O transfer ban que impedia o Botafogo de contratar jogadores caiu. John Textor confirmou que o aporte chegou ao clube e foi transferido para Major League Soccer (MLS) nesta sexta-feira (6).
Segundo o dono da SAF do Botafogo confirmou à ESPN, a MLS já viu a confirmação do SWIFT e com isso a FIFA já retirou o transfer ban do Glorioso.
O clube foi punido pela entidade pelo não pagamento de US$ 21 milhões ao Atlanta Unitedpela contratação de Thiago Almada e, por isso, ficou impedido de registrar jogadores por um longo período.
Também à ESPN, Textor relatou que ficou chateado por ter que “brigar” com o clube social desde o jogo contra o Cruzeiro, estreia do Botafogo no Brasileirão, para conseguir as assinaturas, mas que finalmente o dinheiro do aporte entrou.
Em vídeo divulgado pelo Botafogo, Textor mandou recado aos botafoguenses, confirmando que o clube já poderá voltar a registrar novas contratações a partir de agora.
“Olá, botafoguenses. Aqui é John Textor e tenho ótimas notícias para vocês. O transfer ban foi retirado e podemos terminar nossas contratações para 2026. Estamos muito animados pelo técnico (Anselmi). Temos um novo sistema, uma nova maneira de jogar, muito focado no ataque! As mesmas características, a mesma base e a atitude e ambição que nos trouxe títulos em 2024. E agora podemos colocar em prática em 2026. Novamente: é ataque, ataque, ataque. É isso que queremos em campo. É tempo de Botafogo. Vamos!”, disse o dono da SAF alvinegra.
Embarques descentralizados desafiam a lógica tradicional do transporte rodoviário
ALEXANDRE PELEGI
Ganhar o passageiro antes mesmo de ele chegar à rodoviária passou a ser um novo eixo de disputa no transporte rodoviário interestadual. A autorização para embarques e desembarques fora dos terminais tradicionais, como no caso da ligação São Paulo–Rio de Janeiro, expõe como a chamada “primeira milha” se tornou um fator decisivo de competitividade entre as empresas.
Em conversa com o Diário do Transporte, o advogado e consultor especializado em regulação e operação do transporte rodoviário de passageiros, Ilo Löbel da Luz, avalia que a descentralização dos embarques altera de forma estrutural a lógica de planejamento do setor.
“Essa autorização evidencia que a disputa pelo passageiro começa antes da viagem em si. Não é apenas o preço da passagem que está em jogo, mas o tempo e o esforço que o usuário precisa fazer para acessar o serviço”, afirmou.
A recente Decisão SUPAS nº 1.947, publicada em dezembro de 2025, autorizou a operação da linha São Paulo–Rio de Janeiro com pontos de embarque e desembarque fora das rodoviárias convencionais. A medida permitiu, por exemplo, a utilização de locais como shoppings e áreas integradas ao transporte urbano, aproximando o ônibus do cotidiano do passageiro.
Segundo Löbel da Luz, o modelo tradicional, baseado exclusivamente nas rodoviárias centrais, passou a gerar perdas de competitividade, especialmente nas grandes metrópoles.
“Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, o deslocamento até a rodoviária pode ser um gargalo maior do que o próprio trajeto rodoviário. Isso pesa na decisão do passageiro quando ele compara o ônibus com outros modais”, explicou.
Historicamente, o transporte rodoviário interestadual exigiu que o usuário se deslocasse até áreas centrais para iniciar a viagem. Com a intensificação dos congestionamentos e a fragmentação da mobilidade urbana, esse modelo passou a consumir tempo excessivo e reduzir a atratividade do ônibus frente ao transporte aéreo e a serviços por aplicativo.
Para o especialista, a utilização de terminais privados autorizados ou pontos de parada em regiões de alta densidade populacional representa uma mudança de paradigma.
“O foco deixa de ser a operação estática, terminal a terminal, e passa a ser uma lógica de conveniência, capilaridade e leitura do território urbano”, disse.
Do ponto de vista regulatório, Löbel da Luz observa que os embarques descentralizados ampliam o leque de atributos competitivos das empresas, indo além da tarifa.
“A empresa passa a competir também pelo custo-tempo da jornada. Reduzir a primeira milha significa entregar valor ao passageiro sem necessariamente mexer no preço da passagem”, avaliou.
Ele ressalta que esse movimento dialoga diretamente com o ambiente pós-marco regulatório do transporte rodoviário interestadual, no qual eficiência operacional, qualidade do serviço e experiência do usuário ganham maior relevância.
“A sustentabilidade das operações futuras pode depender menos da infraestrutura centralizada das rodoviárias e mais da inteligência em desenhar rotas que façam sentido para o deslocamento urbano real”, afirmou.
Para Löbel da Luz, a descentralização não significa o esvaziamento das rodoviárias, mas uma reconfiguração do papel desses equipamentos.
“As rodoviárias continuam importantes, mas não atendem igualmente todos os perfis de passageiros. O sistema passa a admitir soluções diferentes para mercados diferentes”, ponderou.
Na avaliação do consultor, embora ainda seja cedo para afirmar que esse será o modelo dominante, o movimento tende a se expandir.
“Não parece uma exceção pontual. Tudo indica que estamos diante do início de um novo padrão de serviço, especialmente em mercados de alta demanda e forte concorrência”, concluiu.
O caso serve de alerta para gestores públicos, reguladores e operadores: a discussão sobre o futuro do transporte rodoviário passa, cada vez mais, pela integração com a mobilidade urbana e pela capacidade de conquistar o passageiro desde o primeiro quilômetro da viagem.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Veículos zero quilômetro passam a operar no sistema da capital mato-grossense com câmeras de monitoramento, acessibilidade e promessa de frota 100% climatizada até o fim do ano
ALEXANDRE PELEGI
A frota do transporte coletivo de Cuiabá (MT) começou nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, a receber 41 ônibus zero quilômetro, que passam a circular gradualmente a partir da próxima semana. Os veículos contam com ar-condicionado, câmeras de monitoramento e catracas com reconhecimento facial, segundo anunciou a Prefeitura de Cuiabá.
De acordo com a administração municipal, os novos ônibus foram adquiridos pelas concessionárias do sistema, com financiamento privado, conforme as regras contratuais vigentes. A incorporação tem como objetivo substituir veículos mais antigos e avançar no processo de modernização do transporte coletivo da capital.
Além da climatização, os ônibus trazem itens de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e um conjunto ampliado de equipamentos de segurança, como câmeras internas e externas. A prefeitura afirma que a meta é alcançar 100% da frota climatizada até o fim de 2026.
Outro destaque anunciado é o uso do reconhecimento facial nas catracas, ferramenta que, segundo o município, deve contribuir para o controle de acesso e a redução de fraudes no sistema de bilhetagem.
Durante os primeiros 30 dias de operação, os veículos também exibirão campanhas de conscientização, com mensagens de combate à violência contra a mulher, utilizando o transporte coletivo como meio de divulgação.
A entrega dos novos ônibus ocorre em meio a ações da prefeitura para estimular o uso do transporte público, que incluem políticas de gratuidade em datas específicas, como domingos e eventos comemorativos, já adotadas na capital. A iniciativa das políticas de gratuidade consumiu mais de R$ 500 mil em 2025. “A gratuidade permite que o trabalhador e sua família usem o transporte público também para lazer, esporte e atividades sociais”, afirmou o prefeito Abilio Brunini durante a entrega dos novos ônibus.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Coletivo possui 47 poltronas Class Soft, equipadas com tomada USB individual em cada poltrona, ar-condicionado e diversas outras melhorias voltadas para o conforto e segurança dos passageiros
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, a BUSSCAR comunicou a venda de um ônibus modelo El Buss FT, montado sobre chassi Volkswagen WW 17.230, para a empresa PICCOLOTUR; o coletivo é destinado para operações rodoviárias e de turismo.
Atendendo às necessidades específicas da empresa cliente, o veículo recebeu uma configuração personalizada, são 47 poltronas Class Soft, equipadas com tomada USB individual em cada poltrona, para o carregamento seguro de celulares, tablets e outros dispositivos durante o trajeto. Os apoios de braços laterais das poltronas, junto ao corredor são escamoteáveis, aumentando a acessibilidade e permitindo liberar o espaço lateral quando necessário, ainda possui apoio para os pés com balancim e apoio as pernas.
O El Buss FT possui ar-condicionado de teto com renovação de ar e filtro antipólen, enquanto o ambiente interno leva um conjunto completo de iluminação. O porta-pacotes conta com luz de leitura individual, iluminação para numeração das poltronas e caixas de luz para os 47 lugares. O salão também dispõe de iluminação no corredor embaixo das poltronas em Led na cor cristal.
No quesito segurança, o modelo entregue à PICCOLOTUR conta com cintos de segurança retráteis de três pontos em todas as poltronas do salão, além de um sistema de sensor de uso do cinto, com sinalização visual no painel de instrumentos e no display do salão, bem como aviso sonoro na cabine e no salão. O veículo também possui dois tetos solares, luzes indicativas para as janelas de emergência no porta-pacotes e porta-revistas tipo rede na traseira do encosto das poltronas.
“A BUSSCAR trabalha para oferecer soluções que atendam exatamente às necessidades de cada cliente. O El Buss FT entregue à PICCOLOTUR é resultado dessa parceria, unindo design, tecnologia, conforto e segurança em um produto competitivo e alinhado às demandas do mercado”, destaca o Diretor Comercial da BUSSCAR, Paulo Corso.
A Justiça do Rio de Janeiro mandou citar o meia Gerson para responder pela cobrança de R$ 42,7 milhões movida pelo Flamengo.
A ordem de citação foi publicada nesta sexta-feira e é endereçada à FGM Sports, empresa de Marcos Silva, o Marcão, pai e empresário do jogador.
Marcão ainda desconhece a citação e vai aguardar a chegada do processo para se manifestar nos autos. A briga foi antecipada pela ESPN no último dia 15.
A ação corre em sigilo na 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro desde 14 de janeiro. O valor da causa é de R$ 42.750.000,00.
A ação é contra Gerson e a FGM Sports, empresa de seu pai que administra sua carreira.
A cobrança se dá baseada no contrato de direitos de imagem firmado entre o Flamengo e o estafe de Gerson na época da assinatura do seu último contrato com o clube – que entrou em vigor em abril de 2025.
No texto deste vínculo, estabeleceu-se que uma rescisão antecipada “por iniciativa sem justa causa ou por culpa do atleta” incorreria no pagamento de uma multa ao Rubro-negro no valor equivalente à totalidade do saldo restante do acordo – R$ 40 milhões, na época da rescisão rumo ao Zenit.
O Flamengo entendeu que a saída de Gerson se enquadraria nesta cobrança e resolveu acioná-lo agora.
A parte do jogador, no entanto, entende que o saldo a ser quitado dizia respeito somente à compra dos direitos econômicos – pagamento feito pelos russos – e que o contrato de imagem se encerrou automaticamente junto com o esportivo.
Após a transferência do meio-campista para o Cruzeiro, que tem rivalizado com o Rubro-Negro em campo e fora dele, o clube carioca decidiu ingressar com a ação contra o jogador.
Entendimento mediado pelo Ministério Público define retomada do serviço e estabelece prazo para quitação de salários atrasados
YURI SENA
O transporte coletivo urbano de São Luís será retomado nas primeiras horas deste sábado, 7 de fevereiro de 2026, após a formalização de um acordo entre representantes dos rodoviários, das empresas de ônibus e da Prefeitura da capital.
Como noticiou o Diário do Transporte, a negociação foi conduzida na tarde desta sexta-feira (6), com mediação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), diante dos impactos causados pela paralisação que se estendia há mais de uma semana.
O TRT-16 (Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região) comunicou que as empresas de ônibus que operam no transporte de passageiros em São Luís (MA) deverão ter os bens bloqueados após o descumprimento do reajuste salarial de 5,5% aos rodoviários do sistema urbano.
Relembre:
Justiça determina que empresas de ônibus do sistema urbano de São Luís (MA) tenham bens bloqueados e define multas caso não cumpram com reajuste salarial
A reunião ocorreu nas Promotorias de Justiça do Consumidor e resultou no compromisso de normalização imediata da circulação dos ônibus, sem previsão de novas interrupções. Pelo entendimento firmado, os trabalhadores do sistema urbano deverão receber os salários em atraso até a próxima terça-feira (10). Caso o pagamento não seja efetuado dentro do prazo, a categoria poderá avaliar a retomada do movimento paredista a partir de quarta-feira (11).
De acordo com o MP-MA, a prioridade do acordo foi restabelecer o serviço essencial e minimizar os prejuízos à população, que enfrentava dificuldades de deslocamento, além dos impactos econômicos gerados pela suspensão do transporte público.
Paralelamente, o Ministério Público ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Município de São Luís, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), os consórcios e as operadoras do sistema. No processo, o órgão pede a adoção de medidas estruturais para a regularização do transporte coletivo, incluindo a revisão do valor do subsídio municipal pago às empresas, atualmente fixado em R$ 1,35 por passageiro.
Segundo o MP, o valor do subsídio é insuficiente para cobrir os custos do sistema. A proposta é elevar o repasse para R$ 2,15 por passageiro, a partir de fevereiro de 2026. Em contrapartida, o órgão solicita a renovação da frota, com a incorporação de 100 novos ônibus em até seis meses, além da retirada de circulação de veículos com mais de 10 anos de uso, conforme previsto na legislação municipal.
O Ministério Público também aponta falhas recorrentes na gestão do transporte urbano de São Luís, destacando que o sistema enfrenta problemas estruturais há anos, com sucessivas paralisações e descumprimento de cláusulas contratuais por parte das concessionárias.
Intervenções para manutenção e modernização afetam linhas e plataformas; haverá operação especial para o pré-Carnaval
YURI SENA
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará alterações na circulação de trens neste sábado (07) e domingo (08) para a execução de obras de manutenção, melhorias e modernização ao longo da malha ferroviária. As mudanças envolvem ajustes de plataformas, interrupções pontuais e alterações de intervalos em diferentes linhas.
Na Linha 10-Turquesa, no domingo, das 9h às 17h, os trens com destino a Palmeiras-Barra Funda utilizarão a plataforma 3 da estação Tamanduateí, em razão da substituição de dormentes e da movimentação de materiais.
A Linha 11-Coral terá o maior número de intervenções. No sábado, a partir das 21h até o encerramento da operação, o embarque e desembarque nas estações Calmon Viana e Suzano ocorrerão pela plataforma 1 para pintura de passarela metálica. No domingo, durante toda a operação, os trens utilizarão a plataforma 2 nas estações Brás Cubas e Jundiapeba para substituição de cabos. Ainda no domingo, das 8h às 17h, haverá interrupção da circulação entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, com orientação para uso da Linha 10-Turquesa no trecho. Das 8h às 24h, os trens da linha circularão pela plataforma 1 na estação Tatuapé devido a obras na plataforma 3.
Na Linha 12-Safira, no sábado, a partir das 23h até o fim da operação, os trens utilizarão a plataforma 1 na estação Itaquaquecetuba para manutenção em máquina de chave. No domingo, das 4h às 20h, as estações Tatuapé e Jardim Romano terão embarque e desembarque pela plataforma 2, em função da carga de materiais.
O Expresso Aeroporto também terá mudanças no domingo: o serviço operará com intervalos de uma hora, das 5h às 24h, e, entre 8h e 17h, as partidas e chegadas ocorrerão pela estação Luz.
Além das alterações programadas, a CPTM informou que haverá operação especial durante a madrugada de sábado para domingo para atender o público do pré-Carnaval. A estação Palmeiras-Barra Funda funcionará 24 horas para embarque e desembarque, enquanto as demais estações permanecerão abertas durante a madrugada exclusivamente para desembarque e transferências.
A companhia orienta os passageiros a planejarem seus deslocamentos com antecedência e reforça que equipes estarão nas estações para prestar apoio. As informações também serão divulgadas por avisos sonoros, painéis eletrônicos, redes sociais e pelos canais de atendimento da CPTM.
Concessionária irá reforçar número de trens em circulação para atender torcedores com destino ao Maracanã
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Neste final de semana, 07 e 08 de fevereiro de 2026, o atendimento no transporte sobre trilhos no Rio de Janeiro passa por mudanças.
Em comunicado, a SuperVia informou que haverá trens extras para os torcedores que forem ao jogo entre Flamengo e Sampaio Côrrea neste sábado (07), no Maracanã.
Para a ida, a empresa irá reforçar a operação dos trens sentido Central do Brasil. Entre 17h40 e 19h30, trens procedentes de Santa Cruz e Gramacho circularão com intervalo médio de 20 minutos e, de Japeri, com intervalo médio de 25 minutos.
Após a partida, haverá viagens para Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, a partir da estação Maracanã.
Confira os horários:
Santa Cruz: 23h30, 23h50 e 00h10
Japeri: 23h29, 23h49 e 00h09
Saracuruna: 23h40 e 00h05
A concessionária lembra que a estação Maracanã fechará às 23h55 para embarque. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
Fluminense x Maricá
No domingo (08), os torcedores que forem assistir ao jogo entre Fluminense e Maricá, também no Maracanã, poderão contar com trens extras.
Para a ida, haverá reforço na operação dos trens sentido Central do Brasil. Entre 16h30 e 18h30, trens procedentes de Santa Cruz e Japeri circularão com intervalo médio de 20 minutos. Já das 17h às 18h40, trens procedentes de Gramacho circularão com intervalo médio de 25 minutos.
Após a partida, haverá viagens para Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, a partir da estação Maracanã.
Confira:
Santa Cruz: 22h59, 23h20 e 23h40
Japeri: 22h58, 23h19 e 23h39
Saracuruna: 23h10 e 23h35
A SuperVia lembra que a estação Maracanã fechará às 23h25 para embarque. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque dos passageiros.
A orientação é de que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.
A empresa ressalta que a programação de trens extras pode sofrer alterações em virtude da dinâmica do evento.
Veja também as manutenções programadas nos trilhos para este fim de semana:
Sábado (07)
Ramal Deodoro
Das 10h às 19h, haverá manutenção programada na linha férrea e na rede aérea no trecho entre as estações Madureira e Olímpica do Engenho de Dentro. Neste período, trens com destino à Central do Brasil não realizam parada na estação Piedade. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Quintino e/ou Olímpica do Engenho de Dentro.
Domingo (08)
Ramal Deodoro
Das 9h às 10h, haverá manutenção programada na linha férrea e na rede aérea no trecho entre as estações Praça da Bandeira e Madureira. Neste período, trens com destino a Japeri e Santa Cruz não realizam parada nas estações Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meier e Piedade. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã, Quintino e/ou Olímpica do Engenho de Dentro.
Das 10h30 às 19h, os trens com destino a Japeri e Santa Cruz não realizam parada na estação Oswaldo Cruz. De acordo com a origem e o destino pretendido, os passageiros poderão realizar transferência nas estações Madureira e/ou Bento Ribeiro.
Ramal Belford Roxo
Das 10h às 19h, haverá manutenção programada na linha férrea no trecho entre as estações Pavuna e Costa Barros. Neste período, os passageiros vão precisar trocar de composição na estação Mercadão de Madureira para seguir viagem até os terminais (tanto em direção para Central do Brasil quanto para Belford Roxo).
Los Angeles Lakers e Golden State Warriors se enfrentam neste sábado (7), às 22h30 (de Brasília), na Arena Crypto.com. O confronto que marca mais um encontro entre duas das maiores estrelas da NBA terá transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Essa será a 28ª vez que LeBron James e Stephen Curry se enfrentam na história da liga. O último encontro entre os dois ocorreu no dia 3 de abril de 2025, quando os Warriors venceram os Lakers por 123 a 116.
Ao longo dos 27 confrontos, porém, é LeBron James quem leva a melhor contra Stephen Curry. Atuando pelo Miami Heat, Cleveland Cavaliers e Los Angeles Lakers, o ‘King’ James venceu 14 dessas partidas. Já o astro dos Warrios venceu 13 jogos.
LeBron James venceu três dos últimos cinco jogos contra Stephen Curry – veja abaixo. Em abril de 2024, no primeiro jogo dessa sequência, o astro dos Warriors liderava o confronto. Agora, porém, o ‘placar’ é favorável ao jogador dos Lakers.
03/04/2025 – Lakers 116 x 123 Warriors – 27º confronto (LeBron 14 x 13 Curry)
07/02/2025 – Lakers 120 x 112 Warriors – 26º confronto (LeBron 14 x 12 Curry)
25/01/2025 – Warriors 108 x 118 Lakers – 25º confronto (LeBron 13 x 12 Curry)
25/12/2024 – Warriors 113 x 115 Lakers – 24º confronto (LeBron 12 x 12 Curry)
09/04/2024 – Lakers 120 x 134 Warriors – 23º confronto (LeBron 11 x 12 Curry)
LALIGA, Premier League e mais NBA no Disney+
Além de acompanhar as emoções de Lakers x Warriors, o fã de basquete tem mais um jogão da NBA para acompanhar no Disney+ neste sábado (7). Houston Rockets x Oklahoma City Thunder se enfrentam às 17h30 (de Brasília).
O fã de futebol tem sete jogos da Premier League para acompanhar: Manchester United x Tottenham, às 9h30 (de Brasília), Arsenal x Sunderland, Bournemouth x Aston Villa, Burnley x West Ham, Fulham x Everton e Wolverhampton x Chelsea, às 12h (de Brasília), e Newcastle x Brentford, às 14h30 (de Brasília).
O sábado também reserva quatro jogos da 23ª rodada de LALIGA: Rayo Vallecano x Real Oviedo, às 10h (de Brasília), Barcelona x Mallorca, às 12h15 (de Brasília), Sevilla x Girona, às 14h30 (de Brasília), e Real Sociedad x Elche, às 17h (de Brasília).
Por ultimo, o Disney+ também transmite dois jogos da Serie A da Itália: Genoa x Napoli, às 14h (de Brasília), e Fiorentina x Torino, às 16h45 (de Brasília).
Fechamento das 6h às 19h será necessário para içamento e instalação da estrutura metálica de travessia para pedestres
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O viaduto localizado no quilômetro 231+180m, que dá acesso ao bairro Tangará, sob a Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos (SP), ficará totalmente interditado neste final de semana (amanhã, sábado, 07/02, e domingo, 08/02). O fechamento, das 6 às 19 horas, será necessário para que haja o içamento e a instalação da estrutura metálica de travessia para pedestres.
A fim de minimizar o impacto no cotidiano da população nesses dois dias, o viaduto do bairro Maria Stella Fagá (quilômetro 231+800m) estará liberado, garantindo o fluxo de veículos entre os bairros. Os trabalhos deste final de semana são necessários para que a concessionária de rodovias Ecovias Noroeste Paulista dê sequência à implantação das terceiras faixas SP-310, previstas no contrato de concessão.
Viaduto com alteração de tráfego:
Viaduto do Jardim Embaré (quilômetro 240+310m): A faixa no sentido Embaré-Parque Fehr está totalmente interditada. Na faixa oposta foi implantada operação em mão dupla, com circulação nos dois sentidos (ida e volta). A previsão de duração é de 45 dias.