15.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 02:23
Publicidade
Home Blog Page 395

Estações Corinthians-Itaquera e Itaim Paulista da CPTM recebem campanha de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (08)

[ad_1]

Estação Itaim Paulista/Foto: Danilo Torres

Das 9h às 16h, agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde oferecerão ações educativas sobre a eliminação de foco de criadouros dos mosquitos

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

As estações Corinthians-Itaquera e Itaim Paulista da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebem, neste sábado, 08 de novembro de 2025, uma campanha de conscientização sobre o controle de arboviroses, focada na prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Das 9h às 16h, agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde oferecerão ações educativas sobre a eliminação de foco de criadouros dos mosquitos, informações sobre como identificar os sintomas da doença e quando procurar o serviço de saúde.

Serviço

Dia D contra a Dengue

Onde: estação Corinthians Itaquera da Linha 11-Coral e Itaim Paulista da Linha 12-Safira

Data: Sábado (08/11)

Horário: das 9h às 16h

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

João Pessoa (PB) oferece passe livre em ônibus para candidatos do Enem nos dias 9 e 16 de novembro

[ad_1]

Foto: Reprodução/Prefeitura de João Pessoa (PB)

Medida garante gratuidade no transporte coletivo e reforço na frota para facilitar o deslocamento até os locais de prova

YURI SENA

A Prefeitura de João Pessoa anunciou que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão passagem gratuita nos ônibus urbanos nos dias 9 e 16 de novembro, datas de realização das provas. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (7) e tem o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes aos locais de aplicação do exame.

Para ter direito ao passe livre, os passageiros devem apresentar cartão de confirmação do Enem 2025, carteira de estudante ou outro documento que comprove a inscrição e contenha nome, CPF e número de inscrição, acompanhado de documento oficial com foto. Estudantes que utilizam o cartão eletrônico de passagem também terão acesso gratuito, bastando apresentá-lo no momento do embarque.

A prefeitura informou que cerca de 50 agentes de mobilidade atuarão no entorno dos principais locais de prova para garantir a organização do trânsito e a circulação dos ônibus. Entre os pontos que receberão monitoramento estão a UFPB (Castelo Branco), o Unipê (Água Fria), o IFPB (Jaguaribe), a FPB (Avenida Walfredo Leal), a Faculdade Maurício de Nassau (Avenida Epitácio Pessoa) e o Lyceu Paraibano (Centro).

A operação típica de domingo, que conta com 54 linhas, será reforçada antes e após as provas. As linhas 203, 307, 523, 1500 e 5100 terão aumento de viagens, totalizando 143 ônibus em circulação e 951 viagens por dia. A linha 003, do bairro Jaguaribe, também terá viagens extras nos horários de entrada e saída do exame.

Além disso, a prefeitura destacou que, aos domingos, a faixa exclusiva de ônibus é liberada para todos os veículos, facilitando o deslocamento de quem optar por ir de carro ou moto até os locais de prova.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus intermunicipais, CPTM, Metrô e linhas operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade terão transporte gratuito nos dias de Enem em São Paulo

[ad_1]

Gratuidade vale nos domingos de aplicação das provas, 9 e 16 de novembro, das 9h às 21h, em todas as regiões metropolitanas do Estado

YURI SENA

O Governo do Estado de São Paulo anunciou que o transporte público metropolitano será gratuito para os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, dias 9 e 16 de novembro.

A medida contempla as linhas da CPTM, do Metrô, além dos ônibus intermunicipais que operam nas regiões metropolitanas paulistas. As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade também vão oferecer gratuidade.

Durante os dias de aplicação das provas, as viagens poderão ser realizadas sem a necessidade de pagamento de bilhetes entre 9h e 21h. A gratuidade será válida para todos os passageiros, sem a exigência de comprovante de escolaridade ou documentação específica.

Para garantir o deslocamento dos estudantes com tranquilidade, o Metrô e a CPTM farão o monitoramento da demanda e manterão trens reservas de prontidão. Caso haja necessidade, esses trens serão adicionados à operação para reforçar a oferta. Além disso, as estações contarão com aumento no número de funcionários para prestar orientações ao público.

Nas linhas de ônibus intermunicipais, a operação seguirá a programação habitual de domingo, mas poderá ser reforçada conforme a demanda ao longo do dia. O governo recomenda que os estudantes programem o trajeto até o local de prova com antecedência, a fim de evitar atrasos.

As concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade vão oferecer gratuidade nas tarifas das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos domingos 9 e 16 de novembro, entre 9h e 21h.

A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos estudantes que participarão das provas, além de garantir mais acessibilidade e comodidade aos passageiros em geral. A gratuidade será válida para todos os usuários das linhas, sem necessidade de apresentar comprovante de inscrição do exame.

Durante os dias de operação especial, haverá reforço de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) nas estações, para orientar os passageiros e garantir o bom funcionamento do serviço. A circulação dos trens será monitorada em tempo real, com composições reservas prontas para atender a eventuais picos de demanda.

As concessionárias recomendam que os candidatos antecipem o deslocamento aos locais de prova, evitando imprevistos e atrasos no trajeto.

Outra facilidade disponível é o embarque de bicicletas nos sistemas da CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade. Aos sábados, domingos e feriados, o transporte é liberado para bicicletas de tamanho convencional — inclusive elétricas, desde que com dimensões semelhantes. Durante os dias úteis, o embarque é permitido entre 10h e 16h e após as 21h, sempre no último carro do trem, com limite de quatro bicicletas por viagem.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Jaé amplia funcionalidades e mantém plataforma gratuita para empresas

[ad_1]

Nova fase do sistema de bilhetagem da cidade do Rio de Janeiro traz mais de 20 ferramentas de gestão sem alterar custos para usuários

ALEXANDRE PELEGI

O Jaé, sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público do Rio de Janeiro, entra em uma nova etapa de modernização. A plataforma continuará oferecendo recarga gratuita de vale-transporte para todas as empresas, mas agora passa a disponibilizar um pacote opcional com mais de 20 novas funcionalidades voltadas à gestão dos benefícios.

Entre os recursos estão relatórios detalhados de controle, integração automatizada com sistemas internos, alertas em tempo real e ferramentas digitais de suporte e acompanhamento. A proposta é tornar o processo de gestão mais ágil, transparente e seguro, segundo o comunicado oficial.

Empresas que optarem pelo pacote adicional pagarão uma taxa de 4% sobre as recargas, destinada a cobrir o uso das novas tecnologias. As demais continuarão utilizando o sistema normalmente, sem custo adicional.

Em nota encaminhada ao Diário do Transporte o Jaé é reforça que a medida não altera o valor das tarifas nem afeta o custo para o usuário final.

A atualização consolida o compromisso da plataforma com a inovação, a eficiência e a liberdade de escolha, elevando o padrão de gestão do vale-transporte no Rio de Janeiro“, informa a empresa.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Mirassol descarta parceria e projeta time feminino ‘próprio’ para poder jogar a Libertadores 2026

0

[ad_1]

Sensação do Brasileirão em sua primeira participação na Série A, o Mirassol projeta a criação de um time feminino de olho na possibilidade, cada vez mais real, de disputar a CONMEBOL Libertadores em 2026.

Para participar da principal competição do continente, os times são obrigados a terem ou se associarem equipes femininas, determinação que está em vigor desde 2018.

Uma das opções seria realizar parceria com projetos sociais ou com clubes que já possuem a modalidade, mas, como apurou a ESPN, a ideia é ter um time próprio e criar um departamento pra cuidar dessa questão e organizar tudo sobre a novidade, mas sem parcerias.

Na Conmebol, os clubes classificados para a Libertadores precisam dar entrada com os documentos até o início da competição.

Em nota oficial, o Mirassol disse que “reforça que irá cumprir todas as regras e requisitos de participação em competições organizadas pela Conmebol, independentemente do campeonato que irá disputar”.

Quarto colocado no Campeonato Brasileiro, com 56 pontos, a equipe do interior de São Paulo já garantiu a permanência na elite para o ano que vem, e, se permanecer na posição atual, garantirá vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.

Próximos jogos do Mirassol:

[ad_2]

Fonte

Brasil é “paraíso dos biocombustíveis” que devem ser foco nos transportes e queda de preços de baterias é destaque. Leia discurso desta sexta-feira (07) de Lula na íntegra

[ad_1]

Presidente Lula e a presidente da Eletra, Milena Braga Romano em evento em junho de 2024 na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP) Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula ainda destacou que os países em desenvolvimento devem participar de toda a cadeia de eletrificação, inclusive. Neste aspecto, por exemplo, a indústria brasileira de ônibus elétricos precisa de maior destaque. A convite da Eletra, Diário do Transporte viaja a Belém (PA) para acompanhar evento internacional na próxima semana. Empresa vai apresentar painéis, realizar demonstração do case BRT Metropolitano de Belém e ainda atuar nos transportes oficiais junto com a BRT-Amazônia. Mercedes-Benz, por sua vez, destaca biocombustível BeVant, que tem origem 100% vegetal

ADAMO BAZANI

Os transportes, tanto de cargas como de passageiros, figuraram entre os principais aspectos abordados pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e de entrevistas da equipe ministerial na sessão sobre transição energética na Cúpula de Líderes da COP 30 nesta sexta-feira, 07 de novembro de 2025, em Belém, no Pará.

Segundo Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o Brasil é o “paraíso dos biocombustíveis” e que esta forma de geração de energia deve ser ampliada.

Silveira destacou no evento a “Lei do Combustível do Futuro” (Lei nº 14.993/2024), sancionada em outubro de 2024 para promover a transição energética, que entre outros pontos prevê o aumento gradativo da mistura de biocombustíveis na gasolina e no diesel para reduzir as emissões pelos motores a combustão.

“O Brasil é o paraíso dos biocombustíveis, e aprovamos maior programa de descarbonização da matriz de transportes e mobilidade do planeta, que é a Lei do Combustível do Futuro. Estamos reforçando o nosso protagonismo e contribuição com o planeta e impulsionando o surgimento de novas indústrias verdes no país”, disse o Ministro.

O programa foi citado no discurso de Lula que lembrou que a gasolina no Brasil tem 30% de etanol em sua composição e o diesel conta com 15% de biodiesel.

No entanto, operadores profissionais de transportes, tanto de cargas como de passageiros, dizem que atualmente essa mistura tem prejudicado motores a diesel de ônibus e caminhões, principalmente deixando borras e fazendo com que a eficiência caia, o que amplia os custos de operação e manutenção.

Diante disso, fabricantes já começam, com parceiros, as experimentar alternativas ao que está disponível no mercado.

É o caso da Mercedes-Benz, que levou para a Cop-30, em Belém (PA), quatro veículos, dois ônibus rodoviários e dois caminhões, com um novo combustível: o biocombustível BeVant, que tem origem 100% vegetal e passa por um processo de bidestilação. O projeto é em parceria com a empresa Be8. Os “pesados” saíram em caravana desde Passo Fundo (RS) para Belém (PA), com uma parada para avaliação preliminar na sede da montadora, em São Bernardo do Campo (SP).

Durante o Arena ANTP, evento de mobilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos, com realização da editora OTM, da Techini Bus, com parceria do Diário do Transporte e Podcast do Transporte, o vice-presidente do segmento de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, conversou com Adamo Bazani e contou que até então, os resultados com o BeVant foram positivos.

Na ocasião Walter Barbosa explicou que o diferencial é que, por ter origem integralmente vegetal, não há depósitos desses resíduos no propulsor. O executivo acredita que o BeVant tem tudo para ser uma das principais fontes de energia alternativas ao óleo diesel, sem substituir necessariamente a aplicabilidade, por exemplo, dos ônibus elétricos.

Relembre:

A eletricidade como matriz energética para os transportes também foi citada por Lula no discurso desta sexta-feira, 07 de novembro de 2025, que reuniu líderes globais.

Segundo o presidente, o preço das baterias caiu 90% ao longo da história e que a busca deve ser por diversificação das fontes de matrizes energéticas.

Lula ainda destacou que os países em desenvolvimento devem participar de toda a cadeia de eletrificação, inclusive. Neste aspecto, por exemplo, a indústria brasileira de ônibus elétricos precisa de maior destaque.

É impossível discutir a transição energética sem falar dos minerais críticos, essenciais para a confecção de baterias, painéis solares e sistemas de energia. Para gerar emprego e renda e gozar de segurança energética, os países em desenvolvimento precisam participar de todas as etapas dessa cadeia global de valor.

Entre as principais produtoras de ônibus elétricos no Brasil está a Eletra, de São Bernardo do Campo (SP). A empresa é a única com capital e origem 100% nacionais e atua na Cop-30 também.

A convite da marca, o Diário do Transporte viaja a Belém (PA) para acompanhar o evento internacional na próxima semana. Empresa vai apresentar painéis, realizar demonstração do case BRT Metropolitano de Belém e ainda atuar nos transportes oficiais junto com a BRT-Amazônia.

Relembre:

O presidente ainda falou sobre o que classificou de “pobreza energética” sobre a exclusão de grande parte da população do acesso à energia.

Lula ainda ressaltou que o conflito na Ucrânia fez o mundo dar vários passos para trás nos esforços para reduzir a poluição com a reabertura de minas de carvão. Para o presidente, gastar mais com armas que com ações climáticas é partir para um apocalipse primário.

“O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para redução de emissões de gases de efeito estufa e levou à reabertura de minas de carvão. Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático. Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado. É fundamental combater todas as formas de pobreza energética: 2 bilhões de pessoas não têm acesso a combustíveis adequados para cozinhar; 660 milhões de pessoas dependem de lamparinas ou de geradores a diesel nas periferias das grandes cidades e nas comunidades rurais da América Latina, da África e da Ásia; 200 milhões de crianças frequentam escolas sem acesso à luz elétrica.”.

LEIA E ASSISTA AO DISCURSO NA ÍNTEGRA:

As decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou nosso fracasso na batalha contra a mudança do clima.  

Foram necessárias 28 COPs do clima para nos comprometermos, em Dubai, com uma transição energética justa, ordenada e equitativa.

A Terra não comporta mais o modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis que vigorou nos últimos 200 anos.

75% das emissões de gases do efeito estufa têm origem na produção e no consumo de energia.

Não podemos nos omitir ou intimidar diante da magnitude desse dado.

Já sabemos que não é preciso desligar máquinas e motores, nem fechar fábricas ao redor do mundo de um dia para o outro.

A ciência e a tecnologia nos permitem evoluir de forma segura para um modelo centrado nas energias limpas.

Essa transformação já está em curso.

O uso de renováveis triplicou nos últimos dez anos.

No primeiro semestre de 2025, a energia renovável se tornou a maior fonte individual de geração de eletricidade no mundo, ultrapassando o carvão.

Em muitas regiões, as energias solar e eólica já são mais baratas do que a gerada por combustíveis fosseis.

O preço das baterias caiu 90%.

O Brasil não tem medo de discutir a transição energética.

Somos líderes nessa área há décadas.

Ainda nos anos 1970, fomos o primeiro país a investir em larga escala em alternativas renováveis.

90% da matriz elétrica nacional provém de fontes limpas.

Também somos pioneiros no desenvolvimento de motores flexíveis e o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis.

Nossa gasolina tem 30% de etanol em sua composição e nosso diesel conta com 15% de biodiesel.

O etanol é uma alternativa eficaz e imediatamente disponível para adoção nos setores mais desafiadores, como a indústria e os transportes.

É lamentável que pressões e ameaças tenham levado a Organização Marítima Internacional a adiar esse passo.

A transição energética representa um novo paradigma de desenvolvimento e uma grande oportunidade para promover transformações estruturais na sociedade e na economia.

Em 2023, o setor foi responsável por 10% do crescimento do PIB global e empregou 35 milhões de pessoas.

É impossível discutir a transição energética sem falar dos minerais críticos, essenciais para a confecção de baterias, painéis solares e sistemas de energia.

Para gerar emprego e renda e gozar de segurança energética, os países em desenvolvimento precisam participar de todas as etapas dessa cadeia global de valor.

Senhoras e senhores,

Apesar dos avanços, 2024 registrou novo recorde de emissões de carbono do setor energético, o maior índice desde 1957.

Os incentivos financeiros muitas vezes vão no sentido contrário ao da sustentabilidade.

No ano passado, os 65 maiores bancos do mundo se comprometeram a conceder 869 bilhões de dólares para o setor de petróleo e gás.

Desde a adoção do Acordo de Paris a participação dos combustíveis fósseis na matriz energética global diminuiu apenas de 83% para 80%.

O conflito na Ucrânia reverteu anos de esforços para redução de emissões de gases de efeito estufa e levou à reabertura de minas de carvão.

Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático.

Não haverá segurança energética em um mundo conflagrado.

É fundamental combater todas as formas de pobreza energética.

2 bilhões de pessoas não têm acesso a combustíveis adequados para cozinhar.

660 milhões de pessoas dependem de lamparinas ou de geradores a diesel nas periferias das grandes cidades e nas comunidades rurais da América Latina, da África e da Ásia.

200 milhões de crianças frequentam escolas sem acesso à luz elétrica.

Sem energia, também não há conexão digital, hospitais funcionando ou agricultura moderna.

Sem equacionar a injustiça de dívidas externas impagáveis e sem abandonar condicionalidades que discriminam os países em desenvolvimento, andaremos em círculos.

Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global.

Há espaço para explorar mecanismos inovadores de troca de dívida por financiamento de iniciativas de mitigação climática e transição energética.

Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento.

O Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.

O mundo precisa de um mapa do caminho claro para acabar com essa dependência dos combustíveis fósseis.

É tempo de diversificar nossas matrizes energéticas, ampliar as fontes renováveis e acelerar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis.

Isso requer alguns compromissos centrais:

Em primeiro lugar: implementar o acordo de Dubai de triplicar a energia renovável e de dobrar a eficiência energética até 2030.

Em segundo lugar: colocar a eliminação da pobreza energética no centro do debate e incluir metas de cocção limpa e de acesso à eletricidade nos planos climáticos nacionais.

Em terceiro lugar: aderir ao Compromisso de Belém para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035 e acelerar a descarbonização dos setores mais desafiadores.

Os cientistas já cumpriram seu papel.

Nesta COP, os negociadores devem buscar o entendimento.

E nós, os líderes, devemos decidir se o século XXI será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente.

Muito obrigado.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Viaduto na Rodovia Washington Luís, em São Carlos (SP), será interditado para lançamento de vigas neste sábado (08)

[ad_1]

Ecovias Noroeste Paulista informa que, na SP-310, serão interditadas as faixas da esquerda da pista norte (sentido capital–interior) e da pista sul (sentido interior–capital)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A Ecovias Noroeste Paulista fará uma operação especial, neste sábado, 08 de novembro de 2025, para o lançamento de vigas a serem utilizadas no alargamento do viaduto do quilômetro 240+310m, da Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos (SP).

Das 6h às 18h, o viaduto, que dá acesso às avenidas Miguel Petroni, no Parque Fehr, e João Orlando Ruggiero, no Jardim Embaré, será totalmente interditado.

Já na SP-310, serão interditadas as faixas da esquerda da pista norte (sentido capital–interior) e da pista sul (sentido interior–capital) durante o período da operação.

Esta atividade faz parte das obras – que devem estar concluídas em 2027 – de implantação de 19,14 quilômetros de terceiras faixas e 3,07 quilômetros de vias marginais, de alargamento e adequação de 14 viadutos, de readequação de três passarelas e de construção de duas novas passarelas.

As obras estão em andamento, com interdição parcial para a implantação de faixa adicional sobre o viaduto. A interrupção total do fluxo será necessária para o içamento de vigas da estrutura. A concessionária Ecovias Noroeste Paulista orienta os usuários a utilizarem as seguintes rotas alternativas:

  • Pista norte (São Carlos-Araraquara) – usar retorno no quilômetro 244
  • Pista sul (Araraquara-São Carlos) – usar retorno quilômetro 237, viaduto do Jardim Hikare.

Após a finalização dos trabalhos com o guindaste, o tráfego sob o viaduto será liberado nos dois sentidos, com estreitamento de faixa, conforme projeto de sinalização previamente definido. A concessionária orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização e a programarem seus deslocamentos com antecedência.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Show do Linkin Park provoca mudanças nas operações de 13 linhas de ônibus municipais, na Zona Oeste da capital paulista, entre sábado e domingo (08 e 09)

[ad_1]

Foto: Rafa Fuentealba

Alterações no transporte público serão válidas até 1h de domingo (09); evento acontece no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbis)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

A partir das 6h30 deste sábado, 08 de novembro de 2025, até 1h de domingo, dia 09, a SPTrans aplica alterações em 13 linhas de ônibus municipais na capital paulista.

As mudanças ocorrem em razão do show da banda Linkin Park, realizado no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbis), na Zona Oeste.

Confira as linhas:

5119/10 Term. Capelinha – Lgo. São Francisco

Ida: normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Engº. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

809J/10 Jd. Colombo – Metrô Morumbi

Sentido Único: normal até R. Panônia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, R. Leandro Teixeira, R. Pasquale Gallupi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, prosseguindo normal até a R. Lício Marcondes do Amaral, R. Dr. Maurílio Vergueiro Porto, Av. Prof. Francisco Morato, prosseguindo normal até a Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Eng. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, prosseguindo normal.

647A/10 Valo Velho – Pinheiros

647P/10 COHAB Adventista – Term. Pinheiros

N742/11 Term. João Dias – Term. Pinheiros

Ida: normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Eng. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

746H/10 Jd. Jaqueline – Sto. Amaro

Ida: normal até Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Fco. Morato, R. Mário Dias, Av. Eliseu de Almeida, R. Rio Azul, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, Pça. da Ressurreição, R. Panônia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

Volta (antes da interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panônia, Pça. da Ressurreição, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Ângelo Colucci, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. João Jorge Saad, prosseguindo normal.

Volta (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panônia, Pça. da Ressurreição, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Pe. Eugênio Lopes, Pça. Cícero José da Silva, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, prosseguindo normal.

807J/10 Term. Campo limpo – Shop. Morumbi

807M/10 Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi

Ida: normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Senador Otávio Mangabeira, R. Eng. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

775F/10 Jd. das Palmas – Hospital das Clínicas

Ida: normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomás de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Eng. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

775F/31 Jd. das Palmas – Pq. do Povo

Sentido Único: normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, R. Dr. Flávio Américo Maurano, R. Da. Mariquita Julião, R. Sen. Otávio Mangabeira, R. Eng. João Ortiz Monteiro, R. Clementine Brenne, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

756A/10 Jd. Paulo VI – Term. Água Espraiada

Ida: normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Edmundo Scannapieco, R. José Jannarelli, R. Regente Leon Kaniefsky, R. dos 3 Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Aires, Av. Morumbi, prosseguindo normal.

Volta: normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

8028/10 Paraisópolis – Metrô Morumbi

Ida (antes da interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. Três irmãos, R. Reg. Leon Kaniefsky, R. Dr. Clóvis de Oliveira, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. Jorge João Saad, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, prosseguindo normal.

Ida (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, Av. Morumbi, R. Com. Adibo Ares, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. Três irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, prosseguindo normal.

Volta: normal até a Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Av. Prof. Francisco Morato, R. José Jannarelli, R. Reg. Leon Kaniefsky, R. Três Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Ares, Av. Morumbi, Av. Joaquim Cândido de Azevedo Marques, prosseguindo normal.

8029/10 Shop. Portal – Term. Morumbi 

Ida (antes da interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panônia, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Ângelo Colucci, R. Lício Marcondes do Amaral, Av. João Jorge Saad, prosseguindo normal.

Ida (após a interdição da Av. Jorge João Saad): normal até Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panônia, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, Av. Prof. Francisco Morato, R. Pe. Eugênio Lopes, Pça. Cícero José da Silva, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Dep. Jacob Salvador Zveibil, Terminal Morumbi.

Volta: normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Rio Azul, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, Pça. da Ressurreição, R. Panônia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Homem morre atropelado por ônibus no Terminal Rodoviário de Mauá, no ABC Paulista, na manhã desta sexta-feira (07)

[ad_1]

Vítima se desequilibrou e caiu na via, motorista não conseguiu frear o veículo a tempo; óbito foi constatado por médico do SAMU no local

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Na manhã desta sexta-feira, 07 de novembro de 2025, um homem morreu após ser atropelado por um ônibus no Terminal Rodoviário de Mauá, no Centro da cidade.

Testemunhas relataram que o rapaz estava na plataforma, mas perdeu o equilíbrio e caiu na via. O motorista do coletivo não conseguiu frear a tempo e o atingiu.

Com graves ferimentos, o passageiro não resistiu e teve o óbito constatado no local por um médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

O Diário do Transporte contatou a Prefeitura de Mauá e a empresa operadora do ônibus envolvido para mais informações.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Abel Ferreira, Filipe Luís e Tiago Nunes concorrem a prêmio de melhor técnico do mundo pela IFFHS

0

[ad_1]

Dois técnicos brasileiros estão concorrendo ao prêmio de melhor técnico de clubes masculinos do mundo pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol): Filipe Luís, do Flamengo, e Tiago Nunes, da LDU. Além deles, outro nome reconhecido no futebol nacional está no páreo: o português Abel Ferreira, do Palmeiras.

Os três levaram suas equipes até as semifinais da CONMEBOL Libertadores — o comandante do outro semifinalista, o argentino Gustavo Costas, do Racing, também foi indicado. A final será disputada entre palmeirenses e flamenguistas no próximo dia 29.

Nomes como Diego Simeone, do Atlético de Madrid, Hansi Flick, do Barcelona, Luis Enrique, do PSG, e Xabi Alonso, do Real Madrid, são outros indicados.

A IFFHS organiza votações para escolher os melhores do mundo em diversas categorias desde 1987. O período válido é do ano de 2025, de janeiro a dezembro. Os vencedores são definidos por um júri internacional composto por jornalistas e especialistas em futebol. Os ganhadores serão conhecidos depois de 10 de dezembro.

Veja a lista com todos os indicados de 2025

  • Antonio Conte (italiano) – Napoli

  • Diego Simeone (argentino) – Atlético de Madrid

  • Enzo Maresca (italiano) – Chelsea

  • Hansi Flick (alemão) – Barcelona

  • Luis Enrique (espanhol) – PSG

  • Mikel Arteta (espanhol) – Arsenal

  • Simone Inzaghi (italiano) – Inter de Milão e Al Hilal

  • Unai Emery (espanhol) – Aston Villa

  • Vincent Kompany (belga) – Bayern de Munique

  • Xabi Alonso (espanhol) – Bayer Leverkusen e Real Madrid

  • Abel Ferreira (português) – Palmeiras

  • Filipe Luís (brasileiro) – Flamengo

  • Gustavo Costas (argentino) – Racing

  • Tiago Nunes (brasileiro) – Universidad Católica e LDU

  • Vicente Sánchez (uruguaio) – Cruz Azul

  • Jesper Sorensen (dinamarquês) – Vancouver Whitecaps

  • Matthias Jaissle (alemão) – Al-Ahli Saudi

  • Shigetoshi Hasebe (japonês) – Kawasaki Frontale

  • Krunoslav Jurčić (croata) – Pyramids

  • Miguel Cardoso (português) – Mamelodi Sundowns

[ad_2]

Fonte