23.4 C
Rondonópolis
sexta-feira, 26 junho - 23:13
Publicidade
Home Blog Page 378

CPTM altera atendimento em linhas durante obras neste sábado (15) e domingo (16)

[ad_1]

Trem da série 8500 é um dos que foram devolvidos à CPTM. Foto: reprodução vídeo do Canal “Trens Metrô”

Plataformas e trechos terão alterações entre 15 e 16 de novembro para manutenção e intervenções de infraestrutura

ARTHUR FERRARI

Mudanças operacionais serão aplicadas pela CPTM no sábado (15) e no domingo (16) em razão de obras de modernização, manutenção preventiva e serviços de infraestrutura ao longo de diferentes linhas.

No sábado, a Linha 12–Safira direcionará os trens para a plataforma 2 na estação Engenheiro Manoel Feio entre 23h30 e o fim da operação, por causa de serviços nas máquinas de chave. A Linha 11–Coral usará a plataforma 2 nas estações Guaianases, Antônio Gianetti Neto e Calmon Viana entre 21h e 8h do domingo.

Domingo terá ajustes sucessivos. Entre 4h e 7h, a Linha 7–Rubi operará pela plataforma 2 nas estações Jaraguá e Vila Aurora. Das 14h às 22h, a estação Água Branca utilizará a plataforma 2, enquanto Palmeiras–Barra Funda adotará a plataforma 7. Nas estações Botujuru e Campo Limpo Paulista, os trens circularão pela plataforma 2 das 14h às 20h e novamente das 23h até o encerramento do serviço.

Linha 10–Turquesa desviará a operação para a plataforma 1 nas estações Guapituba e Ribeirão Pires entre 4h e 6h. No período das 14h às 22h, não haverá circulação entre Luz e Palmeiras–Barra Funda, sendo indicada a Linha 11–Coral como alternativa.

Ainda no domingo, a Linha 11–Coral também terá ajustes, com circulação pela plataforma 2 em Calmon Viana e pela plataforma 8 em Palmeiras–Barra Funda, em razão de obras. Já na Linha 12–Safira, trens seguirão em via única entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista do início da operação até 8h e das 14h às 24h, devido à substituição de cabos da rede aérea.

Para a Linha 13–Jade, a plataforma 2 na estação Engenheiro Goulart e a plataforma 8 em Palmeiras–Barra Funda serão utilizadas das 14h até o fim do dia. O Expresso Aeroporto operará com intervalo de 1 hora durante toda a operação de domingo, por conta de revisão completa da rede aérea.

Informações estão sendo repassadas por avisos sonoros, painéis e sinalização, além dos canais de relacionamento da companhia.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Vans intermunicipais do Rio passam a operar com biometria facial em 100% da frota e inauguram nova etapa de controle e transparência

[ad_1]

Tecnologia reforça combate a fraudes após auditorias que identificaram uso irregular de benefícios tarifários; ação educativa marcou lançamento na Central do Brasil

ALEXANDRE PELEGI

O transporte intermunicipal por vans do Estado do Rio de Janeiro alcançou nesta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, um marco inédito no país: todos os 527 veículos legalizados do sistema complementar agora operam com biometria facial, tecnologia voltada ao controle do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e demais gratuidades.

A consolidação do sistema ocorre após um ano de implantação gradual conduzida pelo Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) em parceria com a Mais.Mobi, responsável pela bilhetagem dos cartões Riocard Mais. O lançamento oficial foi realizado na Central do Brasil, em ação educativa voltada aos passageiros.

Segundo o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, o reconhecimento facial permite verificar em tempo real se o usuário é de fato o titular do benefício, coibindo tentativas de uso indevido. O dirigente destaca que a tecnologia protege recursos públicos e garante o acesso de quem depende dos subsídios para seus deslocamentos diários.

Fraudes motivaram aceleração da implantação

A adoção integral da biometria facial é consequência direta das investigações realizadas pelo Detro-RJ e pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), reveladas pelo Diário do Transporte em reportagem publicada em 4 de novembro. O levantamento mostrou transações suspeitas no Bilhete Único Intermunicipal, realizadas por permissionários em volumes incompatíveis com a operação diária. Relembre:

Fraudes no transporte do Rio: tecnologia da Mais.Mobi e ação do DETRO inauguram nova era de controle nas vans intermunicipais

O cruzamento de dados — agora automatizado com apoio da Mais.Mobi — identificou um padrão de fraude que inflava artificialmente o faturamento, onerava o sistema e distorcia o uso dos benefícios tarifários. A biometria surge, portanto, como resposta concreta para estancar esse tipo de irregularidade e fortalecer o controle público.

Tecnologia cumpre decreto de 2016 e redefine operação das vans

A adoção dos validadores com reconhecimento facial também resgata o que já estava previsto no Decreto Estadual nº 45.749/2016, mas que nunca havia sido implementado de maneira plena.

Desde janeiro, a instalação dos equipamentos avançou por etapas em todas as regiões do estado. Permissionários, motoristas e auxiliares passaram por capacitações online obrigatórias, aprendendo a orientar passageiros e a operar o sistema no dia a dia.

Com o ciclo concluído, o Rio se torna o primeiro estado brasileiro a exigir biometria facial em 100% das vans intermunicipais, ampliando o rastreamento das viagens e permitindo auditorias mais robustas sobre a utilização do BUI e das gratuidades.

Mais segurança, transparência e confiança

A consolidação da biometria facial inaugura uma nova fase no transporte complementar intermunicipal do Rio:

mais controle sobre o uso de subsídios;

redução de fraudes, historicamente apontadas como um dos principais entraves do setor;

fortalecimento da transparência para o poder público e para os passageiros;

padronização tecnológica entre vans e outros modais que adotam reconhecimento facial.

O Detro-RJ afirma que seguirá monitorando os dados gerados pelos validadores para identificar comportamentos atípicos e aprimorar a fiscalização.

A expectativa é de que a tecnologia — já utilizada nos ônibus municipais e em sistemas de outras capitais — contribua para elevar a confiança no serviço e garantir que os benefícios tarifários cheguem a quem realmente tem direito.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Presidente do Ceará exalta campanha na Série A, sonha com Libertadores e é sincero sobre comprar Pedro Raul do Corinthians

0

[ad_1]

O presidente do Ceará, João Paulo Silva, participou nesta sexta-feira (14) do programa “Fala a Fonte“, no YouTube da ESPN, e exaltou a campanha do Vozão no Campeonato Brasileiro.

Com a equipe alvinegra praticamente salva do rebaixamento, o dirigente sonha até com voos maiores, como uma possível classificação à fase preliminar da próxima CONMEBOL Libertadores.

Atualmente, o clube está em 12º lugar, com 42 pontos, no “bolo” dos times que sonham com a ida ao principal torneio sul-americano.

“Ainda falta um pouco para a gente terminar bem nossa temporada. Foi um ano muito desafiador, campeonato muito difícil, e nosso objetivo foi sempre a manutenção do time na Série A. Fizemos um campeonato satisfatório, dentro do que a gente esperava. Ainda faltam cinco rodadas, vamos tentar pontuar o máximo que pudermos. É uma série difícil, mas temos três jogos em casa, precisamos do apoio do torcedor. A gente fica muito feliz por esse momento”, festejou.

“Sem dúvida, nosso primeiro planejamento era a permanência na Série A. Ainda faltam cinco jogos, 15 pontos a disputar, e precisamos confirmar a nossa permanência. Depois disso, vamos pensar num algo a mais, quem sabe até pré-Libertadores”, acrescentou.

“Não é fácil, a gente sabe que há clubes acima da gente que também vão buscar isso. Mas nosso elenco é muito unido, quer buscar objetivos maiores. Temos cinco jogos, três em casa, e o apoio do torcedor será fundamental. Já temos 35 mil pessoas confirmadas para o jogo da próxima quinta-feira contra o Internacional”, complementou.

Silva também foi bastante direto sobre a possibilidade de comprar o atacante Pedro Raul, principal destaque da equipe na temporada.

O jogador está emprestado pelo Corinthians até o final de 2025, e, de acordo com o presidente do Vozão, não há orçamento para comprá-lo, já que o valor da transferência e o salário do atleta estão fora da realidade da equipe de Fortaleza.

De acordo com o dirigente, a única chance do matador continuar no Ceará é se o Timão topar um novo empréstimo.

“Pedro Raul foi um dos nossos principais jogadores do ano. Era uma posição muito carente, que a gente tinha dificuldade de encontrar, esse centroavante de área que faz gols. Pedro Raul nos entregou muito neste ano. Tenho interesse, sim, em continuar com o atleta, mesmo sabendo que hoje é algo fora da nossa realidade financeira”, disse.

“Não cheguei a conversar ainda com o Corinthians. Teve mudança recente de gestão lá, mas temos relação boa. Se o Corinthians puder nos emprestar o jogador na próxima temporada, temos total interesse nisso. Jogador está feliz aqui, se adaptou bem à cidade. Acho que seria o casamento perfeito ele ficar mais um ano no Ceará”, seguiu.

“Sendo bem transparente, hoje, dentro desse valor, Pedro Raul está fora da nossa realidade. O Ceará infelizmente caiu em 2022, a gente teve que fazer reestruturação no clube, ainda ficaram muitas coisas pendentes de 2022 que só consegui finalizar agora em 2025, na Série B é impossível, é fora da realidade. Clube vem se organizando financeiramente. Com a continuidade de mais um ano na Série A é muito importante. Mas comprar o Pedro Raul hoje é fora da nossa realidade”, finalizou.

[ad_2]

Fonte

Buenos Aires será sede do Fórum UITP América Latina 2026

[ad_1]

Subte, o metrô de Buenos Aires, fará lançamento da licitação da nova Linha F, primeira expansão metroviária após 25 anos

Capital passa por momento de renovação da mobilidade, com a nova linha do Subte (metrô de Buenos Aires), o piloto do TramBus elétrico — um ônibus de alta capacidade com operação similar a um bonde — e o fortalecimento do modelo integrado de transporte

ALEXANDRE PELEGI

A UITP (União Internacional de Transporte Público) confirmou que a Cidade de Buenos Aires será sede, em novembro de 2026, do Fórum UITP América Latina e da 23ª Assembleia da Divisão América Latina da entidade. Paralelamente, também ocorrerá a reunião do Comitê Mundial de Ônibus.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, após o convite formalizado por Pablo Bereciartua, ministro de Infraestrutura do Governo da Cidade de Buenos Aires, que destacou a importância de aprofundar a cooperação internacional e promover soluções inovadoras para a mobilidade na região.

Em vídeo enviado especialmente para o anúncio (veja abaixo), Bereciartua afirmou que Buenos Aires vive uma fase decisiva de transformação urbana, marcada por integração, inovação e sustentabilidade. “Buenos Aires sempre foi uma cidade de encontros, inovação e mobilidade. Uma cidade que não para, que se reinventa para seguir conectando pessoas. Uma cidade que aprende, se adapta e está permanentemente em movimento”, declarou o ministro, reforçando que a reunião internacional chega em um momento estratégico para a capital argentina.

Bereciartua também destacou marcos recentes do setor, como o lançamento da licitação da nova Linha F do Subte (metrô de Buenos AIres) — a primeira expansão metroviária após 25 anos — e o início próximo do piloto do TramBus 100% elétrico, um novo modo silencioso e sustentável que será testado nas próximas semanas. O veículo será de fabricação nacional, com chassi Agrale e carroceria Todo Bus (modelo Lugano), fornecido pelo grupo MegaCar/DOTA, vencedor da licitação lançada pelo governo portenho.

Segundo o ministro, esses avanços fazem parte do fortalecimento do Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, que busca conectar de forma mais eficiente ônibus, metrô, trens, ciclovias e novos modos limpos entre os 48 bairros portenhos.

A UITP agradeceu ao Governo da Cidade de Buenos Aires pela confiança em receber o evento, que colocará a capital argentina no centro do debate sobre o futuro da mobilidade urbana na América Latina.

Em 2026, autoridades, operadores, especialistas e empresas estarão reunidos na cidade para discutir temas essenciais como financiamento, planejamento integrado, intermodalidade, qualidade do serviço e novos modelos de operação — temas fundamentais para o desenvolvimento urbano e para a mobilidade enquanto direito social e motor econômico.

Com o anúncio, Buenos Aires se consolida como referência regional em mobilidade sustentável e reforça sua posição como parceira estratégica na construção de sistemas de transporte mais eficientes, inclusivos e modernos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Ônibus elétricos são alternativas promissoras no Brasil pela geração limpa e abundante de energia, diz inventário de emissões da CNT

[ad_1]

Material comprova que com 11% de todas as emissões de Gases de Efeito Estufa, ônibus não são vilões da poluição, mas podem melhorar. Diário do Transporte está em Belém (PA)

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Como já havia mostrado o Diário do Transporte, definitivamente os ônibus não são os vilões da poluição, apesar de serem sempre citados quando o assunto é qualidade do ar ruim nas médias e nas grandes cidades brasileiras. O Diário do Transporte está na COP30, a Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas, que ocorre em Belém, no Pará, a convite da Eletra Industrial, empresa que fabrica ônibus elétricos e presta consultorias para implantação de sistemas e frotas eletrificadas. Mas justamente sobre ônibus elétricos é que o inventário das emissões do sistema transporte da CNT, Confederação Nacional do Transporte, traz um dado relevante.

Segundo os estudos feitos por diversos técnicos de diferentes áreas, apesar de não serem os vilões da poluição, os ônibus podem contribuir ainda mais para o meio ambiente e também para a sustentabilidade econômica e financeira de um sistema de transportes. De acordo com o levantamento, os ônibus elétricos são alternativas promissoras para o Brasil, sendo que a realidade da eletromobilidade pode se tornar uma oportunidade para o País se fixar como exportador desta tecnologia, principalmente para os vizinhos da América Latina. Sgundo o documento ao qual o Diário do Transporte teve acesso na íntegra e acompanhou presencialmente o lançamento nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, no espaço Estação do Transporte, área oficial da Green Zone, na COP 30, a maior parte da poluição gerada pelos ônibus se dá pelos modelos urbanos, o que é natural de entender, já que correspondem pela maioria das frotas e também rodam muito e durante todo o dia em áreas mais concentradas. É nesse aspecto que o Brasil deve apoiar incentivos para a indústria de eletromobilidade.

Já os micro-ônibus, que inclui os escolares, têm uma participação mediana nas emissões desse tipo de veículo e os rodoviários quase que não geram impactos por causa da frota que é reduzida e também do tipo de operação, que se estende por linhas maiores em áreas em que não há concentração de poluentes ou a neutralização das emissões com a presença natural de vegetações e outros elementos da natureza.

O estudo ainda comprova que, apesar de haver restrições em relação à infraestrutura de recarga, algo que pode ser contornado, e algumas incertezas sobre detalhamentos técnicos dos veículos e a durabilidade das baterias, o trunfo do Brasil é justamente a matriz energética limpa e abundante, principalmente por hidrelétricas. A energia eólica, obtida através do vento, é outra alternativa para a geração de energia elétrica. O estudo comprova assim que o Brasil estará na rota do desenvolvimento se aproveitar todas essas fontes e aperfeiçoar os investimentos na indústria local de ônibus elétricos, algo que já tem sido aproveitado pela China.

O Diário do Transporte conversou com a exclusividade da diretora-geral da CNT, Fernanda Rezende, que explicou que os ônibus jamais podem ser considerados vilões e que o transporte individual é o principal problema das emissões. Para a executiva, independentemente da matriz energética, neste momento, se os ônibus forem mais estimulados, mesmo usando a diesel Euro 6 e sistemas de maior capacidade, como BRTs, corredores e ônibus rápidos, e sem esquecer a rede metroferroviária, já haveria ganhos ambientais. O estudo ainda revelou, como noticiou o Diário do Transporte, que isoladamente os caminhões representam 34% das emissões.

Relembre

COP30: Caminhões respondem por 34% das emissões de gás carbônico e veículos pequenos por quase metade – VÍDEO

As emissões de GEE dos ônibus e micro-ônibus foram estimadas a partir
de fatores específicos que refletem as tecnologias predominantes em
cada categoria. Os resultados evidenciam que os ônibus urbanos a diesel
concentram a maior parte das emissões de 15,6 milhões de tCO2e, tanto de
CO₂ quanto de CH₄ e N₂O, refletindo sua ampla frota circulante e o intenso
uso diário no transporte coletivo das cidades.

Na sequência, aparecem os micro-ônibus a diesel (2,8 milhões de tCO2e),
que, embora em menor escala, também contribuem de forma relevante para
o total de emissões, principalmente pelo uso urbano e intermunicipal em
rotas de média distância.

Já os ônibus rodoviários a diesel apresentam valores mais baixos de
emissões em comparação com os urbanos, representados por 1,8 milhão de
tCO2e, o que pode estar associado ao perfil de operação, por exemplo, rotas
mais longas e menos frequentes em relação ao transporte coletivo urbano
e ao seu menor número de unidades.

Os ônibus eletrificados surgem como alternativa promissora pela não
utilização de combustível e pela possibilidade de mitigar emissões, levando
em consideração a vantagem da matriz energética brasileira, com expressiva
participação de energias renováveis.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Arthur Ferrari

[ad_2]

Fonte

Agência Cuiabá Regula determina retirada de propaganda político-partidária de ônibus da capital

[ad_1]

Notificação exige remoção em 48 horas e apresentação de documentos sobre a veiculação irregular

ARTHUR FERRARI

Fiscalização da Agência Cuiabá Regula identificou anúncios político-partidários em quatro veículos do transporte coletivo de Cuiabá (MT). A prática é proibida pela Lei Municipal 3.448/95, que veda esse tipo de propaganda, além de publicidade de bebidas alcoólicas, cigarros e produtos similares.

Notificações foram encaminhadas em 7 de novembro às empresas VPar Transporte e Serviços SPE e Rápido Cuiabá Transporte Urbano, estabelecendo prazo de 48 horas para retirada integral das peças publicitárias. As operadoras também devem apresentar a lista completa dos veículos que exibiam os anúncios, com prefixos, linhas atendidas e áreas de circulação.

Documentos que embasaram a contratação do espaço publicitário precisam ser entregues à agência, incluindo cópias de eventuais autorizações internas, contratos ou instrumentos relacionados, além da identificação dos responsáveis pela negociação e valores remunerados. Exigiu-se, ainda, relatório das medidas preventivas adotadas para evitar repetição da ocorrência.

A agência recomendou ao Executivo municipal que determine a devolução de recursos aos cofres públicos, com atualização monetária, pela exploração indevida de área publicitária em bens públicos. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana foi comunicada para acompanhamento e adoção das ações cabíveis.

Descumprimento das determinações resultará na abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de penalidades por violação contratual.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

ClickBus inaugura espaço físico na Rodoviária do Tietê para aproximar atendimento do passageiro

[ad_1]

Prêmios, experiências e acolhimento ao passageiro

Entre as ações promovidas no local estão a roleta de prêmios, que distribuirá R$ 500 mil em brindes, incluindo vouchers de viagem de até R$ 700 e smartphones; além de snacks, música ao vivo, ambientação temática e produtos da marca, como bonés e itens personalizados. A programação também inclui participação de influenciadores, ampliando o alcance das ativações.

De acordo com Michelle Xavier, diretora de Marketing e Growth da ClickBus, o espaço traduz uma leitura de comportamento que a empresa já vinha monitorando.

A ClickBus nasceu digital e agora amplia sua presença no físico — não por conveniência, mas por estratégia. Toda mudança de hábito começa com uma boa provocação. Misturamos Mozart com funk para traduzir um dado que enxergamos há anos: o viajante ainda compra no físico, mas está pronto para o digital”, afirmou.

“Mostrar que somos de carne e osso”

No local, a reportagem conversou com Elbert, vice-presidente da ClickBus, que destacou que a principal motivação do projeto é estreitar o relacionamento com o usuário.

Vender online é ótimo, mas você nem sempre sente o cliente de perto. Esse espaço é a realização de um sonho: mostrar que a gente existe, que somos de carne e osso, e que queremos ouvir o passageiro”, disse.

Segundo ele, a estrutura também reforça o papel da ClickBus como ponte entre o consumidor e as empresas de ônibus, permitindo que dúvidas sobre responsabilidades — de quem vende e de quem transporta — sejam esclarecidas de forma simples e direta. “Nosso negócio é vender, não transportar. Mas precisamos vender o melhor serviço possível, e isso exige parceria total com as viações”, completou.

Avanços que reduzem dores do passageiro

O VP lembrou que o atendimento presencial se soma a inovações recentes implementadas na plataforma para reduzir fricções da experiência de viagem, como:

– Remarcação e cancelamento totalmente online, antes restritos ao guichê;
– Carteira digital que evita bloqueio de limite no cartão em caso de cancelamento;
– Venda de passagens de gratuidade (ID Jovem e idosos) pelo próprio site;
– Inclusão do Pix e, em breve, do “Pixelado” como nova forma de pagamento.

Queremos melhorar a experiência do cliente. As empresas sempre venderam, mas nossa missão é facilitar a vida de quem viaja”, afirmou.

A estrutura atual funciona como teste e laboratório. Após fevereiro, será fechada para reformas e reabrirá em março de 2026 com um novo conceito de atendimento e relacionamento com o público, consolidando a presença física da ClickBus dentro de um dos maiores terminais rodoviários da América Latina.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Paquetá admite que negociou com Flamengo, revela conversa com Filipe Luís e desabafa: ‘Eu tentei muito’

0

[ad_1]

Lucas Paquetá esteve bem perto de voltar ao Flamengo. Ao menos foi o que o próprio meio-campista do West Ham revelou.

Em entrevista ao ge, o brasileiro admitiu que negociou com o clube rubro-negro em duas oportunidades. Na mais recente delas, inclusive, conversou o técnico Filipe Luís.

A primeira tratativa com o time em que foi revelado aconteceu em meados de maio de 2024, quando ele foi denunciado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) por má conduta com relação a apostas em quatro jogos da Premier League. Na ocasião, Paquetá recebeu Marcos Braz, então vice-presidente de futebol do Flamengo, em sua casa.

”O primeiro momento era ainda quando o (Marcos) Braz estava no Flamengo, existiu esse contato. Eu sei do desejo do Flamengo, e eles sabem do meu desejo, da minha paixão pelo clube, então é algo que sempre acontece. Assim que eu fui acusado, que ia iniciar todo o processo de julgamento, o Braz foi à minha casa, fez a proposta, perguntou o que eu pensava”, disse.

”Óbvio, eu sempre quero voltar para o Flamengo, mas naquele momento ainda estava meio balançado da minha decisão, do que eu ia fazer, e aí eu conversei com o diretor do West Ham também e falei: Braz, eu quero voltar, sei que vou me sentir bem no Flamengo, mas não posso ser ingrato com o clube que está me apoiando muito. Eles me apoiaram muito em todos os momentos, me ajudaram em diversas situações, então eu não podia forçar uma saída de um lugar onde estava sendo acolhido, respeitado. Eles respeitavam a mim, minha esposa, minha família. Então eu falei assim: eu quero que vocês resolvam isso. Mas existiu, sim, essa troca com o Flamengo”, completou.

A segunda negociação com o Flamengo aconteceu depois de julho deste ano, quando foi absolvido pela Justiça. Dessa vez, Paquetá chegou a procurar o técnico e amigo Filipe Luís.

”O segundo momento, por incrível que pareça, foi quando eu já sabia que poderia continuar jogando normalmente. Foi quando eu senti mais vontade ainda de voltar ao Flamengo. Talvez eu nem pudesse falar isso, mas eu tive algumas conversas com o Filipe (Luís), que é um amigo, além do trabalho que ele está fazendo no Flamengo. Eu realmente demonstrei o desejo de voltar e também demonstrei aos meus empresários”, declarou.

”Era uma decisão difícil, porque eu tenho 28 anos, é muito cedo e ainda tenho muito mercado aqui fora, venho fazendo meu trabalho bem feito, mas era um desejo muito grande. E eu tentei muito, só que infelizmente mais uma vez entrei naquela de respeitar o meu clube, de não forçar nada, porque é um clube que me apoiou, que eu tenho carinho enorme. Então deixei acontecer e realmente não aconteceu. Eu entendi que não era o momento, mas as portas sei que vão estar sempre abertas para mim. Sei que em algum momento essa volta vai acontecer”, finalizou.

Lucas Paquetá deixou o Flamengo em janeiro de 2019 rumo ao Milan. Depois, defendeu o Lyon antes de ser contrato pelo West Ham, clube que tem contrato até 2027.

Próximos jogos do Flamengo:

[ad_2]

Fonte

São Paulo assina contrato de R$ 9,9 milhões para fiscalizar requalificação do corredor de ônibus da Av. Interlagos

[ad_1]

Acordo com a SPObras, por dispensa de licitação, garante assistência técnica à SIURB durante 14 meses de obras no trecho entre a Av. Washington Luís e a Av. Atlântica

ALEXANDRE PELEGI

A Prefeitura de São Paulo assinou o contrato no valor de R$ 9,9 milhões (R$ 9.915.069,15) com a São Paulo Obras (SPObras) para prestação de serviços técnicos especializados de assistência e subsídio à fiscalização das obras de requalificação do corredor de ônibus da Avenida Interlagos, no trecho compreendido entre a Avenida Washington Luís e a Avenida Atlântica, na Zona Sul da capital.

A contratação foi realizada por dispensa de licitação, mecanismo autorizado pela Lei Federal 14.133/2021 em situações nas quais órgãos e entidades da própria Administração Pública firmam contratos compatíveis com suas atribuições institucionais. Como a SPObras é uma empresa pública municipal criada para executar obras e fornecer suporte técnico de engenharia ao Município, a SIURB pôde firmar o ajuste diretamente, sem necessidade de certame, uma vez que o serviço solicitado integra as funções legais da estatal.

A ampliação da estrutura de fiscalização acontece em paralelo ao andamento das obras de requalificação do corredor da Avenida Interlagos. Como mostrou o Diário do Transporte em maio de 2025, anunciando o início das obras, trata-se de um dos maiores projetos recentes de infraestrutura viária da capital, com investimento de R$ 100,5 milhões e prazo estimado de 14 meses. Ao todo, cerca de 9 km do corredor estão sendo modernizados, em uma via que transporta diariamente entre 227 mil e 230 mil passageiros, com picos de até 240 ônibus/hora nas manhãs.

O projeto prevê uma reestruturação completa da avenida, e tem as seguintes intervenções previstas:

  • Recuperação total dos pavimentos das pistas gerais.

  • Implantação de pavimento rígido (concreto) nas faixas exclusivas de ônibus, para suportar melhor o tráfego pesado.

  • Reforma e padronização das paradas de ônibus, com superguias em torno de 28 cm para facilitar embarque e desembarque.

  • Requalificação de passeios, com rampas, pisos táteis e ajustes de acessibilidade.

  • Modernização da drenagem viária (sarjetas, bocas de lobo etc.).

  • Nova sinalização viária (horizontal e vertical) e adequações urbanísticas e paisagísticas.

  • Infraestrutura para monitoramento por câmeras nas paradas.

  • Implantação de vala técnica e enterramento das redes aéreas de energia e telecomunicações, com retirada de postes ao longo da calçada.

Dentro desse contexto, o contrato firmado com a SPObras garante suporte técnico à Prefeitura durante todas as fases da obra. Os serviços incluem a elaboração de relatórios gerais de obra, supervisão contínua, medições, acompanhamento ambiental e relatório final, assegurando o cumprimento das etapas previstas no cronograma.

A execução está prevista para 14 meses, enquanto a vigência total do contrato é de 17 meses, com pagamentos condicionados ao cronograma físico-financeiro.

A contratação complementa a estrutura administrativa do projeto e se soma às ações executivas já em curso na avenida, reforçando a modernização de um dos principais eixos de transporte coletivo da Zona Sul.

A expectativa da prefeitura é que a requalificação da Avenida Interlagos deverá melhorar o desempenho operacional dos ônibus, reduzir tempos de viagem e aumentar a segurança de pedestres e passageiros.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

 

[ad_2]

Fonte

Mobi-Rio abre seleção com 124 vagas para operação e manutenção do sistema BRT no Rio de Janeiro

[ad_1]

Salários vão de R$ 2,1 mil a R$ 4,7 mil, além de vale-alimentação, plano odontológico e auxílio-transporte

ALEXANDRE PELEGI

A Mobi-Rio – Companhia Municipal de Transportes Coletivos – abriu o Processo Seletivo Simplificado nº 024/2025 para contratação temporária de profissionais que atuarão diretamente no sistema BRT do Rio de Janeiro.

As inscrições acontecem de 13 a 20 de novembro, exclusivamente pelo link:

Os candidatos devem preencher o formulário disponível no portal e anexar a documentação obrigatória conforme exigências do edital.

A seleção reforça áreas essenciais de operação e manutenção do BRT, suprindo necessidade temporária de excepcional interesse público. As admissões serão regidas pela CLT, com contratos por tempo determinado e possibilidade de prorrogação.

O edital oferece 124 vagas, distribuídas entre funções técnicas, operacionais e de manutenção — algumas delas com reserva para pessoas com deficiência (PcD):

  • Abastecedor Diesel – 1 vaga (sem PcD)

  • Adesivador/Cartazista – 1 vaga (sem PcD)

  • Auxiliar de Manutenção Predial – 1 vaga (sem PcD)

  • Bombeiro Hidráulico – 1 vaga (sem PcD)

  • Eletricista Veicular – 24 vagas, sendo 2 para PcD

  • Lanterneiro – 14 vagas, sendo 1 para PcD

  • Líder de Almoxarifado – 1 vaga (sem PcD)

  • Lubrificador – 6 vagas, sendo 1 para PcD

  • Manobreiro – 9 vagas, sendo 1 para PcD

  • Mecânico – 46 vagas, sendo 3 para PcD

  • Mecânico Alinhador – 4 vagas (sem PcD)

  • Mecânico de Refrigeração Veicular – 8 vagas, sendo 1 para PcD

  • Mecânico de Suspensão – 6 vagas, sendo 1 para PcD

  • Mecânico Montador – 1 vaga (sem PcD)

  • Mecânico Socorrista – 1 vaga (sem PcD)

  • Técnico em Manutenção de Refrigeração – 1 vaga (sem PcD)

A jornada será de 220 horas mensais, com turnos diurnos ou noturnos, incluindo fins de semana e feriados.

Os salários previstos no edital são:

  • Abastecedor Diesel – R$ 2.260,46

  • Adesivador/Cartazista – R$ 3.024,50

  • Auxiliar de Manutenção Predial – R$ 2.743,29

  • Bombeiro Hidráulico – R$ 2.880,49

  • Eletricista Veicular – R$ 2.880,49

  • Lanterneiro – R$ 2.880,49

  • Líder de Almoxarifado – R$ 4.748,85

  • Lubrificador – R$ 2.177,71

  • Manobreiro – R$ 3.420,16

  • Mecânico – R$ 3.175,72

  • Mecânico Alinhador – R$ 3.420,16

  • Mecânico de Refrigeração Veicular – R$ 3.420,16

  • Mecânico de Suspensão – R$ 3.175,72

  • Mecânico Montador – R$ 3.175,72

  • Mecânico Socorrista – R$ 3.420,16

  • Técnico em Manutenção de Refrigeração – R$ 3.024,50

Além do salário base, os contratados receberão:

  • Vale-alimentação de R$ 660,00,

  • Plano odontológico,

  • Auxílio-transporte, conforme legislação vigente.

Etapas de inscrição e avaliação

A seleção inclui:

  • Análise curricular para funções de apoio e manutenção;

  • Análise curricular + prova teórica para Líder de Almoxarifado;

  • Análise curricular + prova prática para mecânico, eletricista, manobreiro e demais funções técnicas.

Os contratos serão por tempo determinado, com possibilidade de prorrogação conforme a Lei Municipal nº 8.666/2024.
O início das atividades deverá ocorrer na data definida pela Mobi-Rio, sob pena de cancelamento da admissão.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte