23.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 26 junho - 22:41
Publicidade
Home Blog Page 176

Maninho Viagens tem autorizações para três linhas interestaduais publicadas oficialmente no DOU

[ad_1]

Decisões da SUPAS confirmam permissões já antecipadas pelo Diário do Transporte; empresa passa a operar ligações a partir de Jaçanã (RN) com diferentes mercados e milhares de seções

ALEXANDRE PELEGI

As decisões da SUPAS/ANTT que autorizam a empresa Maninho Viagens a operar três linhas interestaduais foram publicadas oficialmente no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026. As autorizações haviam sido divulgadas em primeira mão pelo Diário do Transporte em 26 de janeiro de 2026 e agora se tornam atos com efeitos legais após publicação oficial.

As autorizações foram concedidas por meio do cumprimento de ordem judicial decorrente da Ação de Obrigação de Fazer nº 1093654-04.2024.4.01.3400, que determinou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a conclusão de pedidos administrativos protocolados em 2023, aplicando as regras vigentes à época, especialmente a Resolução ANTT nº 4.770/2015.

Linhas autorizadas

Conforme constatado no exame dos processos, a Maninho Viagens recebeu autorizações para operar as seguintes ligações interestaduais:

  • Linha Jaçanã (RN) – Osasco (SP), via Feira de Santana (BA), com 1.297 seções;
  • Linha Jaçanã (RN) – Rio Verde (GO), com 1.151 seções;
  • Linha Jaçanã (RN) – Osasco (SP), via Goiânia (GO) e Juazeiro do Norte (CE), com 2.264 seções.

Essas autorizações possibilitam à empresa explorar mercados ao longo dos trajetos principais, com cada par de origem e destino entre as localidades autorizadas sendo considerado uma seção, conforme previsto na norma aplicável.

Cumprimento de ordem judicial

As três análises decorrem diretamente da decisão judicial que obrigou a ANTT a concluir os pedidos administrativos apresentados pela Maninho Viagens em 2023. A decisão determinou que os processos fossem analisados segundo as regras então vigentes, mesmo após a revogação da norma aplicável.

À época do protocolo, a Resolução ANTT nº 4.770/2015 era a norma que regulava o transporte rodoviário interestadual regular de passageiros. Essa resolução permitia a autorização direta de linhas e mercados, sem licitação, desde que cumpridos os requisitos técnicos, operacionais e cadastrais, e previa autorização por seções e atos administrativos condicionados, inclusive em caráter sub judice.

Embora a norma tenha sido revogada com a entrada em vigor do novo Marco Regulatório do TRIP, a Justiça determinou que a ANTT aplicasse a regra antiga para decidir os pedidos, conforme expressa a motivação das Notas Técnicas da área operacional da Agência:

“Ante o exposto, com base no art. 487, I, do CPC, resolvo o mérito e acolho o pedido para condenar a ANTT a concluir a análise dos Processos Administrativos nºs 50500.053592/2023-02; 50500.053607/2023-24; 50500.053626/2023-51, de acordo com as regras existentes à época do protocolo, qual seja, a Resolução nº 4.770/2015.”

Em função dessa determinação, a Procuradoria Federal junto à ANTT emitiu parecer de força executória, orientando o cumprimento imediato da decisão judicial.

Análise técnica e exclusões

Durante a análise técnica, a Gerência Operacional de Transporte de Passageiros da ANTT verificou o atendimento aos requisitos técnicos e operacionais necessários à prestação do serviço, conforme as previsões da Resolução nº 4.770/2015 e da Resolução nº 6.013/2023:

“Constata-se o cumprimento dos requisitos técnicos e operacionais necessários à autorização de novos mercados, conforme previsão da Resolução ANTT nº 4.770/2015 e da Resolução ANTT nº 6.013/2023.”

As Notas Técnicas também indicam que alguns mercados foram excluídos da autorização, por estarem classificados como semiurbanos ou por apresentarem inconsistências cadastrais:

  • “Os mercados listados foram desconsiderados da análise por serem classificados como semiurbanos”; e
  • “Foram excluídos os mercados que não constavam do pedido inicial ou que apresentaram inconsistências cadastrais.”

Impacto regulatório

A publicação das decisões no DOU consolida a autorização para operação das linhas, permitindo à Maninho Viagens iniciar ou adaptar suas atividades de transporte rodoviário interestadual de passageiros nos mercados autorizados de acordo com os termos definidos nos processos.

Veja no DOU desta terça as autorizações com todas as seções por linha:

 

linha JACANA-OSASCO via GOIÂNIA E JUAZEIRO DO NORTE

linha JACANA-RIO VERDE

linha JACANA-OSASCO VIA FEIRA DE SANTANA


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte rodoviário

[ad_2]

Fonte

Rodovia Régis Bittencourt tem congestionamento intenso em trecho de Itapecerica da Serra (SP) na manhã desta segunda (02)

[ad_1]

Terreno alagado às margens da via causou deslocamento de terra e gera bloqueio parcial e lentidão

ARTHUR FERRARI

Motoristas que passam pelo trecho de Itapecerica da Serra (SP) da Rodovia Régis Bittencourt na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, enfrentam lentidão e congestionamento na altura do Km 276.

No trecho, um terreno alagado causou deslocamento de terra, que avançou sobre a pista e gera bloqueio parcial da via. Por volta das 6h20 eram pelo menos 11 quilômetros de lentidão.

Passageiros de ônibus metropolitanos, intermunicipais e interestaduais, que passam pela região, são prejudicados.

O terreno em questão abriga uma obra, de um estacionamento, embargada desde o final do primeiro semestre de 2025.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

CBF se explica e justifica procedimento da arbitragem em expulsão de Carrascal

0

[ad_1]

Algumas horas após o fim da Supercopa do Brasil, e o título do Corinthians sobre o Flamengo, a CBF se manifestou pela primeira vez sobre a situação mais polêmica da partida, a expulsão de Jorge Carrascal.

O jogador agrediu Breno Bidon no último lance do primeiro tempo. Após o apito final, Rafael Rodrigo Klein se reuniu com os capitães dos dois times e, depois de uma breve conferência no VAR, sem que o juiz fosse ao monitor, ele pediu que os atletas descessem aos vestiários.

Parecia que a decisão estava tomada, mas não. Após os 15 minutos de intervalo, o árbitro mais uma vez consultou o VAR e, com uma nova imagem, bem mais nítida, dessa vez decidiu mostrar o cartão vermelho ao flamenguista.

De acordo com a CBF, a expulsão “ocorreu após checagem das imagens disponíveis, realizada pela equipe de VAR a partir do momento do lance, e que foi concluída quando os jogadores já haviam descido para o intervalo. Neste procedimento, foi identificada evidência de conduta violenta.”

Ainda segundo a entidade, “inicialmente, as imagens disponíveis não apresentavam evidência conclusiva, razão pela qual o primeiro tempo foi encerrado normalmente. Ainda durante os procedimentos, uma nova checagem permitiu a identificação clara da infração, o que fundamentou a recomendação de revisão para que o árbitro pudesse avaliar e a consequente expulsar o atleta.”

E assim como informou a comentarista Renata Ruel, a atitude do árbitro de ter mostrado o cartão vermelho apenas após o retorno para a segunda etapa, não está errado. A CBF disse que “o procedimento adotado está amparado no Livro de Regras 2025/26 e no Protocolo do VAR, que autorizam a intervenção do VAR em casos de conduta violenta a qualquer momento da partida, inclusive após o reinício do jogo.”

Na mesma nota, a CBF confirmou uma queda de energia na região do estádio e que, por alguns minutos, a partida transcorreu sem o uso do VAR.

O que diz a súmula?

Também na noite de domingo, a CBF divulgou a súmula escrita pelo árbitro. Lá, Klein explica o cartão vermelho “por conduta violenta ao golpear fora da disputa de bola, com o braço no rosto e o punho fechado, seu adversário numero 7.”

No mesmo documento, o juiz relata um arremesso de um “saco de pipocas em direção aos árbitros”, e que o mesmo “veio do local onde estava a torcida do Corinthians.”

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Corinthians:

[ad_2]

Fonte

Regra permite juiz expulsar Carrascal após intervalo? Lance era para vermelho? Renata Ruel responde

0

[ad_1]

Um lance para lá de polêmico marcou o duelo entre Flamengo e Corinthians, pela Supercopa do Brasil. No último lance do primeiro tempo, Breno Bidon ficou no chão reclamando muito de uma suposta agressão de Carrascal.

Após o apito final, Rafael Rodrigo Klein se reuniu com os capitães dos dois times e, depois de uma breve conferência no VAR, sem que o juiz fosse ao monitor, ele pediu que os atletas descessem aos vestiários.

Parecia que a decisão estava tomada, mas não. Após os 15 minutos de intervalo, o árbitro mais uma vez consultou o VAR e, com uma nova imagem, bem mais nítida, dessa vez decidiu mostrar o cartão vermelho ao flamenguista.

O fato surpreendeu a todos e também colocou uma dúvida, já que isso foi algo provavelmente inédito no futebol. Mas de acordo com Renata Ruel, comentarista de arbitragem dos canais Disney, tudo isso é permitido.

De acordo com ela, a forma como foi conduzida não foi a ideal, mas que terminou como correta, já que corrigiu um erro da arbitragem dentro do campo.

“O procedimento correto era escutar o VAR antes de terminar o primeiro tempo. O VAR checa o lance e informa para o árbitro se está tudo bem e se pode terminar a partida. Foi isso que aconteceu. Mas tem, sim, uma ação do Carrascal no Bidon, com um movimento adicional fora da disputa de bola, o que caracteriza conduta violenta e cartão vermelho. Vai todo mundo para o intervalo e quando voltam, aí sim o árbitro vai analisar no VAR. Ele pode fazer isso, até por ser uma decisão disciplinar. Uma decisão disciplinar, de cartão vermelho, pode acontecer até mesmo depois do jogo ser reiniciado. É diferente de uma decisão técnica, de um pênalti ou não. O protocolo permite, mas o procedimento correto seria ter feito isso antes do primeiro tempo terminar. Até porque as equipes criam estratégias no intervalo e tudo isso vai por água abaixo. O procedimento foi correto, mas não o ideal.”

Àquela altura, o Corinthians vencia a partida por 1 a 0, gol de Gabriel Paulista.

play

4:34

É campeão! Com gols de Yuri Alberto e Gabriel Paulista, Corinthians vence Flamengo e conquista a Supercopa do Brasil; VEJA os melhores momentos

O Corinthians venceu o Flamengo e faturou a Supercopa do Brasil

Próximos jogos do Flamengo:

Próximos jogos do Corinthians:

[ad_2]

Fonte

Matheus Pereira marca no fim, Cruzeiro vence o Betim e ‘respira’ no Mineiro

0

[ad_1]

Com um gol salvador de Matheus Pereira aos 55 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro finalmente respirou aliviado no Campeonato Mineiro. Neste domingo (1), a Raposa venceu o Betim por 1 a 0, fora de casa, pela sexta rodada do Estadual.

A equipe do Cruzeiro enfrentou dificuldades e o nervosismo para vencer, mas pressionou muito o Betim, principalmente na segunda etapa. Após muito martelar, foi premiada com um gol salvador de Matheus Pereira no apagar das luzes.

Com o resultado, a equipe permanece na briga pela liderança do Grupo C do Mineiro. O Cabuloso possui nove pontos em seis jogos, dois pontos a menos que o líder North. O Betim é o quarto e o último do Grupo B, com seis pontos em seis partidas.

Próximo jogo

O Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira pelo Campeonato Brasileiro. A equipe de Tite recebe o Coritiba no Mineirão, às 21h30 (de Brasília).

[ad_2]

Fonte

Guanabara participa de eventos de pré-carnaval em capitais do Nordeste em 2026

0

[ad_1]

Ativações estão previstas em Fortaleza, Teresina, Natal, João Pessoa e Salvador

YURI SENA

A Guanabara integra a programação de festas de pré-carnaval de 2026 em cinco capitais do Nordeste. As ações ocorrem em Fortaleza (CE), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA), acompanhando a movimentação cultural que antecede o carnaval na região.

A participação teve início em Teresina, no dia 24 de janeiro, durante o Bailinho do We All. No evento, foram realizadas ações voltadas à interação com o público presente. Ainda na capital piauiense, a empresa participa neste sábado (31) do Aldebaran Leste Folia 2026, com programação a partir das 19h.

Em Fortaleza, as atividades acompanham as prévias carnavalescas da Praia de Iracema. A principal atuação está prevista para o dia 7 de fevereiro, com presença em eventos como o pré-carnaval do Liso Bar, a Barraca Santa Praia e o Bloquinho do Badudé, que integram o calendário cultural da cidade.

A agenda inclui ainda outras capitais. Em Natal, a Guanabara participa do Bloco do Seu Gentil, no dia 7 de fevereiro, na Praça Pedro Velho, a partir das 15h. Em João Pessoa, a presença ocorre entre os dias 6 e 11 de fevereiro, no Camarote Cabo Branco, espaço tradicional da Via Folia. Já em Salvador, a empresa estará no Bloco Q’Nada, que celebra os 110 anos do samba.

Segundo o gerente de marketing da Guanabara, Rodrigo Mont’Alverne, as ações fazem parte do planejamento da empresa para 2026 e buscam ampliar a aproximação com o público durante o período de pré-carnaval, tradicional no calendário cultural nordestino.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha 6801/51 Jardim Ibirapuera – Terminal João Dias terá mais partidas na capital paulista a partir desta segunda-feira (02)

[ad_1]

Foto: Gustavo Cruz Bezerra/Ônibus Brasil

Nova tabela horária terá ampliação de 15 minutos na última viagem em ambos os sentidos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir desta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, a linha de ônibus municipais 6801/51 Jardim Ibirapuera – Terminal João Dias passará a contar com um novo horário de funcionamento e aumento no número de partidas.

De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), a mudança visa beneficiar os passageiros que usufruem do sistema de transporte coletivo da capital paulista.

A nova tabela horária terá ampliação de 15 minutos na última viagem em ambos os sentidos. Com o aumento no número de partidas, a linha vai contabilizar 60 viagens diárias.

Confira os novos horários da linha 6801/51:

Sentido Terminal João Dias

Das 5h às 22h30

Sentido Jardim Ibirapuera

Das 5h25 às 23h

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

O herói do City contra Tottenham que não pisa em campo há mais de 7 meses e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Tottenham e Manchester City se enfrentam neste domingo (1º), às 13h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do plano premium do Disney+. A partida, válida pela 24ª rodada da Premier League, traz boas recordações para um agora ex-jogador do elenco de Pep Guardiola.

Goleiro reserva de Ederson na campanha mágica da Tríplice Coroa, em 2022/23, o alemão Stefan Ortega não joga desde 22 de junho, quando foi titular na vitória por 6 a 0 sobre o Al Ain, pelo Mundial de Clubes. Já são mais de sete meses sem vestir a camisa azul em uma partida oficial.

O afastamento é explicado pela temporada muito abaixo da expectativa em 2024/25, quando Ortega teve a chance de colocar Ederson no banco, mas não correspondeu muito. Um desempenho que, por mais que o tenha feito ser esquecido no elenco, não apaga o que fez na casa do Tottenham em 14 de maio de 2024.

Naquela noite fria em Londres, o City precisava da vitória para se aproximar do título da Premier League, em uma disputa ferrenha com o Arsenal. A equipe de Guardiola vencia por 1 a 0, gol de Erling Haaland, até que Ederson precisou ser substituído por um choque que o deixou com olho inchado.

Ortega, frio, saiu do banco para entrar para a história do clube. Após falha da defesa, o atacante Heung-min Son partiu sozinho em direção ao gol e bateu rasteiro no canto direito. O alemão esticou a perna direita e evitou o que seria o gol de empate.

Minutos depois, Haaland converteu pênalti, garantiu a vitória por 2 a 0 e deixou o City com uma mão no título, que seria conquistado dias depois.

“Ortega nos salvou hoje”, disse Guardiola, na entrevista após a vitória na capital inglesa. “Se ele não faz aquela defesa, o Arsenal seria campeão. No um contra um, ele é um dos melhores goleiros que já vi na minha vida”.

A trajetória do alemão no Etihad Stadium, que chegou ao clube na mesma janela de Julián Alvarez e Erling Haaland, chegou ao fim. Ortega foi anunciado neste domingo (1º) como novo reforço do Nottingham Forest.

Sem ele, o gol do City é defendido por ninguém menos que Gianluigi Donnarumma, titular absoluto. James Trafford e Marcus Betinelli, contratados neste ano, completam o setor.


Muita Premier League, Real Madrid, final do US Open e mais!

O domingo está repleto de emoções no Disney+!

A partir das 5h30 (de Brasília) você não perde nada da grande final masculina do US Open. Carlos Alcaraz e Novak Djokovic disputam o título do primeiro Grand Slam do ano.

Além de Tottenham x Manchester City, outros duelos vão agitar a Premier League. Às 11h (de Brasília), a bola rola para Manchester United x Fulham e Nottingham Forest x Crystal Palace.

Mais cedo, na Espanha, o Real Madrid vai a campo encarar o Rayo Vallecano, em mais uma oportunidade para Vinicius Jr. e Kylian Mbappé fazerem nova vítima.

Já às 17h30 (de Brasília), a bola sobe na NBA para Milwaukee Bucks x Boston Celtics.

[ad_2]

Fonte

Acidente entre ônibus e carro deixa morto e feridos na PE-60, no Litoral Sul de Pernambuco

[ad_1]

Foto: Reprodução

Colisão ocorreu em São José da Coroa Grande; circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes

YURI SENA

Uma colisão envolvendo um automóvel e um ônibus resultou na morte de um homem e deixou duas pessoas feridas na tarde deste sábado (31), na Rodovia PE-60, no município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul de Pernambuco.

O acidente foi registrado por uma câmera de monitoramento localizada nas proximidades do restaurante Calamares. 

O veículo de passeio envolvido na ocorrência é um Volkswagen T-Cross, de cor cinza, que capotou após a batida e ficou com as rodas voltadas para cima. O ônibus teve danos concentrados na parte frontal lateral esquerda.

O condutor do carro, não resistiu aos ferimentos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ficou preso às ferragens após o capotamento e foi encontrado com vida, porém inconsciente. Após o trabalho de desencarceramento, a vítima foi encaminhada por uma ambulância municipal à Unidade Mista Osmário Omena de Oliveira, onde teve o óbito confirmado.

Ainda segundo os bombeiros, uma mulher e uma criança, mãe e filha, que também estavam no veículo, foram retiradas do carro por populares antes da chegada das equipes de resgate. Elas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foram levadas à mesma unidade de saúde do município.

As circunstâncias da colisão deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O trânsito na PE-60 ficou parcialmente comprometido durante o atendimento da ocorrência.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Fiscalização autua ônibus sem ar-condicionado em Porto Alegre durante período de calor intenso

[ad_1]

Mais de 1,3 mil veículos foram vistoriados em janeiro; 39 apresentaram falhas no sistema de climatização

YURI SENA

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificaram, entre os dias 1º e 27 de janeiro, as fiscalizações sobre o funcionamento do ar-condicionado nos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre (RS). No período, 1.348 veículos passaram por vistoria, resultando em 39 autuações por sistemas de climatização inoperantes.

As ações ocorreram em meio a uma sequência de dias com temperaturas acima de 35 °C na capital gaúcha. Conforme estabelece o Decreto nº 19.836/2017, o uso do ar-condicionado é obrigatório sempre que a temperatura ambiente atinge 24 °C ou mais. O descumprimento da norma gera penalidades às empresas responsáveis pelos veículos.

Atualmente, a frota do transporte coletivo de Porto Alegre conta com 1.009 ônibus climatizados, o que representa cerca de 95% dos 1.064 veículos que operam nos dias úteis. Aos fins de semana, todos os ônibus em circulação possuem ar-condicionado, segundo dados da EPTC.

Parte significativa desses veículos foi incorporada nos últimos anos. Desde 2022, 538 ônibus com ar-condicionado passaram a integrar o sistema, sendo 108 em 2022, 137 em 2023, 189 em 2024 e 104 em 2025. Esses coletivos utilizam tecnologia Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de poluentes. Já os ônibus mais antigos, anteriores a fevereiro de 2016, seguem em operação dentro do prazo de vida útil permitido e estão em processo gradual de substituição.

De acordo com a EPTC, todos os veículos do sistema passam por vistorias regulares e só recebem autorização para circular após aprovação técnica. As fiscalizações são permanentes e ocorrem em terminais, corredores de ônibus e garagens das empresas operadoras.

A empresa orienta ainda que os usuários comuniquem eventuais irregularidades pelos telefones 118 ou 156, informando dados como prefixo do ônibus, linha, horário e sentido da viagem.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte