27 C
Rondonópolis
domingo, 28 junho - 09:17
Publicidade
Home Blog Page 355

crianças até 12 anos, autistas, TDHA, pessoas com HIV, bombeiros civis sem uniforme, lactantes e obesos

[ad_1]

Levantamento exclusivo feito pelo Diário do Transporte revela que somente entre os meses de outubro e novembro de 2025, surgiram mais seis projetos, mas há ao menos outros 10 protocolados

ADAMO BAZANI

A Câmara Municipal da capital paulista tem na fila para votação diversos projetos de lei que, se aprovados, obrigariam a prefeitura a ampliar o total de gratuidades nos ônibus das empresas que fazem parte do sistema de transportes gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte).

Levantamento exclusivo feito pelo Diário do Transporte revela que somente entre os meses de outubro e novembro de 2025, surgiram mais seis projetos, mas há ao menos outros 10 protocolados

Entre as pessoas que seriam atendidas pelas propostas mais recentes estão desde crianças que têm até 12 anos de idade, independentemente de condições, passando por categorias profissionais, como Bombeiros Civis e Militares sem uniforme ou fardas, ou cidadãos que tenham alguma condição específica de saúde, como pessoas atípicas e mães, pessoas com obesidade com renda até três salários-mínimos, pessoas com HIV, lactantes, entre outras.

Pessoas atípicas são indivíduos cujo desenvolvimento ou comportamento difere do padrão esperado para a sua idade, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento neurológico. Este termo engloba pessoas neurodivergentes (como autistas e com TDAH), com deficiências físicas ou intelectuais, ou que vivem com doenças raras. Entre os exemplos estão: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); Síndrome de Down; Dislexia; Pessoas com deficiências físicas; Pessoas com síndromes ou doenças raras

Mães atípicas são as mulheres que possuem filhos nestas condições.

Entre as gratuidades já aplicadas nos ônibus da cidade de São Paulo estão: idosos entre 60 e 64 anos (a Lei federal obriga somente a partir de 65 anos); pessoas com deficiência; estudantes de acordo com a renda ou instituição de ensino; mães de crianças de até 4 anos em creches públicas (mãe paulistana); crianças com até cincos anos de idade; policiais miliares fardados, trabalhadores do transporte público, além do “Domingão Tarifa Zero”, para todos os passageiros aos domingos, no Natal, Ano Novo e no Aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro. Gratuidades específicas, como em dias de concursos ou em eleições oficiais da Justiça Eleitoral, também podem ser concedidas.

Grande parte dos projetos não detalha as fontes de recursos. As ampliações das gratuidades, se por um lado, poderiam aumentar a inclusão nos transportes, por outro lado, criaram a necessidade de elevar os subsídios para a operação dos serviços de ônibus na cidade, que por ano, são de cerca de R$ 5 bilhões, como forma de complementar a arrecadação pelas catracas.

Há ainda o debate sobre a interferência de vereadores nestas questões, já que a gestão e regulamentação dos transportes caberia, por lei federal, somente aos executivos, ou seja, prefeitos (as) e governadores (as).

Entre os novos projetos estão:

PL 1376   05/11/2025  – autor vereador Isac Félix – INSTITUI O PASSE LIVRE MÃE ATÍPICA PAULISTANA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

PL 1239   14/10/2025  – autora vereadora Amanda Paschoal- INSTITUI O PROGRAMA “INFÂNCIA SEM TARIFA”, QUE DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TARIFAS NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO MUNICIPAL ÀS CRIANÇAS DE ATÉ 12 ANOS QUE RESIDAM NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PL 1219   09/10/2025  –  autor-vereador Marcelo Messias- ALTERA A LEI Nº 9.939, DE 16 DE JULHO DE 1985, PARA ESTENDER A ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TARIFA DE ÔNIBUS INTEGRANTES DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, INCLUIR BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR E BOMBEIROS CIVIS ENTRE OS BENEFICIÁRIOS E DISPENSAR O USO DE UNIFORME, ADMITINDO A IDENTIDADE FUNCIONAL COMO CONDIÇÃO SUFICIENTE DE FRUIÇÃO DO BENEFÍCIO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

PL 1060   10/09/2025 – autora vereadora Keit Lima – DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DE TARIFA NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA PESSOAS GORDAS QUE TENHAM DIFICULDADE DE MOVIMENTAR-SE, EM CARÁTER PERMANENTE OU TEMPORÁRIO, E QUE RECEBAM RENDA FAMILIAR DE ATÉ 03 SALÁRIOS MÍNIMOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

PL 1027   04/09/2025  – autora-vereadora Amanda Paschoal – ALTERA A LEI N° 12.942, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1999, E A LEI N° 11.250, DE 1 DE OUTUBRO DE 1992, PARA INCLUIR COMO DIREITO BÁSICO DAS PESSOAS QUE VIVEM COM HIV/AIDS A ISENÇÃO DE TARIFA NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

PL 874   06/08/2025 –  autoria Keit Lima / Silvia da Bancada Feminista / Marina Bragante / Luna Zarattini – DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DE TARIFA NO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO DE PASSAGEIROS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA LACTANTES E DOADORAS DE LEITE HUMANO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Ecovias Noroeste Paulista altera trânsito de veículos em rodovias da região de 24 a 30 de novembro

[ad_1]

Intervenções incluem ampliação de faixas, manutenção de pavimento e sinalização em trechos de seis rodovias do interior paulista

YURI SENA

A Ecovias Noroeste Paulista publicou o cronograma semanal de obras, intervenções e serviços de manutenção que serão realizados entre os dias 24 e 30 de novembro de 2025 em trechos das rodovias Washington Luís (SP-310), Brigadeiro Faria Lima (SP-326), Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333), Comendador Pedro Monteleone (SP-351) e José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).

Segundo a concessionária, as ações têm como objetivo manter a segurança viária e melhorar as condições de circulação. As atividades diurnas ocorrem das 7h às 17h, enquanto as noturnas serão realizadas das 21h às 7h. O planejamento pode sofrer alterações devido às condições operacionais ou climáticas, e o acompanhamento é disponibilizado no Instagram da empresa.

Ampliação da Washington Luís

Prosseguem as obras de ampliação da SP-310, que incluem interdições de faixas e bloqueios temporários de viadutos em São Carlos, Mirassol e São José do Rio Preto. As intervenções ocorrem ao longo da semana em períodos diurnos, com fechamento da faixa da esquerda para execução de terceiras faixas e serviços estruturais.

Serviços gerais de manutenção

Além da ampliação, equipes atuarão em diversos trechos com serviços de recuperação de pavimento, sinalização horizontal e vertical, conservação e melhorias operacionais. Os trabalhos abrangem trechos entre São Carlos, Araraquara, Matão, Taquaritinga, Catanduva, São José do Rio Preto e Mirassol, entre outros.

As rodovias SP-326, SP-333, SP-351 e SP-323 também recebem obras de manutenção ao longo da semana, com atuação em pistas nos dois sentidos em diferentes municípios, como Sertãozinho, Barrinha, Jaboticabal, Pirangi, Paraíso e Monte Alto.

Fim de semana

No sábado (29), algumas rodovias seguem com intervenções, especialmente na SP-310 e SP-326. Já no domingo (30), não haverá obras programadas em nenhuma das rodovias administradas pela concessionária.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Paraná entrega 40 ônibus e 82 carros para reforçar políticas voltadas às mulheres e pessoas idosas

[ad_1]

Investimento de R$ 44,5 milhões fortalece ações de proteção social e inclusão em 82 municípios

YURI SENA

O Governo do Paraná entregou, nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, 40 ônibus e 82 carros destinados a ampliar a estrutura de atendimento a mulheres e pessoas idosas em 82 municípios do estado.

A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, durante o II Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, que reuniu mais de mil gestores municipais e equipes técnicas.

O pacote integra um conjunto de investimentos que somam mais de R$ 295 milhões e fortalece políticas públicas de proteção social, prevenção de violências e promoção da inclusão. As entregas contemplam cidades que avançaram na implantação de Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e na estruturação de programas voltados à população idosa.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o caráter abrangente das ações. Segundo ele, o Paraná se tornou referência nacional no cuidado à população idosa e na implementação de políticas de igualdade racial e de gênero.

Os 82 carros entregues, modelo Volkswagen Virtus, serão usados para apoiar equipes que atuam diretamente na formulação e execução de políticas públicas para as mulheres. Para receber os veículos, os municípios precisaram comprovar a criação da unidade gestora da política da mulher, além de possuir conselho, fundo municipal e equipe técnica. O investimento total nesse lote foi de R$ 8,6 milhões.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, afirmou que a entrega dos veículos representa a ampliação do acesso aos serviços públicos. “Ao entregar esses carros, oferecemos condições reais para que as equipes cheguem até a população e implantem políticas inovadoras”, disse.

A outra parte do investimento, R$ 35,9 milhões, corresponde aos 40 ônibus Cuida Mais Paraná, voltados ao transporte de grupos de pessoas idosas em atividades sociais, culturais, esportivas, de lazer e turismo. A distribuição considerou dois critérios principais: a certificação como Cidade Amiga da Pessoa Idosa, concedida pela OMS, e o percentual de moradores com mais de 60 anos.

Os veículos foram projetados com foco na acessibilidade e no conforto, incluindo espaço para carregadores USB, banheiro e frigobar.

Segundo Larissa Marsolik, diretora de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa da Semipi, o modelo adotado pelo Paraná é inédito no país. “Esses ônibus facilitam o deslocamento para atividades de promoção de qualidade de vida e proteção da pessoa idosa”, afirmou.

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, destacou que o novo ônibus atenderá uma demanda crescente no município. Para ele, a iniciativa fortalece a participação da população idosa em atividades que estimulam convivência social e bem-estar. “É um apoio importante para deslocamentos dentro e fora da cidade, inclusive para eventos como os Jogos dos Idosos”, afirmou.

Devido à grande demanda dos municípios, o governo avalia uma nova fase de aquisições para atender cidades que ficaram na lista suplementar e já possuem habilitação técnica aprovada.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

rede sobre trilhos supera 1,6 bilhão de viagens

[ad_1]

Sistema de superfície tornou-se pilar da mobilidade da capital russa acompanhado por forte expansão e reconstrução de estações-chave

ALEXANDRE PELEGI

O transporte sobre trilhos de Moscou funciona como uma malha integrada que combina quatro modos principais: o metrô subterrâneo, com mais de 260 estações e cerca de 7 milhões de passageiros por dia; o anel ferroviário MCC, que opera como metrô de superfície; os Diâmetros Centrais (MCD), que conectam longos eixos metropolitanos em esquema semelhante ao RER parisiense e ao S-Bahn alemão; e as linhas suburbanas tradicionais que atendem a região metropolitana. Juntos, esses sistemas registram bilhões de viagens anuais e permitem deslocamentos contínuos com integração física e tarifária.

É dentro dessa estrutura que, seis anos atrás, em novembro de 2019, Moscou inaugurou os primeiros Diâmetros Centrais (MCD-1 e MCD-2), abrindo uma nova etapa do transporte ferroviário urbano. O modelo transformou antigos trens suburbanos — antes marcados por baixa frequência, plataformas defasadas e pouco conforto — em um verdadeiro metrô de superfície. Hoje, a rede conta com quatro linhas, 137 estações e mais de 300 quilômetros, totalmente integrados ao metrô e ao MCC por meio de mais de 100 conexões.

Segundo Maksim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para Transporte, os MCDs se consolidaram como alternativa real aos demais modos urbanos. Desde 2019, foram realizadas quase 1,6 bilhão de viagens, e o sistema chega a transportar até 500 mil passageiros diariamente. A renovação da frota foi determinante para esse crescimento: todas as composições das primeiras duas linhas foram modernizadas no primeiro ano, e, em 2025, foi concluída a substituição dos trens também nas linhas MCD-3 e MCD-4.

A rede continua em expansão, e cinco estações estratégicas estão em obra dentro da capital. Cada uma delas reforça a integração entre trilhos e amplia o alcance do metrô de superfície:

– Petrovsko-Razumovskaya (MCD-1/MCD-3) está sendo reconstruída para funcionar como um novo hub de integração, com plataformas reposicionadas e ligações diretas ao metrô. A abertura está prevista para 2025.
– Serp i Molot (MCD-2/MCD-4) recebe um grande terminal de transferência que deve reduzir em até 25 minutos o tempo de viagem em diversos trajetos.
– Tsaritsyno (MCD-2) passa por requalificação completa, com novos pavilhões, corredores subterrâneos e sistemas modernos de navegação digital, facilitando a integração com o metrô.
– Begovaya terá um hub conjunto entre MCD-1, MCD-4 e o metrô, com entrega estimada para 2026.
– Moscow-City, nova estação no principal distrito financeiro da cidade, terá três plataformas, amplos halls e plena acessibilidade. A primeira fase abre em 2025, e a segunda em 2026.

Com 54 estações dos diametrais já em operação dentro da cidade, Moscou reforça a estratégia de transformar sua rede ferroviária de superfície em um eixo tão estruturante quanto o metrô subterrâneo. A combinação entre integração plena, modernização de estações e ampliação da capacidade torna o sistema uma referência mundial em redes urbanas híbridas — ao mesmo tempo metropolitanas, suburbanas e urbanas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Volkswagen do Brasil é reconhecida por valorizar a experiência como ativo estratégico na força de trabalho

[ad_1]

Certificação internacional destaca práticas de inclusão etária e reforça o papel dos profissionais experientes na produtividade, na inovação e na transição tecnológica da indústria automotiva

ALEXANDRE PELEGI

A Volkswagen do Brasil recebeu a certificação internacional Age Friendly Employer, concedida pelo Age Friendly Institute (EUA), e reforça uma agenda estratégica para a indústria de mobilidade: a experiência como tecnologia. O reconhecimento evidencia políticas que valorizam profissionais 50+ em um setor que avança simultaneamente na eletrificação, digitalização e requalificação dos processos fabris.

A certificação valida empresas que adotam práticas inclusivas para trabalhadores maduros e assumem posicionamento público contra o etarismo. No caso da Volkswagen, o selo consolida uma visão de que, em ambientes complexos como o da manufatura automotiva, conhecimento acumulado e inovação caminham juntos.

Experiência como parte da engenharia da produção

Na cadeia automotiva, profissionais experientes exercem protagonismo em áreas que sustentam a transição tecnológica:
• integração entre plataformas tradicionais e powertrains eletrificados;
• calibração, testes e segurança veicular;
• processos fabris de alta precisão, onde o conhecimento tácito reduz falhas;
• pós-venda técnico, fundamental para consolidar sistemas híbridos e elétricos;
• operações de logística, qualidade e soldagem — áreas dependentes de domínio histórico.

A Volkswagen sinaliza, com o reconhecimento, que a maturidade profissional não é apenas uma variável demográfica, mas um ativo produtivo fundamental para manter eficiência, competitividade e ritmo de inovação.

“Contar com profissionais experientes amplia nossa capacidade de gerar valor e impulsiona resultados sustentáveis”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de RH da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

Inclusão como requisito para competitividade

A certificação tem representação oficial no Brasil pela Maturi, plataforma dedicada à empregabilidade 50+, com mais de 260 mil profissionais cadastrados. Em paralelo, a Volkswagen renovou pelo segundo ano consecutivo o selo Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem, também com nota máxima, reforçando uma política de diversidade que começa a ganhar força no setor automotivo — historicamente conservador, mas pressionado por agendas ESG mais consistentes.

A empresa lançou recentemente sua 1ª Guia de Inclusão Geracional, ampliando a discussão sobre idadismo e convivência intergeracional em times responsáveis pelo desenvolvimento de um produto cada vez mais digital e eletrificado.

Um movimento que aponta para o futuro da mobilidade

O reconhecimento Age Friendly Employer não se limita ao campo institucional. Ele se insere em um debate maior:
a transformação da mobilidade depende tanto de novas tecnologias quanto da capacidade de preservar e transmitir o conhecimento acumulado nas linhas de produção, laboratórios e oficinas técnicas.

Com o selo, a Volkswagen do Brasil reforça um movimento crescente no setor:
tratar a experiência como vetor de inovação, eficiência e sustentabilidade industrial.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Brasil encara Portugal sonhando com vaga na final da Copa do Mundo sub-17; SIGA

0

[ad_1]

Brasil encara Portugal sonhando com vaga na final da Copa do Mundo sub-17; SIGA

[ad_2]

Fonte

Travessias por barcas registram pico de demanda na véspera do feriado no RJ

[ad_1]

Consórcio Barcas Rio assume dia 12/02, mantendo a atual grade de horários. Passageiros vão poder embarcar com QR Code da RioCard

Volume de usuários cresce nas linhas Arariboia e Charitas, que somam quase 59 mil deslocamentos

ARTHUR FERRARI

O transporte aquaviário do Rio de Janeiro (RJ) atingiu novo índice expressivo de utilização em 19 de novembro, véspera do feriado da Consciência Negra. Dados da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana apontam a movimentação de 58.886 passageiros em todo o sistema, com destaque para os serviços Arariboia e Charitas.

Arariboia concentrou a maior parte dos embarques, chegando a 45.700 registros, marca considerada a mais alta desde fevereiro de 2025, período em que o consórcio atual assumiu a operação. O resultado reforça o crescimento contínuo da linha, que atende o eixo Niterói (RJ) – Rio de Janeiro (RJ).

Charitas também apresentou desempenho acima da média histórica. Foram 7.928 embarques ao longo do dia, número que representa um salto de 126% em relação à média verificada em 2024, então em 3.500 passageiros. Segundo a secretaria, a média anual do sistema naquele ano era de 46.252 embarques.

“Os números, que têm se superado de maneira frequente, são prova de que o sistema está mais atrativo. Foram seis recordes nos últimos oito meses, desde que o contrato foi modernizado. Além de contar com a mais bela travessia do Rio de Janeiro, o transporte aquaviário é uma opção de deslocamento mais ágil e econômica. Além da tarifa, outros avanços estão sendo planejados para o conforto e a segurança dos usuários”, afirmou a secretária Priscila Sakalem.

A alta na procura ocorre meses após a redução tarifária anunciada em março. Na ligação Charitas – Praça XV, a passagem caiu de R$ 21 para R$ 7,70 por meio de convênio com a Prefeitura de Niterói (RJ). Nos trajetos Arariboia – Praça XV, Cocotá – Praça XV e Paquetá – Praça XV, o valor passou de R$ 7,70 para R$ 4,70.

Mudanças estruturais também foram implantadas recentemente, como a instalação de climatização em embarcações, a substituição dos 332 assentos da embarcação Charitas e o retorno da embarcação Zeus, que acrescentou 233 lugares à oferta diária.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Fertilizantes recuam e melhoram relação de troca

0

[ad_1]

Depois da forte volatilidade causada pelo conflito entre Israel e Irã, que elevou rapidamente os preços dos fertilizantes, especialmente da Ureia, o mercado voltou a algum equilíbrio em 2025. Segundo o Itaú BBA, as cotações dos principais nutrientes recuaram parcialmente e todos os produtos registraram queda em relação às máximas de julho, tanto em dólares quanto em reais. Em moeda local, o map atingiu as mínimas do ano, enquanto a Ureia já opera próxima aos níveis observados no mesmo período de 2024.

Nos últimos três meses, a relação de troca entre fertilizantes e os principais produtos agrícolas brasileiros melhorou de forma consistente. Nitrogenados e potássicos retornaram à média histórica, embora os fosfatados sigam acima. A exceção é o café, cujas relações estão nas mínimas históricas devido ao preço elevado do grão. Esse ambiente abre espaço para acelerar compras atrasadas para a safrinha de 2026 ou até antecipar negociações do pacote tecnológico da safra de verão de 2027.

Um fenômeno marcante de 2025 é a migração crescente para fertilizantes de menor concentração de macronutrientes. No mercado de nitrogenados, o sulfato de amônio (SAM) vem apresentando custo por ponto percentual de N mais atrativo do que a ureia. Entre os fosfatados, o preço nominal mais baixo tem impulsionado a demanda por supersimples (SSP) e, em menor escala, por supertriplo (TSP), deslocando parte do consumo do tradicional MAP.

O efeito dessa mudança já aparece na balança comercial. Entre janeiro e outubro de 2025, as importações de SAM superaram as do mesmo período de 2024, e o mesmo ocorreu com o SSP em relação ao MAP — algo inédito nos dois mercados. Esse movimento reforça a busca do produtor por alternativas mais competitivas em um cenário de custos ainda sensíveis e planejamento apertado para as próximas safras.

[ad_2]

Fonte

Novo chassi superarticulado Eletra com motor inédito da WEG já foi encarroçado e ônibus elétrico que é novidade para São Paulo já roda em testes

[ad_1]

Veículo foi flagrado por leitor do Diário do Transporte. Tecnologia nacional promete melhor desempenho para a realidade das linhas paulistanas. Linha de produtos foi apresentada, ainda sem encarroçamento, no ARENA ANTP

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O primeiro ônibus elétrico superarticulado, de até 23 metros de comprimento, com chassi 100% nacional da marca Eletra, recebeu encarroçamento e já roda em forma de testes, com motor inédito da WEG, empresa também brasileira.

A unidade foi configurada nos padrões exigidos pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora da capital paulista, e promete oferecer atendimento mais adequado aos diferentes perfis do sistema paulistano de linhas, com mais capacidade energética, maior rendimento e autonomia e força para enfrentar aclives e declives com elevado nível de angulação. Por ser um veículo superarticulado, com dimensões que podem variar entre 20m e 23m, a quantidade de passageiros atendida pode ser entre 165 e 180 pessoas de uma só vez, sem apertos, respeitando os limites máximos de lotação tolerados pela SPTrans e por órgãos nacionais de homologação.

A nova tecnologia da WEG promete veículos mais leves e com menores dimensões de equipamentos, ampliando assim o espaço útil e o PBT (Peso Bruto Total) disponível para ampliar a capacidade de passageiros.

A plataforma é Mercedes-Benz, mas todo faturamento e marca, com a responsabilidade comercial, passa a ser Eletra na nova linha de chassis.

Os modelos registrados com o mix de marcas Eletra/Caio/Mercedes-Benz ou Eletra/Caio/Scania (este para os veículos de três eixos, com 15m) continuam sendo possíveis também.

A novidade foi flagrada neste domingo, 22 de novembro de 2025, pelo leitor do Diário do Transporte, Paulo Jorge Dutra dos Santos, nas imediações da sede da Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista.

Os testes estão em fase final para a comercialização em breve.

A unidade filmada pelo leitor do site recebeu carroceria Caio e-Millennium, mas novas unidades já podem receber carrocerias variadas, como o “Novo e-Millennium BRT”, modelo que deve fazer parte do lançamento dos “Corredores Verdes” da gestão do prefeito Ricardo Nunes, que, além de serem operados por ônibus 100% elétricos, incorporam outras características sustentáveis, como estações e terminais alimentados por energia solar, maior área de ajardinamento na extensão das vias dos ônibus, além de sistemas de tratamento de efluentes e aproveitamento de água de chuva. O primeiro Corredor Verde é a requalificação do Corredor 9 de Julho/Santo Amaro, que atende a 700 mil pessoas na ligação entre o centro e a zona Sul da capital, com inauguração do trecho 1, na região da 9 de Julho, prevista para este ano de 2025. Novos Corredores, ainda em construção e em projeto, também já devem nascer como Corredores Verdes.

Como mostrou o Diário do Transporte, a linha de chassis Eletra foi oficialmente lançada no Arena ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), evento sobre mobilidade que ocorreu entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo (SP).

Os novos chassis com a marca Eletra contemplam os principais segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterça.

No mesmo evento, a WEG lançou em parceria com a Eletra uma nova célula de baterias, com mais capacidade energética, o que garante maiores autonomias e menores consumos de energia

Já novos motores e inversores permitem uma redução de peso de cerca de 350 kg e ampliação de 10 passageiros à capacidade total de transportes, dependendo da configuração de cada veículo.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte