27 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 15:27
Publicidade
Home Blog Page 155

Câmara aprova Regime de Urgência para votação do Marco Legal do Transporte Público

[ad_1]

Proposta deve ser analisada diretamente no plenário, sem precisar passar por todas as comissões

ADAMO BAZANI

Com 304 votos a favor e 113 contrários, a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, regime de Urgência para votação do Marco Legal do Transporte Público (PL – Projeto de Lei 3278/21, do ex-senador e hoje ministro do TCU – Tribunal de Contas da União, Antonio Anastasia).

Com isso, proposta deve ser analisada diretamente no plenário, sem precisar passar por todas as comissões.

Como mostrou o Diário do Transporte, dirigentes municipais de diversas partes do País, que integram a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), cobraram do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, rapidez na aprovação de um projeto de lei que cria uma espécie de “SUS do Transporte Coletivo”.

O encontro ocorreu na última quarta-feira, 04 de fevereiro de 2026, em Brasília.

Conhecido como PL do Novo Marco Legal ou Marco Regulatório dos Transportes Urbanos”, o Projeto de Lei 3.278/21, patina no Congresso desde 2021, e se propõe a trazer novas regras para as concessões de transportes coletivos, flexibilizando e modernizando os contratos com as empresas de ônibus para adotar inovações de forma mais rápida, além de buscar formas de financiamento para baratear as tarifas pagas pelos passageiros e pressionar menos os cofres públicos.

Em 2024, o PL foi aprovado no Senado e foi para a Câmara, permanecendo inerte depois.

Atualmente, a maior parte dos sistemas de transportes é custeada pelos passageiros pagantes nas catracas e alguns possuem subsídios que saem diretamente dos cofres públicos: dinheiro que divide com as necessidades de recursos para saneamento, educação, saúde, zeladoria, habitação e combate às enchentes.

O resultado é que as tarifas são altas para os passageiros, mas insuficientes para custear os sistemas e melhorar os serviços.

Um destes prefeitos que estiveram no encontro, Gilvan Ferreira, de Santo André (SP), município do ABC Paulista, é vice-presidente de Precatórios da FNP, e sabe de perto o apuro dos colegas para manter os cofres públicos saudáveis.

Para Ferreira, muito mais que financiamento, um novo conjunto de leis pode trazer transparência e unificação no custeio dos serviços de ônibus, além de maior segurança jurídica para as viações e para os prefeitos e secretários de mobilidade e transportes

“A pauta é clara: financiamento estável, segurança jurídica e transparência para fortalecer o transporte público nas cidades” – disse.

Recentemente, a cidade de Santo André teve uma iniciativa de serviços regulares e diários de ônibus, que recebeu a maior aprovação em todo o País, de acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, chamada Circular da Saúde.

Trata-se de trazer o conceito de transporte sob demanda para o transporte público coletivo comum. O itinerário de uma das ligações, denominada B45 (Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso/Vila Luzita – Represa), passou por uma roteirização que mescla solicitações de viagens por aplicativo, reivindicações da população sobre novas linhas e dados de embarque e reembarque (desembarque) gerados automaticamente pela bilhetagem eletrônica.

A linha, de acordo com a pesquisa, recebeu aprovação de 91% dos usuários, como média de diversos quesitos, conforme mostrou o Diário do Transporte.

Relembre:

Se com os atuais contratos engessados do transporte coletivo, foi possível trazer uma inovação com a linha B-45, que liga mais de 10 unidades de saúde, além de estabelecimentos de educação, com contratos que permitem alterações mais rápidas de acordo com a demanda da população podem atrair mais pessoas para o transporte coletivo.

“E uma das lógicas de financiamento do transporte público é essa: em vez só de depender de injeção de recursos externos, quanto maior a utilização, melhor será a equação do custeio.”

Assim, tornar ônibus, trens e metrôs mais atraentes, é a melhor forma de financiar os transportes coletivos. Isso vem pelo barateamento das tarifas, ampliação da infraestrutura, como corredores, mas, acima de tudo, atender ao que a população precisa.

A linha B45 Circular da Saúde não trafega em corredores, pelo contrário, enfrenta trânsito severo e vias estreitas e complicadas de bairros, em especial na Vila Luzita e Represa. O Circular não é de graça e nem tem tarifa menor. Pelo contrário, a passagem em Santo André é alta: R$ 5,90.

Mesmo assim, a linha agrada e tem o número crescente de passageiros. Isso porque, atendeu a uma demanda.

Em nota da FNP, o prefeito de Porto Alegre e presidente interino da entidade, Sebastião Melo, diz que a nova legislação tem como objetivo dar segurança jurídica aos contratos de concessão de transporte coletivo no país, além de criar mecanismos de financiamento público por meio de transferência da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), ampliando a transparência nos dados do setor.

Para Sebastião Melo, a nova legislação representa uma mudança de paradigma na gestão pública.

“Tratamos com o presidente Hugo Motta do ‘SUS do transporte coletivo’. É um marco regulatório, uma lei geral, que permitirá que estados e a União participem do financiamento e da organização de um processo que, hoje, os municípios coordenam sozinhos”, explicou o prefeito.

Na mesma nota, o prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel, defendeu a votação em regime de urgência da proposta.

“A medida traz previsibilidade para todos os atores envolvidos. Esperamos a votação da urgência. Esta lei ordena o setor e dá segurança jurídica para o passageiro, para o operador e para os entes federados.”  – disse.

Segundo Melo, o pedido foi bem recebido pelo presidente da Câmara, Hugo Motta.

A FNP trouxe ainda um resumo do “SUS dos Transportes” e as principais linhas propostas.

O que muda com o Marco Legal (PL 3278/2021)

A proposta visa dar robustez jurídica aos contratos e garantir novas fontes de custeio para baixar o preço das passagens e melhorar a qualidade dos serviços:

  • Apoio Federal: Viabiliza legalmente o repasse de recursos da União para o custeio da mobilidade urbana.
  • Recursos da CIDE: Define que pelo menos 60% da arrecadação da CIDE-Combustíveis seja obrigatoriamente destinada ao transporte público.
  • Transparência Total: Divulgação obrigatória de custos, receitas, subsídios, gratuidades e indicadores de qualidade.
  • Segurança Jurídica: Regras claras para concessões, reduzindo riscos de interrupção de serviços e instabilidade nos contratos.

União do Setor

Uma carta assinada por oito entidades representativas do setor de transporte coletivo, solicitando a aprovação de um requerimento de urgência, foi entregue ao presidente da Câmara.

A proposta é fruto de uma ampla discussão no Fórum Consultivo de Mobilidade Urbana e, de forma consensuada, é apoiada pelas:

  • Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU)
  • Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
  • Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos)
  • Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (FABUS)
  • Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana
  • Conselho Nacional de Secretários de Estado de Transporte e Mobilidade (Consetrans)
  • Instituto Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (MDT)
  • Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (ANEINFRA).

QUEM PARTICIPOU:

Participaram do almoço as/os prefeitas/os Sebastião Melo, presidente interino da FNP (Porto Alegre/RS); Sandro Mabel, presidente da Comissão de Mobilidade Urbana (Goiânia/GO); Margarida Salomão, secretária-geral da FNP (Juiz de Fora/MG); Eduardo Pimentel, presidente da Comissão de Cidades Inteligentes (Curitiba/PR); Kayo Amado, vice-presidente de Territórios Subfinanciados (São Vicente/SP); Gilvan Ferreira, vice-presidente de Precatórios (Santo André/SP); Rodolfo Mota, vice-presidente de Assuntos Jurídicos (Apucarana/PR); Dário Saadi, presidente da Comissão de Saúde (Campinas/SP); Saulo Souza, prefeito de Poá/SP; Topázio, presidente da Comissão de Cultura (Florianópolis/SC), e Leandra Guedes, prefeita de Ituiutaba; além do secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre.  Também estiveram presentes os deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP); José Priante (MDB-PA), relator do PL; Alex Manente (Cidadania/SP); e Jilmar Tatto (PT-SP).

Secretário de Lula diz que novas regras do transporte público (marco regulatório) vão se tornar realidade em 2026, promete tarifas mais baixas e anuncia R$ 2,5 bi

Recursos irão para renovação de frota, inclusive da vitrine do Tarifa-Zero para Lula, Maricá (RJ), corredores e terminas de ônibus, além de VLT

ADAMO BAZANI

Em meio aos debates relacionados aos transportes públicos, que devem também marcar as eleições de 2026, tanto nos níveis estaduais e federal, o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades – MCid, Denis Andia, pasta considerada estratégica para o Governo Federal, anunciou que novas regras sobre os contratos do transporte público no País, o chamando marco regulatório, devem finalmente se tornar realidade neste ano de 2026 no Brasil.

A pauta, como tem mostrado o Diário do Transporte, se arrasta desde 2021 no Congresso Nacional. Em 2024, foi aprovado no Senado e foi para a Câmara.

Segundo Andia, deste ano não passa. Uma das promessas é deixar as passagens mais baratas.

“Quase lá. Ao se tornar lei, as prefeituras e estados podem organizar melhor o transporte público para funcionar com mais qualidade, mais frequência e com tarifas mais baixas que podem caber no bolso” – disse Andia.

A busca pela redução de tarifas neste momento, em vez de  gratuidades totais é considerada por Andia um caminho mais lógico para um tarifa-zero nacional, como cogita o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O novo marco legal ou marco regulatório dos transportes públicos devem possibilitar que os sistemas de ônibus tenham outras fontes de recursos, além das tarifas e subsídios diretos dos cofres públicos.

Além disso, deve permitir novos modelos contratuais mais flexíveis e que podem acompanhar mudanças nas necessidades dos passageiros e incorporação de atendimentos extras, mas dentro do transporte de pessoas.

O Ministério das Cidades anunciou também nesta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, a liberação de mais R$ 2,5 bilhões pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Deste total, R$ 459 milhões serão para obras de infraestrutura, incluindo corredores e terminas de ônibus, além de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) e R$ 2,06 bilhões parta financiar a compra de ônibus 0 km, entre modelos diesel Euro 6 e elétricos.

Entre os sistemas de transportes beneficiados com esta renovação está Maricá, no Rio de Janeiro, uma das vitrines do “Tarifa-Zero” para Lula.

O Diário do Transporte mostrou que a prefeitura, que também opera o sistema por meio da EPT (Empresa Pública de Transportes), anunciou a compra de 30 ônibus elétricos e 15 carregadores.

Relembre:

OS DESTINOS PARA OS RECURSOS

Por meio de nota, o Ministério das Cidades detalhou a destinação dos recursos.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA — Quatro propostas foram habilitadas para receber investimentos de mais de R$ 459 milhões em obras de infraestrutura voltadas à mobilidade urbana. As iniciativas vão impactar diretamente a fluidez e a eficiência do transporte coletivo, beneficiando os municípios de Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

As obras incluem a construção e requalificação de terminais, implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo, expansão de ciclovias, modernização de abrigos de passageiros e a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

RENOVAÇÃO DE FROTA — Já na frente de renovação de frota, foram habilitadas 14 propostas, com investimento aproximado de R$ 2,06 bilhões. A iniciativa prevê a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, eficientes e menos poluentes, reforçando a agenda de descarbonização do transporte público no Brasil. 

Entre os entes beneficiados estão Ilhéus (BA), Estado da Bahia, Anápolis (GO), Duque de Caxias (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Estado do Maranhão, João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), Porto Seguro (BA), Jequié (BA) e Maricá (RJ). As cidades vão receber ônibus elétricos e veículos com tecnologia Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de gases poluentes. – informou a pasta.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Governo Federal retoma licitação para a compra de 7.470 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola

[ad_1]

Propostas serão abertas em 23 de fevereiro de 2026, mas indústria teme impactos da Reforma Tributária

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

O Governo Federal retomou a licitação para a compra de 7.470 ônibus escolares que serão destinados a municípios e estados pelo Programa Caminho da Escola.

Os portes dos ônibus e as configurações mecânicas variam de acordo com as necessidades. Ao todo, são 13 tipos de ônibus – Veja mais abaixo

As ofertas já podem ser dadas e abertura dos envelopes foi programada para o dia 23 de fevereiro de 2026.

Entretando, o risco de o pregão não ocorrer novamente é grande devido à reforma tributária que preocupa a indústria.

Impugnações ao edital devem ser feitas.

A questão da reforma tributária preocupa porque se a fabricante ganha neste ano de 2026, e o pregão tem validade de um ano, ainda haverá ônibus para fornecer no próximo ano de 2027 pelo mesmo preço de 2026. Mas em 2027 entram os novos efeitos da reforma tributária com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que vai substituir o ICMS e o ISS, adotando o modelo de IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Também entra em 2027 a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que também vai ser como um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para substituir PIS, Cofins e parte do IPI.

Não há certezas dos impactos nos preços dos ônibus.

Além disso, os ônibus escolares tinha isenção de impostos desde 2007. Agora passam a ser tributados.

Uma cláusula no edital do Caminho da Escola para proteger os fornecedores desta variação poderia deixar o mercado mais seguro. Ou seja, as regras deveriam ser mantidas pelo momento do resultado do pregão e não da entrega dos ônibus.

Em 03 de fevereiro de 2026, notícia dada em primeira-mão pelo Diário do Transporte, revelou que o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Governo Federal, revogou a licitação para a compra de cerca de 7,5 mil ônibus escolares por meio do Programa Caminho da Escola. O motivo foi justamente a Nova lei alterou isenções, exigindo nova pesquisa e relançamento

Relembre:

O Diário do Transporte noticiou que a licitação, mas por outro motivo, havia sido suspensa em 17 de dezembro de 2025. A abertura das propostas estava prevista para ocorrer em 19 de dezembro de 2025 e a suspensão se deu por contestações de eventuais concorrentes para esclarecimentos.

Uma delas foi a Volkswagen Caminhões & Ônibus.

Relembre:

 MODELOS E QUANTIDADES

1 ORE 1 Mecânica - 1.700

2 ORE 2 Mecânica - 2.000

3 ORE 3 Mecânica - 2.100

4 ORE 0 4X4 Mecânica - 260

5 ORE 1 4X4 Mecânica - 380

6 ONUREA PA Mecânica - 400

7 ONUREA PB Mecânica  – 200

8 ORE 1 Automática - 130

9 ORE 2 Automática -120

10 ORE 3 Automática - 120

11 ORE 1 4X4 Automática – 20

12 ONUREA PA Automática - unidade 20

13 ONUREA PB Automática - 20

TOTAL – 7.470 ÔNIBUS

 Tipos de Ônibus (ORE e ONUREA):

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Metrô do Recife funcionará no próximo final de semana (14 e 15) para atender foliões da capital pernambucana

[ad_1]

Foto: Divulgação/CBTU

Estações Recife, Joana Bezerra e Afogados ficarão abertas das 5h às 23h

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) informou que o Metrô do Recife, em Pernambuco, funcionará todos os dias do próximo final de semana para transportar o público para as celebrações de Carnaval.

A empresa focará os esforços na Linha Centro, que atualmente já registra cerca de 80 mil passageiros diários.

No sábado (14) e domingo (15), as estações Recife, Joana Bezerra e Afogados serão abertas às 5h e o atendimento seguirá até às 23h.

As outras estações que integram o transporte sobre trilhos também irão abrir às 5h, porém das 13h em diante serão utilizadas apenas para desembarque.

De acordo com a CBTU, a Linha Sul estará fechada no sábado (14), porém no domingo (15) retoma os serviços, também das 5h às 23h.

Já a Linha Diesel permanecerá fora de funcionamento em ambos os dias do final de semana.

Para reforçar o sistema de mobilidade o CTM (Grande Recife Consórcio de Transportes) também anunciou mudanças na circulação dos ônibus.

O público poderá contar com duas linhas que terão saídas dos terminais integrados na Estação Barro da Linha Centro e partirão para os terminais integrados de Prazeres e Cajueiro Seco, na Linha Sul.

Confira o funcionamento do Metrô do Recife para o próximo final de semana:

Sábado (14)

Linha Centro: as Estações Recife, Joana Bezerra e Afogados ficarão abertas das 5h às 23h. As demais estações funcionarão normalmente com abertura às 5h, contudo a partir das 13h, funcionarão apenas para desembarque;

Linha Sul: fechada;

Linha Diesel (VLT): fechada;

Domingo (15)

Linha Centro: aberta das 5h às 23h em todas as estações;

Linha Sul: aberta das 5h às 23h em todas as estações;

Linha Diesel (VLT): fechada;

Segunda-feira (16)

Todas as linhas com funcionamento normal.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus do City Tour será usado para levar foliões ao Carnaval 2026 em Sorocaba (SP)

[ad_1]

Serviço especial funcionará no sábado (14) e no domingo (15), com saídas do Terminal Santo Antônio e programação temática

YURI SENA

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), irá utilizar o ônibus do City Tour como transporte especial para os foliões durante o Carnaval 2026. A iniciativa ocorrerá no sábado (14) e no domingo (15), com duas saídas diárias do Terminal Santo Antônio, às 18h e às 20h, e retornos programados para 19h e 21h.

O serviço contará com animador, música e decoração carnavalesca, proporcionando uma experiência temática aos passageiros. Por se tratar de um ônibus aberto, no modelo jardineira, as viagens poderão ser canceladas em caso de condições climáticas desfavoráveis.

Cada passeio terá capacidade para 36 passageiros, incluindo uma vaga destinada a cadeirante. O veículo é operado pela empresa City, concessionária do transporte público municipal. Em razão da ação especial voltada ao Carnaval, o tradicional passeio turístico do City Tour não será realizado neste fim de semana.

O itinerário terá como destino o Parque Kasato Maru, passando por vias centrais e importantes avenidas da cidade, como Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno, Moreira César, São Bento, Comendador Pereira Inácio, Washington Luiz e Antônio Carlos Comitre. O trajeto de retorno seguirá por avenidas como Barão de Tatuí e Moreira César, finalizando novamente no Terminal Santo Antônio.

Durante o Carnaval 2026, Sorocaba contará com nove blocos autorizados em espaços públicos, conforme programação da Secretaria da Cultura (Secult). As festividades acontecem entre os dias 13 e 17 de fevereiro e devem atrair moradores e visitantes.

Segundo a Setur, a disponibilização do ônibus tem como objetivo oferecer mais segurança, conforto e opções de deslocamento ao público, além de contribuir para a valorização do turismo local. A expectativa é que o período carnavalesco impulsione a economia da cidade, especialmente os setores de hotelaria, gastronomia e comércio, com aumento no fluxo de consumidores e geração de empregos temporários.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Chineses tomaram o que era nosso, estamos tentando reagir (VÍDEO)

[ad_1]

Ônibus no sistema de Santiago, do Chile. Modelos a diesel que são brasileiros estão saindo e no lugar entram elétricos chineses

Declaração é do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em evento do “Superciclo de Investimentos em Infraestrutura”

ADAMO BAZANI

O Brasil com a eletrificação está perdendo destaque no mercado mundial de ônibus e se não reagir agora, poderá perder a posição de um dos maiores produtores globais de veículos de transportes coletivos.

Esta posição já tem sido tirada do Brasil principalmente pelos chineses, que lideram mundialmente o mercado de ônibus elétricos.

A opinião é do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômici e Social), Aloizio Mercadante, em abertura do Seminário “Superciclo de Investimentos em Infraestrutura”, que ocorreu nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, no Rio de Janeiro.

O que Mercadante disse, o Diário do Transporte constatou em 2025 em viagens para os sistemas de ônibus urbanos de Bogotá, na Colômbia, e de Santiago, no Chile. Mercados que antes eram majoritariamente tomados por modelos brasileiros, na era do diesel, agora são tomados por marcas chinesas na era da eletrificação.

“O BNDES hoje é o maior financiador de ônibus elétricos na América Latina. Esse é um grande desafio. Metade dos ônibus que circulavam na América Latina eram produzidos pela indústria brasileira. Nós perdemos esse mercado. Os chineses chegaram com ônibus elétricos e ocuparam aquilo que era a nossa indústria. Nós estamos tentando reagir e voltar com ônibus elétricos” – disse Mercadante no evento, que reunião também o ministro das Cidades, Jader Filho; ministro dos Transportes, Renan Filho; e grandes empresas dos segmentos de infraestrutura, energia, rodovias e indústria automotiva, como Motiva (CCR), Acciona e Eletra Industrial.

Segundo Mercadante, o Brasil tem indústrias que produzem ônibus elétricos e podem atender demandas crescentes.

“O Brasil é o segundo país que mais anda de ônibus, que o povo mais anda de ônibus no planeta. Nós temos escala, nós temos demanda, nós temos mercado, temos uma indústria pujante. E nós estamos financiando uma grande reestruturação da indústria automotiva, principalmente o carro híbrido, que é a nossa vocação, etanol e elétrico, que tem o dobro da capacidade, da autonomia e é mais descarbonizante. E impulsionando ônibus elétricos, já temos algumas fábricas no Brasil.” – falou o presidente do banco ao citar que o BNDES, apenas para a capital paulista, liberou recursos para a compra de ônibus elétricos.

No Seminário, foi citado que o Governo Federal e setor privado projetam até R$ 400 bilhões em concessões, miram universalização do saneamento e estimam R$ 1 trilhão no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) até 2033.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Presidente do Barcelona renuncia antes de se candidatar novamente e tem Messi como ‘aposta’ por nova vitória

0

[ad_1]

Joan Laporta, presidente do Barcelona, renunciou ao cargo de presidente antes de se candidatar novamente à presidência nas eleições marcadas para 15 de março.

O regulamento do clube estipula que o presidente em exercício deve renunciar ao cargo antes das eleições. Assim, uma comissão administrativa fica responsável pela gestão diária do clube nesse ínterim.

Essa comissão será administrada por Rafa Yuste, que é um dos vice-presidentes de Laporta desde sua eleição, em 2021. Laporta enfrentará oposição à presidência de Víctor Font, Marc Ciria, Xavier Vilajoana e Joan Camprubí, que já anunciaram suas candidaturas.

Para que seus nomes constem na cédula eleitoral de 15 de março, eles precisam primeiro obter 2.321 assinaturas de membros do clube que apoiem sua candidatura.

Laporta foi eleito em 2021 para um segundo mandato como presidente do Barça, tendo ocupado anteriormente o cargo entre 2003 e 2010, graças às vitórias eleitorais em 2003 e 2006.

Há cinco anos, ele ficou à frente de Font, obtendo 30.184 votos contra 16.679 de Font, com Toni Freixa, que não está concorrendo desta vez, terminando em terceiro lugar com 4.769 votos.

A campanha eleitoral começará agora a sério, com alguns dos temas que poderão influenciar os votos, incluindo possíveis contratações para o verão, as finanças do clube, a remodelação do Spotify Camp Nou, que se encontra agora na fase final, e o futuro papel de Lionel Messi no clube.

[ad_2]

Fonte

Setor de carrocerias de ônibus cai 18% em janeiro de 2026. Comil recua 58,5%

[ad_1]

Mascarello começa o ano em crescimento expressivo graças a GranVia e aos micro-ônibus. Marcopolo teve volume encolhido também

ADAMO BAZANI

O segmento de carrocerias de ônibus no Brasil começa 2026 com forte retração em relação a janeiro de 2025.

O dado oficial da Fabus, entidade que representa as fabricantes do setor, foi divulgado em primeira-mão nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, pelo Diário do Transporte.

A retração no volume de produção foi de 18% em janeiro de 2026 na comparação com mês semelhante de 2025, contado ou não contanto os números da Volare, fabricante de micro-ônibus da Marcopolo S.A. que não encaroça os chassis, mas vende o veículo já montado. Com Volare, foram produzidos 1395 ônibus em janeiro de 2026 e sem Volare, saíram das fabricantes, 1216 unidades.

A grande queda no início do ano ficou com a Comil, de Erechim (RS), com retração de 58,5% e apenas 65 unidades produzidas.

Líderes do setor amargaram quedas expressivas. Somente a marca Marcopolo teve retração de 39,1% e, todas as marcas que integram o conglomerado da Marcopolo S.A. somam queda de 24,66%. A exceção o grupo foi a Neobus, que encaroça ônibus escolares, entre os quais, do Caminho da Escola – alta de 20,61%.

Outra que está no topo em volume e registou baixa expressiva foi a Caio-Indusscar, com diminuição de 18,6%.

Na contramão aparece a Mascarello, que em janeiro de 2026 registrou alta de 28,9%. Os trunfos da encarroçadora, de Cascavel (PR), foram micro-ônibus, inclusive escolares, e o urbano GranVia, da nova geração, considerado um dos fenômenos de venda fora das opções Torino (Marcopolo) e Apache Vip (Caio), que dominam entre os urbanos com motor dianteiro, de 15 toneladas a 18 toneladas, segmento que responde por quase 70% de todo o mercado de ônibus.

Percentualmente, a maior alta foi da basca Irizar, 66,6%, mas a empresa teve volume pequeno: 15 unidades.

VEJA O RANKING DA FABUS AO DIÁRIO DO TRANSPORTE:

Marcopolo – 205 – 2026

Marcopolo – 337 – 2025

Queda de 39,16%

Volare – 179 – 2026

Volare – 231 – 2025

Queda de 22,5%

Neobus/Ciferal – 117 – 2026

Neobus/Ciferal – 97 – 2025

Alta de 20,61%

Soma Marcopolo S.A. 501 – 2026

Soma Marcopolo S.A.665 – 2025

Queda de 24,66%

///////

Induscar/Caio – 476 – 2026

Induscar/Caio – 585 – 2025

Queda de 18,6%

////////

Mascarello – 285 – 2026

Mascarello – 221 – 2025

Alta de 28,9%

/////////

Comil – 65  – 2026

Comil – 157 – 2025

Queda de 58,59%

////////

Carbuss (Busscar) – 54 – 2026

Carbuss (Busscar) – 79 – 2025

Queda de 31,6%

/////////

Irizar –15 –  2026

Irizar – 09 – 2025

Alta de 66,67%

TODAS AS MARCAS:

TOTAL SEM VOLARE: 1216 – 2026

TOTAL SEM VOLARE: 1485 – 2025

Queda de 18,11%

//////////

TOTAL COM VOLARE: 1395 – 2026

TOTAL COM VOLARE: 1716 – 2025

Queda de 18,71%

As estimativas para 2026, que eram otimistas, passaram a ser moderadas.

Se por um lado, continuam as perspectivas sobre as eleições de 2026, que habitualmente resultam em mais renovações de frotas de ônibus urbanos, já que transporte mexe muito com a imagem política dos gestores e postulantes, a revogação do Caminho da Escola, como noticiou em primeira mão o Diário do Transporte, gera incertezas.

Relembre:

O Programa Governamental e um dos maiores consumidores de ônibus novos no Brasil.

O atual ciclo contemplaria a abertura para a compra de cerca de 7,5 mil coletivos.

Mas, no fim de janeiro de 2026, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Governo Federal, revogou a licitação.

De acordo com o Ministério da Educação, a revogação (que é diferente de suspensão) ocorreu para adequar concorrência a nova lei de isenções.

Um novo edital, segundo a pasta, só será publicado após estudos e pesquisas, o que ainda não tem data.

Além das incertezas sobre as datas, não há claro ainda sobre se numa nova rodada será aberta a possibilidade para a mesma quantidade prevista inicialmente.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Viação Marechal recebe 23 novos ônibus Caio com tecnologia Euro 6 para operação no Distrito Federal

[ad_1]

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Coletivos já estão em circulação e atendem as regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, o Governo do Distrito Federal anunciou a chegada de 23 novos ônibus (carrocerias Caio/chassis Mercedes-Benz e Volvo) para a Viação Marechal, que integram a renovação da frota do transporte público.

Os coletivos já atendem os moradores das regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará, Park Way e Taguatinga desde a semana passada.

Fabricados com tecnologia Euro 6 — Proconve 8, os ônibus reduzem até 80% da emissão de gases poluentes, segundo o padrão ambiental mais recente adotado no país. Além disso, todos contam com ar-condicionado, elevador para acessibilidade, câmeras de monitoramento e sistema de GPS. Os veículos também possuem portas dos dois lados, o que permite a operação tanto no Boulevard do Túnel Rei Pelé quanto nos corredores exclusivos da EPTG e da Epig, facilitando o embarque e desembarque ao longo do Eixo Oeste.

“Nós temos hoje, contando com esses 23 e os que já haviam sido renovados, a frota mais nova e com a menor média de idade do Brasil, inferior a três anos cada ônibus. Além de ser a frota menos poluente e a maior frota de ônibus do país com a tecnologia Euro 6, que em toda sua cadeia produtiva de fabricação do ônibus polui menos até que o carro elétrico”, afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

A gerente de operações da Viação Marechal, Núria Itailine, destacou que os novos ônibus representam um avanço tanto em conforto quanto em segurança para os passageiros: “São veículos totalmente diferentes, todos com ar-condicionado, menos poluentes na questão do diesel e com menos ruídos para o nosso motorista ter um conforto melhor, além de bancos mais confortáveis. Também há novos mecanismos, como o dispositivo do ‘anjo da guarda’, no qual o motorista só consegue movimentar o veículo se as portas estiverem totalmente fechadas, o que traz uma segurança maior aos passageiros.”

A aquisição faz parte do processo de substituição de ônibus antigos e integra a etapa final de renovação da frota da empresa. Com os novos coletivos, a Marechal já renovou mais de 71% dos 510 ônibus em operação. Outros 147 veículos estão previstos para chegar até abril de 2026, completando a troca integral da frota.

Confira mais imagens dos novos ônibus:

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Foto: Reprodução/Agência Brasília

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Volare entrega 50 unidades do micro-ônibus Fly 12 para operação do programa Cuida+ Paraná

[ad_1]

Foto: Divulgação/Volare

Modelo executivo transporta até 37 passageiros e conta com sistema de ar-condicionado 

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Volare, empresa fabricante de micro-ônibus, realizou a entrega de 50 unidades do Fly 12 ao Governo do Estado do Paraná, por meio de licitação conduzida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), com intermediação da concessionária Rodo Service, de Curitiba. O fornecimento atenderá ao programa Cuida+ Paraná, iniciativa do governo que qualifica e expande a rede de cuidado no estado. As unidades serão utilizadas em serviços intermunicipais, ampliando o alcance de atendimentos itinerantes e ações sociais em diferentes regiões do estado.

Desde seu lançamento, em 2024, o Volare Fly 12 soma quase 200 unidades comercializadas em diferentes regiões do país. O modelo tem adoção equilibrada entre operações públicas e de fretamento privado. Hoje, está presente em praças como Ceará, Pará, Paraná e São Paulo, com resultados robustos em licitações, fretamento corporativo e operações intermunicipais.

As 50 unidades do Fly 12 fornecidas ao projeto Cuida+ Paraná foram entregues na versão Executivo com sanitário e possuem 11.300 mm de comprimento, 2.480 mm de largura e 3.330 mm de altura, com capacidade para transportar 37 passageiros sentados em poltronas do tipo Executiva com tomadas USB, além de motorista e auxiliar. O modelo conta com sistema de ar-condicionado, kit multimídia de áudio e vídeo com rádio e monitores, dispositivo de acessibilidade, rodado de 22 polegadas, eixos dianteiro e traseiro de maior capacidade e motor de 213 cavalos, adequados para operações intermunicipais.

Ao longo de sua trajetória, o Fly 12 ampliou seu portfólio de versões, passando a atender aplicações de fretamento (versão inicial), escolar e executiva com sanitário. Essa evolução expande seu escopo competitivo, abre frentes em turismo e reforça sua presença em operações governamentais, mantendo o modelo aderente a diferentes requisitos regulatórios e de serviço.

Confira mais imagens do Volare Fly 12 que irá operar no Paraná:

Foto: Divulgação/Volare

Foto: Divulgação/Volare

Foto: Divulgação/Volare

Foto: Divulgação/Volare

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte