Destaque do Corinthians, Breno Bidon vem sendo monitorado por clubes europeus. Para o ex-zagueiro Fábio Luciano, o Barcelona é o destino ideal do volante de 20 anos.
Bidon se firmou entre os titulares com a chegada de Dorival Júnior e é um dos principais jogadores do time, sendo fundamental nas conquistas da Copa do Brasil de 2025 e da Supercopa do Brasil de 2026.
Em janeiro de 2025, o Corinthians renovou o contrato da joia até 31 de dezembro de 2029 e aumentou a multa rescisória: 100 milhões de euros (R$ 635 milhões) para o exterior e R$ 370 milhões para o Brasil.
Durante o Resenha da Rodada, o ex-zagueiro Fábio Luciano acredita que o estilo de jogo de Breno Bidon combina com o do Barcelona.
“Se você olhar como o Bidon joga e como o Barcelona joga… Tem um caminho a ser percorrido, mas combina demais. A leitura que ele tem de jogo impressiona, porque os movimentos dele estão meio estabelecidos. Antes da bola chegar nele, ele já sabe o que vai fazer”, disse.
Em dezembro de 2024, o jornal catalão Sportnoticiou que o Barcelona monitorava de perto Bidon, mas não houve nada de concreto.
Pelo profissional do Corinthians, o volante tem 107 partidas e quatro gols, além de três assistências.
Decisão permite integração operacional entre rotas com origem na Grande Vitória e destino na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
ALEXANDRE PELEGI
A Viação Águia Branca foi autorizada a realizar operação simultânea de duas linhas interestaduais no trecho entre Vila Velha (ES) e Niterói (RJ). A autorização consta da Decisão SUPAS nº 190, de 27 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 03 de fevereiro.
A medida foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), e envolve as seguintes linhas:
Vitória (ES) – Niterói (RJ), prefixo ESRJ0006016
Vila Velha (ES) – Niterói (RJ), prefixo ESRJ0006134
A autorização permite que ambas operem de forma simultânea especificamente no trecho entre Vila Velha e Niterói, ampliando a flexibilidade operacional da empresa nesse corredor interestadual.
De acordo com a decisão, cabe à autorizatária manter os quadros de horários das linhas sempre atualizados e compatíveis entre si. O descumprimento dessa exigência pode resultar na aplicação de sanções e medidas administrativas, conforme previsto na regulamentação vigente.
A decisão foi fundamentada nas Resoluções ANTT nº 5.818/2018 e nº 5.976/2022, e no processo administrativo nº 50505.004707/2026-20. O ato entra em vigor na data de sua publicação. A Resolução ANTT nº 5.818/2018 define a delegação de competências da Diretoria Colegiada às superintendências da Agência, permitindo que áreas técnicas, como a SUPAS, decidam sobre autorizações, ajustes operacionais e atos administrativos ligados às linhas de ônibus.
Já a Resolução ANTT nº 5.976/2022 estabelece procedimentos, obrigações das autorizatárias e regras de fiscalização no transporte rodoviário de passageiros, incluindo aspectos operacionais, manutenção de quadros de horários, regularidade do serviço e aplicação de sanções em caso de descumprimento das normas.
Sobre a empresa
A Viação Águia Branca é uma das maiores operadoras de transporte rodoviário de passageiros do país. Fundada em 1946, no Espírito Santo, a empresa integra o Grupo Águia Branca e atua principalmente em linhas interestaduais e intermunicipais no Sudeste e Nordeste. Com sede em Cariacica (ES), mantém uma frota moderna, com serviços que vão do convencional ao leito, e transporta anualmente milhões de passageiros em corredores estratégicos de longa distância.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Recurso da empresa é negado pelo CMUV mesmo após decisões judiciais que passaram a permitir a retomada do serviço de mototáxi na capital
ALEXANDRE PELEGI
A Uber teve mantida, em decisão definitiva na esfera administrativa municipal, a multa de R$ 398.493,53 aplicada pela Prefeitura de São Paulo em razão da operação considerada irregular do serviço Uber Moto na capital paulista.
A decisão consta na ata da 53ª Reunião Ordinária do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), realizada em 29 de janeiro de 2026, e foi publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo nesta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026. Por unanimidade, o colegiado decidiu conhecer e negar provimento ao recurso interposto pela empresa em segunda instância administrativa, mantendo integralmente o despacho do secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, que também preside o comitê.
Segundo a ata, a penalidade decorre da violação ao Decreto Municipal nº 62.144, de 6 de janeiro de 2023, e ao artigo 1º da Lei Municipal nº 15.676, de 18 de dezembro de 2012, normas que tratam do uso do viário e do transporte individual remunerado no município.
Valor e fundamento da multa
Do valor total de R$ 398.493,53:
R$ 300.000,00 referem-se a seis dias de descumprimento do Decreto Municipal nº 62.144/2023;
R$ 98.493,53 correspondem à violação da Lei Municipal nº 15.676/2012, calculada conforme o artigo 2º, parágrafo único, da norma, com atualização monetária entre dezembro de 2012 e janeiro de 2025.
A infração está associada à apreensão de 11 motocicletas que estariam operando pelo aplicativo Uber Moto entre 22 e 27 de janeiro de 2025, período em que o município considerava o serviço irregular.
Multa é mantida apesar da virada judicial sobre o mototáxi
A manutenção da penalidade administrativa ocorre em meio a um embate judicial mais amplo sobre a legalidade da operação de mototáxis por aplicativos na cidade de São Paulo.
Após anos de disputas judiciais, suspensões e decisões contraditórias, o serviço passou a ser retomado de forma definitiva no final de 2025, a partir de entendimentos do Tribunal de Justiça de São Paulo que afastaram a possibilidade de proibição genérica da atividade pelo município. Para o TJ-SP, a Prefeitura pode regulamentar e fiscalizar o serviço, mas não impedir sua existência de forma ampla.
Esse entendimento foi reforçado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal. Em janeiro de 2026, o STF suspendeu diversas exigências consideradas excessivamente rígidas impostas pela Prefeitura de São Paulo, permitindo que os motociclistas circulem com mais liberdade, sem a obrigatoriedade de placa especial ou restrições de trajeto previstas em normas municipais anteriores.
As decisões do Supremo indicam que exigências locais não podem ter efeito prático de inviabilizar a operação, cabendo ao município apenas disciplinar aspectos operacionais dentro dos limites da legislação federal.
Convivência entre decisões judiciais e punições administrativas
Apesar da virada no entendimento judicial, a Prefeitura de São Paulo segue adotando medidas administrativas baseadas em autuações anteriores, como multas e apreensões, além de sustentar, na Justiça, que o serviço representa riscos à segurança viária e pode impactar o sistema de saúde.
Com isso, decisões administrativas relacionadas a períodos passados de operação continuam produzindo efeitos, mesmo em um cenário no qual a Justiça passou a afastar a proibição do mototáxi e a limitar o alcance das restrições municipais.
Na prática, o quadro atual indica que a operação do mototáxi por aplicativos passou a ser admitida pela Justiça, mas o município ainda busca afirmar sua autoridade regulatória por meio de processos administrativos e sanções vinculadas a períodos anteriores à consolidação desse entendimento.
Histórico do caso
Como noticiou o Diário do Transporte em janeiro de 2025, a Prefeitura de São Paulo aplicou multa de quase R$ 400 mil à Uber por considerar irregular a operação do Uber Moto na capital. A empresa recorreu da decisão, mas teve agora o pedido negado em segunda instância administrativa, tornando a penalidade definitiva no âmbito municipal.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
ANTT anula rotas para Campo Grande/MS–Brasília/DF via São José do Rio Preto/SP (83 seções) e via Uberaba/MG (193 seções), concedidas em outubro de 2025 em caráter sub judice
ALEXANDRE PELEGI
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revogou as autorizações concedidas à Expresso Adamantina para operar duas linhas interestaduais de transporte rodoviário regular de passageiros: Campo Grande (MS) – Brasília (DF), via São José do Rio Preto (SP), com 83 seções, e Campo Grande (MS) – Brasília (DF), via Uberaba (MG), com 193 seções.
As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, e totalizam 276 seções anteriormente autorizadas à empresa.
A medida está formalizada nas Deliberações ANTT nº 29 e nº 30, ambas de 30 de janeiro de 2026, que revogam as Deliberações ANTT nº 372 e nº 373, de 8 de outubro de 2025. Esses atos haviam autorizado as operações da empresa em condição sub judice, com base em decisões judiciais e na regulamentação então vigente.
A Deliberação ANTT nº 372/2025 havia deferido o pedido da Expresso Adamantina para a linha Campo Grande–Brasília via São José do Rio Preto, enquanto a Deliberação ANTT nº 373/2025 autorizava a operação da mesma ligação entre as capitais, porém via Uberaba. Em ambos os casos, os atos administrativos detalhavam extensa relação de seções intermediárias ao longo dos corredores autorizados.
Com as novas deliberações publicadas em 2026, a Diretoria Colegiada da ANTT tornou sem efeito as autorizações concedidas em outubro do ano passado e restabeleceu os efeitos de decisão administrativa anterior, que havia indeferido pedidos da empresa por inobservância a dispositivos regulatórios, conforme apontado nos processos analisados pela agência.
As decisões têm como base voto da Diretoria Colegiada e decisão judicial proferida em agravo de instrumento, no âmbito de processos administrativos que tratam da regularidade dos pedidos de autorização apresentados pela transportadora.
Garantia aos passageiros
As deliberações também determinam que, na existência de bilhetes emitidos após a data de publicação, a Expresso Adamantina deverá assegurar os direitos dos passageiros, especialmente quanto à:
devolução integral dos valores pagos, ou
reacomodação em serviço equivalente de outra empresa autorizada,
sempre às custas da própria transportadora, conforme o que dispõem a legislação federal e as normas da ANTT que regem o transporte rodoviário interestadual regular de passageiros.
As Deliberações ANTT nº 29 e nº 30, de 30 de janeiro de 2026, entram em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Arsenal e Chelsea decidem uma vaga na final da Copa da Liga Inglesa nesta terça-feira (3), às 17h (de Brasília), no Emirates Stadium, com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
A partida, porém, tem uma importância a mais para os brasileiros que estarão em campo. É a oportunidade de convencerem Carlo Ancelotti que merecem lugar entre os convocados do Brasil para a Copa do Mundo de 2026.
O treinador italiano e seus auxiliares, inclusive, vão monitorar de perto tudo o que acontece no Emirates Stadium.
No Arsenal, o zagueiro Gabriel Magalhães aparece como provável companheiro de Marquinhos na defesa da seleção brasileira. Já o atacante Gabriel Martinelli caiu nas graças de Ancelotti e tem a vaga encaminhada.
A situação de Gabriel Jesus é mais complicada. Depois de ficar 11 meses afastado dos gramados por conta de uma grave lesão no joelho, o ex-atacante do Palmeiras voltou em dezembro do ano passado e desde então vem sendo monitorado pela comissão técnica de Ancelotti.
O desempenho até aqui, com três gols em 14 jogos, chamou atenção de Carletto, que estuda lhe dar uma oportunidade de voltar a vestir a camisa da seleção nos amistosos de março, contra França e Croácia. Serão os últimos testes antes da divulgação da lista final.
Jesus, inclusive, disputa vaga com João Pedro, do Chelsea. O ex-atacante do Fluminense chegou aos Blues em junho do ano passado e foi o herói do título do Mundial de Clubes. Na atual temporada, são 12 gols e 5 assistências em 32 partidas.
Quem tem vaga garantida no ataque da seleção brasileira é Estêvão. Xodó da torcida do Chelsea, o ponta de apenas 18 anos tem seis gols e duas assistências em 29 partidas na temporada. Os números já convenceram Ancelotti e podem abrir espaço, inclusive, entre os titulares da seleção.
O Chelsea ainda tem Andrey Santos. Elogiado recentemente pelo treinador do Chelsea, Liam Rosenior, o volante está entre os cotados para ser uma das opções de Ancelotti para o meio-campo, que tem Casemiro e Bruno Guimarães praticamente entre os titulares.
Quem se destacar em campo tem grande chance de aparecer na última convocação de Ancelotti e quem sabe encaminhar o passaporte para a Copa.
Mais futebol, tênis e basquete!
A programação do Disney+ ainda reserva mais emoções.
O tênis agita o período da manhã, a partir das 4h (de Brasília) com a segunda rodada do WTA 500 de Abu Dhabi. Depois, ainda tem WTA 250 de Cluj, na Romênia, de Ostrava, na República Tcheca e o ATP 250 de Montpellier, na França.
No futebol, a programação também está agitada. Às 16h45 (de Brasília), o Bayer Leverkusen recebe o St Pauli pela Copa da Alemanha e o Milan visita o Bologna no Campeonato Italiano. Um pouco mais tarde, às 17h (de Brasília), o Barcelona enfrenta o Albacete nas quartas de final da Copa do Rei.
Destaque também para o confronto entre The Strongest e Deportivo Táchira, às 21h30 (de Brasília), pela fase preliminar na CONMEBOL Libertadores.
Estrutura do Eixo Anhanguera amplia capacidade para 50 mil passageiros por dia e passa a contar com ônibus elétricos
YURI SENA
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entregou na sexta-feira (30) a nova estrutura do Terminal Praça A do Eixo Anhanguera, no bairro Campinas, em Goiânia, após uma reconstrução completa que recebeu investimento de R$ 29 milhões.
Como noticiou o Diário do Transporte, direto do evento, houve a entrega de 21 novos ônibus elétricos e da maior estação de recarga de veículos elétricos para transporte público do Brasil, instalada na garagem da Metrobus.
Relembre:
Veja mais vídeos das primeiras manobras na entrega dos maiores ônibus elétricos biarticulados no maior eletroposto que se tornam realidade com Volvo, Marcopolo e Nansen – Diário do Transporte está no BRT de Goiânia
Com as obras, a área construída do terminal passou de 1.941,60 metros quadrados para 5.541,76 metros quadrados, aumentando significativamente a capacidade de atendimento, que agora pode chegar a até 50 mil passageiros por dia.
Durante a entrega, o governador destacou os avanços ambientais e tecnológicos do sistema de transporte coletivo. “Os usuários passam a contar com os ônibus mais modernos do mundo, com a menor emissão de gás carbônico no transporte público do Brasil”, afirmou Caiado. Ele também ressaltou as parcerias entre o Governo de Goiás, os municípios da Região Metropolitana de Goiânia e o setor empresarial, que possibilitaram a manutenção da tarifa congelada desde 2019, no valor de R$ 4,30. “Apostamos na qualidade e garantimos um valor acessível à população”, completou.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, enfatizou o impacto do novo modelo adotado no estado. “Hoje temos o melhor transporte coletivo do Brasil. Pessoas de todo o país vêm conhecer esse sistema”, afirmou.
Os veículos entregues passam a integrar o BRT Leste-Oeste Anhanguera. A nova frota é composta por cinco ônibus elétricos biarticulados, com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, além de 16 ônibus articulados, que comportam até 180 pessoas cada.
O presidente da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), Murilo Ulhoa, anunciou ainda que outros 100 ônibus elétricos devem ser incorporados ao sistema até o fim deste ano, ampliando a frota sustentável em operação na capital e região metropolitana.
Novidades foram apresentadas pelo governador Ronaldo Caiado. Diário do Transporte conheceu estrutura no local.
Relembre:
VÍDEO: Governo de Goiás promete maior frota de biometano com primeiro articulado chegando em dois meses. Eletrificação continua
Doze suspeitos de integrarem a ação criminosa, entre 15 e 30 anos, foram identificados e conduzidos para prestar esclarecimentos. A maior parte destes jovens foi localizada nas cidades de São Paulo, Osasco, São Caetano do Sul e Botucatu
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A Polícia Civil de São Paulo diz que conseguiu identificar e impedir ataques que ocorreriam nesta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, por volta de 14h, na Avenida Paulista e região.
Ônibus do transporte coletivo urbano e estações de Metrô estariam entre os alvos.
A Polícia mantém um monitoramento constante sobre possíveis ameaças contra o transporte público e qualquer planejamento de ações contra ônibus, trens, metrôs, estações e terminas pode ser identificado, acarretando em prisões.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, doze suspeitos de integrarem a ação criminosa, entre 15 e 30 anos, foram identificados e conduzidos para prestar esclarecimentos.
A maior parte destes jovens foi localizada nas cidades de São Paulo, Osasco, São Caetano do Sul e Botucatu, todas no Estado de São Paulo.
Com um destes suspeitos foram encontrados simulacros de armas de fogo.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, estes integrantes de um grupo virtual, que usavam o aplicativo de mensagens Telegram, planejavam o uso de bombas caseiras e coquetéis molotov como forma de “manifestação” sem pauta definida, apenas com o objetivo de causar pânico e incitar a violência.
Os possíveis ataques foram identificados pelo Núcleo de Observação e Análise Digital (Noad) da Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber).
“Foi um grande trabalho de antecipação do Núcleo de Observação e Análise Digital da polícia. Conseguimos impedir um possível ataque que aconteceria nesta segunda” disse o secretário estadual de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, em entrevista coletiva. “A manifestação era uma forma de tumulto, sem pauta nenhuma e conseguimos, com o trabalho de inteligência, impedir este crime”, disse o secretário, em nota.
O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, explicou que policiais civis se infiltraram no grupo de mensagens de São Paulo que tinha cerca de oito mil participantes. Inicialmente, os investigados disseram ser uma “mobilização aleatória”, uma espécie de “brincadeira” ou “jogo virtual”.
Mas para a Polícia pode se tratar de uma defesa premeditada em caso de prisão e supostas motivações já estão sendo investigadas.
Para o delegado, a pauta era um tanto quanto absurda
OUÇA:
O pessoal fala que é da geração Z, mas eles não tinham uma pauta específica, a manifestação era contra governos, seja ele de direita, de esquerda, de centro, eles não tinham exatamente contra qual governo eles queriam reivindicar. Eles querem a chamada liberdade, eles não querem ser governados por ninguém. Uma pauta um pouco absurda, mas a gente observa isso nas redes sociais. E o número de mobilização de pessoas nos aponta, mais ou menos, que teria aí uma boa quantidade, centenas ou até milhares de pessoas, haja visto só no Telegram, no grupo de São Paulo, eram oito mil participantes.
Durante semanas, os participantes compartilharam vídeos e instruções detalhadas sobre a fabricação e o lançamento de artefatos explosivos improvisados, inclusive contra os ônibus e as estações.
Apesar de a ação premeditada incialmente ser em São Paulo, trata-se de uma rede nacional que planejava ataques em outros estados, como Rio de Janeiro inclusive, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
As investigações apontaram que o grupo monitorado integra uma rede de alcance nacional, com mais de 7 mil participantes, para discussão de ações violentas em diferentes regiões do país. Apesar da abrangência, foi identificada uma concentração significativa de mobilização nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Na capital paulista, a comunidade virtual reunia quase 600 integrantes e era usada como principal espaço de organização do ataque planejado para a Avenida Paulista. Durante semanas, os participantes compartilharam vídeos e instruções detalhadas sobre a fabricação e o lançamento de artefatos explosivos improvisados.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Lei trabalhista permite acúmulo de trabalhos e decisão se refere a ação específica do Ministério Público sobre legislação local
ADAMO BAZANI
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin, manteve a condenação a multa de R$ 162,5 mil contra empresas de ônibus de Belo Horizonte por operarem sem cobradores, com motoristas em dupla função.
Fachin rejeitou um recurso movido pelo Consórcio BH Leste e a Viação Globo. A multa foi aplicada pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG.
A informação foi veiculada pela Rede Itatiaia e confirmada pelo Diário do Transporte.
O ministro e presidente e do Supremo usou um regimento interno da Corte, mas o mérito da ação não foi julgado ainda.
“No caso, a parte recorrente não demonstrou a existência de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos da causa”, disse, em trecho do despacho.
Entretanto, a lei trabalhista permite acúmulo de trabalhos e decisão se refere a ação específica do Ministério Público sobre legislação local, de acordo com reiteradas decisões da Justiça.
O Diário do Transporte mostrou em dezembro de 2025, que o TST (Tribunal Superior do Trabalho) voltou a confirmar que a dupla-função no transporte público é uma prática permitida por lei e pode ser exigida pelas empresas de ônibus.
Relembre:
No caso de BH, a decisão versa sobre a validade do ato do Ministério Público em relação às datas da legislação local e não da dupla função em si.
Isso porque, em 2023, a lei municipal permitiu que os ônibus rodassem sem cobradores e os motoristas dirigindo e cobrando.
Entretanto, a multa foi anterior.
Em março de 2024, o Consórcio BH Leste e a Viação Globo entraram na Justiça com um mandado de segurança contra a multa.
Em primeira instância, as companhias de ônibus conseguiram suspender a multa até o julgamento final da ação. Mas o Ministério Público recorreu e, em segunda instância, o TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) reverteu a decisão e manteve a multa.
As viações voltaram a recorrer e o caso chegou ao STF.
Segundo entendimento do TST (Tribunal Superior do Trabalho), é possível que haja acúmulo de funções quando as atividades são correlatas.
Para o TST, de acordo com o artigo 456, parágrafo único, da CLT, na falta de prova ou de cláusula expressa a respeito, entende-se que o empregado se obriga a todo e qualquer serviço compatível com sua condição pessoal.
Diante de todas estas decisões e entendimentos do TST, a advogada especializada em direito empresarial, Liana Variani, defende que dentro de todos os limites legais, o melhor sempre é buscar o bom senso, por todas as partes, tanto dos empregadores como dos empregados.
Proprietária de um escritório no Rio Grande do Sul que, entre outros serviços, oferece análises de riscos jurídicos em relações trabalhistas, Liana Variani, em suas teses diz que sempre deve ocorrer a aplicação da lei, da força dos acordos trabalhistas (acordado sobre o legislado), mas, bons entendimentos prévios a processos evitam desgastes de todas as partes.
“A advocacia preventiva é uma realidade para as empresas que buscam a sustentabilidade dos seus negócios e empregados que procuram a garantia de seus direitos. Optar por medidas efetivas de solução antes que riscos se transformem em grandes problemas é uma escolha estratégia fundamental”. – disse Liana Variani à reportagem do Diário do Transporte à época. – Veja mais em:
Dupla-função de motorista e cobrador é confirmada por TST, mas advogadas alertam que abusos devem ser evitados – CONFIRA DICAS DAS ESPECIALISTAS
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes