15.3 C
Rondonópolis
quarta-feira, 24 junho - 23:54
Publicidade
Home Blog Page 397

ANTT corta ligações de Brasília, Goiânia e Teresina

[ad_1]

Agência aponta irregularidades e revoga autorizações em série que afetam principais rotas da transportadora do grupo Catedral

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta-feira (7 de novembro de 2025) um pacote de decisões que atinge diretamente a Catedral/Kandango Transportes e Turismo Ltda. Foram revogadas sete autorizações (Termos de Autorização – TAR) para operar linhas interestaduais, entre as quais se destacam trajetos entre capitais como Brasília (DF), Goiânia (GO), Palmas (TO), São Paulo (SP) e Teresina (PI). Essa ação integra a deliberação da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) da agência.

As decisões constam nas páginas 115 e 116 da edição nº 213 do Diário Oficial da União e foram assinadas pelo superintendente Juliano de Barros Samôr. As medidas têm por base as Resoluções ANTT nº 5.818/2018 e nº 5.976/2022 — que regulam autorizações de transporte rodoviário interestadual — e ainda fazem parte da Deliberação ANTT nº 376/2025, que ampliou a cassação de autorizações da Viação Catedral.

Linhas revogadas:

  • Linha Goiânia (GO) – São Paulo (SP) (TAR nº GOSP0053028)

  • Linha Goiânia (GO) – Palmas (TO) (TAR nº GOTO0053017)

  • Linha Goiânia (GO) – Palmas (TO) (TAR nº GOTO0053044)

  • Linha Brasília (DF) – Goiânia (GO) (TAR nº DFGO0053049)

  • Linha Brasília (DF) – Teresina (PI) (TAR nº DFPI0053015)

  • Linha Barreiras (BA) – Brasília (DF) (TAR nº BADF0053048)

  • Linha Uberlândia (MG) – Teresina (PI) (TAR nº MGPI0053023).

Contexto mais amplo

Em 4 de novembro, o Diário do Transporte publicou que a Viação Catedral reagiu publicamente à decisão da ANTT, manifestando surpresa e criticando os impactos para passageiros vulneráveis — sobretudo em relação às vagas gratuitas oferecidas antes da cassação. A empresa afirmou que não conseguirá manter ou realocar bilhetes de gratuidades já emitidos, e que a redução da concorrência poderá elevar os preços e diminuir o acesso ao transporte rodoviário interestadual.

A cassação disseminada teve origem em ação da Viação Guanabara, que acusou a Catedral/Kandango de falsificar dados no sistema MONITRIIP — com a Justiça Federal constatando que “a empresa autora estava alimentando o MONITRIIP com dados fictícios, pois informava a operação de determinadas linhas, mas a fiscalização encontrava os veículos em outras localidades”.

Ainda conforme o levantamento:

  • Em 22 de setembro de 2025, a Justiça Federal manteve a cassação dos mercados.
  • Em setembro, a ANTT publicou a Deliberação 335/2025, que já havia cassado seis mercados da empresa.
  • Em outubro, com a Deliberação 376/2025, a sanção foi ampliada para 27 linhas.

Catedral sente o golpe

A empresa alertou que, sem a operação dessas linhas, ocorrerá uma redução imediata nas vagas gratuitas disponíveis — justamente por não haver obrigatoriedade para outras empresas compensarem as vacâncias deixadas segundo a Resolução ANTT nº 6.033/2023.

Além disso, a Viação Catedral apontou que a diminuição da concorrência poderá refletir no aumento de preços e queda na oferta de viagens — o que atinge especialmente idosos, pessoas com deficiência e passageiros de baixa renda.

Por outro lado, a ANTT afirmou que os processos administrativos foram regulares, baseados em evidências técnicas e que a agência poderá redistribuir os mercados cassados para outras empresas a fim de evitar descontinuidade dos serviços. Relembre:

Catedral reage à decisão da ANTT que cassou 27 linhas interestaduais por irregularidades operacionais

O que vem pela frente

A Kandango/Viação Catedral já anunciou que estudará recursos para reverter a situação, argumentando que “transportar pessoas é mais do que levá-las de um lugar a outro”. A empresa, no entanto, aguarda definição sobre possíveis novos autorizados ou realocação dos mercados.

Do lado regulatório, cabe acompanhar se a ANTT abrirá novos editais para redistribuir essas rotas e como o mercado reagirá à eventual reorganização, com impacto direto sobre oferta, preços e mobilidade interestadual.


Linha do tempo da cassação

  • Julho de 2024: Viação Guanabara aciona a Justiça contra a Catedral, alegando uso indevido de bilhetes e falsificação.
  • Agosto de 2025: ANTT abre processo administrativo e adota medida cautelar, suspendendo parte dos mercados.
  • Setembro de 2025: Justiça Federal confirma cassação dos mercados por fraude em dados operacionais.
  • Setembro de 2025: Publicação da Deliberação 335 que cassou seis mercados da empresa.
  • Outubro de 2025: ANTT edita a Deliberação 376, estendendo a sanção para 27 linhas interestaduais.
  • Novembro de 2025: Viação Catedral publica comunicado público, lamentando os impactos sobre gratuidades e passageiros vulneráveis.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

O semestre do terror que Carille vive em meio a sonho por acesso no Goiás e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Demitido do Vasco em abril, o treinador Fábio Carille voltou a treinar um time da Série A em julho, ao assumir o Vitória, mas ficou no Leão só até o mês seguinte, caindo no fim de agosto após goleada histórica por 8 a 0 para o Flamengo, no Maracanã.

Dois meses mais tarde, Carille abraçou a missão de subir para a elite do Campeonato Brasileiro com o Goiás, que já vinha em queda na Série B do Brasileirão após bom início, mas vem sofrendo até aqui no início de trabalho

No Esmeraldino, o treinador campeão brasileiro pelo Corinthians em 2017 ainda não conseguiu recuperar a sequência positiva na reta final de Série B, com duas derrotas e uma vitória em três jogos. Sétimo colocado, com 55 pontos, o time goiano está na insana briga pelo acesso, com um ponto a menos em relação ao Athletico-PR, atual quarto, fechando o sonhado G-4.

E a reta final de Série B promete muito nos jogos do Goiás, com o time comandado por Carille tendo pela frente simplesmente três confrontos diretos pelo acesso nas últimas três rodadas: Cuiabá, na Arena Pantanal, Novorizontino, na Serrinha, e Remo, no Mangueirão.

Com 35 jogos realizados, o único dos três que aparece abaixo do Goiás na tabela é o Cuiabá, um dos envolvidos na briga pelo acesso com a menor chance, e que, portanto, encara o clássico do centro-oeste como última chance de aumentar suas chances nessa briga.

Enquanto o Novorizontino é quinto, com 56, um ponto acima do Esmeraldino, o Remo já está no G-4, na terceira posição, com 58 pontos. Embora tenha caído três posições na última rodada, ainda dá para se dizer que, se fizer sua parte, o Goiás sobe. Um ponto atrás do último do G-4 e com dois confrontos contra times acima na tabela, vencendo os três jogos remanescentes Carille conseguiria o acesso para a equipe goiana.

Mas a tarefa, claro, não é simples, ainda mais considerando a queda brusca do Goiás ao longo da Série B do Brasileirão e o ‘semestre do terror’ de Carille.

Além do início ruim em Goiânia, com duas derrotas em três jogos, o treinador não deixou saudade em Salvador após passagem no Vitória: foram apenas nove jogos no comando, com somente uma vitória, cinco empates e três derrotas, a última delas uma goleada por 8 a 0.

Desde julho, somando Vitória e Goiás, Carille tem 12 jogos, com duas vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com aproveitamento de apenas 30,5%. Na Série B, o único time com um aproveitamento inferior é o já rebaixado Paysandu.

Para começar a mudar essa escrita, o Goiás visita o Cuiabá nesta sexta-feira (7), às 21h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.

ASSISTA AO VIVO A CUIABÁ X GOIÁS AO VIVO PELA SÉRIE B!


Tênis, futebol e mais no Disney+

A programação do Disney+ tem mais!

Com as semifinais do WTA Finals, o tênis agita o fim de manhã e o início da tarde, com os jogos previstos para a partir de 11h30 (de Brasília).

No futebol, as principais atrações além de Cuiabá x Goiás são Elche x Real Sociedad, por LALIGA, e Athletic x Ferroviária, também na reta final da Série B do Brasileirão.

O dia ainda tem partidas válidas pela NHL e muito basquete!

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

[ad_2]

Fonte

Curitiba (PR) amplia testes com ônibus elétricos da montadora chinesa Ankai

[ad_1]

Foto: Divulgação

Veículo está em operação experimental por 60 dias na linha 266 – Estribo Ahú; testes integram preparação da cidade para renovação da frota com tecnologia de baixa emissão

YURI SENA

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) iniciou uma nova fase dos testes com ônibus elétricos no transporte coletivo da capital. O modelo em avaliação é o Ankai OE-6, fabricado pela montadora chinesa Ankai, pertencente ao grupo JAC Motors.

O veículo, identificado como XY054, está em operação na linha 266 – Estribo Ahú, que liga o Boa Vista ao Centro Cívico e Centro, em um período de testes de 60 dias. A Urbs informou que a circulação do ônibus poderá ser ampliada para outras linhas caso seja necessário aprofundar a avaliação de desempenho.

De acordo com o gestor da área de especificação e inspeção de frota da Urbs, Celso Lúcio, o modelo OE-6 possui 6,7 metros de comprimento, capacidade para 27 passageiros, ar-condicionado e autonomia de até 250 quilômetros por carga. A linha na qual está sendo testado transporta cerca de 490 passageiros por dia.

O Ankai OE-6 é um veículo 100% elétrico e silencioso, e integra a estratégia da cidade de reduzir emissões de poluentes e promover uma mobilidade urbana mais sustentável. O teste faz parte das ações previstas no Plano de Mobilidade Urbana e da nova concessão do transporte coletivo, que prevê a aquisição de 250 ônibus elétricos nos próximos cinco anos.

Atualmente, Curitiba já conta com sete ônibus elétricos em circulação — seis na linha Interbairros I (horário e anti-horário) e um na linha Água Verde.

Desde 2023, a cidade realiza uma série de testes com diferentes fabricantes, por meio de chamamentos públicos da Urbs, para avaliar tecnologia, autonomia e desempenho operacional dos veículos em condições reais de uso. Entre os modelos já testados estão ônibus das marcas BYD, Eletra, Marcopolo, Volvo, Mercedes-Benz e Volkswagen.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

A nova missão de Luisa Stefani após título em Tóquio e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

Menos de uma semana depois de conquistar o título do WTA 500 de Tóquio, a brasileira Luisa Stefani tem outra “decisão” com a húngara Tímea Babos nesta quinta-feira (6).

Stefani e Babos decidem uma vaga na semifinal do WTA Finals, em Riad, na Arábia Saudita, contra Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe. O jogo está marcado para as 9h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do Disney+.

As duplas fazem campanhas parecidas no Grupo B do WTA Finals e quem vencer nesta quinta-feira (6) garante a classificação para a semifinal. Depois de estrear com derrota para Katerina Siniakova e Taylor Townsend (2 sets a 1), Luisa Stefani e Tímea Babos venceram Mirra Andreeva e Diana Schnaider (2 sets a 1).

Dabrowski e Routliffe estrearam vencendo Andreeva e Schnaider (2 sets a 0) e na última rodada perderam para Siniakova e Townsend (2 sets a 0).

Dona de 13 títulos ao longo da carreira, Luisa Stefani forma com Tímea Babos a dupla número 7 no ranking do WTA, atrás de Sara Errani e Jasmine Paolini, Taylor Townsend e Katerina Siniakova, Gabriela Daborwski e Erin Routliffe, Elise Mertens e Veronika Kudermetova, Diana Schnaider e Mirra Andreeva, e Su-We Hsieh e Jelena Ostapenko.

Clique e assista ao vivo ao jogo entre Luisa Stefani e Tímea Babos x Gabriela Dabrowski e Erin Routliffe!


Tênis, futebol e mais no Disney+

A programação do Disney+ tem mais!

Além do WTA Finals, o tênis tem o ATP 250 de Atenas e o ATP 250 Metz.

No futebol, as principais atrações são as semifinais da Supercopa do Egito, entre Al Ahly x Ceramica e Zamalek x Pyramids.

O dia ainda tem nove partidas válidas pela NHL, Hóquei no Gelo e Hóquei na Grama.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

[ad_2]

Fonte

Testes com trem da nova frota provocam mudanças no atendimento da Linha 15-Prata de monotrilho neste sábado (08)

[ad_1]

Operacão será encerrada às 19h e passageiros serão atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Neste sábado, 08 de novembro de 2025, prosseguem os testes com o trem da nova frota que deve circular na Linha 15-Prata de monotrilho a partir do primeiro semestre de 2026. Em razão desta atividade, a operação comercial será encerrada às 19h, mas os passageiros continuarão a ser atendidos por ônibus gratuitos do sistema Paese, que circularão por toda a extensão da linha, de Vila Prudente a Jardim Colonial, até o final do horário comercial.

No domingo (09), a Linha 15-Prata volta a operar normalmente, a partir das 4h40.

Testes da nova Frota S avançam

Até o momento, já foram realizados nos trens da frota S testes de propulsão, freio, comunicação, climatização, iluminação e acoplamento. No momento, estão em andamento os testes de sinalização, etapa essencial para a integração com os demais sistemas da linha.

Na sequência, serão realizados testes de carga, suavidade e conforto, que simulam condições reais de operação e avaliam a interação do trem com a via.

Os resultados obtidos até agora têm sido positivos e dentro das especificações estabelecidas. Sempre que necessário, eventuais ajustes são corrigidos pelo fornecedor e submetidos a novos testes para assegurar a plena conformidade dos sistemas.

Nova frota S contará com 19 composições

De um lote de 19 novos trens comprados pelo Governo do Estado para ampliar a capacidade de transporte da linha, utilizada atualmente por cerca de 150 mil passageiros por dia, doze já foram entregues e encontram-se no Pátio Oratório.

As novas composições da Linha 15-Prata são fabricadas na China pela joint-venture PATS (Alstom e CRRC), e também operam no modo UTO (Unattended Train Operation), sistema automatizado que garante operação segura e eficiente. Os trens possuem ainda monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

A entrega de todas as 19 composições será concluída até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e JacuPêssego.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Cidade de São Paulo e municípios do ABC Paulista receberão 20 novos ônibus elétricos via Novo PAC do Governo Federal, informa Ministério das Cidades

[ad_1]

Ônibus elétrico de São Paulo (Imagem meramente ilustrativa)

Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema estão entre as cidades selecionadas, e junto a capital paulista, serão as únicas com investimentos em modelos elétricos; estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul terão apenas ônibus com motores Euro 6

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quinta-feira, 06 de novembro de 2025, o Ministério das Cidades informou que serão adquiridos 60 novos ônibus, divididos entre modelos elétricos e versões com motores Euro 6, para reforçar as frotas do transporte coletivo de quatro estados. Do total de coletivos previstos, 20 elétricos serão destinados a São Paulo e ao ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema).

O projeto, que conta com investimento total de cerca de R$ 110 milhões, integra o eixo de Renovação de Frota do Novo PAC do Governo Federal.

Do montante citado, R$ 75 milhões serão para a compra dos ônibus no estado de São Paulo.

Já para Santa Catarina, na capital Florianópolis, serão R$ 22,5 milhões para a aquisição de 25 coletivos de tecnologia Euro 6.

Minas Gerais, e Belo Horizonte, receberão 10 ônibus, também Euro 6, estimados no valor de R$ 8,1 milhões.

No Rio Grande do Sul, a cidade de Rio Grande terá cinco novos veículos, Euro 6, totalizando um investimento de R$ 4,7 milhões.

Os ônibus elétricos previstos para São Paulo serão equipados com ar-condicionado e Wi-Fi, além de contar com uma menor vibração, contribuindo para o conforto dos passageiros.

Os coletivos de motor Euro 6 emitem até 97% menos material particulado e 99% menos carbono negro em relação aos modelos antigos, o que provoca a redução de doenças respiratórias e cardiovasculares nas grandes cidades.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Governo Federal lança fundo de 80 milhões de euros para ônibus elétricos no Brasil

[ad_1]

Imagem meramente ilustrativa

Iniciativa busca reduzir emissões e acelerar a descarbonização do transporte urbano até 2030

YURI SENA

O governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Ministério das Cidades, anunciou nesta quarta-feira (5) o Fundo de Crédito para Ônibus Elétricos no Brasil, iniciativa que destinará 80 milhões de euros (cerca de R$ 500 milhões) até 2030 para apoiar a transição do transporte público para modelos de emissão zero. O lançamento ocorreu durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, em Belém (PA).

O novo fundo tem o objetivo de viabilizar a implantação de mais de 1,7 mil ônibus elétricos nas cidades brasileiras em seis anos — um crescimento de 235% em relação à frota atual, concentrada principalmente em São Paulo (SP).

“A eletrificação das frotas melhora a qualidade do ar e torna as cidades mais silenciosas e saudáveis. A agenda urbana é essencial para impulsionar medidas de mitigação e adaptação”, destacou o secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.

A criação do fundo foi articulada com o apoio de parceiros nacionais e internacionais, incluindo Bloomberg Philanthropies, BTG Pactual, WRI Brasil e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

O BTG Pactual será o administrador do fundo e aportará 24 milhões de euros (R$ 150 milhões) em investimentos para infraestrutura de recarga e aquisição de ônibus elétricos.

A subvenção complementar vem do Fundo de Ação para Mitigação (MAF, na sigla em inglês) — uma iniciativa conjunta dos governos da Alemanha, Dinamarca e Reino Unido, da União Europeia e da Fundação Fundo de Investimento Infantil (CIFF). Esse aporte funcionará como uma garantia de primeira perda, reduzindo o risco para investidores e ampliando o potencial de alavancagem de novos recursos privados.

As primeiras beneficiadas devem ser as operadoras de transporte público das cidades de Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

Além de acelerar a descarbonização, o fundo busca estimular a indústria nacional de eletromobilidade, gerar empregos verdes e servir de modelo para outros países em desenvolvimento interessados em adotar soluções sustentáveis no transporte urbano.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Zé Rafael será homenageado pelo Palmeiras antes de jogo contra o Santos

0

[ad_1]

O Palmeiras homenageará o volante Zé Rafael antes do clássico contra o Santos, nesta quinta-feira (6), no Allianz Parque, às 21h30 (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.

Segundo apurou a ESPN, o meio-campista receberá uma placa comemorativa do Verdão, clube defendido pelo atleta entre 2019 e o início de 2025.

A homenagem será similar à feita pelo Alviverde a outros atletas que marcaram época no Palestra Itália, como os atacantes Rony e Deyverson.

Ambos foram celebrados pela presidente Leila Pereira ao atuarem no Allianz Parque por outras equipes – nos casos, Atlético-MG e Cuiabá.

Zé Rafael é um dos jogadores mais vitoriosos da história do Palmeiras.

Após ser comprado do Bahia, em 2019, o “Trem” virou titular absoluto do Verdão a partir de 2020, virando parte da “espinha dorsal” que foi multicampeã sob o comando de Abel Ferreira nos anos seguintes.

O volante ganhou duas CONMEBOL Libertadores e dois Brasileirões com a camisa alviverde.

Além dessas taças, Zé ainda faturou uma Copa do Brasil, quatro Paulistas, uma Supercopa do Brasil e uma CONMEBOL Recopa.

Ele ficou no Palestra Itália até janeiro deste ano, quando foi comprado pelo Santos, seu clube atual, por 2,5 milhões de euros (R$ 15,55 milhões, na cotação da época).

Ao todo, o “Trem” fez 308 partidas com a camisa alviverde, com 25 gols, 25 assistências e incontáveis desarmes.

Próximos jogos do Palmeiras:

Próximos jogos do Santos:

[ad_2]

Fonte

Sistema Red da Região Metropolitana de Santiago, no Chile, sofre com ônibus mal conservados e passageiros reclamam dos serviços

[ad_1]

Diário do Transporte fez rápida viagem e conversou com alguns usuários; nenhum estava satisfeito

ADAMO BAZANI / VINÍCIUS DE OLIVEIRA

O sistema Red, de ônibus de Santiago e Região Metropolitana, melhorou historicamente os transportes públicos, concretizado como rede de diferentes modais e com a estrutura sob o Ministério dos Transportes em 2007.

Várias vans e micro-ônibus, que dominavam os transportes (tanto é que a população ainda se refere a ônibus como micro), deram lugar a ônibus maiores, mais modernos e confortáveis.

Foi implantada a conexão entre diferentes meios de transportes e até mesmo operadores profissionais de diversos países passaram a atender a população.

Não se pode negar os ganhos, mas também não a aparente falta de atualização.

À convite da Mercedes-Benz, o Diário do Transporte está nesta semana no Chile. A pauta principal é o El Más Potente, ônibus rodoviário de alto padrão preparado para enfrentar áreas de difícil acesso, como de mineração, cordilheiras ou deserto.

Relembre:

NOVO VÍDEO: Confira uma viagem no Chile até uma área de mineração nas Cordilheiras dos Andes a bordo de um ônibus “El Más Potente” trucado

Mas foi possível nesta quinta-feira, 06 de novembro de 2025, dar uma volta rápida de ônibus pelo centro e conversar com alguns passageiros (num “portunhol” entendível).

As primeiras impressões, que já não foram as melhores, se confirmaram.

O sistema até está em reestruturação, inclusive com frota elétrica a ser ampliada no que é hoje o maior serviço urbano/metropolitano com frota elétrica.

Segundo os dados oficiais do governo, o sistema que substitui o antigo Transantiago, conta com mais de 6.500 ônibus, dos quais 2.684 são elétricos.

A grande maioria é chinesa. Com subsídios do Governo Chinês e com produção em massa, marcas como Youtong, Foton e BYD dominam após oferecerem um preço imbatível.

No Chile não há praticamente indústria automotiva e as compras se dão por licitações do Ministério dos Transportes, mesmo com a operação privada.

A frota mescla ônibus mais antigos e os novos elétricos. Mas quem não entende de ônibus pode se confundir entre “novos e velhos”.

O nível de conservação é muito ruim. Lataria amassada e riscada, além de muito vandalismo.

A bilhetagem é denominada Bip. Para andar de ônibus foi necessário ir a uma estação de metrô perto do hotel Pullmann, entrando por um estabelecimento comercial chamado MUT, uma espécie de shopping popular.

Nos ônibus não são aceitos dinheiro ou cartão bancário, mas é possível comprar com cartão de banco em máquinas de atendimento.

Não foi fácil, sendo necessária a ajuda de uma prestativa funcionária.

Os ônibus também sofrem no trânsito e fazem sofrer. Há faixas “exclusivas”, comumente desrespeitadas.

É comum serem invadidas por outros veículos, mas os ônibus também fecham muito os cruzamentos.

O interior dos coletivos é limpo e funcional, mas simples de tudo. Ônibus padrão SPTrans, da capital paulista, seriam luxo em Santiago.

As reclamações principais são sobre atrasos, linhas novas que poderiam ser criadas e a conservação da frota.

Veja algumas fotos:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ônibus municipais das sete cidades do ABC Paulista serão gratuitos para estudantes que prestarem o Enem 2025 nos próximos domingos (09 e 16)

[ad_1]

Foto: Igor Cotrim/Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo (SP)

Cada município terá alterações distintas no transporte público durante os dias do exame; confira os detalhes

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

Nesta quinta-feira, 06 de novembro, as prefeituras de São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires, no ABC Paulista, confirmaram a gratuidade nos ônibus do transporte coletivo nos próximos domingos (09 e 16), para os vestibulandos que prestarem o Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio).

Como havia antecipado o Diário do Transporte, os municípios de Santo André, Diadema e Mauá também irão liberar o acesso ao transporte público.

Em São Bernardo do Campo, conforme informado pelo prefeito Marcelo Lima, também haverá pontos de apoio em locais estratégicos nas proximidades de quatro unidades de ensino, cada um com 1.000 kits com água, caneta adequada para o exame e barra de cereal. As localizações são as seguintes: Universidade Federal do ABC (Alameda da Universidade, s/n – bairro Anchieta), Escola Estadual João Ramalho (Rua José Bonifácio, 102 – Centro), Universidade Metodista de São Paulo (Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos) e Faculdade de Direito de São Bernardo (Rua Java, 425 – Jardim do Mar).

A gratuidade será válida das das 8h às 20h, possibilitando tanto a ida como a volta dos estudantes, e para usufrui-la, é necessário que o candidato apresente o Cartão Legal do Estudante.

Em Santo André, a tarifa gratuita estará disponível das 5h às 21h, e os vestibulandos devem apresentar o protocolo de inscrição no Enem e documento de identificação aos motoristas no momento do embarque nos ônibus.

Para Diadema, a isenção na tarifa será válida também das 5h às 21h, e o sistema de mobilidade será reforçado para receber os estudantes.

O benefício será possível com a apresentação do comprovante de inscrição no exame e um documento com foto.

Já em Mauá, aqueles que forem prestar o exame e desejarem utilizar o transporte público, terão a gratuidade fornecida diretamente no Cartão SIM Escolar.

As cidades de São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra já contam com o programa Tarifa Zero normalmente aos domingos, então não é necessário que os estudantes apresentem nenhum documento específico relacionado ao Enem.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte