15.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, 25 junho - 01:12
Publicidade
Home Blog Page 396

Obras na via férrea provocam alterações na circulação dos trens da CPTM neste final de semana (08 e 09)

[ad_1]

Foto: Reprodução/Governo de São Paulo

Na Linha 10-Turquesa, entre 4h e 6h de domingo (09), os trens circulam pela plataforma 1 na estação Prefeito Saladino e plataforma 3 em Prefeito Celso Daniel-Santo André

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste final de semana, 08 e 09 de novembro de 2025, as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) sofrem alterações no atendimento em razão de obras ao longo da via férrea.

No sábado, entre 23h e até o fim da operação comercial, os trens da Linha 7-Rubi utilizam a plataforma 2 entre as estações Botujuru e Campo Limpo Paulista, para a execução de serviços de recuperação de canaleta e limpeza de faixa.

Na Linha 11-Coral, entre 21h e 23h, os trens circulam pela plataforma 2 na Estação Calmon Viana. Das 23h até a meia-noite, as composições utilizam a plataforma 2 nas estações Poá e Calmon Viana. Neste mesmo horário, os trens chegam e partem da Estação da Luz, sem seguir até a Estação Palmeiras-Barra Funda. A estratégia operacional é necessária para obras de serviços de instalação de infraestruturas e placas fotovoltaicas no telhado da plataforma 1 da Estação Calmon Viana e serviços na rede aérea de energia.

Na Linha 12-Safira, entre 21h e meia-noite, os trens fazem embarque e desembarque na plataforma 4 da Estação Calmon Viana e plataforma 2 de Aracaré. A alteração operacional ocorre também para instalação de infraestruturas e placas fotovoltaicas no telhado da plataforma 1 da estação Calmon Viana, além de reparos na via permanente e carga e descarga de materiais na via.

No domingo, entre 4h e 7h, os trens da Linha 7-Rubi circulam pela plataforma 2 nas estações Botujuru e Campo Limpo Paulista. Das 14h às 22h, as composições utilizam somente a plataforma 1 na estação Botujuru.

Na Linha 10-Turquesa, entre 4h e 6h do domingo, os trens circulam pela plataforma 1 na estação Prefeito Saladino e plataforma 3 em Prefeito Celso Daniel-Santo André. Os serviços nas duas linhas são para substituição de trilhos na via permanente, recuperação de canaleta e limpeza de faixa, além de serviços na rede aérea de energia com substituição de cabo mensageiro.

Ainda no domingo, na Linha 11-Coral, das 4h às 8h e das 14h até o fim da operação comercial, os trens realizam o embarque e o desembarque pela plataforma 2 nas estações Poá e Calmon Viana. Já das 14h às 23h, os trens vão circular somente entre as estações Estudantes e Luz. Após 23h, a circulação volta a circular até a Estação Palmeiras -Barra Funda normalmente. As mudanças ocorrem para continuidade dos serviços no telhado de Calmon Viana, desmontagem de andaime suspenso sob o viaduto Carlos de Campos e, ainda, revisão na rede aérea de energia.

Na Linha 12-Safira, das 4h às 8h, os trens circulam pela plataforma 2 na Estação Aracaré e plataforma 4 em Calmon Viana, devido à carga de descarga de material de via e continuidade dos trabalhos de lançamento de cabos de circuito de via e cabos de sinais, regulagem de circuito de via e testes operacionais de sinais.

Ainda no domingo, das 14h até o fim da operação comercial, os trens do serviço Expresso Aeroporto chegam e partem da Estação da Luz, para atividades de infraestrutura para transdutor de chaves seccionadoras, além de conferência na rede aérea.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

12 metros de tecnologia limpa e 350 km de silêncio sobre rodas

[ad_1]

Veículo vai operar na linha 420T – Nilópolis x Barra da Tijuca, com carregador de 120 kW; na segunda-feira será a vez do teste com ônibus a gás no interior

ALEXANDRE PELEGI

A transição energética começa a ganhar corpo também nas linhas metropolitanas do Rio. Neste sábado, 8 de novembro de 2025, o Detro-RJ dá partida em um novo capítulo de sua política de inovação e sustentabilidade: o teste de um ônibus elétrico ANKAI OE-12, fabricado na China e equipado com tecnologias de última geração.

A estreia acontece na linha 420T — Nilópolis x Barra da Tijuca (via Mesquita), com o embarque programado para as 8h no Terminal Rodoviário de Nilópolis. O veículo vem acompanhado de um carregador rápido Livoltek de 120 kW, capaz de repor totalmente as baterias em cerca de duas horas e meia.

O ANKAI OE-12 tem autonomia de até 350 km com suas baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 350 kWh, suficientes para um dia inteiro de operação urbana sem recarga intermediária. O motor elétrico síncrono entrega 250 kW de potência e 3 500 N·m de torque, movendo com suavidade um ônibus de 12 metros de comprimento e capacidade para 74 passageiros.

O modelo foi projetado com piso baixo integral, rampa para cadeirantes e ampla área reservada para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de suspensão pneumática com nivelamento automático (ECAS) garante conforto mesmo em vias irregulares — um atributo essencial para quem enfrenta o trânsito da Baixada à Zona Oeste todos os dias.

Nós, da Ankai, acreditamos fortemente neste projeto do DETRO. A Linave (empresa que vai operar o ônibus) também confia na mudança tecnológica e tem nos apoiado ativamente nos testes. Estamos entregando um produto que representa o que há de mais moderno no mercado, com alta eficiência energética.
Vale destacar que participamos de forma próxima em todo o processo — analisando dados e realizando ajustes constantes para oferecer a melhor experiência possível a passageiros e condutores”, diz João Renato Martins Cesar. gerente da ANKAI.

Inteligência a bordo

Mais que elétrico, o OE-12 é inteligente. Vem equipado com o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um pacote de segurança ativa que inclui alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa e monitoramento de ponto cego. Recursos até então restritos a automóveis de luxo começam, assim, a chegar ao transporte coletivo.

O ar-condicionado, fornecido pela SongZ, opera com compressor elétrico de alta eficiência, mantendo o conforto térmico sem comprometer a autonomia — um ponto vital em ônibus elétricos.

Silencioso, livre de emissões locais e mais barato de operar — o custo por quilômetro pode ser até 70% menor que o de um modelo a diesel —, o ANKAI OE-12 simboliza a convergência entre inovação tecnológica e sustentabilidade.

O presidente do Detro-RJ, Rafael Salgado, confirmou que a equipe de comunicação acompanhará a primeira viagem de ponta a ponta. “Queremos ouvir o motorista, os passageiros e entender como a operação se comporta no dia a dia”, afirmou.

Já na segunda-feira, o órgão dará sequência ao programa com o teste de um ônibus a gás natural na linha Paulo de Frontin–Paracambi, mostrando que o Estado do Rio busca diversificar sua matriz energética sobre rodas.

Com esse início de testes, o Detro-RJ se junta a outras capitais e regiões metropolitanas que vêm experimentando novas tecnologias limpas — um passo simbólico, mas necessário no rumo ao transporte público mais sustentável.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Fortaleza (CE) oferece gratuidade e reforça frota de ônibus para estudantes durante o Enem 2025

[ad_1]

Medida garante duas viagens gratuitas e amplia oferta de veículos para facilitar o deslocamento de candidatos nos dias 9 e 16 de novembro

YURI SENA

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), adotará medidas especiais de mobilidade durante os dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que ocorrem nos dias 9 e 16 de novembro.

Os estudantes das redes pública e privada da capital terão gratuidade no transporte coletivo, com direito a duas viagens gratuitas por dia, não cumulativas. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (6) e havia sido antecipada pelo prefeito Evandro Leitão em outubro.

Para utilizar o benefício, os estudantes devem apresentar a carteira estudantil de 2025 emitida pela Etufor, entre 7h e 20h nos dias de prova.

Além da gratuidade, a Etufor também programou um reforço na frota de ônibus, adicionando 25 veículos extras entre 10h e 20h30, para atender ao aumento da demanda. Com isso, a frota total para os domingos do Enem será de 489 ônibus, distribuídos em 224 linhas.

Os veículos adicionais serão distribuídos pelos terminais de acordo com a seguinte programação: Parangaba (6), Antônio Bezerra (4), Siqueira (5), Messejana (4), Papicu (2), Conjunto Ceará (2) e Lagoa (2).

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Diretoria vê ‘situação inviável’, e Neymar não deve seguir no Santos em caso de rebaixamento

0

[ad_1]

A derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, na última quinta-feira (6), complicou ainda mais o Santos na tabela do Brasileirão. Nos bastidores, paira no momento a incerteza sobre a permanência de Neymar no Alvinegro em 2026, caso o temido rebaixamento para a Série B aconteça.

Segundo fontes ouvidas pela ESPN, a reta final do Campeonato Brasileiro vai “definir o futuro” do astro na Vila Belmiro.

Caso o Peixe consiga se manter na Série A, o cenário mais provável é o de renovação e sequência de Ney na equipe da Baixada.

No entanto, a diretoria santista entende que seria “inviável” segurar o atacante na Série B, principalmende devido à redução drástica de receitas anuais da equipe.

Fontes da reportagem salientaram, portanto, que, em caso de rebaixamento, Neymar não deve ficar no Santos, buscando um novo desafio em 2026.

No momento, o Peixe está em 17º lugar da tabela, com 33 pontos, e abre a zona da degola.

O clube volta a campo neste domingo (9), contra o vice-líder Flamengo, no Maracanã, precisando somar pontos com urgência para fugir do Z-4.

Para a partida, o técnico Juan Pablo Vojvoda contará com o retorno de Ney, que vinha treinando normalmente no decorrer da semana.

Contra o Palmeiras, porém, ele acabou poupado por decisão conjunta do DM santista e de seu estafe, que avaliaram que ele corria risco de lesão se jogasse no gramado sintético do Allianz Parque.

Assista ao Fala a Fonte no YouTube

De segunda a sexta, a partir das 9h (de Brasília) no YouTube da ESPN, você acompanha o Fala a Fonte, programa comandado por André Hernan, Bruno Andrade e Bruno Vicari. Fique ligado!

Próximos jogos do Santos:

[ad_2]

Fonte

próxima licitação de ônibus da cidade será 100% elétrica, diz Eduardo Paes

[ad_1]

Em nova fase da reforma do sistema municipal, Eduardo Paes anuncia edital para veículos elétricos e instala comissão que prevê contratos de até R$ 375 milhões para o Rede Integrada Rio — após mais de dez anos sem iniciativas concretas

ALEXANDRE PELEGI

Em pronunciamento nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a próxima licitação para o sistema de ônibus do município do Rio de Janeiro será formulada para aquisição exclusiva de ônibus elétricos, como parte de uma agenda mais ampla de renovação e descarbonização da mobilidade urbana.

Segundo Paes, o edital será voltado para “veículos elétricos puros”, rompendo com modelos a diesel ou híbridos, e marca o início de uma nova era para o transporte coletivo da capital fluminense.

Comissão especial e os detalhes da licitação

Em 27 de outubro de 2025, o prefeito assinou o Decreto “P” nº 598, que instituiu a Comissão Especial de Licitação SMTR‑Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR), para conduzir a concorrência CO SMTR nº 001/2025.

O edital prevê contratos cuja estimativa de valor pode chegar a R$ 375 milhões, com proibição de participação de empresas que mantenham qualquer vínculo com o sistema de bilhetagem eletrônica Jaé.

Esses contratos visam substituir os atuais contratos emergenciais, implementar o modelo da Rede Integrada Rio, reorganizar a rede, estabelecer metas de pontualidade e regularidade, e exigir renovação da frota, tecnologia embarcada e integração tarifária.

A convocação da licitação para elétricos ocorre em momento estratégico: em setembro de 2025, a capital anunciou a retomada testes com ônibus elétricos — algo que não acontecia há mais de uma década. Relembre:

Prefeitura do Rio regulamenta testes com ônibus elétricos e exige dados de telemetria sobre consumo e recarga

O anúncio de Paes sinaliza que o Rio pretende recuperar o tempo perdido na pauta da mobilidade elétrica e se alinhar com tendências nacionais de transporte público de baixa emissão.

O que muda — e os desafios que permanecem

Com o anúncio e a criação da comissão, duas frentes se destacam:

  • Uma virada estratégica rumo a contratos voltados para ônibus elétricos, com sinal claro ao mercado sobre a substituição gradual da frota a combustão.
  • A licitação de grande monta (até R$ 375 milhões) que poderá impulsionar o setor industrial, fornecedores de infraestrutura de recarga, serviços de manutenção de frotas elétricas, e operadores que se adequem às exigências técnicas e contratuais.

Mas não faltam desafios na execução:

  • Ainda não foi informado o prazo exato para que os ônibus elétricos entrem em operação ou qual parcela da frota será renovada logo de cara.
  • A infraestrutura de recarga, garagens compatíveis, rede elétrica e logística de manutenção da frota elétrica vão demandar planejamento e investimentos adicionais.
  • A transição dos operadores atuais aos novos contratos implicará reorganização de lotes, possível efeito em consórcios atuais, sinalização de lotes locais e estruturais (como já antecipado pela prefeitura).

Por que este anúncio importa para a mobilidade urbana brasileira

  • É um marco simbólico para a capital: ao destinar a próxima licitação exclusivamente a elétricos, o município assume visivelmente seu compromisso com transporte público sustentável — tema que você acompanha de perto no universo da descarbonização e e-bus.
  • Permite inserir o Rio na corrida nacional e internacional pela e-mobilidade urbana: com muitas cidades brasileiras já avançando ou preparando-se para substituição de frotas por ônibus sem emissão, o Rio retoma esse ciclo.
  • Pode gerar um efeito-arranque para a cadeia de produção, para fornecedores de mobilidade elétrica e para modelos de negócio de recarga, baterias, manutenção e integração digital — justamente tópicos da sua rede de cobertura e curadoria.

Logo, o anúncio de que a próxima licitação municipal de ônibus será voltada para veículos elétricos, somado à constituição da comissão especial e aos parâmetros do novo edital, representa um momento de virada na mobilidade do Rio de Janeiro. Mesmo em meio às incógnitas sobre cronogramas e infraestrutura, a capital dá claramente o sinal de que pretende entrar em uma nova era — depois de mais de dez anos sem iniciativas relevantes nesse segmento. Será fundamental acompanhar, nos próximos meses, os trâmites do edital, a abertura de propostas e a adequação do mercado a esse novo cenário.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Belém inaugura o sistema “Pra Já” no BRT Metropolitano

[ad_1]

Nova bilhetagem eletrônica da Autopass marca início da operação do corredor metropolitano e reduz o uso de papel, filas e tempo de embarque, com foco em inclusão e descarbonização urbana

ALEXANDRE PELEGI

Belém (PA) deu mais um passo importante rumo à mobilidade sustentável com o início da operação do BRT Metropolitano e o lançamento do sistema de bilhetagem “Pra Já”, desenvolvido pela Autopass. O novo sistema digital substitui o uso de bilhetes tradicionais e oferece opções eletrônicas de embarque, incluindo QR Code e cartão inteligente, diminuindo significativamente o consumo de papel e agilizando o transporte coletivo.

Mobilidade conectada e mais limpa

O “Pra Já” nasce junto ao BRT Metropolitano — projeto do Governo do Pará que interliga sete municípios da região metropolitana, de Castanhal a Belém — e deve movimentar 3,8 milhões de transações mensais, integrando 265 ônibus, 32 estações e dois terminais. A adoção do sistema digital tem impacto direto na eficiência operacional e na redução de resíduos físicos (como bilhetes e recibos), além de apoiar a transição de Belém para um modelo de transporte de baixa emissão de carbono, em sintonia com a preparação da cidade para a COP30, que ocorrerá em 2025.

Mais do que tecnologia, o sistema cria 150 postos de trabalho locais, entre bilheteiros, técnicos e operadores, fortalecendo a economia regional. As modalidades de bilhete digital e cartão físico atendem diferentes perfis de passageiros — do estudante ao idoso — com acesso facilitado e agendamento on-line, o que amplia a inclusão e reduz deslocamentos desnecessários até os pontos de venda.

Experiência do usuário e integração tarifária

Com o aplicativo Pra Já Metropolitano, já disponível para Android, o passageiro pode comprar passagens por Pix e armazenar bilhetes digitais em QR Code. A recarga e o uso simplificados evitam filas e papel moeda, ao mesmo tempo em que aproximam o transporte público do conceito de mobilidade como serviço (MaaS).

Nos terminais de Ananindeua e Marituba, a integração com linhas alimentadoras garante continuidade nas viagens sem custo adicional — modelo que incentiva o uso do transporte coletivo e ajuda a reduzir a frota de veículos individuais nas vias.

BRT como vetor de transição climática

Belém passa a integrar o grupo de cidades brasileiras que utilizam o transporte de alta capacidade como eixo da sua política climática. A implantação do BRT Metropolitano com bilhetagem inteligente representa mais do que um avanço técnico: é uma estratégia urbana sustentável, que alia eficiência energética, inclusão social e inovação tecnológica.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Eletra participa da Cop-30 oferecendo transporte gratuito por ônibus elétricos com a BRT-Amazônia, e de painel oficial

[ad_1]

BRT da Grande Belém será “case” e, em mesa de debates, empresa do ABC quer mostrar “que Brasil pode ser referência mundial em transportes limpos”

ADAMO BAZANI

O Diário do Transporte prepara uma cobertura presencial e especial na próxima semana em Belém, na Cop-30.

A reportagem viaja a convite da Eletra Industrial que diz que vai mostrar durante a Cop-30, o maior evento mundial em prol do meio ambiente e da preservação e da preservação da vida no Planeta, que a indústria brasileira é capaz de plenamente atender às necessidades que considera mais que urgentes para a implantação de sistemas de transportes de massa sustentáveis em todos seus aspectos: no meio ambiente, na Economia e no atendimento às demandas sociais, gerando empregos locais”

“De capital e origem integralmente nacionais a Eletra não é apenas uma fabricante, mas é líder em produção e venda de ônibus elétricos, desenvolvedora de soluções com a personalização dos veículos e orientações para implantação de sistemas de transportes eletrificados por meio da consultoria EletraConsult” – disse, em nota, a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano.

Localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Eletra promete ser destaque na Cop-30,  em Belém (PA), participando de diversas ações oficiais nas quais quer mostrar na prática que a indústria brasileira é capaz de atender às demandas internas por transportes mais sustentáveis e outros países também, em especial os vizinhos latino-americanos.

Juntamente com a concessionária do BRT Metropolitano de Belém vai atuar no transporte oficial das delegações e equipes técnicas da Cop-30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

“Os ônibus elétricos da Eletra que não poluem nada nas operações e que vão fazer estes transportes trarão mensagens que mostrarão ao mundo a força da indústria brasileira numa nova era, a era da mobilidade limpa. É nossa forma de dizer que temos orgulho de sermos brasileiros”, adiantou Milena Braga Romano.

O BRT Metropolitano foi inaugurado em 1º de novembro de 2025 e trouxe melhorias nos deslocamentos entre  diferentes cidades, reduzindo os custos com as tarifas pagas pelos passageiros nos deslocamentos mais longos e oferecendo ônibus de qualidade.

O BRT da Grande Belém será outra atração do Brasil para o Mundo, durante o evento.  Isso porque é um dos “cases” a serem apresentados em mesas de debates e em visitas de delegações de localidades e empresas interessadas em implantar sistemas de ônibus amigáveis ao meio ambiente.

Mas não para por aí a participação da Eletra na Cop-30.

Milena Braga Romano é uma das integrantes confirmadas da mesa de debates “Descarbonização nos modos de transporte”, que será promovida pelo Sistema Transporte, na Estação do Desenvolvimento, localizada na Green Zone, espaço coordenado pela CNT, SEST SENAT e ITL, durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a ser realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

O painel ocorrerá na quinta-feira, dia 13 de novembro de 2025, no período das 14h20 às 15h.

O painel “Descarbonização nos modos de transporte” tem como objetivo compartilhar as soluções que tem contribuem para a redução de emissões em diversos modos de transporte, mapeando avanços tecnológicos e identificando sinergias entre os modos de transporte e potenciais ações integradas para a redução de emissões. Também participam deste painel: Gabriela Costa, Diretora Executiva da ATP –Associação de Terminais Portuários Privados; Rafael Lucchesi, CEO da TUPY/MWM; Luis Fernando Resano, Diretor-Executivo da ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Tecnologia nacional conecta transporte e sustentabilidade na COP30 em Belém

[ad_1]

Soluções brasileiras da Bus2 integram frota, dados e passageiros em Belém, tornando o sistema de transporte do evento um laboratório vivo de cidades de baixo carbono

ALEXANDRE PELEGI

O transporte coletivo da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que reúne líderes mundiais na capital paraense, tem um sotaque brasileiro. A Bus2, empresa nacional especializada em tecnologia para mobilidade pública, é a responsável por coordenar os sistemas digitais que conectam motoristas, passageiros e gestores na operação oficial do evento.

Com mais de 200 ônibus e cerca de 1.500 viagens diárias, a estrutura de transporte cobre as Zonas Azul e Verde, que abrigam áreas de acesso oficial e público. A operação utiliza soluções criadas pela Bus2 para monitoramento em tempo real da frota, integração de dados e informação aos passageiros, com o objetivo de reduzir esperas, otimizar trajetos e contribuir para a redução das emissões de carbono.

Mais do que um sistema de transporte, trata-se de uma infraestrutura digital que garante fluidez e previsibilidade à operação”, explica Marco Littig, diretor de Operações da Bus2.

A iniciativa reflete a aposta em tecnologia nacional como ferramenta de sustentabilidade urbana. Ao centralizar informações e conectar múltiplos sistemas, a Bus2 transforma o transporte da COP30 em um modelo de mobilidade inteligente e colaborativa, onde o uso racional de energia e a eficiência operacional caminham juntos.

O aplicativo COP30 – app do passageiro, desenvolvido pela empresa, permite acompanhar horários e rotas em tempo real, melhorando a experiência do usuário e diminuindo o uso de transporte individual. O sistema é também um exemplo de governança digital, ao articular diferentes fornecedores e operadores em uma única plataforma.

“A COP30 é um marco para o mundo — e para nós, uma oportunidade de mostrar o potencial da tecnologia brasileira em conectar informações, pessoas e sistemas de forma ágil e segura”, afirma Gustavo Balieiro, CEO da Bus2.

O trabalho da Bus2 em Belém não é isolado. A empresa vem acumulando experiência em grandes operações — de eventos esportivos a sistemas urbanos complexos — e defende que mobilidade sustentável começa pela eficiência.

Uma operação dessa escala é também um laboratório de políticas públicas. Mostra que é possível coordenar fluxos complexos com inteligência de dados e planejamento local”, completa Balieiro.

A COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro de 2025, e transforma Belém em vitrine global da transição ecológica. A operação comandada pela Bus2 revela como inovação tecnológica e transporte público podem caminhar lado a lado na construção de cidades mais humanas e de baixo carbono.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Brasileiro Caio Collet assina com a AJ Foyt e disputará a Fórmula Indy em 2026

0

[ad_1]

Caio Collet, piloto brasileiro de 23 anos, assinou contrato e será o titular da AJ Foyt na temporada 2026 da Formula Indy, anunciou a equipe de corrida americana nesta quinta-feira (6).

Collet correrá com o carro de número 4 e com patrocínio da Combitrans Amazônia. Após um ano de ausência de brasileiros, a Indy voltará a ter um piloto nascido no país.

“É um sonho que se torna realidade após anos de trabalho duro nas categorias de base, desde minhas primeiras experiências no kart. A Indy é enorme e tem tradição no Brasil, e estou ansioso para levar de volta a bandeira brasileira ao grid em 2026”, celebrou.

“Estou diante de uma oportunidade única na carreira e sou muito grato a todas as equipes, mecânicos, engenheiros e patrocinadores com quem pude aprender. Agradeço ao Marcelo Camargo por confiar no projeto e à Combitrans pelo apoio decisivo”, completou Caio Collet.

O brasileiro atuou no automobilismo norte-americano nos últimos anos, disputando a Indy NXT, em que foi terceiro colocado da temporada 2023 e vice-campeão no ano passado. Com esse sucesso, conseguiu uma vaga na AJ Foyt e será companheiro do norte-americano Santino Ferrucci na Fórmula Indy.

Natural de São Paulo, Collet também teve trajetória de sucesso em categorias europeias, sendo campeão da Fórmula 4 Francesa e competindo na Fórmula Renault Eurocup (2019–2020), Toyota Racing Series (2020) e FIA Fórmula 3 (2021–2023).

Antes de sua estreia oficial, que acontecerá na temporada de 2026, a partir de 1º de março, o piloto já começou a se adaptar à Fórmula Indy, participando de testes em Mid-Ohio e no circuito misto de Indianápolis.

Larry Foyt, chefe da nova equipe de Collet, exaltou a chegada do brazuca: “A chegada do Caio é um ótimo acréscimo à AJ Foyt Racing. Ele mostrou tremendo potencial na Indy NXT e categorias de fórmula na Europa. Fiquei muito impressionado como a maneira como se adaptou ao nosso carro nos testes e estou empolgado para ver o que poderá fazer na Indy. Não tenho dúvidas que será um forte candidato na batalha pelo Rookie of the Year (uma espécie de ‘revelação’”, afirmou.

[ad_2]

Fonte

ClickBus instala totens de passagens em lojas da Casas Bahia e leva o rodoviário para o varejo de rua

[ad_1]

 Projeto começa em 10 lojas da Grande São Paulo e busca reduzir filas nos terminais, aproximando o serviço do cotidiano do consumidor

ALEXANDRE PELEGI

A ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens rodoviárias, está prestes a ocupar um novo território: as lojas físicas da Casas Bahia. A partir de novembro, a empresa vai instalar totens de autoatendimento em dez unidades da rede na Região Metropolitana de São Paulo — incluindo bairros como Santo Amaro, Vila Mariana, Itaquera, Guarulhos e São Bernardo do Campo.

A proposta é simples, mas estratégica: permitir que o passageiro compre sua passagem de ônibus com a mesma facilidade de adquirir um eletrodoméstico. A experiência reproduz a usabilidade do site e do aplicativo da ClickBus, oferecendo busca por horários, preços, assentos disponíveis e múltiplas opções de pagamento, tudo em tempo real e dentro do horário comercial das lojas.

Segundo o vice-presidente comercial da ClickBus, Elbert Leonardo, o objetivo é descomplicar um hábito ainda muito ligado ao guichê rodoviário.

“Sessenta por cento das passagens ainda são compradas fisicamente. Isso significa filas e restrição de horário. Os totens trazem uma solução intuitiva e acessível, que transforma a dinâmica do transporte rodoviário”, afirma o executivo.

Essa é a segunda ação entre as duas marcas: em março, cerca de 350 mil clientes da Casas Bahia receberam caixas personalizadas com cupons de desconto da travel tech. Agora, a parceria se aprofunda, levando o serviço de transporte para dentro do varejo de grande circulação.

Para Michelle Xavier, diretora de Marketing e Growth da ClickBus, a presença nos pontos de venda físicos da varejista representa mais do que conveniência:

“Estar nas lojas Casas Bahia é simbólico. É colocar o transporte no coração do varejo nacional, estimulando o consumidor a planejar suas viagens com a mesma naturalidade com que faz outras compras do dia a dia.”

A Casas Bahia também vê na iniciativa uma oportunidade de inovação em seu ecossistema de “retail media”. De acordo com Guilherme Barsanti, gerente executivo do grupo, o projeto conecta as marcas de forma prática e criativa:

“Mais do que um projeto de mídia omnichannel, conseguimos oferecer uma experiência diferenciada, integrando o consumidor a uma nova forma de comprar passagens, com conforto e tranquilidade.”

A ClickBus já soma mais de 62 milhões de bilhetes emitidos desde sua criação em 2013, operando com mais de 300 viações e em mais de 50 terminais rodoviários. A chegada dos totens marca mais um passo na digitalização do transporte rodoviário brasileiro — e, desta vez, com uma boa dose de varejo.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte