16.6 C
Rondonópolis
sexta-feira, 26 junho - 16:28
Publicidade
Home Blog Page 171

Prefeitura de Natal realiza vistoria em ônibus escolares antes do início do ano letivo

[ad_1]

Fiscalização antecede a volta às aulas da rede municipal, prevista para 18 de fevereiro, e verifica segurança, acessibilidade e regularidade da frota

YURI SENA

A Prefeitura de Natal iniciou a fiscalização dos ônibus responsáveis pelo transporte escolar dos estudantes da Rede Municipal de Ensino como parte da preparação para o início do ano letivo de 2026, marcado para o dia 18 de fevereiro. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a empresa 3A Locadora.

O trabalho de vistoria tem como objetivo assegurar que os veículos estejam em conformidade com as exigências técnicas e operacionais, atendendo aos critérios de segurança, conforto e regularidade necessários para a prestação do serviço aos alunos.

As inspeções foram acompanhadas pelo secretário municipal de Educação em substituição legal, Lucas Bento da Silva, que destacou a importância da iniciativa no planejamento das atividades escolares. Segundo ele, a fiscalização contribui para garantir que os estudantes tenham um transporte adequado desde o primeiro dia de aula.

De acordo com a chefe do Setor de Transporte da SME, Débora Larissa de Oliveira T. Silva, toda a frota utilizada no transporte escolar é acessível e equipada com Plataforma Elevatória Veicular (PEV), possibilitando o atendimento de estudantes com mobilidade reduzida. Atualmente, 19 unidades de ensino são atendidas pelo sistema de transporte escolar locado.

A empresa responsável opera, no momento, com 50 ônibus, que percorrem 99 rotas em diferentes regiões da capital potiguar. O contrato prevê a possibilidade de ampliação da frota para até 125 veículos, conforme a necessidade identificada pela SME e os critérios definidos pela Portaria nº 012, que regulamenta o transporte escolar no município.

Além do transporte escolar locado, a Prefeitura de Natal também disponibiliza passe livre no sistema de transporte público para alunos matriculados na rede municipal, ampliando as opções de deslocamento e contribuindo para o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Fortaleza anuncia nova identidade visual do transporte coletivo e mais 20 ônibus novos

[ad_1]

Entregas ocorrem até o fim de março de 2026

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Fortaleza (CE) anunciou de forma oficial nesta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, a nova identidade visual do sistema de transportes coletivos.

Segundo a gestão municipal, o layout está em fase de aprovação e adequação, atendendo às especificidades dos ônibus que serão adquiridos.

A prefeitura diz que as viações associadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) compraram 20 coletivos novos.

A frota deve ser entregue até o fim de março.

Todos já terão o novo padrão.

Os veículos terão ar-condicionado, câmeras internas que facilitam a visualização do desembarque dos passageiros, elevadores para o deslocamento das pessoas com deficiência, suspensão pneumática, além de entradas USB para que os passageiros possam carregar o celular e outros aparelhos eletrônicos, entre outras.

“A iniciativa injeta veículos com menor tempo de atividade na infraestrutura do transporte urbano em Fortaleza, com ônibus que apresentam tecnologia de redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Dentro deste padrão internacional de qualidade, a frota cadastrada já apresenta 80% de veículos com padrão Euro V e 16,6% com o padrão Euro VI, que reduzem a emissão de material particulado em 97% e 90% nas demais emissões (CO, NOX e Hidrocarbonetos)” – finaliza a prefeitura em nota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Palmeiras faz oferta de R$ 154 milhões ao Wolverhampton por Jhon Arias, e Fluminense tem prazo para cobrir valores; veja bastidores

0

[ad_1]

O Palmeiras fez uma oferta de 25 milhões de euros (R$ 154,8 milhões) ao Wolverhampton, da Inglaterra, por Jhon Arias. A informação foi divulgada inicialmente pelo ge e confirmada pela ESPN.

Por ter uma cláusula de preferência de compra em contrato, o Fluminense, ex-clube do meia-atacante, agora tem o prazo de três dias para cobrir o valor oferecido pelo Verdão, caso realmente deseje ter o jogador de volta.

Segundo apurou a reportagem, Arias já está convencido a retornar ao Brasil. O time inglês, por sua vez, ainda não aceitou a proposta do clube paulista.

Caso o Tricolor exerça a cláusula e supere o valor oferecido pelo Palmeiras, Arias volta para as Laranjeiras. Caso contrário, o colombiano ficará muito perto de vestir a camisa alviverde.

Arias atual no Flu de 2021 até 2025. Por lá, ele conquistou seis taças, dentre elas, a CONMEBOL Libertadores de 2023, e chamou a atenção do Wolverhampton após ter feito um grande Mundial de Clubes. O Tricolor chegou à semifinal, com o colombiano tendo sido um dos destaques com um gol e uma assistência.

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte

Governo do Pará entrega ônibus escolar ao município de Redenção

[ad_1]

Veículo será utilizado no transporte de estudantes das redes estadual e municipal no sul do estado

YURI SENA

O Governo do Pará repassou um ônibus escolar ao município de Redenção, no sul do estado, com o objetivo de atender estudantes das redes estadual e municipal de ensino. A entrega foi realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Palácio dos Despachos, em Belém.

O veículo foi entregue pela vice-governadora Hana Ghassan ao secretário municipal de Educação de Redenção, Fernando Gomes Costa. A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, e da secretária-adjunta de Logística da Seduc, Sandra Kassumi.

Segundo o governo estadual, o ônibus será incorporado à frota de transporte escolar do município e utilizado no deslocamento de alunos que dependem do serviço para acessar as unidades de ensino da região.

O veículo foi adquirido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro de ações voltadas ao apoio logístico às redes públicas de ensino.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Secretário de Lula diz que novas regras do transporte público (marco regulatório) vão se tornar realidade em 2026, promete tarifas mais baixas e anuncia R$ 2,5 bi

[ad_1]

Recursos irão para renovação de frota, inclusive da vitrine do Tarifa-Zero para Lula, Maricá (RJ), corredores e terminas de ônibus, além de VLT

ADAMO BAZANI

Em meio aos debates relacionados aos transportes públicos, que devem também marcar as eleições de 2026, tanto nos níveis estaduais e federal, o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades – MCid, Denis Andia, pasta considerada estratégica para o Governo Federal, anunciou que novas regras sobre os contratos do transporte público no País, o chamando marco regulatório, devem finalmente se tornar realidade neste ano de 2026 no Brasil.

A pauta, como tem mostrado o Diário do Transporte, se arrasta desde 2021 no Congresso Nacional. Em 2024, foi aprovado no Senado e foi para a Câmara.

Segundo Andia, deste ano não passa. Uma das promessas é deixar as passagens mais baratas.

“Quase lá. Ao se tornar lei, as prefeituras e estados podem organizar melhor o transporte público para funcionar com mais qualidade, mais frequência e com tarifas mais baixas que podem caber no bolso” – disse Andia.

A busca pela redução de tarifas neste momento, em vez de  gratuidades totais é considerada por Andia um caminho mais lógico para um tarifa-zero nacional, como cogita o presidente Luís Inácio Lula da Silva.

O novo marco legal ou marco regulatório dos transportes públicos devem possibilitar que os sistemas de ônibus tenham outras fontes de recursos, além das tarifas e subsídios diretos dos cofres públicos.

Além disso, deve permitir novos modelos contratuais mais flexíveis e que podem acompanhar mudanças nas necessidades dos passageiros e incorporação de atendimentos extras, mas dentro do transporte de pessoas.

O Ministério das Cidades anunciou também nesta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, a liberação de mais R$ 2,5 bilhões pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)

Deste total, R$ 459 milhões serão para obras de infraestrutura, incluindo corredores e terminas de ônibus, além de VLT (Veículos Leves sobre Trilhos) e R$ 2,06 bilhões parta financiar a compra de ônibus 0 km, entre modelos diesel Euro 6 e elétricos.

Entre os sistemas de transportes beneficiados com esta renovação está Maricá, no Rio de Janeiro, uma das vitrines do “Tarifa-Zero” para Lula.

O Diário do Transporte mostrou que a prefeitura, que também opera o sistema por meio da EPT (Empresa Pública de Transportes), anunciou a compra de 30 ônibus elétricos e 15 carregadores.

Relembre:

OS DESTINOS PARA OS RECURSOS

Por meio de nota, o Ministério das Cidades detalhou a destinação dos recursos.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA — Quatro propostas foram habilitadas para receber investimentos de mais de R$ 459 milhões em obras de infraestrutura voltadas à mobilidade urbana. As iniciativas vão impactar diretamente a fluidez e a eficiência do transporte coletivo, beneficiando os municípios de Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

As obras incluem a construção e requalificação de terminais, implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo, expansão de ciclovias, modernização de abrigos de passageiros e a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

RENOVAÇÃO DE FROTA — Já na frente de renovação de frota, foram habilitadas 14 propostas, com investimento aproximado de R$ 2,06 bilhões. A iniciativa prevê a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, eficientes e menos poluentes, reforçando a agenda de descarbonização do transporte público no Brasil. 

Entre os entes beneficiados estão Ilhéus (BA), Estado da Bahia, Anápolis (GO), Duque de Caxias (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Estado do Maranhão, João Pessoa (PB), Guarulhos (SP), Porto Seguro (BA), Jequié (BA) e Maricá (RJ). As cidades vão receber ônibus elétricos e veículos com tecnologia Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de gases poluentes. – informou a pasta.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Itaim Paulista, em São Paulo (SP), está sob iminência de transbordamento na noite desta terça-feira (03)

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

CGE informa que há potencial para formação de áreas de alagamentos, quedas de árvores, rajadas de vento e descargas elétricas

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde desta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, a cidade de São Paulo se encontra em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

Ainda na capital, a região do Itaim Paulista está sob iminência de transbordamento.

Confira o comunicado do CGE sobre a situação do clima nesta terça-feira (03):

“Imagens de radar e satélite meteorológico registram áreas de instabilidades oriundas do interior paulista com chuvas de até forte intensidade atuando na capital paulista. Esse sistema de chuva associada a entrada da brisa marítima podem causar chuvas fortes no início da noite na cidade. Há potencial para formação de áreas de alagamentos, quedas de árvores, rajadas de vento e descargas elétricas.”

O órgão da prefeitura aponta as seguintes recomendações para amenizar os efeitos dos alagamentos:

– Evite transitar em ruas alagadas;

– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

– Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

– Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Emplacamentos de ônibus começam 2026 com expressiva queda. Eleições despertam otimismo, mas revogação do Caminho da Escola é ponto de alerta

[ad_1]

Dados foram divulgados nesta terça-feira (03) pela Fenabrave. Mercedes-Benz obtém mais de 50% de participação de mercado. Chinês da Piracicabana entrou no ranking

ADAMO BAZANI

O ano de 2026 começa com elevada retração no mercado de ônibus.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), entidade que reúne as concessionárias e revendedoras autorizadas.

Em janeiro de 2026, foram licenciadas 1.675 unidades, número 23,55% menor que o volume de 2.191 ônibus emplacados no primeiro mês de 2025.

Em relação a dezembro de 2025, quando foram licenciados 2.549 coletivos, a queda foi de 34,29%.

Apesar do início negativo, há estimativas positivas, mas um ponto de alerta.

O otimismo ocorre por causa das eleições, período considerado habitualmente favorável para a renovação de frota. Ônibus novo “anima” o eleitor e os políticos até chegam a obrigar os empresários a antecipar as compras de coletivos novos.

O ponto de alerta foi noticiado em primeira-mão pelo Diário do Transporte: a revogação da licitação para a compra do novo ciclo do programa do Governo Federal Caminho da Escola, que previa a possibilidade de aquisição de cerca de 7,5 mil coletivos de 13 modelos diferentes.

A revogação ocorre, segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), para adequar concorrência a nova lei de isenções. Um novo edital, segundo a pasta, só será publicado após estudos e pesquisas, o que ainda não tem data. A licitação, que tem o objetivo de promover a inclusão escolar, é bilionária, além de ser considerada esperança para a indústria brasileira de ônibus pelo alto volume em compras praticamente certas.

Relembre:

MARCAS:

No ranking das marcas, Mercedes-Benz lidera com mais de 50% de todos os chassis emplacados no mercado nacional, seguida de Volkswagen e da Marcopolo, por causa dos micro-ônibus licenciados integralmente.

Lembrando que os emplacamentos contabilizam as empresas que “faturam” os ônibus que, em geral, são produzidos em “duas etapas”, chassis e carrocerias.

Assim, Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo, Scania, Iveco, etc, recebem carroceria de fabricantes como Marcopolo, Caio, Busscar, Mascarello, Irizar, Comil, entre outras.

A Induscar, que é a razão social da Caio, aparece no ranking mesmo sendo encarroçadora, mas neste caso é que a empresa fatura os ônibus elétricos com tecnologia nacional Eletra, de São Bernardo do Campo (SP).

Aparece no ranking a unidade de um ônibus elétrico chinês da fabricante CRRC (China Railway Rolling Stock Corporation), licenciado pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, da família do fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira.

O Grupo Comporte é sócio majoritário na concessão da construção e operação do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Campinas, no interior de São Paulo, que engloba a linha 7-Rubi de trens metropolitanos, em parceria com a fornecedora de trens CRRC.

Esta parceria rendeu outro fruto: a importação de cerca de 90 ônibus elétricos da chinesa CRRC, com uma unidade apresentada em Santos, no litoral paulista, e a maioria indo para o sistema de transportes do Distrito Federal, todos operados pela Viação Piracicabana, do Grupo Comporte.

Relembre:

Posição/Fabricante/Quantidade/Participação no Mercado:

1º Mercedes-Benz:  882 – 52,66%

2º Volkswagen Caminhões e Ônibus:  339 – 20,24%

3º Marcopolo (Volare):  223 – 13,31%

4º Iveco: 169 – 10,09%

5º Volvo:  31 – 1,85%

6º SCANIA: 15 – 0,90%

7º AGRALE: 12 – 0,72%

8º INDUSCAR (elétricos com Eletra): 2 -0,12%

9º CRRC:1 – 0,06%

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Sem Raphinha, Barcelona busca vaga na semi da Copa do Rei; AO VIVO

0

[ad_1]

Acompanhe tudo da partida contra o Albacete

[ad_2]

Fonte

Queda de árvore interdita trecho da Avenida Ibirapuera e ônibus do transporte coletivo é atingido na tarde desta terça-feira (03)

[ad_1]

Foto: Reprodução/TV Globo

Dois carros que transitavam pela via também foram danificados; uma mulher teve de ser resgatada pelo SAMU e encaminhada a um hospital

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde desta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, uma árvore caiu na Avenida Ibirapuera, próximo do Largo Mestre de Aviz, na Zona Sul da capital paulista, e atingiu um ônibus do transporte público.

Além do coletivo, outros dois carros também foram atingidos e danificados. O SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi acionado para realizar o resgate de uma mulher que ficou presa em um dos veículos de passeio; na sequência, foi encaminhada a um hospital.

Em razão da queda da árvore, a via foi interditada temporariamente nos dois sentidos.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta que os motoristas nas proximidades efetuem os desvios pela Rua Borges Lagoa e Avenida Ascendino Reis caso queiram seguir no sentido Centro. Já para quem transita no sentido bairro, deve recorrer a pista local da Avenida Rubem Berta, Rua Pedro de Toledo e então de volta a Avenida Ibirapuera.

A ocorrência também contou com atendimento da Polícia Militar.

O Diário do Transporte contatou a SPTrans (São Paulo Transporte) para mais informações sobre o ônibus atingido.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ribeirão Preto (SP) recebe 20 novos ônibus e população passa a contar com 100% da frota equipada com ar-condicionado

[ad_1]

Município soma 350 coletivos em circulação, todos com climatização; além disso, possuem câmeras de segurança, elevador de acesso, e assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Desde a última segunda-feira, 02 de janeiro de 2026, a frota do transporte coletivo de Ribeirão Preto (SP) passa a operar com 100% dos ônibus equipados com ar-condicionado.

A melhoria beneficia a população depois do município receber 20 novos coletivos nesta semana. Dessa forma, soma 44 veículos vindos de lotes recentes, sendo que quatro são modelos elétricos.

Com a renovação, os 12 veículos da frota antiga, ano 2018, que ainda circulavam de forma suplementar, deixaram de operar definitivamente. Agora, a frota conta com 350 ônibus do sistema municipal com climatização.

O ano de fabricação e modelo dos 20 ônibus recém chegados são 2025/2026, e todos possuem câmeras de segurança, elevador de acesso, além de assentos reservados para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.

Os veículos também oferecem wi-fi gratuito e novas facilidades de pagamento da tarifa, permitindo o acesso pela catraca com cartões de débito e crédito, além da opção de pagamento via Pix, por meio de aplicativo.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte