Abel Ferreira voltou a reclamar da arbitragem depois do Palmeiras tropeçar no Vitória e perder a chance de recuperar a liderança do Brasileirão.
Na noite desta quarta-feira (19), em jogo antecipado da 37ª rodada, o time dirigido pelo treinador português não saiu do 0 a 0 com o Vitória, no Allianz Parque.
Os palmeirenses deixaram o gramado reclamando da arbitragem do paranaense Lucas Paulo Torezin. Por esse motivo, o meia Andreas Pereira recebeu o segundo cartão amarelo após o apito final e foi expulso.
Na entrevista coletiva, Abel Ferreira desabafou sobre a arbitragem e citou a punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a Ramon Abatti Abel por causa dos erros cometidos no clássico entre São Paulo e Palmeiras.
O treinador também reclamou da expulsão de Andreas Pereira, que vai desfalcar o Palmeiras na partida contra o Fluminense, neste sábado (22), às 21h30 (de Brasília), novamente no Allianz Parque, pela 35ª rodada.
“Temos que falar de muitas coisas, das narrativas que se criaram que o Palmeiras é beneficiado pelos árbitros. Hoje tivemos um jogador que é expulso, o Andreas (Pereira) leva o primeiro amarelo com o árbitro a cinco metros, e o Andreas nem toca no jogador, isso é claro, são fatos”, disse.
“No jogo contra o São Paulo, há um pênalti para o São Paulo, que todos fizeram um escabeche, que ninguém toca na bola, e a bola furou o jogador, e todos disseram que é pênalti e penduraram o árbitro, colocaram um dos melhores árbitros brasileiros, colocaram a cabeça dele de prêmio. Ano passado apitou só a final olímpica entre França e Espanha, e o que fizeram? Coloram a cabeça dele no cepo. O pênalti claro que há no Santos a nosso favor, a bola também furou, foi o que disse o Claus, que também é um excelente árbitro, a bola furou, mas depois há um contato, aonde está o critério?”, questionou o treinador.
“A primeira coisa para falar, uma é a nossa responsabilidade e a outra é a responsabilidade do que estamos assistir. Eu não consigo entender como o árbitro hoje deu o primeiro amarelo, um lance a nosso favor, estamos em ataque, o Andreas ganha a bola, o jogador vem por trás, leva amarelo, o árbitro não viu. Será que também vão pendurar esse árbitro? Sabe por que o Andreas foi expulso? Foi dizer ao árbitro ‘é ridículo’, e tudo o que ele descrever que não isso, é falso. ‘É ridículo o amarelo que você me deu, é ridículo’, e o árbitro, segundo amarelo”, completou.
Apesar do tropeço no Vitória, o Palmeiras diminuiu a diferença para o líder Flamengo, que perdeu para o Fluminense. O Verdão tem 69 pontos contra 71 do Rubro-negro, faltando quatro rodadas.
COP30: Mais de 70% das empresas de transportes no Brasil sofreram prejuízos pelas mudanças climáticas, diz estudo inédito
Levantamento da CNT divulgado em Belém (PA) mostra que preservar meio ambiente é também um investimento e um ato de inteligência financeira por parte dos diversos segmentos do setor de transportes
ADAMO BAZANI
Mudança Climáticas, aquecimento global, ondas de frio, chuva e calor fora de época. Alagamentos e deslizamentos de terra.
Tudo isso não é discurso de “eco-chato”, mas uma realidade que seifa vidas e causas enormes prejuízos financeiros. Um estudo inédito divulgado na Cop30 (Conferência das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas), em Belém (PA), mostra o tamanho do rombo no setor de transportes no Brasil.
O Diário do Transporte viajou para Belém (PA) a convite da Eletra Industrial, fabricante de ônibus elétricos 100% nacionais, desenvolvedora de soluções para eletromobilidade e empresa de consultoria para implantação, operação e pós-venda de sistemas de ônibus eletrificados, por meio do serviço Eletra Consult.
O levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte), divulgado na Estação do Desenvolvimento, na Green Zone (área de livre acesso na Cop30), com a cobertura presencial do Diário do Transporte ouviu 315 empresários dos segmentos de cargas e passageiros e concluiu que mais de 70% das companhias brasileiras de transportes tiveram expressivas perdas financeiras nos últimos cinco anos por causa de eventos climaticos extremos.
Denominado “Sondagem CNT de Resiliência Climática do Setor de Transporte”, o estudo revela ainda que a maior parte das empresas teve prejuízos de cerca de R$ 1 milhão a cada evento climático e em quase 10% dos casos, o rombo foi de mais de R$ 5 milhões. Grande parte teve de paralisar as atividades ou atrasar viagens com passageiros e entregas de mercadorias.
O prejuízo também foi social porque do ponto de vista macroeconômico, transportes não são atividades “fim”, mas meios. Assim, a interrupção de serviços de transportes prejudica outros setores pela desistência ou redução da viagem do trabalhador ou turista ou então, não entrega de matéria prima para a indústria e produtos finais ao consumidor.
O estudo mostra ainda que as mudanças climáticas geraram desemprego justamente pela interrupção, redução ou alteração nos planos de transportes de cargas e de passageiros. Assim: ônibus elétricos, modelos de veículos a biometano, GNV (Gás Natural Veicular), ações de mitigação de impactos atmosféricos, tratamento de efluentes, reflorestamento, reciclagem e reutilização de materiais não são apenas boas práticas simpáticas, mas investimentos, inteligência financeira.
Em nota, a CNT detalha que “70,6% das empresas sofreram perdas financeiras decorrentes de eventos climáticos nos últimos cinco anos. Quase um quarto das empresas ultrapassou o valor de R$ 1 milhão em prejuízos, e 9,9% reportaram danos superiores a R$ 5 milhões. O levantamento mostra ainda que 74,6% das empresas sofreram impactos operacionais, incluindo interrupções no fluxo de transporte, mudança de rotas, falta de insumos, e, em casos extremos, até a necessidade de demissão de funcionários. Em 72,2% das empresas impactadas operacionalmente e fisicamente, houve a necessidade de paralisar as atividades, e 9% ficaram paradas por um mês ou mais, o que compromete gravemente a sustentabilidade financeira das empresas”.
Ainda segundo o estudo, os impactos dos efeitos climáticos variam de acordo com a atuação de cada empresa de transportes.
– Rodoviário – com as temperaturas excessivamente elevadas, no caso das rodovias, pode haver danos ao pavimento, como deflexões, expansão de fissuras transversais, trincamento precoce e aumento de defeitos de trilha de roda19.
Além disso, pode ocorrer a expansão térmica nas juntas de dilatação de pontes e o seu envelhecimento precoce. Já em precipitações intensas, a integridade estrutural de estradas e obras de arte especiais sofre com o aumento do nível da umidade do solo e, em casos extremos, com a submersão de estruturas furante enchentes20.
– Ferroviário – ferrovias podem ser impactadas por deslizamentos de solos, erosões, inundações, queimadas, entre outros eventos. No caso de temperaturas excessivamente elevadas, pode ocorrer a flambagem (empenamento) dos trilhos, comprometendo sua estabilidade estrutural e, até mesmo, causando descarrilamentos, em casos mais críticos. Outra consequência das ondas de calor é o superaquecimento de equipamentos elétricos, que reduz a sua eficiência energética, causando falhas ou alterações na rede de alimentação21. Em chuvas intensas, o lastro pode sofrer aterramento com material carreado de deslizamentos, comprometendo a sua capacidade de drenagem e suporte do trilho.
– Aeroviário – tempestades e ciclones resultam em cenários de risco, como o aumento da incidência de descargas elétricas atmosféricas, gerando atrasos ou até cancelamentos de voos. Ainda, podem ocorrer intensas alterações nas correntes de ventos, que contribuem para a ocorrência de turbulências. Em dias mais chuvosos e neblinosos, torna-se necessário manter um maior distanciamento entre aeronaves, como medida de segurança22.
– Aquaviário – no caso de estiagem, as vias economicamente navegáveis perdem a sua capacidade de deslocamento, afetando a movimentação das embarcações. Para as infraestruturas de portos, a falta de água ocasiona erosões, que levam a problemas de instabilidade, gerando desabamentos que podem acarretar acidentes. Em chuvas intensas, o nível do mar ou dos rios pode ser elevado, submergindo portos e terminais portuários. No contexto da dinâmica das marés, as mudanças climáticas podem modificar o padrão das ressacas, afetando estruturas de molhes/quebra-mar. Já os vendavais prejudicam os pátios de armazenamento, podendo comprometer as estruturas prediais e equipamentos de movimentação de cargas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Com show de Sam Kerr, Chelsea goleia St. Polten fora de casa e conquista segunda vitória na Champions League Feminina; VEJA os melhores momentos
Assista à Champions League Feminina no Disney+
Chelsea e Barcelona se enfrentam nesta quinta-feira (20), às 17h (de Brasília), no Estádio Stamford Brigde, em Londres, na Inglaterra, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League feminina. e com transmissão ao vivo do Disney+.
O duelo marca o encontro dos dois melhores ataques da competição. O Chelsea chega na quarta posição, com sete pontos somados, 11 gols marcados e um sofrido. Já o Barcelona, líder com nove pontos, marcou 14 gols e também sofreu apenas um.
O bom desempenho das duas equipes até aqui no torneio se reflete na quantidade de jogadoras presentes entre as 17 indicadas do Fifa The Best 2025.
No Chelsea, por exemplo, são quatro nomeadas entre as melhores do mundo: a francesa Sandy Baltimore, a sueca Nathalie Bjorn, a norte-americana Lucy Bronze e a inglesa Lauren James.
Entre as indicadas dos Blues, Lucy Bronze esteve presente no time feminino ideal do The Best na última temporada.
Do outro lado, no Barcelona, são seis jogadores indicadas ao The Best 2025: as espanholas Alexia Putellas, Cláudia Pina, Patri Guijarro, Aitana Bonmati e Mariona Caldentey, além da polonesa Ewa Pajor.
Campeão da Champions League feminina em três das últimas cinco edições, o Barcelona conta com Aitana Bonmati, eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo nas últimas duas temporadas.
Na última edição do torneio, na semifinal, o Barcelona goleou o Chelsea nas partidas de ida e volta, somando um placar agregado de 8 x 2.
Mais Champions League feminina no Disney+!
Além de acompanhar Chelsea x Barcelona, o fã de futebol tem mais dois jogos da Champions League feminina nesta quinta-feira.
O Paris Saint-Germain encara o Bayern de Munique, às 17h (de Brasília), e a Roma enfrenta o Leuven, às 17h (de Brasília).
De noite, o fã de esportes americanos tem muitas opções na NHL. Washington Capitals x Montreal Canadiens abrem os trabalhos, seguido por mais quatro jogos: Columbus Blue Jackets x Toronto Maple, New York Islanders x Detroit Red Wings, New Jersey Devils x Florida Panthers e St. Louis Blues x Philadelphia Flyers.
O Flamengo perdeu a chance de disparar na liderança do Brasileirão ao ser derrotado pelo Fluminense, por 2 a 1, nesta quarta-feira (19), no Maracanã. O clássico válido pela 34ª rodada foi marcado por polêmicas de arbitragem.
De acordo com Carlos Eugênio Simon, comentarista de arbitragem dos canais Disney+, o Flamengo tem razão em reclamar da arbitragem por causa de um pênalti não marcado em Bruno Henrique.
O lance em questão aconteceu aos 10 minutos do 2º tempo. Bruno Henrique caiu na área ao ser tocado por Thiago Silva e o árbitro capixaba Davi De Oliveira Lacerda nada marcou.
“Thiago Silva acerta a panturrilha do Bruno Henrique. Isso é pênalti!”, afirmou Simon.
E Davi De Oliveira Lacerda ia deixando de marcar outro pênalti para o Flamengo quando o chute de Saúl acertou o braço de Renê dentro da área, mas voltou atrás ao ser chamado pelo VAR.
“Renê erra em bola e se atira deliberadamente com o braço aberto em uma ação de bloqueio. O árbitro não marcou, o VAR interveio corretamente e aí ele apontou para a marca da cal. Isso é pênalti!”, completou o comentarista de arbitragem.
Apesar da derrota no clássico, o Flamengo se manteve na liderança do Brasileirão, mas viu a vantagem sobre o vice-líder Palmeiras cair para dois pontos (69 a 67). Faltam quatro jogos para o fim do campeonato.
Com 94 veículos de 18 metros, capital chilena amplia liderança global em mobilidade limpa; BYD reforça presença no sistema RED
ALEXANDRE PELEGI
Santiago, no Chile, colocou em operação a maior frota de ônibus elétricos articulados da América Latina: 94 unidades de 18 metros fornecidas pela BYD para o sistema RED Metropolitana de Mobilidade. Os veículos começam a rodar nas principais avenidas da capital chilena nas próximas semanas, ampliando para mais de 55% a participação de ônibus elétricos na frota local.
A entrega consolida a estratégia do governo do Chile de acelerar a eletrificação do transporte público. O evento contou com a presença do ministro dos Transportes e Telecomunicações, Juan Carlos Muñoz, e da diretora de Transporte Público Metropolitano, Paola Tapia, que destacaram o avanço nacional: segundo o ministério, os ônibus elétricos já estão presentes em nove cidades do país.
O modelo entregue, BYD B18C01, tem 18 metros, dois motores elétricos síncronos de 150 kW cada e autonomia estimada de 300 km, com bateria LFP de 422,9 kWh. O tempo de recarga varia entre 2,5 e 3 horas. O veículo comporta até 141 passageiros e foi projetado com foco em acessibilidade, incluindo espaço para cadeira de rodas, rampa de acesso universal e assentos prioritários. Também dispõe de ar-condicionado, portas USB e sistema de monitoramento por múltiplas câmeras.
A estrutura monobloco de aço e alumínio reduz peso e melhora a eficiência energética, segundo a fabricante. Com o novo articulado, a BYD passa a oferecer no Chile portfólio completo com modelos de 9 m, 12 m, 18 m e versão de dois andares.
Tamara Berríos, country manager da BYD no Chile, afirmou que a frota representa a maior da região. “A liderança da BYD em eletromobilidade se reflete no lançamento desta frota de 94 ônibus elétricos articulados, a maior da região. Estamos comprometidos em fornecer ônibus elétricos que atendam às diferentes tipologias necessárias no país”.
Já o ministro Muñoz destacou que houve “crescimento de 355%” no número de elétricos durante a atual gestão, classificando a expansão como uma transformação estrutural no transporte público do país.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Além disso, empresa de Jaraguá do Sul (SC) vai mostrar equipamento que faz a gestão automática de toda a energia utilizada em um imóvel, desde aparelhos pessoais até veículos elétricos
ADAMO BAZANI
A eletrificação será ainda mais presente nesta edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025, que ocorre entre este sábado, 22 de novembro de 2025, e o dia 30, no Distrito Anhembi, que fica na Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, na zona Norte da capital paulista.
Além das já tradicionais participantes do evento, considerado o maior e um dos mais procurados da América Latina, haverá estreias do setor, entre elas, da empresa nacional WEG, de Jaraguá do Sul (SC).
Parceira da Eletra Industrial, de São Bernardo do Campo (SP), no segmento de ônibus, fornecendo os motores, inversores e baterias dos coletivos, a WEG também atua nos mercados de veículos leves e infraestrutura para uso em frotas comerciais, condomínios residenciais e aplicações em residências individuais.
A companhia promete apresentar produtos e tecnologias para todas estas áreas no evento.
Um dos destaques anunciados é a tecnologia BESS (Battery Energy Storage System), grandes baterias para armazenamento de energia, instaladas em imóveis, sejam residenciais ou comerciais.
Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura de São Paulo autorizou o uso desta tecnologia em garagens de ônibus da capital paulista para facilitar a recarga de coletivos elétricos, principalmente diante da falta de infraestrutura, atribuída à ENEL pelo prefeito Ricardo Nunes, e que, ainda segundo o chefe do executivo municipal, foi um dos principais fatores para que a cidade não alcançasse a meta de 2,6 mil ônibus elétricos prometida para até dezembro de 2024. Em outubro de 2025, a capital paulista alcançou um número bem menor: 1,1 mil unidades.
Relembre:
São espécies de “no-brake” gigantes que, entre os diferenciais dos atuais sistemas de recarga, vão captando energia da rede, mesmo em baixa tensão, durante o dia, de forma gradual e lenta, para quando os ônibus chegarem à garagem, no final da noite, início da madrugada, carregarem como se estivessem conectados à rede de distribuição, mas a eletricidade já vai estar guardada na garagem.
Os BESS também podem ser alternativas em casos de apagões com demora para a retomada do fornecimento de energia pela rede pública de distribuição.
Além da tecnologia, a WEG anuncia outras novidades no Salão do Automóvel.
Uma delas é a Wemob Station V2X, que ainda está em processo de regulamentação no mercado brasileiro. A tecnologia permite a gestão automática de toda a energia utilizada em um imóvel, desde aparelhos pessoais até veículos elétricos. Além disso, pode conectar os veículos tanto em energia de corrente contínua como de corrente alternada, possibilitando, por exemplo, converter a energia gerada por painel solar em corrente alternada.
No estande D-20, a WEG exibirá suas soluções completas para o ecossistema da eletromobilidade, com destaque para a WEMOB STATION V2X, tecnologia que permite a comunicação bidirecional entre o veículo e diferentes fontes e consumidores de energia, como a rede elétrica, edificações, sistemas fotovoltaicos e outros veículos. Esse conceito, conhecido como vehicle-to-everything (V2X), representa um avanço na integração inteligente e eficiente da energia, fortalecendo o uso conectado e sustentável dos recursos elétricos. – detalha a empresa na nota.
Outra novidade é o carregador rápido de 640 kW. O equipamento pode recarregar as baterias de quatro veículos ao mesmo tempo.
Ainda em 2026, a empresa deve lançar um modelo ainda mais potente: 1.000 kW de capacidade (1 mW), que pode atender sete veículos de uma só vez.
Na área residencial, outra novidade é WEMOB EASY, com 15 proteções elétricas que asseguram máxima confiabilidade.
Já para imóveis de uso comercial e misto estão a WEMOB WALL e WEMOB PARKING são indicados para residências, estacionamentos e frotas leves.
A WEMOB STATION, por sua vez, atende operações comerciais e de frotas que exigem recargas rápidas.
Já a WEMOB STATION HPC (High Power Charger) é outra estação de recarga, com preenchimento de baterias ultrarrápido, projetada para aplicações que demandam alta potência e disponibilidade.
WEMOB STATION e WEMOB STATION HPC podem ser aplicadas, por exemplo, em garagens de ônibus.
BATERIAS E MOTORES PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS MAIS LEVES E EFICIENTES:
Como noticiou o Diário do Transporte, a empresa apresentou em 23 de setembro de 2025, no seminário sobre eletromobilidade da SECLIMA (Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo), juntamente com a Eletra, uma nova geração de motores e inversores para ônibus elétricos, um novo controlador, um software modernizado.
Todo o conjunto pode reduzir em 400 kg o peso do coletivo.
A novidade equipou outro lançamento: o modelo Padron para 80 passageiros, a categoria anterior era básico para 70 passageiros, que ainda continua na gama com a tecnologia da geração anterior. Essa redução de peso proporciona ao ônibus a possibilidade de uma dimensão maior, de 12,5 metros, enquanto a anterior básica era de 12,1 metros, esta continua também como opção da marca, em parceria com a WEG. Esse aumento de capacidade e de dimensionamento se dão justamente por causa da redução do peso.
O modelo de ônibus pode transportar 10 pessoas a mais que uma versão posicionada na categoria anterior da linha de produtos.
Relembre:
A WEG também fornece os motores, inversores e baterias para a linha de chassis faturados com a marca Eletra, lançada no Arena ANTP, da Associação Nacional de Transportes Públicos, evento que ocorre entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, em São Paulo (SP).
Os novos chassis com a marca Eletra contemplam diversos segmentos dos transportes coletivos no Brasil e América Latina, desde midiônibus com 11,5m, passando pelos básicos (12m) e padrons (12m a 13m), até os superarticulados (20m a 23m) de alta capacidade de atendimento que, apesar das dimensões elevadas, são de fácil manobra devido ao eixo direcional traseiro que também esterça.
No caso dos modelos midiônibus, básicos e padrons, a aplicação é tanto para linhas alimentadoras de corredores de ônibus de grande carregamento ou de sistemas metroferroviários, como também para linhas principais e troncais.
Já os superarticulados, por terem os eixos traseiros direcionais e configurações entre 20m e 23m, são indicados tanto para corredores exclusivos (simples e BRTs – Bus Rapid Transit), como em trajetos fora de corredores, em ruas e avenidas de trânsito comum. Além disso, essa flexibilidade permite com que as operações sejam compatíveis com diferentes estruturas e portes de terminais de ônibus e estações de integração e transferência de linhas.
Todos os chassis são de piso baixo e a autonomia pode variar entre 250 km e 350 km, dependo das condições de operação.
As plataformas dos chassis faturados pela Eletra são fornecidas pela Mercedes Benz, que é parceira já da marca.
CONSULTORIA:
Na ocasião, a Eletra também lançou Eletra Consult. Com o serviço, a Eletra diz que se torna a única na América Latina a oferecer consultoria completa destinada a gestores públicos e operadores privados de transportes para a implantação de sistemas eletrificados, contemplando todas as etapas, desde a definição das obras mais indicadas nas garagens, escolha da infraestrutura de carregamento, análise das linhas de financiamento mais indicadas, indicação dos modelos de ônibus para cada operação e o chamado pós-venda, com o treinamento de motoristas, planos de manutenção e até as alternativas para a utilização e destinação de baterias ao fim da vida útil nos veículos.
Relembre, assistindo a entrevista com a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Trens da CPTM irão circular com intervalos equivalentes aos de domingo na quinta-feira (20) e aos dias úteis na sexta-feira (21)
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, CPTM e o Metrô, vão operar com ajustes durante o feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima quinta-feira, 20 de novembro de 2025. O objetivo é garantir conforto e segurança aos passageiros, com trens de prontidão para reforço da frota, caso haja aumento na demanda.
Na CPTM, os intervalos serão equivalentes aos de domingo na quinta-feira (20) e aos dias úteis na sexta-feira (21). A empresa acompanhará o movimento e poderá inserir mais trens, se necessário, para atender à demanda. Já no Metrô, na quinta-feira (20), a operação será de feriado e na sexta-feira (21) de dia útil em todas as linhas.
Devido ao evento Cena 2k, na Neo Química Arena, entre sexta (21) e segunda (24), as estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim do Metrô funcionarão 24 horas. Todas as demais estações e transferências da CPTM e do Metrô estarão abertas durante a madrugada somente para desembarque.
Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas na CPTM, no Metrô e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Mudanças no transporte público da Zona Sul da capital paulista serão válidas das 5h às 10h
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, data em que é comemorado o feriado da Consciência Negra, um total de 22 linhas de ônibus municipais sofrem desvios na região do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo (SP), das 5h às 10h.
As mudanças ocorrem em razão da Corrida e Caminhada da Consciência Negra 2025.
Confira as linhas:
174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga Ida: normal até a Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, Av. do Estado, Rua do Manifesto, Rua Tabor, Rua Agostinho Gomes, Pça. Nami Jafet. Volta: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, Av. do Estado, prosseguindo normal. 4113/10 Gentil de Moura – Pça. da República Sentido Pça. da República: Rua Visc. de Pirajá, Av. Dr. Gentil de Moura, Rua Salvador Simões, Rua Dr. Mário Vicente, Rua Vieira de Almeida, Rua Gama Lobo, Rua Br. de Loreto, Rua Paulo Bregaro, Rua Cel. Diogo, prosseguindo normal. Sentido Gentil de Moura: sem alteração.
314J/10 Pq. Sta. Madalena – Pça. Almeida Jr. 314V/10 Vl. Ema – Pça. Almeida Jr. Ida: normal até a Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor,
477A/10 Sacomã – Term. Pinheiros Ida: normal até a Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor,
478P/10 Sacomã – Vl. Romana Ida: normal até a Av. Nazaré, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: sem alteração.
5107/10 Term. Sacomã – Pça. do Correio Ida: normal até a Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor,
5142/10 Term. Sapopemba – Term. Pq. D. Pedro II Ida: normal até a Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor,
Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, Rua José Chimenti, prosseguindo normal.
5145/10 Term. Sapopemba – Pça. Almeida Jr. Ida: normal até a Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor,
519M/10 São Mateus – Museu do Ipiranga Ida: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Rua Con. Januário e Rua Costa Aguiar. Volta: normal até a Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Lucas Obes, Rua do Manifesto, prosseguindo normal.
874T/10 Ipiranga – Lapa Ida: Rua Leais Paulistanos, Rua do Manifesto, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Bento Vieira, Rua Leais Paulistanos, Rua Silva Bueno, Rua do Manifesto, prosseguindo normal.
4491/10 Vl. Liviero – Term. Pq. D. Pedro II Ida: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, Av. do Estado, prosseguindo normal. Volta: sem alteração.
4706/10 Jd. Maria Estela II – Metrô Vl. Mariana Ida: normal até a Av. Dr. Gentil de Moura, Rua Baraúna, Rua Dr. Audísio de Alencar, Rua Étore Lantieri, Rua Bom Pastor, Rua Antônio Marcondes, Rua Gama Lobo, Rua Pe. Marchetti, Rua Dr. Mário Vicente, prosseguindo normal. Volta: sem alteração.
477P/10 Ipiranga – Rio Pequeno Ida: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal. Volta: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.
477U/10 Heliópolis – Metrô Vl. Mariana Ida: normal até a Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Pe. Marchetti, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua Moreira e Costa, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Lucas Obes, Rua Costa Aguiar, prosseguindo normal.
5028/10 Conj. Hab. Heliópolis – Metrô Alto do Ipiranga Sentido Metrô Alto do Ipiranga: normal até a Rua Cônego Januário, Rua Costa Aguiar, Rua Tabor, Av. Tereza Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local),
Pça. do Monumento, Av. Nazaré, prosseguindo normal. Sentido Conj. Hab. Heliópolis: normal até a Av. Nazaré, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Lucas Obes, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal.
5108/10 Jd. Celeste – Term. Pq. D. Pedro II Ida: normal até a Rua Dr. Mário Vicente, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso,
Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal. Volta: sem alteração.
5705/10 Term. Sacomã – Metrô Vergueiro Ida: normal até a Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Rua Vasconcelos Drumond, prosseguindo normal. Volta: sem alteração.
364A/10 Hosp. Ipiranga – Shop. Aricanduva Ida: normal até a Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua dos Patriotas, Rua Cipriano Barata, Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré e
Rua Maurício de Castilho.
514T/10 Term. Sacomã – Conj. Hab. Teotônio Vilela Ida: normal até a Av. Nazaré, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Silva Bueno, prosseguindo normal. Volta: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, prosseguindo normal.
476G/10 Jd. Elba – Ibirapuera Ida: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Dr. Ricardo Jafet, prosseguindo normal. Volta: normal até a Av. Dr. Ricardo Jafet, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua Xavier Curado, prosseguindo normal.
476G/41 Vl. Industrial – Metrô Ana Rosa Ida: normal até a Rua Tabor, Av. Teresa Cristina, Av. do Estado, Pça. Alberto Lion, acesso, Av. D. Pedro I (pista local), Rua da Independência, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua da Independência, Av. D. Pedro I (pista local), Pça. do Monumento, Av. Nazaré, Rua Correia Salgado, Rua 28 de Setembro, Rua Ribeiro do Amaral, Rua Bom Pastor, Rua Oliveira Alves, Rua Cipriano Barata, Rua dos Sorocabanos, Rua Agostinho Gomes, Rua Xavier Curado, prosseguindo normal.
Lucas Moura está fora da temporada 2025. O meia-atacante do São Paulo realizou um procedimento no joelho direito, local onde vinha convivendo com dores desde o primeiro semestre deste ano. A informação foi publicada pelo GE e confirmada pela ESPN.
A reportagem havia antecipado há alguns dias que Lucas Moura tinha voltado a sentir dores no joelho direito e era dúvida para o clássico com o Corinthians, na Neo Química Arena, nesta quinta-feira (20), às 19h30 (de Brasília).
Lucas começou a sentir dores no local desde quando se lesionou, ainda em março deste ano, na eliminação do São Paulo para o Palmeiras, na semifinal do Campeonato Paulista, no Allianz Parque, após uma queda no gramado sintético.
Caso Lucas de fato não entre mais em campo neste ano, este será o oitavo desfalque do São Paulo para a reta final da temporada. Além do astro, nomes como Oscar, Wendell, Enzo Díaz, Ryan Francisco, André Silva, Arboleda e Calleri devem seguir fora dos gramados.
O meio-campista Marcos Antônio, lesionado, tem chances remotas de retornar a campo até o final do Campeonato Brasileiro. No 9° lugar do Campeonato Brasileiro com 45 pontos, o São Paulo tem mais cinco rodadas para conseguir uma vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores.
Projeto piloto conecta mobilidade e mercado de trabalho e pode alcançar mais de 1 milhão de usuários por mês
ALEXANDRE PELEGI
A Viação Reunidas, fundada em 1973 e uma das operadoras tradicionais do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, iniciou um projeto piloto que utiliza QR Codes instalados em um de seus ônibus para facilitar o acesso a vagas de emprego abertas na empresa. Integrante do Consórcio RedeMob e responsável por linhas que atendem regiões do Arco Oeste da capital e municípios vizinhos, a empresa transporta mais de 1 milhão de passageiros por mês — público que pode ser diretamente impactado pela ação.
A iniciativa consiste em QR Codes posicionados na parte interna e na traseira do veículo. Ao apontar a câmera do celular, o usuário é direcionado imediatamente para a lista de oportunidades disponíveis, eliminando etapas de busca e transformando o tempo de deslocamento em uma chance concreta de recolocação profissional.
Segundo a Reunidas, o objetivo é aproximar empresa e comunidade, criando um canal rápido e acessível para quem está em busca de trabalho. Para o gestor de Arquitetura Organizacional – Gente e Gestão, Antonio Gonçalves, a estratégia integra mobilidade e responsabilidade social. “Levar pessoas é missão diária. Levar oportunidades, também. Estamos experimentando novas formas de estar mais próximos, oferecendo caminhos reais para quem busca recolocação profissional. É uma ação simples, mas com potencial de impacto social”, afirma.
Gonçalves acrescenta que o QR Code funciona como uma ponte digital entre quem busca emprego e as vagas abertas. A empresa acompanhará diariamente os dados de Analytics para medir engajamento, alcance e possíveis ajustes no projeto.
O piloto deverá subsidiar a expansão da estratégia para toda a frota e, de forma gradual, para pontos de ônibus e terminais. A medida também faz parte do processo de modernização da comunicação com os usuários e do reforço às ações de inclusão e desenvolvimento social da operadora.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes