23.4 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 02:28
Publicidade
Home Blog Page 179

Linha da Viação Campo Belo entre os terminais João Dias e Bandeira deixa de existir definitivamente

[ad_1]

Medida começou como pontual nas férias escolares e vai se tornar permanente

ADAMO BAZANI

No dia 1º de fevereiro de 2026, um domingo, passageiros de ônibus de parte da zona Sul de São Paulo devem estar atentos.

A linha 6400/10, operada pela Viação Campo Belo, que faz a ligação entre o Terminal João Dias, na zona Sul, e o Terminal Bandeira, no centro, deixa de existir.

Nos informativos operacionais, a SPTrans (São Paulo Transporte) diz que a linha será substituída definitivamente pela 6450-10 Termina Capelinha ao Terminal Bandeira, que cobre o trajeto.

Diário do Transporte havia mostrado em 15 de dezembro de 2025, que a SPTrans tinha informado, na época, que a medida se deu no fim do ano por causa das férias escolares, mas agora, será permanente.

Relembre:

Ainda de acordo com a gerenciadora dos transportes da prefeitura, na ocasião do questionamento do Diário do Transporte, os passageiros do Terminal João Dias contam com outras opções em direção ao Centro, sendo elas:

6403-10 Term. João Dias – Term. Pq. D. Pedro II

6451-10 Capelinha – Term. Bandeira

6455-10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco

6475-10 Jd. Vaz de Lima – Term. Bandeira

02 de fevereiro de 2026:

Na segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, segunda-feira, haverá mudança no transporte por ônibus municipais da zona Oeste da capital paulista, com o corte de uma opção direta do Parque Continental até a Av. Corifeu de Azevedo Marques e Av. Dr. Vital Brasil (Metrô Butantã).

De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da prefeitura de São Paulo, a linha 8019-10 Pq. Continental – Metrô Butantã deixa de existir, tendo como opção a linha 8019-31 Pq. Continental – Terminal Vila Sônia.

Os passageiros com destino à Av. Corifeu de Azevedo Marques e Av. Dr. Vital Brasil (Metrô Butantã) terão de fazer a transferência para a linha 8705-10 Shopping Continental – Anhangabaú no Terminal Vila Yara.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Zona Oeste de São Paulo perde linha entre Parque Continental e o Metrô Butantã

[ad_1]

01

ADAMO BAZANI

Quem utiliza ônibus municipais gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), na zona Oeste da capital paulista, deve estar atento para alterações já no início de fevereiro de 2026.

A região perde uma linha entre Parque Continental e o Metrô Butantã, com opção apenas até o Terminal Vila Sônia.

Além disso, inclusão de ônibus elétricos provoca mudança de itinerário em outra linha

02 de fevereiro de 2026:

Na segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026, segunda-feira, haverá mudança no transporte por ônibus municipais da zona Oeste da capital paulista, com o corte de uma opção direta do Parque Continental até a Av. Corifeu de Azevedo Marques e Av. Dr. Vital Brasil (Metrô Butantã).

De acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema da prefeitura de São Paulo, a linha 8019-10 Pq. Continental – Metrô Butantã deixa de existir, tendo como opção a linha 8019-31 Pq. Continental – Terminal Vila Sônia.

Os passageiros com destino à Av. Corifeu de Azevedo Marques e Av. Dr. Vital Brasil (Metrô Butantã) terão de fazer a transferência para a linha 8705-10 Shopping Continental – Anhangabaú no Terminal Vila Yara.

– 07 de fevereiro de 2026

A partir de 07 de fevereiro de 2026, sábado, por causa da inclusão de ônibus elétricos, que são maiores que os proporcionais a diesel, a linha 8030-10 Paraisópolis – Term. Vl. Sônia, deixa de atender a Av. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, no número1.008.

O novo itinerário passa a ser na ida, normal até a Rua Desidério Ferreira, Rua Frei Bonifácio Dux, Rua Francisco Preto, transitando normalmente.

Na volta, não tem alteração.

Como opções o passageiro pode ter o ponto na  Av. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, 1.035. Já quem desembarca na Rua Sto. Américo (próximo à Av. Giovanni Gronchi) pode utilizar a linha 809J-10 Jd. Colombo – Metrô Morumbi.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Consórcio assume 60% das linhas após interdição das viações Real e Vila Isabel; Mobi-Rio pode assumir operação remanescente

[ad_1]

Prefeitura do Rio reorganiza o transporte para manter atendimento aos passageiros e divulga linhas em operação, com ajustes e serviços temporariamente suspensos

YURI SENA

Após o lacre das garagens das viações Real Auto Ônibus e Vila Isabel por irregularidades na frota, a Prefeitura do Rio de Janeiro detalhou as medidas que serão adotadas para evitar prejuízos à população que depende do transporte coletivo, especialmente nas ligações entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, aproximadamente 60% das linhas operadas pelas duas empresas passarão a ser assumidas por um consórcio a partir deste domingo. A medida, de acordo com a prefeitura, busca garantir a continuidade do serviço e ampliar a oferta de ônibus em comparação ao que vinha sendo prestado pelas concessionárias nos últimos meses.

Caso o consórcio não consiga absorver integralmente a operação, a administração municipal informou que já está providenciando o aluguel de novos veículos. Além disso, a Mobi-Rio, empresa pública responsável pela operação do BRT, está preparada para assumir linhas convencionais, se necessário, assegurando o atendimento aos passageiros.

Durante a operação de fiscalização, Eduardo Paes afirmou que a interdição não deve resultar em redução da oferta, mas, ao contrário, em melhoria do serviço. Segundo ele, a prefeitura não irá tolerar a continuidade de concessões que descumpram exigências básicas de segurança e manutenção da frota.

A gestão municipal também ressaltou que as medidas fazem parte de um processo mais amplo de reorganização do sistema de ônibus da cidade, que inclui maior controle operacional, subsídios públicos, transparência de dados e acompanhamento em tempo real por meio do sistema Jaé.

Como noticiou o Diário do Transporte, a interdição das garagens ocorreu após as empresas não cumprirem o prazo para a vistoria anual obrigatória dos veículos. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, cerca de 99% da frota das duas viações não havia sido vistoriada, e foram constatadas más condições de conservação tanto dos ônibus quanto das instalações.

Relembre: 

Prefeitura do Rio de Janeiro lacra garagem das viações Real e Vila Isabel por irregularidades neste sábado (31)

A prefeitura afirma que continuará monitorando a operação das linhas afetadas nos próximos dias e que novas medidas poderão ser adotadas caso sejam identificadas falhas no atendimento à população.

Linhas com operação ajustada ou substituída

Entre as linhas reorganizadas estão:

160 – Terminal Gentileza ↔ Leblon (via Túnel Rebouças)

111 – Central do Brasil ↔ Leblon

133 – Terminal Gentileza ↔ Largo do Machado

162 – Terminal Gentileza ↔ Gávea

319 / SV319 – Terminal Alvorada ↔ Central do Brasil (com variação pela Praia do Flamengo)

302 – Terminal Gentileza ↔ Terminal Alvorada

164 – Terminal Gentileza ↔ Leme

435 – Grajaú ↔ Gávea

456 – Norte Shopping ↔ Copacabana (com integrações parciais)

539 – São Conrado ↔ Leme (via Rocinha e Copacabana)

Algumas dessas linhas passaram a operar de forma combinada ou com ajustes de trajeto, enquanto outras aguardam definição para retomada plena.

Linhas temporariamente inoperantes

De acordo com o material divulgado pela prefeitura, seguem sem operação no momento:

460 – São Cristóvão ↔ Leblon

473 – São Januário ↔ Lido

232 – Lins de Vasconcelos ↔ Castelo (trecho entre Vila Isabel e Centro)

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Liverpool e Newcastle fazem JOGAÇO na Premier Leag…

0

[ad_1]

Liverpool e Newcastle fazem JOGAÇO na Premier Leag…

[ad_2]

Fonte

Com o fim das férias escolares, ônibus em São José dos Campos (SP) retomam escalas normais de horários

[ad_1]

Retomada começa nesta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026

ADAMO BAZANI

Com o fim das férias escolares, as lingas municipais de ônibus em São José dos Campos, no interior de São Paulo, retomam escalas normais de horários a partir desta segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026.

A informação é da prefeitura que, em nota, detalha as linhas já com a nornalização

Linhas que retomam ao horário normal:
105 – Bairro dos Freitas / Av. Eng. Francisco José Longo
107 – Altos da Vl. Paiva / Av. Eng. Francisco José Longo
115 – Vl. Dirce / Altos de Santana / Av. Eng. Francisco José Longo
119 – Colonial / Aquarius
121 – Urbanova / Esplanada / Terminal Central
128 – Urbanova-Colinas / Terminal Central
201 – Terminal Central / Bairrinho
202 – Bom Retiro / Terminal Central
204A – Pq. Novo Horizonte / via Pedro A. Cabral
204B – Pq. Novo Horizonte / José Longo
206 – Jd. Santa Inês / José Longo
209 – Jd. Uirá / Terminal Central
214 – Vl. Tesouro / Sebastião Gualberto / Av. Eng. Francisco José Longo
222 – Galo Branco / Jd. Aquarius
229 – Terminal Central / Jd. Uirá – via Pedro A. Cabral
231 – Vl. do Tesouro / Vl. Dirce
237 – Pq. Novo Horizonte / Jd. Aquarius
240 – Pq. Novo Horizonte / Campo dos Alemães
242 – Majestic / Praça Afonso Pena
243 – Santa Maria / José Longo – via Jd. São José, Coqueiro e Frei Galvão
244 – Jardim São José / Terminal Central
303 – Colonial / Rodoviária
304 – Colonial / Praça Afonso Pena
305 – Jd. São Judas Tadeu / Terminal Central
311 – Limoeiro / Jd. das Indústrias / Praça Afonso Pena
313 – Aquarius-Colinas / Terminal Central
315 – Parque Interlagos / Terminal Central
320 – Pq. Industrial – Jd. das Indústrias / Praça Afonso Pena
323 – Campo dos Alemães / Terminal Central
331 – Campo dos Alemães / Aquárius
339 – Alimentadora Dom Pedro / Estação Sul
340 – ECO Campos de São José – via Cambuí / Centro
341A – ECO Campos de São José / Terminal Central
341B – ECO Campos de São José / Av. Francisco José Longo

Onde consultar os horários

Os passageiros podem consultar horários e itinerários das linhas do transporte coletivo pelo site da Prefeitura.

A consulta também pode ser feita por meio de aplicativos de mobilidade, como Cittamobi, Moovit e Google Maps, que disponibilizam informações sobre linhas, trajetos e previsão de chegada dos ônibus nos pontos.

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central 156, canal oficial de atendimento da Prefeitura.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

CPTM terá mudanças na operação neste sábado (31) para obras de manutenção

[ad_1]

Alterações atingem as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira durante a noite

YURI SENA

Os passageiros da CPTM devem ficar atentos às mudanças na circulação dos trens neste sábado, 31 de janeiro de 2026, motivadas por serviços de manutenção e melhorias na via férrea. As intervenções ocorrem principalmente no período noturno e envolvem ajustes no uso de plataformas em algumas estações.

Na Linha 10-Turquesa, a estação Tamanduateí terá alteração a partir das 21h, com os embarques no sentido Palmeiras–Barra Funda realizados pela plataforma 2. Já entre 23h e meia-noite, as estações Ribeirão Pires e Guapituba operarão exclusivamente pela plataforma 1.

Na Linha 11-Coral, entre 21h e 0h, as estações Suzano e Calmon Viana terão embarques e desembarques concentrados na plataforma 1. No mesmo intervalo, Jundiapeba e Braz Cubas utilizam a plataforma 2, enquanto Mogi das Cruzes passa a atender os passageiros pela plataforma 4, em razão de serviços preventivos em equipamentos de via.

A Linha 12-Safira também apresenta mudança pontual no sábado. Na estação Tatuapé, das 21h até o encerramento da operação, os trens utilizam a plataforma 2 para atividades operacionais.

A CPTM informa que agentes estarão nas estações para orientar os passageiros, e que todas as mudanças serão comunicadas por avisos sonoros e painéis eletrônicos.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus do transporte escolar passam por vistorias em Ji-Paraná (RO) antes do início das aulas

[ad_1]

Fiscalização envolve AMT, Detran, MPRO e Secretaria de Educação; 50 dos 56 veículos já foram inspecionados

YURI SENA

Os ônibus responsáveis pelo transporte de estudantes da rede municipal de Ji-Paraná estão passando por vistorias obrigatórias antes do início do ano letivo. A fiscalização é realizada de forma conjunta pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ministério Público de Rondônia (MPRO) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a AMT, os trabalhos começaram na semana passada e, até esta quinta-feira (30), 50 dos 56 veículos que compõem a frota escolar já haviam sido vistoriados. A expectativa é que os seis ônibus restantes passem pela inspeção nos próximos dias, concluindo o processo.

Segundo o presidente da AMT, Oribe Júnior, a orientação da Prefeitura é adotar critérios rigorosos, mesmo em veículos seminovos, para garantir a segurança dos alunos que dependem do transporte escolar, tanto na área urbana quanto na zona rural.

Durante as vistorias, são analisados documentos, procedência dos veículos, autenticidade de chassi, motor e vidros, além das condições gerais de segurança. Também são verificados itens obrigatórios, como freios, pneus, iluminação, cintos de segurança, suspensão, buzina, retrovisores e equipamentos de emergência.

A inspeção do transporte escolar é obrigatória e ocorre duas vezes ao ano, normalmente antes do início de cada semestre letivo. Até o momento, nenhum dos ônibus vistoriados foi reprovado.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo operam com velocidade reduzida neste sábado (31)

[ad_1]

Falha em trem na estação Luz provoca maior tempo de parada e restrições operacionais nas duas linhas

YURI SENA

As linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo operam com velocidade reduzida na tarde deste sábado (31) devido a uma falha em um trem na estação Luz.

A ocorrência resultou em aumento no tempo de parada dos trens e impactou a circulação em ambas as linhas. Segundo informações divulgadas pelo Metrô, a Linha 3-Vermelha apresenta restrições operacionais em função de interferência na operação da Linha 1-Azul.

Equipes de manutenção foram acionadas e trabalham para restabelecer a operação normal o mais breve possível.

O Diário do Transporte entrou em contato com o Metrô de São Paulo e aguarda retorno oficial.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Estêvão volta ao Brasil por ‘motivos pessoais’ e desfalca o Chelsea

0

[ad_1]

Estêvão vai desfalcar o Chelsea no duelo contra o West Ham neste sábado, às 14h30 (de Brasília), pela 24ª rodada da Premier League, no Stamford Bridge, em Londres. A partida terá transmissão do plano premium do Disney+.

Segundo apurou a ESPN, o atacante ex-Palmeiras precisou voltar ao Brasil por ”motivos pessoais” e não estará à disposição do técnico Liam Rosenior.

O também brasileiro João Pedro começa no banco.

O Chelsea venceu seus dois últimos compromissos e subiu para o quinto lugar do campeonato, com 37 pontos, com dez triunfos, sete empates e seis derrotas.

O West Ham, que precisará superar a ida de Lucas Paquetá para o Flamengo, vem de duas vitórias consecutivas, mas ainda aparece dentro da zona de rebaixamento, na 18ª posição, com apenas 20 pontos.

[ad_2]

Fonte

Prefeitura do Rio de Janeiro lacra garagem das viações Real e Vila Isabel por irregularidades neste sábado (31)

[ad_1]

Foto: Reprodução/ TV Globo

Empresas tiveram as operações suspensas por não realizarem a vistoria anual; fiscalização apontou que quase toda a frota estava irregular e em más condições de conservação

YURI SENA

A Prefeitura do Rio de Janeiro realizou, na manhã deste sábado, 31 de janeiro de 2026, uma operação que resultou no lacre da garagem das viações Real Auto Ônibus e Vila Isabel. 

A ação contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e da secretária municipal de Transportes, Maína Celidônio.

Segundo a Secretaria de Transportes, a medida foi adotada após o fim do prazo estendido concedido às empresas para a realização da vistoria anual obrigatória da frota, que não foi cumprido. Com isso, os ônibus passaram a ser considerados irregulares a partir deste sábado.

A fiscalização identificou que cerca de 99% dos veículos das empresas não haviam sido vistoriados e que tanto os ônibus quanto a garagem apresentavam más condições de conservação, o que, segundo a pasta, compromete a segurança dos passageiros.

Dados da prefeitura apontam que, dos cerca de 200 ônibus da Viação Real Auto Ônibus, apenas 16 estavam em situação regular. Já a Viação Vila Isabel não apresentou nenhum dos seus 50 veículos à vistoria dentro do prazo de um ano.

Durante a operação, o prefeito Eduardo Paes afirmou que parte das linhas será assumida por um consórcio a partir deste domingo, com o objetivo de manter o atendimento aos usuários.

Segundo ele, aproximadamente 60% das linhas devem ser operadas inicialmente pelo consórcio, enquanto a Mobi-Rio, empresa municipal, está preparada para assumir a operação caso seja necessário.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte