[ad_1]
Red Bull Bragantino e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão; SIGA
[ad_2]
Fonte
Red Bull Bragantino e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão; SIGA
Caminhão cai de ponte na Marginal Tietê em São Paulo e deixa feridos nesta quarta-feira (5)
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Três vítimas foram resgatadas conscientes; uma teve parada cardiorrespiratória. Acidente causa bloqueio na pista expressa e reflexos no trânsito até a Rodovia Castello Branco
YURI SENA
Um caminhão caiu da Ponte Atílio Fontana, na Marginal Tietê, Zona Norte de São Paulo, na tarde desta quarta-feira, 5 de novembro de 2025. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas estavam no veículo no momento do acidente.
Três vítimas foram resgatadas conscientes e orientadas, enquanto uma delas sofreu parada cardiorrespiratória. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações detalhadas sobre o estado de saúde dos envolvidos.
A pista expressa da Marginal Tietê foi totalmente bloqueada na altura da ponte para o pouso de um helicóptero da Polícia Militar, que auxiliou no atendimento às vítimas.
O acidente provocou reflexos significativos no trânsito, com congestionamento chegando à Rodovia Castello Branco, entre os quilômetros 15 e 13, no sentido da Marginal. O Rodoanel também registrou lentidão entre os quilômetros 11 e 29, no sentido litoral.
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte
[ad_2]
Fonte
Secretaria dos Transportes Metropolitanos lista cinco bibliotecas públicas acessíveis para estudantes em preparação para o Enem 2025
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Primeiro dia do vestibular acontece no próximo sábado (08)
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Com o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, os estudantes costumam revisar os conteúdos antes da prova.
Pensando nisso, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) separou cinco opções de bibliotecas próximas às linhas das suas empresas vinculadas, CPTM e Metrô.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, tendo quase 5 milhões de inscritos na edição de 2025.
As provas do exame serão realizadas nos dias 09 e 16 de novembro.
Confira abaixo as sugestões da STM:
1) Biblioteca Mário de Andrade
Fundada em 1925, a centenária biblioteca foi a primeira biblioteca de São Paulo e até hoje é considerada a maior biblioteca pública da cidade.
Endereço: Rua da Consolação, 94 – República, São Paulo
Como chegar: Estação República (Linhas 3-Vermelha do Metrô 4-Amarela da ViaQuatro)
2) Biblioteca de São Paulo (BSP)
A BSP conta com um acervo físico e digital com diversos livros, revistas, jornais e audiolivros, além de oferecer oficinas e cursos gratuitos.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana, São Paulo
Como chegar: Estação Carandiru (Linha 1-Azul do Metrô)
3) Centro Cultural São Paulo
O Centro Cultural São Paulo possui três bibliotecas que, juntas, possuem um acervo de cerca de 150 mil títulos. As bibliotecas Sérgio Milliet, Louis Braille e Gibiteca Henfil são abertas ao público com entrada gratuita.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Vergueiro, São Paulo
Como chegar: Estação Vergueiro (Linha 1-Azul do Metrô)
4) Biblioteca da EACH-USP
A biblioteca conta com um acervo nas áreas de biológicas, exatas e humanas, além de possuir uma tecidoteca (coleção especializada em tecidos).
Endereço: Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo, São Paulo
Como chegar: Estação USP Leste (Linha 12-Coral da CPTM)
5) Biblioteca Roberto Santos
Inaugurada em 1953 na Rua Bom Pastor, foi escolhida para ser segunda biblioteca circulante da cidade. Atualmente, o espaço fica localizado na rua Cisplatina e possui a temática de cinema, pois por muito tempo foi ponto de encontro de cinéfilos da cidade.
Endereço: Rua Cisplatina, 505 – Ipiranga, São Paulo
Como chegar: Estação Ipiranga (Linha 10-Turquesa)
Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte
[ad_2]
Fonte
ARTESP aprova criação de viagens semiexpressas entre Barueri e Santana de Parnaíba
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Nova linha 534EX1 integrará fisicamente e de forma tarifária os principais serviços metropolitanos operados pelo Consórcio Anhanguera
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou nesta terça-feira (05) a Deliberação nº 585/2025, aprovada na 1171ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, que autoriza a criação de novas viagens semiexpressas na Região Metropolitana Oeste de São Paulo, sob operação do Consórcio Anhanguera.
De acordo com o documento, a decisão cria o serviço 534EX1 Barueri (Centro) – Santana de Parnaíba (Gênesis II), com atendimento via Estação Antônio João.
As novas viagens terão integração física e tarifária com outras seis linhas metropolitanas já em operação, reforçando a conectividade entre os municípios de Barueri, Jandira, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e Cotia.
Integração com a rede existente
As viagens semiexpressas 534EX1 serão integradas aos seguintes serviços:
- 346TRO Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville) via Santana de Parnaíba (Residencial Valville) e Barueri (Centro);
- 498TRO Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
- 559TRO Carapicuíba (COHAB V) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
- 860TRO Itapevi (COHAB/Jardim Paulista) – Osasco (Vila Yara) via Jandira (Centro);
- 870TRO Osasco (Vila Yara) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia);
- 870EX1 Jandira (Centro) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia) via Estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração.
Com isso, a nova linha 534EX1 passa a atuar como eixo de articulação entre os sistemas oeste e sudoeste da rede metropolitana, favorecendo deslocamentos intermunicipais com menor tempo de viagem e mais opções de integração.
A criação do novo serviço busca reduzir o tempo de percurso entre Barueri e Santana de Parnaíba, com um modelo de operação semiexpressa — ou seja, com menos paradas intermediárias e maior regularidade nos horários de pico.
A integração tarifária também deve permitir melhor aproveitamento do Bilhete Metropolitano e reduzir custos para quem realiza conexões múltiplas entre os municípios.
A medida reforça o processo de requalificação da rede operada pelo Consórcio Anhanguera, que atende os eixos mais adensados da Região Metropolitana Oeste — especialmente as áreas de Barueri, Alphaville e Santana de Parnaíba, que concentram grande volume de viagens pendulares para polos de trabalho e estudo.
A proposta foi analisada pela Superintendência de Transporte Coletivo (SUCOL) e fundamentada na Nota Técnica SUCOL/GPLA nº 0087031592, que apontou ganhos de eficiência e conectividade regional.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
[ad_2]
Fonte
ARTESP aprova reorganização das linhas metropolitanas entre Holambra, Artur Nogueira, Jaguariúna e Campinas
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Deliberação ajusta itinerários, exclui seccionamentos e cria viagens semiexpressas na rede operada pelo Consórcio Bus+
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, a Deliberação nº 588/2025, que autoriza alterações operacionais em linhas metropolitanas da Região de Campinas operadas pelo Consórcio Bus+, com impacto direto nos serviços que ligam Holambra, Artur Nogueira, Jaguariúna e Campinas.
Embora a linha 693TRO já realize a ligação entre Holambra e o Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, a deliberação formaliza ajustes de itinerário, extensão, tabela horária, denominação e terminal principal, consolidando a linha sob a configuração 693TRO Holambra (Centro) – Campinas (Terminal Metropolitano), com tarifa de R$ 8,35.
Segundo a decisão, o objetivo é atualizar o padrão operacional da linha, adequando-a às novas condições de demanda e conectividade da malha Bus+.
Exclusão de seccionamentos tarifários
A ARTESP determinou a exclusão de dois seccionamentos tarifários anteriormente existentes na 693TRO:
- 693S03 Holambra (Centro) – Artur Nogueira (Coração Criança);
- 693S04 Jaguariúna (Trevo de Jaguariúna) – Artur Nogueira (Coração Criança).
A medida busca eliminar sobreposições e simplificar a estrutura tarifária entre os municípios atendidos pelo consórcio.
Criação de viagens semiexpressas
A deliberação traz a principal novidade para o passageiro: a criação das viagens semiexpressas 736EX1, que ligarão Artur Nogueira (Coração Criança) a Jaguariúna (Viaduto JBS – Rodovia João Beira – SP-095), passando por Holambra (Centro).
O novo serviço terá tarifa de R$ 6,20 e visa reduzir o tempo de deslocamento, oferecendo alternativa mais rápida para os usuários que realizam viagens intermunicipais sem necessidade de paradas intermediárias.
Outras alterações
A deliberação também aprova:
- mudanças na tabela horária e na frota da linha 736TRO Artur Nogueira – Holambra (Trevo da Posse), via Holambra (Parque R. Groot);
- ajuste de horários no serviço 736VP1, que liga Artur Nogueira (Coração Criança) ao Centro de Holambra.
Essas medidas fazem parte de um processo contínuo de reorganização da rede metropolitana de transporte da Região de Campinas, com foco em melhorar a eficiência operacional e a conectividade entre as cidades, alega a Artesp.
O BUS+ é formado pelas empresas consorciadas Transportes Capellini, Expresso Metrópolis Transportes e Viagens, Transportadora Salamanca, Expresso Fênix Viação, Expresso Jota Jota e Auto Viação Campestre.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
[ad_2]
Fonte
São Paulo planeja instalação de campo com grama sintética em Cotia; veja os detalhes
[ad_1]
O São Paulo planeja a instalação de um campo com grama sintética no CT de Cotia, local exclusivo das categorias de base do clube. A informação foi apurada pela ESPN nesta quarta-feira (5).
Segundo apuração, a implementação do gramado artificial em um dos campos faz parte do projeto, que será financiado pelo Fundo Galapagos, após parceria com Evangelos Marinakis, empresário grego e dono de clubes como Olympiacos e Nottingham Forest.
A ideia do São Paulo é que os atletas revelados pelo clube se acostumem desde cedo a atuar em gramados que não sejam naturais, uma vez que o uso do campo sintético tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre os principais clubes do Brasil.
Equipes de elite do futebol nacional como Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo e Palmeiras contam com gramado sintético em seus estádios.
O assunto, porém, desperta polêmicas. Em fevereiro deste ano, vários atletas, entre eles alguns de grande destaque, como Lucas Moura e Oscar, do São Paulo, foram às redes sociais para protestar contra o tipo de solo, que é cada vez mais utilizado no país.
No mesmo período, Jonathan Calleri, um dos principais nomes do elenco do Tricolor, se manifestou sobre o tema, apontou as diferenças entre o sintético e o natural e mandou um recado para a diretoria do São Paulo.
“Muitos estádios têm parceria para fazer show. Aqui no São Paulo, quando o gramado está bem, é muito melhor. Tomara que o São Paulo nunca coloque grama sintética, porque queremos dar bons espetáculos”, concluiu.
Assista ao Fala a Fonte no Youtube
De segunda a sexta, a partir das 9h (de Brasília) no Youtube da ESPN, você acompanha o Fala a Fonte, programa comandado por André Hernan, Bruno Andrade e Bruno Vicari. Fique ligado!
Próximos jogos do São Paulo:
[ad_2]
Fonte
Dois ônibus da Transportadora Tinguá são recolhidos à garagem durante ação de fiscalização do Detro-RJ no Terminal Américo Fontenelle nesta quarta-feira (05)
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Operação teve como objetivo verificar as linhas intermunicipais operadas pela empresa, que tem sido alvo de reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Na manhã desta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, dois ônibus foram recolhidos pelo Detro-RJ (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) durante mais uma edição da operação “Detro te Ouve”, desta vez no Terminal Américo Fontenelle, principal ponto de parada intermunicipal no Centro do Rio.
O foco dos agentes foi na fiscalização das linhas intermunicipais operadas pela Transportadora Tinguá. No total, 12 coletivos que circulam entre a Baixada Fluminense e a capital foram vistoriados, resultando em cinco multas aplicadas. Dessa forma, os veículos foram encaminhados à garagem para correção das irregularidades.
A ação teve como objetivo verificar as condições de operação da empresa, que vem sendo alvo de reclamações de passageiros na Ouvidoria e redes sociais do departamento. Equipes de fiscalização flagraram problemas na acessibilidade dos veículos, no mau estado de conservação e no não cumprimento do quadro de horários. De acordo com um levantamento interno, a Transportadora Tinguá já havia recebido 25 autuações em um intervalo de doze meses, principalmente por atrasos e descumprimento de horários.
“A operação ‘Detro te Ouve’ foi criada justamente para transformar as reclamações dos passageiros em ações concretas de fiscalização. Como não podemos estar ao mesmo tempo nos 92 municípios fluminenses, contamos com a colaboração da população, que deve registrar e nos enviar qualquer reclamação ou irregularidade que presencie em seu ônibus ou van intermunicipal. Já a partir de amanhã a Tinguá precisará apresentar melhorias. O que não pode é o passageiro continuar sendo penalizado por atrasos no serviço prestado pela empresa”, disse o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, que esteve presente no terminal rodoviário.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte
[ad_2]
Fonte
Viajamos no “El Más Potente” até uma mina no pé das Cordilheiras no Chile. Acompanhe
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Ônibus de alto padrão é preparado para ao mesmo tempo transpor trajetos severos, mas com nível de conforto que faz os passageiros se sentirem num Oásis sobre rodas
ADAMO BAZANI
Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira
Esse ônibus é tão forte e robusto que subidas íngremes passam quase desapercebidas dos passageiros, a não ser pela paisagem fenomenal.
O conforto é tão grande que parece um carro de luxo…quase sem ruído, pouca trepidação e um requinte.
Estamos falando de um ônibus de rotas rodoviárias regulares de alta demanda? Poderia ser, mas este modelo transporta trabalhadores de mineração, chega a áreas de exploração, enfrenta montanhas, áreas secas com extremo calor e geleiras.
Tudo num mesmo trajeto e o passageiro, independentemente do local onde este ônibus está, se sente da mesma forma…dentro de um Oásis sobre rodas. Foi nossa sensação…
E com um detalhe, o motorista guiou o ônibus sem quase colocar os pés nos freios…o modelo freia sozinho ao detectar qualquer obstáculo à frente…mas foi tudo muito suave. Nem deu medo.
A velocidade foi pré programada. Tudo foi em modo de cruzeiro.
No painel dava para acompanhar também a velocidade exata em que estava o veículo à frente…o sensor do ônibus conseguia fazer esse cálculo.
Trata-se do Mercedes-Benz O500 “apelidado” de “El Más Potente”, ônibus concebido para trajetos difíceis a partir da base do ônibus rodoviário O500, já tradicional no mercado brasileiro e em toda a América Latina, líder do segmento na região.
O Diário do Transporte está no Chile e a convite da Mercedes-Benz viajou nesta quarta-feira, 05 de novembro de 2025, num trajeto de cerca de três horas entre Santiago e o distrito de Coya, aos pés das Cordilheiras dos Andes.
O ônibus já está na atual geração de motores menos poluentes Euro 6, mas também pode ser encontrado em Euro 3 e Euro 5 onde as legislações permitem.
O trajeto foi num veículo disponibilizado para a reportagem pela Black Line Yanguas, que faz trajetos turísticos.
O veículo foi um carroceria Irizar i6S, de 14,5 m com três eixos (no Chile é permitida essa configuração), semileito com poltronas de couro, ar-condicionado, carregadores USB, sanitário, geladeira, cafeteira, luzes individuais entre outros itens de conforto.
O modelo do chassi, ainda com a tecnologia Euro 5, é o O500 RS 2448.
Um dos destaques que explicam essa potência toda é que entre as características está a relação que permite alto torque em baixas rotações.
Em 1100 rpm (rotações por minuto), o veículo opera em sua faixa ideal.

O leitor deve se lembrar que nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, o gerente de vendas e marketing para a América Latina da Mercedes-Benz, Augusto França, conversou com o Diário do Transporte.
Na atual versão Euro 6, o ônibus está com novos sistemas automáticos de segurança e aguenta agora uma carga maior. A capacidade foi ampliada em uma tonelada, passando para 20 toneladas na versão dois eixos (4×2) e 25 toneladas na de três eixos (6×2).
Os ônibus chegam ao mercado com as seguintes denominações: O novo O 500 RS 2045 4×2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6×2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).
O novo O 500 desde Euro 3 até Euro 6 conta com motor OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada do caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros.

Entre suas características destacam-se o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, o novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e a nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e uma queima de combustível mais efetiva.
Além do motor Mercedes-Benz OM 460, o trem de força dos ônibus rodoviários Novo O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e sistema de freio auxiliar Intarder.
Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção.
Relembre:
Mercedes-Benz vende 100 unidades da nova geração de ônibus com maior potência (El Más Potente) a partir do Brasil
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira
[ad_2]
Fonte
São Paulo cria Orçamento Climático para integrar ações ambientais ao planejamento municipal
[ad_1]
Publicado em: 5 de novembro de 2025

Decreto assinado por Ricardo Nunes estabelece governança intersetorial e prevê monitoramento físico e financeiro de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de São Paulo instituiu, por meio do Decreto nº 64.688, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (5), o Orçamento Climático do Município de São Paulo (OCMSP) — um novo instrumento de gestão pública que conecta o planejamento climático às decisões orçamentárias da cidade. A medida cumpre a Meta 114 do Programa de Metas 2025–2028, e busca consolidar uma governança transversal para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, como ondas de calor, inundações e emissões de gases de efeito estufa.
Integração entre meio ambiente e orçamento
O Orçamento Climático será responsável por articular, em nível intersetorial, as políticas de mitigação e adaptação climática, alinhando-as ao Plano de Ação Climática do Município (PlanClima SP) e à Política Municipal de Mudança do Clima, criada pela Lei nº 14.933 de 2009.
O novo mecanismo pretende garantir que os recursos públicos destinados a obras, transportes, habitação, infraestrutura e assistência social considerem também os impactos ambientais e climáticos de cada ação.
Segundo o decreto, o objetivo é “promover a integração entre os instrumentos de planejamento climático e orçamentário”, assegurando tanto o cumprimento das metas de redução de emissões quanto o aumento da resiliência urbana.
Comitê Gestor e Câmara Técnica
Para coordenar o funcionamento do OCMSP, foi criado o Comitê Gestor Intersetorial do Orçamento Climático (CGI-Clima), formado por três secretarias centrais:
•Planejamento e Eficiência, responsável pela coordenação geral e pelo monitoramento orçamentário;
•Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), encarregada do monitoramento físico e de indicadores;
•Verde e Meio Ambiente, responsável por manter os diagnósticos e o inventário de emissões da cidade.
O CGI-Clima poderá ainda convidar representantes de outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil para participar de suas reuniões, sem direito a voto.
Além do comitê, o decreto cria a Câmara Técnica do Orçamento Climático (CT-Clima), que reunirá pontos focais técnicos das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana e Obras, Habitação, Subprefeituras, Mobilidade Urbana e Transporte e Assistência e Desenvolvimento Social. Essa instância será responsável por consolidar dados, preparar análises técnicas e apoiar a implementação das deliberações do comitê gestor.
Prazos e transparência
O decreto determina que, em até 120 dias, as secretarias envolvidas deverão publicar um ato normativo conjunto detalhando as responsabilidades institucionais, os critérios de classificação das ações climáticas (taxonomia), os indicadores de acompanhamento e as diretrizes de transparência ativa, com informações disponibilizadas em painel público online.
O Plano de Trabalho do Comitê Gestor também deverá ser aprovado em até 30 dias, prevendo cronograma de reuniões e entregas.
Importante destacar que a criação do Orçamento Climático não gera novas despesas ou cargos, devendo sua execução ocorrer dentro das dotações existentes de cada secretaria.
Com o novo decreto, São Paulo busca se alinhar a cidades como Nova York, Paris e Londres, que já adotam instrumentos orçamentários vinculados à ação climática, reforçando o papel das finanças públicas na construção de uma cidade mais resiliente, sustentável e preparada para os impactos do aquecimento global.
Alexandre Pelegi, Jornalista especializado em transportes e mobilidade urbana
[ad_2]
Fonte
Oswaldo de Oliveira explica polêmica com Ancelotti e indica técnico brasileiro para substituir o italiano na seleção: ‘É o melhor que temos’
[ad_1]
Oswaldo de Oliveira, técnico multicampeão no futebol brasileiro, tendo o título Mundial com o Corinthians em 2000 como seu principal feito na carreira, se envolveu em polêmica ao defender que a seleção brasileira deve ser treinada por um técnico nascido no Brasil, em evento com a presença do italiano Carlo Ancelotti, atual comandante da amarelinha.
Nesta terça-feira (4), após a repercussão do momento constrangedor em que Oswaldo e Emerson Leão criticaram os técnicos estrangeiros no futebol brasileiro e na seleção, o campeão do mundo pelo Timão criticou as ‘edições’ de sua fala e explicou o que quis dizer, repetindo que, sim, é “defensor que os clubes a seleção brasileira tenham treinadores brasileiros”.
“O grande problema são as edições e principalmente as edições mal intencionadas. Eu fiz um discurso de 12 minutos, inclusive falei, porque ali era um evento de treinadores, e a pergunta que me foi feita foi sobre a situação atual do treinador brasileiro. Eu sou defensor que os clubes e a seleção brasileira tenham treinadores brasileiros, eu defendi até o último momento, e falei, se tiver que vir um estrangeiro, que venha o Ancelotti, que é o melhor de todos, maior ganhador de títulos“, iniciou Oswaldo.
“Espero que ele seja campeão ano que vem da Copa do Mundo, e quando ele partir, outro brasileiro volte para o lugar dele. Espero que não haja uma edição agora do que eu estou dizendo, porque foi assim que eu falei. As pessoas precipitam, botam o que querem para criar polêmica. Foi isso que aconteceu”, complementou.
Segundo Oswaldo de Oliveira, que se declarou à seleção brasileira e disse acompanhar a amarelinha desde 1958, o hexa é possível no ano que vem, mas o substituto de Ancelotti, quando o italiano sair, deve ser um brasileiro.
Questionado sobre possíveis nomes, Oswaldo respondeu: “Fernando Diniz. É o melhor de todos. Tem vários. Dorival Júnior é excelente, nós temos excelentes treinadores.”
Os dois citados já treinaram a seleção brasileira recentemente, tendo resultados e desempenhos questionáveis que contribuíram para que o Brasil fizesse a pior campanha da seleção na história das eliminatórias para a Copa do Mundo.
“Claro que acredito (hexa com Ancelotti em 2026). Nós temos excelentes seleções: Espanha, Inglaterra, França, Argentina, Colômbia… são timaços! Tem mais da Europa, mais alguns, Portugal é um grande time, mas a seleção brasileira também é muito boa. O que precisa é que esses jogadores se afirmem como craques que eles são. Ainda não conseguiram. É o momento desses caras subirem nesse pedestal, serem campeões do mundo para serem reconhecidos”, defendeu Oswaldo.
Falas causam ‘climão’ na CBF
As falas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira sobre treinadores estrangeiros agitaram os bastidores da CBF.
Tudo aconteceu durante o 2º Fórum Brasileiro dos Treinadores de Futebol, realizado na manhã desta terça-feira (4), na sede da entidade.
A reportagem da ESPN apurou que o treinador italiano ficou “bastante incomodado” com as palavras de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira. A CBF, então, precisou contornar a situação com Ancelotti.
O evento foi organizado pela Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF) e não teve participação da CBF, que apenas cedeu o local.
Mas ninguém esperava o que aconteceria no palco. Muito menos Ancelotti, que apareceu após ser convidado pelos treinadores apenas para “receber uma homenagem” no evento que transcorria no prédio onde dá expediente diariamente.
Eis que o italiano desceu do segundo andar, onde fica sua sala, para o térreo da sede da confederação, se dirigiu ao auditório, foi chamado ao palco e se viu diante da cena classificada por todos como “constrangedora”.
Próximos jogos da seleção brasileira:
[ad_2]
Fonte


