23.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 26 junho - 23:50
Publicidade
Home Blog Page 177

Fortes chuvas colocam São Paulo e ABC Paulista em alerta e afetam trânsito e transporte neste domingo (1º)

[ad_1]

Defesa Civil emite Alerta Severo diante do risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rajadas de vento acima de 50 km/h

YURI SENA

A cidade de São Paulo e os municípios do ABC Paulista entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo, 1º de fevereiro de 2026, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Com a intensificação das chuvas, a Defesa Civil também emitiu um Alerta Severo para a região.

O alerta foi registrado às 14h40 e abrange todas as regiões da capital paulista — zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste, além do Centro — incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, áreas historicamente vulneráveis a alagamentos.

Segundo o CGE, áreas de instabilidade formadas pela combinação de ar quente e úmido provocam chuvas de intensidade moderada a forte em municípios da Grande São Paulo, como Cajamar, Santana de Parnaíba, Ibiúna, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Esses núcleos avançam em direção à capital e ao ABC Paulista, elevando o potencial para alagamentos, enxurradas e transtornos no sistema viário e no transporte público.

Na capital, foi registrada iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura da esquina com a Rua Túlio Mugnaini. Até o momento, quatro pontos de alagamento foram contabilizados em diferentes regiões da cidade.

A Subprefeitura da Vila Prudente permanece em estado de alerta desde às 14h40, em razão do transbordamento do Córrego Mooca, na Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo, na altura da Avenida Salim Farah Maluf. Já a Subprefeitura do Campo Limpo está em alerta desde às 14h13, também devido ao risco de transbordamento do Córrego Morro do S, na Avenida Carlos Caldeira Filho, próximo à Rua Joaquim Nunes Teixeira.

Impactos no transporte coletivo

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informaram que, devido às chuvas e aos alagamentos, linhas de ônibus que circulam por algumas vias da capital estão com a operação prejudicada na tarde deste domingo (1º). As ocorrências foram registradas nos seguintes pontos:

Avenida Senador Teotônio Vilela, nº 3029

Avenida João Dias, nº 3589

Avenida Atlântica, nº 6182

As equipes seguem monitorando a situação e realizando ajustes operacionais conforme as condições das vias.

A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias com correnteza e redobrar a atenção durante deslocamentos, especialmente em regiões próximas a córregos e fundos de vale. A previsão indica que o tempo segue instável ao longo de toda a tarde, com possibilidade de novos temporais.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Prefeitura de São Miguel do Iguaçu (PR) amplia frota do transporte escolar com novo ônibus

[ad_1]

Veículo acessível passa a atender linhas rurais e estudantes com mobilidade reduzida

YURI SENA

O município de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, incorporou nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, um novo ônibus à frota do transporte escolar da rede pública. O veículo, zero quilômetro, será utilizado no atendimento das linhas Paulistânia, Santa Rita e Cacic, além do deslocamento de alunos cadeirantes.

A aquisição foi realizada com recursos do próprio município, por meio de adesão à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Programa Caminho da Escola. O investimento totalizou R$ 422.501,10. Com essa entrega, a prefeitura soma seis ônibus incorporados ao transporte escolar nos últimos dois anos.

O coletivo tem capacidade para 24 estudantes e é equipado com espaço reservado e plataforma elevatória para cadeirantes, assegurando acessibilidade. A iniciativa integra o processo de renovação da frota e busca atender, especialmente, alunos que moram em regiões rurais ou de acesso mais difícil, além de ampliar a oferta de veículos adaptados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o reforço na frota contribui para oferecer mais segurança e melhores condições de conforto no transporte diário dos estudantes, garantindo a regularidade no acesso às escolas da rede municipal.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Flamengo x Corinthians: escalações e onde assistir ao vivo a Supercopa

0

[ad_1]

Vale título! Flamengo e Corinthians decidem neste domingo (1º), às 16h (de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília, quem será o grande campeão da Supercopa do Brasil.

O duelo vale a primeira temporada e colocará frente a frente os vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente.

De um lado, técnico Filipe Luís não poderá contar com Danilo, Ayrton Lucas, Saúl e De la Cruz, todos no departamento médico. Recém-chegado, Paquetá começa no banco de reservas e pode estrear.

Já Dorival Júnior segue sem José Martínez, ainda na Venezuela, e sem Cacá, lesionado. A novidade é o retorno de Memphis Depay aos titulares. Rodrigo Garro inicia na reserva.

  • ESCALAÇÃO DO FLAMENGO: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Carrascal, Plata e Pedro.

  • ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Gabriel Paulista e Matheus Bidu; Raniele, André, Carrillo e Breno Bidon; Memphis Depay e Yuri Alberto.

Onde assistir a Flamengo x Corinthians?

Flamengo x Corinthians terá transmissão da Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), Premiere (pay per view) e geTV (Youtube).

[ad_2]

Fonte

São Paulo e ABC Paulista entram em estado de atenção para alagamentos neste domingo (1º)

[ad_1]

Defesa Civil emite Alerta Severo devido às chuvas fortes, com risco de alagamentos e ventos intensos

YURI SENA

A cidade de São Paulo e os municípios do ABC Paulista entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo, 1º de fevereiro de 2026, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Diante do agravamento das condições meteorológicas, a Defesa Civil também emitiu um Alerta Severo para a região.

O aviso foi registrado às 14h40 e abrange todas as regiões da capital paulista — zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste, além do Centro — assim como as marginais Tietê e Pinheiros.

Há iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura da esquina com a Rua Túlio Mugnaini. Além disso, quatro pontos de alagamento foram registrados na cidade.

De acordo com o CGE, áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido provocam chuvas de intensidade moderada a forte em municípios da Grande São Paulo, como Cajamar, Santana de Parnaíba, Ibiúna, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Esses núcleos de chuva avançam em direção à capital e ao ABC Paulista.

A Defesa Civil alerta para o alto potencial de alagamentos, enxurradas e rajadas de vento que podem ultrapassar os 50 km/h. A previsão indica que o tempo permanece instável ao longo de toda a tarde, com possibilidade de novos temporais.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ramais Belford Roxo e Saracuruna terão nova grade de viagens no Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (03)

[ad_1]

Foto: SuperVia/Reprodução

Alterações nos cronogramas serão aplicadas nos horários de pico da manhã (de 6h às 8h) e da tarde (de 17h às 19h)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir desta terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, a SuperVia vai implementar uma nova grade de viagens nos ramais Belford Roxo e Saracuruna, no Rio de Janeiro, nos horários de pico da manhã (de 6h às 8h) e da tarde (de 17h às 19h). As mudanças, aprovadas pela Agetransp, têm como base estudos de demanda e contam com ações de projetos e manutenções realizadas pela concessionária, além de ser resultado do aporte feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), no acordo de transição assinado em dezembro do ano passado.

No ramal Belford Roxo, durante a faixa de pico, os trens terão o intervalo médio reduzido de 23 para 15 minutos. Já no ramal Saracuruna, os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil, terão o intervalo de 12 minutos por mais uma hora (já a partir das 5h45).

“O passageiro vai perceber que as viagens no ramal Belford Roxo terão uma redução de até 5 minutos no tempo total da viagem. Conseguimos ampliar de 66 para 76 o número de viagens diárias nesse ramal”, explica Uascar Carvalho, diretor de Operações e Manutenção da SuperVia.

A concessionária informa que vai monitorar diariamente as mudanças para realizar ajustes, caso sejam necessários, e ainda reforça que a nova grade será plenamente executada desde que não haja intercorrências externas, como furtos de cabos, vandalismo de equipamentos e outros fatores que comprometem a operação e impactam diretamente a prestação do serviço.

Os passageiros podem consultar a programação por meio da ferramenta “Planeje sua Viagem”, disponível no aplicativo da SuperVia, ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 726 9494.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Manchester United x Fulham AO VIVO: siga o jogaço …

0

[ad_1]

Manchester United x Fulham AO VIVO: siga o jogaço …

[ad_2]

Fonte

Linha municipal 6820/21 será reativada no transporte coletivo de São Paulo (SP) a partir desta segunda-feira (02)

[ad_1]

Foto: David Roberto Silva dos Santos/Ônibus Brasil (Imagem meramente ilustrativa)

Itinerário antes conhecido como 6820/21 Jd. Irene – Term. Capelinha, agora se chamará 6820/21 Jd. Amália – Term. Capelinha

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir desta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, a linha de ônibus 6820/21 será reativada no transporte coletivo de São Paulo (SP).

Destinada, principalmente, para os moradores da Zona Sul da capital paulista, a linha voltará a operar aos dias úteis, com um total de 36 viagens diárias, e passará a ter nova denominação. Antes conhecida como 6820/21 Jd. Irene – Term. Capelinha, agora se chamará 6820/21 Jd. Amália – Term. Capelinha.

Confira como será o funcionamento da linha:

6820/21 Jd. Amália – Term. Capelinha

Itinerário:

Ida: R. Serra dos Dois Irmãos, R. Alves de Sousa, R. Serra dos Dois Irmãos, Av. Felipe Carrillo Puerto, Estrada de Itapecerica, Av. Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck, retorno, Av. Prof. Dr. Telêmaco Hippolyto de Macedo Van Langendonck, Av. Carlos Caldeira Filho, Term. Capelinha.

Volta: Term. Capelinha, Estrada de Itapecerica, Av. Felipe Carrillo Puerto, R. Serra dos Dois Irmãos.

Ponto inicial: Rua Serra dos Dois Irmãos nº 318

Ponto final: Terminal Capelinha

Horário de Operação:

Sentido Term. Capelinha

das 6h às 10h e das 16h às 20h

Sentido Jd. Amália

das 6h37 às 9h15 e das 16h25 às 19h20

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Greve de ônibus em São Luís completa mais um dia e nova reunião será somente na terça (03)

[ad_1]

Impasse sobre salários continua e frota mínima não está sendo cumprida

ADAMO BAZANI

Completa mais um dia a greve de motoristas e cobredores de ônibus de São Luís e região metropolitana, no Maranhão.

A próxima reunião entre empresas e trabalhadores só deve ocorrer na terça-feira, 03 de fevereiro de 2026, no TRT (Tribunal Regional do Trabalho)

A frota mínima de 80% não está sendo cumprida de acordo com a prefeitura da capital e o Governo do Estado.

A determinação foi do desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho,  do TRT-MA, que ainda estupilou multa de R$ 70 mil por dia pelo descumprimento.

Cerca de 700 mil passageiros usam o transporte público diariamente.

Inicialmente, as empresas ofereceram um reajuste de 2%, mas os trabalhadores pedem 18% para motoristas em dupla função (dirgem e cobram) e 16% apenas para as funções separadas.  Entretanto,  aceitariam um reajuste igual para todos de 15%, além do cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho, aumento do tíquete-alimentação para R$ 1,5 mil e a inclusão de dependentes no plano de saúde.

Na mais recente reunião entre as partes, foi oferecida pelo TRT-MA a proposta de 12% de aumento para tudo.

Os trabalhadores, por meio do sindicato da categoria,  sinalizaram aceitar, mas as empresas pediram tempo para calcular impactos financeiros.

As viações relatam atrasos em subsídios e valores insuficientes.

Por meio de nota, tanto prefeitura como Governo do Estado do Maranhão dizem que os repasses estão em dia.

Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luis

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que o compromisso do Município de São Luís com o pagamento do subsídio ao sistema de transporte público encontra-se em dia. Informa, ainda, que desde a manhã de ontem foram liberados vouchers para corridas por aplicativo aos usuários do transporte público, enquanto perdurar a greve e que serão pagos respeitando a decisão do STF.

Por fim, a SMTT espera que empresários e rodoviários cheguem a um entendimento o mais breve possível, a fim de restabelecer a regularidade do serviço de transporte público oferecido à população”.

Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB)

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que o subsídio estadual está sendo pago regularmente, dentro dos prazos estabelecidos. Esclarece que as questões trabalhistas são de responsabilidade das empresas operadoras, conforme previsto nos contratos de concessão.

No mais, a MOB segue em diálogo com os sindicatos e adota, dentro de suas competências legais, as medidas cabíveis para contribuir com a retomada do serviço o quanto antes”.

Adamo Bazani,  jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda têm nova etapa de manutenções programadas neste domingo (1º); confira

[ad_1]

Estação Itapevi, da Linha 8-Diamante

Na Linha 8, intervalos entre os trens serão de cerca de 22 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste domingo, 1º de fevereiro de 2026, as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passam por uma nova etapa de manutenções programadas.

Para interferir o menos possível na circulação dos trens, a ViaMobilidade realiza os serviços prioritariamente em horários com menor movimento.

Confira o cronograma das ações:

LINHA 8-DIAMANTE

Das 4h à 0h, os intervalos serão de aproximadamente 22 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

LINHA 9-ESMERALDA

Das 9h às 17h,haverá intervalos de aproximadamente 10 minutos entre as estações Osasco e Grajaú, e aproximadamente 20 minutos entre Grajaú e Varginha.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Eletromobilidade também virou “duelo” de design entre as duas principais encarroçadoras de ônibus urbanos

[ad_1]

Com linhas diferentes, Attivi da Marcopolo e Caio e-Millennium BRT propõem modernidade e a mensagem de uma nova era nos transportes

ADAMO BAZANI

Além de redução da poluição sonora e atmosférica, a eletrificação tem trazido um aspecto interessante, não obstante seus entraves de avanço no Brasil por causa de limitações de infraestrutura e financiamento: a inovação e qualificação do design dos ônibus urbanos, que ganharam versões exclusivas para os elétricos.

As duas principais encarroçadoras de ônibus urbanos no Brasil, Caio, de Botucatu (SP); e Marcopolo, de Caxias do Sul (RS); atualmente apresentam dois modelos de grande porte que são exclusivos para tração elétrica: o e-Millennium BRT, no caso da fabricante paulista, e o Attivi, produto da empresa gaúcha. As versões podem encaroçar hoje as principais marcas que fornecem chassis e sistemas tecnológicos: BYD, Eletra, Mercedes-Benz, Volvo, Volkswagen, Scania – enfim, a que tiver configuração para o porte disponível.

Ambos têm linhas diferentes, mas propõem modernidade e sensação de uma nova era nos transportes.

Os passageiros, gestores de transportes, operadores, políticos e a opinião pública em geral têm valorizado cada vez mais a imagem.

Não basta ser moderno, tem de passar a mensagem de que a mobilidade está evoluindo.

Atual sociedade não somente está mais “estética”, como tem dado valor à experiência, à sensação.

E neste sentido que trabalharam, cada qual com sua característica, as encarroçadoras em ambos os modelos.

O Diário do Transporte conheceu de perto os dois modelos nas versões “superarticulada”, de 23m de comprimento, no caso do e-Millennium BRT que vai rodar no projeto de Corredores Verdes da Capital Paulista, e articulada de 21m e biarticulada de 28 m, para o sistema de BRTs de Goiânia.

O modelo de São Paulo que a reportagem verificou está sobre chassis/tecnologia BYD e o de Goiás tem chassi/tecnologia Volvo.

As sensações visuais são diferentes entre ambos, apesar de também terem pontos em comum.

Mas em ambos, foi possível assimilar a ideia de modernidade, de inovação, do recado: “você não está somente num ônibus novo, mas num ônibus moderno”.

Isso é fundamental porque veículo novo é simplesmente um 0 km. Moderno é mais que isso. É disrupção, é avanço.

As preferências estéticas são de cada um.

Mas é interessante saber que as encarroçadoras, apesar de não fabricarem diretamente o que faz o ônibus não ser poluente nas operações locais, se engajaram na eletrificação e aceitaram o desafio de ir além de adaptar estruturalmente um coletivo para receber as baterias e equipamentos.

Ambas fazem outros modelos para este segmento, como o Caio e-Millennium e o Marcopolo Torino Elétrico. São exclusivos e já inovadores, mas Attivi e e-Millennium BRT nascem para mostrar que eletrificação pode ir além de não poluir nas operações, o que já seria por si só um grande trunfo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte