23.4 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 04:37
Publicidade
Home Blog Page 181

FlixBus amplia presença na América Latina no setor de transporte rodoviário, que cresce acima do PIB regional

[ad_1]

Empresa avança em um mercado marcado por crescimento estrutural, digitalização e reorganização da oferta

ALEXANDRE PELEGI

A ampliação da presença da FlixBus na América Latina ocorre em um contexto de fortalecimento estrutural do transporte rodoviário de passageiros de longa distância, conforme apontam estudos de mercado sobre o setor na região.

O levantamento da consultoria OC&C Strategy Consultants indica que o ônibus é o principal modal das viagens interestaduais na América Latina, respondendo por cerca de 50% de todo o gasto com transporte de longa distância — percentual superior ao observado em mercados considerados mais maduros.

De acordo com a OC&C, consultoria britânica especializada em análises econômicas, estudos de mercado e projeções de demanda, o mercado latino-americano de ônibus de longa distância deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 7,0% entre 2023 e 2028, ritmo aproximadamente dois pontos percentuais acima do crescimento projetado do Produto Interno Bruto (PIB) regional. Em valores, o setor deve avançar de € 17 bilhões em 2023 para € 23,8 bilhões em 2028, refletindo, segundo o estudo, o aumento da demanda, a recomposição de preços e ganhos de eficiência ao longo da cadeia.

Ainda segundo a consultoria, esse desempenho acima da média econômica é impulsionado por fatores estruturais da região, como a baixa cobertura ferroviária e as grandes distâncias entre cidades médias e grandes centros urbanos. Nesse cenário, o transporte rodoviário se destaca pela capilaridade, pela flexibilidade de oferta e por custos mais acessíveis quando comparado a outros modais.

O levantamento também aponta que ganhos de escala, o avanço da venda digital de passagens e a reorganização da oferta contribuem para a expansão do mercado. Em um ambiente inflacionário, a recomposição de preços tem sustentado o crescimento em valor, enquanto processos graduais de evolução regulatória em alguns países criam espaço, segundo a OC&C, para aumento da oferta, maior concorrência e estímulo à demanda, respeitadas as especificidades locais.

Apesar da relevância do modal, o setor ainda enfrenta desafios históricos, como infraestrutura desigual, fragmentação entre operadores e níveis de digitalização inferiores aos observados em mercados mais maduros. De acordo com a consultoria, a ampliação do uso de tecnologia, dados e plataformas digitais é um dos elementos centrais para a modernização do transporte rodoviário de longa distância e para a expansão efetiva do mercado, indo além da simples redistribuição de passageiros entre empresas.

É nesse ambiente que a FlixBus posiciona sua atuação na América Latina. A empresa atua como uma plataforma de tecnologia e marca que conecta operadores de ônibus regulares, com o objetivo — segundo informações institucionais divulgadas pela própria companhia — de ampliar a oferta ao usuário final, com foco em eficiência comercial, experiência digital e acesso ao transporte.

A FlixBus iniciou sua presença na América Latina pelo Brasil, em dezembro de 2021. Em 2023, passou a atuar no Chile, onde, de acordo com a empresa, apoiou a implementação do primeiro corredor intermunicipal totalmente elétrico da região. No último ano, a companhia expandiu suas operações para o México, considerado um dos maiores mercados de viagens rodoviárias do mundo. Esses movimentos resultaram, segundo a FlixBus, na adição de mais de 160 cidades à rede de destinos conectados pela plataforma na região.

Para 2026, a empresa prevê a entrada no mercado peruano, ampliando sua presença em um país altamente dependente do transporte rodoviário para deslocamentos intermunicipais e interestaduais, com potencial relevante de crescimento, conforme avaliação da própria companhia.

A trajetória recente da FlixBus na América Latina se desenvolve, portanto, em um contexto de expansão estrutural do transporte rodoviário de longa distância. Estudos como o da OC&C indicam que, em mercados com maior digitalização, ganhos de escala e evolução regulatória, o transporte por ônibus tende a crescer de forma consistente acima da média da economia, consolidando-se como um dos pilares da mobilidade regional nos próximos anos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Nova frota de ônibus superarticulados elétricos da Região Metropolitana de Goiânia da BYD deve ser finalizada em breve – VÍDEO

[ad_1]

Veículos são de piso de alto para embarque e desembarque nas estações, não emitem poluentes na operação e fazem parte da proposta de “metronização” do sistema de transportes sobre pneus

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliviera

Deve ser entregue no primeiro semestre de 2026, uma nova frota de ônibus superarticulados 100% elétricos que vai ampliar o total de veículos não poluentes do sistema de transportes coletivos da Região Metropolitana de Goiânia.

Os ônibus já estão em fase de montagem na fábrica da BYD em Campinas (SP). O Diário do Transporte esteve na unidade industrial e constatou que o ritmo de produção é intenso.

O modelo é o BYD D11A 41.820 Articulado 23 metros – três portas por lado.

Ao repórter Adamo Bazani, o diretor de vendas de veículos comerciais da marca, Bruno Paiva, explicou que este lote é composto por 23 unidades, que se somam às seis do mesmo tipo que a marca entregou e já estão em operação no chamado “Eixão” ou Eixo Anhanguera, principal BRT (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus de capacidade e velocidade maiores que os corredores de ônibus comuns.

O Diário do Transporte mostrou que a primeira unidade de padrão semelhante foi apresentada em fevereiro de 2024.

Relembre:

Após a finalização da montagem dos chassis, baterias, motores, eixos, suspensões e outros equipamentos em Campinas, as unidades seguem para a encarroçadora Marcopolo, em Caxias do Sul (RS) para só aí serem entregues ao sistema de transportes.

Em anúncio da reformulação da Rede Integrada de Transportes, o Governo de Goiás, ainda em 2023, destacou a compra de 150 ônibus elétricos, além de 1020 unidades a diesel, boa parte já entregue.

Cada ônibus superarticulado possui capacidade para cerca de 200 pessoas, têm acessibilidade pelas plataformas de embarque e desembarque, contam com ar-condicionado, wi-fi e sistema de informações aos passageiros.

As baterias têm autonomia de cerca de 250 km com uma única carga.

De acordo com Bruno Paiva, já há conversas com os operadores, incluindo o Estado, para mais aquisições.

O diretor de vendas da BYD enfatizou que a frota elétrica faz parte do projeto de “metronização” do sistema sobre pneus do Governo do Estado, que consiste em trazer os conceitos de sustentabilidade ambiental, eficiência, informação e imagem dos principais metrôs do mundo.

Paiva afirmou que tem se surpreendido positivamente com os investimentos e obras para a requalificação do sistema de BRT da Região Metropolitana de Goiânia, que por anos ficou abandonado.

“Eu venho visitando Goiânia há algum tempo, estive recentemente na inauguração do Terminal na Praça da Bíblia, fiquei muito impressionado com o que eu vi, é um transporte que está na vanguarda, investindo em ônibus elétricos, montando um eixo que vai ser quase 100% eletrificado e com terminais de primeira linha. É um trabalho fantástico que Goiás está fazendo” – disse

NÃO SOMENTE ELÉTRICO, MAS DIVERSIDADE DE ALTERNATIVAS:

Apesar de o transporte por ônibus elétricos ser um dos focos principais, como mostrou o Diário do Transporte, o Governo do Estado optou por buscar uma diversificação de alternativas de tecnologias para a redução de emissões.

O governador Ronaldo Caiado, ao anunciar a continuação das reformas civis de infraestrutura do corredor, como as 19 estações do BRT Leste-Oeste com a entrega das últimas três plataformas — Capuava, Cascavel e Rua 8., e o prosseguimento das obras de quatro terminais do BRT Leste-Oeste, confirmou que a meta é a diversificação das tecnologias.

“A previsão é que o sistema chegue a 130 veículos movidos a energia limpa e renovável, sendo 50 elétricos, 32 movidos a biometano (gás obtido na decomposição de resíduos) e 48 com a tecnologia Euro VI, que obedece às normas regulatórias europeias para emissão de poluentes.” – diz nota do Governo estadual.

Relembre:

A capital paulista, por exemplo, adotou uma estratégia diferente e tem encontrado dificuldades para renovar a frota. Desde 17 de outubro de 2022, as viações são proibidas de comprar modelos a diesel. Como ainda não há uma infraestrutura para um avanço maior da eletrificação, além do não cumprimento da meta de frota menos poluente, a SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora local, teve de ampliar a idade máxima permitida de 10 anos para 13 anos dos ônibus em circulação, inclusive com veículos que são seguros, têm qualidade, mas não possuem os mesmos itens de conforto, monitoramento e segurança que os mais modernos, tanto elétricos como a diesel. A cidade não voltou atrás na proibição do diesel, mas considera outras alternativas, como o biometano.

MODELO CONSIDERADO INOVADOR PARA OS TRANSPORTES POR ÔNIBUS E COM A LEGALIDADE CONFIRMADA PELO STF:

Após uma crise de perda de qualidade, tanto dos veículos quanto do corredor, estações e estruturas, os contratos entre Metrobus e as empresas tiveram um novo redesenho, semelhante à relicitação realizada no contrato com a Metra, de São Bernardo do Campo (SP), que possibilitou a implantação de um BRT (corredor de ônibus de trânsito rápido) entre a região do ABC e a capital paulista. Isso tem possibilitado melhorias.

O modelo de contrato no ABC chegou a ser contestado judicialmente pelo partido político SD (Solidariedade), mas o STF (Supremo Tribunal Federal) viu que a contratação é legal, o que deu base para outros sistemas semelhantes.

Relembre:

Trata-se, em resumo, da prorrogação antecipada de um contrato, desde que sejam incluídos investimentos extras, dentro do mesmo objeto, porém, de prestação de serviços, tanto para melhorias como para a expansão do atendimento à população.

Tanto no ABC Paulista, com a renovação de frota e obras, como na Região Metropolitana de Goiânia, o modelo contratual tem mostrado caraterísticas positivas permitindo a antecipação e maior agilidade e investimentos que poderiam demorar vários anos caso fossem seguidos os trâmites das formas mais tradicionais de licitação.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Magic e Raptors se enfrentam em duelo direto pela …

0

[ad_1]

Magic e Raptors se enfrentam em duelo direto pela …

[ad_2]

Fonte

Guanabara aposta no pré-carnaval 2026 e leva ativações a cinco capitais do Nordeste

[ad_1]

Empresa marca presença em eventos culturais de Fortaleza, Teresina, Natal, João Pessoa e Salvador

YURI SENA

A Guanabara intensifica sua atuação junto ao público nordestino ao participar das principais festas de pré-carnaval de 2026 em cinco capitais da região. A estratégia inclui ativações em Fortaleza (CE), Teresina (PI), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Salvador (BA), conectando a marca a um dos períodos mais expressivos do calendário cultural nordestino.

As ações tiveram início em Teresina, no dia 24 de janeiro, durante o Bailinho do We All, onde a empresa promoveu experiências voltadas à convivência e ao clima do carnaval de rua. A capital piauiense também recebe, neste sábado (31), a ativação da Guanabara no Aldebaran Leste Folia 2026, a partir das 19h, reforçando a presença da marca nas prévias carnavalescas locais.

Em Fortaleza, a empresa acompanha a movimentação do pré-carnaval na Praia de Iracema e prepara sua principal ação para o dia 7 de fevereiro. Na data, a Guanabara estará presente em eventos como o pré-carnaval do Liso Bar, a Barraca Santa Praia e o Bloquinho do Badudé, que fazem parte do circuito cultural da capital cearense.

A agenda segue por outras cidades do Nordeste. Em Natal, a participação ocorre no Bloco do Seu Gentil, no dia 7 de fevereiro, na Praça Pedro Velho, a partir das 15h. Em João Pessoa, a marca estará presente entre os dias 6 e 11 de fevereiro no Camarote Cabo Branco, um dos espaços mais tradicionais da Via Folia. Já em Salvador, a Guanabara integra a programação do Bloco Q’Nada, que celebra os 110 anos do samba, reforçando o vínculo com a identidade cultural da capital baiana.

De acordo com o gerente de marketing da empresa, Rodrigo Mont’Alverne, as ativações fazem parte do planejamento estratégico da Guanabara para 2026. “O pré-carnaval é um momento importante de aproximação com o público. Essas ações abrem um ano marcado por projetos relevantes e fortalecem a relação da marca com a cultura nordestina”, destaca.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Governo de Pernambuco deve abrir consulta pública para concessão do Metrô do Recife

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Estado também prevê concessão das linhas de ônibus da Região Metropolitana

YURI SENA

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou na noite desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, que o governo estadual irá abrir uma consulta pública para discutir a concessão do Metrô do Recife.

A declaração foi feita durante discurso que antecedeu a assinatura da ordem de serviço para as obras de dragagem do canal de acesso do Porto do Recife.

Segundo a governadora, a iniciativa faz parte das medidas voltadas à reestruturação do sistema metroviário da capital pernambucana. No último dia 16 de janeiro, Raquel Lyra esteve reunida com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), ocasião em que foi informado que as obras de requalificação da infraestrutura do metrô devem ter início em até 30 dias.

Durante o encontro, o ministro anunciou a destinação de R$ 500 milhões em investimentos de curto prazo para a recuperação do sistema.

De acordo com o Ministério das Cidades, os recursos serão aplicados para enfrentar problemas estruturais e operacionais do transporte metroviário, que apresenta dificuldades para manter um serviço adequado aos usuários.

No mesmo discurso, a governadora também anunciou que o governo estadual pretende lançar a concessão das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A proposta, segundo ela, tem como objetivo promover melhorias na operação e na qualidade do transporte coletivo oferecido à população.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre os prazos da consulta pública nem sobre o modelo de concessão que será adotado para o metrô e para o sistema de ônibus.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Obras do novo Terminal Capão da Imbuia começam em Curitiba (PR)

[ad_1]

Estrutura deve ampliar capacidade do transporte coletivo e atender cerca de 100 mil moradores e usuários

YURI SENA

A Prefeitura de Curitiba autorizou nesta quarta-feira (28) o início das obras do novo Terminal Capão da Imbuia, localizado na Regional Cajuru. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Eduardo Pimentel e marca o começo de uma intervenção voltada à ampliação da capacidade do transporte coletivo e à requalificação urbana do entorno.

O novo terminal deverá atender diariamente cerca de 49 mil passageiros e beneficiar, direta ou indiretamente, aproximadamente 100 mil moradores da região. A estrutura será integrada ao eixo do Ligeirão Leste/Oeste (BRT), com impacto na ampliação da oferta de linhas, melhoria do conforto e reorganização da circulação de ônibus.

Os trabalhos iniciais envolvem a implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos e serviços de fundação e escavação do subsolo. O investimento total é de R$ 46,4 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O terminal será construído ao lado da estrutura atual, em frente à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster. O projeto prevê técnicas construtivas atualizadas e a instalação de placas fotovoltaicas, permitindo que o terminal seja autossuficiente em energia.

Com área construída de 9.920 m², o novo Capão da Imbuia contará com três plataformas, 22 pontos de parada simultâneos, bicicletário e áreas destinadas a serviços e comércio. A capacidade diária será ampliada de 39 mil para mais de 49 mil passageiros em dias úteis, atendendo 16 linhas de ônibus. A estrutura também já está preparada para a futura operação de ônibus elétricos.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), com coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A execução ficará a cargo do Consórcio RAC/CTG, formado pelas empresas RAC Engenharia S/A e CTG Construtora Ltda. O gerenciamento técnico e o acompanhamento social, ambiental e de segurança do trabalho serão realizados pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), com supervisão do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

O prazo estimado para a conclusão das obras é de 20 meses.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Segunda tuneladora da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo segue da China para o Brasil

[ad_1]

Equipamento será utilizado na escavação do trecho entre Penha e Dutra, na divisa com Guarulhos

YURI SENA

A segunda tuneladora que será empregada nas obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo deixou a China com destino ao Brasil na quinta-feira (29). O equipamento foi embarcado no navio Chipol Taihu, no porto de Taicang, e tem chegada prevista ao país em março. O início das escavações está programado para o segundo semestre deste ano.

Com 133 metros de comprimento, 11,67 metros de diâmetro e peso aproximado de 2.600 toneladas, a máquina é a maior já utilizada em obras metroviárias no Brasil. O equipamento, conhecido como “Tatuzão”, será responsável pela escavação de cerca de sete quilômetros de túneis entre as futuras estações Penha e Dutra, na divisa com o município de Guarulhos.

A tuneladora é do tipo TBM Dual Mode, operando tanto no modo EPB (Earth Pressure Balance) quanto em Modo Aberto, o que permite atuação segura em diferentes condições de solo e rocha. A capacidade média de avanço é de até 15 metros por dia em solo e cerca de 10 metros diários em trechos rochosos.

Além da roda de corte, utilizada na escavação do túnel, o equipamento conta com uma estrutura de apoio conhecida como backup, que inclui sistemas de retirada de material escavado, câmara hiperbárica, ventilação, além do conjunto responsável pela instalação das aduelas de concreto que revestem o túnel.

A operação da tuneladora deve mobilizar até 150 profissionais, distribuídos em três turnos, entre engenheiros, técnicos, mecânicos, eletricistas e operadores especializados.

Ficha técnica – 2ª Tuneladora da Linha 2-Verde

Fabricante: CREG (China Railway Engineering Equipment Group)

Tipo: TBM Dual Mode – EPB e Modo Aberto

Comprimento: aproximadamente 133 metros

Peso total: cerca de 2.600 toneladas

Diâmetro da roda de corte: 11,67 metros

Produção média: até 15 m/dia em solo e 10 m/dia em rocha

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Rony assina contrato de três anos com o Santos e chega como reforço para o lugar de Guilherme

0

[ad_1]

Rony é do Santos! O jogador assinou, na tarde desta sexta-feira (30), um contrato de três anos com o Peixe.

Segundo apurou a ESPN, o atleta desembarcou na última quarta (28) à noite, em São Paulo, foi direto para a baixada santista e se apresentou quinta de manhã, no CT Rei Pelé, para a realização de exames médicos e já treinou com o grupo. A assinatura de contrato ocorreu nesta sexta, após o jogador resolver pequenos detalhes da rescisão com seu ex-clube, Atlético-MG.

A transferência foi finalizada em 3 milhões de euros (R$ 18,7 milhões), além de 1 milhão de euros (R$ 6,2 milhões) caso o atacante atinja metas esportivas estabelecidas em contrato.

O atacante de 30 anos foi anunciado pelo clube nesta sexta-feira (30). Segundo apuração da ESPN, a expectativa é de que a apresentação do atleta aconteça na próxima segunda (2) ou terça-feira (3).

O jogador chega ao elenco do técnico Juan Pablo Vojvoda para ocupar a vaga deixada por Guilherme, negociado com o Houston Dynamo, dos Estados Unidos.

O jogador foi regularizado a tempo no BID, na noite desta sexta, e pode ficar à disposição no banco de reservas do técnico Juan Pablo Vojvoda para o clássico deste sábado (31), contra o São Paulo, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista.

Antes de fechar com Peixe, o jogador ex-Palmeiras e Atlético-MG tinha conversas avançadas com o Corinthians, mas houve uma reviravolta nas negociações após a diretoria do Timão se ‘irritar’ com o estafe do jogador, e a transferência acabou não acontecendo.

Na última temporada, Rony marcou 13 gols e deu 5 assistências nos 62 jogos que disputou pelo Galo. Este ano, após três partidas, o atacante havia marcado uma vez e dado outro passe para gol. Ao todo, pelo time mineiro, foram 65 jogos, 14 gols e 6 assistências.

Próximos jogos do Santos:

[ad_2]

Fonte

Ponte do Morumbi será interditada parcialmente durante obras da nova linha 17-Ouro de monotrilho na madrugada deste sábado (31)

[ad_1]

Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Serviços deverão se estenderem das 23h desta sexta-feira (30) até às 4h de sábado (31)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Entre 23h desta sexta-feira (30) e 4h de sábado (31), a Ponte do Morumbi, na zona sul da capital, será interditada parcialmente para ajustes de finalização na passarela de emergência da Linha 17-Ouro de monotrilho, em um trecho que passa sobre a Ponte, segundo informações do Metrô de São Paulo.

Durante o período, haverá interdição de uma faixa de rolamento no sentido bairro. Outras três faixas ficarão liberadas para o tráfego de veiculos. Outra alternativa para os motoristas é utilizar a Ponte Itapaiúna.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dará apoio à operação, com monitoramento do trânsito e orientação aos motoristas, com o objetivo de garantir a fluidez e a segurança viária na região.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Estação Júlio Prestes, da Linha 8-Diamante, é reinaugurada no Centro da capital paulista nesta sexta-feira (30)

[ad_1]

Foto: Divulgação/Governo de SP

Evento contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; melhorias no terminal somaram R$ 42 milhões e operação seguirá com a concessionária ViaMobilidade

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregou nesta sexta-feira (30) a restauração da histórica Estação Júlio Prestes, na Capital, ponto de partida da Linha 8-Diamante de trens metropolitanos. As obras combinaram o resgate de detalhes da arquitetura original do espaço à infraestrutura modernizada para mais de 5 mil passageiros que passam diariamente pelo local.

“A reabilitação do centro histórico é uma prioridade para nós. Dos equipamentos da região da Luz, a Estação Júlio Prestes era o que faltava para receber a restauração. Hoje, estamos concluindo e entregando a restauração para a população com R$ 42 milhões em investimentos”, afirmou Tarcísio. Ele também destacou outros projetos para a região, como o Hub de Tecnologia para incubação de startups e o leilão do novo centro administrativo do Estado, no final de fevereiro.

A concessionária ViaMobilidade – que opera a linha entre o centro histórico, bairros da zona oeste paulistana e as cidades de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi – investiu R$ 42 milhões nas obras em um espaço de mais de 14 mil m² revitalizados, com participação de 250 trabalhadores em 14 meses de trabalho.

O restauro resgata a identidade visual original da estação, inaugurada em 1939, com elementos originais como fachadas, esquadrias e cores, conectando a memória urbana e a mobilidade contemporânea.

As obras levaram em conta materiais e técnicas compatíveis com o período em que a estação foi construída. O trabalho valoriza o patrimônio tombado, que é um símbolo da história ferroviária de São Paulo e conecta a memória urbana à mobilidade contemporânea.

A fachada foi recuperada com verniz antipichação, e os relógios históricos, de 1972, foram restaurados. Portas fora do padrão foram substituídas por modelos com dimensões da época da inauguração, e os vidros aramados foram recuperados. As obras estruturais foram realizadas durante as madrugadas para minimizar impactos na rotina dos passageiros da Linha 8-Diamante.

Tons originais

Durante o processo, alpinistas e restauradores removeram até seis camadas de tinta para revelar as tonalidades originais do projeto do arquiteto Christiano Stockler das Neves (1889-1982). A equipe identificou que a estrutura metálica não era originalmente cinza, e sim em tom vinho.

A descoberta ocorreu após a abertura de novos pontos de prospecção ao longo da estrutura, que revelaram diferentes camadas de pintura ao longo do tempo. Os estudos demonstraram que a camada final original correspondia ao tom vinho, enquanto o cinza conhecido foi resultado de repinturas feitas na década de 1950.

A confirmação veio por análises técnicas e pelo cruzamento com registros históricos e imagens da época, que mostram que a tonalidade da estação dialogava visualmente com os vagões da Estrada de Ferro Sorocabana, também pintados em vinho. Com isso, o projeto foi ajustado para garantir que a restauração refletisse, com fidelidade, a identidade visual original da estação.

As áreas internas voltam a exibir a cor “flor de laranjeira”, harmonizada com nuances de rosé em pontos específicos, imitando a cor aplicada ainda em 1928, ano da construção dos pórticos metálicos da Gare da Luz, utilizando tintas minerais à base de silicato. A escolha por esses materiais mais duráveis e compatíveis com a obra original visa, além da harmonização estética, garantir a longevidade da reforma e a conservação do patrimônio histórico.

Novos espaços e descobertas

A reforma conferiu novos usos a alguns dos ambientes. A antiga sala de espera de passageiros da segunda classe, que servia como depósito, foi transformada em um café. O restauro do piso de taco dessa área exigiu sete camadas de tratamento.

O público agora pode observar um pedaço antes oculto da história ferroviária: durante as obras de acessibilidade, foi encontrado um “para-trem” de ferro – um tipo de antiga barreira de fim de trilho. O achado arqueológico foi mantido no local para exibição aos passageiros e visitantes.

Modernização e impacto urbano
As melhorias estruturais entregues incluem adequação de rampas, infraestrutura para pessoas com deficiência e renovação dos jardins externos para áreas de convivência.

Além disso, a estação recebeu a instalação de câmeras de monitoramento integradas ao novo Centro de Controle Operacional (CCO), atualização da infraestrutura elétrica e hidráulica e contribuição para a requalificação urbana do entorno

Patrimônio histórico

Inaugurada em 1930 e finalizada em 1938, a Estação Júlio Prestes foi projetada pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves e é tombada nas esferas federal, estadual e municipal. Ao longo da história, foi uma das principais portas de entrada ferroviária da capital paulista, conectando a cidade de São Paulo ao interior do estado e marcando gerações de passageiros.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte