26.4 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 19:15
Publicidade
Home Blog Page 366

Leilão de inservíveis da CPTM acontece no dia 12 de dezembro

[ad_1]

Evento promove venda de itens que não possuem mais utilidade para a companhia, como sucata de aço e ferrosa, trilho ferroviário, dormente de madeira, entre outros

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza no dia 12 de dezembro, a partir das 10h, o último leilão de inservíveis de 2025, previsto para acontecer na Associação da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, no Bom Retiro, em São Paulo.

Serão oferecidos lotes de itens que não possuem mais utilidade para a companhia, como sucata de aço e ferrosa, trilho ferroviário, dormente de madeira e outros materiais diversos.

O edital, que permite a aquisição dos itens tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, está disponível a partir desta quarta-feira (19) nos endereços e https://marcellolemosleiloeiro.com.br.

Na CPTM, os leilões são uma importante fonte de receita não tarifária. De acordo com o gerente de Logística da CPTM, Leandro Capergiani, além de gerar recursos financeiros, o leilão de materiais inservíveis contribui para os aspectos ambientais e de sustentabilidade.

“O processo assegura a reintrodução eficiente dos materiais leiloados na cadeia produtiva por outros agentes do mercado. Tal processo é crucial para a promoção da economia circular e da sustentabilidade, uma vez que minimiza a demanda por recursos naturais virgens e reduz de forma significativa o consumo energético inerente aos processos de fabricação de novos materiais”, afirma Leandro.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Viação Águia Branca projeta transporte de mais de 14 mil passageiros neste feriado prolongado, entre quinta-feira e domingo (20 a 23)

[ad_1]

Empresa terá 212 ônibus extras partindo de São Paulo para reforçar atendimento no período

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O último feriado prolongado do ano, que começa nesta quinta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até domingo, dia 23, já mobiliza quem pretende sair da capital paulista pelas estradas. A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, projeta embarcar cerca de 14,5 mil viajantes no período, volume que representa um incremento de 26% em comparação às operações regulares.

Até esta terça-feira (18), mais da metade das passagens previstas para o feriado já tinha sido vendidas, antecipando parte da demanda total esperada. Para ampliar a capacidade e acomodar o fluxo adicional, influenciado por fatores econômicos como a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, cujo pagamento pode ocorrer até 30 de novembro, a empresa disponibilizará 212 ônibus extras partindo de São Paulo. Considerando os trajetos de ida e volta, o reforço corresponde a 374 viagens adicionais.

A Águia Branca informou que ainda há bilhetes disponíveis em seus canais digitais oficiais: site, aplicativo próprio e Zap Passagens (WhatsApp – (27) 4004-1010). Novos usuários têm acesso a um desconto de 30% na primeira aquisição nessas plataformas, enquanto clientes frequentes podem usufruir do programa Águia Oferta, que garante o menor preço disponível para o destino selecionado.

Passageiros que adquirirem ida e volta na mesma transação ainda podem participar da campanha “Viaje Grátis com a Águia Branca”, válida até 14 de dezembro. A ação oferece prêmios de até R$ 10 mil para gastar como quiser e a possibilidade de viajar gratuitamente por um ano com acompanhante. Para concorrer, basta registrar os dados da compra no site oficial da promoção.

“A flexibilidade de horários, a abrangência das rotas e a competitividade no custo por passageiro tornam os ônibus uma escolha estratégica, sobretudo em períodos de maior movimentação, como os feriados prolongados, fortalecendo a presença da empresa no setor”, destacou o diretor de Negócios da Viação Águia Branca, Thiago Juffo.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Gabriel Magalhães vira desfalque no Arsenal após lesão pela seleção e deve perder dois clássicos

0

[ad_1]

O Arsenal recebeu uma péssima notícia nesta quarta-feira. Lesionado defendendo a seleção brasileira, Gabriel Magalhães será desfalque no elenco por pelo menos um mês, disseram fontes à ESPN.

O zagueiro sofreu uma distensão muscular na coxa durante o segundo tempo do amistoso no último sábado, contra Senegal.

A lesão ainda está sendo avaliada pela equipe médica do Arsenal, mas o primeiro diagnóstico indica quatro semanas de afastamento.

Esse período pode ser ainda maior se o quadro não cicatrizar tão rapidamente quanto o esperado.

Perder o brasileiro é um golpe enorme para Mikel Arteta e sua equipe, já que Magalhães tem sido um dos destaques dos Gunners nesta temporada, sendo titular em todas as partidas da Premier League e da Champions e marcando dois gols e três assistências em todas as competições.

O zagueiro vai perder jogos importantes como o Dérbi do Norte de Londres contra o Tottenham, no domingo, o confronto direto pela liderança Champions contra o Bayern de Munique, na quarta-feira, e a viagem a Stamford Bridge para enfrentar o Chelsea, no próximo fim de semana.

Próximos jogos do Arsenal

[ad_2]

Fonte

Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante, recebe novo mezanino e duas novas escadas rolantes a partir desta quinta-feira (20)

[ad_1]

Obras estimadas em R$ 26 milhões incluíram a substituição de quatro escadas rolantes antigas e a ampliação do mezanino existente

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quinta-feira, 20 de novembro de 2025, serão entregues o novo mezanino ampliado e a substituição e instalação de escadas rolantes na Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 8-Diamante, operada pela ViaMobilidade. As melhorias custaram cerca de R$ 26 milhões aos cofres da concessionária.

As obras incluíram a substituição de quatro escadas rolantes antigas, que apresentavam alto índice de falhas, por quatro novas unidades. Além disso, uma escada fixa foi demolida para a instalação de uma nova escada rolante e o mezanino existente foi expandido, recebendo uma nova passarela abastecida por duas escadas rolantes adicionais.

Com as intervenções, os passageiros passam a contar com três escadas rolantes a mais e um fluxo mais ágil e seguro entre as plataformas e o mezanino, o que melhora significativamente a circulação dos mais de 92 mil clientes que transitam pelo local.

A Estação conta também com elevadores, piso tátil, sanitários e telefones adaptados, rampas de acesso e transposições de plataformas, o que torna o local totalmente acessível.

Essas melhorias fazem parte do plano contínuo de investimentos da ViaMobilidade nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Rodoviária do Rio deve receber mais de 220 mil passageiros durante feriado prolongado da Consciência Negra

[ad_1]

Foto: Reprodução/Prefeitura do Rio de Janeiro

Empresas que prestam atendimento no terminal disponibilizaram uma frota de 7.246 veículos, incluindo 1.363 ônibus extras

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir desta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, a Rodoviária do Rio deve receber cerca de 226.200 viajantes durante o feriado prolongado da Consciência Negra.

A previsão é de que o maior fluxo de passageiros seja exatamente nesta quarta, com 21 mil pessoas embarcando.

Para atender esta demanda, as 39 empresas de ônibus que operam no terminal disponibilizaram uma frota de 7.246 veículos, incluindo 1.363 ônibus extras.

Blackfriday – Quem adquirir passagens rodoviárias pelo site oficial do terminal (rodoviariadorio.com.br) garante 10% de desconto até 30 de novembro, utilizando o cupom BFRIDAYRIO10. E na segunda-feira (24), segundo dia com grande chegada de passageiros, a concessionária em parceria com a UBER lança uma promoção que oferece 20%OFF nas viagens pelo aplicativo iniciadas no Uber Lounge do terminal (Piso G1 do edifício garagem). Esta promoção será válida até dia 30 de novembro.

Os principais destinos procurados por quem vai usar o ônibus nesse período incluem as regiões da Costa do Sol, Costa Verde, Serra Fluminense e interior do Rio de Janeiro, além de cidades de São Paulo e Minas Gerais. O terminal também deve receber de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Recomendações – A administração recomenda que os passageiros cheguem com, pelo menos, uma hora de antecedência ao horário de embarque; portar documentos de identificação originais com foto (obrigatório para maiores de 12 anos); evitar as abordagens do transporte irregular no entorno do terminal dando preferência aos táxis regulares e ao Uber Lounge (G1).

Confira os números previstos para este feriado prolongado:

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Corredor de ônibus e trólebus do ABC Paulista é apresentado como exemplo em Belém e foi incluído no Mapeamento de Iniciativas Climáticas do Ministério das Cidades

[ad_1]

Sistema inaugurado ainda nos anos 1980, operado atualmente pela NEXT Mobilidade, vai passar por modernização. Ministro Jader Filho disse ao Diário do Transporte que um dos focos do Governo Federal serão corredores e BRTs menos poluentes de caráter metropolitano

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O Corredor Metropolitano ABD, de ônibus e trólebus, que liga o ABC Paulista às regiões leste e sul da capital, foi incluído no Mapeamento de Iniciativas Climáticas Urbanas no Brasil do Ministério das Cidades, trabalho feito com apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Além disso, o sistema, que passa por diferentes cidades da Grande São Paulo e atende a cerca de 300 mil pessoas por dia, foi apresentado em Belém (PA), na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025).

O exemplo de caso foi exibido em três sessões oficiais da COP 30 — no Pavilhão Brasil, na Zona Verde (Green Zone, área de livre acesso a todo o público) e na Zona Azul (Blue Zone, área destinada a autoridades).

O sistema inaugurado em 1986 e operado atualmente pela NEXT Mobilidade, vai passar por modernização.

“O Mapeamento reúne iniciativas de todo o país que diretamente apoiam o enfrentamento das mudanças climáticas, destacando ações inovadoras em mitigação, adaptação e resiliência” – diz a concessionária NEXT Mobilidade, em nota.

As informações sobre o Corredor Verde estão disponíveis no Painel Interativo de Iniciativas Climáticas Urbanas, hospedado na Agenda de Sustentabilidade do Ministério das Cidades.

A plataforma apresenta dados completos sobre cada projeto habilitado, incluindo especificamente, indicadores e links de acesso, em seis idiomas: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

O Corredor Metropolitano ABD tem 45 km de extensão, sendo o eixo principal com 33 km ligando a região do bairro o Jabaquara, na zona Sul da capital paulista, à São Mateus, na zona Leste, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema. Já o eixo de 12 km liga a cidade de Diadema à capital até a região do bairro do Brooklin, em outro ponto da zona Sul da cidade de São Paulo.

O sistema é operado por ônibus a diesel e trólebus. Foi a primeira concessão metropolitana de transportes por ônibus do País, em 1997, e o primeiro corredor também a contar com ônibus de tração elétrica em ligações intermunicipais. Atualmente, integra o SIT-ABC (Sistema Integrado de Transportes do ABC Paulista), que contempla também o BRT-ABC, que ainda está em implantação e vai ligar em 18 km com ônibus do tipo E-Trol (bateria e conectado a rede aérea) entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e a capital São Paulo, até os terminais Tamanduateí e Sacomã, na zona Sudeste.

CORREDORES E BRTs METROPOLITANOS NA MIRA DO GOVERNO FEDERAL:

Ligações entre cidades diferentes em regiões metropolitanas por ônibus mais eficientes e com tecnologias alternativas a apenas modelos movidos a diesel (mesclando formas de motorização) devem ser apostas do Governo Federal para melhorias nos deslocamentos, de implantação mais fácil, rápida e barata, enquanto as redes de trilhos avançam num ritmo mais lento.

Outro exemplo de ligações por ônibus, com parte da frota menos poluente que o diesel, que estão no foco do Governo Federal para incentivar em diferentes regiões metropolitanas pelo Brasil, está justamente na sede da COP30.

O Diário do Transporte esteve acompanhando em Belém (PA), os principais painéis sobre mobilidade, meio ambiente e saúde, e conheceu de perto o BRT Metropolitano de Belém, que conta com parte da frota de ônibus elétricos e passou a oferecer ligação direta e de baixo custo para que moradores de cidades que praticamente viviam no isolamento e, com o serviço, passaram a ter acesso mais barato e rápido aos recursos de saúde, educação, emprego e renda na capital Belém (PA).

A reportagem conversou com exclusividade com o Ministro das Cidades, Jader Filho, que revelou ao repórter Adamo Bazani, que a pasta vai incentivar a criação de sistemas de BRT (corredores de ônibus de maior demanda e velocidade) entre municípios vizinhos e que o sistema de Belém vai ser usado como modelo.

Relembre:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Adolfo Pinheiro Unisa é novo nome da estação da Linha 5-Lilás, em parceria da Motiva com a Universidade Santo Amaro

[ad_1]

Projeto prevê ativações personalizadas, com presença da marca em diversos pontos de contato, como mapas, sinalização, mídia digital, anúncios sonoros, além de ações de imprensa e ativações de comunicação

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A plataforma de trilhos da Motiva anunciou nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, que a Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5–Lilás de metrô, passa a se chamar Adolfo Pinheiro Unisa, resultado de uma parceria com a Universidade Santo Amaro (Unisa), instituição de ensino médico.

O movimento integra a estratégia da faculdade de reforçar sua presença de marca na zona sul de São Paulo.

O campus Adolfo Pinheiro da Universidade está localizado a poucos metros da estação que recebe diariamente centenas de estudantes, além de potenciais alunos que circulam entre as 12 mil pessoas que transitam pela região, em média, em dias úteis. Com 55 anos de atuação, a instituição está entre as principais de ensino privado do país, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (conceito cinco).

A parceria prevê ativações personalizadas, com presença da marca em diversos pontos de contato, como mapas, sinalização, mídia digital, anúncios sonoros, além de ações de imprensa e ativações de comunicação.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Inter de Milão inicia conversas para contratar Giovane, ex-Corinthians; negociação pode alcançar R$ 185 milhões

0

[ad_1]

A Inter de Milão abriu negociações com o estafe do atacante Giovane, ex-Corinthians, e atualmente no Hellas Verona, da Itália, para contratá-lo no próximo mercado de transferências, a partir de janeiro de 2026.

Os valores giram em torno de 20 a 30 milhões de euros (R$ 185 milhões). A informação foi apurada pela ESPN. De acordo com a reportagem, a negociação se iniciou a cerca de uma semana.

O brasileiro é um pedido do técnico Cristian Chivu, que tem monitorado as atuações de Giovane e ficou impressionado com o bom desempenho do ex-Corinthians contra a própria Inter, em partida na qual anotou o gol do Hellas Verona, em derrota por 2 a 1, no início do mês.

A ideia da Inter de Milão é acelerar as conversas, uma vez que equipes como Milan e Napoli, grandes concorrentes no futebol italiano, também têm interesse em Giovane. Outro time que “corre por fora” é o Villarreal, da Espanha, mas não conta com poderio financeiro para competir com os demais.

Há cerca de duas semanas, a ESPN trouxe informações importantes a respeito do assédio que Giovane vinha recebendo no mercado.

Em 13 partidas com a camisa do Hellas Verona, o atacante soma três assistências e um gol marcado. O brasileiro tem contrato com o time italiano até o final da temporada 2028/29 e chegou ao clube de graça em julho após deixar o Corinthians ao final do vínculo.

[ad_2]

Fonte

Gilvan confirma que segunda linha Circular da Saúde de Santo André (SP), entre o Hospital da Mulher e o Mário Covas, está em estudo

[ad_1]

Primeiro serviço do tipo, com linha B45, já é considerado case de mobilidade; intuito agora é interligar regiões de Camilópolis, Pq. Novo Oratório, Utinga, Centro, Vila Assunção e bairro Paraíso

ADAMO BAZANI e ARTHUR FERRARI

O Prefeito de Santo André, no ABC Paulista, Gilvan Ferreira, confirmou nesta quarta-feira, 19 de novembro de 2025, que uma nova linha Circular da Saúde está em estudo. A informação foi revelada pelo gestor em resposta ao jornalista Adamo Bazani, editor do Diário do Transporte, na Rádio ABC.

A linha em questão deve ligar diretamente o Hospital da Mulher ao Mário Covas, interligando as regiões de Camilópolis, Pq. Novo Oratório, Utinga, Centro, Vila Assunção e bairro Paraíso, ligando diretamente o Hospital da Mulher ao Mário Covas.

Como mostrou o Diário do Transporte ainda no início de novembro, moradores do Segundo Subdistrito da cidade pedem melhorias na oferta e qualidade dos transportes na região, e o serviço estudado, que ligará duas regiões de grande densidade, seria o ideal para suprir a demanda tendo em vista que muitos usuários do transporte coletivo dependem do serviço para o deslocamento entre residência e trabalho.

A reportagem recebeu uma série de contatos de pessoas que residem no Segundo Subdistrito e trabalham no Primeiro que relatam problemas no atendimento por ônibus municipais, como poucas linhas, longos intervalos e ausência de itinerários mais condizentes com as atuais necessidades de deslocamentos.

Relembre

Santo André possui sua área urbana separada em dois subdistritos pela linha 10-Turquesa da CPTM. Do lado oeste ficam regiões como Vila Suíça, Jardim do Estádio, Vila Luzita, Vila Homero Thom, Bairro Jardim, Campestre, Vila Assunção e Paraíso, atendidas pelo terminal Santo André Oeste, localizado na área central. A porção leste, servida pelo terminal Santo André Leste, reúne bairros como Parque das Nações, Utinga, Jardim das Maravilhas, Parque Novo Oratório e Camilópolis, além de fazer fronteira com a zona Leste da capital paulista. Os dois terminais mantêm conexão direta com a estação Prefeito Celso Daniel–Santo André, por meio de um acesso subterrâneo que atravessa a via férrea.

Como também mostrou o Diário do Transporte, a primeira linha Circular da Saúde da cidade, denominada B45, começou a operar em 25 de outubro de 2025, ligando locais de atendimento de Saúde de alta demanda na cidade, como o Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas.

O itinerário, que também conecta também locais considerados importantes na cidade para geração de emprego e renda, como a região central, Shopping ABC da Pereira Barreto e Coop Pereira Barreto, além de pontos de educação, lazer e cultura, como Parque Pedroso, Sabina Parque Escola do Conhecimento e Parque Central.

Relembre

Dias depois de inaugurada, a linha B45 teve seu itinerário ampliado em 30 de outubro, passando a atender também a vias internas do Bairro Paraíso, percorrendo o quadrilátero Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Igarapé, Rua Jabaquara e Rua Juazeiro no sentido Centro – Vila Luzita, e Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba e Rua Juazeiro no sentido ponto final do Hospital Mário Covas.

Relembre

Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Prefeito de Porto Alegre (RS) pede divisão equilibrada de responsabilidades para mobilidade urbana

[ad_1]

Declaração ocorreu durante painel sobre o PL 3278/2021 no Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade

ARTHUR FERRARI

Defesa de um modelo tripartite de governança para a mobilidade urbana, com divisão equilibrada de responsabilidades entre União, estados e municípios, marcou a participação do prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, no Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, em Gramado (RS). Em sua intervenção no painel “Reinventando a Mobilidade Urbana – PL 3278/2021: o novo marco legal em perspectiva nacional”, ele afirmou: “As cidades estão na linha de frente. É na prefeitura que as pessoas batem à porta quando o ônibus atrasa. Em Porto Alegre, fizemos investimentos importantes para qualificar a frota com recursos próprios. O Brasil precisa de uma governança tripartite na mobilidade humana, como no SUS, para que as responsabilidades sejam igualmente divididas” — Prefeito Sebastião Melo.

A proposta em discussão, o PL 3278/2021, tramita no Congresso Nacional e busca atualizar o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O texto trata de novas regras para o transporte público coletivo, amplia alternativas de financiamento e fortalece mecanismos de coordenação para os sistemas de mobilidade nas cidades.

O evento é organizado pela Associação Nacional dos Detrans (AND), com correalização do DetranRS, Cetran/RS, Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. A programação segue até quarta-feira (19/11), no Centro de Eventos Serra Park.

Com o tema Educação que Transforma, Integração que Conecta, Segurança que Protege, o congresso reúne autoridades, especialistas e gestores de diversas regiões para debates sobre educação para o trânsito, segurança viária, inovação e regulação. Também participaram do painel os secretários de Mobilidade Urbana de Porto Alegre (RS), Adão Castro, e o nacional, Denis Andia.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte