24.3 C
Rondonópolis
terça-feira, 23 junho - 13:50
Publicidade
Home Blog Page 403

Jaé passa a cobrar taxa de 4% sobre recargas empresariais e reforça controle após indícios de fraudes em gratuidades

[ad_1]

Nova etapa do sistema de bilhetagem do Rio amplia serviços digitais e responde a monitoramento que apontou uso irregular de cartões de estudantes e idosos

ALEXANDRE PELEGI

O Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público da cidade do Rio de Janeiro, inicia uma nova fase de modernização que combina novas funcionalidades para empresas e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de gratuidades.

A partir deste mês, empresas que realizam recarga de vale-transporte de seus funcionários passam a contar com mais de 20 novos serviços na plataforma, entre eles relatórios de gestão, integração automatizada e ferramentas de acompanhamento em tempo real.

Para viabilizar a ampliação tecnológica e o uso de soluções digitais avançadas, será aplicada uma taxa de 4% sobre as recargas empresariais de vale-transporte — percentual já previsto no edital de concessão do serviço. A medida não altera o valor da tarifa do transporte público, nem o custo para os usuários comuns.

“Com a modernização, o Jaé reafirma seu compromisso de simplificar a gestão de benefícios, reduzir burocracias e garantir maior transparência e eficiência para empresas e trabalhadores”, informou a nota oficial divulgada nesta terça-feira (04).

Monitoramento identifica fraudes em gratuidades

O anúncio ocorre logo após a divulgação de um monitoramento que apontou possíveis fraudes no uso de gratuidades do cartão Jaé. Dados apresentados pelo telejornal RJ2, da TV Globo, nesta segunda-feira (03), indicam que cartões de estudantes e idosos foram utilizados dezenas de vezes em um curto intervalo de tempo, em diferentes linhas e bairros, sugerindo uso indevido ou clonagem.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a detecção dessas irregularidades só foi possível com o novo sistema digital de bilhetagem, que permite rastrear transações suspeitas e adotar bloqueios preventivos.

De acordo com a pasta, 6.850 gratuidades já foram bloqueadas por suspeita de fraude. Os quatro consórcios que operam os ônibus municipais cobraram da Prefeitura medidas adicionais de fiscalização.

Em paralelo, o Governo do Estado identificou mais de 2,5 milhões de tentativas de uso irregular do Bilhete Único Intermunicipal em 2025. Para conter o problema, a Secretaria Estadual de Transportes começou a instalar equipamentos de biometria facial nos validadores do metrô, tecnologia que já está presente em vans e ônibus intermunicipais. Matéria do Diário do Transporte nesta terça-feira mostrou a iniciativa realizada pela Mais.Mobi (Riocard) em parceria com o Detro-RJ. Com base nos relatórios da bilhetagem, o Detro-RJ implantou um projeto inédito de biometria facial para validar a identidade dos passageiros no momento do embarque.

As câmeras, instaladas sobre os validadores em 540 vans intermunicipais, capturam o rosto do passageiro no instante da passagem do cartão.

Em apenas quatro meses, mais de 10 mil cartões irregulares foram cancelados, com redução significativa nas fraudes do Bilhete Único e nas infrações por transporte de passageiros em pé — situação que colocava vidas em risco e anulava a cobertura do seguro obrigatório.

Hoje, não é mais possível emprestar um cartão e embarcar numa van. A fraude acabou”, afirma Rafael Salgado, presidente do Detro-RJ. “Além disso, conseguimos reduzir o número de infrações e aumentar a segurança e a confiabilidade do sistema.”

Relembre:

Fraudes no transporte do Rio: tecnologia da Mais.Mobi e ação do DETRO inauguram nova era de controle nas vans intermunicipais

Rastreabilidade e transparência no centro da operação

A SMTR reforçou que o cartão Jaé é pessoal e intransferível. Usuários com cartões bloqueados podem solicitar revisão dos casos por meio dos canais oficiais do sistema ou em postos de atendimento.

O Jaé informou que mantém acompanhamento permanente das gratuidades, com registro de imagem dos passageiros e análise de comportamento de uso, para garantir segurança e transparência nas transações.

Em nota, o Jaé garante que com a modernização “reafirma seu compromisso de simplificar a gestão de benefícios, reduzir burocracias e garantir maior transparência e eficiência para empresas e trabalhadores”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

As ‘novas’ estrelas que Lakers acharam nas ausências de LeBron e Doncic e o que assistir no Disney+

0

[ad_1]

O Los Angeles Lakers começou a temporada da NBA sem contar com LeBron James, que se machucou na pré-temporada e, após dois jogos, perdeu Luka Doncic, também lesionado. Tudo isso indicava um péssimo início de campanha da equipe, mas isso não aconteceu.

No período sem os dois principais astros, e também agora, com Doncic já de volta, os Lakers presenciaram o “surgimento” de dois atletas que mostraram que podem assumir o protagonismo. Um deles já é realidade faz tempo, Austin Reaves, que nos últimos anos já vem se destacando, mas parece ter atingido outro nível recentemente.

Tanto é que na vitória para cima do Sacramento Kings, em 26 de outubro, primeiro jogo sem Doncic, o camisa 15 fez nada menos do que 51 pontos. Na sequência, foram mais 41 na derrota para o Portland Trail Blazers.

A outra “nova” estrela da franquia da Califórnia é alguém bem menos badalado, e atende pelo nome de Jake LaRavia. 19ª escolha do draft de 2022, quando foi selecionado pelo Memphis Grizzlies, ele nunca teve grandes oportunidades na equipe, e acabou rebaixado para o time da G-League.

Na parte final da última temporada, LaRavia foi trocado com os Kings, onde também não foi bem. Até por isso, os Lakers se aproveitaram da oportunidade e assinaram um contrato de dois anos com o ala, no valor de 12 milhões de dólares.

Investimento esse que até agora está sendo muito bem pago, já que o atleta vem ganhando bastante espaço, com jogos de 27 e 25 pontos apenas na última semana, e brilho em momentos de dificuldade do time, como por exemplo a reta final da vitória sobre o Heat, quando o placar ficou apertado.

Muito por conta do brilho da dupla, os Lakers têm um retrospecto altamente positivo nesse início de temporada, com cinco vitórias e três derrotas. A chance de melhorar ainda mais essa campanha é nesta quarta-feira (5), quando o time recebe o San Antonio Spurs, de Victor Wembanyama, na Crypto.com Arena. A bola sobe a partir de meia-noite (de Brasília), e terá transmissão do Disney+.

O jogo é o segundo de uma rodada dupla de NBA. Antes, às 21h30, o New York Knicks recebe o Minnesota Timberwolves no Madison Square Garden.

CLIQUE E ASSISTA AO VIVO A LOS ANGELES LAKERS X SAN ANTONIO SPURS


Muito tênis, Al Nassr em campo e mais!

A NBA não é a única grande atração da quarta-feira no Disney+.

A partir das 7h, tem muito tênis, com o ATP 250 de Atenas e de Metz, na França. A partir das 9h, tem o dia 5 do WTA Final de Riade, na Arábia Saudita.

Durante a tarde, às 15h15, tem futebol, com o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo de Jorge Jesus, recebendo o FC Goa, da Índia, pela AFC Champions League Two. Um pouco mais tarde, às 17h, tem segunda divisão inglesa, com o confronto entre Portsmouth e Wrexham.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

[ad_2]

Fonte

Catedral reage à decisão da ANTT que cassou 27 linhas interestaduais por irregularidades operacionais

[ad_1]

Em comunicado nas redes sociais, empresa afirma que suspensão afeta passageiros mais vulneráveis e reduz oferta de gratuidades no transporte rodoviário

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Catedral se manifestou publicamente nesta terça-feira (4) sobre a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que cassou 27 autorizações de linhas interestaduais operadas pela empresa, após constatar fraudes em dados operacionais informados ao sistema MONITRIIP.

A medida, formalizada pela Deliberação nº 376/2025, ampliou as sanções anteriormente aplicadas pela Deliberação nº 335/2025 de setembro, e teve como base também uma decisão da Justiça Federal que confirmou a cassação de mercados da empresa por uso de “dados fictícios” no MONITRIIP. Relembre:

Justiça Federal confirma cassação de mercados da Catedral por fraude em dados operacionais

A cassação abrange linhas em diversos estados — entre elas Brasília–Goiânia, Goiânia–Palmas, Barreiras–Brasília, Goiânia–São Paulo e Uberlândia–Teresina — e implica, na prática, a suspensão da maior parte da operação interestadual da empresa.

Comunicado público nas redes sociais

Em um comunicado publicado em suas redes sociais, a Catedral declarou ter sido “surpreendida” pela decisão e lamentou que seus efeitos “recaem sobre as pessoas mais vulneráveis”.

“Lamentamos profundamente que essa decisão esteja recaindo sobre as pessoas mais vulneráveis. Nosso compromisso sempre foi com elas e é por elas que seguiremos lutando para reverter essa injustiça”, afirma o texto.

A empresa também associou a cassação à redução da concorrência e ao aumento de preços no setor, afirmando que “quando há menos empresas concorrendo, os preços sobem e o acesso diminui”.

Segundo a Catedral, o impacto mais grave será sentido por passageiros que dependem de gratuidades:

“Com a suspensão de parte da nossa operação, infelizmente não poderemos manter ou realocar os bilhetes de gratuidades já emitidos. A regra da própria ANTT, através da Resolução nº 6.033, não obriga as outras empresas a compensarem as gratuidades que nós oferecíamos. Ou seja, o total de vagas gratuitas no mercado vai diminuir.”

Contexto: da disputa judicial à ampliação da cassação

O caso tem origem em uma ação movida pela Viação Guanabara, que acusou a Catedral (operando via Kandango Transportes e Turismo) de falsificação do sistema MONITRIIP e realização de sessões não autorizadas. Em relatório da Justiça Federal, ficou constatado que “a empresa autora estava alimentando o MONITRIIP com dados fictícios, pois informava a operação de determinadas linhas, mas a fiscalização encontrava os veículos em outras localidades, com motoristas diferentes dos declarados”.

Em 22 de setembro de 2025, a Justiça Federal manteve a cassação — rejeitando o pedido de anulação da penalidade.
Em seguida, a ANTT adotou a Deliberação 335/2025, cassando seis mercados estratégicos da empresa. E agora, por meio da Deliberação 376/2025, ampliou a sanção para 27 linhas interestaduais.

Impactos para os passageiros

Com a suspensão, bilhetes de gratuidade já emitidos deixaram de ser válidos, e a Catedral informou que não poderá realocá­-los em outras empresas.
A empresa teme que o número total de vagas gratuitas disponíveis no transporte interestadual sofra redução imediata, já que a Resolução 6.033/2023 não obriga outras transportadoras a compensar as gratuidades ofertadas pela empresa suspensa.

Além disso, a empresa associou a decisão à diminuição da oferta de serviços e aumento de tarifas — com potenciais impactos sobre idosos, pessoas com deficiência e passageiros de baixa renda:

“É doloroso imaginar um idoso sendo impedido de visitar os filhos, uma pessoa com deficiência não conseguindo vaga pra ir ao médico, ou um jovem sem condições de pagar uma passagem inteira perdendo uma chance única de mudar de vida.”

Defesa e próximos passos

A Catedral afirma que continuará “buscando caminhos para retomar o trabalho” e promete recorrer para reverter o que considera uma “injustiça”.
A empresa destaca seu compromisso histórico com o transporte de passageiros de baixa renda e com o cumprimento de gratuidades sociais, reiterando que “transportar pessoas é muito mais do que levá-las de um lugar ao outro: é permitir que sonhos, reencontros e oportunidades continuem acontecendo.”

A ANTT, por sua vez, informou em nota que as cassações resultam de “processos administrativos regulares, baseados em evidências técnicas e em conformidade com a legislação vigente”, e que poderá redistribuir os mercados cassados a outras operadoras para evitar descontinuidade dos serviços.

Linha do tempo da cassação

  • Julho de 2024: Viação Guanabara aciona a Justiça contra a Catedral, alegando uso indevido de bilhetes e falsificação.
  • Agosto de 2025: ANTT abre processo administrativo e adota medida cautelar, suspendendo parte dos mercados.
  • Setembro de 2025: Justiça Federal confirma cassação dos mercados por fraude em dados operacionais.
  • Setembro de 2025: Publicação da Deliberação 335 que cassou seis mercados da empresa.
  • Outubro de 2025: ANTT edita a Deliberação 376, estendendo a sanção para 27 linhas interestaduais.
  • Novembro de 2025: Viação Catedral publica comunicado público, lamentando os impactos sobre gratuidades e passageiros vulneráveis.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

ANTT autoriza ampliação da linha Frederico Westphalen–Piracicaba da Viação Ouro e Prata e habilita Expresso Central para operar transporte regular

[ad_1]

SUPAS publica decisões que afetam linhas entre quatro estados e abrem caminho para nova empresa atuar no regime de autorização

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira, 4 de novembro de 2025, duas decisões da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS) relacionadas ao transporte interestadual regular de passageiros.

A Decisão SUPAS nº 1.547, de 29 de outubro de 2025, deferiu o pedido da Viação Ouro e Prata para modificar o Termo de Autorização de Serviço Regular (TAR nº RSSP0088018) da linha Frederico Westphalen/RS – Piracicaba/SP.

Com a aprovação, a empresa poderá operar 128 novas seções intermediárias distribuídas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, incluindo ligações entre municípios como Abelardo Luz, Chapecó, Canoinhas, Mafra, Curitiba, Americana, Campinas, Jundiaí e São Paulo.

Segundo a decisão assinada pelo superintendente Juliano de Barros Samôr, a implantação de novas seções implica reinício da contagem do período mínimo de atendimento da linha, conforme previsto nas resoluções nº 5.818/2018 e nº 5.976/2022 da ANTT.

A alteração amplia a cobertura operacional da Ouro e Prata no corredor Sul–Sudeste, reforçando sua presença em mercados com forte integração rodoviária entre Santa Catarina e o interior paulista.

Na mesma edição do DOU, a Decisão SUPAS nº 1.583, de 3 de novembro de 2025, habilitou a empresa Expresso Central Transporte a solicitar Termo de Autorização (TAR) para prestação de serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros, sob o regime de autorização previsto na Lei nº 10.233/2001 e na Resolução nº 6.033/2023.

A habilitação é o primeiro passo para que a empresa possa requerer linhas regulares interestaduais junto à ANTT. O ato determina que a transportadora mantenha todas as condições técnicas, operacionais e jurídicas exigidas, sob pena de cassação futura dos termos de autorização que vierem a ser delegados.



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte

Diadema e Mauá, no ABC Paulista, terão gratuidade nas linhas de ônibus municipais para vestibulandos durante domingos do Enem 2025

[ad_1]

Exame será realizado nos dias 09 e 16 de novembro; em Diadema, isenção na tarifa será válida das 5h às 21h, e em Mauá, benefício será disponibilizado diretamente no Cartão SIM Escolar

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

As cidades de Diadema e Mauá, no ABC Paulista, terão gratuidade no transporte público para os vestibulandos nos dois dias do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025.

Em Diadema, a isenção na tarifa será válida das 5h às 21h, em ambos os domingos de prova, 09 e 16 de novembro; as linhas municipais terão o atendimento reforçado.

Neste município, para usufruir do benefício basta o candidato apresentar aos motoristas dos ônibus o comprovante de inscrição no exame e um documento com foto.

Já em Mauá, a gratuidade será fornecida diretamente no Cartão SIM Escolar.

Dessa forma, os estudantes deverão utilizá-lo ao embarcar no ônibus assim como já o fazem normalmente.

Mauá conta com dez locais de prova e todos são atendidos por uma ou mais linhas de ônibus e a integração no Terminal Central está mantida.

Confira abaixo os locais de prova e as linhas de ônibus de Mauá:

Locais de Prova: Linhas que Atendem

E.E. Padre Afonso Paschote: linhas 71 (Paranavaí), 72 (Nova Mauá) e 73 (Oratório).

Colégio Barão de Mauá: linhas 22 (Vila Carlina), 41 (Vila Mercedes) e 43 (Guapituba).

E.E. Adelaide Escobar Bueno: linhas 91 (Parque das Américas) e 92 (Santa Rosa).

E.E. João Paulo II: linhas 131 (Itapeva) e 133 (Esperança).

E.E. Olavo Hansen: linhas 111 (Cruzeiro), 112 (Feital) e 114 (Itaussu).

E.E. Maria Expedita da Silva: linhas 136 (Canadá), 131 (Itapeva) e 133 (Esperança).

E.E. Mirna Loide Correia Ferle: linhas 131 (Itapeva) e 133 (Esperança).

E.E. Olinda Furtado de Albuquerque Cavalcante: linha 81 (Egnes).

E.E. Jardim Zaira VIII: linhas 81 (Egnes), 84 (Zaira) e 85 (Zaira 5).

Como noticiou o Diário do Transporte anteriormente, Santo André (SP) também terá gratuidade na tarifa para os domingos de Enem.

Relembre:

Ônibus de Santo André (SP) terão tarifa zero nos domingos de Enem para candidatos do exame

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda passam por nova etapa de manutenções programadas a partir desta terça-feira (04); confira

[ad_1]

Serviços se estendem até domingo (09), realizados fora do horário de pico

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos passam por alterações na circulação dos trens a partir desta terça-feira, 04 de novembro de 2025.

A concessionária ViaMobilidade segue com o cronograma de manutenções programadas.

Para não prejudicar os passageiros, os serviços são realizados fora do horário de pico.

Confira:

Linha 8-Diamante

Nos dias 4 e 5, entre 23h e 0h, os trens circularão com intervalos de aproximadamente 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi. Além disso, haverá operação em via única entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.

Nos dias 6 e 7, das 23h até 0h, a circulação terá intervalos de aproximadamente 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, com operação em via única entre as estações Domingos de Moraes e Imperatriz Leopoldina.

Por fim, nos dias 8 e 9, das 23h à 0h, haverá intervalos de cerca de 20 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi, e operação em via única entre as estações Júlio Prestes e Palmeiras-Barra Funda.

Linha 9-Esmeralda

Nos dias 4, 5, 6 e 7, entre 23h e 0h, os trens circularão com intervalos de cerca de 15 minutos entre as estações Osasco e Varginha, com operação em via única entre as estações Berrini-Casas Bahia e Vila Olímpia.

No sábado (8), das 4h às 0h, a operação terá intervalos de aproximadamente 15 minutos entre as estações Osasco e Varginha e via única entre as estações Berrini-Casas Bahia e Vila Olímpia.

Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Luis Enrique admite preocupação com Dembélé e ironiza erros do PSG em derrota para o Bayern: ‘Entregamos alguns presentes’

0

[ad_1]

A derrota para o Bayern de Munique, por 2 a 1, no Parque dos Príncipes, nesta terça-feira (4), pela Champions League, não foi a única notícia ruim para o PSGv. O técnico Luis Enrique admitiu preocupação com a lesão de Ousmane Dembélé.

Atual vencedor da Bola de Ouro, o atacante francês estava voltando de uma lesão muscular e ficou apenas 25 minutos em campo antes de ser substituído por Lee Kang-In.

Em entrevista à TNT, o treinador deixou claro que a lesão sofrida contra o Bayern de Munique não é no mesmo local da anterior.

“As lesões fazem parte do futebol, isso acontece, o futebol é um esporte de contato. A lesão do Dembélé é nova, diferente da anterior, espero que os médicos amanhã digam qual é o estado dele”, comentou o treinador.

Sobre o jogo no Parque dos Príncipes, Luis Enrique admitiu que o PSG fez um 1º tempo ruim e culpou os erros individuais pela derrota para o Bayern de Munique, que não foi evitada mesmo após a expulsão de Luis Díaz antes do intervalo. No segundo gol, inclusive, Luis Díaz aproveitou falha do brasileiro Marquinhos.

“Eles (Bayern) criaram muitas ocasiões, e claro, entregamos uns presentes, vamos dizer, nos dois gols. Claro, um adversário desse nível… no segundo tempo jogamos com um a mais, tivemos mais chances, teríamos que ter começado melhor o jogo”, afirmou.

“(Não gostei) do primeiro tempo, está muito longe do nosso nível ideal. Estou me questionando, estou focando no que precisamos melhorar nesse momento. Temos que admitir os ‘presentes’ no primeiro tempo”, completou Luis Enrique.

Ao perder os 100% de aproveitamento na Uefa Champions League, o PSG caiu para o terceiro lugar, com nove pontos, a três dos líderes Bayern de Munique e Arsenal.

Próximos jogos do PSG:

[ad_2]

Fonte

São Paulo recebe prêmio internacional por programa de eletrificação da frota de ônibus

[ad_1]

Cidade é reconhecida pela Bloomberg Philanthropies na categoria “Transporte Limpo e Confiável” por modelo inovador de financiamento para aquisição de ônibus elétricos

YURI SENA

A Prefeitura de São Paulo foi reconhecida com o prêmio internacional Local Leaders Awards (Líderes Locais pelo Clima), concedido pela Bloomberg Philanthropies, pelo programa de eletrificação da frota de ônibus da cidade. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 4 de novembro de 2025, durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro.

A capital paulista venceu na categoria “Transporte Limpo e Confiável”, que destaca iniciativas voltadas à redução de emissões e à melhoria da qualidade de vida urbana. O modelo desenvolvido pela administração municipal permite a aquisição e o financiamento de ônibus elétricos no sistema de transporte público, com captação de R$ 6,5 bilhões junto a instituições nacionais e internacionais.

O programa superou projetos apresentados por cidades como Belize (Belize), Jacarta (Indonésia), Oslo (Noruega) e Belo Horizonte (Brasil). A premiação é promovida em parceria com a C40 Cities, rede global que reúne prefeitos comprometidos com ações de combate às mudanças climáticas.

Como mostrou o Diário do Transporte, na segunda-feira (3), a Prefeitura entregou 60 novos ônibus elétricos, alcançando a marca de 1.000 veículos com emissão zero em circulação — a maior frota do tipo no Brasil. A entrega marcou o início da programação especial voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, que será realizada ainda neste mês em Belém (PA).

Relembre: 

VÍDEO: Cidade de São Paulo (SP) recebe 60 novos ônibus elétricos para frota do transporte público do município; 27 dos coletivos terão operação da A2 Transportes

Segundo estimativas municipais, cada ônibus elétrico evita o consumo de 35 mil litros de diesel por ano e a emissão de 87 toneladas de gás carbônico, o que equivale ao plantio de cerca de 6,4 mil árvores.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana e Transporte, Celso Jorge Caldeira, representou o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia. “A transição energética no transporte público e a busca por uma mobilidade mais sustentável são prioridades da gestão”, afirmou o secretário.

Além do modelo de subvenção para aquisição de veículos elétricos, a Prefeitura também iniciou a implementação do sistema BESS (Battery Energy Storage System), que utiliza baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos instalados em garagens de ônibus. Os primeiros contratos foram assinados com as concessionárias A2 e Auto Bless.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Painel na estação Consolação da Linha 2–Verde mostra estimativa de emissões de gases de efeito estufa evitadas pelo Metrô de São Paulo

[ad_1]

Foto: Divulgação

Iniciativa calcula em tempo real o total de gases poluentes que deixam de ser lançados na atmosfera com o uso do transporte sobre trilhos em vez de carros particulares

YURI SENA

O Metrô de São Paulo implantou, nesta terça-feira, 4 de outubro de 2025, na estação Consolação da Linha 2–Verde, um painel digital que exibe em tempo real a estimativa de emissões de gases de efeito estufa evitadas em 2025 graças ao uso do transporte metroviário. 

O equipamento, chamado EcoMetrô, busca informar o público sobre o impacto ambiental positivo da escolha pelo transporte coletivo sobre trilhos em comparação ao deslocamento por automóveis movidos a gasolina.

O painel, de 65 polegadas, foi instalado próximo à plataforma da estação e atualiza as informações a cada cinco segundos. O cálculo considera a diferença entre as emissões médias geradas por automóveis e as viagens feitas de Metrô, com base na Pesquisa Origem e Destino e nos dados de movimentação de passageiros de 2024.

De acordo com o levantamento mais recente, a operação do Metrô evitou, apenas em 2025, mais de 348 mil toneladas de CO₂ equivalente, número que pode ultrapassar 418 mil toneladas até o fim do ano. A estimativa foi feita a partir do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa elaborado pela companhia.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Metrô e a empresa JCDecaux, responsável pela instalação do painel. A ação se insere no contexto dos debates sobre sustentabilidade e mobilidade urbana que ganham destaque com a realização da COP 30 no Brasil e as discussões da Agenda SP Mais Verde.

Projeções da companhia indicam que, com a expansão da rede metroviária até 2040, será possível evitar cerca de 2,5 milhões de toneladas de emissões por ano, além de reduzir o tempo de deslocamento da população e diminuir a ocorrência de acidentes de trânsito.

A iniciativa pretende também estimular a conscientização dos passageiros sobre os impactos ambientais de suas escolhas de mobilidade e o papel do transporte público na redução da poluição urbana.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

[ad_2]

Fonte

Ambiental aposentou mesmo os 12 trólebus

[ad_1]

De acordo com gerenciadora, no lugar passaram a operar ônibus elétricos com baterias; especialistas dizem que desmantelamento da rede de trólebus seria desnecessário mesmo com VLT

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

A cidade de São Paulo tem oficialmente 12 trólebus a menos.

No lugar, operam ônibus elétricos com baterias.

A confirmação oficial foi dada nesta terça-feira, 04 de novembro de 2025, ao Diário do Transporte pela SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora das linhas municipais.

A reportagem tinha alertado no último domingo (02) que, em aviso de pauta sobre a entrega de 60 novos ônibus elétricos para a cidade na segunda-feira (03), entre eles a unidade 1000, de 15 metros da Eletra, a prefeitura tinha já considerado uma frota de 189 trólebus em vez de 201 como era anteriormente.

Relembre:

Em contagem oficial sobre ônibus elétricos, prefeitura de São Paulo já considera 189 trólebus em vez de 201

O Diário do Transporte questionou a gerenciadora sobre o número.

Segundo a SPTrans, na resposta desta terça-feira (04), a Ambiental decidiu paralisar estes trólebus por causa da idade.

“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans informam que a concessionária Ambiental já substituiu os 12 trólebus por ônibus elétricos movidos a bateria. Os veículos atingiram a idade limite prevista em contrato e não estão mais em operação. Os passageiros passaram a contar com coletivos mais modernos e confortáveis, com ar-condicionado, tomada USB e internet por WiFi. A concessionária e o poder público estão em tratativas para definir quais serão as destinações dos veículos retirados. Vale reforçar que São Paulo possui a maior frota de ônibus elétricos do país com 1009 veículos, sendo 820 a bateria e 189 trólebus.”

Especialistas dizem que desmantelamento da rede de trólebus seria desnecessário mesmo com VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O sistema de trólebus foi implantado em 1949 e que, apesar de modernizado, corre o risco de ser desativado pelo prefeito Ricardo Nunes que alega custos da ordem de R$ 30 milhões para manter a rede. A medida, que deve ser concretizada em 2030, com a criação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) no centro recebeu críticas por parte de especialistas que defendem que em diversas partes do mundo, os bondes modernos e os trólebus convivem e alegam que, na cidade de São Paulo, enquanto o VLT deve ter 16 km somente no centro, os trólebus têm uma rede de 150 km que interliga as zonas Leste, Oeste, Sudeste e centro. As entidades dizem que diante das dificuldades de eletrificação da frota total de ônibus e do não cumprimento da meta de total de coletivos elétricos, desativar trólebus seria economicamente não vantajoso.

Relembre:

ENQUANTO CAPITAL DESATIVA, CORREDOR DA NEXT MOBILIDADE AMPLIA:

Enquanto a capital paulista desativa o sistema de trólebus, o corredor intermunicipal que liga a cidade de São Paulo a municípios do ABC Paulista (Corredor ABD) tem investido e ampliado a frota de trólebus por modelos mais modernos e com os mesmos itens de conforto e segurança dos elétricos com baterias.

O Diário do Transporte noticiou que a empresa concessionária do corredor metropolitano, NEXT Mobilidade, comprou recentemente 10 trólebus 0 km maiores que os ônibus a bateria de 15 metros que estão substituindo os trólebus mais antigos da cidade.

Cada trólebus novo do Corredor ABD tem 21,5 metros de comprimento e maior capacidade de passageiros.

Pode transportar 154 pessoas enquanto os trólebus mais antigos tinham capacidade entre 70 e 120 passageiros. Já os ônibus de 15 metros transportam entre 90 e 100 pessoas.

Relembre:

Além disso, no mesmo corredor, como mostrou o Diário do Transporte, começaram a circular oficialmente com passageiros ônibus que eram movidos a óleo diesel e estavam prestes a ser aposentados que foram convertidos em trólebus da nova geração.

O processo se chama Retrofit Ecológico e consiste em dar sobrevida a veículos a combustão, transformando em modelos não poluentes na operação.

Relembre:

ESPECIALISTAS CONTESTAM DESATIVAÇÃO NA CAPITAL:

Ouvidos pelo Diário do Transporte, técnicos independentes e de entidades, como ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Instituto de Engenharia do Estado de São Paulo), Movimento Respira São Paulo, Defesa do Trólebus, AEMESP (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô), entre outras, dizem que a rede de trólebus traz vantagens ambientais e econômicas e desativá-la, mesmo que gradualmente, nas próximas décadas, é um contrassenso diante ainda da falta de infraestrutura de recarga para os elétricos somente a bateria.

Relembre:

Entre as alternativas apresentadas pelos especialistas está um tipo de ônibus que funciona com baterias e conectado à rede de fiação. Comercialmente chamado de E-Trol, a tecnologia tem produção nacional e deve ser empregada no novo corredor de ônibus BRT (Bus Rapid Transit), que está sendo construído entre o ABC e a capital.

Parte do trajeto pode ser feita com o veículo ligado a fiação aérea e outra parte do percurso só com as baterias que foram recarregadas durante o trajeto em que o ônibus estava conectado.

Relembre:

RESUMO DE VANTAGENS DO E-TROL: (Adamo Bazani)

Entre as vantagens do E-Trol estão:

– Operação: Flexibilidade operacional;

– Preço: Custa em torno de 30% menos que os modelos somente a bateria;

– Menos baterias: Essa redução de preço se explica, em parte, por necessitar de menos baterias por carregar enquanto roda como trólebus. Como baterias representam grande parte do preço de um ônibus elétrico, quanto menos bateria, mais barato;

-Mais leve e mais espaço: Além disso, quanto menos bateria, mais leve é o ônibus (consumindo menos energia e desgastando menos componentes) e menor é o espaço ocupado, podendo sobrar mais áreas para os passageiros, o que resulta em mais conforto para o usuário e mais lucratividade porque quanto mais gente um ônibus transporta, maior é o retorno;

– Infraestrutura já existente: Aproveita uma infraestrutura de rua já instalada;

– Dispensa nova infraestrutura: Por carregar as baterias enquanto trafega como trólebus, diminuiu ou mesmo elimina a necessidade de infraestrutura de recargas nas garagens;

-Sem mexer muito na rede de distribuição:  Não necessita de grandes adequações da rede de distribuição porque a carga nas baterias, por se dar em trajeto;

– Durabilidade de baterias: Baterias duram entre 30% e 40% mais pela característica de recarga que é mais constante. A bateria descarrega, mas já carrega em movimento enquanto o ônibus está ligado à rede (que fornece energia suficiente para o funcionamento e para carregar as baterias). Em média, um banco de baterias no tipo plug-in (ônibus só a bateria) tem vida útil de oito anos com máxima capacidade de armazenamento de energia. No E-Trol, essa vida útil sobe para mais de 12 anos;

Apesar de ser largamente usada no exterior, tecnologia do E-Trol é 100% nacional, desenvolvida pela Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), com a plataforma da Mercedes-Benz, motores e inversores WEG e carrocerias Caio. Os veículos vão operar no corredor BRT-ABC, que está sendo construído entre as cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.

O especialista também apresentou exemplos internacionais que mostram os dois extremos: o positivo, com a modernização das redes, que não impede a implantação de outros meios de transporte concomitantes; e o negativo, com o sucateamento. 

Enquanto os trólebus se expandem em diversas partes do mundo, São Paulo discute a manutenção do sistema.

Três fatos marcaram os debates nesta semana e foram noticiados pelo Diário do Transporte. A rede Respira São Paulo, uma organização não governamental formada por profissionais, membros da academia, técnicos e especialistas, revelou ao site um estudo inédito que mostra que não seria vantajoso para a capital paulista desativar a rede de trólebus em razão da implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na região central.

Relembre: 

Trólebus vai acabar em São Paulo com a implantação do VLT (Bonde de São Paulo), diz Nunes em resposta ao Diário do Transporte e Enel promete energia para mais 2 mil ônibus – OUÇA

Como mostrou o Diário do Transporte em 23 de julho de 2025, durante a entrega de uma frota de ônibus elétricos a bateria, ao responder ao repórter Adamo Bazani, o prefeito Ricardo Nunes revelou que uma das intenções é que, com a implantação de duas linhas do “bonde de São Paulo” no centro, a rede de trólebus seja desativada. Nunes alegou que os custos de manutenção giram em torno de 30 milhões de reais e citou eventuais conflitos de infraestrutura entre os dois meios de transporte.

Relembre: 

Desativar trólebus por causa de VLT (Bonde de São Paulo) é um desperdício e vai na contramão do que mundo pratica, aponta estudo (ENTREVISTA e VÍDEO)

ADAMO BAZANI, RÁDIO CBN, BLOG PONTO DE ÔNBUS, DIÁRIO DO TRANSPORTE E “UMA HISTÓRIA COM O IBRAVA”

Nossa reportagem tem também uma “história” com este ônibus.

Ainda nas épocas de atuação na Rádio CBN, o veículo foi noticiado por Adamo Bazani, em 2010. A reportagem ficou registrada e ainda hoje pode ser conferida na página do âncora da CBN, Milton Jung. As operações e testes foram na Himalaia Transportes, que operava as linhas naquele ano.

Relembre, lendo toda a reportagem:

Na ocasião, a reportagem “Aprovado novo trólebus com tecnologia nacional”, revelava que, para a época eram “várias as inovações do veículo recém aprovado, que recebeu o prefixo 4 1901. O sistema refrigerado a água deixa o trólebus até 400 quilos mais leve, o que proporciona maior capacidade de transporte de passageiros, menos custos e desgastes de operação e melhor rendimento e aproveitamento da energia elétrica”.

A entrevista, na época, foi com Edson Corbo, da Iluminatti, umas das empresas envolvidas na concepção do novo trólebus.

Corbo contou, na ocasião que: “Houve um contratempo em relação ao raio de giro, que leva em conta o quanto as rodas giram em manobras e curvas, ponto que é previsto na NBR 15570, que leva em consideração itens sobre conforto, segurança e operação dos veículos de transporte público. Mas o problema foi logo resolvido”.

A reportagem relacionou as principais envolvidas no projeto:

– Iluminatti: integração de todos os sistemas com carroceria, chassi e outros componentes.
– Bosch: câmeras de Vigilância, monitoramento e telas de informação ao usuário
– Tuttotrasporti: Chassi
– Ibrava: carroceria (a única no mercado planejada exclusivamente para trólebus, os outros modelos nas ruas, já são consagrados como veículos a diesel e foram adaptados para o sistema elétrico)
– WEG: motor e sistema de tração
– Dilmethoz: Sistema Multiplex de gerenciamento e informação operacional e itinerário
– Gardinotec: que desenvolveu sistemas modernos e exclusivos de compressores e de parte do sistema de suspensão

Ibrava

Busscar:

ESPECIALISTAS APONTAM PARA DESPERDÍCIO DA REDE:

Entre os passageiros, o fim dos trólebus divide opiniões.

Uma parte aponta as quedas das alavancas que prejudicam a viagem e o trânsito. Outros já dizem que os trólebus, mesmo sem ar-condicionado, ainda são melhores que os modelos à bateria por parecerem mais “fortes” e terem um desempenho mais robusto.

Mas especialistas apontam que seria um erro desativar a rede de trólebus, mesmo com o avanço dos veículos à bateria.

Uma pelo fato de ainda a eletrificação ir a passos lentos, pela falta de infraestrutura para recarga de baterias, outra porque é uma estrutura já instalada, só com 50% da capacidade aproveitada e o foco deveria ser primeiro trocar os modelos poluentes a diesel em vez de “elétrico por elétrico”. Além disso, a tecnologia dos veículos está mais desenvolvida, inclusive com uma configuração largamente usada na Europa, Ásia e América do Norte, e produzida no Brasil em São Bernardo do Campo (SP), pela Eletra Industrial, comercialmente denominada no mercado nacional como E-Trol, que num mesmo veículo reúne a operação “trólebus”, rodando conectado à rede aérea por um trecho, e a bateria, de forma independente no restante da linha. As vantagens é que este tipo de veículo, que vai operar num corredor entre a capital e o ABC Paulista (BRT-ABC), custa 30% menos, dispensa infraestrutura nas garagens e carrega as baterias enquanto trabalha conectado.

CONHEÇA MAIS:

ENTREVISTA em VÍDEO: Transformar ônibus e caminhão a diesel em elétrico, retrofit, gera economia de 30%. E-Trol também é 30% mais barato e baterias duram até 40% mais

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

[ad_2]

Fonte