/RN
Abreu e Lima/PE – Natal/RN
João Pessoa/PB – Natal/RN
Santa Cruz do Capibaribe/PE – Natal/RN
Toritama/PE – Natal/RN
Vitória de Santo Antão/PE – Natal/RN
Recife/PE – Natal/RN
Santa Cruz do Capibaribe/PE – Lajes/RN
Santa Cruz do Capibaribe/PE – Mossoró/RN
Fortaleza/CE – Toritama/PE
Toritama/PE – Goianinha/RN
Toritama/PE – Lajes/RN
Toritama/PE – Mossoró/RN
Fortaleza/CE – Vitória de Santo Antão/PE
Vitória de Santo Antão/PE – Lajes/RN
Vitória de Santo Antão/PE – Mossoró/RN
A Deliberação entrou em vigor na data de sua publicação, assinada pelo diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Depois do Grupo Comporte na licitação e Sancetur já em um dos lotes, mais novidades podem aparecer no sistema de ônibus fluminense. Especialista em advocacia empresarial, Liana Variani, orienta sobre análises pontuais para que boas notícias não se transformem em transtornos para os investidores
ADAMO BAZANI
Nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, em seu caráter de jornalismo factual o Diário do Transporte trouxe quatro notícias em primeira-mão que mexem grandemente com todo o setor de mobilidade em todo o Brasil e, principalmente, com a vida de milhões e milhões de cidadãos que precisam se deslocar em grandes centros urbanos e em áreas rurais de difícil acesso:
– O Grupo Comporte, da família de Constantino de Oliveira, na licitação do Rio de Janeiro e a paulista Sancetur, da família Chedid, já operando são claros sinais de que mais grupos que não são da cidade podem avançar para a capital fluminense. E já há interesse.
– O Programa Caminho da Escola foi retomado em plena entrada da Reforma Tributária. Não se sabe ao certo os impactos das novas regras tributárias que vão entrar em vigor em plena execução dos contratos para a venda de 7.470 ônibus escolares.
– A aprovação do Regime de Urgência para a votação do Marco Legal do “SUS do Transporte Público” vai criar regras que depois serão difíceis de mudar. Apesar do avanço e de não haver mais tempo para perder, ainda há pontos não contemplados.
– Declaradamente o BNDES foi favorável nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, aos ônibus elétricos. As oportunidades aumentam e a eletrificação se apresenta como alternativa, mas há gargalos de infraestrutura.
O cenário é de otimismo em pleno ano eleitoral de 2026. Mas quando as promessas são grandes, tudo pode virar euforia e decisões precipitadas tendem a resultar em prejuízos para operadores, gestores públicos e, principalmente, para a população.
A analista e advogada especializada direito empresarial, Liana Variani, aconselha, de uma maneira geral, que não basta que as análises de riscos sejam feitas pelos departamentos de uma empresa isoladamente. Há necessidade de interconexão entre os setores e, preferencialmente, um parecer independente e externo também. Liana defende investimentos, mas com racionalidade com o atual contexto de direito e sociedade que não é o mesmo de há uma década ou mais atrás.
“Antes de qualquer decisão, o mais prudente é fazer uma detalhada análise de riscos, com vistas à realidade de cada empresa dentro do contexto geral, não apenas de negócios em si, mas jurídicos. Os setores financeiro, de planejamento, de marketing devem se conversar e conversarem com o departamento jurídico. Uma verificação externa e independente pode trazer também olhares que muitas vezes seriam difíceis por parte de quem está muito arraigado com a rotina interna. Os olhares devem ser de dentro para fora e de fora para dentro” – explicou Liana que fez uma análise geral de como as empresas podem agir preventivamente.
O Diário do Transporte, por sua vez, traz uma análise de cada assunto com base nas notícias que veiculou.
“Acompanhar o noticiário dos fatos do dia, em veículos de credibilidade, como o próprio Diário do Transporte, e mídias profissionais, tomando cuidado com blogs e mídias sociais com maiores riscos de fakenews hoje também é essencial para evitar armadilhas e emboscadas. As coisas mudam muito rápido e só o noticiário factual consegue acompanhar. Informação é estratégia, mas o cuidado com as notícias falsas deve ser maior ainda” – prosseguiu a especialista Liana Variani, que ainda destaca.
“Advocacia preventiva tem sido habitualmente mais empregada em relações trabalhistas. Mas vai além disso, por este motivo, toda a assessoria é importante. Para investir não basta ter dinheiro hoje em dia, é necessário, segurança jurídica.” – destacou Liana Variani
ANÁLISE DE OPORTUNIDADES e RISCOS – ADAMO BAZANI – DIÁRIO DO TRANSPORTE
CAMINHO DA ESCOLA:
O FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), do Governo Federal, retomou a licitação para a compra de 7.470 ônibus pelo Programa Caminho da Escola. Após dois entraves, a bilionária concorrência foi remarcada para 23 de fevereiro de 2026.
Relembre:
Oportunidades: É aberta uma das maiores chances para a indústria brasileira de ônibus abrir possibilidades de grandes lotes de vendas, gerando empregos no setor.
Riscos: Reforma Tributária – Se a fabricante ganha neste ano de 2026, e o pregão tem validade de um ano, ainda haverá ônibus para fornecer no próximo ano de 2027 pelo mesmo preço de 2026. Mas em 2027 entram os novos efeitos da reforma tributária com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que vai substituir o ICMS e o ISS, adotando o modelo de IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Também entra em 2027 a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que também vai ser como um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir PIS, Cofins e parte do IPI. Não há certezas dos impactos nos preços dos ônibus.
Além disso, os ônibus escolares tinham isenção de impostos desde 2007. Agora passam a ser tributados.
RIO DE JANEIRO – A AVENIDA ESTÁ ABERTA:
Já para o Rio de Janeiro, um dos maiores sistemas de transportes urbanos do Brasil, o lance do poderoso Grupo Comporte, de Constantino de Oliveira, mexeu com todo o mercado e acendeu o desejo de mais grupos empresariais que não são do local ao menos a se interessarem em ler melhor os próximos editais. Depois de Comporte, da família do fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira, na licitação e da paulista Sancetur, da família Chedid, já operando em um dos lotes, mais novidades podem aparecer. Os empresários do Rio de Janeiro correm risco real de perder mais espaço. A brecha foi dada.
Relembre:
Oportunidades: Grupos empresariais com capacidade de crescimento podem ter a chance de entrar em um dos maiores sistemas de transportes do Brasil e, para a população, isso pode resultar em melhorias nos serviços. O gestor que conseguir isso, certamente deixará um legado com seu nome.
Riscos: O que é bom para um grupo operador, pode não ser para outros, mesmo de grande porte. Além disso, os motivos pelos quais os operadores locais não apresentaram propostas devem ser considerados. Podem ir além de “choradeira” de empresários cariocas e inseguranças e desvantagens contratuais podem ser reais. Muitas vezes, um grande grupo aceita investir sabendo até de uma perda pontual, mas almejando ganhos maiores em oportunidades legais futuras. O que não precisa ser o objetivo de outro grupo. De toda a forma, se as análises financeiras e jurídicas mostrarem que há cenário seguro para avançar, não há nada que possa, legalmente, investir. Porém, no mercado de transportes, a imagem de “fominha” e “invasor” pode resultar em conflitos e, neste setor, retaliações com “invasões de contra-ataques” não são tão raros de ocorrer.
MARCO LEGAL DO TRANSPORTE PÚBLICO:
O Marco Legal do Transporte Público chega a ser um sonho de gestores públicos, operadores de transportes e, mesmo que não ciente plenamente, mas pelos seus efeitos, de toda a população.
Com 304 votos a favor e 113 contrários, a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, regime de Urgência para votação do Marco Legal do Transporte Público (PL – Projeto de Lei 3278/21, do ex-senador e hoje ministro do TCU – Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia).
Relembre:
Oportunidades: Trazer novas regras para as concessões de transportes coletivos, flexibilizando e modernizando os contratos com as empresas de ônibus para adotar inovações de forma mais rápida, além de buscar formas de financiamento para baratear as tarifas pagas pelos passageiros e pressionar menos os cofres públicos. Atualmente, a maior parte dos sistemas de transportes é custeada pelos passageiros pagantes nas catracas e alguns possuem subsídios que saem diretamente dos cofres públicos: dinheiro que divide com as necessidades de recursos para saneamento, educação, saúde, zeladoria, habitação e combate às enchentes. O resultado é que as tarifas são altas para os passageiros, mas insuficientes para custear os sistemas e melhorar os serviços.
Riscos: Será uma lei, não só uma norma qualquer. Depois de aprovada, será difícil mudar. Apesar de mais de cinco anos de discussão, ainda há pontos em aberto, como a participação dos aplicativos de transportes de carro e mototáxis no financiamento do transporte coletivo que poderia ser melhor explorada nas discussões do Marco Legal. Seria uma justiça que não se pode perder a oportunidade.
Além disso, há questões relativas ao barateamento das tarifas ou mesmo a clareza dos riscos de uma tarifa-zero que não foram esclarecidas. Recentemente, o Diário do Transporte mostrou que além de questões relacionadas aos custos diretos e futuros com redimensionamento de frota e infraestrutura, uma das dúvidas quanto a possível adoção de uma tarifa-zero em nível nacional, em todos os ônibus do País, é também sobre o aspecto jurídico. Basta fazer uma lei municipal ou estadual, ser aprovada nas respectivas câmaras municipais ou assembleias legislativas e aplicar a gratuidade para os passageiros, mesmo com previsão de recursos? Especialistas entendem que há riscos jurídicos que podem gerar contestações de opositores políticos, associações ou mesmo empresas de transportes. Mas um projeto cuja votação terá continuidade neste ano de 2026 na Câmara dos Deputados, em Brasília, promete ao menos reduzir essa insegurança jurídica. De autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), o PL – Projeto de Lei 4436/25, desvincula o conceito de transporte público coletivo da cobrança individual de tarifa. Para isso, o PL quer alterar trechos da Lei 12.587, de 03 de janeiro de 2012, conhecida como Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012).
Relembre:
BNDES QUER ELETRIFICAR OS ÔNIBUS:
O Diário do Transporte trouxe a informação nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, que o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, tomou uma posição sobre a descarbonização dos transportes.
Em abertura do Seminário “Superciclo de Investimentos em Infraestrutura”, que ocorreu nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, no Rio de Janeiro., disse que o Brasil com a eletrificação está perdendo destaque no mercado mundial de ônibus e se não reagir agora, poderá perder a posição de um dos maiores produtores globais de veículos de transportes coletivos. Esta posição já tem sido tirada do Brasil principalmente pelos chineses, que lideram mundialmente o mercado de ônibus elétricos.
Mercadante disse que, se depender do banco, o Brasil retoma o espaço que a China ocupou na América Latina.
“O BNDES hoje é o maior financiador de ônibus elétricos na América Latina. Esse é um grande desafio. Metade dos ônibus que circulavam na América Latina eram produzidos pela indústria brasileira. Nós perdemos esse mercado. Os chineses chegaram com ônibus elétricos e ocuparam aquilo que era a nossa indústria. Nós estamos tentando reagir e voltar com ônibus elétricos” – disse Mercadante no evento, que reunião também o ministro das Cidades, Jader Filho; ministro dos Transportes, Renan Filho; e grandes empresas dos segmentos de infraestrutura, energia, rodovias e indústria automotiva, como Motiva (CCR), Acciona e Eletra Industrial.
Relembre:
Oportunidades: A eletrificação dos ônibus gera oportunidades muito além da redução local de poluição. Pode colocar o Brasil na rota da neoindustrialização, com a produção para o mercado externo e para exportação, principalmente para a América Latina, não apenas de veículos, mas veículos de alto valor agregado. Além disso, gera empregos no Brasil, mas postos de trabalho qualificados. Pode ampliar também investimentos em instituições de ensino e pesquisa. No eixo de mobilidade urbana, Mercadante ressaltou que o BNDES é atualmente o maior investidor em ônibus elétricos da América Latina, com destaque para a entrega de 2.500 veículos elétricos apenas na cidade de São Paulo. Os investimentos do Banco no setor cresceram 41% no último período, alcançando R$ 31 bi, além do apoio a obras estruturantes como a expansão da Linha 2 do Metrô de São Paulo.
Riscos: O Brasil ainda tem grandes gargalos de infraestrutura, em especial de distribuição. Exemplo claro é o da capital paulista, que não cumpriu as metas de frota justamente por este problema. Não basta ter ônibus e carregador, é necessário ter onde carregar e a energia chegar às garagens. A baixa disponibilidade de alguns modelos, em especial mídis (micrões), e dúvidas quanto a eficiência e autonomia de baterias em diferentes contextos operacionais também geram dúvidas ainda no mercado.
Além disso, outras alternativas como etanol, biogás, GNV (Gás Natural Veicular), biometano (combustível obtido da decomposição de resíduos), híbridos, biocombustíveis e pesquisas (para o futuro) do hidrogênio não podem ser deixadas de lado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transpores
Trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada após danos em equipamentos
ARTHUR FERRARI
Os trens metropolitanos da linha 7-Rubi, em São Paulo, voltaram a operar normalamente no início desta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, após mais de 30 horas com problemas. O serviço foi afetado por fortes chuvas que causaram alagamentos e danos a equipamentos por volta das 15h de domingo (08).
As composições circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada no trecho entre as estações Francisco Moraato e Jundiaí, como mostrou o Diário do Transporte.
Relembre
Linha 7-Rubi continua com problemas e passageiros são prejudicados nesta segunda-feira (09)
Procurada pelo Diário do Transporte, a TIC Trens, concessionária responsável pelo serviço, disse por meio de nota que os intervalos estão totalmente regularizados e lamentou os transtornos gerados aos passageiros.
Nota da TIC Trens na íntegra
A Linha 7-Rubi opera normalmente nesta terça-feira (10), com intervalos praticados em dias úteis: de 5,5 a 10 minutos no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato, e de 11 a 20 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.
Devido às fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de São Paulo, a Linha 7-Rubi operou com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Francisco Morato e Jundiaí, entre 4h da segunda-feira (9) e a meia-noite.
A TIC Trens lamenta os transtornos causados aos passageiros.
A persistência de temperaturas elevadas na Região Sul, somada à redução dos níveis de umidade no solo, está provocando efeitos diretos nas lavouras e na pecuária. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência para os próximos dias é de intensificação do calor e agravamento das condições de déficit hídrico, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
De acordo com o Inmet, o extremo sul do Rio Grande do Sul poderá registrar percentuais de umidade no solo inferiores a 20%, um patamar considerado crítico para o desenvolvimento das culturas. Esse cenário preocupa produtores, que já observam impactos visíveis nas plantações e no desempenho dos rebanhos.
As lavouras de soja em fase vegetativa apresentam sintomas de envelhecimento precoce, com amarelamento das folhas inferiores — um indicativo clássico de estresse hídrico e térmico. milho, feijão e arroz irrigado também estão em estágios fenológicos sensíveis, como florescimento e enchimento de grãos, momentos em que o clima exerce influência decisiva sobre a produtividade.
Sem umidade adequada, o processo de formação de grãos pode ser prejudicado, resultando em falhas e perdas de rendimento. A falta de chuvas aliada às altas temperaturas intensifica a transpiração das plantas, reduzindo sua capacidade de absorção de nutrientes.
As pastagens também sentem os efeitos da escassez hídrica. A umidade insuficiente no solo compromete o rebrote, impactando a oferta de forragem para o gado. Em resposta a essa limitação, cresce o risco de sobrepastejo — prática que acelera a degradação das áreas de pasto e pode causar perda de peso dos animais.
Além disso, o calor excessivo compromete o bem-estar dos bovinos, reduzindo seu apetite e o ganho de peso. Em sistemas de produção mais intensivos, essa queda na conversão alimentar pode se refletir em prejuízos econômicos imediatos.
Em meio ao estresse térmico e hídrico, o manejo adequado torna-se imprescindível. O Inmet recomenda medidas como a oferta constante de água e sombra para os animais, além do escalonamento do uso das pastagens para preservar áreas em melhores condições. No caso das lavouras, estratégias como irrigação suplementar, quando disponível, e o monitoramento de solo e clima são fundamentais para mitigar perdas. No entanto, nem todos os produtores têm acesso a recursos tecnológicos ou infraestrutura para enfrentar longos períodos de estiagem.
Apesar de uma leve redução nas temperaturas no fim de semana, a previsão para a próxima semana aponta novo aumento térmico em praticamente toda a Região Sul. A combinação entre calor persistente e baixa disponibilidade hídrica deve agravar o estresse nos sistemas produtivos.
O impacto esperado é duplo: redução da produtividade nas lavouras e maior custo de manutenção nos sistemas pecuários. Isso tende a pressionar os preços de insumos e alimentos, além de acender alertas sobre a segurança hídrica nas zonas agrícolas mais sensíveis. Com o prolongamento das condições adversas, cresce a preocupação com o abastecimento futuro e a estabilidade dos preços agrícolas. As safras de verão, em especial de grãos como soja e milho, representam a base da produção agropecuária nacional e sua vulnerabilidade climática afeta toda a cadeia.
Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Arrascaeta vive uma lua de mel com a torcida rubro-negra, principalmente após a temporada mágica em 2025, quando foi o destaque do time que conquistou o Brasileirão e a CONMEBOL Libertadores. No entanto, o ano passado nem sempre foi marcado por glórias.
Pelo contrário, o uruguaio viveu um momento de colisão com a diretoria, como o próprio camisa 10 revelou em entrevista a Diego Ribas no podcast 10 & Faixa. Na ocasião, Arrascaeta revelou ter dado um “recado” para alguns membros da diretoria.
Para entender a bronca, é preciso voltar no dia 9 de maio. Segundo publicado pelo GE à época, a diretoria do Flamengo havia congelado as conversas pela renovação de contrato do meia. No dia seguinte, Arrascaeta fazia, de cabeça, o único go da vitória por 1 a 0 sobre o Bahia. Na comemoração, o uruguaio levou as mãos à orelha. Segundo ele, um protesto em relação ao momento que vivia.
“Em 2025, estávamos em um momento crítico, (com) algumas pessoas da diretoria. (A resposta) Foi em um gol contra o Bahia, de cabeça. Foi o único gol que comemorei com as mãos na orelha igual ao Riquelme. E nunca mais fiz essa comemoração. Mas senti nesse momento, fui convicto pra esse jogo que se fizesse um gol faria essa comemoração”, disse Arrascaeta, para completar.
“Estavam sendo injustos algumas coisas comigo e eu sinceramente senti essa necessidade. Nesse momento, achei que era justo fazer”, finalizou.
Apesar do atrito, Arrascaeta e Flamengo voltaram a falar a mesma língua durante o ano. O uruguaio fez uma temporada arrasadora, sendo protagonista do time de Filipe Luís e em novembro renovou o vínculo até dezembro de 2028.
O armador do Golden State Warriors, Stephen Curry, ficará de fora do All-Star Game da NBA deste fim de semana devido a um problema persistente no joelho direito.
O técnico dos Warriors, Steve Kerr, anunciou a notícia antes do jogo da equipe na noite de segunda-feira (9) contra o Memphis Grizzlies. Esse é o quarto jogo consecutivo que Curry perde devido à síndrome da dor patelofemoral, também conhecida como ‘joelho de corredor’.
Curry também ficará de fora da partida de quarta-feira contra o San Antonio Spurs. A equipe disse que espera que ele possa retornar ao time após o All-Star Game, em 19 de fevereiro, em casa, contra o Boston Celtics.
“É uma questão de aprender conforme vou avançando o que funciona em termos de reabilitação”, disse Curry à ESPN sobre o problema no joelho. O astro dos Warriors ainda completou:
“Porque ainda dói. É preciso tentar eliminar toda a inflamação e a dor. É algo que ainda precisamos monitorar e controlar, mas se eu voltar muito cedo, pode piorar.”
O problema surgiu há duas semanas durante um treino individual. Curry perdeu um jogo em Minnesota, tentou jogar mesmo com a lesão nos dois seguintes e acabou saindo de quadra no terceiro quarto da derrota em casa para o Detroit Pistons . Ele mancava ao ir para o vestiário e desde então está afastado, fazendo exercícios de reabilitação individualmente. Curry se junta a Shai Gilgeous-Alexander como All-Stars já descartados para o jogo de exibição de domingo em Los Angeles.
A NBA ainda não anunciou quem substituirá Curry na seleção dos Estados Unidos.
Medida muda trajeto no sentido Rodoviária em decorrência do remanejamento de um ponto de parada
ARTHUR FERRARI
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai modificar, a partir da próxima quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, o trajeto da linha 383 (Leroy Merlin, via Planalto) no bairro Nova Campinas, em Campinas (SP). A alteração será aplicada exclusivamente no sentido Rodoviária e decorre de uma necessidade operacional relacionada ao remanejamento de um ponto de parada.
Com a mudança, após acessar a rua Dona Carolina Prado Penteado, os ônibus passarão a circular pelas vias Maria Conceição Franco de Andrade, Augusto de Andrade, Laureano Alonso e avenida Dr. Hermas Braga. O ajuste substitui o atendimento anterior realizado pela rua Engenheiro Carlos Stevenson, após a avenida Dr. Hermas Braga.
Dois novos pontos de embarque e desembarque passarão a integrar o percurso: um na rua Dona Carolina Prado Penteado, antes do cruzamento com a rua Maria Conceição Franco de Andrade, e outro na avenida Dr. Hermas Braga, antes da rua Engenheiro Carlos Stevenson. Esta última parada substituirá o ponto que foi remanejado da Carlos Stevenson.
No sentido Terminal Shopping Iguatemi e Leroy Merlin, não haverá qualquer alteração na operação da linha. Segundo a Emdec, inicialmente também não estão previstas mudanças nos horários ou nos intervalos praticados, embora a operação seja monitorada para eventuais adequações.
A linha 383 opera diariamente com frota de seis veículos e, nos dias úteis, registra intervalos de cerca de 15 minutos nos horários de pico. O itinerário liga a região da avenida Mackenzie ao Centro da cidade, com atendimento ao Terminal Shopping Iguatemi. Em janeiro, a linha transportou aproximadamente 1,7 mil passageiros em dias úteis, considerando as passagens registradas na catraca.
Para orientar os usuários, cartazes informativos serão afixados nos veículos. Com a entrada em vigor do novo trajeto, as informações atualizadas poderão ser consultadas no site portal.emdec.com.br/consultalinha, além dos aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim e Bus2, que também disponibilizam previsões de chegada dos ônibus em tempo real.