23.4 C
Rondonópolis
sábado, 27 junho - 01:16
Publicidade
Home Blog Page 381

Deyverson desabafa após hat-trick e manda recado para quem já dá Fortaleza como ‘rebaixado’: ‘Vamos batalhar até o final’

0

[ad_1]

Deyverson foi o grande nome do empate por 3 a 3 entre Atlético-MG e Fortaleza, nesta quarta-feira (12), na Arena MRV, pelo Brasileirão. E após anotar um hat-trick conta o ex-clube, o atacante desabafou.

O camisa 18 falou sobre o momento delicado vivido pelo Laion na Série A e criticou aqueles que já dão o clube cearense como “rebaixado”, afirmando que o ponto conquistado na capital mineira aumenta as chances de permanência na elite.

“Fizemos um ponto contra uma grande equipe, fora de casa, então a oportunidade de ficar na primeira (divisão) aumentou, somar ponto. Falei com os meus companheiros ‘estamos perdendo, contra uma grande equipe, mas temos que somar pontos, o empate aqui, da forma que foi, é uma vitória, temos que celebrar’. Estou muito feliz com esse ponto, exaltar o grupo, o professor (Palermo) também, ele falou ‘vamos lá, a gente acredita, o Fortaleza é isso, é um time aguerrido, que luta, time dedicado'”, disse em entrevista ao Sportv.

“Muitas pessoas na televisão vêm falando do Fortaleza, batendo na gente, falando que é um time rebaixado, mas o Fortaleza nunca se dá por derrotado. Somos uma equipe que vai batalhar até o final, até acabar a bateria do celular vamos continuar lutando por esse clube, que não merece viver o que está vivendo porque fez campeonatos excelentes. Eu não posso deixar que o Fortaleza passe por esse momento na minha chegada ao clube, tenho que dar o melhor a eles porque acreditaram em mim, tenho que dar o meu 100% como sempre”, prosseguiu.

“Eu sou um jogador que, independentemente se sou convocado, sempre vou apoiar os meus companheiros, estamos no mesmo barco, se afundar, afunda todo mundo, se ficar, todos ficam. Sou um cara muito feliz pela confiança do treinador, do estafe, que acreditam no meu potencial, se estou aqui é por mérito meu também. O que eu fiz no Atlético-MG despertou interesse do Fortaleza, então estou muito feliz pelo treinador ter me colocado em um jogo como esse. Fico feliz pelos meus primeiros três gols, dedico à minha esposa.”

O atacante de 34 anos ainda vibrou com os três gols marcados em Belo Horizonte e agradeceu ao Fortaleza pela confiança em contrata-lo após a sua passagem pelo Atlético-MG.

“Foi uma partida muito séria (da minha parte), muito focado em fazer o melhor pela minha equipe, em nenhum momento teve brincadeira, falta de respeito com o Galo. Eu joguei aqui, tenho um grande carinho, mas defendo as cores do Fortaleza hoje, que acreditou em mim. Não que o Galo não tenha acreditado, mas o Fortaleza acreditou em mim, me trouxe para cá, sou muito grato aos meus companheiros por me apoiarem. Me apoiaram bastante antes do jogo, falaram que eu iria fazer uma bela partida.”

Com o ponto somado contra o Galo, em jogo atrasado, o Fortaleza foi a 31 pontos e segue na vice-lanterna, mas diminuiu a distância para o Vitória, primeiro time fora do Z-4, para quatro.

Próximos jogos do Fortaleza:

[ad_2]

Fonte

“Temos ônibus descarbonizado demais e política pública de menos”

[ad_1]

Maurício Cunha, Vice-Presidente Industrial da Caio, em painel no Arena ANTP

Vice-presidente industrial da fabricante fala sobre sobrecapacidade, profissionalização do setor e novidades da marca em ônibus elétricos e de alta capacidade

ALEXANDRE PELEGI

A presença da Caio na ARENA ANTP 2025 trouxe um retrato preciso do momento vivido pela indústria brasileira de ônibus: uma corrida tecnológica acelerada, acompanhada por desafios estruturais que ainda travam a expansão das frotas descarbonizadas pelo país. Quem sintetizou esse ambiente foi o vice-presidente industrial da empresa, Maurício Cunha, convidado do Podcast do Transporte logo após participar de um dos painéis mais disputados do evento, dedicado à transição energética na mobilidade urbana.

Tecnologias avançam rápido, mas política pública não acompanha

Segundo Cunha, a oferta de soluções descarbonizantes já não é o gargalo. O mercado dispõe de múltiplas alternativas tecnológicas — do biodiesel hidrogenado aplicado em motores Euro 6 ao biometano, passando por híbridos com motor a etanol e novas arquiteturas elétricas.

“As tecnologias estão chegando mais rápido do que a capacidade dos sistemas de absorvê-las”, resume o executivo. A indústria brasileira, afirma, respondeu com rapidez e robustez, ampliando linhas de produção para atender a essa nova demanda. O problema é que a infraestrutura e o financiamento ainda caminham em ritmo muito mais lento.

Cunha destacou que o PAC, o Mover e outros programas federais são passos importantes, mas insuficientes. O setor espera condições mais competitivas de crédito, políticas industriais consistentes e maior volume de recursos. “É o que fazem Europa, China e Estados Unidos. O Brasil precisa proteger sua indústria, seus empregos e os impostos gerados aqui.”

Profissionalização: cidades avançam, mas ainda há grande desigualdade

Além do hardware, falta capacidade institucional. Municípios grandes contam com estruturas técnicas reconhecidas — como SPTrans, Urbs, SMTR e BHTrans — mas, nas cidades médias e pequenas, o secretário de transportes ainda precisa fazer tudo, sem equipe e sem formação específica.

“Há uma melhora clara nas capitais e regiões metropolitanas, mas o desafio está no Brasil profundo. As novas tecnologias exigem pessoal preparado, tanto do lado do operador quanto do poder público”, avaliou.

Indústria em ritmo “10.0”: adaptações constantes e sobrecapacidade

A velocidade das transformações mexe na espinha dorsal das fabricantes. As carrocerias precisam lidar com novos arranjos de propulsão, novos centros de gravidade, sistemas embarcados complexos e exigências crescentes de conforto e durabilidade. Por isso, afirma Cunha, o setor vive hoje um ambiente de produção febril, com protótipos e adaptações surgindo em ciclos curtíssimos.

O efeito colateral é a sobrecapacidade: as montadoras estão prontas para entregar mais do que o mercado consegue absorver no curto prazo. “Não é sobreoferta, é capacidade ociosa criada para atender a uma demanda que ainda depende de infraestrutura e financiamento.”

E-BRT: o novo salto da Caio para corredores de alta capacidade

O principal lançamento da Caio para esta nova fase da mobilidade urbana é o E-BRT, evolução do e-Milênio para corredores segregados. O modelo, apresentado a clientes em entregas iniciais, não foi exposto fisicamente no evento devido ao cronograma de produção, mas dominou as conversas nos estandes.

Trata-se de um veículo projetado especificamente para sistemas de maior escala, com inovações de acabamento, arquitetura elétrica otimizada e foco em robustez para operações intensivas. A receptividade, segundo Cunha, tem sido “espetacular”.

Além disso, a Caio mantém equipes dedicadas à integração com diferentes soluções de chassi e sistemas de tração elétrica, o que exige um ritmo contínuo de engenharia e testes.

Realidade brasileira exige veículos “treinados para buracos”

Cunha também abordou um ponto que costuma passar despercebido por quem não acompanha o setor: não existe ônibus igual no mundo inteiro. A operação brasileira, marcada por pavimentos irregulares, aclives, valetas e ausência de prioridade viária, exige veículos adaptados às condições locais.

“Modelos importados completos nunca vingaram aqui porque não suportam nossa realidade operacional. Na China, a infraestrutura é impecável. Aqui, o ônibus precisa aprender a rodar sobre buracos.”

O executivo reforça que, sem corredores prioritários, até o ônibus mais tecnológico enfrentará o mesmo congestionamento do diesel. “A prioridade beneficia o cidadão, não o operador.”

Indústria preparada, país em transição

A entrevista de Maurício Cunha na ARENA ANTP 2025 expõe um setor vibrante, capaz de inovar com rapidez e competir globalmente, mas que ainda depende de condições sistêmicas mais sólidas para transformar essa força em frotas limpas nas ruas. Entre avanços tecnológicos, desafios regulatórios e necessidade urgente de profissionalização municipal, a mensagem é clara: a descarbonização está ao alcance — desde que a política pública acompanhe o ritmo da indústria.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Inmet divulga prognóstico agroclimático para o trimestre de novembro a janeiro

0

[ad_1]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico agroclimático para o período de novembro de 2025 a janeiro de 2026, destacando cenários contrastantes entre as regiões produtoras do país. De acordo com o órgão, o trimestre deve favorecer as lavouras de verão no Centro-Oeste e Sudeste, mas ainda inspira atenção no Sul, por causa do excesso de umidade, e no Norte e Nordeste, onde persistem áreas de seca e altas temperaturas.

Centro-Oeste: boas condições para soja e milho

Conforme o Inmet, são esperadas chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente todo o Centro-Oeste, com destaque para Goiás e Mato Grosso. A regularização das precipitações deve garantir umidade adequada no solo, favorecendo o plantio e o estabelecimento das lavouras de soja e milho da primeira safra.

Segundo o boletim, os níveis de armazenamento hídrico do solo podem ultrapassar 80% em janeiro de 2026, o que tende a favorecer o desenvolvimento inicial das plantas e a recuperação das pastagens. Apenas o sudoeste de Mato Grosso e o oeste do Mato Grosso do Sul devem registrar índices um pouco mais baixos de umidade.

Sudeste: chuvas acima da média impulsionam lavouras

De acordo com o relatório, a previsão é de chuvas acima da média em todo o estado de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e em boa parte do Espírito Santo. O Inmet aponta que essas condições, combinadas a temperaturas dentro do padrão histórico, devem favorecer o avanço do plantio e o desenvolvimento das lavouras de verão.

O órgão acrescenta que, a partir de dezembro, deve haver recuperação da umidade do solo, com estoques superiores a 70% na maior parte da região. Apenas o norte de Minas Gerais e o centro-norte do Espírito Santo podem manter níveis mais baixos, com risco de déficits localizados.

Sul: umidade elevada pode dificultar atividades no PR

A previsão climática do Inmet para a Região Sul indica chuvas próximas e abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas acima da média no centro-leste do Paraná. O órgão ressalta que excedentes hídricos acima de 30 mm deverão predominar em grande parte da região, especialmente no Paraná e em Santa Catarina.

Segundo o boletim, essa condição pode interferir na colheita do trigo e atrasar o início da semeadura das culturas de primeira safra, além de gerar períodos de solo encharcado. No extremo sul gaúcho, por outro lado, é previsto déficit hídrico de até 30 mm em relação à média histórica.

Nordeste e Norte: calor e seca ainda preocupam

Nas regiões Norte e Nordeste, o Inmet indica temperaturas mais elevadas e chuvas irregulares, o que mantém o risco de perdas para culturas de sequeiro e pastagens.

No Norte, são previstos volumes abaixo da média em áreas do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e norte do Pará, com temperaturas até 1 °C acima da média. O boletim aponta que a situação deve melhorar gradualmente em janeiro, com aumento da umidade do solo.

No Nordeste, o centro-sul da Bahia deve registrar chuvas abaixo da média e déficits hídricos superiores a 150 mm, enquanto o centro-norte da região — abrangendo Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte — tende a apresentar chuvas próximas ou acima da média. Mesmo assim, o armazenamento hídrico no solo deve permanecer abaixo de 40% em boa parte do território, conforme o relatório.

[ad_2]

Fonte

SP confirma desconto pequeno e vencimentos começam na primeira quinzena

[ad_1]

Calendário divulgado pelo governo mantém 3% de abatimento para pagamento em janeiro e parcelamento limitado conforme valor do imposto

ALEXANDRE PELEGI

O Governo do Estado de São Paulo definiu, por meio do Decreto nº 70.087, de 12 de novembro de 2025, o calendário de pagamento do IPVA 2026, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (13). O cronograma mantém o desconto de 3% para quem quitar o imposto em cota única no mês de janeiro, com datas que variam de acordo com o final da placa. 

Pagamento à vista com desconto de 3%

O abatimento continua válido apenas para veículos usados, desde que o pagamento seja feito em janeiro, respeitando o final da placa:

• Final 1 – 12 de janeiro

• Final 2 – 13 de janeiro

• Final 3 – 14 de janeiro

• Final 4 – 15 de janeiro

• Final 5 – 16 de janeiro

• Final 6 – 19 de janeiro

• Final 7 – 20 de janeiro

• Final 8 – 21 de janeiro

• Final 9 – 22 de janeiro

• Final 0 – 23 de janeiro

A redução não vale para veículos beneficiados por alíquota reduzida prevista na Lei nº 13.296/2008.

Pagamento à vista em fevereiro

O contribuinte também pode optar por quitar o IPVA sem desconto em fevereiro, mantendo-se os mesmos dias de vencimento conforme o final da placa.

Parcelamento em até cinco vezes

O decreto mantém o parcelamento, desde que o valor total do imposto seja de pelo menos 6 UFESPs. As faixas são:

• 5 parcelas (janeiro a maio): débitos ≥ 10 UFESPs

• 4 parcelas (janeiro a abril): débitos ≥ 8 e < 10 UFESPs

• 3 parcelas (janeiro a março): débitos ≥ 6 e < 8 UFESPs

As parcelas seguem o mesmo calendário dos vencimentos de janeiro.

Regras específicas para caminhões

Para veículos de carga — caminhões e caminhões-tratores — o pagamento tem regras próprias:

• Cota única sem desconto: até 22 de abril

• Parcelamento (sempre com vencimento no dia 20):

• 5 parcelas: março, maio, julho, agosto e setembro

• 4 parcelas: março, maio, julho e agosto

• 3 parcelas: março, maio e julho

Nesse caso, os vencimentos não dependem do final da placa.

Veículos novos

Veículos zero quilômetro terão 3% de desconto se o imposto for pago até o 5º dia útil após a emissão da nota fiscal.

Também é permitido parcelar em até 5 vezes, desde que a primeira parcela seja paga em até 30 dias da emissão da nota, e as demais no mesmo dia dos meses seguintes.

Licenciamento antecipado

O decreto também permite ao proprietário que já esteja com o licenciamento de 2025 em dia antecipar o licenciamento de 2026. Nesse caso, o IPVA pode ser pago:

• Em cota única com desconto até 23 de janeiro

• Em cota única sem desconto até 23 de fevereiro

• Ou até o dia 23 do mês de vencimento da parcela, se houver parcelamento

O licenciamento antecipado só ocorre com quitação total do IPVA.

Rompimento do parcelamento

O parcelamento é cancelado automaticamente se qualquer parcela após a primeira não for paga no prazo. Nesse caso, todo o saldo é recalculado com juros e multa desde o vencimento da parcela não quitada.

O decreto determina ainda que, se o vencimento cair em dia sem expediente bancário, o pagamento será prorrogado para o próximo dia útil.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Frete rodoviário registra terceira queda seguida e atinge R$ 7,23 por km em outubro, aponta Edenred Frete

0

[ad_1]

O Índice de Frete Rodoviário (IFR) da Edenred Frete, elaborado a partir de dados exclusivos da plataforma Repom, revelou que o valor médio do frete por quilômetro rodado no Brasil apresentou uma leve retração em outubro. O preço passou de R$ 7,25 em setembro para R$ 7,23, o que representa queda de 0,28% — a terceira consecutiva no ano.

De acordo com a Edenred Frete, o resultado reflete uma fase de estabilidade nos custos do transporte rodoviário, após um período de maiores oscilações no setor.

Fatores que influenciaram o comportamento dos preços

O leve recuo observado em outubro resulta do equilíbrio entre forças opostas no mercado. De um lado, o agronegócio mantém forte demanda por transporte, impulsionado pela expectativa de uma safra recorde em 2025. De outro, a desaceleração da indústria nos últimos meses reduziu o volume de embarques, o que contribuiu para uma pequena pressão de baixa nos preços.

Segundo especialistas, o cenário atual demonstra uma acomodação natural dos valores, com tendência de estabilidade à medida que o mercado se ajusta às condições de oferta e demanda.

Estabilidade do diesel ajuda a conter variações

A manutenção do preço dos combustíveis foi outro fator que ajudou a estabilizar o custo do frete. O Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) apontou que o diesel S-10 manteve o valor médio de R$ 6,21 por litro em outubro, sem variação em relação a setembro.

A ausência de reajustes significativos no combustível, que representa uma das principais despesas do transporte rodoviário, tem evitado oscilações bruscas nos valores cobrados por frete em todo o país.

Fiscalização da ANTT traz maior equilíbrio ao setor

Além dos aspectos econômicos, a fiscalização mais rigorosa da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o cumprimento da Tabela de Preço Mínimo de Frete tem contribuído para manter os preços em níveis mais estáveis.

De acordo com Vinicios Fernandes, diretor da Edenred Frete, o aumento das ações fiscalizatórias trouxe mais equilíbrio ao mercado:

“A fiscalização mais rigorosa da ANTT contribuiu para manter a média do frete em níveis estáveis. Com mais empresas buscando se adequar às regras, observa-se uma menor dispersão nos valores praticados e uma tendência de equilíbrio entre oferta e demanda”, afirmou o executivo.

Perspectivas para o setor de transporte rodoviário

Com o avanço da colheita agrícola e a retomada gradual da atividade industrial, o setor de transporte deve manter o atual patamar de preços até o fim do ano. A expectativa é de estabilidade moderada, sem grandes elevações, mas também sem quedas expressivas, enquanto fatores como o preço do diesel e o volume de cargas permanecem controlados.

[ad_2]

Fonte

Viação Goianésia suprime a seção Brasília/DF–Jaraguá/GO na linha Ceres/GO–Brasília/DF

[ad_1]

Decisão da ANTT também atualiza lista de seções operadas entre o DF e municípios de Goiás

ALEXANDRE PELEGI

A ANTT publicou nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, a Decisão SUPAS nº 1.608/2025, que modifica a autorização da Auto Viação Goianésia referente ao TAR nº GODF0108005, que regulamenta a linha Ceres/GO – Brasília/DF.

Pelo ato, assinado pelo superintendente Juliano de Barros Samôr, a empresa está autorizada a suprimir a seção Brasília/DF – Jaraguá/GO, conforme o Anexo I da decisão. A mudança decorre de pedido formal da própria operadora.

A ANTT determina ainda que a empresa cumpra as garantias previstas na Resolução nº 6.033/2023 relativas ao cancelamento de bilhetes para viagens programadas após o encerramento da operação da seção suprimida, resguardando os direitos dos passageiros conforme a Seção V do Capítulo VI.

Além da exclusão da seção, a decisão altera o anexo da SUPAS nº 1.398/2024, atualizando a relação de seções válidas entre o Distrito Federal e municípios goianos.

O novo Anexo II passa a listar as seguintes ligações mantidas pela Goianésia:

Brasília/DF – Ceres/GO
Brasília/DF – Cocalzinho de Goiás/GO
Brasília/DF – Corumbá de Goiás/GO
Brasília/DF – Goianésia/GO
Brasília/DF – Pirenópolis/GO
Brasília/DF – Rialma/GO
Brasília/DF – Rianápolis/GO
Brasília/DF – Santa Isabel/GO

A Decisão SUPAS nº 1.608 entra em vigor em 17 de novembro de 2025.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

As contas de Sylvinho para manter a Albânia na briga pela 1ª Copa do Mundo e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

A Albânia pode dar mais um passo rumo à primeira Copa do Mundo da sua história nesta quinta-feira (13), quando visita a Andorra, no Nou Estadi d’Encamp, às 16h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.

Na vice-liderança do Grupo K, a seleção albanesa tem 11 pontos contra 10 da Sérvia, sua adversária na disputa por uma vaga na repescagem. Isso porque a líder Inglaterra já se garantiu no Mundial de 2026 com 100% de aproveitamento em seis jogos, enquanto Letônia e Andorra estão eliminadas.

Sob o comando de Sylvinho, ex-treinador de Corinthians e Lyon, a Albânia pode se garantir na repescagem com uma rodada de antecedência. Para isso, precisa vencer a lanterna Andorra, que somou apenas um ponto em sete jogos, e torcer por uma vitória da Inglaterra sobre a Sérvia, no Wembley.

É justamente o que a Albânia quer para não deixar a decisão para a última rodada, neste domingo (16). A seleção dirigida por Sylvinho recebe a Inglaterra, enquanto a Sérvia enfrenta a eliminada Letônia, também em casa.

A classificação para a Copa do Mundo de 2026 seria mais um feito histórico de Sylvinho no comando da Albânia. Contratado em janeiro de 2023 depois de uma passagem apagada pelo Corinthians, o brasileiro levou a seleção para a segunda participação na Eurocopa de 2024.

CLIQUE E ASSISTA AO VIVO O JOGO ENTRE ANDORRA X ALBÂNIA!


Muito tênis, futebol e mais!

A emoção começa cedo na tela do Disney+ nesta quinta-feira (13).

O tênis tem o ATP Finals como destaque, com os jogos começando a partir das 7h30 (de Brasília).

Além de Andorra x Albânia, as eliminatórias europeias têm Azerbaijão x Islândia, Noruega x Estônia e França x Ucrânia.

O dia ainda reserva emoções na NHL e no Rugby, com direito ao Brasil enfrentando a Bélgica na repescagem para a Copa do Mundo.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

[ad_2]

Fonte

Sistema Transporte (CNT) promove na “Estação do Desenvolvimento” debates sobre mobilidade e sustentabilidade. Diário do Transporte faz a cobertura em Belém (PA)

[ad_1]

Ônibus com tecnologia Eletra que realiza transportes oficiais na Cop-30, em Belém (PA)

Ministérios dos Transportes Minas e Energia e Cidades, fabricantes como Eletra, associações como Abiogás, entre outros entes de relevância no setor debatem normas legais e tecnologias que podem ampliar ganhos ambientais, econômicos e sociais dos deslocamentos de cargas e passageiros

ADAMO BAZANI

A chamada “Green Zone”, área de livre acesso na COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que ocorre em Belém (PA) até 21 de novembro, conta com uma área exclusiva para debater transportes, mobilidade e sustentabilidade.

É a “Estação do Desenvolvimento”, do Sistema Transporte, da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

A convite da Eletra Industrial, empresa produtora de ônibus elétricos e que realiza consultorias independentes para implantação de sistemas de transportes eletrificados, o Diário do Transporte está em Belém.

A “Estação do Desenvolvimento” abriga uma série de atividades com ciclos de palestras, debates, exposições e mesas técnicas que abordam os diversos aspectos da mobilidade urbana e dos transportes gerais de cargas e passageiros em meio ao contexto da sustentabilidade.

Entre as abordagens estão possibilidades de avanços na legislação e de tecnologias que podem fazer com que as atividades de transportes possam ampliar os benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Além de técnicos da própria CNT, participam o Ministério dos Transportes, inclusive com o encerramento do ministro Jader Filho; Ministério das Cidades; Ministério de Minas e Energia; fabricantes, como a Eletra Industrial; associações como a Abiogás, que representa os produtores de Gás Natural e Biometano, e operadores como Rumo e VLI (trens de carga), Motiva (concessões rodoviárias, aeroportuárias e metroferroviárias), ente outras.

Esta quinta-feira, dia 13 de novembro de 2025, será um dos dias mais relevantes.

A CNT-Sistema Transporte apresenta entre 16h e 17h o Inventário de Emissões do Setor de Transportes, que trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.

Antes da apresentação, um dos painéis mais importantes também ocorre nesta quinta-feira (13) será a mesa de debates *_“Descarbonização nos modos de transporte”_*, das 14h20 às 15h.

Segundo a CNT, o painel “Descarbonização nos modos de transporte” tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuído para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões.

Uma das participantes é a diretora-presidente da Eletra, Milena Romano, que diz que vai ressaltar a importância da indústria brasileira como estratégica no atual contexto na busca em como reduzir ainda mais as emissões pela mobilidade em todo o mundo.

Para Milena Romano, o momento é agora para o Brasil se tornar um dos maiores exportadores de ônibus elétricos e conhecimento técnico.

*“A Eletra Industrial é pioneira. Há cerca de 30 anos, quando a eletrificação de frotas de transportes urbanos ainda era um sonho no Brasil, acreditávamos e investíamos. Ao longo de décadas, o Brasil formou técnicos capacitados e agora tem condições de se tornar um dos maiores exportadores para o mundo não apenas de ônibus elétricos enquanto produtos, mas de soluções e conhecimento para implantação de sistemas de transportes eletrificados sobre pneus. O Brasil pode ser um dos líderes globais em transportes limpos”* – disse Milena que vai apresentar a experiência da empresa em desenvolvimento de modelos de ônibus elétricos que podem ser personalizados para cada tipo de operação e regiões diferentes, além de citar o _“case”_  *Eletra Consult*, um trabalho único na América Latina que, com parceiros, a Eletra desenvolve junto a operadores, gestores públicos e sociedade civil em geral, como academia e entidades de classe e técnicas, para orientação a respeito de todas as etapas da eletrificação de frotas, muito antes da compra dos ônibus, desde a escolha das obras civis e adequações mais indicadas nas garagens, infraestruturas de carregamento de baterias e redes de distribuição de energia, análise das opções de financiamento disponíveis no mercado para cada tipo de operador ou gestor, até a escolha do modelo de ônibus de acordo com a infraestrutura e demanda de passageiros e o pós-venda, com assistência técnica e treinamentos de motoristas e equipes de manutenção.

*_“A Eletra surgiu de um grupo operador de transportes com 115 anos de atuação. Sabemos como é colocar ônibus nas ruas. Junto conosco atuaram técnicos de ponta que contribuíram para a consolidação dos transportes limpos de passageiros no País, desde a concepção da primeira geração de trólebus integralmente nacionais, ainda nos anos de 1970, com profissionais como o saudoso engenheiro Antônio Vicente Albuquerque de Souza e Silva. Acompanhamos o trabalho e aprendemos com o também saudoso Adriano Murgel Branco, que implantou um audacioso projeto de eletrificação em São Paulo. Nascemos de um grupo que tem bagagem e podemos dizer com certeza: pela capacitação dos seus técnicos e pela flexibilidade necessária para atender realidades diferentes, nossa indústria tem de tudo para colocar o Brasil num lugar de destaque no atual contexto mundial de transportes limpos e modernos”_ *– lembra Milena.

A ESTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:

A Estação do Desenvolvimento é o local de networking e debate dos setores produtivos no evento. O espaço funcionará na Green Zone e favorecerá o protagonismo do transporte e dos seus parceiros no principal evento global sobre o clima. Trata-se de um local com potencial para atrair grande público qualificado.

O espaço oferece:

– Local propício para relacionamento com stakeholders qualificado;

– Encontro de autoridades, setor produtivo e de conhecimento;

–  Painéis do Sistema Transporte na Zona Verde da COP-30;

– Valorização da cultura amazônica com ativações e produtos regionais.

*SERVIÇO*

*Painel*: “Descarbonização nos modos de transporte”

*Quando*: Quinta-feira, 13 de novembro de 2025,  14h20 às 15h.

*Onde*: Estação do Desenvolvimento, da CNT-Sistema Transporte, na Green Zone da Cop-30, em Belém (PA)

*A diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano, atende à imprensa ao final presencialmente ou mediante agendamento

*Participam*

– Diretora-presidente da Eletra Industrial, Milena Romano;

– Diretora Executiva da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados, Gabriela Costa;

– CEO da TUPY/MWM, Rafael Lucchesi;

– Diretor-Executivo da ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Luís Fernando Resano.

*Inventário de Emissões do Setor de Transportes*

Das 16h às 17h: trará uma radiografia completa dos impactos ambientais das atividades de deslocamentos de pessoas e produtos e, a partir destes dados, será possível traçar planos de melhorias.

PATROCINADORES DA ESTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO:

Em nota, a CNT-Sistema Transporte detalhou os patrocinadores que possibilitaram a instalação e realização das atividades na Estação do Desenvolvimento: Gol Linhas Aéreas, ClickBus, Eletra Industrial, MoveInfra, Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem), ATP (Associação de Terminais Portuários Privados), MWM/Tupy S.A., Geradora/ Loxam, TikTok, Iris, GIST Impact, Abani, Childhood, IOE, Instituto Ethos, CEBDS e Slocat Partnership. Correalização: Ministério das Cidades, Ministério de Portos e Aeroportos o Ministério dos Transportes

Novos patrocinadores e parceiros embarcam na Estação

A Gol Linhas Aéreas passa a integrar o time de patrocinadores da Estação do Desenvolvimento, iniciativa do Sistema Transporte na COP30. Além da companhia de aviação, também entra como patrocinador a ClickBus, plataforma digital brasileira especializada na venda online de passagens rodoviárias. A Eletra, líder no mercado brasileiro de ônibus elétricos, chega para promover a descarbonização do setor a partir da eletrificação.

As companhias se juntam ao MoveInfra – movimento que reúne os seis principais grupos de infraestrutura do país –, à Abac (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem) e à ATP (Associação de Terminais Portuários Privados).

Já no campo das parcerias, quem chega para fornecer a energia é a MWM/Tupy S.A., com o fornecimento de grupo geradores que serão operados pela A Geradora/Loxam. A gigante global de mídia TikTok marcará presença no espaço, com ativação e ações de visibilidade junto a influenciadores da plataforma. Iris e GIST Impact trazem sua expertise para potencializar negócios sustentáveis.

O evento conta ainda com o apoio institucional da Abani, Childhood, IOE, Instituto Ethos, CEBDS e Slocat Partnership. A correalização é feita em parceria com o Ministério das Cidades, o Ministério de Portos e Aeroportos e o Ministério dos Transportes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Santa Cruz renuncia às linhas São Sebastião do Paraíso/MG–São Paulo/SP e São Bernardo do Campo/SP–Itajubá/MG

[ad_1]

A Viação Santa Cruz comunicou oficialmente à ANTT a renúncia de duas linhas interestaduais que operava por meio de Termos de Autorização (TAR).

As decisões, publicadas nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, no Diário Oficial da União, determinam o encerramento dos serviços a partir de 26 de novembro de 2025.

As renúncias envolvem os TARs MGSP0002033, referente à linha São Sebastião do Paraíso (MG) – São Paulo (SP), e SPMG0002024, que atendia o trajeto São Bernardo do Campo (SP) – Itajubá (MG).

Em ambos os casos, todas as seções vinculadas também serão canceladas.

A ANTT reforça que a empresa deve cumprir integralmente as regras de atendimento ao passageiro previstas na Resolução 6.033/2023, especialmente quanto ao cancelamento e reembolso de bilhetes adquiridos para datas posteriores ao fim da operação.

As decisões também revogam autorizações anteriores: a SUPAS nº 1.021/2024, no caso da linha São Sebastião do Paraíso–São Paulo, e a SUPAS nº 1.039/2024, referente à linha São Bernardo do Campo–Itajubá.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Palmeiras monta ‘força-tarefa’ para ter Flaco López contra o Santos; veja planejamento

0

[ad_1]

O Palmeiras prepara uma “força-tarefa” para ter o atacante Flaco López no clássico contra o Santos, neste sábado (15), às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.

O centroavante foi convocado pela seleção da Argentina e disputará amistoso contra Angola, na sexta-feira (14), em Luanda, capital do país africano.

Como a Albiceleste fará apenas uma partida nesta Data Fifa, os atletas serão todos liberados após o duelo na África. E é justamente aí que o Verdão planeja o “resgate”.

Segundo apurou a ESPN, o Alviverde quer fretar uma avião para trazer López de volta ao Brasil logo depois do amistoso, com o objetivo de tê-lo à disposição contra o Peixe.

O time palestrino considera que Flaco vive grande momento físico e aguentaria a “maratona”, até porque faria seu processo de recuperação e sono no voo até São Paulo.

Se o plano de fato se concretizar, não existe garantia de que ele seria titular na Vila Belmiro. A intenção, porém, é tê-lo ao menos no banco como opção para Abel Ferreira.

O martelo ainda não está batido na questão, mas o Palmeiras entende que o jogo é decisivo na luta pelo título do Brasileirão e a equipe já está bastante desfalcada, o que aumenta a vontade de contar com o argentino.

O atleta de 24 anos é o artilheiro alviverde na temporada, com 23 gols em 58 partidas.

Vale lembrar que, na Data Fifa de outubro, o Verdão já conseguiu “resgatar” seu camisa 42 do amistoso da Argentina nos Estados Unidos a tempo dele jogar contra o Red Bull Bragantino.

Na ocasião, o matador começou no banco, mas entrou na etapa complementar e contribuiu com um tento no atropelo por 5 a 1 do Alviverde, pelo Brasileirão.

Assista ao Fala a Fonte no YouTube

De segunda a sexta, a partir das 9h (de Brasília) no YouTube da ESPN, você acompanha o Fala a Fonte, programa comandado por André Hernan, Bruno Andrade e Bruno Vicari. Fique ligado!

Próximos jogos do Palmeiras:

[ad_2]

Fonte