34.2 C
Rondonópolis
domingo, 28 junho - 13:24
Publicidade
Home Blog Page 352

Expresso Guanabara e NEXT Mobilidade entre as Maiores e Melhores dos transportes de passageiros em todo o País

[ad_1]

Empresas tiveram reconhecimento conferido após análise de critérios técnicos, seguindo parâmetros definidos por especialistas, em premiação do setor

ADAMO BAZANI E YURI SENA

Nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, foi realizada mais uma edição do Prêmio Maiores e Melhores dos Transportes, da OTM, editora das publicações especializadas Transporte Moderno e Tecnibus, com apoio editorial do Diário do Transporte e do PodCast do Transporte.

Foram avaliadas categorias de cargas e passageiros, dos segmentos ferroviários, rodoviários, aeroviários, indústria do setor de transportes e serviços.

O Diário do Transporte acompanhou presencialmente.

Entre as empresas premiadas, em suas respectivas áreas de atuação e que já divulgaram notas à imprensa estão Expresso Guanabara, no segmento rovoiário de passageiros, e NEXT Mobilidade, do ABC Paulista, como operadora metropolitana.

As companhia tiveram reconhecimento conferido após análise de critérios técnicos, seguindo parâmetros definidos por especialistas.

YURI SENA

A Expresso Guanabara foi reconhecida, nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, como vencedora na categoria “Transporte Rodoviário de Passageiros” do Prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, organizado pela revista Transporte Moderno em parceria com a Technibus.

A cerimônia ocorreu no Hotel Unique, em São Paulo, reunindo representantes de empresas e autoridades do setor. A premiação foi recebida por integrantes da diretoria da empresa, incluindo o CEO Paulo Porto, o diretor executivo Carlos Magalhães, a diretora de Relações Institucionais Letícia Pineschi e o gerente de Marketing Rodrigo Mont’Alverne.

“Ser reconhecida mais uma vez entre as melhores do país reforça nosso compromisso com a inovação e com a experiência dos nossos clientes. Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos constantes em tecnologia e segurança”, afirmou Rodrigo.

Esta é a quarta vez que a empresa recebe o reconhecimento, concedido com base em critérios como desempenho operacional, gestão e atuação no setor. 

A Expresso Guanabara opera rotas em todas as regiões do país e mantém serviços para mais de dois mil destinos.

Durante o evento, representantes da empresa destacaram que o resultado reflete investimentos contínuos em áreas como tecnologia, segurança e operação.

O prêmio também considerou iniciativas relacionadas à sustentabilidade, qualidade dos serviços e atendimento aos passageiros.

Empresa que atende a Grande São Paulo recebeu premiação nesta terça-feira (25). Operação e modelo de negócios serão usados como exemplos para implantação de outros sistemas

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

Pela segunda vez consecutiva, a NEXT Mobilidade, que opera o sistema de transportes entre a capital paulista e a região do ABC, conquistou o prêmio Maiores e Melhores na categoria Transporte Metropolitano de Passageiros.

A cerimônia de entrega ocorreu nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, no Hotel Unique, na capital paulista.

A premiação, da editora OTM, com aliança editorial da Revista Transporte Moderno, Podcast do Transporte e Diário do Transporte, é uma das mais importantes do segmento,  uma vez que é  desenvolvida especificamente para os setores ligados à mobilidade de cargas e passageiros, nas modalidades rodoviária, urbana/metropolitana, serviços, indústria,  ferroviária, aeroviária, bilhetagem,  entre outras.

Os critérios da premiação seguem parâmetros técnicos que são analisados por especialistas que levam em conta aspectos como balanços financeiros, qualidade dos serviços e produtos, satisfação dos clientes, entre outros.

A NEXT Mobilidade assumiu em 2021 um contrato de operação e requalificação dos transportes intermunicipais metropolitanos no ABC Paulista e marcou o ingresso do segmento de ônibus no modelo contratual de relicitação ou prorrogação antecipada de contrato,  até então,  comum apenas no segmento ferroviário de cargas.

O modelo consiste em prorrogar o prazo de  concessão de um serviço público em troca de ampliação nos investimentos dentro de um mesmo objeto.  

No caso da NEXT Mobilidade, o contrato de operação e manutenção do Corredor Metropolitano ABD de ônibus e trólebus foi ampliado contemplando a modernização deste sistema, a assunção de linhas fora do corredor e a construção de um novo sistema de maior capacidade, o BRT-ABC, entre o ABC e a Capital, por meio de um trajeto novo, extra ao Corredor Metropolitano ABD que existe desde 1986. A inauguração está prevista para 2026.

As linhas metropolitanas do ABC, até 2021, eram as piores avaliadas no Estado de São Paulo,  de acordo com os índices de qualidade do Governo do Estado.

Desde então,  a frota que era a mais velha do sistema metropolitano de São Paulo tem sido trocada e já é a mais nova. Os índices de reclamações caíram e as de satisfação subiram.

O modelo já começa a ser replicado em outras partes do País, como na região metropolitana de Goiânia.

A diretora-presidente da NEXT Mobilidade, que também está à frente da Eletra Industrial, fabricante 100% brasileira de ônibus elétricos e empresa de consultoria para eletrificação, Milena Romano, conta que os BRTs Metropolitanos podem trazer grandes transformações urbanas, econômicas e sociais.

Com a empresa BRT Amazônia, como operadora, foi implantado o BRT METROPOLITANO DE BELÉM,  que também tem proporcionado esta integração social e regional permitindo acesso direto, rápido e barato a pessoas que moram em cidades que tinham dificuldades de acessar os recursos disponíveis na capital Belém. 

O BRT METROPOLITANO de Belém foi case na COP30, Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que ocorreu entre os dias 11 e 22 de novembro na capital paraense. O sistema conta com ônibus elétricos Eletra. 

Para Milena, agora na era da eletrificação, os BRTs Metropolitanos unem interação regional e inclusão social a benefícios ambientais.

“Agradeço a todos por mais uma oportunidade e premiação. A NEXT MOBILIDADE é a concretização diária de um sonho e de uma trajetória que começou há 115 anos e é o fruto de muita luta, coragem e acima de tudo,  acreditar no amanhã. A NEXT MOBILIDADE ao transformar o Hoje de Milhares e Milhares de Pessoas , faz com que nossos clientes e amigos continuem conosco acreditando no amanhã. Já iniciamos a era da modernização,  os BRTs entram na rota da Eletromobilidade. Mas é uma nova fase, o Grupo da NEXT MOBILIDADE, há mais de 20 anos, já atua em corredores METROPOLITANOS eletrificados,  começamos com TRÓLEBUS,  agora na era das baterias,  do E-Trol,  que reúne no mesmo veículo diferentes tecnologias, provamos que o Brasil tem conhecimento técnico,  capacidade para atender o mundo todo 

Por isso na COP30 lançamos a Carta de Belém,  que mostra que a agenda ambiental é oportunidade econômica e social para o Brasil 

Sabemos do que falamos, porque operamos. Porque somos cientes também 

Daí nasceu a EletraConsult, que dá todo o apoio para a cadeia completa de Eletromobilidade ser implantada essa homenagem aos nossos clientes, à nossa história e ao futuro promissor do Brasil na era dos BRTS elétricos, modernos e que mudam vidas como o BRT METROPOLITANO DE BELÉM tem mudado. 

Seguimos em frente com orgulho de sermos brasileiros, latinos, raízes dos transportes“, disse Milena.

O sistema no ABC, ainda de acordo com a empresária,  vai passar por mais aperfeiçoamentos, como a continuação da renovação da frota, a conclusão do BRT-ABC e da modernização do Corredor ABD de ônibus e trólebus

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

TIC Trens, do Grupo Comporte, assume integralmente linha 7 nesta quarta (26) com um ano de tolerância para ter desconto na remuneração caso não atinja qualidade mínima

[ad_1]

Renovação de frota, modernização de sistemas e separação dos trens de cargas estão no pacote de concessão para o Trem Intercidades São Paulo x Campinas, que engloba linha 7

ADAMO BAZANI

A partir desta quarta-feira, 26 de novembro de 2025, a operação da linha 7-Rubi de trens metropolitanos de São Paulo, entre a estação da Luz, no centro da capital paulista, e Jundiaí, no interior do Estado, passa a ser de responsabilidade única da TIC Trens, marca comercial do Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos (liderado pelo gigante do setor de ônibus Grupo Comporte com participação da chinesa CRRC Hong Kong), que venceu o leilão do TIC (Trem Intercidades), entre São Paulo e Campinas, no dia 29 de fevereiro de 2024.

A concessão é de 30 anos e a linha 7-Rubi atende a 350 mil passageiros por dia em 19 estações.

As operações se davam de maneira compartilhada entre a estatal CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e a concessionária.

A linha 7-Rubi faz parte do pacote contemplado pela construção do TIC São Paulo x Campinas, que ainda engloba a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM), entre Jundiaí e Campinas, e a separação total das vias férreas entre trens de passageiros e trens de cargas.

O contrato prevê melhorias e investimentos na linha 7, como modernização da frota e sinalização e controle de trens, reformas em estações, inclusive implantando acessibilidade em sete estações que ainda não oferecem.

A remuneração da concessionária vai sofrer interferências da qualidade dos serviços.

Se os indicadores mínimos não forem atingidos, haverá descontos e penalizações. Mas isso, entretanto, só vai começar a valer daqui a um ano. Ou seja, se de agora até 12 anos, estes indicadores mínimos de qualidade não forem atendidos, ainda não haverá descontos.

A concessão, pelo menos por enquanto, não foi positiva para os passageiros. Isso porque, o Serviço 710, que unia as linhas 10-Turquesa (Rio Grande da Serra – ABC – São Paulo) e 7-Rubi, acabou e as viagens únicas entre o ABC e Jundiaí acabaram. Os passageiros são obrigados a trocar de trem na Barra Funda.

Para amenizar, a TIC Trens diz que vai concluir obras e modernizar a parada na Barra Funda, com o deslocamento do embarque e desembarque, para não haver os conflitos atuais entre as demandas dos trens da 7-Rubi e 10-Turquesa.

DETALHES DO TIC – TREM INTERCIDADES:

A promessa é de que o trem beneficie ao menos 730 mil moradores por dia das regiões metropolitanas de São Paulo, Jundiaí e Campinas. O trajeto deve ter 101 km de extensão, com previsão de conclusão total em 2031. O investimento estimado é de R$ 14,2 bilhões, em valor atualizado pelo IPCA em 2024.

O projeto contempla as seguintes obras e serviços:

Segundo o Governo do Estado, ao todo, o empreendimento do Trem Intercidades Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

– Trem Expresso (TIC – Trem Intercidades): 101 km de extensão, sendo um sistema de média velocidade (até 140 km/h), partindo da Barra Funda, e chegando em Campinas, com parada em Jundiaí. A tarifa máxima será de R$ 64 para o passageiro. A viagem deve ser feita em uma hora e quatro minutos e as partidas, em média, a cada 15 minutos. (valor médio de R$ 50 porque a cobrança será pelo trecho percorrido pelo passageiro).O Trem Intercidades Eixo Norte terá capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem . Velocidade de até até 140 km/h.

Trem Intermetropolitano (TIM) ou Parador: 44 km de extensão e ligará Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O teto de tarifa será de R$ 15, entre Jundiaí e Campinas, e de valor menor entre as cidades que ficam no meio do trajeto. (R$ 14,05 de tarifa média) O serviço parador terá velocidade média prevista de 80 km/h, com capacidade para transportar 2.048 passageiros em cada trem. O tempo de deslocamento estimado de 33 minutos.

– Concessão da linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): entre a Barra Funda e Jundiaí, com previsão de R$ 5 bilhões em investimentos para a melhoria dos serviços.  A tarifa continua sendo igual das outras linahas de trem e metrô (R$ 5 em 2024).Com extensão de 57 km e 17 estações, o ramal liga Jundiaí à estação Palmeiras-Barra Funda, na capital. O Governo de São Paulo estima que a concessão irá atender aproximadamente 400 mil pessoas por dia.

– Separação dos trens de caga dos trens de passageiros entre a Estação Barra Funda, na capital, e Jundiaí: atualmente, a circulação compartilhada afeta tanto o transporte de mercadorias, como de pessoas. As cargas só podem circular fora de horário de pico e não é possível reduzir o vão entre os trens e as plataformas de passageiros porque as composições cargueiras são mais largas.

QUEM É O GRUPO COMPORTE

O Grupo Comporte, liderado pela família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas, é gigante em ônibus. Tem mais de sete mil coletivos, entre urbanos e rodoviários em todo o País.

Na área de trilhos, pela BR Mobilidade opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, e em 22 de dezembro de 2022, arrematou a concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte, também sendo a única a participar.

Relembre:

Entre as empresas de ônibus do Grupo Comporte e com participação estão Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; e urbanos, suburbanos e metropolitanos como Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Intermunicipais e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF;  Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG, entre outras em sociedade ou de controle único.

O LEILÃO:

O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos  (liderado pelo Grupo Comporte com participação dachinesa CRRC Hong Kong) venceu o leilão do TIC (Trem Intercidades), entre São Paulo e Campinas, passando por Jundiaí. Foi o único a participar dando lance.

A sessão ocorreu em 29 de fevereiro de 2024, na sede da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), na região central da capital paulista.

O edital estabelecia valor máximo de contraprestação com dinheiro público de R$ 8,06 bilhões (o que o governo pagar à empresa/consórcio) e o de aporte também do Governo do Estado de R$ 8,98 bilhões.

O desconto apresentado foi de 0,01%

O principal critério para o resultado foi o desconto sobre a contraprestação e depois, em caso de empate, sobre o aporte.

Como não houve outra participante,o desconto não foi ampliado e nem usado o segundo critério.

Detalhamento –

As intervenções apresentadas em audiências públicas são divididas em três etapas: a Segregação do Transporte de Cargas (SNO) entre a Estação Barra Funda (SP) e Jundiaí; o Trem Intermetropolitano (TIM), ou “trem parador”, e o TIC em si, um trem expresso de média velocidade (até 140 km/h), partindo da Barra Funda.

Atualmente, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mantém a Linha 7 Rubi, com viagens voltadas para trens de carga durante a manhã e à tarde. A limitação de horários compromete o transporte e sobrecarrega a manutenção do sistema e as intervenções devem iniciar com a construção de uma linha exclusiva para cargas até Jundiaí, paralela à Linha 7, liberando espaço para a construção do TIC. Os ganhos apontados na audiência são a elevação da capacidade de carga e maior número de viagens; a diminuição dos intervalos nos trens para passageiros; a melhoria da segurança do sistema, já que não haverá troca das composições de carga e de passageiros, e a redução do custo de manutenção.

Já o trem Intermetropolitano terá 44 km de extensão e ligará Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos. O percurso será feito em 33 minutos, velocidade média de 80 km/h, superior aos 56 km/h médios do metrô. Os trens terão capacidade para até 2.048 passageiros cada. A tarifa terá um teto de R$15,00 entre Jundiaí e Campinas, com custo variável para os outros municípios, de acordo com a distância viajada.  Além disso, as 17 estações já existentes da Linha 7 da CPTM entre a Barra Funda e Jundiaí também receberão melhorias. A projeção atual é que a linha receba até R$ 5 bilhões em investimentos nos próximos anos. Já o TIC vai integrar as regiões metropolitanas de São Paulo (a partir do Terminal Barra Funda), Jundiaí e de Campinas com viagens de apenas 1h04, com 15 minutos de intervalo entre os trens. A velocidade média será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros e o teto da tarifa foi estipulado em R$ 64,00.

AS POSSIBILIDADES DE CONCESSÕES OU PRIVATIZAÇÕES:

Metrô:

O governador Tarcísio de Freitas tem afirmado publicamente que tem planos para conceder ao setor privado as Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha do Metrô e o monotrilho da Linha 15-Prata. Com isso, a companhia mudaria seu foco, deixando a operação e passando a assumir o papel de estruturação do sistema e ainda a responsabilidade de elaborar projetos de expansões.

Sobre o monotrilho da linha 15-Prata, na verdade, a ligação já foi leiloada e teve como vencedor o Grupo CCR em 11 de março de 2019, mas por de decisões judiciais, a empresa ainda não pode assumir.

Em dezembro de 2022, uma outra decisão fez com que toda a batalha jurídica voltasse para a primeira instância.

Relembre:

O Grupo CCR detém todas as concessões de linhas de trem em metrô em funcionamento em São Paulo até agora juntamente com a RuasInvest (do Grupo Ruas, que controla operação e fabricação de ônibus): Linha 4-Amarela de metrô (ViaQuatro), Linha 5-Lilás de metrô (ViaMobilidade), Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos (ViaMobilidade). A linha 15-Prata de monotrilho está em briga judicial para o Grupo CCR assumir e a linha 17-Ouro de monotrilho faz parte da concessão da linha 5-Lilás de metrô, mas está ainda em construção.

A linha 6-Laranja de Metrô é concedida à LinhaUni, liderada pela espanhola Acciona, mas está em construção ainda.

O monotrilho da linha 18-Bronze foi concedido ao Consórcio VEM ABC, mas não houve cumprimento de prazos e nada saiu do papel. O projeto então foi trocado por um BRT (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus rápidos e elétricos – cujas responsabilidades pela operação e construção são da concessionária NEXT Mobilidade, de capital nacional, sediada em São Bernardo do Campo (SP).

Como mostrou o Diário do Transporte, o Governo do Estado assinou contrato de R$ 62 milhões para IFC – Corporação Financeira Internacional, do Banco Mundial, fazer a modelagem da concessão.

Na edição de 29 de agosto de 2023, o Diário Oficial trouxe um extrato do contrato já assinado com a IFC em 11 de agosto de 2023.

De acordo com a publicação, a assinatura do contrato ocorreu por inexigibilidade de licitação, como previsto na Lei Federal 8666/93.

Com o valor de R$ 62 milhões (R$ 62.523.500,12), e prazo de 48 meses, caberá à IFC os serviços especializados de apoio técnico e consultoria para a estruturação técnico-financeira da concessão de linhas do serviço público de transporte coletivo metroviário. Além disso, a instituição financeira fará a avaliação das estratégias de participação do setor privado para expandir a capacidade de investimento e melhorar a governança do Metrô de São Paulo.

A IFC é a maior instituição global de desenvolvimento dirigida para o setor privado nos mercados emergentes, e participou da modelagem do primeiro projeto de concessão de operação das linhas do sistema ferroviário metropolitano que foi concedido à iniciativa privada.

A entidade assessorou o Governo do Estado de São Paulo na estruturação, promoção e processo de licitação para a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, cujo contrato foi assinado em julho de 2021 com o consórcio formado pela CCR SA e RuasInvest.

Este projeto foi garantido com apoio financeiro da PSPInfra, uma parceria criada em 2007 entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a International Finance Corporation (IFC), Esta parceria foi criada, segundo a IFC, “para melhorar a prestação de serviços públicos no Brasil por meio do desenvolvimento de infraestrutura com a participação do setor privado”.

Relembre:

Também há intenção do Governo do Estado de conceder as linhas operadas pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A linha 7-Rubi deve ser concedida em breve.

Isso porque, a linha 7 foi incluída no projeto do TIC (Trem Intercidades) entre a capital paulista e Campinas, no interior de São Paulo.

O Serviço Linha 7-Rubi ligará a Estação Barra Funda a Jundiaí e atenderá às cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.

Já o Serviço Expresso ligará a cidade de São Paulo (Barra Funda) a Campinas, com parada em Jundiaí.

O Serviço TIM (Trem Inter Metropolitano) ligará Jundiaí a Campinas e atenderá às cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos.

Relembre:

Portanto, na prática, as próximas possíveis concessões na CPTM com a modelagem ainda a ser definidas são da linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A linha 7-Rubi foi incluída no TIC e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda já estão concedidas.

Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 10 de abril de 2023, Tarcísio assinou a autorização para os estudos que de viabilidade da concessão para a iniciativa privada das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, da CPTM, além da futura linha 14-Ônix.

Relembre:

EMTU e ARTESP – ÔNIBUS:

Na área de transportes sobre pneus, entre o ABC Paulista e a capital, está em construção um BRT (Bus Rapid Transit) – corredores com ônibus elétricos articulados rápidos, sistema escolhido no lugar de um monotrilho que não avançou (linha 18-Bronze).  A gestão é da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a construção e operação são de responsabilidade da empresa NEXT Mobilidade (ABC Sistema).

Sobre as outras regiões na Grande São Paulo gerenciadas pela EMTU estão sendo realizados estudos para licitar as linhas, algo que deveria ocorrer em 2016. Os contratos assinados em 2006 venceram em 2016 e foram esticados.

O Governo de São Paulo publicou em 29 de dezembro de 2023, a contração da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para auxiliar na elaboração dos estudos e do modelo de concessão dos serviços de ônibus metropolitanos que transportam quase dois milhões de passageiros em regiões como de Guarulhos, Osasco, Embu das Artes, Mogi das Cruzes e Franco da Rocha.

Relembre:

Está pendente ainda outra licitação da área de ônibus: as linhas rodoviárias intermunicipais e suburbanas gerenciadas pela Artesp (Agência de Regulação dos Serviços Delegados de Transportes do Estado de São Paulo) que deveriam ter sido licitadas em 2018.

OUTRAS ÁREAS:

A gestão do Governador Tarcísio de Freitas ainda citou numa nota à impensa em 19 de fevereiro de 2024, concessões de rodovias, do túnel Santos-Guarujá, da Sabesp, da Emae, PPP para escolas e das loterias paulistas.

Além do Trem Intercidades, o Governo de São Paulo tem outros 12 projetos para leilão em 2024. No segmento de mobilidade urbana, por exemplo, está prevista a concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM.

Na área de rodovias, o lote do Litoral Paulista vai a leilão no dia 16 de abril. O Estado também fará a licitação do túnel imerso Santos-Guarujá, que terá a parceria do Governo Federal, e dos lotes rodoviários Nova Raposo, Rota Sorocabana e Lote Paranapanema.

A lista inclui ainda as desestatizações da Sabesp, que já está em fase de consulta pública, e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). No eixo social, o Governo de São Paulo vai propor uma PPP para construção, manutenção dos prédios e operação de serviços não pedagógicos de 33 novas escolas.

A concessão de serviços lotéricos estaduais é outro empreendimento previsto para 2024, como nova fonte de recursos para financiamento de políticas públicas. O Estado também vai leiloar a concessão da construção de moradias na região central da capital – o projeto prevê mais de 5,5 mil moradias nos três primeiros anos.

DECLARAÇÕES DE TARCÍSIO E BENINI:

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse no dia 30 de agosto de 2023, que estima conceder as linhas estatais do Metrô de São Paulo para a iniciativa privada ao longo de 2025.

A declaração foi dada em uma agenda pública pela manhã em Guarulhos, na Grande São Paulo.

De acordo com Tarcísio, os estudos mais aprofundados para definir se será um modelo de concessão ou privatização vão avançar ao longo de 2024.

“Com relação a modelagem do metrô, está começando agora. Vamos analisar a empresa e qual é o melhor modelo para que a gente possa aumentar investimento, reduzir custos, melhorar a situação financeira, se é concessão, se a privatização, que vai ser o formato do Metrô dali pra frente, então nós vamos estudar isso com muito cuidado, com muita responsabilidade. A ideia é que esse estudo aconteça ao longo do ano que vem e qualquer coisa em termos de leilão deve ocorrer em 2025” – afirmou na  entrevista coletiva.

No dia 06 de agosto de 2023, em entrega do primeiro trem zero quilômetro da ViaMobilidade para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, nesta quinta-feira, 08 de junho de 2023, Tarcísio foi questionado se as concessões previstas na área de trilhos vão significar o fim do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O governador disse que haverá uma “revocação” das duas empresas.

Tarcísio afirmou que o Estado analisa qual será o novo papel do Metrô, que deve se restringir a atuar em planejamento, empreendimentos e gestão.

Atualmente, a Companhia do Metrô de São Paulo opera as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha de metrô e a linha 15-Prata de monotrilho.

Tarcísio disse que os servidores tanto do Metrô como da CPTM serão reaproveitados.

“Isso às vezes vai representar a revocação destas empresas. Então, por exemplo, a gente está vendo qual vai ser o novo papel do Metrô no sentido de fazer gestão, empreendimentos, projetos. É um redirecionamento, revocação …. Sim, os servidores serão reaproveitados” – disse.

Relembre:

No dia 31 de janeiro de 2024, durante uma agenda pública, o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, disse que em maio de 2024, o Governo de São Paulo pretende lançar uma consulta pública para conceder à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo Benini, com a concessão, as três linhas terão trajetos prolongados,

“Em maio, a gente ter deve a audiência pública da PPP da linha 11, 12 e 13. E daí, a gente está falando estender a linha 12 até Suzano, estender a linha 11 até César de Castro, em Mogi das Cruzes, estender a linha 13 até Bonsucesso. A gente está falando de muitos projetos para São Paulo”, afirmou Benini.

Estudos: A linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, assim como outras linhas estatais do sistema, poderão ser concedidas à iniciativa privada, após a conclusão de estudos de privatização, o que deve ocorrer em 2025.

Foi o que disse o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na manhã de  29 de fevereiro de 2024, durante cerimônia de chegada da tuneladora (tatuzão) na estação Vila Formosa, na zona leste da capital paulista, que atua nas obras da primeira fase da expansão da linha 2-Verde.

De acordo com Tarcísio, são estes estudos que vão apontar a viabilidade da concessão do metrô e, se for apontada vantajosa, como deverá ser feita.

“Esta questão de concessão (da linha 2-Verde) obviamente está sendo estudada, mas ainda temos que aguardar o que os estudos vão dizer pra gente. Se há uma viabilidade econômico financeira e em que ponto isso vai concorrer para a melhoria da operação. (…) está em estudo neste momento, e a gente vai ter uma conclusão deste estudo no ano que vem (2025)” – disse Tarcísio.

Veja mais:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Como ‘descartado’ do Liverpool causou frustração em Jorge Jesus antes de pisar na Arábia e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Após uma temporada passada muito aquém no Liverpool, Darwin Núñez vai aos poucos retomando a confiança e a boa fase no Al Hilal. O atacante uruguaio também é esperança do clube para a conquista da Champions League Asiática, cujo próximo adversário é o Al Shorta, do Iraque, nesta terça-feira (25), às 15h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo no Disney+.

Desde que fez a sua estreia pelos sauditas, Darwin já registrou cinco gols e duas assistências em nove jogos, números próximos do que ele fez na última temporada inteira na Inglaterra – e um dos motivos para a sua saída dos Reds.

Contratado em 2022 após duas boas temporadas pelo Benfica, o uruguaio chegou a assumir a camisa 9 que já foi de Roberto Firmino no Anfield Road. Mas a sua passagem pelo futebol inglês teve prazo de validade, com a diretoria do Liverpool forçando a sua saída após o atacante registrar apenas sete gols em 47 partidas na última campanha.

E o uruguaio foi um dos nomes presentes na “barca” do Liverpool, que fez uma reformulação importante no time, contratando nomes como Ekitike e Alexander Isak, enquanto negociou outros atletas.

O destino foi o Al Hilal, que pagou 53 milhões de euros (cerca de R$ 336,3 milhões) para tirá-lo da Europa. E a sua ida para o clube saudita causou frustração até mesmo em Jorge Jesus, hoje técnico do rival Al Nassr, de Cristiano Ronaldo.

Ex-técnico do Al Hilal, o Mister foi um dos responsáveis por levar o uruguaio ao Benfica, em 2020, após se destacar pelo Almería, e lamentou o fato de Núñez ter reforçado um rival – antes mesmo de o uruguaio ter sido anunciado oficialmente.

Jesus revelou, inclusive, que o Al Nassr era um dos seus possíveis destinos na Arábia, mas que o seu estilo de jogo não encaixaria em uma equipe que já tem Cristiano Ronaldo como grande estrela, uma vez que os dois juntos em campo seria incompatíveis.

“O Darwin era uma possibilidade, mas rende melhor como primeiro atacante e temos o Cristiano Ronaldo. Não acasalavam muito bem os dois, na minha opinião. Vai para um rival (Al Hilal) e tenho pena porque é um grande jogador”, disse em entrevista ao Canal 11, de Portugal.


Southampton x Leicester, NHL e mais!

A terça-feira ainda está repleta de atrações com transmissão no Disney+!

Com o inverno próximo na Europa, a Copa do Mundo de Ski está pegando fogo e você acompanha a etapa de Falun, na Suécia, a partir das 11h10 (de Brasília).

Já às 17h, tem o duelo de peso entre Southampton e Leicester na Champioship, a 2ª divisão inglesa, direto do St Mary’s Stadium.

A partir das 23h, ainda tem Dallas Stars x Edmonton Oilers, pela NHL.

[ad_2]

Fonte

Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô operam com velocidade reduzida devido a falha na Linha 11-Coral da CPTM

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

Ocorrência iniciada às 10h35 na linha 11- Coral provoca aumento de demanda e reflexos na operação do Metrô

YURI SENA

As Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô de São Paulo operam com velocidade reduzida na noite desta segunda-feira, 25 de novembro de 2025.

Segundo o Metrô, a medida foi adotada por motivos de segurança operacional após a ocorrência na Linha 11-Coral da CPTM, registrada às 10h35.

A superlotação nas estações tem dificultado a volta para casa de passageiros que dependem dos trens e do metrô em São Paulo. Relatos apontam grandes desafios no deslocamento durante o horário de pico, com plataformas cheias e longos períodos de espera.

A falha na rede aérea da Linha 11-Coral gerou aumento significativo de passageiros nas integrações, especialmente na Linha 3-Vermelha, o que levou à necessidade de reduzir a velocidade também na Linha 1-Azul.

Relembre: 

Linha 11-Coral segue com velocidade reduzida desde às 10h35 por falha na rede aérea; sistema PAESE é acionado

A situação afeta o deslocamento de passageiros no horário de pico e provoca reflexos em todo o sistema integrado.

O Diário do Transporte entrou em contato com o Metrô de São Paulo e aguarda retorno sobre a situação.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linha 11-Coral segue com velocidade reduzida desde às 10h35 por falha na rede aérea; sistema PAESE é acionado

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

Enroscamento de pantógrafo causa problema na região de Corinthians-Itaquera; circulação enfrenta maiores intervalos no período de pico entre 15h30 e 20h

ARTHUR FERRARI/YURI SENA

A circulação de trens na Linha 11-Coral enfrenta maiores intervalos no período de pico da tarde desta segunda-feira, 25 de novembro de 2025, entre 15h30 e 20h. As composições que seguem no sentido Guaianases operam com média de 17 minutos entre trens, enquanto o sentido Estudantes registra intervalos próximos de 34 minutos. As composições operam com restrições desde as 10h35 devido a problemas técnicos no sistema de energia.

O atendimento é principalmente afetado no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Em nota, a CPTM afirma que a falha foi causada pelo enroscamento do pantógrafo de uma composição na região de Corinthians-Itaquera.

A alteração ocorre devido a uma falha na rede aérea de energia, provocada pelo enroscamento do pantógrafo de um trem na região da estação Corinthians-Itaquera durante a manhã.

As transferências com a Linha 3-Vermelha continuam liberadas nas estações Tatuapé e Itaquera.

Passageiros também podem utilizar alternativas como a Linha 12-Safira da CPTM, ônibus municipais e intermunicipais, além da própria Linha 3-Vermelha do Metrô.

Equipes técnicas atuam na correção da falha para restabelecer a operação normal.

Ônibus do PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foram acionado e atendem os usuários no trecho afetado.

A orientação é para que passageiros que seguem no trajeto entre as estações Corinthians-Itaquera e Brás utilizem a Linha 12-Safira ou as transferências com o Metrô.

A linha 3-Vermelha do Metrô também enfrentou problemas nesta terça (25). Entre 10h38 e 11h15 os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Em nota, o Metrô disse que houve falha em equipamento de via na estação Patriarca-Vila Ré

Nota da CPTM na íntegra

No horário considerado pico na Linha 11-Coral, entre 15h30 e 20h, a circulação de trens está sendo realizada com maiores intervalos. Composições que partem sentido Guaianases com média de 17 minutos de intervalo, e com destino Estudantes com média de 34 minutos, devido à falha na rede aérea de energia (sistema de alimentação elétrica dos trens) causada nesta manhã (25/11) pelo enroscamento do pantógrafo de uma composição na região de Corinthians-Itaquera.

As transferências com a Linha 3-Vermelha do Metrô nas estações Tatuapé e Itaquera estão abertas. O sistema Paese foi acionado para reforço e auxílio dos passageiros nos deslocamentos entre as estações Corinthians-Itaquera e Ferraz de Vasconcelos. Os passageiros também podem optar pela Linha 12-Safira da CPTM, além dos ônibus e da Linha 3-Vermelha do Metrô.

Os técnicos estão atuando para normalizar a operação e a CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.

Na manhã desta terça-feira (25/11), desde 10h35, a circulação de trens da Linha 11-Coral está sendo feita com maiores intervalos entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases, devido à falha na rede aérea de energia (sistema de alimentação elétrica dos trens) causada pelo enroscamento do pantógrafo de uma composição na região de Corinthians-Itaquera.

O sistema Paese foi acionado para reforço e auxiliar os passageiros nos deslocamentos entre as estações Corinthians-Itaquera e Ferraz de Vasconcelos. No trajeto entre as estações Corinthians-Itaquera e Brás, a orientação é para os passageiros utilizarem a Linha 12-Safira ou as transferências com o Metrô.

Os técnicos estão atuando para normalizar a operação e a CPTM pede desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.

Nota do Metrô na íntegra

A operação da Linha 3-Vermelha ocorre sem interferências neste momento. Entre 10h38 e 11h15 os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada, devido a uma falha em equipamento de via na estação Patriarca-Vila Ré. O Metrô pede desculpas aos passageiros pelos transtornos provocados.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Expresso Guanabara recebe prêmio nacional na categoria transporte rodoviário de passageiros 

[ad_1]

Reconhecimento foi concedido pela revista Transporte Moderno, em parceria com a Technibus, durante cerimônia em São Paulo; esta é a quarta vez que a empresa recebe a premiação

YURI SENA

A Expresso Guanabara foi reconhecida, nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, como vencedora na categoria “Transporte Rodoviário de Passageiros” do Prêmio Maiores do Transporte e Melhores do Transporte, organizado pela revista Transporte Moderno em parceria com a Technibus.

A cerimônia ocorreu no Hotel Unique, em São Paulo, reunindo representantes de empresas e autoridades do setor. A premiação foi recebida por integrantes da diretoria da empresa, incluindo o CEO Paulo Porto, o diretor executivo Carlos Magalhães, a diretora de Relações Institucionais Letícia Pineschi e o gerente de Marketing Rodrigo Mont’Alverne.

“Ser reconhecida mais uma vez entre as melhores do país reforça nosso compromisso com a inovação e com a experiência dos nossos clientes. Esse resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e investimentos constantes em tecnologia e segurança”, afirmou Rodrigo.

Esta é a quarta vez que a empresa recebe o reconhecimento, concedido com base em critérios como desempenho operacional, gestão e atuação no setor. 

A Expresso Guanabara opera rotas em todas as regiões do país e mantém serviços para mais de dois mil destinos.

Durante o evento, representantes da empresa destacaram que o resultado reflete investimentos contínuos em áreas como tecnologia, segurança e operação.

O prêmio também considerou iniciativas relacionadas à sustentabilidade, qualidade dos serviços e atendimento aos passageiros.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Metrô de São Paulo finaliza laje de fundo da Estação Santa Isabel na expansão da Linha 2–Verde

[ad_1]

Finalização da etapa permite início das estruturas verticais do novo poço de acesso

YURI SENA

As obras da futura Estação Santa Isabel, parte da expansão da Linha 2–Verde do Metrô, atingiram um avanço significativo neste fim de semana.

No sábado (22), foi concluída a concretagem da laje de fundo do poço principal, uma das etapas estruturais mais importantes da construção.

A operação começou nas primeiras horas da manhã e se estendeu por cerca de 10 horas, em um processo contínuo que mobilizou equipes de engenharia, produção e comunicação.

Apenas nesta fase final, foram aplicados 341 m³ de concreto, somando um total de 2.230 m³ utilizados para a base completa do poço.

A conclusão da laje de fundo garante estabilidade e resistência à estrutura, abrindo caminho para o início das próximas frentes de trabalho, como a execução das paredes e demais elementos verticais da futura estação.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Sorteio da Copa do Mundo: Fifa oficializa potes e ‘condição especial’ envolvendo Argentina e Espanha

0

[ad_1]

A FIFA anunciou nesta terça-feira (25) o procedimento para o sorteio da Copa do Mundo de 2026, incluindo a composição dos quatro potes e a ordem em que as equipes se enfrentarão.

O sorteio, que será realizado em 5 de dezembro no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos, colocará 48 equipes em quatro potes, dos quais serão sorteadas para formar 12 grupos de quatro equipes. Uma tabela atualizada dos jogos, atribuindo cada partida a um estádio com seu respectivo horário de início, será divulgada no sábado, 6 de dezembro.

Os três países-sede foram colocados no Pote 1, juntamente com as nove seleções mais bem classificadas no ranking da FIFA. São elas: Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Para o Pote 1, Canadá, México e Estados Unidos, como países-sede, serão identificados por bolas de cores diferentes e, quando sorteados, serão alocados às posições A1 para o México (bola verde), B1 para o Canadá (bola vermelha) e D1 para os Estados Unidos (bola azul).

As nove equipes restantes, melhor classificadas no pote 1, serão identificadas por nove bolas da mesma cor e automaticamente alocadas à posição 1 do grupo em que forem sorteadas.

As próximas 12 seleções mais bem classificadas irão para o Pote 2. São elas: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

As próximas 12 seleções mais bem classificadas irão para o Pote 3, composto por Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

As demais seleções irão para o Pote 4, juntamente com os seis vencedores dos playoffs intercontinentais. Este pote inclui Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia. Os quatro vencedores dos playoffs intercontinentais serão quatro seleções da UEFA e duas de outras confederações.

O sorteio será realizado de forma que seleções da mesma confederação não possam ser colocadas no mesmo grupo. A exceção a essa regra é a Europa, devido ao fato de haver mais seleções europeias (16) do que grupos (12). Isso resultará em quatro grupos com duas seleções europeias e os demais com uma seleção europeia.

Para garantir o equilíbrio competitivo, a Espanha, líder do ranking, e a Argentina, segunda colocada, serão sorteadas aleatoriamente e alocadas em grupos com trajetórias opostas. O mesmo se aplicará à terceira e quarta equipes mais bem classificadas (França e Inglaterra).

Isso garante que, caso cada uma vença seu grupo, as duas equipes mais bem classificadas não se enfrentarão antes da final. Os Estados Unidos, que anteriormente estavam no Grupo D, enfrentarão uma equipe do Pote 3 em sua partida de estreia, no dia 12 de junho, em Inglewood, Califórnia.

Em seguida, jogarão contra uma equipe do Pote 2 no dia 19 de junho, no Lumen Field, em Seattle, e encerrarão a fase de grupos contra uma equipe do Pote 4, novamente em Inglewood.

De forma semelhante, o México, que está no Grupo A, estreará no torneio no dia 11 de junho contra uma equipe do Pote 3, no Estádio Azteca, na Cidade do México. Depois, enfrentarão uma equipe do Pote 2 no dia 18 de junho, no Estádio Akron, nos arredores de Guadalajara, e encerrarão a fase de grupos seis dias depois, contra uma equipe do Pote 4, também na Cidade do México.

O Canadá terá um calendário um pouco diferente. A equipe estreará no torneio em 12 de junho no BMO Field, em Toronto, contra um time do Pote 4. Seu segundo jogo será em Vancouver, seis dias depois, contra um time do Pote 3, e a última partida da fase de grupos, contra um time do Pote 2, também será em Vancouver.

Veja como ficarão todos os potes:

POTE 1

  • EUA (sede)

  • México (sede)

  • Canadá (sede)

  • Espanha

  • Argentina

  • França

  • Inglaterra

  • Brasil

  • Portugal

  • Holanda

  • Bélgica

  • Alemanha

POTE 2

  • Croácia

  • Marrocos

  • Colômbia

  • Uruguai

  • Suíça

  • Japão

  • Senegal

  • Irã

  • Coreia do Sul

  • Equador

  • Áustria

  • Austrália

POTE 3

  • Noruega

  • Panamá

  • Egito

  • Argélia

  • Escócia

  • Paraguai

  • Tunísia

  • Costa do Marfim

  • Uzbequistão

  • Qatar

  • Arábia Saudita

  • África do Sul

POTE 4

[ad_2]

Fonte

Integração temporal começa a operar no terminal da Praça Carlos Gomes em Curitiba (PR)

[ad_1]

Nova conexão entre linhas expressas e convencionais deve atender mais de 15 mil pessoas por dia

ARTHUR FERRARI

Curitiba (PR) iniciou nesta segunda-feira (24/11) a operação do Terminal de Integração Temporal da Praça Carlos Gomes, permitindo que passageiros utilizem diferentes linhas sem pagar outra tarifa dentro do período definido pela Urbanização de Curitiba (Urbs). A estimativa da gestora é de que 15.244 usuários sejam beneficiados diariamente.

A integração está disponível para três linhas expressas — Ligeirão Boqueirão, Boqueirão-Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes — além de oito linhas convencionais: Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude.

Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Pimentel destacou ação semelhante implementada anteriormente na Praça Rui Barbosa (PR). “Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, a população que utiliza o transporte todos os dias. Isso é melhoria na qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora”, afirmou Pimentel, ao explicar que o passageiro pode acessar diferentes destinos utilizando a mesma passagem.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

VIX Logística amplia sua frota com 117 ônibus Marcopolo em 2025

[ad_1]

Foto: Divulgação

Aquisições incluem modelos Viaggio G8 1050, Ideale 800 e Sênior, reforçando operações corporativas e rurais

YURI SENA

A VIX Logística, uma das principais empresas de fretamento corporativo do país, finalizou em 2025 um amplo programa de renovação de frota com a incorporação de 117 novos ônibus Marcopolo. Os veículos, fabricados em Caxias do Sul e comercializados pela unidade de Cariacica (ES), serão utilizados no atendimento a clientes de destaque nos segmentos de agroindústria e celulose. O lote contempla unidades dos modelos Viaggio G8 1050, Ideale 800 e Sênior Fretamento, reforçando a parceria de longa data entre as empresas.

Segundo Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, a atualização constante da frota garante qualidade operacional: “A modernização dos veículos é fundamental para manter altos padrões de segurança e eficiência. A diversidade de modelos entregues demonstra a força da parceria com a VIX Logística e nossa capacidade de atender demandas específicas de cada operação.”

Do total adquirido, 71 unidades foram entregues no primeiro semestre — sendo 1 Viaggio 1050 G8, 27 Ideale 800 e 43 Sênior Fretamento — enquanto as 46 restantes chegaram no segundo semestre. Nesta nova etapa, a VIX recebeu 14 ônibus Ideale 800 e 16 Sênior Fretamento para atuação em áreas rurais, além de 16 Sênior configurados para o fretamento corporativo convencional.

Os Ideale 800 destinados ao uso rural possuem 12.700 mm de comprimento e capacidade para 39 passageiros. São equipados com poltronas executivas, tomadas USB, sensor de cinto de segurança, preparação para câmeras 360° e ar-condicionado. Para atender às exigências de vias irregulares, receberam ajustes na carroceria, como aumento dos ângulos de entrada e saída, reforços estruturais, para-choques reduzidos, saia lateral reta, acoplamento elevado e bagageiros adaptados. Também contam com acessibilidade, tecnologia Starlink e espaço para marmibox, hotbox e galões de água, garantindo suporte a operações remotas.

As 16 unidades do Sênior destinadas ao uso rural têm 9.200 mm de comprimento e comportam 28 passageiros, com poltronas executivas, USB, preparo para câmeras 360°, ar-condicionado e pacote de reforços estruturais similar ao dos Ideale, além de espaço para hotbox — um recurso importante para transporte seguro de refeições em locais afastados.

Já as 16 carrocerias configuradas para o fretamento convencional possuem 19 assentos, sanitário a bordo e layout 2×1, garantindo mais conforto e privacidade. Os veículos são equipados com suspensão mista, ar-condicionado e tomadas USB individuais, itens que reforçam o padrão de qualidade e comodidade oferecido pela VIX aos seus clientes.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte