O Los Angeles Lakers, campeão da NBA Cup de 2023, está na próxima fase da competição nesta temporada. Com show de Luka Doncic, os angelinos venceram o rival LA Clippers por 135 x 118.
A vitória garantiu os Lakers (3 vitórias e 0 derrotas) na próxima fase da copa, enquanto os Clippers (2/1) ainda sonham com a vaga via wild card, embora não tenha um bom saldo de pontos.
A partida começou equilibrada, com as duas equipes apresentando muito poder de fogo do perímetro. Pelos Clippers, primeiro Kris Dunn, depois James Harden, lideraram as ações. Mas o dono da parcial foi Luka Doncic. O esloveno anotou incríveis 24 pontos no primeiro período, com direito a cinco acertos de três pontos. Ainda assim, os rivais seguiram alternando a liderança.
A paridade permaneceu no segundo quarto, mas com as equipes buscando um pouco mais o garrafão. Kawhi Leonard passou a ser mais protagonista dos Clippers, enquanto Austin Reaves e LeBron James começaram a se soltar no lado angelino. A segunda metade foi praticamente toda com os anfitriões na liderança, mas a vantagem nunca foi maior que duas posses.
Depois do intervalo, o jogo do perímetro secou. Os arremessos dos dois lados apenas caíram para dentro da linha de três pontos, dessa vez com os protagonistas ‘esperados’: Doncic e LeBron contra Harden e Kawhi. Mas além dos experientes astros, a dupla de jovens Kobe Sanders e Kobe Brown também teve seu momento nos minutos finais.
Já no último período, os Lakers conseguiram abrir vantagem relevante pela primeira vez. Austin Reaves anotou 18 pontos na parcial, de praticamente todos os pontos da quadra. Na defesa, os donos da casa conseguiram travar as ações dos Clippers, e a diferença subiu para 15 pontos.
Os visitantes ainda tentaram reagir, mas uma confusão envolvendo Kris Dunn e Jaxson Hayes nos minutos finais resultou em faltas técnicas providenciais para os Lakers confirmarem a vitória: 135 x 118.
Próximos jogos:
Os Lakers voltam à quadra na madrugada de sexta-feira para sábado (28 para 29), às 00h05 (de Brasília), contra o Dallas Mavericks. No mesmo horário, os Clippers recebem o Memphis Grizzlies.
Estatísticas:
Luka Doncic: 43 pontos, 9 rebotes e 13 assistências;
Mudanças valem para o trecho metropolitano entre os km 205 e 230; concessionária começa a cobrar em 10 dias
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, deliberação aprovando o 15º Termo Aditivo ao contrato da Concessionária do Sistema Rodoviário Rio–São Paulo. Na sequência, outra deliberação da diretoria colegiada autorizou o início da cobrança de pedágio em modelo free flow no trecho paulista da BR-116, entre os km 205 e 230, na Região Metropolitana de São Paulo.
A cobrança entrará em vigor em 10 dias contados da publicação do ato, desde que concluída a celebração do 15º Termo Aditivo pela concessionária, conforme prevê o contrato. Após seis meses de operação, os fatores de gerenciamento poderão passar por revisão de acordo com o tráfego real observado.
A Via Dutra, operada pela concessionária CCR RioSP, será a primeira grande rodovia da Região Metropolitana de São Paulo a adotar o sistema de pedágio free flow — tecnologia que permite a cobrança automática sem a necessidade de praças físicas ou redução de velocidade. Embora os pórticos já estejam instalados no trecho entre São Paulo, Guarulhos e Arujá, a cobrança ainda não havia começado devido a questionamentos jurídicos e falta de definição oficial. Decisões judiciais recentes suspenderam multas por não pagamento enquanto o sistema não estivesse plenamente operacional, e o Ministério Público Federal também contestou a forma de penalização prevista. Mesmo assim, o modelo permanece aprovado como parte do contrato de concessão da Dutra, devendo entrar em vigor assim que a agência reguladora e a concessionária concluírem os trâmites finais.
As decisões que regularizam a cobrança constam das Deliberações ANTT nº 466 e nº 467, publicadas no Diário Oficial da União.
A Deliberação nº 466 aprova o aditivo contratual que atualiza o Anexo 14, regulamentando a implementação faseada do novo sistema de pedágio eletrônico sem cancelas, que substitui praças físicas por pórticos de detecção automática. Esse modelo cobra a tarifa proporcional à distância percorrida, permitindo fluxo contínuo de veículos.
Já a Deliberação nº 467 autoriza formalmente o início da cobrança, definindo parâmetros tarifários e a aplicação da Tarifa Básica de Pedágio Quilométrica (TBP), fixada em R$ 0,13720 por quilômetro com base na praça de referência de Arujá. Os valores variam conforme cada segmento (SP1, SP2, SP3, RJ1, RJ2, RJ3 e RJ4).
Como funcionará a cobrança
O sistema é do tipo “pedágio eletrônico sem paradas”: o veículo passa por pórticos com sensores e câmeras que identificam o veículo por TAG (se tiver) ou por leitura da placa.
Quem tiver TAG instalada tem débito automático na fatura da operadora — e a tarifa vem com desconto de 5%.
Quem não tiver TAG será identificado pela placa, e o valor da passagem ficará disponível para pagamento no site/app ou via canais da CCR — com prazo de até 30 dias para pagar.
Quando a cobrança se aplica — e quem paga
A cobrança será aplicada apenas a quem usar a pista expressa (pedagiada) da Via Dutra. Quem usar as pistas marginais (gratuitas) — comum para tráfego local ou entre bairros/metrópole — não será tarifado.
Se o motorista já tiver pago o pedágio convencional na praça de Arujá, e seguir pela pista expressa da capital paulista até a Arujá, não haverá cobrança adicional do Free Flow.
Estrutura e forma de cobrança
A cobrança será proporcional ao trecho percorrido — ou seja: pedágio “por quilômetro” conforme a distância que se percorre na pista expressa.
A tarifa varia conforme a categoria do veículo: motos pagam meia tarifa; veículos de passeio pagam tarifa padrão; veículos comerciais (2 ou 3 eixos) pagam o dobro; veículos de 4 ou mais eixos pagam o equivalente a quatro tarifas.
Pagamento e penalidades
Motoristas sem TAG terão até 30 dias para pagar a tarifa pela placa — via site, app ou WhatsApp da concessionária.
A não quitação da tarifa no prazo sujeita o motorista a infração de trânsito, conforme o artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro, com multa e possível pontuação na carteira.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Trabalhadores protestam pelo não pagamento do vale-alimentação, que deveria ter sido depositado no dia 20; circulação de ônibus foi afetada em áreas estratégicas da capital
YURI SENA
Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Manaus paralisaram os ônibus no início da tarde desta terça-feira, 25 de novembro de 2025, em protesto pelo atraso no pagamento do vale-alimentação.
O benefício deveria ter sido creditado no último dia 20, segundo os trabalhadores.
A mobilização ocorre na Rua Ferreira Pena e no entorno do Terminal de Integração 1 (T1), no Centro da cidade, e reúne funcionários de diferentes empresas e linhas.
A interrupção da circulação de ônibus em uma das principais vias de acesso à região central provocou reflexos imediatos no trânsito, com lentidão e dificuldade de deslocamento para os passageiros.
De acordo com motoristas e cobradores que participam do protesto, o ato deve continuar até que haja uma resposta das empresas sobre o pagamento do benefício.
O Palmeiras perdeu a chance de encostar no Flamengo ao ser derrotado pelo Grêmio, por 3 a 2, na noite desta terça-feira (25), na Arena do Grêmio, pela 36ª rodada do Brasileirão.
Mesmo com um time todo reserva, o Verdão saiu na frente com Facundo Torres, mas caiu de produção e sofreu a virada do Grêmio. Amuzu, Carlos Henrique e Willian marcaram para os tricolores.
O quinto jogo seguido sem vitória no Brasileirão fez o Palmeiras estacionar nos 70 pontos, vendo a diferença para o líder Flamengo ficar em cinco pontos, faltando duas rodadas. O time rubro-negro empatou com o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
Já o Grêmio chegou aos 46 pontos e, em nono lugar, ainda sonha com uma vaga na CONMEBOL Libertadores de 2026.
Como foi o jogo
Mesmo com uma escalação reserva, o Palmeiras controlou a posse de bola desde o início e, apesar de Marcelo Lomba ter feito boa defesa no chute de Edenilson, era melhor do que o Grêmio. A recompensa veio aos 23 minutos.
Sosa recebeu na esquerda e cruzou para a área. Facundo Torres completou de cabeça e colocou o Palmeiras na frente. O time de Abel Ferreira recebeu um ânimo a mais com a notícia de que o Atlético-MG havia aberto o placar sobre o Flamengo em Belo Horizonte.
Mas baixou a guarda na reta final do 1º tempo. Depois de Dodi exigir grande defesa de Marcelo Lomba e Arthur Melo perder boa oportunidade, Marcos Rocha cobrou lateral para a área, Wagner Leonardo desviou de cabeça e Amuzu deixou tudo igual, aos 47 minutos.
A situação do Palmeiras se complicou no começo do 2º tempo, quando Aníbal Moreno deu um carrinho nas pernas de Caio Vinícius dentro da área. O árbitro foi chamado pelo VAR e deu pênalti para o Grêmio, convertido com categoria pelo centroavante.
Na sequência, o Verdão criou boas oportunidades para empatar. Na melhor delas, Jefté cruzou para trás e Facundo Torres, de frente para o gol, finalizou por cima. O balde de água fria dos palmeirenses veio aos 39 minutos.
Arthur Melo foi puxado por Giay dentro da área e o árbitro assinalou mais um pênalti. O lateral ainda foi expulso por orientação do VAR. Na cobrança, William deslocou Marcelo Lomba para fazer o primeiro com a camisa tricolor.
E tinha tempo para mais emoção. Aos 49, Allan cruzou e Benedetti cabeceou para o gol. O auxiliar assinalou impedimento do zagueiro palmeirense, mas foi validado pelo VAR. O Verdão, porém, não conseguiu buscar o empate.
Iniciativa amplia o espírito solidário e facilita o acesso dos passageiros ao maior evento natalino do país
YURI SENA
Até o dia 21 de dezembro, dez estações da CPTM participam da Campanha Vila de Natal São Paulo, ação solidária voltada para a arrecadação de brinquedos destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social. As doações podem ser entregues nas caixas coletoras instaladas próximas às Salas de Supervisão Operacional (SSO) das seguintes estações: Palmeiras-Barra Funda, Brás, Luz, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Guaianases, Santo André, Tamanduateí, São Caetano e Aeroporto-Guarulhos.
A iniciativa busca mobilizar os passageiros e oferecer um ponto de coleta acessível e seguro dentro da rotina de quem utiliza diariamente o transporte metropolitano.
Além de contribuir com a campanha, quem circula pelas estações pode garantir ingressos gratuitos para visitar a Vila de Natal São Paulo e para assistir às apresentações teatrais do evento. Para participar, basta escanear o QR Code exibido nos monitores das estações.
O organizador do evento disponibilizou 3.300 ingressos de acesso geral à Vila e 1.500 ingressos para o teatro. É importante destacar que o ingresso para as apresentações não dá acesso à Vila, quem deseja participar de ambas as atrações deve resgatar os dois tíquetes separadamente ou comprar o ingresso no local caso a gratuidade esteja esgotada.
De 28 de novembro a 28 de dezembro, o Parque Villa-Lobos recebe novamente a maior celebração natalina do país, ocupando 24 mil m² com mais de 30 atrações culturais, gastronômicas e de entretenimento.
Entre os destaques está a Casa do Papai Noel, composta por oito ambientes interativos que incluem o Voo do Trenó, a Oficina de Brinquedos, o Natal pelo Mundo e a Sala da Lareira, culminando em um encontro especial com o Bom Velhinho.
No Teatro Santa Claus, o público acompanha o espetáculo “O Sonho de Natal – O Mapa Secreto”, uma produção original com trilha inédita, elenco completo e efeitos especiais que prometem encantar crianças e adultos.
A programação ainda conta com a tradicional Parada Natalina, composta por mais de 200 personagens, além do Museu do Brinquedo, oficinas criativas, brinquedos de parque e a Aldeia Gastronômica inspirada nas feiras europeias e norte-americanas.
Unindo solidariedade, cultura e lazer, a Vila de Natal São Paulo se consolida como um espaço de convivência familiar e de promoção de ações sociais.
Intervenções incluem ampliação de faixas, manutenção de pavimento e sinalização em trechos de seis rodovias do interior paulista
YURI SENA
A Ecovias Noroeste Paulista publicou o cronograma semanal de obras, intervenções e serviços de manutenção que serão realizados entre os dias 24 e 30 de novembro de 2025 em trechos das rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333), Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).
Segundo a concessionária, as ações têm como objetivo manter a segurança viária e melhorar as condições de circulação. As atividades diurnas ocorrem das 7h às 17h, enquanto as noturnas serão realizadas das 21h às 7h. O planejamento pode sofrer alterações devido às condições operacionais ou climáticas, e o acompanhamento é disponibilizado no Instagram da empresa.
Ampliação da Washington Luís
Prosseguem as obras de ampliação da SP-310, que incluem interdições de faixas e bloqueios temporários de viadutos em São Carlos, Mirassol e São José do Rio Preto. As intervenções ocorrem ao longo da semana em períodos diurnos, com fechamento da faixa da esquerda para execução de terceiras faixas e serviços estruturais.
Serviços gerais de manutenção
Além da ampliação, equipes atuarão em diversos trechos com serviços de recuperação de pavimento, sinalização horizontal e vertical, conservação e melhorias operacionais. Os trabalhos abrangem trechos entre São Carlos, Araraquara, Matão, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto e Mirassol, entre outros.
As rodovias SP-326, SP-333, SP-351 e SP-323 também recebem obras de manutenção ao longo da semana, com atuação em pistas nos dois sentidos em diferentes municípios, como Sertãozinho, Barrinha, Jaboticabal, Pirangi, Paraíso e Monte Alto.
Fim de semana
No sábado (29), algumas rodovias seguem com intervenções, especialmente na SP-310 e SP-326. Já no domingo (30), não haverá obras programadas em nenhuma das rodovias administradas pela concessionária.
Ocorrência iniciada às 10h35 na linha 11- Coral provocou aumento de demanda e reflexos na operação do Metrô
YURI SENA
As Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo operaram com velocidade reduzida na noite desta segunda-feira, 25 de novembro de 2025.
Segundo o Metrô, a medida foi adotada por motivos de segurança operacional após a ocorrência na Linha 11-Coral da CPTM, registrada desde às 10h35.
A superlotação nas estações dificultou a volta para casa de passageiros que dependem dos trens e do metrô em São Paulo. Relatos apontaram grandes desafios no deslocamento durante o horário de pico, com plataformas cheias e longos períodos de espera.
A falha na rede aérea da Linha 11-Coral gerou aumento significativo de passageiros nas integrações, especialmente na Linha 3-Vermelha, o que levou à necessidade de reduzir a velocidade também na Linha 1-Azul.
Relembre:
Linha 11-Coral segue com velocidade reduzida desde às 10h35 por falha na rede aérea; sistema PAESE é acionado
Confira nota do Metrô de São Paulo:
Não temos ocorrência em curso no momento. Apenas implantamos estratégia de manobras e trens vazios em trechos mais carregados por conta do ocorrido na linha 11-Coral, além do reforço de funcionários nas estações de integração.
Empresa que atende a Grande São Paulo recebeu premiação nesta terça-feira (25). Operação e modelo de negócios serão usados como exemplos para implantação de outros sistemas
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
Pela segunda vez consecutiva, a NEXT Mobilidade, que opera o sistema de transportes entre a capital paulista e a região do ABC, conquistou o prêmio Maiores e Melhores na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros.
A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Hotel Unique, na capital paulista.
A premiação, da editora OTM, com aliança editorial da Revista Transporte Moderno, Podcast do Transporte e Diário do Transporte, é uma das mais importantes do segmento, uma vez que é desenvolvida especificamente para os setores ligados à mobilidade de cargas e passageiros, nas modalidades rodoviária, urbana/metropolitana, serviços, indústria, ferroviária, aeroviária, bilhetagem, entre outras.
Os critérios da premiação seguem parâmetros técnicos que são analisados por especialistas que levam em conta aspectos como balanços financeiros, qualidade dos serviços e produtos, satisfação dos clientes, entre outros.
A NEXT Mobilidade assumiu em 2021 um contrato de operação e requalificação dos transportes intermunicipais metropolitanos no ABC Paulista e marcou o ingresso do segmento de ônibus no modelo contratual de relicitação ou prorrogação antecipada de contrato, até então, comum apenas no segmento ferroviário de cargas.
O modelo consiste em prorrogar o prazo de concessão de um serviço público em troca de ampliação nos investimentos dentro de um mesmo objeto.
No caso da NEXT Mobilidade, o contrato de operação e manutenção do Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus foi ampliado contemplando a modernização deste sistema, a assunção de linhas fora do corredor e a construção de um novo sistema de maior capacidade, o BRT-ABC, entre o ABC e a Capital, por meio de um trajeto novo, extra ao Corredor Metropolitano ABD que existe desde 1986. A inauguração está prevista para 2026.
As linhas metropolitanas do ABC, até 2021, eram as piores avaliadas no Estado de São Paulo, de acordo com os índices de qualidade do Governo do Estado.
Desde então, a frota que era a mais velha do sistema metropolitano de São Paulo tem sido trocada e já é a mais nova. Os índices de reclamações caíram e as de satisfação subiram.
O modelo já começa a ser replicado em outras partes do País, como na região metropolitana de Goiânia.
A diretora-presidente da NEXT Mobilidade, que também está à frente da Eletra Industrial, fabricante 100% brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria para eletrificação, Milena Romano, conta que os BRTs Metropolitanos podem trazer grandes transformações urbanas, econômicas e sociais.
Com a empresa BRT Amazônia, como operadora, foi implantado o BRT METROPOLITANO DE BELÉM, que também tem proporcionado esta integração social e regional permitindo acesso direto, rápido e barato a pessoas que moram em cidades que tinham dificuldades de acessar os recursos disponíveis na capital Belém.
O BRT METROPOLITANO de Belém foi case na COP30, Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que ocorreu entre os dias 11 e 22 de novembro na capital paraense. O sistema conta com ônibus elétricos Eletra.
Para Milena, agora na era da eletrificação, os BRTs Metropolitanos unem interação regional e inclusão social a benefícios ambientais.
“Agradeço a todos por mais uma oportunidade e premiação. A NEXT MOBILIDADE é a concretização diária de um sonho e de uma trajetória que começou há 115 anos e é o fruto de muita luta, coragem e acima de tudo, acreditar no amanhã. A NEXT MOBILIDADE ao transformar o Hoje de Milhares e Milhares de Pessoas , faz com que nossos clientes e amigos continuem conosco acreditando no amanhã. Já iniciamos a era da modernização, os BRTs entram na rota da Eletromobilidade. Mas é uma nova fase, o Grupo da NEXT MOBILIDADE, há mais de 20 anos, já atua em corredores METROPOLITANOS eletrificados, começamos com TRÓLEBUS, agora na era das baterias, do E-Trol, que reúne no mesmo veículo diferentes tecnologias, provamos que o Brasil tem conhecimento técnico, capacidade para atender o mundo todo
Por isso na COP30 lançamos a Carta de Belém, que mostra que a agenda ambiental é oportunidade econômica e social para o Brasil
Sabemos do que falamos, porque operamos. Porque somos cientes também
Daí nasceu a EletraConsult, que dá todo o apoio para a cadeia completa de Eletromobilidade ser implantada essa homenagem aos nossos clientes, à nossa história e ao futuro promissor do Brasil na era dos BRTS elétricos, modernos e que mudam vidas como o BRT METROPOLITANO DE BELÉM tem mudado.
Seguimos em frente com orgulho de sermos brasileiros, latinos, raízes dos transportes“, disse Milena.
O sistema no ABC, ainda de acordo com a empresária, vai passar por mais aperfeiçoamentos, como a continuação da renovação da frota, a conclusão do BRT-ABC e da modernização do Corredor ABD de ônibus e trólebus
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Serviço começa em 1º de dezembro e integra regiões que até então não eram atendidas pelo transporte coletivo
YURI SENA
A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou a criação de uma nova linha de ônibus para atender moradores do Jardim Imperial e bairros próximos.
A linha Terminal Oficinas – Imperial começará a operar em 1º de dezembro, passando pelas regiões do Recanto Verde, Jardim Pontagrossense, Vila Cipa e entorno. Esta será a primeira vez que parte dessas comunidades contará com atendimento do transporte coletivo.
O novo itinerário fará a ligação entre Oficinas e Cará-Cará, circulando também pelos bairros Campo Belo, Nova Ponta Grossa e pela nova ligação viária construída na Rua Anna Eliza Zanon, que conecta a Vila Cipa ao Campo Belo. O trajeto terá ponto final no Terminal Oficinas, permitindo integração com outras linhas e acesso facilitado ao Centro.
Além da criação da nova linha, a Prefeitura anunciou ajustes em outras duas rotas. A linha Shangrilá terá mudanças no percurso para melhorar o atendimento aos usuários que frequentam a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa, ampliando a acessibilidade na região. Já a linha Baraúna passa a atender o Jardim Aroeira em todas as viagens, com otimização do trajeto no sentido terminal–bairro.
A implantação da linha Imperial foi viabilizada pela recente conclusão da ligação viária entre a Vila Cipa e o Residencial Campo Belo, obra executada por medida compensatória e sem custo direto ao município. A via inclui uma ponte sobre o arroio Olarias, reduziu em cerca de cinco quilômetros a distância entre os bairros e criou condições para integrar o transporte coletivo à nova conexão.