23.4 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 03:28
Publicidade
Home Blog Page 180

Aracaju (SE) inicia fiscalização automatizada nos corredores exclusivos de ônibus

[ad_1]

Sistema entra em operação em 1º de fevereiro e amplia controle sobre uso irregular das faixas do transporte coletivo

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Aracaju (SE) inicia neste domingo, dia 1º de fevereiro de 2026, a operação do sistema de fiscalização automatizada dos corredores exclusivos de ônibus. A medida foi adotada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para coibir a circulação indevida de veículos nas faixas destinadas ao transporte coletivo nos horários de restrição.

O uso dos corredores é restrito de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, período em que só é permitida a circulação de táxis e transportes escolares devidamente identificados, além de veículos de urgência e emergência. Aos finais de semana e feriados, as faixas ficam liberadas para todos os veículos.

Segundo a SMTT, a fiscalização dos corredores já ocorre de forma presencial, mas o novo sistema informatiza e amplia esse trabalho, permitindo atuação contínua em trechos onde não é possível manter agentes durante todo o período de restrição. A tecnologia utiliza câmeras para identificar placas de veículos que transitam irregularmente pelas faixas exclusivas.

O diretor de Trânsito da SMTT, Julio César Zambon, afirma que a medida tem impacto direto na operação do transporte coletivo.

“A fiscalização automatizada amplia a capacidade de controle sobre o uso irregular dos corredores de ônibus, garantindo maior regularidade na circulação do transporte coletivo. Isso contribui para reduzir interferências, dar mais previsibilidade ao tempo de viagem e assegurar que a prioridade ao ônibus seja respeitada, beneficiando milhares de usuários que dependem diariamente do sistema”, declarou.

Com cerca de 650 mil habitantes, Aracaju concentra parcela relevante de seus deslocamentos urbanos no transporte coletivo. A expectativa do órgão municipal é que a redução de interferências do tráfego geral nos corredores exclusivos contribua para viagens mais rápidas e maior confiabilidade do serviço.

A SMTT ressalta que nenhuma autuação é gerada automaticamente. As possíveis infrações identificadas pelo sistema passam por análise e homologação de um agente de trânsito, garantindo respaldo técnico e legal antes da aplicação de penalidades.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Se prefeituras soubessem trabalhar melhor com fretamento, haveria ganhos na arrecadação e infraestrutura, diz especialista

[ad_1]

Para consultor, definição de regras e limitações é importante, mas não ao ponto de desestimular uma atividade que pode representar lucros para os cofres públicos
ADAMO BAZANI
Frequentemente surgem notícias que mostram prefeituras, ainda mais em estâncias turísticas, impõem normas severas sobre a circulação e estacionamento de ônibus e vans de fretamento.
As medidas são sempre polêmicas,  normalmente com moradores favoráveis,  mas o comércio,  hotelaria e turistas declarando que foram prejudicados.
Para o consultor em transportes coletivos privados, Washington Belfort Souza, o que tem faltado em boa parte das prefeituras é capacitação técnica e bom senso nas decisões.
Radicalismo nunca é bom. Com o fretamento e o turismo,  também não.  É verdade que deve haver regulamentação,  mas isso não pode significar tornar uma atividade importante quase impraticável”, defendeu.
Para o especialista,  antes de qualquer medida todas as partes devem ser ouvidas.
A consulta a todos os envolvidos,  moradores,  hotelaria,  comerciantes, operadores de transportes, entre outros, não deve ser para tomar a opinião de cada parte.  Isso todo mundo já sabe.  Deve ser para construir soluções juntas e personalizadas, para cada realidade. Todos cedendo um pouco e todos ganhando muito” – opinou.
Segundo o consultor, se prefeituras soubessem trabalhar melhor com fretamento,  haveria ganhos na arrecadação e infraestrutura.
Muitas vezes,  a escolha ou não de um grande grupo de turistas para optar se vai para cidade X ou Y leva em conta também a facilidade de acesso do fretado. Não é inteligente abrir mão dessa arrecadação, direta e indireta por pura falta de bom senso”
O especialista é a favor de restrições,  mas com contrapartidas.
Aí que poderia haver os ganhos de infraestrutura.  A prefeitura permitir ou até exigir, dentro dos parâmetros legais, que a própria rede hoteleira e operadores de transportes construam recuos, modernizem áreas que possam virar bolsões de estacionamento,  criem convênios e até miniterminais. Muita coisa é possível”, diz

Se o fretamento contínuo pode ajudar na mobilidade urbana, tirando carros das vias de um público que dificilmente hoje migraria para o transporte coletivo nas atuais condições, o fretamento eventual pode se tornar um aliado ao turismo em suas várias versões: lazer, ecológico, religioso, de negócios, de saúde, de estudos, eventos… enfim, há muita oportunidade sendo perdida”, finaliza.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Rybakina consegue virada incrível, dá o troco em Sabalenka e conquista o Australian Open pela primeira vez

0

[ad_1]

Elena Rybakina é campeã do Australian Open pela primeira vez!

A tenistra cazaque fez história ao superar o favoritismo de Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, com vitória por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/4, na manhã deste sábado (31), na quadra da Rod Lover Arena, em Melbourne, em um jogaço de pouco mais de 2h30.

A conquista teve gosto de revanche, já que em 2023, Elena Rybakina largou na frente, mas viu Aryna Sabalenka terminar com o troféu.

Três anos depois, o ”troco” foi dado. A cazaque foi superior no primeiro set, vencendo por 6/4, com facilidade.

No segundo, a bielorrussa cresceu e as duas atletas disputaram ponto a ponto. Após as parciais 1/1, 2/2, 3/3 e 4/4, a número 1 do mundo abriu vantagem e empatou a partida, com placar de 6/4.

No terceiro set, a líder mundial do ranking caminhava para mais um título de Australian Open, uma vez que chegou a abrir 3/0.

No entanto, no fim, Rybakina virou a partida, fez história vencendo cinco games seguidos e conquistou o Australian Open pela primeira vez.

”É difícil encontrar palavras agora. Quero parabenizar a Aryna pelos resultados incríveis ao longo desses dois anos. Sei que é difícil, mas espero que possamos jogar muitas outras finais juntas. Quero agradecer a torcida pela ótima atmosfera e por nos apoiar, sinto esse apoio bastante em quadra. Agradeço a todos os que fazem esse torneio acontecer, é um prazer estar aqui. Espero que não tenha esquecido ninguém. Hoje tivemos outras partidas com jogadores cazaques e espero que continuemos fazendo um grande trabalho”, disse a campeã após o título.

play

0:43

Ace Rybakina! Tenista vence Sabalenka e é campeã do Australian Open 2026

Tenista do Cazaquistão venceu Sabalenka por 2 sets a 1

[ad_2]

Fonte

Ramais Belford Roxo e Saracuruna terão redução de intervalo e de tempo de viagem no sistema de trens do Rio de Janeiro a partir de 03 de fevereiro de 2026

[ad_1]

Governo do Estado diz que medida faz parte de investimentos públicos no sistema

ADAMO BAZANI

A partir de 3 de fevereiro de 2026, o tempo de viagem ramais Belford Roxo e Saracuruna, da SuperVia, no Rio de Janeiro, vai ser reduzido nos horários de pico da manhã (das 6h às 8h) e da tarde (das 17h às 19h).
Segundo o Governo do Estado, em nota,a medida faz parte de investimentos públicos no sistema.

“A mudança é resultado de melhorias na manutenção e ações promovidas com o aporte de R$ 160 milhões feito pelo Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), desde o acordo para a transição do operador do sistema.”

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro informou que a SuperVia vai implementar uma nova grade de viagens nos dois ramais.

No ramal Belford Roxo, durante a faixa de pico, os trens terão o intervalo médio reduzido de 23 para 15 minutos em todas as estações do ramal. Já no ramal Saracuruna, os passageiros ganharão mais uma faixa de horário (5h45 – 6h45) com o intervalo de apenas 12 minutos entre os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil. Atualmente, o intervalo também é válido das 6h às 7h. A alteração foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

_ A redução dos intervalos e do tempo de viagem no ramal é resultado de um esforço contínuo do Governo do Estado para oferecer um transporte mais eficiente, confiável e digno para a população. Esse investimento representa ganho de tempo no dia a dia do passageiro e mais qualidade de vida, especialmente para quem enfrenta longos deslocamentos. Seguiremos acompanhando de perto as melhorias para garantir que elas se traduzam em benefícios reais para os usuários do sistema ferroviário _ comemora, em nota, a a secretária Priscila Sakalem.

A SuperVia diz que vai monitorar diariamente as mudanças para realizar ajustes, caso sejam necessários. A concessionária reforçou ainda que a nova grade será plenamente executada desde que não haja intercorrências externas, incluindo vandalismo de equipamentos e outros fatores que comprometem a operação e impactam diretamente a prestação do serviço.

_O passageiro vai perceber que as viagens no ramal Belford Roxo terão uma redução de até 5 minutos no tempo total da viagem. Conseguimos ampliar de 66 para 76 o número de viagens diárias nesse ramal _ explica o diretor de Operações e Manutenção da SuperVia, Uascar Carvalho.

Os usuários podem consultar a programação por meio da ferramenta “Planeje sua Viagem”, disponível no aplicativo da SuperVia, ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 726 9494.Na nota, a Secretaria de Transportes detalhou os investimentos:

Melhorias também nos ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz

Desde agosto, quem usa os ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz já conta com a chegada mais rápida ao destino, somando 25 minutos a menos no tempo de viagem. Entre outras melhorias aplicadas a partir do investimento do Governo do Estado, também estão a substituição do material dos cabos de cobre por alumínio, reduzindo significativamente os casos de furto; a reintegração de trens que estavam em manutenção após ocorrências; e a implementação de medidas com tecnologia antivandalismo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Ônibus elétricos ampliam participação e já representam quase um quarto dos novos registros na União Europeia

[ad_1]

Em 2025 a empresa de transporte público De Lijn, que opera na região de Flandres, na Bélgica, anunciou uma encomenda significativa de 290 ônibus elétricos

Veículos eletricamente recarregáveis avançam de 16% para quase 24% do mercado em dois anos, enquanto o diesel perde espaço

ALEXANDRE PELEGI

Os ônibus eletricamente recarregáveis ampliaram de forma consistente sua participação no mercado europeu e já representam quase um quarto de todos os novos registros de ônibus na União Europeia, segundo dados divulgados pela ACEA, entidade que reúne as principais montadoras e consolida as estatísticas oficiais do setor automotivo no continente.

De acordo com o levantamento referente a 2025, os registros totais de ônibus na União Europeia cresceram 7,5% em relação ao ano anterior, alcançando cerca de 38 mil unidades. O desempenho contrasta com o observado em outros segmentos de veículos comerciais, como vans e caminhões, que apresentaram retração no mesmo período.

Dentro desse volume, os ônibus eletricamente recarregáveis — categoria que inclui veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in — mantiveram trajetória de forte expansão. Foram 9.089 unidades registradas em 2025, um crescimento de 38,9% em comparação com 2024, elevando a participação desse tipo de motorização para 23,8% do mercado total de ônibus.

Eletrificação avança de forma contínua

Os dados mostram que o avanço dos ônibus eletrificados não é pontual, mas resultado de uma tendência consistente nos últimos anos. Em 2023, esses veículos representavam cerca de 16% dos novos registros na União Europeia. Em 2024, a participação subiu para 18,5% e, em 2025, atingiu quase 24%. Considerando também os países da EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) e o Reino Unido, essa fatia se aproxima de 26%.

Apesar desse avanço, os ônibus a diesel ainda seguem como a principal categoria em volume absoluto. No entanto, sua participação vem diminuindo gradualmente, à medida que os modelos elétricos ganham escala e passam a ocupar espaço relevante nas renovações de frota urbana e metropolitana.

Destaques nacionais no mercado de ônibus elétricos

A evolução do mercado de ônibus eletricamente recarregáveis variou entre os países europeus. A Itália registrou 1.371 unidades desse tipo em 2025, crescimento de 16,8% em relação ao ano anterior, dentro de um mercado total de 5.508 ônibus. No mesmo período, os registros de ônibus a diesel no país somaram 2.684 unidades, queda de 10,1% na comparação com 2024.

Na Holanda, o avanço foi mais acelerado. O país registrou 784 ônibus eletricamente recarregáveis em 2025, alta de 91,7% em relação ao ano anterior, em um mercado total de 1.091 veículos.

A Suécia também apresentou crescimento expressivo, com 898 ônibus eletricamente recarregáveis registrados em 2025, mais que triplicando o volume observado em 2024. A Bélgica seguiu a mesma tendência, com 737 unidades registradas, número mais que duas vezes superior ao do ano anterior.

Desempenho geral do mercado europeu de ônibus

Considerando o mercado total de ônibus, o crescimento foi desigual entre os países da União Europeia. A Alemanha manteve a liderança em volume, com 6.890 registros em 2025, alta de 28% em relação a 2024. A Polônia ficou na segunda posição, com 2.683 unidades, crescimento de 16,6%.

A Bélgica registrou 1.454 ônibus no total, avanço de 72,5%, enquanto a Suécia apresentou o maior crescimento proporcional, com os registros saltando de 783 para 1.950 unidades, alta de 149%.

Em sentido oposto, a Itália apresentou retração de 15,9% no volume total de registros, enquanto a Espanha caiu 4%, com 3.897 unidades. A França permaneceu praticamente estável, com 6.258 ônibus registrados, variação negativa de 0,1%.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Presidente Prudente (SP) anuncia segunda fase do novo transporte coletivo a partir de 15 de março

[ad_1]

Cidade do oeste paulista com cerca de 234 mil habitantes e sistema operado pela SOU Transportes segue modernização para ampliar integração e cobertura

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) de Presidente Prudente, município do interior do estado de São Paulo com aproximadamente 234 mil habitantes, localizado a cerca de 558 km a oeste da capital paulista, anunciou nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, que a segunda fase do novo sistema de transporte coletivo entra em operação no dia 15 de março de 2026, com a terceira e última etapa prevista para 29 de março.

O sistema vem sendo reorganizado para oferecer maior eficiência, cobertura e integração entre bairros e terminais, alega a prefeitura.

A empresa que opera o transporte no município é a SOU Presidente Prudente, da Sancetur – Santa Cecília Turismo. Gerida pela família Abi Chedid, a operadora adota o prefixo SOU seguido do nome da cidade onde detém a concessão, utilizando uma identidade visual padronizada, geralmente na cor amarela, como estratégia de marca para seus sistemas municipais de transporte.

A primeira fase, iniciada em 1º de janeiro de 2026, implantou linhas expressas que conectam os principais terminais com menores tempos de deslocamento. Identificadas com faixa azul nos ônibus, essas linhas seguem em operação e agora se combinam com a circulação interna nos bairros, que leva os usuários até estações e terminais para integrações com as linhas expressas ou outros itinerários, ampliando a oferta de ônibus e favorecendo deslocamentos mais rápidos e amplos pela cidade.

Nesta nova etapa, as mudanças abrangem bairros e regiões como Vida Nova Pacaembu, Itapura, Vila Furquim, Maré Mansa, Distrito Industrial, Aeroporto, Sumaré, Jardim Cambuci, Santa Mônica e Terras do Imoplan, entre outros. Segundo a Semob, áreas antes com menor cobertura passam a contar com atendimento mais regular e integrado ao novo modelo.

Linhas que deixam de circular

Com a segunda fase, algumas linhas tradicionais serão desativadas:

  • 123 – Parque Primavera / Arilena

  • 124 – Maré Mansa / Jardim Sumaré

  • 126 – Vale Verde / Terminal Central

  • 127 – Alexandrina / Rodoviária

  • 128 – Brasil Novo / Distrito Industrial / Cidade da Criança

  • 129 – Brasil Novo / Terceiro Milênio

  • 136 – Residencial Vida Nova / Terminal Via Imoplan

Novas linhas e áreas atendidas

A04B – Distrito Industrial: Distrito Industrial, Colégio Agrícola, Jardim Santana, Vila Aurélio, Rua Antônio Rodrigues
A05CB – Parque Furquim: Parque Furquim, Vale das Parreiras, Av. Dr. Ibraim Nobre, Av. Tancredo Neves
B01 – Aeroporto: Aeroporto, Chácara Arilena, Hospital Bezerra de Menezes
B02 – Cidade da Criança: Cidade da Criança, Vila Nova Prudente, Colégio Agrícola
C01 – Jardim Cambuci: Jardim Sumaré, Jardim Marisa, Jardim Santa Mônica, Conj. Hab. José Rotta, Jardim Paraíso, Jardim Cambuci
C02 – Vida Nova: Vida Nova Pacaembu I, II e III
C04 – Terras do Imoplan: Terras do Imoplan, Vista Bonita, Parque dos Resedás
D01J – Cremonezi: Res. Cremonezi, Conj. Brasil Novo, Pq. Alexandrina, Pq. Watal Ishibashi, Res. Monte Rey, UPA Guanabara
E02 – Maré Mansa: Res. Maré Mansa, Pq. Imperial, Res. Bongiovani, Res. Annita Bongiovani, Res. São Paulo, Jardim Novo Bongiovani
E03 – III Milênio: Res. Santo Expedito, Res. III Milênio, Jardim Panorâmico, Jardim Leonor, Res. Minerva I, Jardim Cobral, Parque Res. Carandá
G03E – Lagoa dos Patos: Lagoa dos Patos, Cohab, Jardim Santa Eliza, Jardim Bela Vista, Jardim Everest, Jardim São Paulo, Av. Ana Jacinta

Integrações por linha desativada

123 – Parque Primavera / Arilena:

  • Zona Norte → Centro com D01J até o Terminal da Zona Norte.

  • Aeroporto / Hospital Bezerra de Menezes / Chácara Arilena com B01 a partir dos terminais/estações.

124 – Maré Mansa / Jardim Sumaré:

  • Maré Mansa/Jardim Imperial → Centro com E02 ou E03 até o Terminal da Zona Oeste.

  • Usuários da região Cohab podem seguir com G03E até o Terminal Museu ou Zona Oeste.

  • Jardim Sumaré → Centro utilizando C01 até o Terminal da Zona Leste.

126 – Vale Verde / Terminal Central (alteração de itinerário):

127 – Alexandrina / Rodoviária:

128 – Brasil Novo / Distrito Industrial / Cidade da Criança:

  • Brasil Novo → Centro com D01J até o Terminal da Zona Norte.

  • Centro → Distrito Industrial com A04B saindo da Praça 9 de Julho e Terminal Centro.

  • Centro → Cidade da Criança com B02 partindo do Terminal Centro.

129 – Brasil Novo / Terceiro Milênio:

  • Terceiro Milênio/Minerva I → Centro com E02 ou E03 até o Terminal da Zona Oeste.

  • Cohab → terminal Museu com G03E.

  • Brasil Novo → Centro com D01J até o Terminal da Zona Norte.

136 – Residencial Vida Nova / Terminal Via Imoplan:

A Semob recomenda que os usuários consultem itinerários atualizados e façam uso das integrações nos terminais para alcançar seus destinos com maior rapidez e conforto.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Metrô de São Paulo incorpora 43 trens das linhas 3-Vermelha e 5-Lilás ao capital social

[ad_1]

Assembleia aprova aumento de capital de R$ 29,47 milhões com integralização de 43 trens avaliados a valor contábil

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô aprovou o aumento de seu capital social mediante a incorporação de trens atualmente em operação nas linhas 3-Vermelha e 5-Lilás. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 9 de dezembro de 2025 e consta de ata publicada na edição de 30 de janeiro de 2026 do Diário Oficial do Estado de São Paulo, no Caderno Empresarial.

Foram incorporados 43 trens ao todo, distribuídos assim:

  • Linha 5-Lilás: 26 trens (frota CAF, Frota P)

  • Linha 3-Vermelha: 17 trens (Frota H)

A operação envolve a integralização, pelo acionista majoritário — o Governo do Estado de São Paulo — do valor contábil remanescente desses trens, totalizando R$ 29,47 milhões, já considerados os efeitos da depreciação acumulada.

Na prática, a medida não representa a compra de novos trens nem a entrada de recursos financeiros em caixa. Trata-se de um ajuste contábil e societário, pelo qual ativos que já estão em operação passam a compor formalmente o capital social da companhia, reforçando a estrutura patrimonial do Metrô.

Os bens foram avaliados pela empresa Framar Patrimonial Ltda., com base em laudos aprovados pela assembleia. O valor bruto dos ativos — sem considerar a depreciação — soma R$ 46,42 milhões, sendo R$ 27,68 milhões referentes aos trens da Linha 5-Lilás e R$ 18,73 milhões relativos à frota da Linha 3-Vermelha.

Após a dedução da depreciação acumulada, o valor líquido incorporado ao capital social foi fixado em R$ 29,47 milhões, montante aceito formalmente pelo acionista majoritário conforme previsto na Lei das Sociedades por Ações.

Com a aprovação, o capital social do Metrô passa de R$ 52,49 bilhões para R$ 52,52 bilhões, mediante a emissão de 7.297 novas ações ordinárias, elevando o total para 10.116.285 ações, todas nominativas e sem valor nominal.

Esse tipo de operação é comum em empresas estatais e tem como objetivo organizar e dar maior transparência à composição do patrimônio, alinhando os registros contábeis à realidade operacional, sem impacto direto no serviço prestado aos passageiros.

A assembleia também aprovou a alteração do artigo 3º do Estatuto Social para refletir o novo capital social e fixou o prazo mínimo legal de 30 dias para o exercício do direito de preferência pelos acionistas minoritários. A Prefeitura de São Paulo, acionista minoritária, registrou voto contrário a esse item, informando que não pretende exercer o direito de preferência.

Segundo a ata, a operação foi previamente analisada pelo Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec) e pelo Conselho Fiscal da companhia, ambos com manifestação favorável. Outros temas não foram deliberados, uma vez que dependeriam de manifestação expressa do Codec.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Gui Santos faz outro grande jogo, mas Warriors esbarram em lesão de Curry e grande atuação defensiva dos Pistons

0

[ad_1]

Nos detalhes que definem um jogo de basquete, são revelados os grandes nomes do esporte. No geral, ainda mais se tratando de NBA, todos são ótimos jogadores. Mas uma posse a mais aqui, uma decisão melhor acolá, e pronto: uma vitória de cinco pontos é construída. Foi assim que o Detroit Pistons venceu o Golden State Warriors por 124 x 131 fora de casa.

Sem Butler, fora da temporada, e sem Stephen Curry, que não jogou o último período com uma lesão no joelho, os Warriors desperdiçaram muitas oportunidades de fazer um jogo ainda mais parelho. Apesar da grande atuação de Gui Santos, a equipe teve mais uma prova de que não é possível contar com Brandin Podziemski como principal peça ofensiva, enquanto via Cade Cunningham organizar o ataque adversário tal qual um maestro rege a orquestra.

O ritmo no início da partida foi alucinante. Os Pistons estavam calibrados do perímetro, principalmente com Duncan Robinson, com quatro acertos já na primeira parcial. Os Warriors tentavam responder com Draymond Green, que também começou quente nos três pontos, além, claro, de Stephen Curry. A diferença era que Detroit punia melhor os erros de Golden State que o contrário, gerando pontos fáceis de contra-ataque e garantindo a vantagem num jogo de placar alto.

Os visitantes voltaram melhor no segundo quarto e aumentaram ainda mais a diferença. Foi então que os Warriors viram em De’Anthony Melton e, principalmente, Gui Santos, autor de nove pontos no período, uma esperança. OS donos da casa encostaram no placar e jogaram melhor durante alguns minutos. Mas na reta final, novos erros, e Detroit não teve misericórida.

play

0:23

Gui Santos neles! Brasileiro faz cesta, sofre falta e leva ginásio ao delírio; VEJA

Veja a NBA pela ESPN no Plano Premium do #DisneyPlus

Mas na volta do intervalo os erros persistiram nas primeiras posses, e os Pistons abriram 20 pontos de vantagem. Steve Kerr pediu tempo, e numa boa sequência de sete pontos de Al Horford, os Warriors diminuíram a diferença para oito pontos. Foi a vez de J.B. Bickerstaff parar o jogo, e Detroit voltou a ficar dois dígitos à frente. As equipes passaram a trocar cestas, mantendo a diferença no placar. Mesmo quando Curry deixou a quadra com uma lesão no joelho direito, os Warriors seguiram no jogo, e só não diminuíram porque muitos arremessos livres não caíram.

No último período, GSW variou a marcação, usando a zona em diversas posses. A estratégia funcionou, e os Pistons cometeram vários erros, permitindo aos Warriors se aproximarem no placar. Mas na hora decisiva faltou alguém que liderasse a equipe com a bola na mão. Podziemski não estava numa boa noite e desperdiçou muitas jogadas, apesar do bom aproveitamento de De’Anthony Melton, Moses Moody e até Buddy Hield, que acertou alguns arremessos. Ainda assim, não foi o suficiente, e Cade Cunningham soube cadenciar o jogo nos momentos necessários, garantindo mais uma vitória para o líder da Conferência Leste: 124 x 131.

Após a partida, Steve Kerr, técnico dos Warriors, disse que a lesão de Curry não parece séria. Ainda assim, o astro será reavaliado nos próximos dias.

Próximos jogos:

Os Pistons voltam à quadra no domingo (01), às 20h (de Brasília), contra o Brooklyn Nets. Já os Warriors só jogam na madrugada de terça para quarta-feira (03 para 04), 00h10 (de Brasília), contra o Philadelphia 76ers.

Estatísticas:

  • Stephen Curry: 23 pontos;

  • De’Anthony Melton: 18 pontos, 4 rebotes e 3 assistências;

  • Gui Santos: 16 pontos;

  • Cade Cunningham: 29 pontos, 4 rebotes e 11 assistências;

  • Jalen Duren: 21 pontos, 13 rebotes e 3 assistências;

  • Tobias Harris: 15 pontos, 8 rebotes e 3 assistências;

  • Duncan Robinson: 15 pontos;

[ad_2]

Fonte

Veja mais vídeos das primeiras manobras na entrega dos maiores ônibus elétricos biarticulados no maior eletroposto que se tornam realidade com Volvo, Marcopolo e Nansen – Diário do Transporte está no BRT de Goiânia

[ad_1]

Novidades foram mostradas nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 pelo governador Ronaldo Caiado. Diário do Transporte conheceu estrutura no local

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

O Diário do Transporte já está em Goiânia e fará nesta sexta-feira,  30 dr janeiro de 2026, cobertura da entrega de uma das maiores etapas de revitalização dos transportes metropolitanos com entrevista com o governador Ronaldo Caiado. Os investimentos são do Governo do Estado e das empresas de ônibus que operam na região.
O avanço é marcado pela apresentação do maior modelo de ônibus biarticulado elétrico em operação comercial,  do maior eletroposto da América Latina já pronto para funcionar e tudo com fornecedores com plantas e investimentos no Brasil: Marcopolo (carrocerias), Volvo (chassis e tecnologia elétrica) e Nansen (carregadores e equipamentos).

TUDO COMEÇA COM MODERNIZAÇÃO CONTRATUAL

A região metropolitana de Goiânia renovou os contratos com as empresas de ônibus e também possui a Metrobus, que é uma empresa pública de transportes do Governo do Estado. A renovação teve como base o contrato do BRT ABC, que liga a capital paulista à região do ABC e que ainda está em construção.

Chamada de relicitação ou prorrogação antecipada de contratos, esta fórmula contratual já é usada há alguns anos no transporte ferroviário e permite o prolongamento do prazo final de um contrato em troca de investimentos maiores e melhorias além do documento original.

Relembre

O sistema de BRT Metropolitano de Goiás possui 47 estações, 213 pontos de parada, 15 terminais e cerca de 108 km de extensão, atendendo a mais de 2,5 milhões de usuários por mês, com operação realizada por cinco empresas consorciadas.

OS ÔNIBUS

São 21 ônibus 100 % elétricos para o sistema de corredores de ônibus de alta capacidade (BRT – Bus Rapid Transit) da região metropolitana de Goiânia.

Até o final de 2026, o sistema BRT contará com 199 ônibus, sendo 63 veículos elétricos, 79 movidos a biometano e 57 com tecnologia diesel Euro 6.

Entre os novos veículos, estão biarticulados elétricos, fabricados pela Volvo com carroceria Marcopolo.

As unidades são do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e cinco biarticulados, a primeira comercialização de veículos deste tipo da montadora sueca no Brasil, fabricados na planta de Curitiba (PR).

A empresa compradora foi o Grupo HP.

O tipo biarticulado tema aproximadamente 28 metros e capacidade para 250 passageiros e o articulado possui em torno de 21 metros e transporta 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.

Segundo a Volvo, o modelo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.

 

ELETROPOSTO:

Além disso, será inaugurado um dos maiores eletropostos para transporte coletivo da América Latina.

A estrutura tem 23 carregadores da marca Nansen de 240 kW, com capacidade total para recarregar até 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA, chamado de Eletroposto Oeste.

O local ainda contará com o Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) móvel utilizado comercialmente no transporte público brasileiro. Com 50 kWh de capacidade e 60 kW de potência, a tecnologia garante estabilidade energética em situações de pico, emergência ou necessidade de redundância, permitindo testes avançados de recarga inteligente, integração com geração fotovoltaica e gestão eficiente da energia.

BIOMETANO:

Enquanto apresenta ônibus elétricos, o governo também aposta no chamado gás de lixo (biometano), combustível obtido na decomposição de resíduos, e GNV (Gás Natural Veicular).

A gestão estadual implantação definitiva de um posto de biometano até março de 2026.

Além disso, como mostrou o Diário do Transporte, em 16 de janeiro de 2026,  o Governo Caiado publicou aditivo contratual com as empresas de ônibus para a implantação de 501 coletivos movidos a biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos, conhecido como “gás de lixo”) e GNV (Gás Natural Veicular).

Serão modelos de diversos portes, todos com ar-condicionado, desde padrons (dois eixos entre 12,1 m e 13,2 m e três eixos de 15 m) até articulados de 19,2 metros.

Configurações:

79 ônibus articulados, de 19,2 metros, com piso alto e ar-condicionado, destinados ao BRT (4º lote);

22 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (4º lote);

110 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (5º lote);

168 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (6º lote);

122 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (7º lote).

Cronograma de entregas
8 ônibus articulados até 31 de março de 2026;
71 ônibus articulados até 30 de setembro de 2026;
22 ônibus padron do 4º lote até 30 de setembro de 2026;
110 ônibus padron do 5º lote até 30 de junho de 2027;
168 ônibus padron do 6º lote até 31 de dezembro de 2027;
122 ônibus padron do 7º lote até 31 de dezembro de 2027.
Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari

[ad_2]

Fonte

Internacional e Grêmio brigam com casa de apostas por R$ 90 milhões

0

[ad_1]

Internacional e Grêmio ingressaram na Justiça contra a Alfa, casa de apostas que patrocinou os dois clubes em 2025, cobrando aproximadamente R$ 90 milhões.

As duas ações correm nas varas cíveis de Porto Alegre e foram colocadas em segredo de Justiça pela dupla Gre-Nal.

A do Grêmio foi ajuizada no fim do ano passado, em dezembro, e tem o valor de causa de R$ 28.902.289,82. Já o processo do Inter foi aberto no último dia 21, com cobrança de R$ 60.334.701,70.

O Grêmio rescindiu com a Alfa no início de dezembro após 3 meses de atrasos nos pagamentos, enquanto o Inter passou pelo mesmo problema e anunciou a rescisão neste mês de janeiro.

Em outubro do ano passado, a ESPN já havia adiantado que os clubes enfrentavam dificuldades com o patrocinador e existia desde então a possibilidade de rompimento no vínculo. Naquela ocasião, existia uma insatisfação da casa de apostas para com o retorno esperado.

Ao todo, a empresa tinha um acordo para pagar cerca de R$ 50 milhões por ano a cada um dos times.

Em contato com a ESPN, os dois clubes confirmaram as ações, mas apontaram que não vão tratar do assunto publicamente.

Próximos jogos do Grêmio:

Próximos jogos do Inter:

[ad_2]

Fonte