34.3 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 16:41
Publicidade
Home Blog Page 368

De possível Itália x Suécia aos potes: tudo sobre a repescagem europeia para a Copa do Mundo e como vai funcionar sorteio

0

[ad_1]

Ponto final nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Mas ainda há muito o que ser definido entre as seleções do Velho Continente antes do início do Mundial de 2026 e, nesta quinta-feira (20), às 9h (de Brasília), na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça, serão sorteados os confrontos da repescagem, que distribuirá as últimas quatro vagas da Europa para a disputa no Canadá, Estados Unidos e México.

Até o momento, apenas os líderes de cada um dos grupos das eliminatórias europeias já garantiram vaga na Copa, totalizando 12 seleções. Mas 16 países ainda seguem na briga para também carimbarem o seu passaporte via repescagem.

Das seleções garantidas na repescagem, 12 saíram das eliminatórias, por conta da segunda colocação no grupo, e 4 da Uefa Nations League 2024/25, com base nas melhores colocadas – que ainda não garantiram vaga na Copa ou repescagem europeia.

E seleções tradicionais do continente, sendo a principal delas a Itália, estão na briga pelas últimas vagas da Europa para o Mundial, e podem ter um caminho pesado até lá, incluindo a Suécia ainda na semifinal da repescagem.

Os jogos acontecerão entre os dias 26 e 31 de março de 2026, na primeira Data Fifa do próximo ano.

Abaixo, o ESPN.com.br explica como será o sorteio e como funcionarão os confrontos da repescagem.

Como funciona o sorteio da repescagem?

As 16 seleções classificadas para a repescagem europeia serão divididas em oito confrontos, divididos em duas chaves com quatro em cada. Haverá primeiro uma semifinal, seguida da final, em que os vencedores garantirão as vagas para a próxima Copa. Todos os duelos são em jogo único.

Serão quatro potes com quatro seleções em cada um. Nos três primeiros, estarão os países que saíram das eliminatórias, enquanto no quarto e último, as que vieram da Nations League.

A definição dos potes foi feita com base na posição de cada uma das seleções no ranking da Fifa, à exceção, claro, do pote 4, que leva em consideração apenas as campanhas na Liga das Nações.

As seleções presentes no pote 1 enfrentarão, necessariamente, algum país do pote 4, enquanto os dos potes 2 e 3 se cruzam.

Como ficaram os potes da repescagem europeia:

Pote 1

Pote 2

Pote 3

Pote 4

Seleções europeias já garantidas na Copa do Mundo:

[ad_2]

Fonte

Após mais de oito horas, Linha 9-Esmeralda tem operação normalizada na capital paulista

[ad_1]

Problemas na rede aérea afetaram o atendimento desde o período da manhã, com a circulação sendo interrompida temporariamente entre as estações Varginha e Jurubatuba

ADAMO BAZANI e ARTHUR FERRARI

Após mais de oito horas com problemas, a Linha 9-Esmeralda teve o atendimento normalizado na tarde desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, por volta das 16h50.

Desde o período da manhã, os passageiros enfrentaram grandes dificuldades. Segundo a concessionária da Motiva (CCR) e RuasInvest (Grupo Ruas), “devido à intercorrência na rede aérea entre as estações Autódromo e Jurubatuba”, a circulação de trens ficou interrompida entre as estações Varginha e Jurubatuba entre 4h27 e 5h13. Os trens voltaram a circular no trecho, mas apenas em via única.

Ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para atender esse trecho. Foram 50 coletivos em operação no trecho.

O Diário do Transporte questionou a concessionária, que disse por meio de nota que houve avaria em um trecho da rede aérea de energia. “Equipes de manutenção atuam no local para restabelecer as condições normais de operação o mais breve possível”, completa a nota.

Nota da ViaMobilidade na íntegra

“São Paulo, 18 de novembro de 2025 – A ViaMobilidade informa que a operação da Linha 9-Esmeralda está normalizada após correção da avaria identificada na rede aérea entre as estações Autódromo e Jurubatuba.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Arthur Ferrari, para o Diário do Transportes

[ad_2]

Fonte

Engavetamento em túnel da Rodovia Carvalho Pinto, em Jacareí (SP), deixa feridos na tarde desta terça-feira (18)

[ad_1]

Rodovia foi interditada completamente no sentido interior, na altura do quilômetro 76,5; dentre os veículos envolvidos, estava um ônibus e uma carreta, que teria dado início às colisões

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na tarde desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, por volta das 15h30, um engavetamento em um túnel da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070), na altura de Jacareí (SP), deixou ao menos três pessoas feridas.

Dentre as vítimas, duas sofreram ferimentos moderados e uma leve.

A sequência de colisões envolveu um ônibus, cinco veículos pesados e nove carros.

Por volta das 19h, a rodovia seguia completamente interditada no sentido interior, na região do quilômetro 76,5.

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar e pela Ecovias Leste Paulista, concessionária que administra o trecho.

Não há previsão de liberação da via.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

COP30 – Setor de biocombustíveis lança “Carta de Belém”, apresenta meta de quadruplicar uso desta fonte até 2035 e disseminar o biometano, que poderia substituir 60% do diesel

[ad_1]

Em garagem da empresa Sambaíba, em São Paulo, ônibus elétrico (verde) e biometano (azul). Diversificação de tecnologias pode ser caminho.

Para fabricantes reunidos em associações como a UNICA e Anfavea, o mundo provou que não dá para cumprir as metas de redução de emissões se depender apenas da eletrificação, em especial em veículos pesados. Já fabricantes de ônibus elétricos dizem que Brasil pode se tornar exportador

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

Entidades e fabricantes ligadas aos setores de veículos e de biocombustíveis lançaram nesta semana, na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), a chamada Carta de Belém, pela qual propõem “um esforço internacional coordenado para quadruplicar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis até 2035”

Liderado pela UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), entre as linhas gerais, o documento diz que que o mundo provou que não dá para cumprir as metas de redução de emissões se depender apenas da eletrificação, em especial em veículos pesados.

A Carta de Belém traz um diagnóstico direto: o mundo está atrasado na descarbonização da mobilidade e não cumprirá o Global Stocktake sem combinar eletrificação, combustíveis sustentáveis e novas rotas tecnológicas. O documento usa o caso brasileiro como evidência prática dessa convergência. Após cinco décadas de políticas como o Proálcool e o RenovaBio, o Brasil consolidou uma das matrizes energéticas mais limpas entre grandes economias, com 29% de bioenergia e 20% de outras fontes renováveis, e ampliou a oferta de bioeletricidade, que alcançou 21.000 GWh em 2024, o equivalente a 4% do consumo nacional, diz nota da associação de fabricantes.

A carta, além de exaltar o etanol, diz que as fontes de energia precisam se complementar e ressaltam os modelos híbridos com motores elétricos e a etanol.

Além disso, o documento ressalta que o biometano (combustível obtido na decomposição de resíduos) é amplamente disponível no Brasil, pode ser uma das soluções para reduzir as emissões, mas que não está ainda tendo o potencial aproveitado. Segundo as entidades, o biometano tem potencial para substituir 60% do consumo brasileiro de óleo diesel.

O etanol é uma solução madura e de baixa intensidade de carbono com potencial imediato de expansão, promovendo a restauração da terra e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis  para permitir a produção de biocombustíveis de baixo carbono sem comprometer a segurança alimentar. Juntamente com o biodiesel, o biogás e o biometano, essas fontes renováveis reforçam um caminho diversificado e confiável para a transição energética, contribuindo simultaneamente para a mitigação das mudanças climáticas, a segurança energética e o desenvolvimento no campo. Além das fronteiras nacionais, o etanol se destaca como um importante instrumento global para a mitigação das mudanças climáticas, especialmente quando combinado com tecnologias inovadoras, como veículos híbridos flexfuel, que integram propulsão por combustão interna e elétrica. Essa sinergia demonstra que os biocombustíveis e a eletrificação são complementares, oferecendo caminhos imediatos, escaláveis e econômicos para atingir as metas de redução de emissões. É possível recuperar uma produção significativa de biogás e biometano a partir de resíduos existentes e não utilizados no Brasil, especialmente do setor sucroalcooleiro e dos resíduos orgânicos municipais. Ele tem uma intensidade de carbono baixa ou negativa e tem potencial para produzir biometano em 120 milhões de Nm3/dia, o que poderia substituir 60% do consumo brasileiro de óleo diesel. O biometano liquefeito (BioLNG) também pode ajudar a reduzir as emissões no setor naval e, juntamente com a fermentação do etanol, fornecer CO2 biogênico para o setor de combustíveis sustentáveis.

Assinam o documento entidades como Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Brasileira de Bioenergia (Bioenergia Brasil), Instituto Mobilidade de Baixo Carbono Brasil (Instituto MBCBrasil) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), que conduziu a elaboração do documento.

ÔNIBUS ELÉTRICOS PODEM SER OPORTUNIDADES PARA O BRASIL SE DESTACAR COMO EXPORTADOR

Se os produtores de biocombustíveis e veículos que utilizam estas fontes de energia dizem que a eletrificação sozinha não daria conta das metas de redução de poluição por causa da falta de infraestrutura e capacidade limitada da produção de veículos elétricos, as fabricantes dos eletrificados dizem que são justamente nestes modelos que reside uma oportunidade de o Brasil entrar na rota da “neoindustrialização” e ganhar destaque mundial.

Inclusive, as plantas brasileiras podem se tornar exportadoras, em especial de ônibus elétricos para a América Latina.

Quem compartilha desta opinião, como mostrou o Diário do Transporte, é a presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, durante um dos eventos oficiais da COP30 Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém (PA), no painel “Descarbonização nos Modos de Transporte” na Estação do Desenvolvimento, espaço do Sistema Transporte da CNT (Confederação Nacional do Transporte), na Green Zone (área de livre acesso), no dia 13 de novembro.

“A alta flexibilidade dos modelos nacionais de ônibus elétricos e o conhecimento em operar em diferentes características de linhas e cidades que capacitam o Brasil a atender qualquer País, em especial na América Latina. Não adianta vender ônibus de prateleira. É necessário ter um padrão unificado e técnico de segurança, design e engenharia, mas conseguir a partir deste padrão, adaptar os modelos de ônibus de acordo com cada uma destas realidades. A Eletra sabe que não basta oferecer soluções, é necessário desenvolver soluções. – disse Milena

Relembre:

Segundo Milena, o momento do Brasil na neoindustrialização é agora. No segmento de ônibus, os ônibus brasileiros, na “era do diesel” lideraram na América Latina, mas hoje, na fase da eletrificação, perdem cada vez mais espaço para os chineses.

Eu acho que agora é o momento mais importante que a gente passou nos últimos 50 anos de indústria, porque o Brasil, como foi citado no painel, perdeu muito. A indústria do Brasil perdeu competitividade, perdeu timing, perdeu mercado. E a China acabou engolindo Brasil, Europa. Então eu acho que agora, com essa mudança de tecnologia, é a grande chance do Brasil, principalmente no setor de ônibus, porque ônibus também, você sabe, há 25, 30 anos atrás, o Brasil liderava as vendas de ônibus na América Latina.

Hoje, nós perdemos o mercado para os chineses. Então hoje, se você for para o Chile, para o México, para a Colômbia, todos os ônibus são chineses. Todas as fabricantes hoje, parceiras da Eletra, são brasileiras. Então a WEG para os motores elétricos, as baterias são elétricas a caixa e encarroçadoras. E tem outras fabricantes também, Marcopolo, que produz no Brasil. As plataformas Mercedes, que também são brasileiras, a Scania. Então eu acho que é uma grande oportunidade. O governo federal está vendo com bons olhos e querendo nos apoiar nessa nova chance de, como eles chamam, de ne-industrialização, que é uma reindustrialização do país.

A Eletra Industrial é uma empresa 100% brasileira, pioneira no País em ônibus elétricos, que lidera o mercado nacional, respondendo por 62% de todos os mais de 1100 coletivos não poluentes movidos com baterias em circulação no Brasil. Além de fabricar ônibus elétricos na planta de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, por meio do serviço Eletra Consult, a Eletra é a única na América Latina a oferecer consultoria completa destinada a gestores públicos e operadores privados de transportes para a implantação de sistemas eletrificados, contemplando todas as etapas, desde a definição das obras mais indicadas nas garagens, escolha da infraestrutura de carregamento, análise das linhas de financiamento mais indicadas, indicação dos modelos de ônibus para cada operação e o chamado pós-venda, com o treinamento de motoristas, planos de manutenção e até as alternativas para a utilização e destinação de baterias ao fim da vida útil nos veículos.

O Diário do Transporte visitou a COP30 na última semana, a convite da Eletra.

VEJA O DOCUMENTO LIDERADO PELA UNICA:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul recebe dois novos ônibus Volare Fly 10

[ad_1]

Foto: Leonardo Ambrosio | ASCOM IGP

Coletivos serão utilizados como unidades móveis do órgão público e irão reforçar o atendimento no território gaúcho

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta terça-feira, 18 de novembro de 2025, o IGP (Instituto-Geral de Perícias) do Rio Grande do Sul recebeu dois novos ônibus Volare Fly 10, que serão utilizados como unidades móveis pelos agentes do Poder Público.

Os coletivos serão utilizados em diversas atividades do instituto, como eventos e mutirões, servindo como um reforço logístico em diferentes áreas do trabalho realizado pela perícia criminal do estado.

O investimento total para a aquisição dos veículos foi de R$ 1,8 milhão, com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). As unidades ficarão à disposição de diferentes regiões do Estado, conforme a demanda, ampliando a atuação do IGP em todo o território gaúcho.

Além das unidades móveis destinadas ao IGP, novas viaturas também foram entregues para a Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar. No total, as forças de segurança do Estado receberam mais de R$ 100 milhões em viaturas Hilux, SW4, Corolla Cross, caminhões-baú, guinchos e unidades móveis de atendimento.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Estêvão volta a marcar, Paquetá isola pênalti, e Brasil empata com a Tunísia no último jogo de 2025

0

[ad_1]

Foi com um empate que a seleção brasileira encerrou a temporada 2025. Atuando em Lille, na França, nesta terça-feira (18), a equipe saiu atrás, buscou a igualdade, mas ficou no 1 a 1 com a Tunísia, em um dos últimos amistosos antes do início da Copa do Mundo.

Os tunisianos saíram na frente, com gol de Mastouri. Ainda no primeiro tempo, Estêvão empatou. Na segunda etapa, Lucas Paquetá teve a chance de virar, mas mandou cobrança de pênalti para fora.

Com o tropeço, o Brasil agora encerra a sua temporada e só volta a atuar em março de 2026, nos Estados Unidos, nos últimos amistosos antes da convocação para a Copa.

Como antecipou a ESPN, os rivais serão Croácia e França, atendendo ao desejo da comissão técnica brasileira, que queria enfrentar rivais europeus de ponta.

A partida marca o segundo empate nos oito jogos sob o comando de Carlo Ancelotti. A seleção tem também quatro vitórias e duas derrotas.

O jogo

Diferentemente do que aconteceu na partida contra Senegal, o Brasil teve dificuldades de criar boas oportunidades. E ainda por cima cedeu espaços.

Na marca de 22, Abdi aproveitou erro de Wesley, puxou contra-ataque e cruzou para Mastouri, que dominou e finalizou na saída de Bento para abrir o placar.

Atrás no placar, a seleção foi para cima e passou a criar chances, mas parava sempre na forte defesa tunisiana. Aos 42 minutos, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti, por um toque de mão de Bronn na área. Estêvão cobrou muito bem e empatou a partida.

Na segunda etapa, Ancelotti optou por fazer testes, e optou pelas entradas de jogadores como Vitor Roque, Danilo, Lucas Paquetá e Fabinho.

Aos 13 minutos, um momento preocupante. Éder Militão, recém-recuperado de uma grave lesão, deu um passe para o lado e sentiu muitas dores, precisando ser substituído por Fabrício Bruno.

O jogo seguiu truncado até os 30 minutos, quando o Brasil aproveitou erro da defesa da Tunísia, que saiu jogando errado. Vitor Roque foi puxado dentro da área por Sassi. Pênalti, que Paquetá bateu e mandou para fora.

Na parte final, a seleção voltou a tentar pressionar, mas não conseguiu a forte retranca tunisiana. Já nos acréscimos, Estêvão deu uma arrancada e mandou um chute na trave.

[ad_2]

Fonte

Rápido Araguaia busca novos motoristas de ônibus e profissionais de variadas áreas para atuação no transporte público de Goiânia e Região Metropolitana

[ad_1]

Oportunidades são destinadas a motoristas de ônibus, lanterneiro, analista de operações júnior, analista de suporte técnico, auxiliar de borracharia, jovem aprendiz e vagas exclusivas para PCD, auxiliar de escritório e auxiliar de planejamento

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Rápido Araguaia, concessionária do transporte público coletivo de Goiânia e Rede Metropolitana, e integrante do Grupo Odilon Santos, está com 37 vagas de emprego abertas para áreas de operação, manutenção, técnica e administrativa. As oportunidades estão distribuídas entre motoristas, lanterneiro, analista de operações júnior, analista de suporte técnico, auxiliar de borracharia, jovem aprendiz e vagas exclusivas para PCD, auxiliar de escritório e auxiliar de planejamento.

Os interessados podem enviar currículos ou esclarecer dúvidas pelo WhatsApp (62) 98523-0289. A contratação será imediata após processo seletivo.

A empresa oferece diversos benefícios, como vale-alimentação; cartão passe-livre funcional; plano de saúde Hapvida; plano odontológico Hapvida ou Uniodonto; Wellhub (parceria com academias); Medipreço (parceria com farmácias); Zenklub (plataforma de bem-estar emocional com sessões gratuitas); Onze (educação financeira e previdência privada); convênios com universidades (universidade corporativa); e seguro de vida. A lotação é para as três garagens da Rápido Araguaia em Goiânia, Jardim Presidente (Oeste), Jardim Santo Antônio (Sul) e Chácara Mansões Rosa (Noroeste).

Vagas na Rápido Araguaia – 37 oportunidades

Motorista

Vagas: 25

Carga horária: 25h semanais (4h diárias em regime de escala, incluindo 6×1)

Salário: R$ 1.841,77 + venda a bordo R$ 148,79

Requisitos: CNH D/E EAR; curso de transporte coletivo ou interesse em realizar.

Benefícios: Vale-alimentação R$ 651,62 + cartão passe-livre + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + seguro de vida.

Motorista Semi-Urbano – Viação Araguarina

Vagas: 2 para Rodoviária de Goiânia

Carga horária: 44h semanais

Salário: R$ 2.576,67 + gratificação venda a bordo R$ 300,00 + gratificação produtividade até R$ 365,00

Requisitos: Mínimo de 1 ano de vivência com transporte de passageiros semiurbanos; CNH D/E EAR; curso de transporte coletivo atualizado.

Benefícios: Vale-alimentação R$ 783,73 + cartão passe-livre + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + seguro de vida.

Lanterneiro

Vagas: 1 na Garagem Noroeste (08h às 16h20); 3 na Garagem Oeste (08h às 16h20 e 19h às 02h40); 1 na Garagem Sul (19h às 02h40).

Salário: R$ 2.898,13

Requisitos: Ensino Médio completo; experiência com lanternagem de veículos pesados.

Benefícios: Vale-alimentação R$ 1.146,00 + cartão passe-livre funcional + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Responsabilidades: Analisar o veículo; preparar lataria e peças para reparo; confeccionar peças simples para pequenos reparos.

Analista de Suporte Técnico

Vaga: 1

Horário: 08h às 18h (segunda a sexta) – Home Office

Salário: R$ 2.890,00

Benefícios: Auxílio Home Office R$ 386,00 + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Requisitos: Conhecimentos básicos Sobre Mapeamento de Processos (bpmn 2.0 desejável). Pacote Office (Excel, PowerPoint), Outlook. Familiarização com termos técnicos relacionados a tecnologia (Integrações, API, RPA, BPMS, Banco de dados, etc). Experiência com
algum uso de BPMS ou Helpdesk (Ferramentas como Zeev) seria desejável.

Responsabilidades: Prestar suporte técnico de primeiro nível aos colaboradores internos, solucionando dúvidas e problemas relacionados aos sistemas corporativos; Realizar criação e manutenção de usuários nos sistemas internos, incluindo configuração de perfis
e permissões de acesso; Gerenciar chamados técnicos desde a abertura até o fechamento, garantindo qualidade no atendimento e documentação adequada das soluções; Acompanhar e reportar indicadores de performance (KPIs) do atendimento, incluindo tempo de resposta,
SLA e taxa de resolução; Manter comunicação ativa com as diversas áreas da empresa, servindo como ponto de contato para questões técnicas e melhorias nos processos; Escalar chamados complexos para níveis superiores de suporte quando necessário; Documentar
procedimentos e manter base de conhecimento atualizada.

Analista de Operações Júnior

Vaga: 1 para o Shopping Cerrado

Horário: 08h às 18h (segunda a sexta) | 08h às 12h (sábado)

Salário: R$ 3.528,00

Benefícios: Vale-alimentação R$ 841,00 + vale-transporte + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Requisitos: Graduação em Engenharia, Arquitetura ou áreas correlatas; Excel intermediário; AutoCAD básico/intermediário.

Responsabilidades: Suporte aos lojistas; coordenação de áreas (manutenção, facilities, engenharia, financeiro); acompanhamento de limpeza, segurança alimentar e obras; gestão de contratos e indicadores.

Jovem Aprendiz

Vaga: 1 para a Rápido Araguaia

Horário: Vespertino

Salário: R$ 712,00

Benefícios: Vale-alimentação R$ 491,79 + vale-transporte + Wellhub + Medipreço + Zenklub.

Responsabilidades: Arquivar e digitalizar documentos físicos e eletrônicos; Manter pastas organizadas e atualizadas; Apoiar na elaboração de planilhas e relatórios simples; Preencher formulários e conferir dados; Aprender a utilizar softwares como Excel, Word
e sistemas internos da empresa; Atualizar cadastros e bancos de dados.

Auxiliar de Borracharia

Vaga: 1 para a Rápido Araguaia / Garagem Oeste

Horário: 19h às 02h40

Carga horária: Regime de escala 6×1

Salário: R$ 1.518,00

Benefícios: Vale-alimentação R$ 1.146,16 + cartão passe-livre + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Requisitos: Experiência prévia em borracharia/oficina (desejável).

Responsabilidades: Auxiliar na montagem e desmontagem de pneus em veículos; Apoiar na troca e conserto de pneus; Realizar calibragem, balanceamento e rodízio de pneus; Realizar lavagem e organização de pneus e rodas; Registrar informações sobre os serviços
executados; Prestar suporte ao borracheiro principal; Trabalhar seguindo normas de segurança e qualidade.

Auxiliar de Escritório – PcD

Vaga: 1 para a Rápido Araguaia / Garagem Oeste

Horário: 09h40 às 18h

Salário: R$ 1.661,35

Benefícios: Vale-alimentação R$ 1.146,16 + cartão passe-livre + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Auxiliar de Planejamento – PcD

Vaga: 1 para a Rápido Araguaia / Garagem Oeste

Horário: 08h00 às 16h20

Salário: R$ 1.661,35

Benefícios: Vale-alimentação R$ 1.146,16 + cartão passe-livre + plano de saúde + plano odontológico + Wellhub + Medipreço + Zenklub + Onze + convênios universitários + Universidade Corporativa.

Requisitos: Ensino Médio completo; experiência e qualificações; Pacote Office.

Responsabilidades: Rotinas Administrativas.

Serviço:

Processo seletivo: Vagas de emprego na Rápido Araguaia

Quantidade: 37 vagas (Goiânia e Região Metropolitana)

Áreas: Operação, manutenção, técnica e administrativa

Requisitos: Variam conforme o cargo; exigência mínima de Ensino Fundamental ou Médio completo (ver descrição individual).

Prazo: Enquanto houver vagas disponíveis

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ecovias Noroeste Paulista altera trânsito de veículos em rodovias do interior de São Paulo a partir desta terça-feira (18)

[ad_1]

Obras são realizadas das 7h às 17h e das 21h às 7h diariamente, e se estendem até sábado (22)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Até sábado, 22 de novembro de 2025, as rodovias gerenciadas pela concessionária Ecovias Noroeste Paulista no interior de São Paulo sofrem alterações no trânsito de veículos.

Serão realizadas obras, intervenções e manutenções nas rodovias Washington Luís (SP-310); Brigadeiro Faria Lima (SP-326); Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333); Comendador Pedro Monteleone (SP-351); José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323).

Os serviços diurnos ocorrem das 7h às 17h, e as atuações noturnas, das 21h às 7h.

O cronograma está sujeito a alterações e pode ser acompanhado pelo Instagram@_econoreste.

Para as obras de ampliação da Rodovia Washington Luís (SP-310), o fechamento de faixas de tráfego ocorrem no período diurno:

SÃO CARLOS – de segunda a quinta-feira, das 6 às 17 horas, de sexta-feira, das 6 às 16 horas e sábado, das 7h às 17 horas.

MIRASSOL – de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, de sexta-feira, das 7 às 16 horas e sábado, das 7h às 17 horas.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – de segunda a quinta-feira, das 7 às 17 horas, de sexta-feira, das 7 às 16 horas e sábado, das 7h às 17 horas.

OPERAÇÃO ESPECIAL FERIADO DE 20 DE NOVEMBRO – A Ecovias Noroeste Paulista estima que 672.478 veículos trafegarão pelos 600 quilômetros de rodovias administrados pela concessionária no feriado prolongado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Entre 19 e 24 deste mês, haverá uma operação especial, com reforço de equipes e monitoramento 24 horas, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), para garantir segurança e fluidez no trânsito. Nesse período as obras poderão ser restritas.

SERVIÇOS GERAIS

Pavimento, sinalização horizontal e vertical, manutenção e conserva

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Ibaté / Araraquara /  Matão / Taquaritinga – Quilômetros 247 a 330 (diurna, dois sentidos).

Santa Adélia / Pindorama / Catanduva – Quilômetros 354 a 379 (diurna, dois sentidos).

Araraquara – dispositivo km269 ao dispositivo km308 (diurno).

Cedral / São José do Rio Preto / Mirassol – Quilômetros 427 a 454 (noturna, dois sentidos).

OBRA DE AMPLIAÇÃO (TERCEIRAS FAIXAS) – INTERDIÇÃO DA FAIXA DA ESQUERDA

São Carlos – Quilômetros 231 a 240 (diurna, dois sentidos).

Interdição sentido bairro-centro do viaduto quilômetro 231+800m.

Interdição total, das 8h30 às 16h30, do viaduto quilômetro 236+100m,

Interdição total do viaduto quilômetro 232+900m

Mirassol – Quilômetros 452 ao 444+750m (diurna, dois sentidos).

Interdição total do viaduto no quilômetro 449+300m, das 8 às 16 horas, até 23 de novembro

São José do Rio Preto – Quilômetros 428 a 431 (diurna, sentido norte Cedral – Rio Preto).

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Matão / Dobrada / Santa Ernestina / Guariba / Taquaritinga / Jaboticabal / Taiúva / Taquaral / Pitangueiras / Bebedouro – Quilômetros 293 a 386 (diurno, dois sentidos).

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Jaboticabal / Taquaritinga – Quilômetros 109 a 135 (diurno, dois sentidos).

Taquaritinga / Itápolis / Borborema – Quilômetros 140 a 212 (diurno, dois sentidos).

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Bebedouro / Pirangi – Quilômetros 166 a 179 (diurno, dois sentidos).

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Monte Alto- Quilômetros 009 a 018 (diurno, dois sentidos).

  • Quarta-feira – 19/11 – A PROGRAMAÇÃO PODE TER RESTRIÇÕES DEVIDO AO FERIADO PROLONGADO.

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Araraquara / Matão / Taquaritinga – Quilômetros 267 a 330 (diurna, dois sentidos) – até 13 horas

Catanduva / Catiguá / Ibirá / Uchoa – Quilômetros 379 a 404 (diurna, dois sentidos).

Araraquara – dispositivo km269 ao dispositivo km308 (diurno) – até 13 horas

Cedral / São José do Rio Preto / Mirassol – Quilômetros 427 a 454 (noturna, dois sentidos).

OBRA DE AMPLIAÇÃO (TERCEIRAS FAIXAS) – INTERDIÇÃO DA FAIXA DA ESQUERDA

São Carlos – Quilômetros 231 a 240 (diurna, dois sentidos).

Interdição sentido bairro-centro do viaduto quilômetro 231+800m.

Interdição total, das 8h30 às 16h30, do viaduto quilômetro 236+100m,

Interdição total do viaduto quilômetro 232+900m

Mirassol – Quilômetros 452 ao 444+750m (diurna, dois sentidos).

Interdição total do viaduto no quilômetro 449+300m, das 8 às 16 horas, até 23 de novembro

São José do Rio Preto – Quilômetros 428 a 431 (diurna, sentido norte Cedral – Rio Preto) – até 13 horas

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Matão / Dobrada / Santa Ernestina / Guariba / Taquaritinga / Jaboticabal / Taiúva / Taquaral / Pitangueiras / Bebedouro   – Quilômetros 293 a 375 (diurno, dois sentidos) – até 13 horas

Bebedouro / Colina – Quilômetros 386 a 399 (diurno, dois sentidos).

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Taquaritinga / Itápolis / Borborema – Quilômetros 135 a 212 (diurno, dois sentidos) – até 13 horas

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Pirangi / Paraíso – Quilômetros 179 a 192 (diurno, dois sentidos).

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Monte Alto- Quilômetros 018 a 027 (diurno, dois sentidos).

  • Quinta-feira – 20/11 – A PROGRAMAÇÃO PODE TER RESTRIÇÕES DEVIDO AO FERIADO PROLONGADO.

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Araraquara / Matão / Taquaritinga – Quilômetros 267 a 330 (diurna, dois sentidos) – após 14 horas

Uchoa / Cedral / São José do Rio Preto – Quilômetros 404 a 429 (diurna, dois sentidos).

Araraquara – dispositivo km269 ao dispositivo km308 (diurno) – após 14 horas

Cedral / São José do Rio Preto / Mirassol – Quilômetros 427 a 454 (noturna, dois sentidos).

OBRA DE AMPLIAÇÃO (TERCEIRAS FAIXAS) – INTERDIÇÃO DA FAIXA DA ESQUERDA

São Carlos – Obras suspensas

Interdição sentido bairro-centro do viaduto quilômetro 231+800m.

Interdição total do viaduto quilômetro 232+900m

Mirassol – Obras suspensas

Interdição total do viaduto no quilômetro 449+300m, das 8 às 16 horas, até 23 de novembro

São José do Rio Preto – Obras suspensas

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Matão / Dobrada / Santa Ernestina / Guariba / Taquaritinga / Jaboticabal / Taiúva / Taquaral / Pitangueiras / Bebedouro – Quilômetros 293 a 375 (diurno, dois sentidos) – após 14 horas

Colina / Barretos – Quilômetros 399 a 413 (diurno, dois sentidos).

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Taquaritinga / Itápolis / Borborema – Quilômetros 140 a 212 (diurno, dois sentidos) – após 14 horas

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Paraíso / Palmares Paulista / Catanduva – Quilômetros 192 a 205 (diurno, dois sentidos).

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Monte Alto / Vista Alegre do Alto / Pirangi – Quilômetros 027 a 036 (diurno, dois sentidos).

  • Sexta-feira – 21/11 – A PROGRAMAÇÃO PODE TER RESTRIÇÕES DEVIDO AO FERIADO PROLONGADO.

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Araraquara / Matão / Taquaritinga – Quilômetros 267 a 330 (diurna, dois sentidos) – após 14 horas

Matão / Taquaritinga – Quilômetros 307 a 330 (diurna, dois sentidos).

Araraquara – dispositivo km269 ao dispositivo km308 (diurno).

Cedral / São José do Rio Preto / Mirassol – Quilômetros 424 a 454 (diurna e noturna, dois sentidos).

OBRA DE AMPLIAÇÃO (TERCEIRAS FAIXAS) – INTERDIÇÃO DA FAIXA DA ESQUERDA

São Carlos – Quilômetros 231 a 240 (diurna, dois sentidos).

Interdição sentido bairro-centro do viaduto quilômetro 231+800m.

Interdição total, das 8h30 às 16h30, do viaduto quilômetro 236+100m,

Interdição total do viaduto quilômetro 232+900m

Mirassol – Quilômetros 452 ao 444+750m (diurna, dois sentidos).

Interdição total do viaduto no quilômetro 449+300m, das 8 às 16 horas, até 23 de novembro

São José do Rio Preto – Quilômetros 428 a 431 (diurna, sentido norte Cedral – Rio Preto).

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Matão / Dobrada / Santa Ernestina / Guariba / Taquaritinga / Jaboticabal / Taiúva / Taquaral / Pitangueiras / Bebedouro – Quilômetros 293 a 375 (diurno, dois sentidos).

Barretos – Quilômetros 413 a 426 (diurno, dois sentidos).

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Taquaritinga / Itápolis / Borborema – Quilômetros 140 a 212 (diurno, dois sentidos).

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Catanduva – Quilômetros 205 a 218 (diurno, dois sentidos).

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Pirangi – Quilômetros 036 a 044 (diurno, dois sentidos).

  • Sábado – 22/11 – A PROGRAMAÇÃO PODE TER RESTRIÇÕES DEVIDO AO FERIADO PROLONGADO.

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Araraquara / Matão / Taquaritinga – Quilômetros 267 a 330 (diurna, dois sentidos).

Araraquara – dispositivo km269 ao dispositivo km308 (diurno).

OBRA DE AMPLIAÇÃO (TERCEIRAS FAIXAS) – INTERDIÇÃO DA FAIXA DA ESQUERDA

São Carlos – Quilômetros 231 a 240 (diurna, dois sentidos).

Interdição sentido bairro-centro do viaduto quilômetro 231+800m.

Interdição total, das 8h30 às 16h30, do viaduto quilômetro 236+100m,

Interdição total do viaduto quilômetro 232+900m

Mirassol – Quilômetros 452 ao 444+750m (diurna, dois sentidos).

Interdição total do viaduto no quilômetro 449+300m, das 8 às 16 horas, até 23 de novembro

São José do Rio Preto – Quilômetros 428 a 431 (diurna, sentido norte Cedral – Rio Preto).

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Matão / Dobrada / Santa Ernestina / Guariba / Taquaritinga / Jaboticabal / Taiúva / Taquaral / Pitangueiras / Bebedouro – Quilômetros 293 a 375 (diurno, dois sentidos).

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Taquaritinga / Itápolis – Quilômetros 140 a 182 (diurno, dois sentidos).

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Sem obras.

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Sem obras.

SP-310 – Rodovia Washington Luís

Sem obras.

SP-326 – Rodovia Brigadeiro Faria Lima

Sem obras.

SP-333 – Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil

Sem obras.

SP-351 – Rodovia Comendador Pedro Monteleone

Sem obras.

SP-323 – Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto

Sem obras.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Parceria entre TIC Trens e Inteli visa criar soluções tecnológicas para o setor ferroviário

[ad_1]

Estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos que poderão ser aplicados às operações do Trem Intercidades (TIC), Trem Inter metropolitano (TIM) e Linha 7-Rubi

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Como forma de transformar inovação acadêmica e estimular a criatividade, a TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação da Linha 7-Rubi, implantação do serviço expresso Trem Intercidades (TIC) e do serviço parador Trem Intermetropolitano (TIM), firmou uma parceria com o Inteli (Instituto de Tecnologia e Liderança), unindo expertises para levar mais conhecimento aos estudantes de forma prática.

A iniciativa conecta alunos aos desafios concretos da mobilidade urbana e visa estimular a criatividade para o desenvolvimento de soluções tecnológicas com potencial de serem aplicadas nas operações e nas manutenções das futuras linhas operadas pela concessionária. A partir de 26 de novembro, a TIC Trens passa a ser responsável pela Linha 7-Rubi. Já o Trem Intermetropolitano (TIM) e o Trem Intercidades (TIC) estão previstos para 2029 e 2031, respectivamente.

“O objetivo desta parceria é transformar a TIC Trens em um campo de ciência aplicada, fortalecendo a cultura de inovação da concessionária e a conexão com o ecossistema acadêmico. O modelo contribui para a formação de profissionais mais preparados e gera benefícios concretos para todo o ecossistema de mobilidade, sobretudo diante do início da fase de operação e manutenção da Linha 7-Rubi e da construção do TIM e do TIC”, afirma Pedro Moro, diretor-presidente da TIC Trens.

A parceria adota um modelo de ensino baseado em situações e projetos reais, em que equipes multidisciplinares de alunos desenvolvem novas tecnologias e contam com o acompanhamento técnico dos profissionais da TIC Trens.

Um dos primeiros temas trabalhados é IoT (Internet das Coisas), com foco na criação de sensores para controle de acesso em áreas restritas. Ao final, os estudantes entregam um projeto funcional e disponibilizam todo o código-fonte para a empresa, que poderá aprimorar ou implantar a solução em ambiente real.

O programa inclui apresentações periódicas dos projetos, com participação de profissionais da TIC Trens e docentes do Inteli, e poderá se expandir para áreas como manutenção preventiva, monitoramento de ativos e experiência do passageiro. Nesta primeira etapa, mais de 30 estudantes de Engenharia, Ciência da Computação e Design de Software participam das atividades.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Corinthians decide demitir funcionário flagrado vendendo camisas em ‘comércio irregular de materiais’

0

[ad_1]

Os bastidores do Parque São Jorge seguem quentes após se tornarem públicas as informações sobre o relatório produzido pela auditoria interna que analisou problemas envolvendo as peças de materiais esportivos entregues pela Nike ao Corinthians. E um dos temas centrais do caso teve desdobramentos imediatos.

A diretoria decidiu pela demissão do funcionário do clube flagrado vendendo irregularmente camisas. O desligamento está previsto para esta terça-feira (18). A informação foi revelada pela jornalista Livia Camillo e confirmada pela ESPN.

O caso passou a ser investigado pelos membros da auditoria após denúncia recebida durante a execução dos trabalhos.

Segundo documento entregue à diretoria, “o autor relatou a ocorrência de comércio irregular de materiais pertencentes ao Clube, tanto dentro quanto fora de suas dependências”.

“Com o objetivo de confirmar a veracidade das informações, em 11 de outubro de 2025 foram adquiridas duas camisetas Nike, ao valor de R$ 150,00 cada, totalizando R$ 300,00, sendo o PIX de pagamento vinculado a conta bancária do próprio funcionário do Clube”, citou a análise interna.

“Posteriormente, em 13 de outubro de 2025, foi realizada nova aquisição, pertencente à coleção 2025 (modelo roxo), reforçando os indícios da comercialização indevida de materiais institucionais. As três peças foram analisadas e confirmou-se que se trata de uniformes originais e de propriedade do Clube”.

A conclusão apontou a comercialização de materiais pertencentes ao clube, participação direta de funcionário na transação e realização da atividade ilícita dentro das dependências.

“Devido à gravidade dos indícios, um representante da equipe de auditores comunicou imediatamente o Presidente da Diretoria, Sr. Osmar Stabile, a fim de assegurar tratamento urgente e institucional ao ocorrido. O Presidente, ao ser informado, acionou os responsáveis pelas áreas competentes e dirigiu-se pessoalmente ao local para colher informações adicionais e acompanhou a apuração preliminar dos fatos”.

“O funcionário, ao ser questionado por seus superiores, reconheceu a participação no ato, confessando seu envolvimento no ocorrido. O caso foi encaminhado internamente aos departamentos competentes do Clube para a realização de apuração detalhada, visando à identificação das responsabilidades individuais e à adoção das medidas administrativas cabíveis”.

Em nota oficial divulgada na tarde da última segunda-feira (17), o presidente Osmar Stabile confirmou que “entregou à Presidência do Conselho Deliberativo o relatório da auditoria interna dos estoques e processos de gestão de materiais esportivos fornecidos pela Nike ao clube referentes aos anos de 2024 e 2025, solicitando que as Comissões do CD realizem a devida análise e apuração dos fatos”.

No mesmo comunicado, o dirigente reafirmou que partiu dele a ordem para que o caso fosse investigado, ressaltando que “a auditoria interna foi conduzida a partir de determinação da Presidência da Diretoria, nos meses de setembro e outubro de 2025, nos almoxarifados do CT Dr. Joaquim Grava e do Parque São Jorge”.

Como a ESPN detalhou, o documento apontou aumento de 24% em relação ao volume de itens recebidos pela fornecedora entre 2024 e 2025, chegando a 41.963 peças, além de R$ 6,4 milhões em Notas Fiscais não lançadas em sistema entre 2024 e 2025.

Há ainda a citação à retirada de 131 itens registrados pelo 2º Vice-Presidente do Corinthians, Armando Mendonça, entre 06 de junho e 30 de outubro de 2025, além de “ocorrências relevantes” em relação a “membros da diretoria” que, segundo relatório, “caracterizadas por comportamentos inadequados, incluindo atos de intimidação e situações configuradas como assédio moral”.

Sobre falhas no planejamento de estoque dos materiais, o relatório da auditoria revelou que foram solicitados à Nike mais de 17 mil itens em janeiro. Ainda assim, “em setembro não havia a camisa principal para a partida contra o Fluminense”.

[ad_2]

Fonte