Um dos grandes destaques do Cruzeiro na recente conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o atacante Fernando, de 20 anos, está com os dias contados na Toca da Raposa.
Segundo apurou a ESPN, o atleta tem diversas sondagens do futebol europeu e deve deixar Belo Horizonte em breve.
De acordo com fontes, equipes de Portugal, como Santa Clara e Nacional, e de outros países europeus, como o CSKA Sofia, da Bulgária, procuraram o estafe do jogador.
Fernando tem contrato com o Cruzeiro apenas até o final de 2026 e não terá o vínculo renovado. Justamente por isso, o jogador caminha para sair.
Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, a tendência é que ele saia de graça da Raposa, com a equipe mineira ficando com um percentual de seus direitos econômicos.
Na Copinha, Fernando marcou quatro gols em seis partidas, sendo importante especialmente nos mata-matas contra Guanabara City e Santos.
Ele também foi integrado ao profissional pelo técnico Tite e participou de duas partidas do Campeonato Mineiro com o elenco adulto.
Sistema de câmeras no lugar de retrovisores elimina pontos-cegos e garante direção mais segura
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
O Diário do Transporte faz uma cobertura especial sobre a entrega dos ônibus biarticulados elétricos, os maiores e primeiros do Brasil nesta categoria, em Goiânia (GO), mas também registra um veículo que chamou bastante atenção pela praticidade, conforto e também modernidade nas linhas de design. É o Marcopolo 1800 DD Paradiso da geração 8, com chassi Volvo B460R Euro 6, que reduz em 75% as emissões de poluentes.
O conforto é garantido principalmente no segundo andar, onde há configuração leito total, sendo possível transformar a poltrona em uma cama e o local em uma cabine, fechando as cortinas laterais. Na parte de baixo, o ônibus tem a configuração leito comum. O veículo da empresa Liderança, de Goiás, está fazendo o transporte da delegação de jornalistas. O Diário do Transporte também viajou um trecho na cabine do motorista.
O condutor, Kellyson Ribeiro, falou com a gente sobre as principais funcionalidades do sistema de câmeras, no lugar dos espelhos retrovisores, e constatamos que, com o sistema, os pontos cegos são praticamente eliminados.
Kellyson contou um pouco de sua história. Ele é não apenas um motorista, mas um apaixonado por ônibus. Paixão essa que vem desde seu avô, que trabalhou na Transbrasiliana e Gontijo. Já Kellyson, antes de trabalhar na Liderança, passou por outras empresas, como a tradicional Paraúna, que não opera mais no Estado.
Confira mais fotos
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autorização ambiental permite a energização da linha e marca nova etapa para início da operação do monotrilho na Zona Sul de São Paulo
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) recebeu a Licença Ambiental de Operação (LAO) para a Subestação Elétrica Bandeirantes e para o Ramal Aéreo Consumidor da Linha 17-Ouro do monotrilho. A autorização é fundamental para a energização do sistema, condição necessária para a realização dos testes finais e para a futura operação comercial da linha.
A licença foi concedida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Licença Ambiental de Operação nº 01/CLA-SVMA/2026, com validade de 10 anos. O ato consta do Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026.
O que é a Licença Ambiental de Operação (LAO)
A Licença Ambiental de Operação é a etapa final do licenciamento ambiental. Ela autoriza o funcionamento efetivo de uma infraestrutura ou empreendimento, atestando que as exigências ambientais definidas nas fases anteriores — Licença Prévia (LP) e Licença de Instalação (LI) — foram cumpridas.
No caso da Linha 17-Ouro, a LAO permite a operação da subestação elétrica e do sistema de alimentação, viabilizando a energização da via, dos trens e dos sistemas auxiliares. Sem essa licença, o monotrilho não pode operar, mesmo que a infraestrutura física esteja concluída.
Linha 17-Ouro: histórico e características
A Linha 17-Ouro é um monotrilho elevado concebido para reforçar a mobilidade na Zona Sul da capital paulista, com papel estratégico de ligação ao Aeroporto de Congonhas e integração com outras linhas de alta capacidade do Metrô e da CPTM.
O projeto prevê aproximadamente 7,7 km de extensão e oito estações, conectando-se à Linha 9-Esmeralda da CPTM e à Linha 5-Lilás do Metrô. A tecnologia de monotrilho foi escolhida por demandar menor área de implantação no viário urbano e permitir operação silenciosa e totalmente eletrificada.
As obras da Linha 17 tiveram início ainda na primeira metade da década de 2010, mas passaram por longos períodos de paralisação, revisões contratuais e mudanças de escopo. Nos últimos anos, o empreendimento entrou em fase de retomada mais consistente, com avanço na implantação dos sistemas, trens e subestações.
Com a emissão da Licença Ambiental de Operação para a infraestrutura de energia, a Linha 17-Ouro avança para uma fase decisiva. A energização permite a ampliação dos testes dinâmicos com trens, simulações operacionais e validação dos sistemas de segurança.
A expectativa do governo estadual é que a linha entre em operação de forma gradual, inicialmente em operação assistida, após a conclusão dos testes obrigatórios e das certificações técnicas. A previsão mais recente aponta para início do atendimento ao público ao longo de 2026, condicionado ao desempenho dos testes e ao cumprimento do cronograma operacional.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Novidades são mostradas nesta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 pelo governador Ronaldo Caiado. Diário do Transporte conhece estrutura no local
ADAMO BAZANI
O Diário do Transporte já está em Goiânia e fará nesta sexta-feira, 30 dr janeiro de 2026, cobertura da entrega de uma das maiores etapas de revitalização dos transportes metropolitanos com entrevista com o governador Ronaldo Caiado. Os investimentos são do Governo do Estado e das empresas de ônibus que operam na região. O avanço é marcado pela apresentação do maior modelo de ônibus biarticulado elétrico em operação comercial, do maior eletroposto da América Latina já pronto para funcionar e tudo com fornecedores com plantas e investimentos no Brasil: Marcopolo (carrocerias), Volvo (chassis e tecnologia elétrica) e Nansen (carregadores e equipamentos).
TUDO COMEÇA COM MODERNIZAÇÃO CONTRATUAL
A região metropolitana de Goiânia renovou os contratos com as empresas de ônibus e também possui a Metrobus, que é uma empresa pública de transportes do Governo do Estado. A renovação teve como base o contrato do BRT ABC, que liga a capital paulista à região do ABC e que ainda está em construção.
Chamada de relicitação ou prorrogação antecipada de contratos, esta fórmula contratual já é usada há alguns anos no transporte ferroviário e permite o prolongamento do prazo final de um contrato em troca de investimentos maiores e melhorias além do documento original.
Relembre
O sistema de BRT Metropolitano de Goiás possui 47 estações, 213 pontos de parada, 15 terminais e cerca de 108 km de extensão, atendendo a mais de 2,5 milhões de usuários por mês, com operação realizada por cinco empresas consorciadas.
OS ÔNIBUS
São 21 ônibus 100 % elétricos para o sistema de corredores de ônibus de alta capacidade (BRT – Bus Rapid Transit) da região metropolitana de Goiânia.
Até o final de 2026, o sistema BRT contará com 199 ônibus, sendo 63 veículos elétricos, 79 movidos a biometano e 57 com tecnologia diesel Euro 6.
Entre os novos veículos, estão biarticulados elétricos, fabricados pela Volvo com carroceria Marcopolo.
As unidades são do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e cinco biarticulados, a primeira comercialização de veículos deste tipo da montadora sueca no Brasil, fabricados na planta de Curitiba (PR).
A empresa compradora foi o Grupo HP.
O tipo biarticulado tema aproximadamente 28 metros e capacidade para 250 passageiros e o articulado possui em torno de 21 metros e transporta 180 pessoas, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.
Segundo a Volvo, o modelo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o equivalente a 540 cv. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O motor elétrico fica na parte central, abaixo do piso, assegurando melhor distribuição de peso e equilíbrio dinâmico. As baterias também ficam na parte inferior do veículo, permitindo carrocerias com salão completamente livre para os passageiros.
ELETROPOSTO:
Além disso, será inaugurado um dos maiores eletropostos para transporte coletivo da América Latina.
A estrutura tem 23 carregadores da marca Nansen de 240 kW, com capacidade total para recarregar até 46 ônibus simultaneamente e potência total de 6 MVA, chamado de Eletroposto Oeste.
O local ainda contará com o Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria (BESS) móvel utilizado comercialmente no transporte público brasileiro. Com 50 kWh de capacidade e 60 kW de potência, a tecnologia garante estabilidade energética em situações de pico, emergência ou necessidade de redundância, permitindo testes avançados de recarga inteligente, integração com geração fotovoltaica e gestão eficiente da energia.
BIOMETANO:
Enquanto apresenta ônibus elétricos, o governo também aposta no chamado gás de lixo (biometano), combustível obtido na decomposição de resíduos, e GNV (Gás Natural Veicular).
A gestão estadual implantação definitiva de um posto de biometano até março de 2026.
Além disso, como mostrou o Diário do Transporte, em 16 de janeiro de 2026, o Governo Caiado publicou aditivo contratual com as empresas de ônibus para a implantação de 501 coletivos movidos a biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos, conhecido como “gás de lixo”) e GNV (Gás Natural Veicular).
Serão modelos de diversos portes, todos com ar-condicionado, desde padrons (dois eixos entre 12,1 m e 13,2 m e três eixos de 15 m) até articulados de 19,2 metros.
Configurações:
79 ônibus articulados, de 19,2 metros, com piso alto e ar-condicionado, destinados ao BRT (4º lote);
22 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (4º lote);
110 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (5º lote);
168 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (6º lote);
122 ônibus padron, com motor traseiro, piso baixo e ar-condicionado (7º lote).
Cronograma de entregas 8 ônibus articulados até 31 de março de 2026; 71 ônibus articulados até 30 de setembro de 2026; 22 ônibus padron do 4º lote até 30 de setembro de 2026; 110 ônibus padron do 5º lote até 30 de junho de 2027; 168 ônibus padron do 6º lote até 31 de dezembro de 2027; 122 ônibus padron do 7º lote até 31 de dezembro de 2027. Relembre:
Rede elétrica foi atingida e precisou de reparos durante a madrugada; ônibus da PAESE atenderam trecho prejudicado
ARTHUR FERRARI
A linha 8-Diamante de trens metropolitanos funciona normalmente na manhã desta sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, mas quem utilizava o serviço na noite ede quinta (29) enfrentou dificuldades a partir das 23h, quando uma árvore de fora do sistema caiu e atingiu rede elétrica na região de Barueri, que era atingida por um forte temporal no momento do incidente.
Como mostrou o Diário do Transporte, a circulação de trens ficou suspensa entre as estações Barueri e Antônio João até o fim do atendimento, à meia noite. Ônibus do PAESE foram acionados e atenderam os passageiros, que formavam grandes filas para acessar os ônibus no trecho.
Relembre
Linha 8-Diamante da ViaMobilidade tem trecho interrompido após queda de árvore na noite desta quinta-feira (29)
De acordo com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela linha, por meio de nota, equipes de manutenção atuaram durante a madrugada e restabeleceram a operação.
Nota da ViaMobilidade na íntegra
A ViaMobilidade informa que a operação esta regular esta manhã na Linha 8-Diamante. Ontem à noite (29), em razão das fortes chuvas na região de Barueri, uma árvore externa caiu sobre a rede aérea entre as estações Barueri e Antônio João interrompendo a circulação nas duas vias do trecho. Equipes de manutenção atuaram durante a madrugada para restabelecer a operação.
Aryna Sabalenka está na decisão do Australian Open em 2026. Em semifinal eletrizante nesta quinta-feira (29), na Rod Laver Arena, a bielorrussa venceu Elina Svitolina por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-3, em duelo de cerca de uma hora e meia e garantiu vaga na decisão do Aberto da Austrália.
A atual líder do ranking da WTA chega à decisão pelo quarto ano consecutivo. Sabalenka conquistou o título em 2023 e 2024, mas vem de derrota no ano passado. A disputa pelo primeiro troféu de Grand Slam da temporada acontece no próximo sábado (31), e adversária será Elena Rybakina, com transmissão ao vivo pela ESPN no Plano Premium do Disney+.
Sabalenka fez um primeiro set impressionante, com 19 winners e duas quebras. Svitolina errou pouco, mas a bielorrussa conseguiu construir seus pontos para fazer 6 a 2. Foi o primeiro set que a ucraniana perdeu em todo torneio.
Svitolina não se deu por derrotada; pelo contrário, quebrou Sabalenka logo no primeiro saque da rival no segundo set. Rapidamente, a atual número 12 do mundo abriu 2 a 0. No entanto, a número 1 do mundo mostrou porque é uma das melhores de sua geração. Sabalenka venceu cinco games seguidos.
A ucraniana ainda conseguiu vencer mais um game, mas Sabalenka sacou para o jogo e conquistou a vaga para sua sexta final consecutiva de Grand Slam em quadra dura.
O cenário climático global entra em 2026 sob uma fase de transição que amplia a variabilidade do tempo e reduz a previsibilidade no Hemisfério Sul. Segundo a StoneX, a La Niña fraca instalada em outubro de 2025 tende a perder intensidade ao longo do verão, com retorno à neutralidade do El Niño–Oscilação Sul previsto para março. Esse regime intermediário ajuda a explicar a alternância entre extremos localizados e períodos secos observada no fim de 2025.
A análise aponta que a Oscilação Madden–Julian permaneceu ativa na virada do ano, favorecendo chuvas intensas no Sudeste Asiático e na Indonésia, mas sem estabelecer conexões robustas com o sul da América do Sul, deixando Argentina e Uruguai mais dependentes de processos regionais. No Brasil, a Amazônia registrou volumes elevados em novembro, com recuperação hidrológica após o déficit de 2024, evidenciando a sensibilidade da bacia à distribuição intrassazonal das chuvas e seus efeitos sobre logística e transporte.
Para o primeiro trimestre de 2026, projeções multimodelo indicam temperaturas acima da média em grande parte dos continentes, elevando a evapotranspiração e a demanda hídrica. Culturas sensíveis podem ter redução na eficiência do acúmulo de reservas, afetando fases finais do desenvolvimento. Na América do Sul tropical e subtropical, a irregularidade das chuvas tende a dificultar o estabelecimento de lavouras de soja e milho e a ampliar a variabilidade de produtividade.
“Em caso de atrasos na semeadura, há ainda o risco de a cultura avançar para o outono, quando a redução de radiação e da disponibilidade térmica aumenta a possibilidade de quebra no fechamento da safra. A vantagem competitiva, especialmente no agronegócio, virá da capacidade de leitura fina da estação: acompanhar de perto a distribuição das chuvas, ajustar manejos conforme os estágios fenológicos e ir além das médias históricas ou dos sinais clássicos de grande escala”, finalizou Carolina Giraldo, analista de Inteligência de Mercado da StoneX.
Dois anos depois de entrar para a história da NBA com o maior número de jogos perdidos em uma mesma temporada, o Detroit Pistons lidera com folga a Conferência Leste e caminha a passos largos para os playoffs.
O nome da reconstrução da franquia não poderia ser outro. Primeira escolha do draft de 2021, o armador Cade Cunningham assumiu a responsabilidade de liderar o projeto do Detroit Pistons e, aos 24 anos, é um dos principais jogadores da NBA.
Presente em 39 dos 45 jogos dos Pistons na temporada regular, Cunningham é o principal “garçom” da NBA, com média de 9,8 assistências, deixando para trás nomes consagrados como Luka Doncic e James Harden.
Bastante ofensivo, o armador da franquia de Detroit tem 25,3 pontos por partida. Mas Cunningham também é importante do outro lado da quadra, contribuindo com médias de 5,7 rebotes e 1,5 roubadas de bola.
Os números chamam a atenção até mesmo dos mais exigentes. Em seu podcast, Draymond Green vê Cunningham com as “qualidades necessárias” para levar o Detroit Pistons ao quarto título da NBA e acabar com um jejum que já dura mais de 20 anos – a última vez foi na temporada 2003/04.
“Vou dizer aqui primeiro antes que isso se torne óbvio. Cade Cunningham levará o Detroit Pistons ao seu quarto título de NBA. Ele levará a cidade às glórias novamente. Vejo todas as qualidades necessárias nele. Afinal, ele tem a mentalidade, o talento e o comportamento”, afirmou o ala-pivô do Golden State Warriors.
“Além disso, acho que o tamanho dele é o ideal, algo que muitos subestimam ao redor da liga. No fim, acho que ele tem esse tamanho para colocar um time sob seus ombros e o carregar nos grandes jogos, o levar para a vitória. Poucos caras jovens tem tantas ótimas características para vencer quanto Cunningham”, completou.
Draymond Green e Cade Cunningham estarão em lados opostos nesta sexta-feira (30), quando Golden State Warriors e Detroit Pistons se enfrentam a partir das 23h59 (de Brasília), no Chase Center, com transmissão ao vivo no plano premium do Disney+.
Australian Open, futebol e mais NBA!
A programação no Disney+ não é só Golden State Warriors x Detroit Pistons!
A partir das das 5h30 (de Brasília) acontecem as semifinais do Australian Open.
No futebol, o Campeonato Italiano tem Lazio contra Genoa às 16h45 (de Brasília), enquanto Espanyol x Alavés abrem a rodada da LALIGA a partir das 17h (de Brasília).
O dia ainda tem mais NBA, com Toronto Raptors x Orlando Magic às 21h30 (de Brasília), boxe e NHL.
Veículo 0 km atenderá linhas rurais e alunos com deficiência; investimento foi de R$ 422,5 mil
YURI SENA
A Prefeitura de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, entregou nesta quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, mais um ônibus 0 km para reforçar a frota do transporte escolar da rede municipal de ensino. O veículo passa a atender as linhas Paulistânia, Santa Rita, Cacic e o transporte de estudantes cadeirantes.
O ônibus foi adquirido com recursos próprios do município, por meio de adesão à ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentro do Programa Caminho da Escola. O investimento foi de R$ 422.501,10. Com a nova entrega, a frota municipal de transporte escolar soma seis veículos incorporados nos últimos dois anos.
Com capacidade para 24 alunos, o coletivo conta com box exclusivo para cadeirantes e plataforma elevatória veicular (PEV), garantindo acessibilidade. A aquisição tem como objetivo modernizar a frota e atender à demanda de estudantes que residem em áreas rurais e de difícil acesso, além de ampliar a oferta de veículos adaptados.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o reforço contribui para melhorar as condições de segurança e conforto no deslocamento diário dos alunos, assegurando o acesso regular às escolas da rede pública.
Chuvas e ventos fortes interromperam trecho da via; ônibus do PAESE atendem passageiros
YURI SENA
A Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade, apresenta velocidade reduzida e aumento no tempo de parada na noite desta quinta-feira, 29 de janeiro de 2026. O problema foi causado pela queda de uma árvore sobre a via férrea, em decorrência das fortes chuvas acompanhadas de ventos que atingiram a região.
Por conta da ocorrência, a circulação dos trens está interrompida entre as estações Antônio João e Barueri. Para minimizar os impactos aos passageiros, foi acionada a Operação PAESE, com ônibus realizando o transporte no trecho afetado.
Confira nota da ViaMobilidade:
A ViaMobilidade informa que, em razão das fortes chuvas na região de Barueri, na noite desta quinta-feira (29), uma árvore externa caiu sobre a rede aérea entre as estações Barueri e Antônio João, da Linha 8-Diamante, interrompendo a circulação nas duas vias nesse trecho. Equipes de manutenção estão atuando na avaliação de danos, corte e retirada da árvore. Ônibus da operação PAESE foram solicitados para atender aos clientes.