18.7 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 07:11
Publicidade
Home Blog Page 376

A2 Transportes afirma que queda de energia que atrasou saída de ônibus elétricos foi causada por fusível instalado pela Enel e rejeita versão de falha interna

[ad_1]

Empresa que atua no transporte coletivo na zona Sul da capital afirma que distribuidora usou fusível inadequado no poste externo, provocando a interrupção registrada entre sexta-feira e a madrugada de sábado; Enel havia dito que o defeito ocorreu nas instalações da operadora

ALEXANDRE PELEGI

A queda de energia que atingiu a garagem da A2 Transportes entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15) continua repercutindo — não apenas pelo impacto operacional, que comprometeu a recarga de ônibus elétricos e atrasou a saída da frota, mas também pela divergência entre a empresa e a Enel sobre a origem do problema.

A A2 registrou a ocorrência junto à SPTrans após enfrentar horas sem energia suficiente para completar a recarga dos coletivos. Parte da frota elétrica prevista para o atendimento das linhas amanheceu com carga insuficiente, prejudicando o serviço.

Em nota enviada ao Diário do Transporte, a Enel Distribuição São Paulo afirmou que a interrupção teria sido provocada por um defeito interno nas instalações do próprio cliente. Segundo a empresa:

  • “A interrupção no fornecimento de energia registrada na garagem da A2 Transportes […] foi ocasionada por um defeito interno nas instalações do próprio cliente.”
  • “A energia foi restabelecida por volta de 02h40 deste sábado.”
  • “Não foram identificadas ocorrências na rede da Enel que atende a região ou o ramal que supre a garagem da A2.”

Pouco tempo depois a Enel complemento a nota:

A Enel Distribuição São Paulo esclarece que o fusível instalado no poste externo atua como proteção do sistema elétrico e tem a função de isolar a rede da distribuidora em casos de defeito interno nas instalações do cliente.

Embora a reposição do fusível seja realizada pela Enel, o equipamento somente se desarma quando há falha ou sobrecarga nos cabos do cliente ou nas instalações internas da cabine.

A distribuidora entrará em contato com o operador da garagem para os esclarecimentos necessários.

Já na manhã deste sábado, o engenheiro responsável da operadora contestara a afirmação da distribuidora. Em declaração ao Diário do Transporte, ele apontou que o problema ocorreu em equipamento instalado no poste localizado na via pública, reforçando tratar-se de item de responsabilidade da Enel:

“Caiu o fusível deles. Do cabo para baixo é nossa responsabilidade; do fusível para cima é da Enel. Esse fusível Mateus é parte da Enel. Se ele cai, a responsabilidade é deles.”

Após a resposta da Enel, a A2 Transportes enviou um novo posicionamento, detalhando a origem externa da falha e afirmando que o defeito decorre de instalação inadequada de fusíveis feita pela própria Enel no dia da energização da cabine primária da garagem.

Leia a resposta da empresa:

A A2 Transportes esclarece que a falha de energia registrada durante a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado teve origem externa à empresa, em componente instalado pela própria concessionária Enel.

Segundo a direção técnica da operadora, no dia da ligação da cabine primária da garagem, a equipe da Enel responsável pelo serviço não instalou os fusíveis conforme o projeto estabelecido. A concessionária, ainda de acordo com a A2, não dispunha no momento do conjunto completo de fusíveis adequados. O técnico presente teria apenas duas unidades corretas e, por isso, acabou instalando um fusível de amperagem inferior à necessária no poste da via pública.

Para a A2, esta falha na montagem externa do sistema foi determinante para a interrupção ocorrida ontem à noite, que comprometeu a recarga da frota elétrica e, consequentemente, o atendimento do transporte público na cidade. A empresa reforça que o problema não se originou nas instalações internas da garagem, mas sim no equipamento instalado no poste da rua pela Enel.

Com as versões divergentes, o caso permanece em apuração. A Enel afirma manter contato com a operadora para esclarecimentos, enquanto a A2 Transportes reforça que continuará acompanhando o desempenho dos equipamentos externos para evitar novas ocorrências.

O Diário do Transporte segue acompanhando o assunto.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Curitiba (PR) entra na reta final da consulta pública sobre nova concessão do transporte coletivo

[ad_1]

Prazo termina na segunda-feira (17/11); projeto prevê 245 ônibus elétricos, integração temporal e investimento de R$ 3,7 bilhões

ALEXANDRE PELEGI

A consulta pública que vai definir as bases da nova concessão do transporte coletivo de Curitiba entra na última etapa. O prazo para participação termina nesta segunda-feira, 17 de novembro, depois de uma prorrogação de 30 dias feita pela prefeitura para ampliar a participação da população e de entidades interessadas. As manifestações enviadas serão avaliadas e respondidas em até 30 dias após o encerramento, e todo o material ficará disponível no site oficial.

A administração municipal afirma que o objetivo é garantir transparência e permitir que usuários, especialistas, organizações comunitárias e representantes do setor apresentem sugestões antes da publicação do edital e da realização do leilão. A participação popular, segundo o município, é essencial para atualizar o sistema e adequá-lo às necessidades reais do passageiro.

A proposta de nova concessão prevê uma reformulação ampla do transporte coletivo de Curitiba. A modernização do sistema inclui a aquisição de 245 ônibus elétricos nos primeiros cinco anos do contrato, além de 149 veículos a diesel com padrão Euro 6 já no início da operação. Outros 1.084 ônibus deverão ser incorporados ao longo dos 15 anos de vigência, período total da concessão. O projeto também traz a implantação da integração temporal entre todas as linhas da capital, medida que promete reduzir o tempo de deslocamento e ampliar a conectividade entre regiões.

A reformulação dos itinerários, com alterações em 30 linhas e criação de cinco novos trajetos, busca melhorar o desempenho da rede e atender áreas de maior demanda. A prefeitura incluiu ainda a construção de dois eletropostos públicos, localizados nos terminais Capão Raso e Capão da Imbuia, e a requalificação ou implantação de 16 estações-tubo, reforçando a infraestrutura do sistema. Outro ponto considerado central pelo município é a criação de um fundo garantidor inédito, que dará segurança financeira ao projeto e está sendo apresentado como um dos pilares de atratividade para operadores e investidores.

O modelo de licitação será dividido em cinco lotes, sendo dois destinados ao BRT — que reúne as linhas que circulam nas canaletas exclusivas — e três regionais, abrangendo as áreas Norte, Sul e Oeste da cidade. A previsão é realizar o leilão até o fim do primeiro quadrimestre de 2026. Durante o período de transição, estimado em até dois anos, a tarifa será mantida congelada nos atuais R$ 6. O Sistema Integrado de Mobilidade, que engloba 309 linhas, 22 terminais, 330 estações-tubo e uma frota de 1.189 ônibus, transporta hoje 555 mil passageiros pagantes por dia útil e acumula mais de 6,4 milhões de viagens mensais.

Com esse conjunto de mudanças, a prefeitura projeta uma atualização profunda de um dos sistemas de transporte coletivo mais emblemáticos do país, referência histórica desde os anos 1970. A consulta pública, portanto, tornou-se um momento decisivo para ouvir a população e consolidar o formato final do edital que definirá o futuro da mobilidade curitibana pelos próximos 15 anos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

STJD adia julgamento de Vitor Roque por publicação homofóbica após São Paulo x Palmeiras

0

[ad_1]

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agendou nova data para o julgamento do atacante Vitor Roque, do Palmeiras, por publicação de cunho homofóbico, após a vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, pelo Brasileirão, em outubro. A sessão, que estava prevista para acontecer na segunda-feira, agora será na quarta-feira, às 10 horas (de Brasília).

Além de Vitor Roque, também serão julgados dirigentes do São Paulo, além do árbitro daquela partida.

STJD define data para julgamento de denunciados após clássico entre São Paulo e Palmeiras pelo Brasileirão (Foto: Reprodução/STJD)

Vitor Roque denunciado por postagem homofóbica

Vitor Roque entrou em uma polêmica depois do clássico. O camisa 9 publicou uma imagem no seu perfil do Instagram de um tigre mordendo o pescoço de um veado. O “Tigrinho”, como é chamado pela torcida, foi enquadrado no artigo 243-G: “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A punição varia entre cinco e dez jogos, além de multa de R$ 100 (cem reais) a R$ 100 mil (cem mil reais).

Quais as outras denúncias do STJD?

Dirigentes do São Paulo denunciados por protestos contra os árbitros

Os diretores do São Paulo, Rui Costa e Carlos Belmonte, foram enquadrados no artigo 258 do CBJD, que cita “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. Na súmula do jogo, o árbitro relatou xingamento dos dirigentes do Tricolor no túnel de acesso aos vestiários.

O São Paulo protestou contra possíveis erros. O mais cobrado foi o possível pênalti não marcado quando a equipe ainda vencia o clássico por 2 a 0. No lance, que ocorreu aos seis minutos do segundo tempo, Tapia foi derrubado por Allan sem querer dentro da área, mas a arbitragem viu um “escorregão” do palmeirense.

Além disso, o Tricolor entende que houve falta em Tapia na origem do primeiro gol do Palmeiras, marcado por Vitor Roque, e alega que Gustavo Gómez e Andreas Pereira deveriam ter sido expulsos.

Árbitros denunciados após polêmicas no Choque-Rei

O árbitro de campo Ramon Abatti Abel e o árbitro de vídeo (VAR) Ilbert Estevam da Silva foram denunciados no artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz sobre “deixar de observar as regras da modalidade”. Ambos podem receber punições de 15 a 120 dias. A dupla foi afastada pela CBF.

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte

No Amazonas, a global Livoltek dá passo gigante para a transição energética e entrega motores elétricos sustentáveis a pescadores do Careiro da Várzea

[ad_1]

Foto: Thaís Teófilo

Enquanto o mundo debate o futuro climático na COP30, a Amazônia torna-se exemplo prático de inovação verde com a entrega de 60 motores elétricos a pescadores por meio do Projeto Pixundé

THAÍS TEÓFILO, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE

Enquanto representantes de diversos países se reúnem para discutir caminhos urgentes para o clima na COP30, o Amazonas dá um passo concreto e cheio de significado rumo ao futuro sustentável que o mundo reivindica. Em Manaus, por meio do Projeto Pixundé, criado em parceria entre o Instituto Somar Amazônia e a Livoltek, 60 pescadores do município do Careiro da Várzea foram contemplados com motores elétricos para suas embarcações. A ação marca um novo capítulo na modernização da pesca e no uso de energia limpa na região.

A cerimônia de entrega, realizada na manhã desta sexta-feira (14) no Porto da RONAV, reuniu autoridades locais e representantes da empresa global e do instituto amazonense, que têm atuado de forma integrada para promover tecnologias sustentáveis e ampliar o impacto socioeconômico positivo nas comunidades ribeirinhas.

A iniciativa simboliza uma resposta direta aos compromissos globais discutidos na COP30: reduzir emissões de gases de efeito estufa, incentivar o uso de energia limpa e renovável, fortalecer economias locais e proteger ecossistemas sensíveis, como a Amazônia. Nesse sentido, a substituição de motores a combustão por modelos elétricos reduz significativamente a queima de combustível fóssil, o ruído e os impactos da poluição, contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Para a Livoltek, esse tipo de projeto já faz parte de seu portfólio de energias renováveis. A empresa, que atua em mais de 90 países, chegou a Manaus em 2024, gerou centenas de empregos e investiu cerca de R$ 70 milhões na construção da fábrica no Polo Industrial da cidade. Esse compromisso reforça a conexão entre população local, geração de emprego e renda, e a transição energética.

Time da Livoltek Manaus na entrega dos motores ou lançamento do projeto (Foto: Thaís Teófilo)

Para os pescadores do Careiro da Várzea, a substituição dos motores convencionais por modelos elétricos representa um verdadeiro marco: Além da a queda drástica de emissões de ruídos e gases poluentes ao meio ambiente, a mudança significa redução de custos com combustível e otimização do tempo de trabalho, fatores que impactam diretamente na renda e na qualidade de vida das famílias ribeirinhas.

O Diretor de Eletromobilidade América Latina Livoltek, Flavio Pimenta, destacou que a iniciativa reforça o papel do Amazonas como referência em inovação sustentável:

“A transição energética não é apenas uma tendência global, é uma necessidade urgente. E ver de perto essa mudança acontecer aqui, na Amazônia, tem um significado enorme. Estamos entregando tecnologia limpa, acessível e eficiente, que melhora vidas, faz a economia crescer e contribui diretamente para os compromissos que o mundo inteiro hoje discute na COP30.”

O Gerente da Planta Livoltek em Manaus, Marcio Sousa, enfatizou o valor da produção local e da parceria entre indústria e comunidades:

“É de grande interesse para todos nós que o produto usado na Amazônia seja produzido no Polo Industrial de Manaus. Hoje contemplamos 60 pescadores locais com motores elétricos e vamos trabalhar para que muitas outras realidades sejam transformadas por meio do uso da energia limpa.”

Com a entrega dos equipamentos, o Projeto Pixundé avança mais uma etapa decisiva e consolida a força das parcerias institucionais que trabalham por um modelo de desenvolvimento que equilibre progresso tecnológico, proteção ambiental e inclusão social na Amazônia.

“Se a BYD e a Tesla têm o carro elétrico, a Livoltek tem o motor elétrico para as embarcações dos pescadores amazonenses.” Finalizou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Serafim Corrêa.

Thaís Teófilo é jornalista em Manaus (AM), e realizou a cobertura do evento com exclusividade para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus elétricos ganham força e já somam mais de US$ 4,4 bilhões em investimentos na América Latina, diz relatório da parceria ZEBRA

[ad_1]

Red Movilidad – Chile

Relatório mostra avanço acelerado da transição energética em grandes capitais e aponta próximo desafio: levar a eletrificação para cidades médias e pequenas

ALEXANDRE PELEGI

A eletrificação do transporte público avança de forma inédita pela América Latina e consolida um novo marco: já são mais de US$ 4,4 bilhões investidos em ônibus de zero emissões, segundo relatório da Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator). O documento, que reúne dados de Brasil, Chile, Colômbia e México, indica que a região vive uma das transições mais rápidas do planeta rumo a frotas limpas, silenciosas e menos poluentes.

O movimento é puxado por grandes centros urbanos — Santiago, São Paulo e Bogotá, que juntos representam quase 75% de todo o volume aplicado. Em 2019, eram pouco mais de 1,3 mil ônibus elétricos circulando nas principais cidades latino-americanas. Em 2025, o número passa de 7 mil veículos, resultado direto de programas estruturados de financiamento e da entrada robusta de investidores privados e multilaterais.

De acordo com o relatório, instituições como BNDES, Banco Mundial, BID, BNP Paribas e Société Générale se tornaram protagonistas no crédito de larga escala. No campo do capital, VG Mobility, Enel X, Infrabridge, Kaufmann e John Laing concentram quase 80% dos aportes realizados na região, viabilizando modelos de negócio que permitem expansão rápida da infraestrutura e da frota elétrica.

Para ilustrar a visão dos especialistas citados no estudo, a diretora do City Finance Programme da C40, Claire Markgraf, afirma que a meta de consolidar um volume bilionário de investimentos deixou de ser um sonho distante:

“Quando a coalizão se comprometeu a alcançar US$ 1 bilhão em investimentos, essa meta parecia um sonho otimista. Agora, com as crescentes frotas de ônibus elétricos nas ruas, temos a certeza de que assegurar financiamento para projetos de zero emissões é fundamental para ampliar o potencial da eletrificação nos próximos anos.”

Já Pedro Henrique Marques, chefe do Departamento de Mobilidade Urbana do BNDES, reforça o papel do banco na transição energética brasileira:

“Acreditamos que a mobilidade sustentável é fundamental para o futuro das cidades. Desde 2023, aprovamos R$ 3,9 bilhões para 1.700 ônibus elétricos, o que nos coloca como maior financiador desse modelo na América Latina.”

No lado do investimento privado, Jean-François Joachim, CFO da VG Mobility, destaca a replicabilidade dos modelos implantados:

“Estamos implementando um modelo de negócios que pode ser facilmente replicado em diferentes regiões da América Latina, realizando 100% do investimento em frota e infraestrutura e entregando projetos turnkey para cidades e operadores.”

Além de reduzir emissões e ruídos, a eletrificação tem ampliado a qualidade do serviço, com viagens mais estáveis e previsíveis. Para especialistas citados na publicação, o avanço do financiamento demonstra maturidade do mercado e eleva a confiança de operadores e gestores públicos na migração para tecnologias limpas.

O desafio agora é encurtar a distância entre as grandes metrópoles e municípios de médio porte. A Parceria ZEBRA tem atuado junto a governos nacionais — como os ministérios do Brasil, Chile, Colômbia e México — para estruturar projetos que permitam à eletrificação chegar a cidades menores, onde o impacto ambiental e social tende a ser igualmente expressivo.

Para o BNDES, que sozinho já aprovou R$ 3,9 bilhões para a compra de 1.700 elétricos no Brasil desde 2023, a transição é estratégica: reduz emissões, melhora o ar das cidades e impulsiona desenvolvimento tecnológico e social. Também segundo o relatório, a instituição ocupa hoje a posição de maior financiador de ônibus elétricos da América Latina, com participação de 12% nesse mercado.

Com investimentos crescentes, a região se aproxima de um ponto de virada, afirma o relatório. Se, durante a COP26, atingir US$ 1 bilhão em aportes parecia objetivo distante, a marca de 2025 indica que a eletrificação já deixou de ser tendência e se tornou um caminho irreversível no transporte urbano latino-americano.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Instabilidade na energia em garagem da A2 Transportes afeta saída de ônibus elétricos na manhã deste sábado (15)

[ad_1]

Garagem ficou às escuras

Situação perdurou das 22h de sexta-feira (14) até as 04h20 de hoje; setor operacional registrou ocorrência na SPTrans, e precisou remanejar veículos a diesel para suprir atendimento

ALEXANDRE PELEGI

A garagem da A2 Transportes teve sérios problemas de energia na madrugada deste sábado, 15 de novembro de 2025. De acordo com a empresa, a garagem situada na Estrada do Alvarenga, no Jardim Pedreira, zona Sul de São Paulo, vem sofrendo com constantes quedas de energia. Isso tem prejudicado o serviço de recarga dos ônibus elétricos da empresa, que opera no sistema de transporte público municipal gerenciado pela SPTrans e é responsável por diversas linhas que atendem a essa região da cidade.

Da noite de sexta-feira (14) para a madrugada deste sábado a energia passou a oscilar com mais frequência, como se pode conferir no vídeo encaminhado ao Diário do Transporte pelo operacional da empresa.

 

Por conta do problema, dos 30 ônibus elétricos 20 não carregaram 100%. Em decorrência disso, a empresa precisou remanejar carros a diesel no lugar dos elétricos, e registrou a ocorrência junto à SPTrans, uma vez que algumas linhas terão problemas:

A situação reacende críticas recorrentes à Enel Distribuição São Paulo, constantemente cobrada pela população, pelo Ministério Público e pelo próprio Governo do Estado pela baixa qualidade do serviço. Em episódios recentes, a empresa chegou a ser multada e pressionada por falhas semelhantes, especialmente durante períodos de chuva ou forte calor, quando a rede demonstra fragilidade.

A falta de energia prolongada tem impactos diretos no transporte público, principalmente com a determinação da prefeitura de investir na eletrificação da frota de ônibus municipais: sem energia, não há transporte, e a mobilidade da região fica comprometida.

O Diário do Transporte solicitou explicações à Enel sobre as ocorrências, solicitando prazos e medidas previstas para restabelecer a normalidade no fornecimento. Assim que obtiver resposta, esta matéria será atualizada.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Fátima Transportes, de Nova Santa Rita (RS), é selecionada no Novo PAC renovação de frota com financiamento de R$ 4,18 milhões

[ad_1]

Empresa que opera todo o transporte público da cidade terá acesso a recursos do FGTS para aquisição de novos ônibus urbanos

ALEXANDRE PELEGI

A Fátima Transportes e Turismo, responsável por todo o serviço de transporte público de Nova Santa Rita (RS), foi selecionada pelo Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, subeixo Renovação de Frota, destinado ao setor privado. A confirmação consta na Portaria MCID nº 1.214, publicada pelo Ministério das Cidades no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, que autoriza financiamento de R$ 4,18 milhões via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de novos ônibus urbanos, em operação intermediada pelo Banco Mercedes-Benz do Brasil.

O ato, apesar de publicado somente agora, traz a data de 20 de outubro passado.

Nova Santa Rita, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, com população estimada em 30.121 habitantes em 2024, vem passando por uma reorganização completa de seu transporte coletivo nos últimos anos. A Fátima Transportes assumiu, em fevereiro de 2024, as linhas intermunicipais que conectam a cidade a Canoas e Porto Alegre, após o Consórcio STI / Via Nova devolver a concessão por dificuldades financeiras. A partir de junho de 2025, passou também a operar o transporte municipal, inicialmente em caráter emergencial e, posteriormente, por licitação, concentrando sob sua gestão todo o sistema de mobilidade da cidade.

A seleção no Novo PAC reforça esse processo de consolidação, permitindo à empresa renovar parte da frota utilizada na operação urbana. Segundo a portaria, o financiamento aprovado contempla exclusivamente a aquisição de ônibus para o transporte público coletivo de Nova Santa Rita, alinhado às diretrizes do Pró-Transporte, linha de crédito do FGTS voltada à modernização da mobilidade urbana em municípios brasileiros.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

O que Coritiba precisa para ser campeão da Série B na rodada e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

O retorno à elite pode não ser o único motivo para o torcedor do Coritiba comemorar neste sábado (15), quando recebe o Athletic, às 16h30 (de Brasília), pela Série B do BrasileirãoSérie B do Brasileirão, com transmissão ao vivo do Disney+.

Na liderança isolada, com 64 pontos, o Coritiba precisa de um empate para confirmar o retorno à Série A depois de dois anos. De quebra, o time dirigido por Mozart tem a chance de se tornar o único tricampeão da Série B do Brasileirão.

As conquistas em 2007 e 2010 colocam o Coxa ao lado de Goiás, América-MG, Botafogo, Paysandu, Palmeiras e Red Bull Bragantino como maiores campeões da segunda divisão nacional.

E o que o Coritiba precisa para ser o único com três títulos da Série B já neste final de semana? O ESPN.com.br traz as contas:

A torcida do Coritiba pode comemorar o terceiro título da Série B. O Coxa chegaria aos 67 pontos e não seria alcançado por mais ninguém. Empatados com 59 pontos na vice-liderança, Athletico-PR e Remo chegariam no máximo aos 65.

O Coritiba chegaria aos 65 pontos e precisaria torcer para o rival Athletico-PR não vencer a Ferroviária, no domingo (16), na Fonte Luminosa, em Araraquara. Outro que poderia chegar nos 65 pontos, o Remo não consegue alcançar o Coxa no número de vitórias (hoje a diferença é de três).

O título só viria com tropeços de pelo menos dois dos seus cinco adversários diretos: Athletico-PR, Remo, Chapecoense, Criciúma e Goiás.

Criciúma e Goiás recebem Botafogo-SP e Novorizontino, respectivamente, enquanto Athletico-PR, Remo e Chapecoense visitam Ferroviária, Avaí e Volta Redonda, respectivamente.

A única partida que também acontece no sábado é Avaí x Remo. Por isso, o Coritiba precisaria esperar o domingo (16) para saber sua situação em caso de derrota.


Muito tênis, futebol e basquete!

A emoção vai tomar conta do Disney+ neste sábado (15).

Além de Coritiba x Athletic, a Série B do Brasileirão será movimentada com mais três partidas às 16h30 (de Brasília).

Ainda no futebol, a tarde tem sete jogos válidos pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo.

Destaque também para o tênis com as semifinais do ATP Finals, a partir das 8h (de Brasília). Já a Billie Jean King Cup tem o Time Brasil em quadra contra a Austrália, às 22h (de Brasília).

A programação ainda tem NHL e rodada dupla da NBA, com Memphis Grizzlies x Cleveland Cavaliers às 19h (de Brasília) e Los Angeles Lakers x Milwaukee Bucks às 22h (de Brasília).

[ad_2]

Fonte

História! Curry iguala marca de Jordan em partidaça contra os Spurs na NBA Cup

0

[ad_1]

Ele segue batendo recordes na NBA. Nesta sexta-feira (14), Stephen Curry teve mais uma noite ‘daquelas’. Com 49 pontos, com direito a nove acertos do perímetro, foi peça crucial na vitória do Golden State Warriors sobre o San Antonio Spurs por 108 x 109, fora de casa, em jogo válido pela NBA Cup.

De quebra, igualou Michael Jordan como os jogadores com mais partidas de 40 ou mais pontos na liga após completarem 30 anos de idade, com 44 cada, considerando apenas a temporada regular.

Ambos estão bem acima dos outros jogadores da lista, composta por Damian Lillard (31 jogos), Kobe Bryant (30), James Harden (28) e Larry Bird (27).

Aos 37 anos, o astro mantém números semelhantes aos da sequência de títulos dos Warriors na década passada. Em 2025-26, acumula 29,1 pontos, 39% de aproveitamento do perímetro, 3,5 rebotes e 3,7 assistências de média, mantendo o posto de grande nome da equipe e maior responsável pela campanha de oito vitórias e seis derrotas na Conferência Oeste.

De quebra, tornou os Spurs sua vítima preferida. Antes da partida histórica desta sexta-feira, já havia anotado 46 pontos contra os texanos na quarta-feira. O que chega a ser curioso, uma vez que San Antonio é o terceiro time que Curry menos marca pontos em média: ‘apenas’ 22,6 ao longo da carreira.

As nove cestas do perímetro ampliam ainda mais a liderança de Steph no ranking dos líderes históricos em bolas de três pontos nas temporadas regulares da liga. Curry, agora, tem 4.108, enquanto James Harden, em segundo lugar, tem 3.215. Ray Allen (2.973), Damian Lillard (2.804) e Klay Thompson (2.723), completam a lista.

Já no ranking de pontuação, Curry está na 23ª posição, com 25.706. Se mantiver a média de pontuação deste início de temporada, não deve ter dificuldades para alçar os 27.000 pontos ainda em 2025-26, o que já o deixaria em 14º lugar, com possibilidade até de ultrapassar Moses Malone (27.409) e terminar em 12°.

[ad_2]

Fonte

Memphis decide após assistência ‘de cinema’ de Lewandowski, Holanda empata com Polônia e encaminha vaga na Copa do Mundo

0

[ad_1]

A Holanda ainda não está matematicamente classificada para a Copa do Mundo, mas encaminhou a vaga direta à fase de grupos nesta sexta-feira (14). Em Varsóvia, os holandeses visitaram a Polônia, pela penúltima rodada do Grupo G das eliminatórias europeias, e arrancaram empate por 1 a 1.

Com o resultado, a Laranja Mecânica foi a 17 pontos e ainda pode ser alcançada pelos poloneses, mas agora basta um empate na última rodada, em casa contra a Lituânia, na próxima segunda-feira (17), para confirmar a vaga.

A classificação pode vir até mesmo com derrota, já que a Polônia mesmo empatando na pontuação ainda teria que tirar uma larga diferença de gols para os holandeses (+19 contra +6). Porém, a vaga na repescagem europeia já está garantida para os poloneses.

Em campo, o grande responsável pelo ponto somado pela Holanda foi Memphis Depay, estrela do Corinthians. O camisa 10 teve um primeiro tempo apagado, mas estufou as redes logo no primeiro minuto da etapa final.

Maior artilheiro da história da seleção holandesa, Memphis foi a 55 gols pelo seu país e se distanciou ainda mais na ponta.

Lenda polonesa, Robert Lewandowski também foi destaque e deu uma assistência genial para o primeiro gol da partida.

O jogo

No primeiro tempo, a Holanda praticamente não levou perigo à meta polonesa. E os donos da casa aproveitaram para largarem na frente.

Depois de desperdiçar um gol “feito” na pequena área com Zalewski, a Polônia conseguiu controlar o jogo e deu um golpe fatal no fim da primeira etapa.

Aos 42, após Memphis perder a bola, Lewandowski deu uma assistência magistral para Kaminski, que saiu livre na cara do gol e estufou as redes para fazer 1 a 0.

play

0:19

Olho na nuca! Lewandowski dá assistência de costas e Polônia larga na frente da Holanda nas eliminatórias; VEJA

Assista às eliminatórias da Copa no Disney+

Na volta do intervalo, os holandeses voltaram melhor e deixaram tudo igual logo no primeiro minuto da segunda etapa. E com gol de Memphis.

Gakpo cruzou na esquerda, Malen cabeceou, o goleiro Grabara foi buscar, mas deu rebote que caiu nos pés do camisa 10 holandês, que mandou para o fundo das redes.

A resposta polonesa veio logo em seguida, quando Lewandowski fez o goleiro holandês Verbruggen operar um milagre para evitar o segundo gol.

A Holanda foi quem terminou melhor o jogo e quase chegou à virada, mas a Polônia foi salva por Grabara no fim após finalização de Gravenberch.

Melhores momentos:

play

4:42

Memphis decide e Holanda busca empate que encaminha vaga na Copa contra a Polônia de Lewandowski; VEJA os melhores momentos

Polônia e Holanda se enfrentaram pelas eliminatórias europeias, com transmissão do Disney+

Classificação nas eliminatórias europeias:

  • Polônia: 1° colocado, com 17 pontos

  • Holanda: 2° colocado, com 14 pontos

Próximos jogos da Polônia:

Próximos jogos da Holanda:

[ad_2]

Fonte