17.5 C
Rondonópolis
quarta-feira, 24 junho - 19:44
Publicidade
Home Blog Page 400

Confira uma viagem no Chile até uma área de mineração nas Cordilheiras dos Andes a bordo de um ônibus “El Más Potente” trucado

[ad_1]

Ônibus de alto padrão é preparado para ao mesmo tempo transpor trajetos severos, mas com nível de conforto que faz os passageiros se sentirem num Oásis sobre rodas

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

Esse ônibus é tão forte e robusto que subidas íngremes passam quase desapercebidas dos passageiros, a não ser pela paisagem fenomenal.

O conforto é tão grande que parece um carro de luxo…quase sem ruído, pouca trepidação e um requinte.

Estamos falando de um ônibus de rotas rodoviárias regulares de alta demanda? Poderia ser, mas este modelo transporta trabalhadores de mineração, chega a áreas de exploração, enfrenta montanhas, áreas secas com extremo calor e geleiras.

Tudo num mesmo trajeto e o passageiro, independentemente do local onde este ônibus está, se sente da mesma forma…dentro de um Oásis sobre rodas. Foi nossa sensação…

E com um detalhe, o motorista guiou o ônibus sem quase colocar os pés nos freios…o modelo freia sozinho ao detectar qualquer obstáculo à frente…mas foi tudo muito suave. Nem deu medo.

A velocidade foi pré programada. Tudo foi em modo de cruzeiro.

No painel dava para acompanhar também a velocidade exata em que estava o veículo à frente…o sensor do ônibus conseguia fazer esse cálculo.

Trata-se do Mercedes-Benz O500 “apelidado” de “El Más Potente”, ônibus concebido para trajetos difíceis a partir da base do ônibus rodoviário O500, já tradicional no mercado brasileiro e em toda a América Latina, líder do segmento na região.

O Diário do Transporte está no Chile e a convite da Mercedes-Benz viajou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, num trajeto de cerca de três horas entre Santiago e o distrito de Coya, aos pés das Cordilheiras dos Andes.

O ônibus já está na atual geração de motores menos poluentes Euro 6, mas também pode ser encontrado em Euro 3 e Euro 5 onde as legislações permitem.

O trajeto foi num veículo disponibilizado para a reportagem pela Black Line Yanguas, que faz trajetos turísticos.

O veículo foi um carroceria Irizar i6S, de 14,5 m com três eixos (no Chile é permitida essa configuração), semileito com poltronas de couro, ar-condicionado, carregadores USB, sanitário, geladeira, cafeteira, luzes individuais entre outros itens de conforto.

O modelo do chassi, ainda com a tecnologia Euro 5, é o O500 RS 2448.

Um dos destaques que explicam essa potência toda é que entre as características está a relação que permite alto torque em baixas rotações.

Em 1100 rpm (rotações por minuto), o veículo opera em sua faixa ideal.

O leitor deve se lembrar que nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, o gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte.

Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).

Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

O novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 conta com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.

Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Relembre:

Mercedes-Benz vende 100 unidades da nova geração de ônibus com maior potência (El Más Potente) a partir do Brasil

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

[ad_2]

Fonte

Knicks anotam 83 pontos no segundo tempo e dominam os Timberwolves no Madison Square Garden

0

[ad_1]

O elenco é praticamente o mesmo, mas o espírito do time mudou de uma temporada para outra. O New York Knicks venceu o Minnesota Timberwolves por 137 x 114, com 53 pontos dos jogadores vindos do banco. Apesar de terem chegado às finais de conferência na última temporada da NBA, os novaiorquinos seguem colhendo os frutos de aumentar a profundidade do elenco.

Uma das grandes atrações da partida era o retorno de Anthony Edwards às quadras. O astro dos Timberwolves ficou fora de quatro jogos por uma lesão na coxa. No Madison, porém, pouco produziu. Longe do estilo agressivo e dos constantes ataques em direção à cesta, ‘Ant’ conseguiu apenas 15 pontos em 28 minutos.

Já os Knicks tiveram boa produção dos jogadores vindos do banco, em especial Josh Hart e Miles McBridge, que foram fundamentais nas arrancadas que a equipe deu para confirmar o placar.

Os Timberwolves começaram com uma defesa mais forte, pressionando o perímetro e protegendo o garrafão, rapidamente abrindo nove pontos de frente. Mike Brown logo pediu tempo, rodou o time, e os Knicks encostaram. Josh Hart e Yabusele emplacaram três bolas de três pontos, dando a liderança para os donos da casa.

O segundo período foi mais favorável aos Knicks. Towns, McBride e Jordan Clarkson não tiveram dificuldades em invadir o garrafão e conseguiram boas enterradas, que empolgaram a torcida no Madison Square Garden. Mas os Timberwolves logo emplacaram uma sequência de 0 x 14, com bom aproveitamento nos chutes longos, e logo retomaram a liderança. New York ainda tentou responder, mas Randle garantiu a vantagem antes do intervalo.

Na volta do intervalo, sim, New York conseguiu ser mais consistente. As bolas de três pontos voltaram a cair, com destaque pra Brunson e Hart. O único momento que os Timberwolves ensaiaram uma reação foi nos minutos finais, com os reservas Reid, Conley e Clark, no melhor momento dos bancários de Minneapolis na partida, mas não foi o suficiente.

Anunoby e McBride voltaram calibrados para o último quarto, e logo lideraram a corrida que deixou os Knicks com 20 pontos de vantagem. Anthony Edwards logo foi retirado de jogo por Chris Finch, seguido pelos outros titulares. Os cinco minutos finais foram protocolares, com o fundo da rotação dos dois times em quadra, até a confirmação da vitória dos anfitriões: 137 x 114.

Próximos jogos:

Os Timberwolves voltam à quadra na sexta-feira (07), às 22h (de Brasília), contra o Utah Jazz. Já os Knicks jogam apenas no domingo (09), às 20h (de Brasília), no clássico de Nova Iorque contra o Brooklyn Nets.

Estatísticas:

  • OG Anunoby: 25 pontos e 8 rebotes;

  • Jalen Brunson: 23 pontos, 7 rebotes e 10 assistências;

  • Josh Hart: 18 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;

  • Julius Randle: 32 pontos, 5 rebotes e 4 assistências;

  • Donte DiVincenzo: 21 pontos, 3 rebotes e 4 assistências;

  • Anthony Edwards: 15 pontos e 5 assistências;

[ad_2]

Fonte

Riocard Mais rebate declarações da SMTR e diz que Prefeitura do Rio tenta “transferir erros” da operação do Jaé

[ad_1]

Empresa lembra que sistema anterior tinha biometria facial e controle antifraude, com cancelamento de 24 mil gratuidades em 2024, e aponta aumento de 29% nas transações gratuitas após sua saída. Novo sistema enfrenta críticas após suspender recarga por cartão de crédito no aplicativo

ALEXANDRE PELEGI

A Riocard Mais divulgou nota em resposta às declarações da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro exibidas no telejornal RJ2, da TV Globo.

A reportagem abordou suspeitas de uso indevido de gratuidades no sistema de bilhetagem Jaé, que substituiu a Riocard Mais na capital fluminense. Segundo o programa, a Prefeitura afirmou que já iniciou uma auditoria para apurar irregularidades e que as inconsistências identificadas estariam sendo corrigidas com novas medidas de controle.

Durante a matéria, o telejornal exibiu a seguinte posição da SMTR: “situações desse tipo já ocorriam num sistema anterior, mas agora, com transparência, a prefeitura consegue detectar os problemas e adotar medidas preventivas de forma mais eficiente.”

A declaração foi entendida pela empresa como uma tentativa de responsabilizá-la por falhas na implementação e na operação do Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público carioca.

Nota da Riocard Mais

“Mais uma vez a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) tenta justificar erros na implementação e na operação do Jaé responsabilizando a Riocard Mais.

Enquanto esteve à frente da bilhetagem no Rio, a Riocard Mais manteve um controle rigoroso contra fraudes, utilizando biometria facial e monitoramento de uso dos cartões, com o envio regular de dados à SMTR e às secretarias de Educação e Saúde. Em 2024, mais de 24 mil gratuidades foram canceladas.

Essas informações são de interesse público e deveriam ser divulgadas espontaneamente pela SMTR, mas podem ser solicitadas por qualquer cidadão por meio da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).

Atualmente, o Jaé registra 22 milhões de transações de gratuidade por mês, um número 29% maior que o contabilizado no mesmo período do ano anterior, quando a empresa ainda não operava de forma exclusiva a bilhetagem do Rio.
Na prática, são aproximadamente 5 milhões de gratuidades a mais após a saída da Riocard Mais — em um cenário de queda de 14% dos passageiros pagantes na cidade.

É importante destacar ainda que a Riocard Mais enviava, mensalmente, ofícios à SMTR relatando os casos suspeitos de fraude para as medidas necessárias, mantendo um fluxo regular e transparente de informações sobre transações suspeitas no transporte público. Desde o ano passado, foram 18 ofícios.”

A gestão da bilhetagem eletrônica no município do Rio passou a ser feita pela Prefeitura a partir de 2024, com o lançamento do Jaé, que substituiu o sistema Riocard Mais nas operações de emissão e controle de cartões. Desde então, o serviço vem enfrentando questionamentos sobre instabilidades, duplicidades de uso e falhas no registro de gratuidades.

A Riocard Mais, que ainda atua em outros sistemas metropolitanos e intermunicipais, tem reiterado que sua plataforma mantinha auditorias antifraude e compartilhava dados com os órgãos públicos de forma regular.

Problemas no Jaé geram novas críticas de usuários

Nesta quarta-feira (5), o jornal O Globo revelou que o Jaé suspendeu a opção de recarga com cartão de crédito no aplicativo, sem aviso prévio, o que causou revolta entre usuários.

De acordo com a publicação, a mudança começou a valer entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro e levou a uma enxurrada de reclamações nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

Segundo o jornal, usuários relataram cobranças indevidas, saldos incorretos e falhas na solicitação de segunda via do cartão. Muitos passageiros afirmaram ter enfrentado filas de mais de duas horas em postos de atendimento, especialmente no Terminal Gentileza, zona portuária do Rio.

Em nota ao jornal, a administração do Jaé confirmou que a recarga via cartão de crédito foi suspensa no app “após revisão técnica dos processos e comportamento de uso”, mas garantiu que o serviço continua disponível em terminais de autoatendimento do BRT e do VLT, com pagamento por PIX ou boleto bancário. Segundo a empresa, mais de 85% dos usuários já utilizam o PIX como forma de pagamento.

Adicional: taxa de 4% sobre recargas empresariais e reforço no controle de gratuidades

Conforme reportagem do Diário do Transporte nesta terça-feira (04), o sistema Jaé iniciou uma nova fase de modernização que inclui taxa de 4% sobre recargas de vale-transporte realizadas por empresas, percentual já previsto no edital, e reforço nos mecanismos de monitoramento antifraude, após indícios de uso irregular de cartões de estudantes e idosos.

O texto esclarece que, além da nova cobrança para empresas, o anúncio acompanha dados apresentados pela SMTR que apontam que já foram bloqueadas 6.850 gratuidades por suspeita de fraude no sistema Jaé. Relembre:

Jaé passa a cobrar taxa de 4% sobre recargas empresariais e reforça controle após indícios de fraudes em gratuidades

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

DMTT reforça 31 linhas de ônibus em Maceió (AL) durante os dias de aplicação do Enem

[ad_1]

Operação especial prevê 144 viagens extras nos domingos 9 e 16 de novembro para facilitar o deslocamento dos candidatos aos locais de prova

YURI SENA

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió montou uma operação especial para os dias 9 e 16 de novembro, quando serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 31 linhas de ônibus terão reforço, com 144 viagens adicionais distribuídas ao longo do dia, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos até os locais de prova em diferentes regiões da capital.

Nos dois domingos, os ônibus circularão com horários ampliados entre 10h e 12h, período de maior fluxo em direção aos locais de exame. O reforço também valerá para o retorno, com partidas extras entre 16h30 e 18h30 nos terminais.

De acordo com o diretor-presidente do DMTT, André de Alcântara Costa, a operação tem o objetivo de garantir que os participantes cheguem aos locais de prova com tranquilidade e segurança. “O Enem é um momento decisivo para milhares de estudantes, e o DMTT preparou um esquema especial para assegurar o transporte durante todo o percurso”, afirmou.

Os estudantes de Maceió contam com o benefício do Passe Livre, que garante 44 embarques gratuitos por mês, incluindo integrações temporais. Além disso, aos domingos o embarque é gratuito para todos os usuários que possuem o cartão Vamu Cidadão, ampliando o acesso ao transporte público.

Entre as linhas que receberão reforço estão trajetos que ligam bairros como Benedito Bentes, Clima Bom, Graciliano Ramos, Feitosa, Farol e Ponta Verde ao centro e às principais regiões da cidade.

A lista completa de itinerários pode ser consultada nos canais oficiais do DMTT.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Arena ANTP 2025 mostra que integração é mais que infraestrutura — é experiência e propósito

[ad_1]

Em debate mediado por Leticia Pineschi, diretora da Abrati, especialistas defendem hubs de mobilidade como ecossistemas vivos, conectando tecnologia, pessoas e sustentabilidade para transformar o transporte coletivo brasileiro.

ALEXANDRE PELEGI

Os terminais de transporte estão deixando de ser apenas pontos de embarque e desembarque. No Arena ANTP 2025, realizado entre os dias 28 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o painel “Terminais, hubs e integração: parcerias público-privadas para revitalização e gestão” mostrou que eles estão se tornando plataformas de convivência, tecnologia e desenvolvimento urbano.

Com mediação de Letícia Pineschi (Abrati), participaram Rodrigo Fernandes (Socicam), Sílvia Pereira (Metrô SP) e Rémy Tao (Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD). Mais do que discutir obras e contratos, o grupo abordou como o transporte coletivo pode reconectar as pessoas com a cidade — física e emocionalmente.

O terminal como “sala de estar” da mobilidade

“Os terminais são as salas de estar da mobilidade brasileira”, afirmou Letícia Pineschi. A metáfora guiou boa parte da conversa: espaços onde o passageiro deve sentir conforto, segurança e clareza nas informações. Segundo ela, 85% das passagens de curta distância já são vendidas por meios digitais, o que exige repensar o design e a função dos terminais — não apenas como estruturas físicas, mas como interfaces entre o passageiro e a experiência da viagem.

Desafios e novas funções dos terminais

Rodrigo Fernandes destacou o papel da Socicam como gestora de grandes terminais rodoviários e urbanos em São Paulo, Rio, Brasília, Campo Grande e no Nordeste. Segundo ele, a empresa tem investido em inovação, conforto e serviços, mas ainda enfrenta o desafio da informalidade e do transporte clandestino, que prejudica tanto a segurança dos passageiros quanto a sustentabilidade econômica do setor.

Conectividade e parcerias

Representando o Metrô de São Paulo, Sílvia Pereira trouxe a perspectiva da integração tecnológica: “Não basta ampliar linhas; é preciso oferecer conectividade e experiência.” O metrô paulista vem firmando parcerias com a iniciativa privada, incluindo a implantação de Wi-Fi 5G, para tornar as estações ambientes mais inteligentes e integrados.

O olhar internacional

O francês Rémy Tao (AFD) apresentou experiências europeias de parcerias público-privadas sustentáveis, com destaque para a Gare Saint-Lazare, em Paris — um modelo de estação que combina transporte, comércio, cultura e convivência. Para ele, a integração de modais deve ser também integração de vidas urbanas: “Um terminal é um ponto de passagem, mas também um ponto de permanência.”

Mobilidade viva e sustentável

O debate mostrou que a intermodalidade é o novo alicerce da mobilidade urbana, não apenas para reduzir emissões e custos, mas para transformar o transporte coletivo em uma escolha desejada. O painel mediado pela Abrati reforçou que a mobilidade sustentável nasce quando infraestrutura, tecnologia e inclusão caminham juntas.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

[ad_2]

Fonte

Estação da Luz da CPTM recebe ação de saúde para prevenção ao HIV e outras ISTs nesta quinta-feira (6)

[ad_1]

Foto: Estação da Luz/ Yuri Sena

Entre 14h e 18h, passageiros poderão realizar testes gratuitos, receber orientações e acessar serviços de prevenção oferecidos por profissionais da saúde

YURI SENA

A Estação da Luz, ponto de conexão entre as Linhas 10–Turquesa, 11–Coral e o Expresso Aeroporto da CPTM, será palco nesta quinta-feira (6) de uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A iniciativa acontece das 14h às 18h, em parceria com o Programa Estadual IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a atividade, agentes de saúde realizarão testes rápidos de HIV e sífilis, feitos por meio de punção digital, com o objetivo de identificar precocemente pessoas que desconhecem seu status sorológico. Também haverá testes para hepatites B e C, além da oferta das profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) para quem tenha se exposto a situações de risco por meio de relações sexuais.

Em caso de resultado positivo, o passageiro será encaminhado a um serviço de saúde para acompanhamento. A ação também inclui a distribuição gratuita de preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV, além de orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades desenvolvidas em locais de grande circulação para ampliar o acesso da população a informações e serviços de prevenção.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Fora por lesão, Hugo Souza dispara contra Edina Alves após Bragantino x Corinthians: ‘Tá na conta dela, um absurdo!’

0

[ad_1]

Desfalque em Bragança Paulista por conta de um trauma na coxa esquerda, o goleiro Hugo Souza ficou revoltado com a arbitragem de Edina Alves na derrota do Corinthians para o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (5), pelo Brasileirão.

O arqueiro corintiano comentou em uma publicação feita pelo próprio clube nas redes sociais e condicionou a derrota por 2 a 1, com gol nos minutos finais, à atuação da árbitra.

“O que a Edina fez hoje não existe. Tá na conta dela, um absurdo!!!”, escreveu.

Os corintianos ficaram na bronca com a arbitragem durante o confronto em Bragança. Sobretudo por conta das expulsões de José Martínez e Charles no segundo tempo, além de reclamarem de um pênalti não marcado para o Alvinegro no fim.

Com a bola rolando, o Bragantino abriu o placar com Eduardo Sasha, de pênalti, no fim do primeiro tempo, Yuri Alberto empatou na etapa final, mas Isidro Pitta recolocou o Massa Bruta na frente nos acréscimos na etapa final.

O resultado manteve o Corinthians em 10° na tabela do Brasileiro, com 42 pontos. Já o Bragantino, é o 12° com 39.

Próximos jogos do Corinthians:

[ad_2]

Fonte

Ônibus da Suzantur é incendiado após ação policial em Mauá, na Grande São Paulo na noite desta quarta-feira (5)

[ad_1]

Foto: Reprodução Redes Sociais

Veículo e pneus foram queimados na Estrada do Macuco, no bairro do Zaíra

YURI SENA

Um ônibus Suzantur foi incendiado na noite desta quarta-feira, 5 de novembro de 2025 na Estrada do Macuco, no bairro do Zaíra, em Mauá, na Grande São Paulo.

De acordo com informações preliminares, o veículo foi queimado junto com pneus usados como barricada, após uma ação policial na região.

Testemunhas relataram troca de tiros entre policiais e suspeitos pouco antes do incêndio. 

A ação criminosa seria uma reação à morte de um homem que foi baleado durante um confronto com a polícia em operação realizada no local.

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter as chamas e isolar a área. 

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Mogi das Cruzes (SP) oferece transporte gratuito para candidatos do Enem nos dias 9 e 16 de novembro

[ad_1]

Benefício vale em todas as linhas de ônibus da cidade mediante apresentação do comprovante de inscrição; agentes de trânsito atuarão nos locais de prova para garantir fluidez

YURI SENA

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai oferecer transporte público gratuito aos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos domingos, 9 e 16 de novembro. A medida tem o objetivo de facilitar o deslocamento dos participantes até os locais de prova e está disponível em todas as linhas de ônibus municipais.

Para utilizar o benefício, basta apresentar ao motorista o comprovante de inscrição do Enem, impresso ou em formato digital, contendo o nome do inscrito e as informações sobre o dia, o local e o horário das provas.

A gratuidade é prevista na Lei Municipal nº 7.736, de 18 de novembro de 2021, e será válida nos períodos entre 9h e 13h (ida) e 18h e 22h (volta), garantindo o transporte dos candidatos nos horários de maior movimento.

Além da isenção da tarifa, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito preparou uma operação especial de monitoramento do trânsito durante os dias de aplicação do exame. Agentes estarão posicionados próximos aos locais de prova para orientar motoristas e pedestres, evitando congestionamentos e facilitando o acesso dos estudantes.

Segundo a secretaria, haverá fiscalização do cumprimento das tabelas de horários das linhas municipais para assegurar que os ônibus circulem conforme o programado. A população pode consultar o itinerário e os horários atualizados no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Confira uma viagem no Chile até uma área de mineração nas Cordilheiras dos Andes a bordo de um ônibus “El Más Potente”

[ad_1]

Ônibus de alto padrão é preparado para ao mesmo tempo transpor trajetos severos, mas com nível de conforto que faz os passageiros se sentirem num Oásis sobre rodas

ADAMO BAZANI

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

Esse ônibus é tão forte e robusto que subidas íngremes passam quase desapercebidas dos passageiros, a não ser pela paisagem fenomenal.

O conforto é tão grande que parece um carro de luxo…quase sem ruído, pouca trepidação e um requinte.

Estamos falando de um ônibus de rotas rodoviárias regulares de alta demanda? Poderia ser, mas este modelo transporta trabalhadores de mineração, chega a áreas de exploração, enfrenta montanhas, áreas secas com extremo calor e geleiras.

Tudo num mesmo trajeto e o passageiro, independentemente do local onde este ônibus está, se sente da mesma forma…dentro de um Oásis sobre rodas. Foi nossa sensação…

E com um detalhe, o motorista guiou o ônibus sem quase colocar os pés nos freios…o modelo freia sozinho ao detectar qualquer obstáculo à frente…mas foi tudo muito suave. Nem deu medo.

A velocidade foi pré programada. Tudo foi em modo de cruzeiro.

No painel dava para acompanhar também a velocidade exata em que estava o veículo à frente…o sensor do ônibus conseguia fazer esse cálculo.

Trata-se do Mercedes-Benz O500 “apelidado” de “El Más Potente”, ônibus concebido para trajetos difíceis a partir da base do ônibus rodoviário O500, já tradicional no mercado brasileiro e em toda a América Latina, líder do segmento na região.

O Diário do Transporte está no Chile e a convite da Mercedes-Benz viajou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, num trajeto de cerca de três horas entre Santiago e o distrito de Coya, aos pés das Cordilheiras dos Andes.

O ônibus já está na atual geração de motores menos poluentes Euro 6, mas também pode ser encontrado em Euro 3 e Euro 5 onde as legislações permitem.

O trajeto foi num veículo disponibilizado para a reportagem pela Black Line Yanguas, que faz trajetos turísticos.

O veículo foi um carroceria Irizar i6S, de 14,5 m com três eixos (no Chile é permitida essa configuração), semileito com poltronas de couro, ar-condicionado, carregadores USB, sanitário, geladeira, cafeteira, luzes individuais entre outros itens de conforto.

O modelo do chassi, ainda com a tecnologia Euro 5, é o O500 RS 2448.

Um dos destaques que explicam essa potência toda é que entre as características está a relação que permite alto torque em baixas rotações.

Em 1100 rpm (rotações por minuto), o veículo opera em sua faixa ideal.

O leitor deve se lembrar que nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, o gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte.

Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).

Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

O novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 conta com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.

Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.

Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.

Relembre:

Mercedes-Benz vende 100 unidades da nova geração de ônibus com maior potência (El Más Potente) a partir do Brasil

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira

[ad_2]

Fonte