Veículo será utilizado em viagens de longa distância e turismo de alto padrão
YURI SENA
A encarroçadora BUSSCAR entregou um ônibus modelo Panorâmico DD NB1 à empresa Lancatur, destinado à operação de viagens de longa distância e serviços de turismo. O veículo foi montado sobre o chassi Volvo B510L 8×2 e passa a integrar a frota da operadora, que atua no transporte rodoviário de passageiros.
O ônibus possui capacidade para 46 passageiros, distribuídos entre os salões inferior e superior. Ambos os pavimentos contam com poltronas do tipo Leito. O modelo é equipado com sistema de ar-condicionado quente e frio, com filtro antipólen, e dois tetos solares no salão superior, que auxiliam na renovação do ar.
O projeto de iluminação inclui luzes com variação de cores nos dois salões, iluminação de corredor em LED e pontos de luz nos porta-pacotes e dutos de ar. O veículo também dispõe de equipamentos voltados à conveniência dos passageiros, como geladeira de 64 litros no salão superior e outra de 42 litros no piso inferior, além de mesas para jogos instaladas em ambos os níveis.
O Panorâmico DD NB1 conta ainda com farol de longa distância, projetado para ampliar a visibilidade durante viagens noturnas. O sistema de som é composto por oito alto-falantes no salão superior e quatro no salão inferior, todos com potência de 50 watts.
Carlos Alcaraz e Novak Djokovic estão na final do Australian Open de 2026. A decisão será disputada na Rod Laver Arena, em Melbourne, neste domingo (01), às 5h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Número 1 do mundo, Alcaraz chega à final após vencer Alexander Zverev (nº 3) na semifinal, por 3 sets a 2. Já Djokovic, número 4 do ranking ATP, passou por Jannik Sinner (nº 2), também por 3 sets a 2.
Para além dos US$ 2,98 milhões em premiação ao campeão, o título do Australian Open também tem outro valor para os dois tenistas.
Novak Djokovic já é o maior campeão simples de Grand Slams entre os homens, com 24 títulos – dez Australian Open, três Roland Garros, sete Wimbledon e quatro US Open.
Com mais uma conquista, o sérvio deixará para trás Margaret Court, histórica tenista australiana, que também soma 24 títulos, e se isolará como o maior campeão entre homens e mulheres.
Margaret, vale destacar, é também a maior campeã do Australian Open. A tenista que atuou entre 1960 e 1973 conquistou o torneio disputado em Melbourne por 11 vezes. Djokovic vai igualar a australiana se vencer este ano.
Do outro lado do confronto, o título também vale muito para Carlos Alcaraz. O tenista espanhol ainda está longe do seu adversário no ranking geral de títulos de Grand Slam, mas pode “zerar” os maiores torneios do tênis caso vença Djokovic.
O Australian Open é o único Grand Slam que falta na carreira de Alcaraz. O atual número 1 do mundo venceu o Roland Garros em 2024 e 2025, Wimbledon em 2023 e 2024 e o US Open em 2022 e 2025.
Veículo estava estacionado em área elevada da rodoviária e se movimentou sozinho; não há registro de feridos
YURI SENA
Um ônibus da empresa Novo Horizonte atingiu a estrutura de um hotel em Nova Santa Helena, no norte de Mato Grosso, na noite desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, após perder o controle e atravessar a BR-163.
O acidente causou danos materiais, mas, até o momento, não há informações sobre pessoas feridas.
De acordo com as informações iniciais, o coletivo estava estacionado no terminal rodoviário do município, localizado em um ponto mais alto da cidade, quando passou a se movimentar sozinho em marcha à ré. Sem que fosse possível contê-lo, o ônibus desceu pela via, cruzou a rodovia federal e colidiu com o prédio do hotel.
Imagens registradas por moradores mostram parte da fachada do estabelecimento danificada após o impacto.
As circunstâncias do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades locais.
Sistema metroviário terá efetivos de segurança e de operadores de estação reforçados para atender aos foliões
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Quem vai atrás dos megablocos neste fim de semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de pré-carnaval no Centro do Rio de Janeiro, pode contar com o metrô como a melhor opção de transporte público para aproveitar o carnaval de rua. O sistema metroviário terá os efetivos de segurança e de operadores de estação reforçados para atender aos foliões que vão curtir o Bloco da Gold, do cantor Léo Santana, no sábado, e o megabloco SeráQAbre?, que marca a estreia de Ivete Sangalo nos eventos de pré-carnaval do Rio, no domingo, no Circuito Preta Gil.
Para aproveitar as apresentações do GG da Bahia e a estreia da Veveta no Carnaval carioca, e ter uma boa experiência na ida e na volta dos eventos, a concessionária alerta que a colaboração dos clientes também é essencial. Por isso, o MetrôRio elaborou uma lista com 12 dicas importantes:
1) Fique atento às proibições de embarque, como grandes volumes (acima de 25 litros), bicicletas e pranchas de surf. Nos dias de pré-carnaval, é proibido transportar ou utilizar garrafas de vidro no sistema metroviário, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves.
2) O embarque com trajes de banho ou sem camisa não será permitido, e o cliente será devidamente orientado.
3) Por medida de segurança, não é permitido ingerir bebidas alcoólicas ou fumar nos trens e estações. As pessoas em estado etílico são orientadas a não embarcar no sistema metroviário.
4) Não corra dentro do sistema metroviário e redobre a atenção ao descer as escadas.
5) Na plataforma, não ultrapasse a faixa amarela de segurança devido ao risco de acidentes.
6) Seja gentil também nos dias de folia: respeite os assentos preferenciais e ajude as pessoas com deficiência ou necessidades especiais, ou acione as equipes da concessionária.
7) Não é permitido sentar no chão das composições e estações para não atrapalhar o embarque e desembarque e não colocar em risco a segurança dos passageiros. Não travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes.
8) Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, pode atrasar a viagem e prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança do metrô.
9) Não descartar lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação.
10) Não são permitidas apresentações artísticas no interior dos trens, em cumprimento a uma decisão judicial. A comercialização de produtos e serviços não é autorizada dentro das estações e composições.
11) Utilize o método de pagamento por aproximação diretamente nas catracas para agilizar o embarque.
12) Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade.
Decisões da ANTT atingem Termos de Autorização específicos e não significam encerramento das ligações entre os municípios atendidos
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) homologou a renúncia da Expresso Satélite Norte Ltda. a dois Termos de Autorização (TARs) do transporte rodoviário interestadual de passageiros. As decisões constam do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, e passam a produzir efeitos a partir de 23 de fevereiro de 2026.
Por meio da Decisão SUPAS nº 169, de 26 de janeiro de 2026, a agência deferiu a renúncia ao TAR nº GOMT0066030, referente à linha Goiânia (GO) – Cuiabá (MT), com todas as seções intermediárias. O ato também revoga a Decisão SUPAS nº 677, de 1º de outubro de 2024, publicada no DOU de 10 de outubro de 2024.
Já a Decisão SUPAS nº 168, também de 26 de janeiro de 2026, homologou a renúncia ao TAR nº MTMA0066042, da linha Vila Rica (MT) – Imperatriz (MA), igualmente com suas seções. Nesse caso, foi revogada a Decisão SUPAS nº 2.642, de 23 de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União de 1º de novembro de 2024.
Em ambos os casos, a ANTT determinou que a autorizatária garanta os direitos dos passageiros, especialmente quanto ao cancelamento e reembolso de bilhetes para viagens programadas após o encerramento das atividades vinculadas aos TARs renunciados, conforme estabelece a Resolução ANTT nº 6.033/2023. A homologação implica o cancelamento das operações exclusivamente associadas a esses Termos de Autorização.
O que muda com a renúncia de um TAR
A renúncia homologada pela ANTT não significa o encerramento da linha nem a interrupção da ligação entre os municípios atendidos, mas apenas o cancelamento de um serviço específico que estava autorizado por determinado Termo de Autorização.
No atual modelo regulatório do transporte rodoviário interestadual de passageiros, uma mesma linha pode ser atendida por mais de um TAR, cada um correspondente a serviços distintos, que variam conforme o horário, o tipo de veículo e a classe de atendimento (convencional, executivo, leito ou leito cama). Assim, a renúncia de um TAR não impede a continuidade da operação, desde que existam outros Termos de Autorização válidos para o mesmo par de municípios.
Operação segue ativa com outros serviços
No trecho Goiânia (GO) – Cuiabá (MT), por exemplo, a Expresso Satélite Norte continua operando diariamente a ligação por meio de outros serviços autorizados, com diferentes padrões e horários ao longo do dia.
Atualmente, a programação diária da empresa no trecho inclui:
10h00 – Executivo / Convencional (chegada prevista às 23h20)
20h00 – Leito (chegada prevista às 8h55 do dia seguinte)
21h00 – Executivo / Leito Cama (chegada prevista às 9h40 do dia seguinte)
22h00 – Convencional / Executivo (chegada prevista às 17h40 do dia seguinte)
Dessa forma, as decisões publicadas no Diário Oficial da União reorganizam a autorização regulatória de serviços específicos, sem caracterizar a descontinuidade das linhas, desde que permaneçam vigentes outros TARs associados ao mesmo itinerário.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Novidades são mostradas nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 pelo governador Ronaldo Caiado. Diário do Transporte conhece estrutura no local
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
O Diário do Transporte já está em Goiânia e fará nesta sexta-feira, 30 dr janeiro de 2026, cobertura da entrega de uma das maiores etapas de revitalização dos transportes metropolitanos com entrevista com o governador Ronaldo Caiado. Os investimentos são do Governo do Estado e das empresas de ônibus que operam na região. O avanço é marcado pela apresentação do maior modelo de ônibus biarticulado elétrico em operação comercial, do maior eletroposto da América Latina já pronto para funcionar e tudo com fornecedores com plantas e investimentos no Brasil: Marcopolo (carrocerias), Volvo (chassis e tecnologia elétrica) e Nansen (carregadores e equipamentos).
TUDO COMEÇA COM MODERNIZAÇÃO CONTRATUAL
A região metropolitana de Goiânia renovou os contratos com as empresas de ônibus e também possui a Metrobus, que é uma empresa pública de transportes do Governo do Estado. A renovação teve como base o contrato do BRT ABC, que liga a capital paulista à região do ABC e que ainda está em construção.
Chamada de relicitação ou prorrogação antecipada de contratos, esta fórmula contratual já é usada há alguns anos no transporte ferroviário e permite o prolongamento do prazo final de um contrato em troca de investimentos maiores e melhorias além do documento original.
Relembre
O sistema de BRT Metropolitano de Goiás possui 47 estações, 213 pontos de parada, 15 terminais e cerca de 108 km de extensão, atendendo a mais de 2,5 milhões de usuários por mês, com operação realizada por cinco empresas consorciadas.
OS ÔNIBUS
São 21 ônibus 100 % elétricos para o sistema de corredores de ônibus de alta capacidade (BRT – Bus Rapid Transit) da região metropolitana de Goiânia.
Até o final de 2026, o sistema BRT contará com 199 ônibus, sendo 63 veículos elétricos, 79 movidos a biometano e 57 com tecnologia diesel Euro 6.
Entre os novos veículos, estão biarticulados elétricos, fabricados pela Volvo com carroceria Marcopolo.
As unidades são do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e cinco biarticulados, a primeira comercialização de veículos deste tipo da montadora sueca no Brasil, fabricados na planta de Curitiba (PR).
A empresa compradora foi o Grupo HP.
O tipo biarticulado tema aproximadamente 28 metros e capacidade para 250 passageiros e o articulado possui em torno de 21 metros e transporta 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.
Segundo a Volvo, o modelo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.
ELETROPOSTO:
Além disso, será inaugurado um dos maiores eletropostos para transporte coletivo da América Latina.
A estrutura tem 23 carregadores da marca Nansen de 240 kW, com capacidade total para recarregar até 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA, chamado de Eletroposto Oeste.
O local ainda contará com o Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) móvel utilizado comercialmente no transporte público brasileiro. Com 50 kWh de capacidade e 60 kW de potência, a tecnologia garante estabilidade energética em situações de pico, emergência ou necessidade de redundância, permitindo testes avançados de recarga inteligente, integração com geração fotovoltaica e gestão eficiente da energia.
BIOMETANO:
Enquanto apresenta ônibus elétricos, o governo também aposta no chamado gás de lixo (biometano), combustível obtido na decomposição de resíduos, e GNV (Gás Natural Veicular).
A gestão estadual implantação definitiva de um posto de biometano até março de 2026.
Além disso, como mostrou o Diário do Transporte, em 16 de janeiro de 2026, o Governo Caiado publicou aditivo contratual com as empresas de ônibus para a implantação de 501 coletivos movidos a biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos, conhecido como “gás de lixo”) e GNV (Gás Natural Veicular).
Serão modelos de diversos portes, todos com ar-condicionado, desde padrons (dois eixos entre 12,1 m e 13,2 m e três eixos de 15 m) até articulados de 19,2 metros.
Configurações:
79 ônibus articulados, de 19,2 metros, com piso alto e ar-condicionado, destinados ao BRT (4º lote);
22 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (4º lote);
110 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (5º lote);
168 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (6º lote);
122 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (7º lote).
Cronograma de entregas 8 ônibus articulados até 31 de março de 2026; 71 ônibus articulados até 30 de setembro de 2026; 22 ônibus padron do 4º lote até 30 de setembro de 2026; 110 ônibus padron do 5º lote até 30 de junho de 2027; 168 ônibus padron do 6º lote até 31 de dezembro de 2027; 122 ônibus padron do 7º lote até 31 de dezembro de 2027. Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Novak Djokovic está na final do Australian Open e segue em busca do seu 25º título de Grand Slam! Nesta sexta-feira (30), o sérvio quebrou a hemegomia de Jannik Sinner, que não perdia um jogo na Austrália desde 2023, e venceu por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 6/3, 4/6, 6/4 e 6/4.
Com isso, o número 4 do mundo coloca ponto final na sequência de três Grand Slams seguidos decididos entre Carlos Alcaraz e Sinner. É a primeira final de “Nole” desde Wimbledon em 2024, quando perdeu justamente para o espanhol, seu rival no final de semana.
O duelo acontece no domingo (1º), a partir de 05h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela ESPN no Plano Premium do Disney+.
Com 1h30 de atraso, após a grande semifinal de 5h27 entre Alcaraz e Zverev, o jogo começou com sinais de que Sinner não daria chances a Djokovic. Mesmo descansado após o WO de Mensik nas oitavas e a desistência de Musetti nas quartas de final, o sérvio teve dificuldades de se impor em quadra no início do duelo.
O líder doranking da ATP quebrou o decacampeão do Aberto da Austrália logo no primeiro saque do sérvio e fechou o primeiro set em 6/3 sem grandes problemas.
No segundo set, no entanto, o roteiro foi diferente. Nole foi mais agressivo, conseguiu sua primeira quebra na partida, confirmou seus serviços de saque e devolveu o 6/3 para empatar a decisão.
Equilíbrio é a melhor palavra para definir a terceira parcial. O italiano e o sérvio confirmaram todos os seus serviços de saque até o 5/4 de Sinner. Após 52 minutos, o italiano conseguiu a quebra, fez 6/4 e abriu vantagem na semifinal.
Djokovic, mais uma vez, não se deu por derrotado e conseguiu uma boa reviravolta no quarto set. O sérvio quebrou o saque do rival logo em seu primeiro serviço e, confirmando seus serviços, chegou ao empate com parcial de 6-4.
O quinto e decisivo set foi de tirar o fôlego. Qualquer erro poderia dar a vantagem ao rival, e foi Sinner quem errou primeiro. Djokovic quebrou o saque do italiano para faz 4/3. No game seguinte, o sérvio salvou três break points e ampliou a vantagem. Coube a Djoko fechar o jogo em seu saque, fazendo 6/4 em mais de quatro horas de partida.
Categoria rejeita reajuste de 2% e negociações seguem no Tribunal do Trabalho
ARTHUR FERRARI
O sistema de transporte público de São Luís (MA) e dos municípios da região metropolitana amanheceu sem ônibus nesta sexta-feira (30) em razão de uma greve geral deflagrada pelos rodoviários. A paralisação impacta cerca de 700 mil usuários e foi iniciada após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas operadoras.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (Sttrema), a oferta patronal previa aumento de 2% nos salários, percentual considerado insuficiente. Diante da recusa, motoristas e cobradores decidiram interromper as atividades até que uma nova proposta seja formalizada.
As reivindicações incluem reajuste salarial de 15%, tíquete-alimentação no valor de R$ 1.500 e a ampliação do número de dependentes atendidos pelo plano de saúde. Com o início da greve, garagens permaneceram fechadas e a circulação de veículos foi suspensa tanto na capital quanto nas cidades do entorno.
Em resposta ao movimento, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) informou que acionou o Judiciário para tentar garantir a operação de uma frota mínima. A entidade declarou ainda que participou de reuniões com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís (MA), mas que não houve apresentação de proposta de recomposição salarial por parte da administração municipal.
O setor já vinha enfrentando dificuldades nos últimos meses. Recentemente, a empresa Expresso Rei de França, antiga 1001, suspendeu temporariamente os serviços após atraso no pagamento de salários aos funcionários.
Antes da paralisação, o Sttrema havia concedido prazo de 72 horas para avanço nas negociações, após o envio de ofícios às empresas, ao sindicato patronal e a órgãos públicos. Como não houve acordo, a greve foi confirmada.
Uma audiência de conciliação está prevista para ocorrer às 15h desta sexta-feira no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), com a presença de representantes dos trabalhadores, das empresas, da Prefeitura de São Luís (MA), da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) e do governo estadual. Até o momento, não há previsão para a retomada do transporte coletivo.
Declarações de autoridades foram feitas ao repórter Adamo Bazani em cobertura de entrega de veículos zero quilômetro
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
Os primeiros ônibus movidos a biometano para o sistema de corredores e de linhas alimentadoras do BRT (Bus Rapid Transit) da região metropolitana de Goiânia (GO) devem começar a chegar em cerca de dois meses. A informação foi dada em resposta ao questionamento do Diário do Transporte ao governador Ronaldo Caiado e ao secretário Adriano Rocha Lima. De acordo com o Lima, a primeira unidade deve ser articulada.
Como mostrou o Diário do Transporte, o governo de Goiás ajustou os contratos com as empresas de ônibus para comprar 501 coletivos movidos a gás natural/biometano (gás obtido na decomposição de resíduos).
Relembre
EM PRIMEIRA-MÃO: Governo de Goiás assina aditivo para implantação de 501 ônibus biometano/GNV, entre articulados de 19,2 m e padrons para o sistema metropolitano de Goiânia
As declarações ao repórter Adamo Bazani, que acompanha a entrega de 21 ônibus elétricos e do maior eletroposto do Brasil e América Latina, fornecido pela Nansen, na garagem da Metrobus, em Goiânia. São cinco biarticulados e 16 articulados, todos da marca Volvo com carrocerias Marcopolo.
Caiado e Lima afirmaram que o processo de eletrificação também continua. Acompanhe as declarações.
Adamo Bazani, jornalista especializado em Transportes
Etapa técnica sucede a realização do pregão eletrônico e será decisiva para a escolha da solução de sistemas inteligentes de transporte
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Municipal de Transportes Coletivos (MOBI-Rio) instituiu uma comissão técnica responsável por avaliar os protótipos apresentados pelos licitantes do Pregão Eletrônico nº 90.390/2025, que trata da implantação de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) na frota de até 781 ônibus articulados e padrons operados pela companhia no sistema BRT.
A criação da comissão foi formalizada por meio da Portaria “P” nº 026, de 29 de janeiro de 2026, publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro desta sexta-feira, 30 de janeiro. O ato marca o avanço do processo licitatório para a fase de verificação técnica prática, posterior à realização do pregão eletrônico.
O certame, já realizado por meio da plataforma ComprasNet, teve como critério de julgamento o menor preço global, sob regime de empreitada por preço unitário, com disputa em modo aberto e fechado. Concluída a etapa de lances, o edital prevê a apresentação de protótipos funcionais como condição para a continuidade do processo.
O que prevê o contrato em disputa
O objeto do pregão é a prestação de serviços para implantação de ITS na frota da MOBI-Rio, abrangendo um conjunto integrado de soluções tecnológicas voltadas à gestão operacional e ao monitoramento do serviço, como:
rastreamento da frota em tempo real;
sistema eletrônico de gestão e controle de viagens;
coleta, extração e análise de dados de telemetria;
sistema de câmeras inteligentes para assistência à condução, com transmissão em tempo real;
sistema avançado de contagem de passageiros e análise de origem e destino (OD);
licenciamento de softwares;
fornecimento de equipamentos em regime de comodato, com instalação e manutenção;
aplicativo voltado ao usuário do transporte público.
O contrato previsto no edital tem vigência inicial de 36 meses, contados a partir da ordem de início dos serviços, podendo ser prorrogado por até cinco anos, por se tratar de serviço continuado. O cronograma mínimo de implantação estabelece a ativação gradual dos sistemas, com conclusão em até 120 dias após o início da execução contratual.
O valor estimado da contratação é sigiloso, conforme permitido pela regulamentação municipal aplicável às empresas estatais.
Avaliação técnica dos protótipos
De acordo com o edital, a avaliação dos protótipos é etapa eliminatória e tem como objetivo verificar, na prática, se as soluções ofertadas atendem integralmente às especificações técnicas definidas no Termo de Referência.
A comissão técnica agora instituída terá como atribuições atestar a correta instalação dos protótipos no prazo previsto, realizar testes de desempenho e funcionalidade, avaliar os critérios objetivos definidos no edital, elaborar relatório técnico fundamentado e emitir parecer aprovando ou não as soluções apresentadas. Também caberá ao grupo verificar a retirada dos equipamentos de teste e o restabelecimento das condições originais dos veículos utilizados.
A comissão será presidida pelo superintendente de Operação Diego Mateus da Silva e contará ainda com representantes das áreas de operação, planejamento e infraestrutura de rede da MOBI-Rio.
Exigências técnicas e próximos passos
O edital exige que os licitantes comprovem experiência prévia em sistemas ITS implantados em, no mínimo, 300 veículos de transporte público, pelo período mínimo de 12 meses, como condição de habilitação técnica.
Com a publicação da portaria, o processo licitatório entra na fase decisiva de validação técnica das soluções, cujo resultado embasará a escolha final da empresa vencedora. A expectativa é que o novo sistema amplie o controle operacional, a produção de dados e a oferta de informações ao passageiro no sistema municipal de ônibus do Rio de Janeiro.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes