17 C
Rondonópolis
sexta-feira, 26 junho - 03:15
Publicidade
Home Blog Page 163

Consórcio com empresas chinesas recorre à Justiça após desclassificação em licitação da Linha 19-Celeste do Metrô de SP

[ad_1]

Imagem Meramente Ilustrativa

Grupo havia apresentado a menor proposta para o Lote 1 da obra, estimada em quase R$ 5 bilhões, mas foi inabilitado por não atender exigências técnicas do edital

YURI SENA

O consórcio Nove de Julho, integrado pelas empresas chinesas Yellow River, ligada à Power China, e Highland, além da construtora brasileira Mendes Júnior, acionou a Justiça após ser inabilitado na licitação do Metrô de São Paulo para a execução do Lote 1 da futura Linha 19-Celeste. As informações são do portal Valor Econômico.

O grupo havia apresentado a menor oferta financeira do certame, no valor de R$ 4,98 bilhões. No entanto, acabou sendo inabilitado após a análise de um recurso administrativo apresentado pelo consórcio classificado em segundo lugar, composto pelas empresas Agis, OHLA e Cetenco, cuja proposta foi de R$ 5,01 bilhões.

O recurso, acolhido pelo Metrô, questionou a habilitação técnica das empresas chinesas e apontou que o consórcio não teria cumprido exigências previstas no edital. Entre os principais pontos levantados está a ausência de comprovação de experiência na execução de túneis com características específicas em ambiente urbano.

Segundo o entendimento do Metrô, o projeto apresentado pelo consórcio Nove de Julho para demonstrar sua capacidade técnica não se enquadraria no conceito de área urbana estabelecido no edital, que exige a presença de edificações contínuas e de outras infraestruturas urbanas concomitantes. Esse fator foi determinante para a decisão de inabilitação.

Apesar de o consórcio ter apresentado contrarrazões durante a fase recursal, os argumentos não foram aceitos. Outros questionamentos feitos pelo segundo colocado também foram analisados, mas não considerados procedentes pela companhia.

O Metrô de São Paulo informou que aguarda a avaliação do pedido de liminar pelo Poder Judiciário. A empresa afirmou ainda que a inabilitação ocorreu por desconformidade na documentação de qualificação técnica e que o consórcio com a segunda melhor proposta financeira será convocado para apresentar seus documentos de habilitação para nova análise.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Transporte metropolitano conta com orientações especiais durante o Carnaval 2026

[ad_1]

STM reforça recomendações de segurança e convivência para usuários do Metrô e da CPTM

YURI SENA

Para atender ao aumento no número de passageiros durante o Carnaval, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) reforçou uma série de recomendações voltadas aos usuários do Metrô e da CPTM. As orientações têm como objetivo promover deslocamentos mais seguros, organizados e confortáveis ao longo dos dias de folia.

Entre os principais pontos está a importância de planejar a viagem com antecedência, consultando itinerários, horários e eventuais mudanças na operação. A STM destaca que muitas estações estão próximas aos locais de festas e podem ser utilizadas como pontos de encontro, facilitando o acesso aos eventos e o retorno para casa.

O respeito às regras de segurança também é fundamental. A secretaria orienta que os passageiros permaneçam atrás da faixa amarela nas plataformas, evitem correr em áreas de circulação e não se sentem no chão, degraus ou muretas das estações e dos trens. O uso de aparelhos sonoros sem fones é proibido, assim como o consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias ilícitas dentro do sistema.

A convivência no ambiente coletivo é outro aspecto enfatizado. Fantasias e adereços devem ser usados com cuidado para não atrapalhar o fluxo de pessoas, e a limpeza dos trens e estações deve ser preservada, evitando o uso de sprays, confetes e outros materiais que sujem os espaços. A STM também reforça a importância de um comportamento respeitoso entre os passageiros e do cumprimento das orientações dos funcionários.

Para agilizar o embarque, a recomendação é adquirir bilhetes antecipadamente ou utilizar os meios digitais disponíveis, como aplicativos, QR Code e pagamento por aproximação, aceito em todas as estações do Metrô e em parte da rede da CPTM. Essas opções ajudam a reduzir filas e tornam o acesso mais rápido.

A secretaria orienta ainda que os passageiros redobrem a atenção com objetos pessoais, como bolsas e celulares, especialmente em locais com grande concentração de pessoas. Em casos de assédio ou qualquer situação de desconforto, os usuários devem procurar os funcionários ou acionar os canais de atendimento e denúncia existentes nas duas redes, que oferecem acolhimento especializado.

Segundo a STM, a adoção dessas práticas contribui para um Carnaval mais seguro e organizado, garantindo que o transporte metropolitano continue sendo uma opção eficiente e confiável para quem vai aproveitar as festas na capital e na região metropolitana.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Buser é condenada a pagar indenização de R$ 20 mil a casal que estava em ônibus apreendido em Minas Gerais

[ad_1]

Segundo magistrado, passageiros foram submetidos a riscos, incertezas e constrangimento, sendo pior que mero aborrecimento

ADAMO BAZANI

O aplicativo de ônibus Buser foi condenado e teve de pagar R$ 20 mil de indenização a um casal que estava em um coletivo rodoviário apreendido em Minas Gerais por irregularidades no veículo.

A sentença, de dezembro de 2025, é de segunda instância e foi informada pelo TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026.

A Buser disse que já pagou e que a apreensão foi arbitrária, não havendo transporte ilegal.

Além disso, afirmou que é “mera intermediadora” entre os passageiros e as empresas de ônibus de fretamento.

Mas a Justiça não aceitou o argumento e entendeu que, nestes casos, a responsabilidade é solidária: da empresa que tem o aplicativo/site e da companhia de ônibus.

Os magistrados se basearam em jurisprudência que prevê a responsabilização de empresa que integra a cadeia de fornecimento, intermediando a venda de passagens, pois esta deve responder de forma objetiva e solidária por falhas na execução do serviço de transporte, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC, Lei nº 8.078/1990).

A decisão é 6º Núcleo de Justiça 4.0 – Cível Privado (6º Nucip 4.0) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, que ampliou o valor da indenização determinado pela primeira instância.

O relator do recurso, o juiz de 2º Grau Richardson Xavier Brant, salientou que os passageiros não passaram por mero aborrecimento, mas foram submetidos a riscos, incertezas e constrangimento:

“Os consumidores contrataram um serviço de transporte que não foi prestado a contento, resultando na interrupção da viagem em local diverso do destino, com a intervenção de autoridade policial e a apreensão do veículo, gerando um ambiente de incerteza e constrangimento.” – diz trecho da sentença.

O casal comprou as passagens por meio da plataforma Buser para uma viagem entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, em junho de 2023.

De acordo com o TJMG, devido a irregularidades, o veículo foi interceptado por agentes do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e os passageiros foram escoltados por policiais até a rodoviária de Conselheiro Lafaiete (MG), cidade mais próxima do trecho, onde foram realocados em outro ônibus. Com isso, houve atraso de cinco horas na chegada ao destino.

Os passageiros ajuizaram ação de danos morais contra a plataforma alegando constrangimento, abalo psicológico e frustração de expectativa, agravados pela condição de saúde de um deles, que se recuperava de uma cirurgia no joelho e buscava, justamente, um serviço ágil e confortável.

A turma julgadora manteve a condenação da empresa e divergiu sobre o valor da indenização. A quantia foi fixada em R$ 10 mil para cada um dos dois passageiros, conforme os votos dos desembargadores Amauri Pinto Ferreira, Aparecida Grossi e Evandro Lopes da Costa Teixeira.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Corinthians confirma lesão de Kaio César e Hugo passará por cirurgia

0

[ad_1]

O Corinthians confirmou nesta sexta-feira (6) que Hugo sofreu uma lesão no menisco lateral do joelho direito e passará por cirurgia nos próximos dias, enquanto Kaio César teve diagnosticada uma lesão no músculo posterior da coxa direita.

Os dois jogadores estão fora do clássico com o Palmeiras, neste domingo, pela sétima rodada do Campeonato Paulista, na Neo Química Arena.

Kaio César se lesionou aos 14 minutos do primeiro tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Capivariano, em sua primeira partida como titular. O atacante havia se destacado recentemente na Supercopa do Brasil, mas deixou o campo após sentir dores na coxa direita. Ele já iniciou tratamento com a equipe de fisioterapia do clube.

A situação de Hugo é mais grave. O lateral-esquerdo sentiu o joelho aos 38, caiu no gramado e pediu substituição imediatamente, deixando o campo chorando. Exames realizados após a partida confirmaram a lesão no menisco, o que deve afastá-lo por boa parte da temporada.

Após o jogo, ainda sem o diagnóstico definitivo, o técnico Dorival Júnior comentou rapidamente o quadro dos atletas e admitiu preocupação maior com o lateral. “Acredito que a situação do Hugo seja um pouco mais séria do que a do Kaio”, disse o treinador.

A confirmação da necessidade de cirurgia mostrou que a lesão foi mais grave do que o inicialmente imaginado pela comissão técnica.

Próximos jogos do Corinthians:

Palmeiras (C) – 08/02, 20h30 (de Brasília) – Campeonato Paulista

Red Bull Bragantino (C) – 12/02, 20h (de Brasília) – Campeonato Brasileiro

São Bernardo (F) – 15/02, 20h30 (de Brasília) – Campeonato Paulista

[ad_2]

Fonte

Produção de ônibus sobe 159,6 % em relação a dezembro de 2025 e fica estável em comparação com janeiro

[ad_1]

 

Emplacamentos e exportações também caíram na variação mensal. Revogação do Caminho da Escola, como noticiou em primeira mão o Diário do Transporte, gera incertezas

ADAMO BAZANI

A produção de ônibus no Brasil subiu em janeiro de 2026, 159,6% com 1.820 unidades em relação às 701 de dezembro de 2025, mas ficou praticamente estável, com alta de 0,8% sobre os 1.806 coletivos que saíram das montadoras em janeiro de 2025.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Segundo a entidade, com 1.180 unidades emplacadas, os licenciamentos em janeiro de 2026 foram 43,6 % menores que o total de dezembro de 2026 e representam queda de 33,9 % sobre os 1.784 coletivos de janeiro de 2025.

Já as exportações de ônibus somaram em janeiro de 2026, 309 unidades, queda de 20,2 % sobre os 387 embarques de dezembro de 2025 e alta de 3,7% na comparação com os 298 ônibus enviados ao exterior em janeiro de 2025.

As estimativas para 2026, que eram otimistas, passaram a ser moderadas.

Se por um lado, continuam as perspectivas sobre as eleições de 2026, que habitualmente resultam em mais renovações de frotas de ônibus urbanos, já que transporte mexe muito com a imagem política dos gestores e postulantes, a revogação do Caminho da Escola, como noticiou em primeira mão o Diário do Transporte, gera incertezas.

Relembre:

O Programa Governamental e um dos maiores consumidores de ônibus novos no Brasil.

O atual ciclo contemplaria a abertura para a compra de cerca de 7,5 mil coletivos.

Mas, no fim de janeiro de 2026, o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Governo Federal, revogou a licitação.

De acordo com o Ministério da Educação, a revogação (que é diferente de suspensão) ocorreu para adequar concorrência a nova lei de isenções.

Um novo edital, segundo a pasta, só será publicado após estudos e pesquisas, o que ainda não tem data.

Além das incertezas sobre as datas, não há claro ainda sobre se numa nova rodada será aberta a possibilidade para a mesma quantidade prevista inicialmente.

MARCAS:

Em relação ao desempenho das marcas, segundo a Anfavea, os emplacamentos ficaram da seguinte maneira em janeiro de 2026 em comparação com janeiro de 2025:

  • Mercedes-Benz: 461 unidades – queda de 31,4%
  • Volkswagen: 339 unidades – queda de 19,1%
  • Agrale (contando os micro-ônibus Volare, da Marcopolo) – 169 unidades – queda de 43,3%
  • Iveco: 100 unidades, queda de 52,2%
  • Volvo: 31 unidades, queda de 50%
  • Scania: 15 unidades, queda de 72,2%
  • Outras empresas não associadas: 65 unidades, queda de 7,1%

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Licitação de bilionária do sistema de ônibus de Campinas (SP) é adiada por 15 dias após TCE apontar inconsistências

[ad_1]

Prefeitura tenta conceder o sistema há quase cinco anos, mas processo é alvo de impugnações por parte da corte de contas e ações judiciais. Errata da planilha que integra o edital de concessão vai ser publicada até o dia 13 de fevereiro

ADAMO BAZANI

A licitação bilionária dos transportes coletivos municipais por ônibus de Campinas, no interior de São Paulo, foi adiada por 15 dias após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontar inconsistências no edital.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, pela prefeitura, Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Assim, a data que havia sido marcada para 10 de fevereiro, na sede da B3, em São Paulo, foi marcada para 25 de fevereiro para a entrega e para o dia 05 de março para a abertura dos envelopes.

O TCE apontou necessidade de ajuste no Fator de Utilização do edital.

Segundo a prefeitura, em nota, Fator de Utilização (FU) é um coeficiente técnico que indica quantos profissionais, em média, são necessários por veículo para manter a operação, considerando folgas, férias, afastamentos e turnos. Foi identificado um erro na premissa do FU, que não refletia adequadamente a dinâmica operacional, podendo resultar em distorções do custo de pessoal.

Ainda segundo a administração municipal, também houve inconsistência no valor dos benefícios trabalhistas considerado na planilha, por não contemplar integralmente os encargos aplicáveis.

A prefeitura optou por adiar a licitação para eventual correção e, assim, evitar que toda a concorrência seja comprometida, com suspensão ou mesmo anulação do edital.

A errata da planilha que integra o edital de concessão vai ser publicada até o dia 13 de fevereiro de 2026, segundo o poder público municipal.

A licitação prevê contratos de 15 anos e valor total estimado em R$ 11 bilhões. Desse montante, R$ 1,7 bilhão deverá ser destinado à renovação da frota, com R$ 900 milhões aplicados nos cinco primeiros anos. Outros R$ 1,9 bilhão serão destinados a tecnologias embarcadas e melhorias em terminais e estações. Nos primeiros anos, devem ser incorporados ao menos 60 ônibus elétricos, além de veículos Euro 6, compatíveis com normas ambientais mais restritivas. Outras alternativas de combustível, como biometano, GNV e hidrogênio, também poderão ser adotadas. Toda a frota deverá ser acessível.

O sistema será dividido em dois lotes operacionais — Norte e Sul.

O edital inclui ainda a operação do sistema BRT, reformulado para funcionar como rede tronco-alimentada, ampliando a integração entre bairros, terminais e regiões da cidade. O PAI-Serviço também passa a integrar a concessão e deve ser modernizado com ampliação da capacidade e renovação dos veículos.

A bilhetagem eletrônica terá governança compartilhada entre Emdec e operadoras, por meio de uma SPE – Sociedade de Propósito Específico.

Há quase cinco anos, a prefeitura tenta uma nova concessão, mas o processo foi marcado por impugnações do TCE (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), ações judiciais e falta de interesse de concorrentes, como tem acompanhado o Diário do Transporte.

Numa das tentativas, por exemplo, ninguém apresentou proposta em 20 de setembro de 2023. Na ocasião, os contratos de 15 anos foram avaliados em R$ 8,2 bilhões.

Pelo aviso de consulta pública, assinado pelo Secretário de Transportes, Fernando de Caires Barbosa, assim como das outras tentativas, as linhas de ônibus serão divididas em dois lotes operacionais.

A bilhetagem eletrônica, o transporte para pessoas com deficiência com restrição severa de acessibilidade (PAI Serviço) e a conservação das estações de BRT (Bus Rapid Transit), passam a ser incluídas na concessão das viações.

Concessão comum da prestação e exploração do Serviço de Transporte Público Coletivo de Passageiros na cidade de Campinas/SP, dividida em 2 (dois) Lotes, envolvendo: serviço de transporte coletivo público na Modalidade Convencional; serviço de transporte para pessoas com deficiência e/ou restrição severa de acessibilidade (PAI Serviço); serviços nos terminais e nas estações do Bus Rapid Transit (BRT); e lote único para os serviços complementares de bilhetagem e de monitoramento.

A gestão previa, 200 ônibus elétricos entre os mais de 800 de frota total e a Bilhetagem seria de responsabilidade da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).

Mas sobre a bilhetagem, o novo edital deve mudar, incluindo o serviço na concessão das viações, como já é hoje.

A bilhetagem eletrônica e da arrecadação do sistema atualmente está sob a responsabilidade das próprias empresas de ônibus.

Em uma das representações no TCE (Tribunal de Contas do Estado), as empresas de ônibus, pelo SetCamp, apontaram que queriam também operar as linhas que compõem a modalidade de serviço alternativo, executado por trabalhadores autônomos ou cooperados, que somam 256 permissionários. Estas linhas não estavam na licitação e o sindicato empresarial queria a inclusão na concorrência.

Relembre:

Ninguém apresenta proposta na licitação dos ônibus de Campinas (SP)

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Ipatinga (MG) tem primeiro ônibus Mascarello/Mercedes-Benz de nova frota apresentado nesta sexta-feira (06)

[ad_1]

Foto: @busofsteelvalley/@imagensdeonibus (Instagram)

Renovação no sistema de mobilidade do município abrange a aquisição de 88 coletivos que serão operados pela empresa SARITUR

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, a Prefeitura de Ipatinga (MG) apresentou o primeiro dos novos ônibus encomendados para a frota do transporte público.

Com operação da empresa SARITUR, o modelo com carroceria Mascarello GranVia e chassi Mercedes-Benz possui tecnologia sustentável Euro 6, ar-condicionado, piso antiderrapante e iluminação interna em LED, além de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como elevador e botões em braille.

O chassi Mercedes-Benz escolhido para o serviço urbano é o OF-1619L, que conta com motor OM924LA de 185 cavalos e 700 Nm de torque, com câmbio manual de seis velocidades.

A renovação da frota do transporte público tem investimento de R$ 68 milhões por meio do Novo PAC do Governo Federal.

O ônibus apresentado nesta sexta-feira (06) é o primeiro de um lote de 88 coletivos.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Quando são as provas que o Brasil tem chances de ganhar medalha inédita nas Olimpíadas de Inverno

0

[ad_1]

O Brasil chega às Olimpíadas de Inverno de 2026, sediada nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, com recorde de representantes e chances reais de medalha.

A grande possibilidade vem com Lucas Pinheiro, nascido em Oslo, capital da Noruega, filho de norueguês com brasileira. O atleta está entre os melhores do mundo em duas provas: esqui alpino slalom e slalom gigante.

No final do ano passado, Lucas se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em uma etapa de Copa do Mundo, ao vencer a prova de slalom na Finlândia.

As provas masculinas de esqui alpino slalom gigante começam no dia 14, a partir das 6h (de Brasília), com a primeira descida. A segunda descida, que vale medalha, será às 9h30 (de Brasília). Já as provas do slalom serão no dia 16, com a primeira descida às 6h (de Brasília) e a segunda às 9h30 (De Brasília).

Pat Burgener é a esperança de medalha do Brasil no snowboard. Filho de brasileira, representou a Suíça até o ano passado. O atleta é o sexto no ranking mundial do snowboard na categoria half pipe. No início deste ano, conquistou o inédito bronze para o país na Copa do Mundo da modalidade.

As provas do snowboard halfpipe, que tem a pista em formato de U, começam no dia 11, a partir das 15h30 (de Brasília), com as qualificatórias. A final masculina será no dia 13, no mesmo horário.

Por último, Nicole Silveira é a esperança de medalha no skeleton, modalidade na qual os atletas descem por uma pista debitados de barriga para baixo e cabeça para a frente em um trenó.

Natual do Rio Grande do Sul, a brasileira que mora no Canadá desde os sete anos fechou a temporada de 2024/25 em quinto lugar no ranking mundial.

Os treinamentos do skeleton feminino começam no dia 9. A primeira bateria será no dia 13, às 12h (de Brasília). A última bateria, que vale medalha, será disputada no dia 14, 15h35 (de Brasília).

[ad_2]

Fonte

Grupo Comporte propõe tarifas de R$ 11,53 e R$ 9,94 para dois lotes de operação de ônibus municipais do Rio de Janeiro. Lote da Sancetur não teve interessados

[ad_1]

Área Operada pela Sancetur não recebeu lances

Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio de Janeiro

Não se trata da tarifa que será paga pelo passageiro, que continua a do sistema. Segundo a gestão de Eduardo Paes, frota saltará de 104 para 366 ônibus e, no caso do lote B1, haverá nova licitação

ADAMO BAZANI

O Grupo Comporte ofereceu como tarifa de remuneração por quilômetro na licitação para a operação de dois lotes de ônibus municipais na capital do Rio de Janeiro R$ 11,53 para a área B2, que tem no edital como teto R$ 11,74 e R$ 9,94 para o lote A2, cujo teto é de R$ 10,11. Não se trata da tarifa que será paga pelo passageiro, que continua a do sistema, hoje em R$ 5,00, mas é o que a empresa vai receber por quilômetro operado.

Tratam-se dos lotes de linhas locais das regiões de Campo Grande e Santa Cruz (A2 e B2). A sessão de abertura ocorreu nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026 e o Diário do Transporte foi um dos primeiros veículos de comunicação a noticiar.

O Grupo Comporte é liderado pela família do empresário Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas e que tem mais de sete mil ônibus em todo o País, espalhados por diversas empresas, como a Viação Piracicabana, União, Itamarati, Reunidas Paulista, Nossa Senhora da Penha, entre outras.

Foi o único interessado a apresentar uma oferta.

Como ANTECIPOU O DIÁRIO DO TRANSPORTE, o Grupo de Constantino planeja para 2026 expansão.

Relembre:

Já para o lote B1, estrutural nestas regiões, atualmente operado de forma provisória pela Sancetur, da família Chedid, não houve propostas e a prefeitura deve relançar a concorrência.

Os contratos destes três lotes somam R$ 577 milhões.

No dia 10 de fevereiro de 2026, após os exames dos documentos, devem ser assinados os contratos.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, para ambos os lotes que tiveram o Grupo Comporte como interessado, a frota passará de 104 para 366 veículos.

Isso representa a entrada de 262 novos ônibus.

Em Campo Grande, o número de veículos que atendem ligações locais aumentará de 37 para aproximadamente 160. Em Santa Cruz, a frota local crescerá de 67 para cerca de 216 ônibus.

A frota zero quilômetro, prevista para começar a operar em setembro deste ano, será totalmente acessível, com ar-condicionado, piso baixo nos veículos básicos, rampa de acessibilidade, três portas e tecnologia sustentável padrão Euro VI, que reduz a emissão de poluentes. O pagamento em dinheiro a bordo será extinto, com uso exclusivo do sistema eletrônico de bilhetagem.

Segundo a prefeitura, em nota, as etapas seguintes da licitação serão organizadas por regiões e vão priorizar as áreas com pior desempenho operacional. O novo modelo divide a cidade em 34 lotes — 22 estruturais e 12 locais —, com o objetivo de ampliar a cobertura e reorganizar a gestão das linhas.

Ainda de acordo com a gestão do prefeito Eduardo Paes, o cronograma prevê a implantação escalonada das demais fases até 2028, incluindo regiões da Zona Norte, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Zona Sul e outras áreas da cidade.

A qualidade da operação continuará sendo medida trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que considera critérios como regularidade das viagens, satisfação dos passageiros, idade média da frota, climatização e penalidades contratuais. Linhas com pontuação inferior a 0,8 poderão perder a exclusividade e ser transferidas

 

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura reviu os valores dos lotes no final ano passado.

Lote A2:

ANTES: contrato de R$ 221,28 milhões, tarifa de referência R$ 10,53/km e mínima R$ 8,04/km.

REVISADO: R$220.098.824,87 (duzentos e vinte milhões, noventa e oito mil, oitocentos  e vinte e quatro reais e oitenta e sete centavos).TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 10,55 por Km TARIFA MÍNIMA: R$ 8,05 por Km

Lote B1:

ANTES: contrato de R$ 223,03 milhões, tarifa de referência R$ 11,64/km e mínima R$ 8,57/km.

REVISADO: R$221.956.023,87 (duzentos e vinte e um milhões, novecentos e cinquenta  e seis mil, vinte e três reais e oitenta e sete centavos).TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 11,65 por Km TARIFA  MÍNIMA: R$ 8,58 por Km

Lote B2:

ANTES: contrato de R$ 132,39 milhões, tarifa de referência R$ 11,91/km e mínima R$ 9,32/km.

REVISADO: VALOR DO CONTRATO: R$131.154.647,59 (cento e trinta e um milhões, cento e cinquenta e quatro mil, seiscentos e quarenta e sete reais e cinquenta e nove centavos). TARIFA DE REFERÊNCIA: R$ 11,91 por KM TARIFA MÍNIMA: R$ 9,32 por Km

Segundo o novo edital, a concessão compreenderá 3 LOTES (A2; B1 e B2), incluindo a implantação de garagem e fornecimento de frota.

Os lotes se referem às linhas de Campo Grande e Santa Cruz.

Na primeira etapa da concessão são previstos investimentos de R$577 milhões.

Atualmente, opera, nestas áreas199 ônibus. A estimativa é que com a conclusão de todas as etapas previstas na licitação, estejam em operação 528 coletivos.

APRESENTAÇÃO DO NOVO SISTEMA:

(Relembre reportagem)

Licitação dos transportes do Rio de Janeiro: Pintura padronizada retorna, todos os ônibus padrons vão ter piso baixo e motor traseiro. Serão comprados cinco mil novos veículos

Sistema será dividido em 31 lotes e não mais quatro como agora. Concorrência será gradativa

ADAMO BAZANI E ARTHUR FERRARI

Os ônibus da cidade do Rio de Janeiro voltarão a ter pintura padronizada em todo o sistema, mas não será uma padronização com “layout” apagado, mas haverá uma “cafonice de leve” para o passageiro, principalmente o que tem dificuldade na visão identificar melhor.

Os termos foram usados pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao apresentar a licitação que vai remodelar o sistema de transportes municipais, na manhã desta quarta-feira, 28 de maio de 2025.

Além disso, todos os veículos serão gradativamente trocados, alcançando a marca de cerca de cinco mil ônibus zero km. Todos os veículos deverão ter piso baixo com motor traseiro, no caso dos padrons. Micros e mídis continuam com piso alto e motor dianteiro, mas todos, independentemente do porte terão de contar com ar-condicionado e mostrador de velocidade para os passageiros verem, entre outros itens.

Ao longo da concessão devem ser comprados cinco mil ônibus zero quilômetro e não foi falado de exigência para serem elétricos. A frota deve ser ampliada em 25%.

A bilhetagem não volta para as empresas.

A divisão do sistema vai passar dos atuais quatro lotes para 31, sendo 22 estruturais e nove locais.

Serão na verdade diversas licitações separadas por lotes, segundo a secretária de transportes e mobilidade, Maína Celidonio de Campos, começando pelas áreas mais problemáticas.

O projeto estabelece a substituição do atual sistema, hoje operado por quatro grandes consórcios (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), por 31 áreas com diferentes operadores, em um modelo que pretende aumentar a concorrência, padronizar o serviço e melhorar o atendimento à população.

Campo Grande e Santa Cruz serão as primeiras áreas contempladas. A previsão é de que o lote estrutural de Campo Grande Norte aumente de 95 para 150 ônibus, enquanto o lote local salte de 37 para 200 veículos. Já Santa Cruz terá a frota ampliada de 67 para 330 ônibus. No total, a Zona Oeste receberá um reforço de 481 veículos.

De acordo com Maína, a seleção das regiões segue critérios técnicos. “A gente vai avançando na cidade, sempre indo para as áreas onde temos a pior qualidade de serviço e deixando para o final as que têm qualidade maior”, explicou. O prefeito Eduardo Paes classificou o cronograma como “ousado”, ressaltando que os impactos não serão imediatos.

A frota nova deverá contar com responsabilidade de investimento atribuída às empresas vencedoras das licitações. A prefeitura também determinou que os últimos 200 ônibus sem climatização sejam retirados de circulação até 1º de novembro de 2025.

A segunda fase do processo deve atingir a Ilha do Governador no início de 2026. Segundo a prefeitura, a Paranapuan, operadora local, tem a pior avaliação no IQT (Índice de Qualidade de Transportes). As demais fases seguirão até 2028, acompanhando o encerramento dos contratos atuais.

Além de melhorias na frota, a proposta prevê maior transparência na operação e fiscalização mais rigorosa. Uma das metas é o combate às chamadas linhas fantasmas e o cumprimento rigoroso de horários, garantindo maior confiabilidade ao sistema.

*(Adamo Bazani)*

Resumo: O Grupo Comporte é liderado pela família do fundador da GOL, Constantino de Oliveira, detém mais de 7 mil ônibus em todo o País, com empresas como Viação Piracicabana, Penha e Expresso União; venceu os leilões do TIC (Trem Intercidades), incluindo a linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em São Paulo, das linhas 11,12 e 13  também da CPTM, e detém, concessões de trilhos, como o Metrô da Grande Belo Horizonte e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Santos e São Vicente, no Litoral Paulista.

O Grupo Comporte, liderado pela família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas, é gigante em ônibus. Tem mais de sete mil coletivos, entre urbanos e rodoviários em todo o País.

Na área de trilhos, o Grupo de Constantino cresceu em mercados importantes com concessões.

O Grupo Comporte foi também declarado vencedor do leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizado em 28 de março de 2025, na B3, na capital paulista.

Relembre:

O Grupo Comporte obteve a concessão da malha do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista, região de Franco da Rocha, Francisco Morato, passando por Jundiaí, no interior paulista, até Americana e Campinas, também no interior.

A concessão, que envolve também a operação e modernização da linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foi obtida por meio de leilão n 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), na região central da capital paulista, pelo Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (liderado pelo Grupo Comporte com participação da chinesa CRRC Hong Kong).

Relembre:

Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.

Relembre:

Ainda pela BR Mobilidade opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, e em 22 de dezembro de 2022, arrematou a concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte, também sendo a única a participar.

Relembre:

Entre as empresas de ônibus do Grupo Comporte e com participação estão Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; e urbanos, suburbanos e metropolitanos como Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Intermunicipais e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF;  Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG, entre outras em sociedade ou de controle único.

Em primeira mão no jornalismo profissional, o Diário do Transporte noticiou na última semana de janeiro de 2026 mais duas aquisições/incorporações anunciadas pela Viação Piracicabana, integrante do Grupo Comporte, fundado por Constantino de Oliveira, pendentes de aprovação final do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do Ministério da Justiça: Da Reunidas Paulista, tradicional companhia de ônibus da região de Araçatuba, no interior de São Paulo, que já tinha parte da família Constantino no comando, mas não a ligada diretamente ao núcleo de negócios dos futuros herdeiros do fundador, e também do braço rodoviário da Expresso Fênix com atuação em cerca de 50 cidades do interior e litoral de São Paulo e Sul de Minas Gerais, de um braço da família Chedid.

Relembre:

Fundada formalmente em 10 de junho de 2002, a Comporte Participações S. A., teve origem nos negócios de transportes rodoviários fundados por Constantino de Oliveira, conhecido como Nenê Constantino, natural da cidade mineira de Patrocínio, nascido em 08 de agosto de 1931.

Os braços do Grupo Comporte estão indo além dos transportes e focam setores estratégicos, como de energia.

O próprio pedido ao CADE sobre a Reunidas e Fênix cita esta estratégia.

A Comporte Participações S.A, com a Illian Energias Renováveis adquiriu o controle indireto das companhias pré-operacionais das cinco empresas que formam a Usina Eólica Vitória S.A. do Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, um empreendimento de geração de energia renovável localizado em Santa Vitória do Palmar (RS) com capacidade para abastecer cerca de 400 mil residências. Atuando desde 2015, o complexo utiliza aerogeradores de grande porte (120m de altura) e torres de concreto produzidas localmente.

Tudo tem sido fruto de uma estratégia que, no mundo dos negócios, é considerada um risco: a mescla entre o caráter familiar do núcleo e controle dos negócios com a profissionalização dos processos e a ampliação de sociedades, parceiros e alianças.

A diversificação da atuação em diferentes ramos na família não é de hoje. Um dos maiores marcos foi o início das operações em 2001 da Gol Linhas Aéreas, que “revolucionou” a aviação no Brasil, trazendo o conceito de “low cost” (baixo custo) para o mercado nacional, hoje não tão mais baixo como ocorre em outros países.

O Diário do Transporte tem mostrado no seu noticiário factual essa diversificação: na área de mobilidade, a operação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) da Baixada Santista, da concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte e, mais recentemente, da concessão da construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Campinas, no interior de São Paulo, que engloba a linha 7-Rubi de trens metropolitanos, em parceria com a fornecedora de trens CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation). O Grupo Comporte é o sócio majoritário.

Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.

Na área de tecnologia, mas ainda com vistas para os transportes de passageiros, a Mobifácil, do ponto de vista de negócios, é uma empresa de vendas de passagens (marketplace) com vida própria, ofertando até mesmo bilhetes de empresas que não são do grupo empresarial.

No relatório de administração (2024) obtido pelo Diário do Transporte, a Mobifácil é destaque. Foram quase 1,5 milhão de clientes e associações com buscadores como “Quero Passagens” e “De Ônibus”.

A área de tecnologia para fretamento, por meio da plataforma Mobiuse, também foi outro destaque do relatório:

A plataforma Mobiuse dedicada ao fretamento corporativo alcançou novos patamares, dobrando sua base de passageiros ativos de 18.578 em 2023 para 35.106 em 2024. Com 2.158 novas linhas otimizadas via roteirização inteligente e o uso de calculadoras de emissões de carbono, a plataforma reduziu emissões e otimizou custos operacionais, consolidando-se como referência em fretamento corporativo sustentável.

No segmento rodoviário, a Viação Piracicabana tem se tornado a marca maior dos novos negócios, entre aquisições externas e incorporações dentro do próprio Grupo Comporte, como tem ocorrido.

É o que tem mostrado o Diário do Transporte nos últimos anos.

Marcas tradicionais que já pertenciam ao Grupo foram incorporadas por outras do mesmo conglomerado, como ocorreu com a incorporação da Breda pela Piracicabana e da Manoel Rodrigues pela Princesa do Norte.

Piracicabana assumirá Reunidas Paulista e a Fênix – CADE torna público ato: VEJA A PETIÇÃO – relembre reportagem de 28 de janeiro de 2026

– A Empresa Cruz foi incorporada à Viação Piracicabana. As duas empresas já pertenciam ao Grupo Comporte e o ato foi oficializado em março de 2024 – relembre matéria de 1° de abril de 2024

Relembre:

– Em 23 de junho de 2021, por exemplo, o Grupo confirmou ao Diário do Transporte que a Breda Serviços se tornara Viação Piracicabana.

Relembre:

– Manoel Rodrigues pela Princesa do Norte – relembre matéria de 09 de fevereiro de 2021

O Grupo também já vinha adquirindo empresas e operações, como na área de fretamento e rodoviários.

– Em 22 de dezembro de 2020, o Diário do Transporte noticiou que a diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT concedeu anuência prévia para a operação de transferência de controle societário da VCB Transportes Ltda (Viação Campo Belo) para a Expresso União Ltda, do Grupo Comporte.

– A tradicional Firenze, de fretamento de Santo André, no ABC Paulista, comprada pela Piracicabana, como noticiou o Diário do Transporte em 22 de novembro de 2021

Relembre:

– Em 29 de junho de 2020, o Diário do Transporte noticiava que a Suzantur de fretamento era adquirida pelo Grupo Comporte, que ainda mantinha a marca Breda, na ocasião. A Suzantur passou a se dedicar apenas ao transporte urbano, com operações em Santo André (SP), Mauá (SP), Diadema (SP), Ribeirão Pires (SP) e São Carlos (SP).

Relembre:

– Também em fevereiro de 2020, o Grupo anunciou a incorporação da Viação São Paulo-São Pedro pela Viação Piracicabana

Breve História de Constantino de Oliveira (Nenê Constantino):

Constantino de Oliveira nasceu na cidade de Patrocínio (MG), em 08 de agosto de 1931.

Sem ter concluído o primário e sendo obrigado a trabalhar desde muito novo, começou no ramo dos transportes efetivamente aos 18 anos, quando foi levar uma carga de manteiga da cidade de Paracatu (MG) para Recife (PE) e recebeu a sugestão de, na viagem de volta, trazer passageiros. Na época, longas viagens de pessoas em carrocerias de caminhão eram comuns num Brasil que se desenvolvia de forma desigual, com crescimento econômico e mais oportunidades de emprego e renda no Sul e Sudeste.

Do caminhão “pau de arara” a um império de transportes, hoje denominado Grupo Comporte, que reúne em torno de sete mil ônibus em todo País, entre urbanos e rodoviários, Constantino tem a trajetória marcada por conquistas e também polêmicas.

O Grupo Comporte reúne empresas de ônibus como Viação Piracicabana, Expresso de Prata, Empresa Nossa Senhora da Penha, Expresso União, entre tantas outras.

A família de “Nenê Constantino”, como é conhecido o empresário, não se limitou aos transportes por ônibus.

Em 2001, traz uma inovação ao setor aéreo brasileiro com a consolidação do conceito de preços menores para viagens de avião ao fundar a GOL Linhas Aéreas. O primeiro voo ocorreu no dia 15 de janeiro, às 6h56, quando um Boeing 737-700 decolou do Aeroporto de Brasília em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Dos pneus, para o ar até entrar para os trilhos.

Atualmente, o Grupo Comporte opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Santos e São Vicente, no litoral paulista. Em 22 de dezembro de 2022, o Grupo Comporte arrematou a concessão do Metrô da Grande BH, na região metropolitana de Belo Horizonte. Já no dia 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), na região central da capital paulista, o Grupo Comporte, juntamente com a chinesa CRRC Hong Kong, venceu o leilão para a construção e operação do TIC (Trem Intercidades), entre a capital paulista, e a região de Campinas, no interior.

Em 28 de março de 2025, o Grupo Comporte foi declarado vencedor do leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Condenação por homicídios e julgamentos anulados:

Em 2017, o Tribunal do Júri do DF (Distrito Federal) Nenê Constantino a 28 anos de prisão pela morte de um líder comunitário e de um motorista de ônibus que trabalhava na antiga Viação Planeta, que também pertencia ao empresário.

Mas, em 22 de março de 2022, a 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou os dois julgamentos.

Três ministros acolheram o recurso da defesa, que alegou falta de isenção do juiz do Tribunal do Júri na elaboração das perguntas para o Conselho de Sentença, “o que implicaria em nulidade absoluta dos julgamentos”.

O primeiro julgamento ocorreu no mês de maio de 2017. Constantino de Oliveira foi condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato do líder comunitário Márcio Brito, em 2001, durante a invasão de uma área da empresa de ônibus Viação Planeta.

Em novembro de 2017 foi realizado o segundo julgamento sobre a morte do motorista Tarcísio Gomes Ferreira. Segundo o Ministério Público, Ferreira foi vítima de uma emboscada dentro de um trailer estacionado no terreno onde funcionava a garagem da Pioneira, no Setor Industrial de Taguatinga.

HOMENAGEM E APARIÇÃO EM PÚBLICO AOS 93 ANOS:

Em novembro de 2024, o patriarca do Grupo, Constantino de Oliveira, aos 93 anos, fez uma aparição em público na BBF (BusBrasil Fest), exposição de ônibus antigos e novos. Na oportunidade, recebeu uma homenagem dos organizadores

Relembre:

Cecílio Souza (com microfone na mão); funcionário há mais de 70 anos; ao meio, Joaquim Constantino (filho de Constantino de Oliveira) e o empresário de 93 anos, Constantino de Oliveira (Nenê Constantino), homenageado desta edição.

Recentemente, a BBF tem homenageado empresários de ônibus que formaram conglomerados do setor de transportes e se tornaram fortes e influentes na economia e até na política.

No ano de 2024, a homenagem foi a Constantino de Oliveira, o Nenê Constantino, fundador da GOL Linhas Aéreas e do Grupo Comporte, que hoje reúne mais de sete mil ônibus distribuídos em diferentes empresas como Viação Piracicabana, Nossa Senhora da Penha, Expresso União, Expresso de Prata, Itamarati, entre tantas outras e que marca presença no segmento de trilhos, com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Metrô da Grande Belo Horizonte e na concessão para construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e as cidades de Jundiaí e Campinas, no interior, englobando a linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e, em março de 2025, o Grupo Comporte venceu o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM.

O empresário recebeu um troféu e uma placa. Nenê Constantino de 93 anos, nascido em 08 de agosto de 1931, em Patrocínio (MG), agradeceu e, ao final, brincou com um funcionário Cecílio Souza, que atua no grupo há mais de 70 anos e é responsável pelo Museu dos Transportes da família, que possui ônibus e trólebus de várias décadas.

“Só tenho de agradecer, agradecer e agradecer. Desejo a todos, muita saúde. Um abração” – agradeceu no meio da homenagem.

Ao final da apresentação, Nenê brincou.

“Aos colegas motoristas, muito obrigado pela boa vontade de todos. Aguentar os motoristas é fácil, o duro é aguentar o Cecílio … 70 anos já” – se divertiu com o funcionário e amigo.

Familiares e amigos também discursaram.

OUÇA:

Mesmo com a diversificação de negócios, o Grupo Comporte continua querendo crescer no segmento de ônibus e o fretamento também é um dos focos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

 

[ad_2]

Fonte

Justiça determina que empresas de ônibus do sistema urbano de São Luís (MA) tenham bens bloqueados e define multas caso não cumpram com reajuste salarial

[ad_1]

Greve no transporte público da capital maranhense chega ao oitavo dia; rodoviários se encaminhavam para retomada dos serviços mas encontraram portões das garagens fechados na manhã desta sexta-feira (06)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, o TRT-16 (Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região) comunicou que as empresas de ônibus que operam no transporte de passageiros em São Luís (MA) deverão ter os bens bloqueados após o descumprimento do reajuste salarial de 5,5% aos rodoviários do sistema urbano.

A mudança na remuneração da categoria havia sido definida na última quinta-feira (05) pelo próprio TRT, e com isso, os trabalhadores já se organizavam para encerrar a greve na capital, contudo, não foi o que ocorreu. Além das companhias não atenderem a ordem judicial, os rodoviários que seguiam para as garagens nesta manhã encontraram os portões fechados, impossibilitando a retomada dos serviços.

Os moradores que dependem do transporte público permanecem prejudicados e a paralisação chega ao oitavo dia. A população conta apenas com os ônibus do sistema semiurbano que atendem as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, na Região Metropolitana.

O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho informou que, pelas próximas seis horas, serão aplicadas multas de R$ 200 mil para as empresas que não cumprirem com as ordens judiciais previamente estabelecidas. Ao atingir 24 horas, o valor da penalidade subirá para R$ 500 mil.

De acordo com o órgão maranhense, caso a aplicação das multas não seja possível na pessoa jurídica, serão direcionadas diretamente para os sócios das companhias do sistema urbano e também para o SET, o Sindicato das Empresas de Transporte.

Ainda neste cenário, o Ministério Público do Maranhão entrou com uma Ação Civil Pública que solicita que o subsídio transferido para as empresas sofra aumento, e dessa forma, o valor por passageiro seja reajustado em 80 centavos, subindo de R$ 1,35 para R$ 2,15.

O ministério ressaltou que os problemas enfrentados na gestão dos serviços não é algo novo e apontou falhas na atuação da SMTT, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.

Cabe agora ao Poder Judiciário definir as próximas movimentações quanto ao transporte coletivo de São Luís.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte